quarta-feira, 28 de agosto de 2013

DC - Coluna de Notícias 605. (Anexo slide: Céu e Inferno Íntimos).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano V – Edição nº 605 (geral) e 35ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, quarta-feira, 28 de agosto de 2013. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 36ª/52, Dias: 240/365 e faltam 125 dias para término do ano.

“Causo democrático!”
“Casar é a mesma coisa de comprar fumo. A gente escolhe e acaba comprando um rolo. No começo é bom, mas depois a gente fuma só pra aproveitar, já que é da gente”. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Essa edição, excepcionalmente numa quarta-feira, vem suprir nossa ausência no último sábado. Não pela questão da saúde e sim por um problema em meu computador e por falar em saúde estou muito bem e o que comentei sobre o resultado dos meus exames, estive com o médico que me acompanha ao longo de seis anos, ele disse-me que não há em que nos preocupar sobre o nódulo apresentado, pois, está calcificado, agora os cuidados estão nas altíssimas taxas da máquina humana. Eu falei pra ele que as taxas financeiras também não estão tão baixas e o pior que também atrasadas em quitações!!! Boa leitura nobre leitor/a!

FACEBOOK: GOVERNO BRASILEIRO SOLICITOU DADOS DE 857 USUÁRIOSO Facebook liberou nesta terça-feira (27) seu primeiro relatório de requerimentos governamentais por dados de usuários, referente ao período entre 1º de janeiro e 30 de junho deste ano, durante o qual o governo brasileiro fez 715 solicitações, abrangendo 857 usuários da rede social. Um terço (33%) dessas solicitações foi atendido pelo Facebook por conta de determinação judicial. A companhia não divulga quais foram os usuários que tiveram sua conta aberta a órgãos governamentais.
Os dados liberados podem incluir endereço de IP (identificação do computador), nome e registro de atividades e costumam ser pedidos a fim de auxiliar investigações criminais, como em casos de fraudes eletrônicas ou de sequestros, segundo a empresa. Da lista, que pode ser vista nesta página (www.endividados.com.br), o Brasil fica em sétimo lugar em solicitações, atrás de: EUA (entre 11 mil e 12 mil pedidos): 20 mil e 21 mil usuários envolvidos, Índia (3.345): 4.144 usuários, Reino Unido (1.975): 2.337 usuários, Alemanha (1.886): 2.068 usuários, Itália (1.705): 2.306 usuários e França (1.547): 1.598 usuários. Um total de 74 países realizou 38 mil pedidos.
O governo americano também tem uma das maiores proporções de pedidos atendidos: 79%, ante 37% da Alemanha e de 39% da França, por exemplo. Brasileiros compõem a segunda maior nacionalidade do Facebook, atrás apenas dos EUA (...). FONTE: www.endividados.com.br/.

SERVIDORES DA FJA TAMBÉM FAZ GREVE DE CINCO DIAS – O SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta vem, desde a semana passada, realizando várias assembleias com os servidores da sua base para tratar da Campanha Salarial 2013 e adesão da Parada Nacional (30/08) puxada pelas centrais sindicais. Na manhã de ontem os servidores da FJA – Fundação José Augusto deliberou Greve por Tempo Determinado e cinco dias, a começar na próxima segunda-feira dia 02 a exemplo da EMATER.

ELEIÇÕES NO CORECON/RN – O Conselho Regional de Economia do RN publicou o Edital de Convocação de Eleições do CORECON-RN. O Edital prevê a renovação de um terço dos Conselheiros Efetivos e Suplentes de seu Plenário e, também, do Delegado-Eleitor Efetivo e Suplente. O Edital encontra-se fixado na sede do CORECON-RN, situada à Rua Princesa Isabel, 815, Cidade Alta, Natal/RN, bem como no site: www.corecon-rn.org.br.
O prazo para registro de chapas no CORECON/RN será de 30 (trinta) dias corridos, a partir da data de publicação do Edital, encerrando-se às 17:00 horas do dia 04 de setembro de 2013. O registro das chapas será feito de acordo com a Resolução 1.865, de 09 de dezembro de 2011 do COFECON, juntamente com a Resolução do CORECON/RN nº 349, de 01 de julho de 2013, a ser efetuado na sede do Conselho, no horário das 9h às 17h. A eleição ocorrerá no dia 30 de outubro de 2013, das 9 às 17h, na sede do CORECON-RN. Mais informações com MARIA MAÍZA DE PAIVA COSTA - Gerente Executiva, Fone: (84) 3201-1005.

UNIVERSIDADE É PENALISADA ENQUANTO GOVERNO FAZ CAIXA – Segundo o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, se já era preocupação da entidade a perversa situação financeira e orçamentária da UERN em virtude das dificuldades relatadas pelas unidades acadêmicas, com o corte de recursos a situação pode se complicar mais ainda. “O decreto impõe ainda mais sacrifícios para a Universidade. Não há mais o que cortar porque já vivemos no limite e caso se coloque mais sacrifício, corre o risco de a UERN parar de funcionar”, esclarece. Outra situação que preocupa a ADUERN é a questão da contratação de professores. “Atualmente temos 240 contratos temporários. Isso mostra a necessidade de concurso público para regularizar essa situação que precariza o trabalho docente”, acrescenta Flaubert Torquato. Também foi apontada a questão de cortes no investimento e custeio. “Não há mais o que cortar em investimento e custeio. Falta o básico para a Universidade funcionar e obras importantes estão sem recursos para conclusão. É importante que a administração da UERN se imponha e exija o fim de sacrifícios para a instituição. Não vamos aceitar que a Universidade seja penalizada enquanto o Governo do Estado faz caixa", concluiu Torquato. Por Talita Lucena – Jornalista (8705-8769).

AIRTON CILON, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – O amigo Cilon nos enviou para publicar, um convite aos nossos leitores a participarem de um tributo homenageando o saudoso roqueiro Raul Seixas pela passagem de 24 anos de sua morte (20/08). Como esta edição não foi publicada no sábado (27/08) dia do evento, resolvemos adaptar o texto e parabeniza-lo pelo sucesso da festa lá no Sêbado – o sebo do sábado:
A confraria do Sêbado dedicou, no último sábado, à memória artística do maluco beleza, Raul Santos Seixas - pai do rock brasileiro. Com o apoio do Marcos Pereira – Proprietário do SEBadO, da colaboração do Antônio Pinheiro – criador do Fã Clube DDARS – Discagem Direta ao Raul Seixas, eu e outros amigos fizemos um tributo musical com exposição de discos e produções artísticas de Raul. Também apresentamos várias composições da Raulzito gravados por grandes artistas bem antes do RS se projetar como cantor. Agradecemos aos amigos e amigas que lá estiveram e prestigiariam. A seguir uma “maluquice” do Antônio Pinheiro:
MAMÃE EU NÃO QUERIA ser essa METAMORFOSE AMBULANTE, que acredita em PROFECIAS e ouve COISAS DO CORAÇÃO. Eu já perdi O MEDO DA CHUVA, que mais parece ÁGUA VIVA. EU SOU EGOISTA, e SE O RÁDIO NÃO TOCA a CANÇÃO DO VENTO ou ROCK DAS ARANHAS, então EU TAMBÉM VOU RECLAMAR, AOS TRANCOS E BARRANCOS eu ainda fico À BEIRA DO PANTANAL, com a MINHA VIOLA esperando que venham SUPER HERÓIS... . SÓ PRA VARIAR, eu ainda espero o TREM DAS 7 no METRO LINHA 743 com a ANGELA e MEU AMIGO PEDRO para juntos procurar AS MINAS DO REI SALOMÃO. Talvez eu seja UM MESSIAS INDECISO, ou um COWBÓI FORA DA LEI, não importa sei que QUANDO ACABAR O MALUCO SOU. Deve ser AQUELA COISA, CONVERSA PRA BOI DORMIR ou talvez PARANÓIA que nem mesmo O SÁBIO CHINÊS saberia explicar. Se me contrariar eu viro A MOSCA NA SOPA, te ponho na PANELA DO DIABO. Mas se você viaja nas músicas do MALUCO BELEZA, DÊ-ME A TUA MÃO, NÃO PARE NA PISTA, FAÇA, FUCE E FORCE, e TENTE OUTRA VEZ ÊTA VIDA. É BABY, É FIM DE MÊS e eu PAGANDO BRABO. Antônio Pinheiro - Presidente do Fã Clube DDARS.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (397)Que idiotice! A que ponto uma pessoa chega..., não vi graca nenhuma, mas como nós brasileiros crescemos com a visâo de que o ridículo é engraçado, que o imoral é valorizado e que nosso tempo é vadio mesmo pra assistir o que nao presta. Voces estão de parabéns! Salvo aqui, não sou homofóbica (convivo com o gay tranquila). Sou contra a falta de respeito. Como vcs demonstraram no vídeo - FELICIANO EM AVIÃO. Lorena da Silva Rêgo, via facebook, em 10/08/2013.

FIQUE SABENDO... “Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 4”. Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais. FONTE: e-mail pessoal em 24/07/2013.
Dois partidos/grupos de interesses declaradamente divergentes proferiram, em uníssono, o discurso de que “estes movimentos são pequenos, mas são movimentos políticos e violentos e por isto devem ser reprimidos”.
Naquela semana, a Rede Globo de Televisão exibiu, no dia onze, um programa jornalístico - o Profissão Repórter - especial sobre a má qualidade dos serviços de transportes urbanos de massas em algumas metrópoles das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil – enfocando o cotidiano altamente desgastante dos usuários e as condições de trabalho altamente estressantes dos profissionais da área. O programa abordou ainda as manifestações contra os aumentos e as respectivas repressões que se abateram contra elas e, ao final, exibiu cenas de usuários viajando em pé e de situações de estresse em pontos de ônibus, devido aos constantes atrasos. Parece-nos leitura cabível sobre a veiculação deste programa a ideia de que a Globo, neste momento, já se configurava como uma ponta de lança – enquanto representante de grupos dominantes brasileiros – da compreensão de que a melhor resposta que “os de cima” poderiam dar a este momento, seria a incorporação das demandas colocadas pelos movimentos de protesto, pois isto, ao fim e ao cabo, implicaria em uma reforma necessária até para aperfeiçoar o funcionamento do sistema produtivo do capitalismo no Brasil, com o ganho adicional de uma provável acomodação destes movimentos nascentes dentro dos marcos do próprio sistema. Como ensina a máxima machadiana – e como já havia demonstrado a experiência do Estado de bem estar social resultante dos conflitos do capital europeu com os movimentos sindicais revolucionários da primeira metade do Século XX: há momentos em que é melhor que “vão-se os anéis e fiquem os dedos” (o que pode ser entendido como abrir mão de alguns lucros imediatos para garantir nada mais do que a própria manutenção do sistema)...
Por outro lado, a ocorrência – que não foi novidade nestes eventos – de alguns atos de ataques contra a propriedade estatal e capitalista, ensejou uma novidade: o pronunciamento público de governantes das três esferas do poder executivo – O prefeito e o governador de São Paulo, Fernando Haddad (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB), respectivamente, e o ministro da justiça da presidente da República, Dilma Rousseff (PT) -, os quais, mesmo representando dois partidos/grupos de interesses declaradamente divergentes proferiram, em uníssono, o discurso de que “estes movimentos são pequenos, mas são movimentos políticos e violentos e por isto devem ser reprimidos” (o ministro de Dilma chegou a oferecer ajuda de forças federais para o governo de São Paulo, o qual respondeu com uma negativa)...!
Identificamos aí, o momento em que uma grande visão estratégica – entendemos estratégia como sendo um objetivo final a ser alcançado, que ganharia cada vez mais corpo no decorrer do processo, começa se configurar: a visão de um pacto entre vários setores do Status Quo(3), em torno de um objetivo comum e maior que todas as suas possíveis diferenças: a preservação da crença nas instituições vigentes.
Ora, por que essa preocupação (comum a dois partidos opositores) em destacar um caráter político naqueles(!) movimentos(!) - o que parece óbvio para quem compreende política como tudo o que diz respeito à vida em coletividade, e não apenas às questões de Estado, contiguamente ao seu caráter violento (qualificando esta, desse modo e no fim das contas, como uma violência política), antes de concluir pela necessidade de reprimi-los? A nossa leitura é que estes grupos representantes de frações do Status Quo brasileiro “acordaram” (4), neste momento, para o risco (configurado pela presença, nos protestos, de militantes anti Estado e anti Capital, somado a um descrédito considerável por parte da população em geral com relação às instituições, bem como aos usos da internet com fins mobilizadores) de uma adesão crescente a discursos e práticas críticos radicais da propriedade capitalista e do Estado. E a tática – entendida aqui como meio para alcançar um objetivo estratégico – adotada neste momento teria sido a tentativa de reverter contra estes aquilo que configuraria o seu potencial revolucionário: sua crítica radical à política de Estado!
Como? Atribuindo a eles um caráter político, sem qualificar o tipo de política de que se trataria aí, de modo a reverter contra estes o descrédito da população pela suspeita de que não representariam nada mais do que o mesmo: interesses políticos eleitorais...!
Este foi o início de um deslocamento do campo das (re)ações caracterizadas pelas tentativas de desmobilização, pela via da repressão - visto a sua aparente ineficácia -, para o campo da ação(5) caracterizada pela estigmatização e isolamento das práticas de ataques radicais à propriedade capitalista e estatal.
Este foi o ato configurado na semana cujos dias onze e treze representam seus marcos.

CONQUISTE SEU EMPREGO: AL. A Prefeitura de Limoeiro de Anadia/AL realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 98 (noventa e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 28/08/2013. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 2.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
NACIONAL: O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 300 (trezentas) VAGAS PARA ANALISTA DO SEGURO SOCIAL, inscrições abertas até o dia 13/09/2013. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 7.147,12. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS!!! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Nonato Santos – Ator (Dia 22), Amâncio Honorato - UERN (24), Jadismar Costa (25), Daniel Oliveira (29), Marcos Araújo – Adv. (30) e Ecilvia Sampaio (31);
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: - "Li tudo. Ok. Obrigado pelo vídeo (edição 602) "Acreditar é preciso bem assim ter fé", excelente testemunho de fé. Milton Marques. – Valeu grande amigo e apreciador do nosso trabalho. Com nosso desejo de muita saúde e paz você e demais familiares.
 = HÁ 102 ANOS !!! Fundação da União Caixeiral (hoje funciona a Biblioteca Municipal Ney Pontes), em 27/08/1911. Fonte: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 540/2012 (de 22/08), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre as eternas promessas de candidatos; Mapa da Violência Revela que Número de Homicídios de Mulheres Continua a Crescer; XVI Semana Universitária do CAMEAM/UERN; Comissão do PCCR da Fundac Alega Lentidão do Governo; Vânia Diógenes, repórter por uma edição; Bronca do Leior (338) – Por Marcelo Noberto; FIQUE SABENDO: “Eleições 2012: até que ponto é permitido a juiz eleitoral participar de comícios?” – Por Herbert Mota, advogado e blogueiro. E na Edição 466/2011 (de 29/10) estes foram os temas: Denuncias Via Internet; Indignados e Desencantados; SINAI – Convoca Servidores da Datanorte; William Pereira, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (264) – Gilmar Henrique; FIQUE SABENDO: Nota de Repúdio ao Gestor da Regional da EMATER.
 - MOVIMENTOS SOCIAIS DEBATE XVIII GRITO DOS EXCLUÍDOS: – Sediado no SECOM – Sindicatos dos Empregados no Comércio de Mossoró, os movimentos sociais integrados por sindicatos e outras entidades de vários segmentos, tem uma vasta programação iniciadas no mês passado encerrando no dia 7 de setembro com a 8ª edição do Grito dos Excluídos. No próximo dia 30/08 haverá ato chamado de pré-grito do bairro Belo Horizonte dentro da PARADA NACIONAL puxada pelas centrais sindicais. No dia anterior tem um debate/seminário dos eventos realizados como: Grito de Apodi, Grito de Jucuri, Grito da Educação, Grito da Saúde, Grito por Moradia, Grito da Juventude e Grito pela Paz. Abraços Carlinhos Pastoral Operária / SECOM.
 - ESTÁDIO MANÉ GARRINCHA: Recorde de público e de renda. Após 145 partidas distribuídas em 15 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2013, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha lidera o ranking da competição, considerando a venda de ingressos e o número de espectadores. Nas sete partidas realizadas na nova arena multiuso brasiliense, a arrecadação chegou a R$ 20.561.695,00, a maior de todos os estádios, e o público presente foi de 291.923. Também um recorde entre as arenas brasileiras. FONTE: Revista Brasília em Dia – Edição 857, 24 a 30/08/2013, www.brasiliaemdia.com.br/.
 - HOJE É DIA: da Avicultura, Dia das Obras Pontifícias, Dia do Voluntariado e Dia Nacional dos Bancários. Amanhã (29) será Dia Nacional de Combate ao Fumo.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos avicultores, voluntários, bancários e agentes de combate ao fumo.
QUEM CANTA...
Ele ia andando pela rua meio apressado / Ele sabia que tava sendo vigiado / Cheguei para ele e disse: Ei amigo, você pode me ceder um cigarro? / Ele disse: Eu dou, mas vá fumar lá do outro lado / Dois homens fumando juntos pode ser muito arriscado!... ”. (Metrô Linha 743 – Composição não disponível – Canta Raul Seixas).
...OS MALES ESPANTA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!


*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

sábado, 17 de agosto de 2013

DC - Coluna de Notícias 604. (Anexo slide: Hoje e não amanhã).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano V – Edição nº 603 (geral) e 34ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 17 de agosto de 2013. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 34ª/52, Dias: 229/365 e faltam 136 dias para término do ano.

“Causo democrático!”
“Miguel, você tem um burro de carga pra vender? – Tenho! – É forte? – É sim coronel! – Vá busca-lo..., vige! Seu burro falta a metade do beiço! – Oxente! E o senhor quer ele pra trabalhar ou assobiar?!!!!”. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Inicio e final de semana voltado à minha saúde. Trabalho profissional e sindical, conferência municipal, mobilização (Parada Geral em 30/08) e assembleia (Emater – na ADUERN próxima terça-feira) foram providenciados e deixados para traz. Exames debaixo do braço corro ao retorno médico (dia 19 em Natal) para avaliar um pequeno nódulo num sei aonde e nem quero saber. Os médicos que cuidaram daquela fase vão dá o destino certo sob o controle de Deus no comando, Vai dá tudo certo e retorno com as novidades. Falar em saúde, o amigo e professor Carlos Filgueira está bem e recebeu alta médica desde domingo (11) e continua em casa de familiares em Natal. Ansioso em receber o resultado da biópsia de peça quando da retirada de um rim, vou visita-lo pessoalmente nessa minha ida a capital. Boa leitura nobre leitor/a!

ESTADO NÃO PODE CRIAR IMPECILHO A CRIAÇÃO DE SINDICATO – A Constituição determina, em seu artigo 8ª, inciso I, que a lei não poderá exigir a autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvando o registro no órgão competente. O poder público também não deve interferir na organização sindical. Com esse entendimento, a 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ) reconheceu como legítima a criação de um sindicato próprio da rede hoteleira no município do Rio de Janeiro.
Em 2011, a classe hoteleira do Rio decidiu se desvincular do sindicato que representava os hotéis, bares e restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) e criar uma instituição própria para o setor. O SindRio, na iminência de uma diminuição na sua contribuição sindical, pediu que fosse declarada a impossibilidade de criação do Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do município do Rio de Janeiro. A entidade também requereu ao Ministério do Trabalho que não fosse permitida a inscrição de processo administrativo para o registro do sindicato próprio de hotelaria e hospedagem, além de multa em caso de descumprimento.
Ao analisar o mérito da questão, a 9ª Turma do TST entendeu que, segundo o artigo 571 da CLT, nada impede o desmembramento pela dissociação de um sindicato eclético, constituído por ramos não específicos, porém similares ou conexos. Segundo o tribunal, a entidade pode sofrer redução em sua representação por determinada categoria que estava acoplada simplesmente pelo critério genérico da mera similitude ou conexão. FONTE: www.conjur.com. br/.

DESEMBARGADORES MANTÊM DECISÃO DE PAGAMENTO A SERVIDORES da tributaçãoOs desembargadores que integram a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte negaram provimento a um recurso movido pelo Estado que pedia a reforma da sentença inicial que determinou o pagamento de vencimentos relacionados ao Plano de Cargos dos servidores da Tributação, implementado por meio da Lei Complementar nº 420, de 31 de março de 2010.
No recurso, o ente público argumentou que, "se os limites dos gastos com pessoal estão sendo ultrapassados, a implantação de novas tabelas de vencimentos para os servidores da Procuradoria-Geral do Estado do RN não pode ser feita, por afrontar o artigo 22 da própria LCE 430/10 e ainda o artigo 22 da LC 101/2000 e o artigo 169 da Constituição da República.”
A decisão, no entanto, ressaltou que, quanto aos artigos 167 e 169, da Constituição Federal, segundo o entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal, na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 1292-MT, a ausência de prévia dotação orçamentária em legislação específica não autoriza a declaração de inconstitucionalidade da lei, impedindo tão somente a sua aplicação naquele exercício financeiro.
"Sob esse enfoque, é desprovida de subsistência a alegação de ausência de dotação orçamentária para implantação do reajuste previsto em lei que já se encontra em vigor há aproximadamente três anos", acrescenta o relator do processo no TJRN, desembargador Amílcar Maia.
De acordo com ele, ao considerar verdadeiro o argumento da ausência de prévia dotação orçamentária, levando-se em conta o entendimento pacíficoda Suprema Corte, a implantação do novo padrão remuneratório já deveria ter sido efetivada a partir do ano de 2011, exercício seguinte à sua criação. FONTE: www.omossoroense.com.br/.

ASSEMBLEIA GERAL DA EMATER EM MOSSORÓO SINAI, Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, juntamente com os servidores da EMATER estarão reunidos em assembleia nesta terça-feira (20) para discutir a pauta da Campanha Salarial deste ano e ação do Plano de Carreira da categoria, que cobra o restante dos 70% e demais encaminhamentos. A assembleia será às 10h, na Associação dos Docentes da UERN - ADUERN, em Mossoró/RN.
O Sindicato cuidará de parte do deslocamento. Os interessados devem entrar em contato com o representante da ASSEMA – Associação dos Servidores da EMATER ou do Sinai de sua região. FONTE: www.sinairn.com.br/.

ANA AIRES, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Passando rapidinho pelo facebook, colho um rápido informe dado pela comadre Doutora Ana Aires. Não pensei mais que um segundo em “convoca-la” para estrear na série:

Com o tema "Educação, Esporte e Desenvolvimento Social", a professora titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),  MARIA ELIETE SANTIAGO faz a conferência de abertura da XIX Semana da Ciência, Tecnologia e Cultura (CINTEC) da Univesidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que acontece de 22 a 25 de outubro/2013. Ana Aires.

LUIZ CAMPOS E FERREIRA FILHOO Marcos Pereira – Idealizador, proprietário e presidente do Conselho Único do SÊBadO pede, em seu nome e amigos daquele sêbo, registrar com tristeza o falecimento do poeta LUIZ CAMPOS (dia 13/08/2013) e os três anos de partida do FERREIRA FILHO (17/08/2010) ambos eternamente amados pela família sêbado. Recado dado, e nós do DC – Coluna de notícias desejamos paz e conforto aos amigos desencarnados extensivos aos familiares dos mesmos.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (395) – Olá, bem o dia não começou, muito se pronunciando por um dia favorável e, vem a Secretária Betânea Ramalho com o seu mal humor (BOM DIA RN), falar do que não entende, de ilegalidade de greve. Ora, minha senhora, greve ilegal é quando a Entidade Sindical deixa de cumprir os requisitos da lei para sua instauração. Bem que ela poderia ter falado melhor das Escolas Públicas, do seu estado de conservação, que é precário em quase todas. E, do que ela falou, de um professor com mestrado ganhado R$ 2.000,00 dando isso como uma coisa muito boa, pense-se em que lugar a secretária está com sua cabeça... . Por que ela não declara quanto ganha para fazer o papelão de defesa do empobrecimento do magistério estadual? Santino Arruda. (Via facebook em 13/08/2013).

FIQUE SABENDO... “Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 3”. Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais. FONTE: e-mail pessoal em 24/07/2013.
Movimento Anarco-Punk (M.A.P.), um movimento que ganha força mundialmente a partir do final dos anos oitenta/início dos noventa do Século XX e cuja experiência aqui no Brasil foi alvo de um estudo.
Os atores e analistas políticos vinculados aos projetos autoritários em geral (adoto, aqui, a classificação proposta pelos libertários), seja de direita ou de esquerda (a esta altura, espero não ter dificuldades para convencer o leitor de que o(s) anarquismo(s) não são ideologias de esquerda, posto que esquerda e direita são classificações que se referem a projetos políticos que disputam a ocupação de algum lugar, de um ou de outro “lado”, do aparelho do Estado), interpretaram (movidos pela ignorância ou pela má fé) o surgimento no Brasil de um movimento social com estas características do M.P.L., como sendo um fenômeno de tipo completamente novo... Ora, nem o assembleísmo horizontal (não hierárquico) como método decisório, nem a ação direta como forma de luta, nem, tampouco, a crítica radical aos partidos políticos são características inéditas em organizações e/ou lutas sociais no Brasil: os primeiros sindicatos aqui organizados (no princípio do Século XX), de cunho anarquista – cujo maior expoente de sua organização foi a Confederação Operária Brasileira, a C.O.B. -, se configuraram por estes “moldes”, bem como implementaram lutas, nestas terras, contra a “carestia”!! Claro, dirão alguns: a novidade, em nossa época, é que o M.P.L. é um movimento, com as citadas características, constituído por jovens estudantes de classe média, ao invés de trabalhadores. Porém, para os que conhecem a história dos movimentos libertários no Brasil e no mundo, isto também não configura nenhuma novidade: para ficar apenas em um exemplo – cuja escolha não foi aleatória, mas sim devida à influência direta ou indireta que este provavelmente exerceu sobre o M.P.L., visto haver participação de vários de seus integrantes em coletivos do movimento em questão -, citaremos o Movimento Anarco-Punk (M.A.P.), um movimento que ganha força mundialmente a partir do final dos anos oitenta/início dos noventa do Século XX e cuja experiência aqui no Brasil foi alvo de um estudo nosso publicado sob o título O Movimento Anarco-Punk: A Identidade e a Autonomia nas Produções e nas Vivências de Uma Tribo Urbana Juvenil.(2)
Este esboço de arqueologia (para usar um termo de inspiração foucaultiana) do libertarismo brasileiro, não é como (alguns poderiam alegar, atalhando) mera pretensão de “erudição libertária”: ele vai ajudar a compor o nosso quadro interpretativo/explicativo do(s) processo(s) em questão. Prossigamos com a nossa análise.
As citadas manifestações públicas do M.P.L., tiveram início durante a primeira semana do mês de Junho, em capitais do Nordeste, Sudeste e Centro Oeste – haviam sido precedidas por outras imediatamente anteriores, que tiveram a cidade de Natal (com a “Revolta do Busão”) como uma ponta de lança e foram motivadas por uma vitória recente do movimento na cidade de Porto Alegre – e, apesar de terem adotado uma orientação majoritariamente pacífica, receberam o mesmo tratamento que a maioria das suas manifestações anteriores: uma repressão brutal por parte da Polícia Militar. As datas marcos deste momento são os dias seis e sete.
Na segunda semana de Junho, outras manifestações foram convocadas – com a colaboração de outras organizações como o grupo Anonymous, um grupo que pratica o ativismo cibernético, cujo símbolo é uma máscara e que também adota aspectos do discurso libertário (tal como a negação de líderes/hierarquias: vide a adoção da máscara e do nome), porém, sem a crítica radical ao Estado (ao contrário, aponta para um anseio reformista) - e, se na semana anterior as cifras dos números de participantes remontavam às centenas, nesta semana, subiram para a casa dos milhares. Novamente, apesar da orientação majoritariamente pacífica, as polícias das várias localidades reprimiram os eventos de forma brutal: a repressão em São Paulo repercutiu fragorosamente pelo país. (...).

CONQUISTE SEU EMPREGO: BA. A CONDER – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado/BA realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 340 (trezentas e quaarenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 19/08 a 12/09/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 4.590,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
NACIONAL: O TCU – Tribunal de Contas da União realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 29 (vinte e nove) VAGAS PARA AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO, inscrições abertas no período de 19/08 a 03/09/2013. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 12.076,90. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS!!! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: João Alves de Moura – EMATER (dia 16), Tebas – Prof. (Dia 17), Zuleica Lima – UERN (19), Expedita Sales (20), Edson França – Prof. (21);
 = DO AMIGO/A LEITOR/A:Oi boa tarde! Agradeço desde então as matérias e reflexões que são enviadas ao meu e-mail, e gostaria de saber se posso postá-las também as mesmas em meu blog (em andamento) que estarei lançando brevemente. Essa coluna é muita rica em todos os aspectos e por que não expandi-las. Outrossim, comunico que nunca esquecerei de mencionar a fonte. Parabéns pela "DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO". Aguardo, Abraços, Daguia Soares (Diretora Rádio Seridó de Caicó). Daguia Soares – Diretora da Rádio Seridó de Caicó. – É com imensa felicidade receber sua mensagem, Cara Daguia. Claro que sim e deixo a nossa coluna a sua disposição para publicarmos sua crítica, opinião e os acontecimentos em Caicó e região. Desde já fica convocada a série Repórter por uma Edição para anunciar nome e dia da estreia do seu blog (que também será nosso) com objetivo de informar mais e mais os internautas amigos. Saúde e paz a você e demais familiares.
 = HÁ 512 ANOS !!! Descoberta do Cabo de São Roque, na Costa do RN, pela Esquadra Portuguesa de Gaspar Lemos, em 16/08/1501.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 538/2012 (de 15/08), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre a situação da Central do Cidadão em Mossoró; Operadora de Celular não Poderá Cobrar Chamada Refeita por ter Caído; Lisboa Batista, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (336) – Por Barbosa Assis; FIQUE SABENDO: “O Que é Solidão”; Jadir Lessa – Psicólogo. E na Edição 465/2011 (de 26/10) estes foram os temas: MP Recomenda Anulação do ENEM ao MEC; Sindicato dos Bancários Divulga Balanço de Conquistas; Advogada do SINAI Esclarece Ação; Ailton Siqueira, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (263) – Higor Henrique; FIQUE SABENDO: Carta às Mães e Pais Brasileiros.
 - SERVIDOR DO ESTADO VER SEU DINHEIRO SUMIR POR DECRETO - O arrocho imposto pelo Governo Rosalba Ciarlini (DEM) ao funcionalismo tem criado algumas aberrações e fomentado uma relação de primitivos sentimentos entre opressores e oprimidos. Casa Grande e senzala. O decreto publicado no último dia 2 de agosto, que cancela concessão de licença-prêmio por “tempo indeterminado” e suspende pagamento de férias “por 90 dias”, com objetivo de conter “gastos” do governo, é ação de punguista reles. Foi baixado com efeito retroativo, para prejudicar e não beneficiar o servidor. O “rapa” oficial criou situações inusitadas: houve servidores que receberam 1/3 de férias em junho tiveram essa mesma fração pecuniária suprimida na folha de julho. Governo deu com uma mão e furtou com a outra. A surpresa desagradável leva o servidor a quebrar compromissos e se sentir ludibriado em sua boa-fé e direitos. Desespero, muito desespero. Mais desespero no cotidiano de muitos potiguares. Pobre RN Sem Sorte. FONTE: Coluna do Herzog, blogcarlossantos.com.br, em 12/08/2013.
 - IRRESPONSABILIDADE E IMPERÍCIA. No Brasil, o trânsito mata mais de 60 mil pessoas por ano, segundo dados revelados pela Veja da semana passada (os dados oficiais apontam 43 mil). Dos mortos, 40% estavam em motos, 25% eram pedestres ou ciclistas, 17% eram passageiros e 18% eram motoristas de carro, ônibus ou caminhão. 95% dos desastres viários no país são o resultado de uma combinação de irresponsabilidade e imperícia. FONTE: www.tiocolorau.com.br, em 13/08/2013.
 - HOJE É DIA: do Patrimônio Histórico. Amanhã (18) será Dia da Independência do Afeganistão, Dia do Estagiário e Dia do Movimento Bandeirante.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos cuidadores e cuidadoras de patrimônios, aos afeganistãos, aos Estagiários e as bandeirantes.
QUEM DECLAMA...
Esta dor que estou sentindo / Esse mal, essa moleza / Esse tremido nas pernas / Essa cólica, essa fraqueza / Trinta por cento é doença / Mas os setenta é pobreza... ”. (De Luiz Campos, poeta mossoroense. Fonte: Coluna Prosa & Verso – Por Crispiniano Neto e, http://my.opera.com, 16/08/2013).
...DA VIDA NÃO RECLAMA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!


*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

DC - Coluna de Notícias 603. (Anexo slide: Pai Nosso).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano V – Edição nº 603 (geral) e 33ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 10 de agosto de 2013. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 33ª/52, Dias: 222/365 e faltam 143 dias para término do ano.

“Causo democrático!”
“- João, quantos filhos teve você? – Dr, eu tive os dez mandamentos... . – Como assim? – Três homens para a glória de Deus e sete fêmeas pra proveito dos próximos”. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Na manha desse sábado conversei com o amigo e companheiro de lutas Carlos Alberto de Lima Filgueira (professor aposentado pela FE/UERN) que, na última terça-feira (06), foi submetido à intervenção cirúrgica para retirada de um rim seu no Hospital das Clínicas em Natal. Carlinhos passa bem, falou que aguardará por mais uns dias em Natal o resultado da biópsia e da avaliação médica para o tratamento. Pede que eu transmita seus agradecimentos aos que oraram e continuam a rezar pelo seu reestabelecimento e retorno ao nosso convívio. Isso companheiro, forças somadas o trará de volta com a graça de Deus. Boa leitura nobre leitor/a!

ALEX: “QUEM CUIDA NO FUTEBOL É A GLOBO, e a CBF é só uma sala de reuniões – Um dos destaques do Campeonato Brasileiro deste ano, Alex, aos 35 anos de idade, mostra que é um grande pensador acima da média tanto dentro das quatro linhas quanto fora dele. Direto, o camisa 10 do Coritiba atacou a TV Globo e a Confederação Brasileira de Futebol em entrevista ao diário "Lance!" nesta sexta-feira(09).
"Acho que a CBF não tem uma interferência dentro do futebol tão grande. A CBF cuida apenas da seleção. Quem cuida do futebol brasileiro é a Globo. A gente sabe que a Globo trabalha na dependência da novela. A gente brinca aqui que os jogos de quarta à noite só rolam depois do último beijo da novela", disse o meia. "Pô, a gente joga bola dez horas da noite. Isso é ruim. Mas eu estou dentro de um hotel, confortável, tranquilão. Vou jogar 90 minutos, tomar banho e ir para casa. E o torcedor? O cara sai de casa ou do trabalho, precisa ir ao estádio dez horas da noite, assistir ao jogo, voltar para casa e ainda acordar sete horas da manhã no outro dia. Poxa, isso é desumano. Por isso que os estádios estão vazios. A CBF é apenas uma sala de reuniões", completou Alex.
Quando questionado pelo jornal sobre o que seria possível fazer para melhorar essa situação do futebol brasileiro, Alex disse que a medida tem que partir dos clubes. "Não sei. Mas as pessoas que comandam os clubes, que têm conhecimento, eles talvez tenham as soluções. Mas, ao mesmo tempo, você vê clubes discutindo cotas de televisão. Os clubes discutem, percebem que o acordo não é legal, mas mesmo assim assinam. O futebol brasileiro necessita de um movimento dos clubes. O torcedor precisa voltar a acreditar na seriedade do futebol, ele precisa perder o sentimento de que tem algo escondido debaixo do tapete", comentou. FONTE: https://esportes.br.msn/futebol, em 08/08/2013.

SEMANA NACIONAL DE EXECUÇÃO TRABALHISTAO Conselho Superior da Justiça do Trabalho definiu para 2013 o período de 26 a 30 de agosto como a Semana Nacional de Execução Trabalhista 2013. A proposta da Semana Nacional de Execução é fomentar medidas conjuntas e coordenadas destinadas a imprimir maior efetividade à execução trabalhista - momento do processo em que o devedor é cobrado a quitar os débitos reconhecidos judicialmente. Todos os TRTs do país se unirão para resolver os processos com pendência nesta fase.
Neste período, ações serão promovidas nas diversas unidades da justiça trabalhista, para divulgar a importância da efetividade da execução trabalhista. A execução trabalhista é a fase do processo em que é determinado o cumprimento do que foi decidido pela justiça (execução de valores e bens para pagamento de dívidas). FONTE: TRT, 1ª Região, na base de dados do site: www.sinairn.com.br/.

GOVERNO X SINDICATOs X DIEESE – Essa estória (assim mesmo) de que o estado está quebrado, trincado etc, é conversa pra boi dormir! Crispiniano está certo ao afirmar que “é pretexto”, o Emery Costa “choro tarde e atrasado” e o SINTE/RN “maquiagem de dados” e o SINAI “Governo induz ministro a erro”. Muito  boa a sessão da Assembleia Legislativa com o Secretário Obery Júnior nessa semana. Seria ótima em conjunto com o DIEESE – Departamento Intersindical que faz acompanhamento econômico dos governos nas esferas federal, estadual e municipal. Já que não foi assim, que se chame o DIEESE e os sindicatos para ouvir e ver o que dizem esses segmentos.

WILLIAM ROBSON, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Para colaborar com a série, “convidei” o colega de SÊBadO para anúncio da sua obra:
PRÉ-LANÇAMENTO: Enfim, nasceu!!! Livro Infografia Interativa na Redação, 184 páginas, editora Sarau das Letras, para pronta entrega por R$ 28 (+ frete). A obra será lançada em setembro no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), em Manaus. Quem tiver interessado, pode entrar em contato pelo email williamrobson@folha.com.br/.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (395) – A polulação pau-ferrense já reclama da qualidade da água, que é consumida no dia a dia, oriunda da barragem que fornece o liquido. Já se aproxima o final do ano, a tendência é piorar e todos estão a gritar por socorro. A água está podre, péssima! Quem há de nos socorrer? Lisboa Batista.

FIQUE SABENDO... “Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 2”. Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais. FONTE: e-mail pessoal em 24/07/2013.
Este movimento, que existe a uma década, é composto majoritariamente por jovens estudantes – em sua maioria, de classe média -, e já deixa entrever suas influências libertárias no seu próprio nome.
A pretexto do resgate desta experiência histórica, anteciparemos aqui uma questão – o que, mais adiante, nos será muito útil para o desenvolvimento de nossas conclusões, bem como para a retomada da análise da própria experiência em pauta: O combate aos (e/ou a ausência de) partidos políticos, implica necessariamente em uma opção por ditaduras, seja de direita ou de esquerda?! A experiência da Revolução Espanhola demonstra a falácia desta afirmação que é fruto, no mínimo, de uma ignorância - quando não da promoção maliciosa da desinformação - com relação ao ideário libertário!! Porém, se por democracia se admite apenas a ideia de um “jogo” político que necessita da arena restritiva do Estad(i)o e em que vigoram “regras do jogo” (Norberto Bobbio) onde se faz necessário (para que seja jogado) a existência de jogadores privilegiados, qual seja, agremiações/clubes/partidos, times cujas bandeiras/camisas servem para a identificação/representação de parcelas da sociedade - ao invés de um campo aberto à participação de todos e de qualquer um, onde as regras são (re)inventadas a qualquer momento, de acordo com as demandas reivindicadas e negociadas por todos e por qualquer um (como se diz ter sido a apropriação da prática do futebol entre alguns grupos indígenas) -, então, da(s) perspectiva(s) da(s) radicalidade(s) libertária(s), realmente, uma tal democracia de agremiações partidárias deve ser posta em xeque, radicalmente - visto ser, ao fim e ao cabo, uma aristocracia -, mas não para instaurar nenhum Estad(i)o (nem ditatorial, nem muito menos um novo Estad(i)o participativo onde se encena um jogo no qual os partidos/times, ainda jogadores privilegiados, supostamente jogam contemplando regras e táticas elaboradas de forma interativa com - ou pelos – cidadãos auxiliares técnicos)!
Posto isto, estão lançadas as bases fundamentais para a construção da nossa análise.
A recente onda de protestos no Brasil teve seu estopim em algumas manifestações públicas organizadas por um movimento cuja reivindicação imediata era a revogação de aumentos recém-decretados para o valor das tarifas de transportes urbanos de massas, sendo sua principal bandeira a implantação da tarifa zero: o assim chamado “Movimento Passe Livre” (M.P.L.). Este movimento, que existe a uma década, é composto majoritariamente por jovens estudantes – em sua maioria, de classe média -, e já deixa entrever suas influências libertárias no seu próprio nome, o que é corroborado pelos métodos de organização e atuação que adota: as assembleias (convocações abertas) não hierarquizadas como lugar da tomada de decisões e a ação direta como forma de luta em que os próprios interessados na questão agem em favor de suas demandas, sem inter/mediação de representantes institucionalizados. Acrescente-se aí a sua atitude refratária com relação às tentativas – de praxe – de ingerências dos partidos políticos e nos será permitido dizer que qualquer semelhança com a nossa imagem – anteriormente exposta – do jogo que se joga em campo aberto, jogado por todos e por qualquer um, sem o privilégio de times ou agremiações fracionárias/representativas, não será mera coincidência... (...).

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A UFRN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 15 (quinze) VAGAS, EM DOIS EDITAIS, PARA PROFESSORES E OUTROS CARGOS, inscrições abertas no período de 09/08 a 27/09/2013. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 8.422,77. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
NACIONAL: O TRF – Tribunal Regional Federal – 1ª Região realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 81 (oitenta e uma) VAGAS PARA JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO, inscrições abertas até o dia 15/08/2013. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 22.854,46. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS!!! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Assis Neto – CEF (Dia 06), Francisco Carlos – Prof. (10), Fátima Gê – Datanorte (13)     , Pe. Ivonzélito Nunes(16);
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: – "Prezado Hermes, foi com imensa alegria que tomamos conhecimento de matéria publicada, na última quarta-feira (31/07), a respeito do BOM BAR e sua conceituada coluna DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO. Ficamos muitos gratos e felizes com suas palavras elogiosas, mesmo sem nos conhecer. É para nós que fazemos o BOM BAR Restaurante uma honra receber tão ilustres elogios deste espaço que é uma importante fonte de informação e sinônimo de ética e respeito. Queremos, pois, registrar nossos sinceros agradecimentos pelos elogios a nossa programação cultural e pelo espaço cedido em sua Coluna de Notícias. Ratificamos que, mesmo sem receber qualquer apoio público ou privado, é uma preocupação constante do BOM BAR oferecer uma programação cultural rica e variada que valorize nossos artistas em suas mais diversas atividades e vertentes. Exemplo disso, são os projetos SEXTA DO BOM BAR, PALCO ABERTO, ELAS CANTAM, ELES CANTAM e, já estamos nos organizando para a realização, em breve, de novos projetos como o Poesia à Mesa e Sarau Bom Bar. Para conhecer melhor nossos projetos e serviços, acesse nosso blog (www.bombarmossoro.blogspot.com) e nossa Página no Face Book (www.facebook.com/pages/BOM-BAR/292191160869346). Aproveitamos ainda a oportunidade para convidá-lo a vir conhecer nossas instalações, espaço simples, mas que procura sempre oferecer aos seus clientes o melhor em culinária, diversão e cultura. Caso queira fazer a reserva de sua mesa, ligue-nos: 99832779 (Tim) ou 88139780 (Oi). Será uma imensa satisfação receber, sua família e amigos em nosso Bom Bar. Atenciosamente, Elizabete Araújo - Bom Bar Restaurante". – Parabéns D. Elizabete, afirmo tudo que citei na edição 601 e sempre atento aos bons músicos que você convida para atrair clientes. Gosto da boa música e sou um soldado (e o Walter Silva) para juntarmos ao um batalhão combatendo o lixo musical e cultural imposto pela mídia. Qualquer dia chego por aí, não sou como o saudoso Tim Maia e o grande Alceu Valença - mas “eu chego já!!!!”.
 = HÁ 153 ANOS !!! Nascimento, em Mossoró, de Francisco Romão Filgueira – Abolicionista, no dia 09/08/1860.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 535/2012 (de 06/08), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre quebra de sequencia das edições do DC – Coluna de Notícias; Vazamento – MPF vai Recorrer Sobre Questões do ENEN; DATANORTE: Portadores de Doenças Graves e Idosos; Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde; Carlos Antônio, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (333) – Por José Diniz; FIQUE SABENDO: “Camarão e Vitamina C consumidos pode matar”. E na Edição 464/2011 (de 22/10) estes foram os temas: Brasil, Banda Larga Mais Cara do Mundo; Informtivo do SINTAUERN Não é Democrático; Cine Clube Exibirá “Os Macacos”; Leoniza Oliveira, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (262) – Karenine Fernandes; FIQUE SABENDO: A China Vai Quebrar a Economia Mundial.
 - ESTRADA DO CAJUEIRO – RN/CE. O governo do Estado do Rio Grande do Norte, a mais de 50 anos não consegue operar o desenvolvimento da construção da Estrada do Cajueiro, BR 117, que liga o estado do RN ao Ceará. Falta vontade política por parte do governo do Estado e dos parlamentares norte rio-grandense em levantar a bandeira para construção dessa estrada. As famílias ao entorno da estrada sofrem as consequências da falta de competência politica para construção da obra, por conseguinte são obrigadas a trafegarem em estradas vicinais, de péssima qualidade, ocasionando o agravamento de doenças em consequência das condições de trafego precárias, diminuição do nível de qualidade no ensino das crianças, jovens e adolescentes, difíceis condições de circulação e escoamento da produção das famílias da agricultura familiar, e ainda problemático acesso à saúde pública. FONTE: Planfeto do Pré-grito do Jucurí, em 08/08/2013.
 - DIA DA TELEVISÃO NO BRASIL. O Dia da Televisão é comemorado em 11 de agosto. A primeira transmissão televisiva do mundo aconteceu em 26 de fevereiro de 1926, graças ao escocês John Logie Baird, que apresentou um modelo mecânico de televisão para uma audiência de cientistas na Academia de Ciências Britânicas, em Londres, Inglaterra. Uma data também muito importante é o Dia Mundial da Televisão, comemorado no dia 21 de novembro em vários países. FONTE: www.calendarr.com.br.
 - HOJE É DIA: Mundial da Solidariedade Cristã. Amanhã (11) será Dia dos Pais, da Consciência Nacional, Dia da Padroeira da Televisão “Santa Clara de Assis”, Dia da Pintura, Dia do Advogado, Dia do Direito, Dia do Estudante, Dia do Garçom, Dia do Magistrado, Dia do Pendura e Dia Internacional da Logosofia.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos solidários, aos conscientes – nacionalmente, aos profissionais da televisão, aos advogados, estudantes de direito e em geral, aos garçons, magistrados, aos penduristas (caloteiros), logosofistas e aos pais.
QUEM canta...
Meu pobre pai seus passos longos silenciaram / Seus cabelos branquearam, seu olhar escureceu / A sua voz quase que nem se ouve mais / Não tenha medo meu pai, quem cuida de você sou eu... ”. (“Meu Velho Pai”. Composição: não disponível. Cantada/o por: Carmen Silva).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!


*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.