segunda-feira, 8 de julho de 2013

DC - Coluna de Notícias 597. (Anexo: O Planeta Movido a Internet é Escravo da Tecnologia).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano V – Edição nº 597 (geral) e 27ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 29 de junho de 2013. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 26ª/52, Dias: 180/365 e faltam 185 dias para término do ano.

“Causo democrático!”
“Os gays escolheram São Sebastião como patrono, pois foi o santo que foi morto amarrado num pau. Mané Beradeiro”. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Nesse dia recebo a triste notícia do fechamento do jornal impresso Correio da Tarde, início do ano em entrevista concedida ao Jornal O Mossoroense fui consultado a respeito do fim do jornal editado no papel e opinei, na época, que essa modalidade chegaria ao fim em longo prazo. Oportunamente encaminho slide, anexo, que trata do tema em prosa e verso “O Planeta Movido a Internet e Escravo da Tecnologia” nas inteligências dos repentistas Raimundo Nonato e Nonato Costa. Boa leitura nobre leitor/a!
O ÚLTIMO DIA DE UM JORNAL – Hoje (28/06), o jornal Correio da Tarde – com sede em Mossoró – sai com sua última edição. Não resistiu aos novos tempos. O jornalismo impresso passa por dificuldades em todo o mundo. Ah, mas não me venha culpar a Internet, por favor!

A chamada “plataforma impressa” continuará por tempos insondáveis sendo utilizada como meio de comunicação. Entretanto é fácil identificar, que sua vida será muito mais um exercício de romantismo do que de lógica.

É como você ter duas armas para defesa de sua família, em casa, com opção de utilizar a mais eficiente ou a mais primitiva nessa missão. Vai sacar do armário um arco e flecha ou um fuzil AK-47, que dispara 600 projéteis por minuto? O arco e flecha é o jornal. O fuzil, a internet e seus vários canais de compartilhamento e vazão (PC, smartphone, tablet, TV´s etc.).

O futuro é online. Papel, pura poesia. E caríssimo. Como em todo e qualquer tempo da existência humana, o darwinismo provará sua tese outra vez: sobreviverão os que melhor se adaptarem às novas exigências de mundo. Que descanse em paz! FONTE: Coluna Herzog – Por Carlos Santos, http://blogcarlossantos.com.br, em 28/06/2013.

DINIZ SANTOS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – O nobre amigo e professor Diniz estreia nessa série, porém, tem contribuído e muito conosco, inclusive o considero nosso analista de broncas do leitor. A propósito convidou-o a fazer parte das nossas edições oferecendo-lhe espaço para ele expor sua sapiência sobre qualquer assunto. Valeu Diniz!!!

Amigo Hermes. No BRONCA DO LEITOR o internauta (386) está, deveras equivocado. Ele convoca "a presença maciça nos PIQUETES DE GREVE NO DETRAN". Falta esclarecer que esse TODOS se refere à categoria de servidores. Porque o piquete nunca foi ou será simpático à sociedade; principalmente por conta do direito à liberdade de ir e vir. Nosso propósito aqui é respeitar os Direitos Difusos, sem discernir categoria que ora se sente prejudicada. Prejudicados sim, ficam aqueles têm dificuldade de deslocamento para qualquer lugar do Planeta. Em casos que tais o material humano, em parte, deverá ser poupado. Estamos presenciando movimentos em determinadas capitais do País, inclusive Natal, relativos a transporte coletivos. Sem ranhuras ao Direito Coletivo do Trabalho - o caso do DETRAN/RN. Forte abraço do seu Amigo DINIZ.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (389)Boa noite! Pego carona no texto do FOPENSE – Fórum Permanente dos Servidores... . Somos todos fiscais na cobrança do funcionamento do T.A.C. Já está se mostrando uma palhaçada, onde os palhaços somos nós servidores efetivos: Os servidores gratificados ou os que são apadrinhados pelos Alves, Rosados e Ciarlinis não sofrem consequências quaisquer; talvez porque os gestores atuais são obrigados até, a se protegerem, dai massacram os servidores efetivos que desconhecem os seus direitos... . Procurem se fundamentar nas leis dos estatutos; do SINASE, das constituições estadual e federal (estudem para conhecer e cobrar). Juntem-se para fazer a força que fará a diferença... , Yara Cordeiro.


FIQUE SABENDO... “Fui tomar satisfação - afirma juiz que enfrentou PM em protesto no CE”.  FONTE: G1 CE, na base de dados do blog VB – Veja Bem – www.vejabemvb.com, em 28/06/2013.


"Quem enfrentou a Ditadura Militar não sente muita coisa diante daqueles pobres desgraçados que estavam lá".

O Senhor flagrado frente a frente com a polícia na manifestação desta quinta-feira (27), na Avenida Dedé Brasil, próximo à Arena Castelão, afirma que, no momento da imagem, estava "tomando satisfação" por ter sido atingido por gás lacrimogêneo. Silvio Mota, 68 anos, é juiz do trabalho aposentado e coordenador do Comitê pela Verdade, Memória e Justiça do Ceara. "Quem enfrentou a Ditadura Militar não sente muita coisa diante daqueles pobres desgraçados que estavam que estavam lá", disse, referindo-se ao momento exato da fotografia (ver www.vejabemvb.com). A Comissão do Ministério Público que acompanhou o protesto não havia constatado até esta semana quinta-feira (27) excesso da PM.

O homem afirma que chegou até o bloqueio porque a polícia jogou bombas de gás lacrimogêneo na manifestação, no local em que estava com a esposa, chegando a atingi-los. "Eu fui protestar. Eles me agrediram. Me levantei e fui tomar satisfações. Aquilo foi uma violação de tudo!", conta. A imagem foi capa da edição desta sexta-feira (28) da publicação norte-americana "The New York Times'.

No momento em que chegou ao bloqueio, Silvio conta que os policiais não o receberam de maneira positiva. "Primeiro, eles tentaram dizer que eu não tinha direito de ir até eles. Depois tentaram me prender. Precisei mostrar minha identidade profissional, aí eles recuaram", afirma. De acordo com Silvio, ele se afastou para voltar à manifestação. Neste momento, os policiais lançaram projéteis de gás lacrimogêneo. "Vi cinco artefatos sendo jogados. Um deles pegou nas minhas costas", conta.

Silvio conta que foi à manifestação com o objetivo de protestar a favor da reforma política através de plebiscito. "O Batalhão de Choque e a Policia Militar em geral não reagiram a provocações. Eles chegaram para acabar com a manifestação", completa. Durante a manifestação a Polícia Militar soltou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão. "Tudo estava pacífico, mas a frente vinham cerca de 100 rapazes exaltados e esses foram que provocaram a confusão", afirmou o funcionário do Ministério Público. Alberto Bonfim.

Sobre o episódio envolvendo Silvio Mota, a Polícia Militar informou que tem nada a declarar. A PM ressalta, ainda, que toda a ação da polícia foi legítima e acompanhada de perto pelo Ministério Público.

PROTESTO.

Centenas de manifestações caminhavam pela Avenida Dedé Brasil em direção à Arena Castelão pedindo mais investimentos em educação e saúde, redução do preço do ônibus e o fim dos gastos excessivos com a Copa, entre outras reivindicações, até que, ao chegar à primeira barreira policial perto da Igreja Evangélica Canaã, uma minoria quis forçar passagem.

A partir de então, o Batalhão de Choque avançou sobre os baderneiros que iam promovendo quebra-quebra à medida que recuavam. Um carro da TV Diário, emissora local, foi incendiado e outro, da TV Jangadeiro, apedrejado. Um ônibus que levava torcedores foi atacado por vândalos e os passageiros tiveram de descer. Fonte: G1 CE.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 85 (oitenta e cinco) VAGAS PARA CARGOS, inscrições abertas até o dia 08/07/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 17.025,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
NACIONAL. A SUDAM – Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 71 (setenta e uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 15/07 a 13/08/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 5.081,18. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = “AMIGOS/AS DE PARABÉNS - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Vânia Diógenes – Adv. (Dia 30/06), Bené Tavares – Ator e “ex-bispo” e Isaac Emanuel – Filho (1º/07), Marcelino Neto – Datanorte (02), Lenilce Machado – Profª. (03), Neto Vale – Prof. (04);
 = "O Sêbado. É o lugar onde se reúne a nata musical de Mossoró. Fui lá, fiquei pouco tempo, mas pude constatar que música boa agente encontra é lá. Parabéns aos músicos. Fátima Borges". – Por eu está muito identificado com o SÊBadO, inclusive tornando-me integrante do Conselho Único do SÊBadO, levei ao conhecimento de alguns amigos esse depoimento da D. Fátima e já repasso os agradecimentos dos seguintes músicos: “que bom que gostou FATIMA – apareça sempre que puder, a participação feminina também é muito bem vinda! Abraços, Airton Cilon”, “Fátima, boa tarde e uma feliz noite de São Jõao. Concordo com você, o Sêbado é o nosso abrigo. Nazareno Silva”, “Com certeza prezada Fátima, Genildo Costa”. – Em nome do Marcos Pereira (dono e presidente do conselho) e demais amigos da confraria ficaram muito felizes com a sua visita. Na tarde desse sábado o Marcos toma conhecimento desses registros, volte sempre amiga Fátima Borges;
 = Há 60 (28/06/1953) foi Instalada a Escola Ambulatório Padre Dehon, no município de Mossoró.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 527/2012 (de 30/06), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre a Quadrilha Junina “Inclusão com Paixão” na Mossoró Cidade Junina; Sertão Vivo no Sertão Homenageia Gonzagão; População se Mobiliza Contra Aumento de Salários de Vereadores; Danorte Demite Servidores sem Pagar Verbas Rescisórias; Greves na UERN Chegam ao Final; Genildo Costa, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (325) – Por Diniz Santos; FIQUE SABENDO: “Eu Era Feliz e Não Sabia” – Por Manoel Lourenço. E na Edição 458/2011 (de 24/09) estes foram os temas: Bancários Entram em Greve Terça-feira; Continua o Impasse Sobre Pavimento do Hotel da BRA; Após Greve, Professores Renovarão Diretoria; Kildare Gomes, Repórter por uma Edição; Cineclube Exibe “Soy Cuba"; Um Homem por Traz dos Óculos; Data Show para o Cineclube; FIQUE SABENDO: 25 de Setembro: Dia Nacional do Trânsito;

 - DE GOVERNO, DETRAN E EMATER Adiando: O Governo do Estado segue com a agenda de maldades com os servidores públicos. Se estiver em greve então... . Pela quarta vez consecutiva adiou a reunião com os grevistas do Detran. O próximo encontro ficou para a próxima segunda-feira. Tomara que cheguem a um acordo. Emater: Pensa que parou nisso? Os servidores da Emater deram viagem perdida aos caixas eletrônicos esta semana. Contas vazias. Fim de semana liso. Cerveja para ver o jogo do Brasil? Só se for às custas dos amigos. Emater 2: O Governo do Estado, sem maiores explicações, informou que segunda-feira o dinheiro pinga na conta da turma da Emater. Clima de insatisfação geral. O governo precisa fazer as pazes com os servidores. FONTE: Coluna Bruno Barreto, www.omossoroense.com.br, em 29/06/2013;

 - O SOM DAS RUASEste é um momento em que a história faz-se na nossa frente, com vez e voz para os de baixo, onde e quando os Poderes sentem-se pressionados e os governos, quando são democráticos, antes de tudo ouvem e procuram entender. Nas palavras da presidenta Dilma, "eu estou ouvindo vocês. Eu tenho a obrigação tanto de ouvir a voz das ruas, como dialogar com todos os segmentos. Só tornaremos isso realidade - o Brasil um país democrático e um país mais justo–, se fortalecermos a democracia, o poder cidadão e os poderes da República”. E, ouvindo e entendendo, Poderes e governos dão resposta às reivindicações, no diálogo e na participação democráticas. Como se está vendo, há muito a avançar na consolidação e ampliação da democracia brasileira. Há instituições empoeiradas, cristalizadas. Há uma política e suas expressões institucionais distantes da base popular. Como há muito a avançar em justiça social, distribuição de renda e igualdade. O som das ruas, de baixo para cima, se faz ouvir e precisa ser ouvido: por quem está em governos, por quem está em instâncias de poder, por quem, há mais ou menos tempo, quer mudar o Brasil. Por Selvino Heck. FONTE: www.adital.com.br, em 28/06/2013;

 - DIA: ontem (28) foi Dia Internacional do Orgulho Gay, hoje é Dia da Telefonista, Dia de São Pedro e São Paulo, do Escritor Paulista, do Papa, do Pescador, e Dia Nacional do Progresso. (30) será Dia do Caminhoneiro.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos gays, telefonistas, escritores paulistas, ao papa, progressistas e caminhoneiros.
QUEM canta...
Diz que vai dar, meu bem / Seu coração pra mim / Eu deixei aquela vida de lado / E não sou mais um transviado... ”. (“Calúnias – Telma Eu Não Sou Gay”. Composição: Indisponível – Canta: Ney Matogrosso).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!


*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário