segunda-feira, 8 de julho de 2013

DC - Coluna de Notícias 598. (Anexo: Alguém - esta vendo você).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano V – Edição nº 598 (geral) e 28ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 06 de julho de 2013. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 27ª/52, Dias: 187/365 e faltam 178 dias para término do ano.

“Causo democrático!”
“Você com certeza já terá ouvido alguém falar esta expressão: DAS MINHAS VENTAS CUIDO EU! Ela é empregada quando a pessoa quer externar que su vida e suas ações não dizem respeito a mais ninguém, que ela é dono do seu próprio nariz. A bíblia confirma esta responsabilidade quando afirma: CADA UM DE NOS DARÁ CONTAS DE SI MESMO A DEUS. Romanos 14:12”. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

A Greve Geral no DETRAN/RN, ao meu ver, está em banho-maria vez que o diálogo foi aberto nesta segunda-feira (1º). As condições postas para a trégua/fim de greve posto pelo governo foi atendida e o governo cumpriu a palavra de creditar em conta dos servidores (no dia de ontem) os valores descontados em relação aos dias não trabalhados no mês de maio, um grande avanço. Todavia, resta a tão esperada proposta do governo em pagar os 70% das parcelas pendentes desde 2011 do PCCR do DETRAN e demais categorias em nova rodada para as 15h da próxima terça-feira (09) no Gabinete do Secretário de Administração Albert Nóbrega. Por falar em DETRAN/RN, caiu no meu agrado à continuidade (via facebook) do Grupo MOBILIZAÇÃO ORGANIZACIONAL DO DETRAN e que o exemplo seja copiado pelas demais categorias de servidores públicos. E vamos ao SEBO porque hoje á sábado e tem cultura, bolo e refrigerante pelo 08 anos de sebo. Boa leitura nobre leitor/a!

COMUNICADO DO PRESIDENTE DA ASSEMA – Os companheiro Valmiro Silva e João Alves de Moura, respectivamente Presidente e Secretário da Associação dos Servidores da EMATER (o segundo também Diretor do SINAI), nos remete uma NOTA para divulgação e prontamente repassamos na íntegra. Leiam:

Comunicamos que na data de 04/07, concluímos o processo de reembolso aos associados dos valores debitado em duplicidade referente desconto das despesas de planos de saúde e outros convênios contraídos junto a ASSEMA-RN competência junho/2013. Mais uma vez, pedimos desculpas pelos transtornos causados aos associados, e agradecemos a maioria pelo entendimento, compreensão e reconhecimento que não tivemos responsabilidade direta pelo ocorrido, conforme explicitado em nota publicado em 29/06. Aproveitando a oportunidade, desculpamos as atitudes de alguns associados exaltados e insensíveis às nossas causas e interesses, que preferiram denegrir e difamar a imagem da associação, além de desacatar e agredir verbalmente nossas funcionárias, que executam com ética e responsabilidades suas tarefas para o bom andamento e desempenho de nossa e gestão, inclusive, tratar com respeito e dignidade a todos os associados ou outrem que nos procurem.

Comunicamos ainda, que conforme disposto em nosso estatuto fomos eleitos num processo sucessório democrático e legítimo pela maioria dos associados para um mandato de 3 anos, e temos consciência que estamos cumprindo este mandato com ética, responsabilidade e dignidade, apesar das dificuldades enfrentadas, e temos o intuito de concluirmos até o final estabelecido de forma estatutária. Portanto, não fomos “botados”, como se fôssemos um objeto, que se “bota” e “tira” a qualquer momento por qualquer pessoa em algum lugar. No entanto, se realmente existe o interesse aludido de nos “tirar” da direção, poderá utilizar-se das normas estatutárias da associação que dispõe sobre o assunto.

Quanto à interdição suscitada, acreditamos que o interlocutor cometeu um equívoco, talvez por não entender o que significa, mas não vamos comentar, apenas transcrevemos a seguir o conceito do termo:

A interdição ou curatela é uma medida de amparo àqueles que não têm discernimento para a prática dos atos da vida civil. Assim, dispõe o Código Civil que são absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos e os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade (artigo 3º). E, são incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de exercê-los: os ébrios habituais, os viciados em tóxicos, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido; os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo; e os pródigos (artigo 4º).

Sds;
Valmiro Manoel da Silva - Presidente da ASSEMA,

Sds;
João Alves de MOURA - Dir. Sec. da ASSEMA.

HERBERT MOTA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Nosso leitor e estreante da série anuncia os sete anos de SEBadO - o Sebo do Sábado sessenta e uns do seu dono Marcos Pereira, o SEBadO foi aberto em 08/07/2006, mesmo dia do aniversário de MP. Aqui fica nossos votos de vidas longas!

SEBO COMEMORA SETE ANOS DE ATIVIDADE EM ENCONTRO DOS AMANTES DA CULTURA. Neste sábado, 06/07, a confraria do SÊBO chega ao sete anos de plena atividade, e promove uma merecida comemoração em dose dupla. É que nesta mesma data aniversaria seu idealizador/proprietário, Odontólogo Marcos Pereira. Poetas, escritores, cantadores de viola, músicos, artistas plásticos, jornalistas, blogueiros, estarão prestigiando este evento com início previsto para às 10h. Sem qualquer vinculação com o poder público (embora aberto ao público) e conhecido como o "Sebo do Sábado, o SEBO se constitui, certamente, na principal trincheira/reduto da cultura atual de Mossoró. Eis porque pode ser considerado um espaço mais que democrático; para muitos, o "nosso espaço". Lá, os que têm vínculo direto ou indireto com a cultura, se encontram com frequência para comprar livros, raridades em discos de vinil, CDs, DVDs, antiquários, além de aproveitar para trocar ideias, expor pensamentos, recitar poesias, interpretar uma boa música. Desta form o SEBO vem conseguindo suprir um pouco a carência da cidade, notadamente, no que se refere a opções culturais". O SEBO fica localizado a Rua Antônio Vieira de Sá, nº 895, Bairro Nova Betânia, próximo à praça do Rotary e vizinho a Arte e Jardim.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (390)O espetáculo Chuva de Balas a cada ano está mais bonito! Só faço uma crítica: se tornou um evento quase "privado". Vc não consegue um lugar na frente do palco, mesmo chegando cedo. Os lugares estão todos reservados aos patrocinadores e clientes de hotéis da cidade. Presenciei o constrangimento das pessoas que queriam ocupar os lugares vazios e que os seguranças não deixavam. Angelo Júnior.
NOTA DO EDITOR. Bronca foi postada no facebook do autor em 23/06/2013.

FIQUE SABENDO... “Cadê a droga da droga na pauta das manifestações?”.  FONTE: Por Crispiniano Neto, http://my.opera.com/crispinianoneto/blog/, em 05/07/2013.

"Não listar a droga da droga entre as bandeiras de luta destas gigantescas manifestações é a prova de que, os movimentos são por demais alienados da realidade". 

Tenho todo o respeito do mundo pelos manifestantes e pelas manifestações, ressalvados os injustificáveis atos de vandalismo e a falta de semancol quanto ao momento certo de parar. Confesso que me senti novinho, quando, na semana atrasada, fiquei em cima de um viaduto em Natal, assistindo à massa passar em protesto, com milhares de cartazes, arrastando centenas de reivindicações que mexem com os mais diferentes poderes.
É evidente que grande parte dos que estão nas ruas, inclusive alguns que se manifestam pacificamente, são usuários de drogas, mas com medo de encarar um assunto tabu, não querem levantar a bandeira, esquecendo que o problema não são eles, mas o tráfico que eles sustentam.
Vejam na Internet o artigo “Nós, os que matamos Tim Lopes”, do poeta Affonso Romano de Santana. Lendo-o fica fácil entender o que digo. O poeta acusa, com muita propriedade e argumentos, o jovem que “vai ao banheiro cheirar uma carreirinha de pó”, como se estivesse fazendo a coisa mais inocente do mundo, acusa a elite que “dá festas elegantes servindo ecstasy em bandejas”, quem “dá suas cafungadas, porque isto faz parte da “nite”, o artista e intelectual que curte seu pozinho e faz elogio de um equivocado conceito de marginalidade estética”, o jornalista “que curte sua droguinha de vez em quando”, o músico que para embalar seus shows “entra no barato”, o policial, que “pactua com o crime e recebe propinas do tráfico”, o advogado que “defende traficantes”, o juiz relapso que “neglicencia processos de traficantes”, o político demagogo e clientelista, que só se aproxima da favela para tirar votos, os que “fizeram a política recessiva, que abria empregos no tráfico”, enfim todos, de terem matado Tim Lopes.
Acusa a todos eles de terem matado Tim Lopes, por sustentarem o esquema criminoso que faz circular a droga e infernizar a vida de milhões de famílias e rouba um bom pedaço do futuro do Brasil.
Lembrou no artigo em 2002, que “essa guerra” já durava 30 anos. Agora, portanto, 41 anos. Não é de se admirar que a droga, com o avanço tecnológico do aproveitamento da borra da cocaína e a corrupção policial e judiciária tenha crescido assustadoramente. E olha que o artigo, é de apenas 11 anos atrás, mas ainda nem fala em crack.
Cabe, portanto acrescentar que, para sustentar o sistema é preciso mais que um baseado, uma fungadinha, um trago no cachimbo, uma lombra... É preciso ter altas autoridades policiais, políticos influentes, “vestais” das altas esferas do Judiciário e gente cretina que, independente da ideologia ou partidos permanecem à frente das três esferas de governo, estão lá, sempre a serviço do mal.
Não listar a droga da droga entre as bandeiras de luta destas gigantescas manifestações é a prova de que, os movimentos são por demais alienados da realidade ou, muitos deles estão entre aqueles que Affonso Romano acha que mataram Tim Lopes. FONTE: http://my.opera.com/crispinianoneto/blog, em 05/07/2013.

CONQUISTE SEU EMPREGO - PI. A Prefeitura de São Gonçalo de Gurgueia/PI realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 29 (vinte e nove) VAGAS PARA CARGOS, inscrições abertas até o dia 12/07/2013. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 10.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

NACIONAL. A EBC – Empesa Brasil de Comunicação realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 64 (setenta e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 21/07/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 3.208,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: José Mário Dias (Dia 05) – Adv., Marcos Pereira – Odontólogo (08), Milton Marques – Reitor/UERN (09), Socorro Batista – Profª. (10), Yuska Freire – Jornalista (11);

 = DO AMIGO/A LEITOR/A - "Adorei o texto de Carlos Santos (edição 597) sobre ofim do Jornal. Abraços Arnóbio. – Disponha desse espaço, sempre, caro Arnóbio;

 = HÁ 81 ANOS!!! . Criado, em 05/07/1932, o Sindicato dos Pedreiros de Mossoró - hoje Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 528/2012 (de 04/07), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre quem gosta de greve; Abon PIS/PASEP Será em Agosto; Sêbado Completa 08 Anos; XVIII Edição do Grito dos Excluídos; Ato em Defesa da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade; Marcondes Paula, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (326) – por Pessoal d’O Tarará; FIQUE SABENDO: “A Grande Massa Falida” por Rosana Madjarof. E na Edição 459/2011 (de 29/09) estes foram os temas: Aprovada a “Comissão da Verdade” ou da mentira?; CREA – Justiça Federal Extingue Processo de Candidato; Sindicatos Reunem-se com Presidente da AL; Bancários em Greve: Culpa dos Bancos!; Marcondes Paula, Repórter por uma Edição; Cineclube Mossoró Comunica; Bronca do Leitor (257) – Carlos Santos; FIQUE SABENDO: Calendário Universitário Pune Grevistas;

 - AÇÃO CONTRA ESPÓLIO DE MICHAEL JACKSON – Wade Robson, o coreógrafo que está movendo uma ação na justiça contra o espólio de Michel Jackson, alegando ter sido abusado durante anos pelo músico, pediu que seus advogados entrem em contato com o FBI sobre supostos subornos a outras vítimas para que ficassem caladas. Segundo informações, documentos secretos indicam que o cantor chegou a pagar RS 78 milhões para cada vítima. No julgamento de Michael Jackson em 2005, Wade negou ter sido molestado pelo cantor. Ele estava acompanhado de outras supostas vítimas que teriam sido subornadas por Michael. Recentemente um jornal britânico revelou documentos que mostram que Michael pagou a 24 famílias quantias de dinheiro para que ficassem em silêncio. FONTE: http://wapbr.acotelbr.com.br, em 03/07/2013.

 - HOLANDA FECHARÁ 19 PRESÍDIOS POR FALTA DE CRIMINOSOSO governo holandês está enfrentando protestos da população após anunciar que irá fechar 19 prisões no país, como forma de economizar 271 milhões de euros do orçamento devido à falta de criminosos no país. O secretário de Estado Fred Teeven foi criticado inicialmente ao sugerir o fechamento de 26 cadeias, o que representaria um corte de 340 milhões de euros mas, ao mesmo tempo, o desaparecimento de 3.400 empregos. Em vez disso, 2.000 funcionários seriam dispensados. Uma das razões da medida anunciada pelo Estado é a diminuição da taxa de criminalidade e a utilização de tornozeleiras com rastreadores em vez de deixar os presos encarcerados, o que deixou muitas das celas vazias. A oposição está tentando reverter a medida, afirmando que o equipamento “não é alternativa à prisão”. A falta de criminosos na Holanda foi muito discutida pela mídia internacional pela primeira vez em 2009, quando o governo inicialmente anunciou o fechamento de oito unidades prisionais. Na ocasião, diante das demissões que seriam feitas, estava sendo estudada a possibilidade de importar 500 criminosos da Bélgica, para que pudesse manter um contingente nas prisões. Fonte: Espaço Vital - www.espacovital.com.br, 28/06/2013;
 - DIA: Hoje é Dia da Criação do IBGE e amanhã (07) será Dia do Voluntário Social.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos funcionários do IBGE e aos socialmente voluntários.
QUEM canta...
Faz o que tu queres / Há de ser tudo da Lei" / Viva! Viva! / Viva A Sociedade Alternativa / "-Todo homem, toda mulher / É uma estrêla" / Viva! Viva! / Viva A Sociedade Alternativa / Viva! Viva! / Viva! Viva!... ”. (“Sociedade Alternativa”. Composição: Raul Seixas – Canta: R. Seixas).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!


*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário