DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de
Notícias”
“Uma
forma diferente de noticiar!”
Ano
V – Edição nº 596 (geral) e 26ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs,
jornais e e-mails.
*Hermes
Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos
telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou
9921-5275 (Tim).
Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com
/ http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.
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Mossoró/RN, sábado, 22 de junho de 2013.
Atualizações aos sábados.
Túnel
do tempo = Ano: 2013, Semana: 25ª/52, Dias: 173/365 e faltam 192 dias para
término do ano.
“Causo
democrático!”
“Espaço
reservado ao Francisco Martins – Mané Beradeiro, que por motivos profissionais
está licenciado. Retorna, é só aguardar”. Abraços,
Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e
declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins –
Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).
Estimados/as Amigos/as:
Todo apoio aos protestos ordeiros e pacíficos
em todo o país. Especialmente ao de hoje “Chegaaaa!!! Paz Mossoró” no nosso País
de Mossoró. Após vamos ao SÊBadO porque hoje é sábado
e boa leitura nobre leitor/a!
PETROBRAS É
CONDENADA A INDENIZAR VÍTIMA DE CÂNCER – Condenada por
conduta negligente, a Petrobras terá de pagar R$ 500 mil de indenização por
danos morais a um petroleiro aposentado por invalidez após ter contraído câncer
na medula óssea devido ao contato com benzeno e outros produtos químicos. Ao
julgar recurso da Petrobras que pedia redução do valor, a 6ª Turma do Tribunal
Superior do Trabalho entendeu que a quantia arbitrada foi proporcional ao dano
sofrido pelo trabalhador, e não modificou a condenação.
A relatora, ministra Kátia Magalhães Arruda, destacou a gravidade do
caso e o caráter pedagógico do valor da condenação. "A empregadora é
empresa de grande porte, o que justifica o montante fixado pelo Tribunal
Regional do Trabalho da 5ª Região, levando em conta a sua capacidade
econômica", assinalou.
Além de laudo técnico confirmando a presença de benzeno e produtos
químicos tóxicos no ambiente de trabalho do petroleiro, a culpa da empresa, por
negligência, ficou comprovada com a confissão do preposto de que eram
necessário o uso de máscara e filtro para vapores orgânicos, equipamentos de
proteção individual que não eram utilizados pelo trabalhador. FONTE: www.conjur.com.br,
em 21/06/2013.
ERASMO
FIRMINO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – “Convocamos” o
nosso amigo e criador do Blog Tio Colorau para colaborar com o DC – Coluna de
Notícias:
CURIOSIDADES - Conhecida
por aparecer em livros, filmes e séries, a Rota 66 é uma estrada com aproximadamente
4.000 km localizada nos EUA. Faz um traçado completo do país, no sentido
leste-oeste. Cruza 200 cidades e oito estados. Durante o trajeto há vários
pontos turísticos e lugares históricos. A estrada começa no estado de Illinois e termina no
estado da Califórnia.
No Brasil, a maior rodovia é a BR-101,
com 4.541 km de extensão, começando em Touros (RN) e terminando em São José do
Norte (RS). A mais importante, contudo, é a BR-116, que começa em Fortaleza (CE) e
termina em Jaguarão (RS), com 4.385 km de extensão. Ambas as rodovias são no
sentido norte-sul. FONTE:
www.tiocolorau.com.br,
em 14/06/2013.
BRONCA DO
LEITOR(A)/INTERNAUTA (388) – E afinal o que é um sindicato, senão a própria
categoria! Quando se promove uma discussão que é do total interesse da
categoria e se determina que será realizado um congresso onde se limita a
participação da categoria e se reserva, antecipadamente, 15 vagas para o
sindicato, embutindo ai o nome diretoria, pretende-se de antemão determinar,
antecipadamente, tudo que vai ser aprovado, precisando apenas a conquista de
mais 15 sindicalizados para se tornar maioria. Gente, sindicato é a categoria e
não a diretoria. A diretoria é uma representação para administrar a entidade e
não para decidir por ela. Eu gostaria de receber cópia de todos os documentos
relacionados a este congresso para entrar com um mandato de segurança,
determinando a realização de uma assembleia para a discussão do novo Plano de Cargos.
Quem tiver os e-mails de convocação desse congresso, regimento e tudo mais, que
por sinal eu não recebi, por favor me remeta. Por um sindicato justo, que
represente realmente a categoria, vamos à luta! Ivanaldo Xavier.
NOTA DO EDITOR. Bronca extraída do facebook do autor, onde ele questione um congresso
promovido pelo SINTAUERN – Sindicato dos Técnicos Administrativos da UERN.
FIQUE SABENDO... “SAC: a irritante
máquina que fala com o cliente”.
FONTE: www.endividado.com.br, via e-mail em 21/06/2013.
Humanização do sistema
traz economia para empresas, mas a falta de solução pode decepcionar mais.
RIO — Para resolver
seu problema, o consumidor liga para a empresa e é atendido por uma máquina que
“conversa” como se fosse uma pessoa. Esta forma de atendimento, quando
funciona, é uma maravilha para o consumidor e para a empresa, afirmam os
especialistas. A empresa economiza, e a humanização pode ser mais agradável do
que o atendimento seco da máquina. Mas o consumidor tem a percepção de que, com
a forma mais humana de atender, ele terá uma solução mais efetiva para seu
problema. Quando isso não acontece, fica mais irritado ainda.
O consultor Roberto
Madruga, presidente da Conquist Consultoria, afirma que a humanização é um
avanço do atendimento pela chamada Unidade de Resposta Audível (URA):
— Com o crescimento
do número de produtos e serviços oferecidos pelas empresas, e a junção de
vários serviços, a URA foi ficando muito grande, ficando impossível juntar
todas as opções de digitação num primeiro menu. Para solucionar isso,
dividiu-se a URA em níveis, como se fosse uma árvore. Mas, mesmo assim, era um
atendimento duro de uma máquina. O reconhecimento de voz foi uma solução para
que o consumidor possa pular níveis e chegar logo a quem poderá resolver seu
problema.
Madruga observa que a
customização do atendimento é vantajosa para ambas as partes: para o consumidor
é mais rápido chegar à solução, e a humanização é mais agradável; e a empresa
economiza com o atendimento humano, que é mais caro:
— Para funcionar, é
preciso que a URA de reconhecimento de voz seja bem dimensionada e as opções,
fáceis de entender. Além disso, é preciso ter as opções de cancelar e de falar
com um atendente de verdade no primeiro menu, segundo a Lei do SAC (Serviço de
Atendimento ao Cliente) — explica.
Especialista:
Humanização é melhor
O consultor ressalta
que a irritação do cliente se dá, principalmente, quando ele não encontra no
menu nenhuma opção que facilite a solução do seu problema. Com relação a
cancelamento, a empresa deve verificar o motivo do descontentamento e tentar
mudar a situação, pois em cerca de 50% dos casos a rejeição ocorre porque o
cliente não está utilizando bem o produto ou serviço.
Márcio Rolla,
especialista em comportamento do consumidor da Escola Superior de Propaganda e
Marketing (ESPM), concorda que, quando funciona, a humanização é melhor que a
URA fria.
— O grande problema
está na percepção do consumidor. Quando se é atendido pelo Eduardo da Oi, a
sensação é a de que se foi bem acolhido e também que se terá o problema
resolvido rapidamente. Quando não se consegue solução no primeiro momento, a
decepção é maior — diz Rolla.
Moisés Nunes está
tentando cancelar um produto da Net há três meses:
— Quando eu digo que
é cancelamento me transferem para outro setor, que não cancela. Ao chegar nesse
ponto, conto meu problema e sou transferido novamente. E muitas vezes nem
consigo ser atendido. Outro dia esperei o atendimento das 22h à meia-noite e
meia. Quando finalmente atenderam, ouvi que o horário para cancelamento era até
meia-noite. A questão é que eu fico dependendo da interpretação que a máquina
faz do que eu digo.
Outro consumidor, que
pediu para não ser identificado, comprou o serviço 3G da Claro para usar no
iPad. Ao receber o serviço também foi-lhe entregue uma linha fixa, que ele não
sabia que receberia e que nem funcionava.
— Liguei para reclamar,
e a atendente disse que minha área estava com problemas, que seriam
solucionados até às 17h. Eu dizia que minha área não tinha problemas e que
liguei por outra coisa, mas a máquina não entendia. É muito irritante, o
cliente fica sem saída.
A Oi informou que não
utiliza mais o mecanismo de reconhecimento de voz no atendimento.
A Net afirma que as
ligações feitas por Nunes para a Central de Relacionamento envolviam questões
sobre funcionamento dos serviços e pagamentos, que foram esclarecidas. A empresa
ressalta que a função da solução eletrônica é agilizar o atendimento e
direcionar as solicitações para as áreas responsáveis. E diz oferecer, no
atendimento eletrônico, a opção de contato com um representante.
Resolver problema
conquista cliente
Já a Claro argumenta
que a parte do atendimento da linha fixa é feita pela Embratel. Esta, por sua
vez, afirma que vai verificar o problema do leitor.
Ricardo Teixeira,
professor de Estratégias Empresariais da Fundação Getulio Vargas do Rio,
explica que três coisas irritam muito no atendimento virtual: um menu de URA
muito grande, no qual o cliente se perde nas opções; o cardápio não ter uma
escolha que identifique o seu problema; e não haver a opção de falar com um
atendente de verdade.
— Se o consumidor conseguir
resolver o problema dele no sistema virtual, ficará satisfeito. A questão é
que, mesmo que ele seja atendido por uma pessoa, quando o problema foge do
padrão ele cai num limbo. O atendente vai tentar encaixá-lo no que ele tem no
script. Quando não consegue, o problema aumenta, pois os atendentes são
treinados para responder a questões padrões. O problema do consumidor existe,
mas para o sistema é como se fosse impossível de acontecer — explica.
Segundo Teixeira, o
atendimento com uma pessoa é mais caro. Nos custos gerais de grandes empresas o
call center não pesa tanto, mas é preciso muito treinamento para que o
atendente consiga resolver o problema e conquistar a fidelidade do cliente:
— Num script
engessado, fica difícil o atendente encontrar soluções rápidas. As empresas
temem como o consumidor vai agir irritado e como os atendentes vão reagir, pois
tudo pode ser gravado e utilizado contra elas, por isso preferem o eletrônico.
Por outro lado, se o atendente tiver margem de atuação para resolver o
problema, terá um cliente satisfeito.
CONQUISTE SEU EMPREGO: BA. A Prefeitura de Cícero Dantas/BA realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 260
(duzentas e sessenta) VAGAS PARA CARGOS,
inscrições abertas até o dia 30/06/2013. Escolaridade exigida: Fundamental
/ Médio / Superior. Salários: 3.000,00.
Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
NACIONAL.
O MF – Ministério da Fazenda realizará CONCURSO
PÚBLICO, oferecendo 347 (trezentas
e quarenta e sete) VAGAS PARA VÁRIOS
CARGOS, inscrições abertas até o dia 30/06/2013. Escolaridade
exigida: Superior. Salários: até R$ 5.081,18.
Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
**********REGISTROS**********
= “AMIGOS/AS DE PARABÉNS” - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Ary Sérgio Filho
(dia 23), Daniele Silveira – Jornalista (24), Conceição Nogueira – Fundac (26),
Joana Lacerda – Professora e Sineide Lima – Fundac (28) e Gilberto de Souza –
Jornalista (29);
= "Grato pelo envio da Coluna DEMOCRATIZANDO A COMUNICACÃO - Edição 595 e 25ª do ano. Material de excelente qualidade , fonte de interesse dos pauteiros e acima de tudo, narração de muitos fatos que compõe o dia a dia dos norteriograndenses e dos mossoroenses em particular. Parabéns, grande Hermes Oliveira. José Maria Alves - Sistema JMA de Comunicação". – Obrigado meu grande incentivador, sem mais palavras meus desejos de saúde e paz a você e demais familiares;
= "Grato pelo envio da Coluna DEMOCRATIZANDO A COMUNICACÃO - Edição 595 e 25ª do ano. Material de excelente qualidade , fonte de interesse dos pauteiros e acima de tudo, narração de muitos fatos que compõe o dia a dia dos norteriograndenses e dos mossoroenses em particular. Parabéns, grande Hermes Oliveira. José Maria Alves - Sistema JMA de Comunicação". – Obrigado meu grande incentivador, sem mais palavras meus desejos de saúde e paz a você e demais familiares;
= Há 79 (23/06/1934)
nasceu o ilustre mossorense João Batista Cascudo Rodrigues, Bel. em
Direito, Geografia e História. Fundador da Saga Universitária Mossoroense,
Diretor da Escola Nacional de Administração Pública e Conferencista da Escola
Superior de Guerra, faleceu em Brasília/DF no dia 03/10/2009.
**********PANO
RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 525/2012
(de 21/06), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre o Dia
Internacional da Música; Projeto Devolve Contribuição ao INSS para Aposentado
que Trabalha; A Usina Hidrelétrica Belo Monte; Fraco Documento que Chega a
Cúpula da Rio + 20; Gilmar Henrique, repórter por uma Edição; Bronca do Leitor
(323) – Por Santino Arruda; FIQUE SABENDO: “21 de Junho: Dia da Música ou Dia
Internacional da Música”.
E na Edição 457/2011 (de 21/09) estes
foram os temas: Correios: Contas em
Dia, Mesmo na Greve; Mané Beradeiro, em São Paulo, na Expocristã; Genildo
Costa, Repórter por uma Edição; ADUERN, Categoria Firmou Acordo para Por Fim à
Greve; Bancários de Mossoró Renova Diretoria em 35%; Bronca do Leitor (256) –
Sadraque Sousa; FIGUE SABENDO: “E Quando o Maridão Não Quer mais Fazer Sexo?!;
- ESTÁGIO PROBATÓRIO –
Mais uma vez o governo do estado tenta confundir a
categoria, principalmente os professores que estão em estágio probatório,
dizendo que estes não podem participar das paradas organizadas pelo SINTE/RN.
Um ofício dirigido às escolas tratando desse assunto é mais um equívoco da
SEEC. “Basta ler a Lei 122 para saber que não tem nenhuma relação com a falta
coletiva e por motivo reivindicatório. Mais uma vez, afirmamos aos companheiros
em estágio probatório que podem e devem aderir e participar de todas as lutas
organizadas pelo Sindicato”. Esclarece a coordenadora geral Fátima Cardoso. FONTE: www.sintern.org.br,
em 20/06/2013;
- A MANIFESTAÇÃO É
CONTRA VOCÊ – O brasileiro se levantou contra toda essa corrupção e
violência. Um senso de indignação generalizado, de já ter tolerado demais,
apanhado demais. Mas se você foi à manifestação e usa carteirinha de estudante
para ter meia-entrada, mas não é estudante, você é parte do problema. Você não
tem moral para reclamar da corrupção deste país. O nome disso é hipocrisia. (Reclame
mesmo assim, por favor, porque são dois problemas diferentes). Se você joga
bituca de cigarro no chão, você trata a cidade como o seu lixo particular. Mas
a cidade é de todo mundo. As ruas estão nojentas e a culpa é sua. A
manifestação é contra você. Ah, você é ciclista, todo orgulhoso de ser
sustentável, um carro a menos, menos trânsito e CO2. Você reclama da
opressão do carro, mais forte, contra a bicicleta, o mais fraco. Mas você não
para no sinal. Não respeita a faixa de pedestres. Você até anda na calçada,
tornando-se o opressor do pedestre. Não se iluda: a manifestação é contra você.
Você leva o cachorro para passear e não recolhe o cocô. Ninguém admite, mas o
resultado está aí: nossas calçadas são um mar de merda. Calçada não é a privada
do seu totó. A manifestação é contra você. Então vai pra
rua, que estava na hora. Mas não esquece: a menifestação é contra você (...).
Por Renato Kaufmann FONTE: www.adital.com.br, m 18/06/2013;
- DIA: hoje é Dia do Aeroviário, Dia do Economiário, Dia do Gráfico, Dia do
Orquidófilo (que se ocupa na cultura de orquídeas) e Dia Mundial do Fusca.
Amanhã (23) será Dia
das Nações Unidas para o Serviço Público, Dia do Lavrador, Dia Universal
Olímpico.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos aeroviários, economiários, aos gráficos, orquidórilos,
colecionadores de fuscas, lavradores e olímpicos.
QUEM canta...
“Mas
é que se agora, pra fazer sucesso / Pra vender disco, de protesto / Todo mundo
tem que reclamar / Eu vou tirar meu pé da estrada / E vou também, entrar nessa
jogada... ”. (“Eu Também Vou Reclamar”.
Composição: Raul Seixas e Paulo Coelho – Canta: R. Seixas).
...os males
espanta.
VISITE
OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com;
www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net;
www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br;
http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com
e www.jornalporanduba.com/.
Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio
Ambiente agradece!
*Hermes Alves de Oliveira (54),
natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do
Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então
Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde
ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da
antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde
ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da
Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de
Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da
FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há
doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS –
Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em
1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS –
Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e
sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv.
Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste
em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos)
no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade
Civil pelo SINAI.
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