sábado, 22 de junho de 2013

DC - Coluna de Notícias 596. (Anexo slide: Porque os Países São Diferentes).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano V – Edição nº 596 (geral) e 26ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 22 de junho de 2013. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 25ª/52, Dias: 173/365 e faltam 192 dias para término do ano.

“Causo democrático!”
“Espaço reservado ao Francisco Martins – Mané Beradeiro, que por motivos profissionais está licenciado. Retorna, é só aguardar”. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Todo apoio aos protestos ordeiros e pacíficos em todo o país. Especialmente ao de hoje “Chegaaaa!!! Paz Mossoró” no nosso País de Mossoró. Após vamos ao SÊBadO porque hoje é sábado e boa leitura nobre leitor/a!

PETROBRAS É CONDENADA A INDENIZAR VÍTIMA DE CÂNCERCondenada por conduta negligente, a Petrobras terá de pagar R$ 500 mil de indenização por danos morais a um petroleiro aposentado por invalidez após ter contraído câncer na medula óssea devido ao contato com benzeno e outros produtos químicos. Ao julgar recurso da Petrobras que pedia redução do valor, a 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho entendeu que a quantia arbitrada foi proporcional ao dano sofrido pelo trabalhador, e não modificou a condenação.
A relatora, ministra Kátia Magalhães Arruda, destacou a gravidade do caso e o caráter pedagógico do valor da condenação. "A empregadora é empresa de grande porte, o que justifica o montante fixado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, levando em conta a sua capacidade econômica", assinalou.
Além de laudo técnico confirmando a presença de benzeno e produtos químicos tóxicos no ambiente de trabalho do petroleiro, a culpa da empresa, por negligência, ficou comprovada com a confissão do preposto de que eram necessário o uso de máscara e filtro para vapores orgânicos, equipamentos de proteção individual que não eram utilizados pelo trabalhador. FONTE: www.conjur.com.br, em 21/06/2013.

ERASMO FIRMINO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – “Convocamos” o nosso amigo e criador do Blog Tio Colorau para colaborar com o DC – Coluna de Notícias:
CURIOSIDADES - Conhecida por aparecer em livros, filmes e séries, a Rota 66 é uma estrada com aproximadamente 4.000 km localizada nos EUA. Faz um traçado completo do país, no sentido leste-oeste. Cruza 200 cidades e oito estados. Durante o trajeto há vários pontos turísticos e lugares históricos. A estrada começa no estado de Illinois e termina no estado da Califórnia. No Brasil, a maior rodovia é a BR-101, com 4.541 km de extensão, começando em Touros (RN) e terminando em São José do Norte (RS). A mais importante, contudo, é a BR-116, que começa em Fortaleza (CE) e termina em Jaguarão (RS), com 4.385 km de extensão. Ambas as rodovias são no sentido norte-sul. FONTE: www.tiocolorau.com.br, em 14/06/2013.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (388)E afinal o que é um sindicato, senão a própria categoria! Quando se promove uma discussão que é do total interesse da categoria e se determina que será realizado um congresso onde se limita a participação da categoria e se reserva, antecipadamente, 15 vagas para o sindicato, embutindo ai o nome diretoria, pretende-se de antemão determinar, antecipadamente, tudo que vai ser aprovado, precisando apenas a conquista de mais 15 sindicalizados para se tornar maioria. Gente, sindicato é a categoria e não a diretoria. A diretoria é uma representação para administrar a entidade e não para decidir por ela. Eu gostaria de receber cópia de todos os documentos relacionados a este congresso para entrar com um mandato de segurança, determinando a realização de uma assembleia para a discussão do novo Plano de Cargos. Quem tiver os e-mails de convocação desse congresso, regimento e tudo mais, que por sinal eu não recebi, por favor me remeta. Por um sindicato justo, que represente realmente a categoria, vamos à luta! Ivanaldo Xavier.
NOTA DO EDITOR. Bronca extraída do facebook do autor, onde ele questione um congresso promovido pelo SINTAUERN – Sindicato dos Técnicos Administrativos da UERN.

FIQUE SABENDO... “SAC: a irritante máquina que fala com o cliente”. FONTE: www.endividado.com.br, via e-mail em 21/06/2013.
Humanização do sistema traz economia para empresas, mas a falta de solução pode decepcionar mais.
RIO — Para resolver seu problema, o consumidor liga para a empresa e é atendido por uma máquina que “conversa” como se fosse uma pessoa. Esta forma de atendimento, quando funciona, é uma maravilha para o consumidor e para a empresa, afirmam os especialistas. A empresa economiza, e a humanização pode ser mais agradável do que o atendimento seco da máquina. Mas o consumidor tem a percepção de que, com a forma mais humana de atender, ele terá uma solução mais efetiva para seu problema. Quando isso não acontece, fica mais irritado ainda.
O consultor Roberto Madruga, presidente da Conquist Consultoria, afirma que a humanização é um avanço do atendimento pela chamada Unidade de Resposta Audível (URA):
— Com o crescimento do número de produtos e serviços oferecidos pelas empresas, e a junção de vários serviços, a URA foi ficando muito grande, ficando impossível juntar todas as opções de digitação num primeiro menu. Para solucionar isso, dividiu-se a URA em níveis, como se fosse uma árvore. Mas, mesmo assim, era um atendimento duro de uma máquina. O reconhecimento de voz foi uma solução para que o consumidor possa pular níveis e chegar logo a quem poderá resolver seu problema.
Madruga observa que a customização do atendimento é vantajosa para ambas as partes: para o consumidor é mais rápido chegar à solução, e a humanização é mais agradável; e a empresa economiza com o atendimento humano, que é mais caro:
— Para funcionar, é preciso que a URA de reconhecimento de voz seja bem dimensionada e as opções, fáceis de entender. Além disso, é preciso ter as opções de cancelar e de falar com um atendente de verdade no primeiro menu, segundo a Lei do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) — explica.
Especialista: Humanização é melhor
O consultor ressalta que a irritação do cliente se dá, principalmente, quando ele não encontra no menu nenhuma opção que facilite a solução do seu problema. Com relação a cancelamento, a empresa deve verificar o motivo do descontentamento e tentar mudar a situação, pois em cerca de 50% dos casos a rejeição ocorre porque o cliente não está utilizando bem o produto ou serviço.
Márcio Rolla, especialista em comportamento do consumidor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), concorda que, quando funciona, a humanização é melhor que a URA fria.
— O grande problema está na percepção do consumidor. Quando se é atendido pelo Eduardo da Oi, a sensação é a de que se foi bem acolhido e também que se terá o problema resolvido rapidamente. Quando não se consegue solução no primeiro momento, a decepção é maior — diz Rolla.
Moisés Nunes está tentando cancelar um produto da Net há três meses:
— Quando eu digo que é cancelamento me transferem para outro setor, que não cancela. Ao chegar nesse ponto, conto meu problema e sou transferido novamente. E muitas vezes nem consigo ser atendido. Outro dia esperei o atendimento das 22h à meia-noite e meia. Quando finalmente atenderam, ouvi que o horário para cancelamento era até meia-noite. A questão é que eu fico dependendo da interpretação que a máquina faz do que eu digo.
Outro consumidor, que pediu para não ser identificado, comprou o serviço 3G da Claro para usar no iPad. Ao receber o serviço também foi-lhe entregue uma linha fixa, que ele não sabia que receberia e que nem funcionava.
— Liguei para reclamar, e a atendente disse que minha área estava com problemas, que seriam solucionados até às 17h. Eu dizia que minha área não tinha problemas e que liguei por outra coisa, mas a máquina não entendia. É muito irritante, o cliente fica sem saída.
A Oi informou que não utiliza mais o mecanismo de reconhecimento de voz no atendimento.
A Net afirma que as ligações feitas por Nunes para a Central de Relacionamento envolviam questões sobre funcionamento dos serviços e pagamentos, que foram esclarecidas. A empresa ressalta que a função da solução eletrônica é agilizar o atendimento e direcionar as solicitações para as áreas responsáveis. E diz oferecer, no atendimento eletrônico, a opção de contato com um representante.
Resolver problema conquista cliente
Já a Claro argumenta que a parte do atendimento da linha fixa é feita pela Embratel. Esta, por sua vez, afirma que vai verificar o problema do leitor.
Ricardo Teixeira, professor de Estratégias Empresariais da Fundação Getulio Vargas do Rio, explica que três coisas irritam muito no atendimento virtual: um menu de URA muito grande, no qual o cliente se perde nas opções; o cardápio não ter uma escolha que identifique o seu problema; e não haver a opção de falar com um atendente de verdade.
— Se o consumidor conseguir resolver o problema dele no sistema virtual, ficará satisfeito. A questão é que, mesmo que ele seja atendido por uma pessoa, quando o problema foge do padrão ele cai num limbo. O atendente vai tentar encaixá-lo no que ele tem no script. Quando não consegue, o problema aumenta, pois os atendentes são treinados para responder a questões padrões. O problema do consumidor existe, mas para o sistema é como se fosse impossível de acontecer — explica.
Segundo Teixeira, o atendimento com uma pessoa é mais caro. Nos custos gerais de grandes empresas o call center não pesa tanto, mas é preciso muito treinamento para que o atendente consiga resolver o problema e conquistar a fidelidade do cliente:
— Num script engessado, fica difícil o atendente encontrar soluções rápidas. As empresas temem como o consumidor vai agir irritado e como os atendentes vão reagir, pois tudo pode ser gravado e utilizado contra elas, por isso preferem o eletrônico. Por outro lado, se o atendente tiver margem de atuação para resolver o problema, terá um cliente satisfeito.

CONQUISTE SEU EMPREGO: BA. A Prefeitura de Cícero Dantas/BA realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 260 (duzentas e sessenta) VAGAS PARA CARGOS, inscrições abertas até o dia 30/06/2013. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: 3.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
NACIONAL. O MF – Ministério da Fazenda realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 347 (trezentas e quarenta e sete) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 30/06/2013. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 5.081,18. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = “AMIGOS/AS DE PARABÉNS - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Ary Sérgio Filho (dia 23), Daniele Silveira – Jornalista (24), Conceição Nogueira – Fundac (26), Joana Lacerda – Professora e Sineide Lima – Fundac (28) e Gilberto de Souza – Jornalista (29);
 = "Grato pelo envio da Coluna DEMOCRATIZANDO A COMUNICACÃO - Edição 595 e 25ª do ano. Material de excelente qualidade , fonte de interesse dos pauteiros e acima de tudo, narração de muitos fatos que compõe o dia a dia dos norteriograndenses e dos mossoroenses em particular. Parabéns, grande Hermes Oliveira. José Maria Alves - Sistema JMA de Comunicação".  – Obrigado meu grande incentivador, sem mais palavras meus desejos de saúde e paz a você e demais familiares;
 = Há 79 (23/06/1934) nasceu o ilustre mossorense João Batista Cascudo Rodrigues, Bel. em Direito, Geografia e História. Fundador da Saga Universitária Mossoroense, Diretor da Escola Nacional de Administração Pública e Conferencista da Escola Superior de Guerra, faleceu em Brasília/DF no dia 03/10/2009.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 525/2012 (de 21/06), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre o Dia Internacional da Música; Projeto Devolve Contribuição ao INSS para Aposentado que Trabalha; A Usina Hidrelétrica Belo Monte; Fraco Documento que Chega a Cúpula da Rio + 20; Gilmar Henrique, repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (323) – Por Santino Arruda; FIQUE SABENDO: “21 de Junho: Dia da Música ou Dia Internacional da Música”. E na Edição 457/2011 (de 21/09) estes foram os temas: Correios: Contas em Dia, Mesmo na Greve; Mané Beradeiro, em São Paulo, na Expocristã; Genildo Costa, Repórter por uma Edição; ADUERN, Categoria Firmou Acordo para Por Fim à Greve; Bancários de Mossoró Renova Diretoria em 35%; Bronca do Leitor (256) – Sadraque Sousa; FIGUE SABENDO: “E Quando o Maridão Não Quer mais Fazer Sexo?!;
 - ESTÁGIO PROBATÓRIO Mais uma vez o governo do estado tenta confundir a categoria, principalmente os professores que estão em estágio probatório, dizendo que estes não podem participar das paradas organizadas pelo SINTE/RN. Um ofício dirigido às escolas tratando desse assunto é mais um equívoco da SEEC. “Basta ler a Lei 122 para saber que não tem nenhuma relação com a falta coletiva e por motivo reivindicatório. Mais uma vez, afirmamos aos companheiros em estágio probatório que podem e devem aderir e participar de todas as lutas organizadas pelo Sindicato”. Esclarece a coordenadora geral Fátima Cardoso. FONTE: www.sintern.org.br, em 20/06/2013;
 - A MANIFESTAÇÃO É CONTRA VOCÊO brasileiro se levantou contra toda essa corrupção e violência. Um senso de indignação generalizado, de já ter tolerado demais, apanhado demais. Mas se você foi à manifestação e usa carteirinha de estudante para ter meia-entrada, mas não é estudante, você é parte do problema. Você não tem moral para reclamar da corrupção deste país. O nome disso é hipocrisia. (Reclame mesmo assim, por favor, porque são dois problemas diferentes). Se você joga bituca de cigarro no chão, você trata a cidade como o seu lixo particular. Mas a cidade é de todo mundo. As ruas estão nojentas e a culpa é sua. A manifestação é contra você. Ah, você é ciclista, todo orgulhoso de ser sustentável, um carro a menos, menos trânsito e CO2. Você reclama da opressão do carro, mais forte, contra a bicicleta, o mais fraco. Mas você não para no sinal. Não respeita a faixa de pedestres. Você até anda na calçada, tornando-se o opressor do pedestre. Não se iluda: a manifestação é contra você. Você leva o cachorro para passear e não recolhe o cocô. Ninguém admite, mas o resultado está aí: nossas calçadas são um mar de merda. Calçada não é a privada do seu totó. A manifestação é contra você. Então vai pra rua, que estava na hora. Mas não esquece: a menifestação é contra você (...). Por Renato Kaufmann FONTE: www.adital.com.br, m 18/06/2013;
 - DIA: hoje é Dia do Aeroviário, Dia do Economiário, Dia do Gráfico, Dia do Orquidófilo (que se ocupa na cultura de orquídeas) e Dia Mundial do Fusca. Amanhã (23) será Dia das Nações Unidas para o Serviço Público, Dia do Lavrador, Dia Universal Olímpico.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos aeroviários, economiários, aos gráficos, orquidórilos, colecionadores de fuscas, lavradores e olímpicos.
QUEM canta...
Mas é que se agora, pra fazer sucesso / Pra vender disco, de protesto / Todo mundo tem que reclamar / Eu vou tirar meu pé da estrada / E vou também, entrar nessa jogada... ”. (“Eu Também Vou Reclamar”. Composição: Raul Seixas e Paulo Coelho – Canta: R. Seixas).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!


*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

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