domingo, 10 de fevereiro de 2013

DC - Coluna de Notícis 577. (Anxo slide: Entrevista Linda).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano V – Edição nº 577 (geral) e 7ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, domingo, 10 de fevereiro de 2013. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 6ª/52, Dias: 41/365 e faltam 324 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Nesta sua idade, não escolha marido para casar. Pois se perder este é mais fácil encontrar uma mortalha de segunda mão do que outro pretendente". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Domingo de carnaval, repousando em casa, e quem não tem galo sossega no silêncio da madrugada até quarta-feira!!! Estamos em pleno feriadão de carnaval! Boa leitura, nobre leitor/a!

RECORDISTA EM AÇÕES JUDICIAIS – Desembargadores da 24ª Câmara Cível do TJRS flagraram um caso que definem, em acórdão, como "especulação caracterizadora de abuso de direito": uma mesma mulher gaúcha, que se diz aposentada e sem condições de pagar custas processuais - tem em seu nome 143 processos em tramitação, mais 91 processos baixados e, destes, 79 com decisão de extinção do feito. Todas as 243 demandas são contra a Brasil Telecom (atual Oi); a maioria tem a mesma causa de pedir.

O desembargador Altair de Lemos Júnior, relator, imagina estar diante de "nítido objeto de obter alguma vantagem, quiçá na expectativa de algum descuido, revelia, perda de prazo, ou que for". Lançando mão dos últimos dados disponíveis sobre o preço da prestação jurisdicional no RS, o magistrado afirma que "conforme estudos de 2007, cada processo tem um custo para o Estado estimado em R$ 450. Assim, considerando as 234 ações da mesma parte contra a BrT, chega-se à cifra de R$ 105.300 que uma só pessoa debita na conta do Estado - o que equivale dizer, é pago pela sociedade".

O levantamento não menciona se um só advogado - ou mais - atua(m) em nome da mesma parte autora. Mas a singularidade da constatação de 234 ações instiga a que o TJRS e a OAB gaúcha façam verificações. Fonte: Espaço Vital, na base de dados do site www.endividdos.com.br, em 08/02/2013;

SINTE/RN REUNIRÁ FUNCIONÁRIOS EM 28/02 – Natal. A próxima reunião direcionada para os funcionários da Educação será no dia 28 de fevereiro, às 14h, na sede do Sindicato. A direção do SINTE-RN optou em mudar a data por compreender a importância do debate sobre "assédio moral" que foi o tema escolhido para o próximo encontro. Além disso, na data que seria realizada a reunião estará acontecendo o  I Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire.

A direção do SINTE-RN comemora a participação dos funcionários nas atividades desenvolvidas pelo Sindicato. No seminário 'Desafios para os funcionários', realizado no dia 25 de janeiro, funcionários de diversas escolas participaram. "Estiveram presentes pessoas de inúmeras escolas", disse Fátima Cardoso. A sindicalista citou ainda a presença dos aposentados. "Essa cultura vai pegar. Estamos nos mobilizando para convidar mais funcionários e aumentar essa lista", conclui a coordenadora geral. Fonte: www.sintern.org.br/.

DORISVÂNIA LIMA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Nossa assídua leitora vez por outra colaborando com a série, agora com um projeto próprio voltado para o coletivo. Vejam!

Estimados amigos, profissionais e parceiros, boa tarde! Divulgo um projeto pessoal e também coletivo... . Um sonho a ser concretizado, espero que a "I Oficina de Dinâmicas de Grupo" seja inesquecível e estou dedicando meus melhores esforços e muitas pitadas de carinho para que seja. Os interessados já podem entrar em contato e reservar a vaga via e-mail ou telefone. Conto com vocês para colaborarem no processo de divulgação! Conto com a contribuição de Dalvani Dantas, parceira de lutas e vitórias.
Dia 16/03/2013, no Vila Oeste (Av. Presidente Dutra): Turma A – 08h às 13h e B de 15h às 20h. "Ninguém vale pelo que sabe, mas pelo que faz com o aquilo que sabe." (Leonardo Boff).

Atenciosamente, Dorisângela Lima - Assistente Social, MBA em Gestão de Pessoas, Especialização em Gestão Pública (84) 8848-9182 / 9648-4559 - http://lattes.cnpq.br/6919786225274068.


BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (371)CARNAVAL EM MOSSORÓ... . Sinceramente, ja começou mal!!!! "Encerrado o desfile, o público presente à Estação das Artes poderá prestigiar o show do cantor cearense Flávio e Pizada Quente. Um dos cantores mais requisitados atualmente na região do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba. Com uma mistura de brega e forró, o cantor vem conquistando público por onde passa." (Fonte: Blog da prefeitura). Apesar do anunciado acima ser verdadeiro, sobre o artista tão requisitad, no RN CE e PB, nestes estados e no resto do país coisas ruins do mesmo tipo fazem sucess, estamos no país do BBB e CIA, é lamentável, a qualidade cultural, artística e musical servida ao povo!!!:

"Sou comprometido, mas não tem prolema, é só ligar para o celular do esquema"...;

"Bruuuuua, Bruuuuna, simora, Bruuuuna, olha o barulho do motor"...;

"Vai Adriaa, faz carinha de safada, bote dedim na boca, dsce devagar, desce de vagar"... .

Estas e outras "Pérolas" o rapaz deve despejar no público de maioria adolescente, que vai adorar, pois, afinal, eleas e elas (os jovens), não tem acesso a algo melhor, de qualidade, inclusive das rádios que produzem iso como se fosse o fino da música popular brasileira. Nossa juventude se deleita com mais uma "maravilha" (pra não dizer o contrário, ou seja, uma aberração), artística musical promovida com dinheiro público. Nem surpreso, nem decepcionado, mas triste e enojado! Morro pobre, mas não me entrego a esta imundice cultural.
José Walter da Silva, Coordenador e idalizador do Projeto Artes vs Lixo Cultural.

Apesar do anunciado acima ser verdadeiro, sobre o artista tão requisitado, no RN, CE e PB, nestes estados no resto pais coisas ruins do mesmo tipo fazem sucesso, estamos no pais do BBB e CIA, é lamentável, a qualidade cultural, artística e musical servida ao povo!!
"Eu sou comprometido, mas não tem problema, é só ligar para o celular do esquema"...
"Bruuuuna, Bruuuna, simbora, Bruuuna, olha o barulho do moto"... ,
"Vai Adriana, faz carinha de safada, bote dedin na boca, desce devagar, desce devagar"... .
Estes e outras "Perolas" o rapaz deve despejar no publico de maioria adolescente, que vai adorar, pois afinal eles e elas (os jovens), não tem acesso a algo melhor, de qualidade, inclusive das rádios que reproduzem isso como se fosse o fino da música popular brasileira, popular tipo massificada sim, com certeza, sabemos dos esquemas existente para isso, assim nossa juventude se deleita com mais uma "maravilha" (pra não dizer o contrario, ou seja, uma aberração), artística musical promovida com dinheiro público. Nem surpreso, nem decepcionado, mas triste e enojado! Morro pobre, mas não me entrego a esta imundice cultural!!
Jose Walter da Silva, Coordenador e idealizador do Projeto Artes vs Lixo Cultural.

FIQUE SABENDO... "A Democracia que não veio". Por Esther Vivas - Militante de Izquierda Anticapitalista. Miembro de la ed de Consumo Solidario y de la Campaña 'No te comas el mundo'. Miembro de Revolta Global-Esquerra Anticapitalisa y del Centro de Estudios sobre Movimientos Sociales (CEMS) de la UPF. Fonte: www.adital.com.br, em 08/02/2013.

Trabalhar no domingo equivalerá a trabalhar em um dia de semana, e aqueles que até o momento estavam isentos por motivos familiares, também terão que fazê-lo.

A abertura de um grande centro comercial, um supermercado… sempre vem associada à promessa de criação de emprego, dinamização da economia local, preços acessíveis e, definitivamente, ao progresso. Mas será esta a realidade? A distribuição comercial massiva se sustenta em uma série de mitos que, geralmente, sua prática desmente.

A Associação Nacional de Grandes Empresas de Distribuição (ANGED), o patronal da grande distribuição, que agrupa empresas como Alcampo, El Corte Inglês, FNAC, Carrefour, Ikea, Eroski, Leroy Merlin, entre outras, acaba de impor um novo e duro acordo a seus 230 mil empregados. A partir de agora, trabalhar no domingo equivalerá a trabalhar em um dia de semana, e aqueles que até o momento estavam isentos por motivos familiares, também terão que fazê-lo. Desse modo, fica ainda mais difícil conciliar a vida pessoal/familiar com a profissional, em um setor onde a maioria dos trabalhadores é formada por mulheres.

Além disso, aplica-se a regra de ouro do capital, trabalhar mais por menos: amplia-se a jornada de trabalha e diminui-se o salário. Da mesma forma, se as vendas caírem para abaixo do registrado em 2010, salários serão cortados em 5%. Chover no molhado em um setor por si só já extremamente precário. A ANGED, por sua vez, considera que "o acordo reflete o esforço de empresas e trabalhadores para manter o emprego". Mas que emprego?

E agora Caprabo, propriedade de Eroski, anuncia que quer demitir 400 trabalhadores, não aplicar o aumento salarial pactuado e cortar em 20% os salários de parte de seus funcionários. A culpada? A "previsível" queda nas vendas e a crise. No ano passado, curiosamente, a empresa anunciou que em 2011 seus lucros haviam aumentado 12%. A santa crise "resgata" de novo a empresa.

Nesse contexto, supermercados e criação de emprego parecem muito mais um paradoxo. São vários os estudos que observam como a abertura destes estabelecimentos implica, consequentemente, o fechamento de lojas e comércio locais e, portanto, a perda de postos de trabalho. Assim, desde os anos 80, e na medida em que a distribuição moderna se consolidava, o comércio tradicional sofria uma erosão constante e incontrolável chegando a ser hoje em dia quase residual. Se em 1998 existiam 95 mil lojas, em 2004 este número foi reduzido a 25 mil, segundo dados do Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente.

E se o pequeno comércio diminui, o mesmo ocorre com a renda da comunidade, já que a compra em uma loja de bairro repercute em maior medida na economia local do que a compra em uma grande rede varejista. Segundo um estudo de Friends of the Earth (2005), na Grã Bretanha, 50% dos lucros do comércio em pequena escala retorna ao município, normalmente através da compra de produtos locais, salários dos trabalhadores e dinheiro gasto em outros negócios, enquanto que empresas da grande distribuição reinvestem apenas insignificantes 5%.

Ademais, devemos nos perguntar que tipo de emprego os supermercados, redes de desconto e hipermercados fomentam. A resposta é fácil: jornadas de trabalho flexíveis, contratos a tempo parcial, salários baixos e tarefas rotineiras e repetitivas. E o que acontece se alguém decide se organizar em um sindicato e lutar por seus direitos? Se o contrato de trabalho for precário, é melhor ir se despedindo do seu trabalho. Wal-Mart, o gigante do setor e a multinacional com o maior número de trabalhadores no mundo todo, é o exemplo por excelência. Seu slogan "Sempre preços baixos", pode ser substituído por "Sempre salários baixos". E não só isso, um estudo sobre o impacto do Wal-Mart no mercado de trabalho local, de 2007, concluía que por cada posto de trabalho criado pelo Wal-Mart, 1,4 postos de trabalho eram destruídos nos negócios preexistentes.

Mas as consequências negativas da grande distribuição para os que participam da cadeia de produção, distribuição e consumo não acabam aqui. Desde os agricultores, que são os que mais perdem com as grandes varejistas, obrigados a acatar condições comerciais insustentáveis e que os condenam à desaparição, até consumidores instados a comprar para além de suas necessidades produtos de má qualidade e não tão baratos quanto parecem, até um tecido econômico local que se fragmenta e descompõe. Este é o paradigma de desenvolvimento que promovem os supermercados, de onde a grande maioria de nós sai perdendo enquanto uns poucos sempre ganham. (Traduzido por Natália Mazotte, do Canal Ibase. +info: http://esthervivas.com/portugues).

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A Prefeitura de Apodi realizará PROCESSO SELETIVO, oferecendo 68 (sessenta e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, em dois editais, inscrições abertas até o dia 14 fevereiro/2013. Escolaridade exigida: Fundamental /Médio / Superior. Salários: 8.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
CE. A Prefeitura de Iguatu/CE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 38 (trinta e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGS, inscrições até o dia 23 de feveriro/2013. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 1.611,32. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "AMIGOS/AS DE PARABÉNS" – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Emery Costa – Jornalista (13), Janaiky Almeida – A. Social, Marcos Oliveira e Symara Tâmara, Arimatéia Lucas e Cesimar Oliveira – Colunista (15);

 = "Leitura na íntegra da Coluna Democratizando a Comunicação. Não há necessidde de salvá-la em uma pasta qualquer, pois no meu modesto blog www.sistemajma.blogspot.com também abri um link ao lado direito da tela do blog do Hermes Oliveira". José Maria Alves. – Obrigado meu grande amigo, o Super Zé, meu incentivador e parceiro. Saúde e paz é nosso desejo a você e demais familiares;

 = "Um abração, prezado Hermes. Walter Gomes". – Mestre jornalista Walter, é de satisfação imensa tê-lo em nossa lista de leitores e muito agradecido pelo envio, regular, do jornal Brasília em Dia. Para quem interessar acompanhar a distância é só acessar o site: www.brasiliaemdia.com.br, recomendo a leitura da Coluna Leitura Dinâmico assinada pelo Sr. Walter Gomes. Saúde cara!!!;

 = Há exatos 78 anos (10/02/1935) foi fundada a Escola Técnica de Comércio União Caixeiral, em Mossoró/RN.

**********PANO RÁPIDO**********
 - Memórias: Na edição nº 440/2011 (de 02/07), relatamos os seguintes temas: Torcedor Barrado no Estádio Ganha Indenização; Mané Beradeiro Lança Cordel de Nº 05; Extensionistas Rurais, da Emater, Emitem Nota; Sindicato dos Radialistas do RN Convoca Categoria; Maria dos Aflitos, Repórter por uma Edição; VII Conferência Municipal de Assistência Social; FIQUE SABENDO: Poluição do Rio Mossoró, por Lourenço Neto. E na Edição 488/2012 (de 12/02) estes foram os temas: Gordurinhas Extras no Corpo; Juros para Compra de Veículo; ADUERN: Atividades para Sócios e Comunidade; Kalianne Pereira, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (286) – Santino Arruda; FIQUE SABENDO: Quando o Diálogo e o Cuidado são Armas de Governar – Por Selvino Heck;

 - Francisco Almeida Lopes – Cocota – Voz, violão e saudade: conhecido popularmente por "COCOTA", natural de Mossoró-RN, nascido a 9 de fevereiro de 1935, filho de Messias Lopes de Macedo e Joana de Almeida Lopes. As gerações presentes têm o direito de saber que houve uma época em que a vida era vivida com inteligência e sensibilidade, de longe do vazio a que às vezes se reduz o cotidiano de todos. Uma época sem drogas, sem violência e sem AIDS, nem gripe suína, quando os violões invadiam, dolentemente, as madrugadas de Mossoró. Esta é época de COCOTA que marcou época com um estilo romântico de interpretar canções pelo simples prazer de cantar. Na flor dos seus 26 anos de idade, COCOTA deixou esta vida vítima de assassinato por causa até hoje pouco explicadas, a 12 de fevereiro de 1961. FONTE: Por Rinaldo Barros, publicado na Jornal Gazeta do Oeste, na base de dos do site: http://oestenews-musica.blogspot.com/ em 11/10/2009;

 - Queda de braço - O Governo Rosalba está conseguindo unificar todas as forças com quem mantém diferentes quedas de braço. O Legislativo esperneia devido os vetos e não está aceitando passivamente a convocação extraordinária tão próxima do período legislativo que está chegando; o Judiciário ressentido com cortes orçamentários resolveu dar ganho de causa a alguns servidores que se ressentem da falta de efetivação dos seus planos de cargos. Dificuldades que se somam, facilidades que se somem. Fonte: Coluna Prosa & Verso – por Crispiniano Neto, www.defato.com, em 09/02/2012;

 - DIA: ontem foi Dia do Apresentador de Circo e sábado de Zé Pereira. Amanhã (11) será Dia do Zelador e Dia Mundial do Enfermo.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos apresentadores de circo, zeladores e enfermos no mundo.
QUEM canta...
"Eu quero é botar meu bloco na rua / Brincar, botar pra gemer / Eu quero é botar meu bloco na rua / Ginga pra dar e vender..." . ("Eu é Quero Botar Meu Bloco na Rua". Autoria: Sérgio Sampaio – Canta: S. Sampaio).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário