quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

DC - Coluna de Notícias 578. (Anexo slide: A alma do mundo... - Chico Xavier).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano V – Edição nº 578 (geral) e 8ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.



Mossoró/RN, quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 8ª/52, Dias: 45/365 e faltam 320 dias para término do ano.

 

"Causo democrático!"

"(Filho) - Pai quando eu crescer quero ser igualzim a você. (Pai) - Puxa!, muito obrigado filho. (Mãe) - Eu já avisei para você parar com estes sonhos bestas!". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:


A mídia em geral, os facebooks invadem meus veículos de comunicação com os balanços do que fizeram os foliões neste carnaval. Mais satisfações do que reclamação graças a Deus e aos santos protetores que cada um tem. Como sou filho de Deus uso esse espaço para meu balanço de Carnaval 2013: muito repouso, gastei cento e vinte reais e alguns centavos em refeições com a família em 3 restaurantes (depois de rodar a cidade inteira a procura de um aberto), e o saldo positivo do repouso com saúde e livre de paredões e engarrafamentos de volta pra casa. Uma dica aos internautas..., quando postarem fotos com alguém, identifique pelo menos uma ou duas pessoas próximas em caso de fotografia com muita gente! A amiga Rejane Pinto postou uma e foi fácil identificar o grande amigo Nazareno Silva, tudo gente boa, beleza então. Boa leitura, nobre leitor/a!


MOTORISTA QUE PASSA SINAL AMARELO é responsável por acidente – Caminhoneiro que ultrapassa o sinal amarelo em via urbana age de modo imprudente, sendo, portanto, responsável pelos acidentes que causar. Com esse entendimento, a Câmara Especial Regional de Chapecó, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, determinou o pagamento de R$ 20 mil por danos morais à mãe de um motoqueiro, morto em acidente de trânsito em 2008.


"Seu dever de condução, especialmente por ser um caminhão trafegando em via urbana, deveria ter sido de muito mais cautela, de modo que, ao ter transposto o sinal amarelo e não alcançando passar o seu veículo na totalidade pelo mesmo, sendo que a colisão ocorreu no 'cavalo' do veículo, ou seja, quando estava iniciando o cruzamento, agiu imprudentemente e deve ser responsabilizado por esta conduta", afirmou o desembargador substituto Eduardo Mattos Gallo Júnior em seu voto.


Na Apelação, o proprietário do caminhão buscou afastar sua responsabilidade, com o argumento de que seu empregado era quem deveria responder a processo pelos fatos. Pediu ainda a suspensão da ação indenizatória até o fim da tramitação do processo penal correspondente. Os dois pedidos foram rejeitados pelo desembargador.


Segundo Gallo Júnior, a legislação é clara ao estabelecer que o empregador é responsável pela reparação civil decorrente de atos de seus empregados no exercício de suas atribuições. O relator fundamentou a continuidade da ação civil com base no princípio da celeridade processual. Sobre o mérito da questão, o relator apontou culpa exclusiva do motorista do caminhão, que confessou ter atravessado a via no sinal amarelo. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-SP. Apelação Cível 2012.051758-8. Fonte: www.conjur.com.br/.


SEMINÁRIO TEMÁTICO DE GESTÃO AMBIENTAL –"Sistema de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos: possibilitando ações a partir da visão sistêmica", este é tema IV SEMINÁRIO TEMÁTICO DE GESTÃO AMBIENTAL que se realizará nos dias 27 e 28 (quarta e quinta-feira) deste mês, no auditório da FAEF – Faculdade de Educação Física –Campus Central da UERN. Inscrições no período de 18 a 27/02, com limitações de vagas, no valor único de R$ 5,00 (cinco reais). Informações complementares pelos números:3315-2237 – CEMAD, 3315-2197 – DECB ou pelo celular nº. 9611-0088 com o Prof. Ramiro Camacho.


LUIZ CARLOS MARTINS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Nosso estimado e assíduo leitor, sempre atento as nossas publicações nos manda e-mail com o título "Praça do Abolição I é alvo de vandalismo", e solicita providências ao poder público municipal. Leiam!

Mossoró/RN, 12 de fevereiro de 2013. Caro Hermes Oliveira,


Como você sabe, moro há longas datas, nas proximidades da Praça Otacílio Negreiros Pimenta (ex-Praça da Caixa d'Água do Abolição Um), no Conjunto Abolição I, que nestes últimos dois dias de carnaval, foi alvo de vandalismo, quando vândalos quebraram, de propósito, todas as luminárias da quadra poliesportiva, e da praça como um todo. Aliás, no dia 01 de fevereiro, a Chefia de Gabinete da Senhora Prefeita de Mossoró respondeu a uma correspondência do nosso Mandato na Câmara Municipal, de 24/01/2013, sobre a segurança patrimonial daquele logradouro, onde afirma textualmente: "informo que por determinação da Excelentíssima Senhora Prefeita Cláudia Regina Freire de Azevedo, a praça será protegida pela Ronda Ostensiva Municipal – ROM U e do Grupo de Ações Táticas – GAT, a fim de garantir a segurança dos cidadãos que utilizam aquele equipamento público."


Caro editor do DC, em nome dos cidadãos e cidadãs moradores da nossa comunidade, apelamos para os gestores da ROMU e do GAT, que em caráter de urgência-urgentíssima, comecem a fazer as rondas determinadas pela Senhora Prefeita, e que, a partir desta quarta-feira, 13/02/2013, as novas luminárias sejam colocadas, para que nossa Praça saia do blecaute total em que se encontra.


Manifestamos nossos agradecimentos antecipados a você por repercutir as demandas da nossa comunidade, no seu conceituado Democratizando a Comunicação.

Atenciosamente, Luiz Carlos - Vereador (PT) e comunitário do Conjunto Abolição I – Nesta.


BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (372)E os bons estão calados, com medo, temerosos das perseguições e ameaças, da violência, da truculência dos mandatários, das desonestidades, da corrupção judiciária, policial, do poder de quem manda, da força do nosso dinheiro pagos em impostos, da supremacia dos traficantes de drogas, do uso desonesto do nome DEU$ por bandidos travestidos de bispos, pastores, discípulos ladrões chefes de Igrejas, todas alienadoras. Os BONS estão todos acuados, estão com medo, estão calados em um profundo silêncio, "O silencio dos bons". rOgério Dias. Em 08/2/2012.


"O que me preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que mais me preocupa é o silêncio dos bons." - Martin Luther King.


FIQUE SABENDO... "O Dia do Amor". Por Gilda Carvalho. Fonte: www.amaivos.com.br.


Nossa origem está em Deus e se Deus, como nos diz João Evangelista, é Amor (1 Jo 4,4), somos moldados para sermos criaturas amadas, amorosas e amantes. Amadas.


Há algum tempo escrevo sobre efemérides: dia dos pais, das mães, dos namorados, do amigo, e por aí vai... . Neste ano, pediram-me para escrever sobre o Dia do Amor, a ser comemorado em 14 de fevereiro. Coincidentemente – ou não, pois não saberia aqui distinguir, – em muitos países comemora-se neste dia o Valentine Day, ou o Dia dos Namorados, que no Brasil é comemorado em 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antonio, o santo das moças casadoiras.


De todo modo, Valentine Day foi instituído por ser o dia de São Valentim, santo martirizado nos primórdios do Cristianismo justamente por ter lutado contra um decreto do imperador romano que proibia o casamento como forma de facilitar o ingresso dos rapazes no exército, e realizava casamentos em segredo. Ao ser descoberto, foi preso e decapitado. Valentim acreditava no amor: dos homens e de Deus.


Daqui, retomo o início deste texto. Escrever sobre datas que aparentemente são apenas comerciais pode ser uma via de descobertas interessantes, fazendo-as adquirir um significado novo, mais profundo e que revela sentidos até então não percebidos. Pois bem: o dia do Amor. Por que comemorar algo que deve ser celebrado todos os dias? Que sentido há nisso?


Comemorar o amor pode provocar uma reflexão sobre o sentimento em si e os laços e ações que a partir dele estabelecemos com os outros em nossas histórias. Todos nós, em algum momento experimentamos o amor: alguns o vivem com maturidade, outros com intensidade, outros fogem dele, enfim, amar e ser amado é a experiência mais essencial do ser humano. São reflexões profundas, que passam por experiências de vida, desde a tenra infância e que somente cada um de nós poderá fazê-la. Deixo-as, portanto, para vocês.


Há, contudo, uma raiz que toca a questão da fé. Somos seres criados por e para o amor. Se acreditamos que nossa origem está em Deus e se Deus, como nos diz João Evangelista, é Amor (1 Jo 4,4), somos moldados para sermos criaturas amadas, amorosas e amantes. Amadas porque Deus nos ama primeiro e esta verdade deve ser o fundamento de nossa fé. Amorosas porque uma vez que experimentamos o amor somos capazes de estabelecer relações sadias, fundamentadas por toda a sorte de sentimentos que advém do amor em si mesmo. Amantes, porque aquele que é amado deseja amar.  Desde os primórdios, santos e santas, místicos e poetas, nos falam sobre o amor de Deus – muitos, por esse amor deram suas próprias vidas e dedicaram sua existência. Tudo movido pela experiência de encontro com Jesus Cristo, o Amor encarnado na humanidade.


Por que Jesus Cristo seria o modelo de amor a ser vivido por nós? Como Ele que apenas viveu em nosso meio, mas não experimentou as agruras dos desencontros do amor na sua forma mais ordinária, que é aquela que estabelece a relação amorosa entre um homem e uma mulher, poderia nos falar sobre isso? Jesus é modelo de amor porque nos ensina que acima e além do amor-paixão – este, sim, muitas vezes comercial e comercializado – há o amor pelo outro, por sua essência. Por isso, deixa como mandamento que nos amemos tal como Ele nos amou. O amor de Jesus é o amor que promove, que liberta, que cura, que dá sentido, que resgata para a felicidade o ser humano. E este tipo de amor independe de seu objeto de ação: se é dedicado aos que sofrem, se é vivido a dois ou em famílias, se está em serviço de alguma causa. É o amor universal, o amor-ágape, amor-comunhão, que resgata tudo e todos para a vida em abundância.


É verdade que ainda somos muito pequenos para sermos capazes de amar com a perfeição com que fomos amados por Jesus. Por isso, a importância de comemorar essa data, para que possamos refletir sobre o que estamos fazendo com o mais precioso dom que temos dentro de nós: o dom de amar. Feliz Dia do Amor!


CONQUISTE SEU EMPREGO: CE. A Secretaria das Cidades do Estado do Ceará realizará PROCESSO SELETIVO, oferecendo 92 (noventa e duas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições reabertas para o período de 18/02 a 20 de março/2013. Escolaridade exigida: Superior. Salários: 7.580,95. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;


SE. A UFS –Universidade Federal de Sergipe realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 24 (trinta e oito) VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições até o dia 21 de fevereiro/2013. Escolaridade exigida: Fundamental Superior. Salários: até R$ 7.627,02. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;


**********REGISTROS**********

 = "AMIGOS/AS DE PARABÉNS" – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Emery Costa – Jornalista (13), Janaiky Almeida – A. Social, Marcos Oliveira e Symara Tâmara, Arimatéia Lucas e Cesimar Oliveira – Colunista (15);


 = "Que maravilha!!! Enquanto existir pessoas assim levantando essa bandeira a cultura vai sempre sobreviver... . Fale para ao grande e incansável Walter Silva que preciso de um CD dele, pois, conheci uma pessoa aqui em Belém relacionado a cultura que administra uma radio alternativa que e só toca musicas de qualidade, de cantores independentes... Já repassei pra ele os CDs de Genildo Costa e de Maurilio Santos. Quero passar um do Walter ok?, um forte abraço e salve o CUS – Conselho Único do SEBadO Evandro Cunha - Coordenador de QSMS. Terminal Aquaviário de Belem, Transpero/Petrobras - Conel Engenharaia Ltda".Positivo grande poeta, músico, cantor, ufa!!! Já passei este recado para o Walter, suas faltas no Sêbado já estão abonadas. Ia esquecendo, o Marcos falou que responsável de registrar suas faltas é o Antônio Francisco!!!;


 = "Obrigada pela divulgação querido Hermes. E especialmente, obrigada pelo anexo, é uma linda reflexão. Por mais que seja extremamente necessário aceitar os outros e a nós mesmos como somos, isso ainda é coisa rara! Bom final de semana! Abraço, Kleylenda Linhares".Não há de que agradecer estima da Kley, esse espaço é para registrar os acontecimentos e expor sentimentos. Kley refere-se a sua inclusão no quadro Repórter por uma edição 575 e ao slide, anexo, sob o título "Aceite-me como sou". Lindo mesmo e muito forte para uma boa reflexão. Saúde amiga.


 = Há exatos 117 (14/02/1896) a cidade de Mossoró era iluminada por lampiões a querosene. No orçamento constava a verba de seiscentos réis para a iluminação pública. Ocasião em que criou-se o Cargo de Zelador da Iluminação Pública e autoriza-se a compra dos lampiões. Segundo o historiador Câmara Cascudo (in memorian).


*********PANO RÁPIDO**********

 - Memórias: Na edição nº 441/2011 (de 06/07), relatamos os seguintes temas: De Falida a Autogestão por Trabalhadores; Documentário: Criança, a Alma do Negócio; Rosalba Não Se Deu Bem em C. Novos; Dionízio do Apodi, Repórter por uma Edição; SINAI Cancela Realização de Curso Sobre OLT;SINTE/RN a Pedido de Ilegalidade da Greve; Cineclube Exibirá "Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas"; Bronca do Leitor (240) – Crispiniano Neto; FIQUE SABENDO: Estatuto do Idoso: sentença manda funcionária do BB. E na Edição 489/2012 (de 15/02) estes foram os temas: De Falida a Autogestão por Trabalhadores; Documentário: Criança, a Alma do Negócio; Rosalba Não Se Deu Bem em Currais Novos; Dionízio do Apodi, Repórter por uma Edição; SINAI Cancela Realização de Curso Sobre OLT;SINTE/RN a Pedido de Ilegalidade da Greve; Cineclube Exibirá "Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas"; Bronca do Leitor (240) – Crispiniano Neto; FIQUE SABENDO: Estatuto do Idoso: sentença manda funcionária do BB;


 - Velha mídia sempre foi contra o trabalhador: Historicamente, a chamada grande imprensa tem se colocado contra os interesses da classe trabalhadora. Como instrumento de classe, essa mídia defende os interesses dos seus proprietários e da burguesia. Basta dar um pequeno giro no tempo para constatar o quanto os interesses nacionais e dos trabalhadores foram vergonhosamente combatidos. E por isso mesmo ela se tornou conservadora, venal e golpista. Ardilosamente, o baronato da mídia manipula, deturpa, omite, mente, criminaliza os movimentos sociais e procura incutir na cabeça dos trabalhadores que faz tudo isso para defender os próprios trabalhadores. A repetição à exaustão de uma opinião ou de uma mentira acaba pegando alguns incautos. Contudo essa realidade hoje é bem diferente de duas décadas atrás . Por Messias Pontes, jornalista e integrante da Comissão de Ética do Sindjorce. Fonte: www.adital.com.br, em 06/02/2012;


 - Estatística - Segundo levantamento feito pelo Hospital Regional Tarcísio Maia, em 2012, 6.902 pessoas deram entrada nessa unidade hospitalar vítimas de acidente de trânsito, número que impressiona. A maioria acidentes de motocicletas, 4.920., Fonte: Coluna Raio X – Por Ciro Ney, www.gazetadooeste.com.br, em 08/02/2012. Nota do editor. O que corresponde a 71.3%;


 - DIA: Ontem (13) foi Dia do Serviço de Assistência Religioso do Exército - Finda a guerra, o governo brasileiro instituiu frei Orlando como patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército, criado, em caráter permanente, por decreto-lei, no ano de 1946. Hoje é o Dia Internacional do Amor.


DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos assistentes religiosos do exército e aos praticantes na arte de amar o bom amor com responsabilidade e todas as habilidades.


QUEM canta...

"E quando eu mais precisava você não estava clamei por você. / Amor,... amor,... amor... / Estou aqui, aqui , aqui,... / Amor,...amor,...amor... / Espero por ti, por ti, por ti..." . ("Amor Amor Amor". Autoria: Indisponível – Canta: Nilton César).

...os males espanta.

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

 

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

 

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário