sábado, 16 de fevereiro de 2013

DC - Coluna de Notícias 579. (Anexo slide: Cuida de mim!).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano V – Edição nº 579 (geral) e 9ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 16 de fevereiro de 2013. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 8ª/52, Dias: 47/365 e faltam 318 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Casamento, meu filho, é o único crime que já ve acompanhado com o castigo: a sogra!!!". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Os servidores públicos do estado têm uma importante jornada, a partir de segunda-feira (18), para fazer valer sua força de organização. É a Campanha Salarial 2013 que se inicia com as assembleias gerais que acontecem até o dia 28 de fevereiro, não adianta ficarem esperando tão somente pelas ações do seu sindicato. Vale fazer o conjunto de forças levando suas ideias e dando opiniões para o enfrentamento com o governo, vez que só tem massacrado suas categorias e vem sucateando todos os setores de prestação de serviços. Visite o site do SINAI (www.sinairn.com.br) e confira a data de assembleia de sua categoria e participe! A primeira fase da Campanha Salarial encerra-se com a entrega da Pauta Unifica, ao governo do RN, em ato público com o Fórum Estadual de Servidores previsto para o dia 06/03/2013 ás 10h na governadoria. Vamos participar! Boa leitura, nobre leitor/a!

GREENPEACE: O DUELO DA MODA, desafie a moda a limpar sua roupa – Você está antenado na moda? Pois nós estamos. A maioria dos consumidores já decretou que não quer produtos que estejam envolvidos com o desmatamento das florestas ou com a poluição tóxica dos rios. Mesmo assim, a indústria têxtil ainda não se adaptou totalmente aos desejos do mercado. Para zelar pela vontade do público, nós montamos um ranking com as maiores marcas de alta costura da França e Itália, cobrando que elas adequem suas políticas de produção à conservação do meio ambiente.

Sapatos, bolsas e cintos que circulam o mundo inteiro nos armários das pessoas muitas vezes provêm do gado que habita áreas desmatadas ilegalmente na Amazônia, ou vêm fazendas que invadiram áreas protegidas ou que possuem trabalhadores em condições análogas à escravidão.

Para mudar esse cenário e incentivar as boas práticas no mundo da moda, propomos um duelo entre as maiores empresas internacionais. Quem sai ganhando são as florestas e as águas. Como consumidor, contamos com você para cobrar ações concretas das suas marcas preferidas. Você também pode ajudar a interromper essa cadeia criminosa aqui no Brasil. Compartilhe a petição pela lei do Desmatamento Zero e proteja nossas florestas. Por Márcio Astrini – Coordenador da Campanha Amazôna. Fonte: www.greenpeace.org.br/.

STF SUSPENDE BLOQUEIO DE VERBA destinada ao pagamento do PCCR dos servidores da FJA. O bloqueio feito na conta do Governo do RN no valor de 5 milhões e 500 mil para pagamento do Plano de Carreira dos servidores da Fundação José Augusto foi suspenso ontem (15). O motivo é que o Governo conseguiu uma liminar no Supremo Tribunal de Justiça que autoriza a suspensão do bloqueio e, consequentemente a execução de todo o processo.

Para a direção do SINAI o Governo está ganhando tempo, mas de posse da informação da decisão dessa liminar o Sindicato já está providenciando a ida de um de seus advogados a sede do STF em Brasília ou até mesmo a contratação de um profissional naquela cidade para suspender essa liminar e acompanhar de perto todo o processo. Até segunda-feira (18) a direção do SINAI, juntamente com a assessoria jurídica, terão uma posição acerca do que será feito para que os trabalhadores tenham seus direitos garantidos. Fonte: www.sinairn.com.br/.

CANDIDATAS LANÇAM CAMPANHA VIA REDES SOCIAISLançamento da campanha de Ana Dantas e Gláucia Russo será na Internet nesta segunda-feira (18), de 16h às 17h30, ocasião do período oficial de campanha para a reitoria da UERN-Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. As candidatas Ana (reitora) e Gláucia (vice-reitora) optaram por fazer o lançamento do material de campanha na Internet, considerando que a Universidade, além de Mossoró onde fica o Campus Central, ainda está presente em 16 cidades espalhadas pelo RN. Desde a definição dos seus nomes para a disputa, Ana e Gláucia têm usado a tecnologia para diminuir distâncias entre os cinco campi avançados, os onze núcleos e a sede e permitir voz a toda a comunidade acadêmica.

As candidatas definiram a frase "A UERN que Queremos" como slogan da campanha. Ana Dantas explica: "Porque esse não é um projeto pessoal meu ou de Gláucia. Já estamos dando o primeiro passo em direção a um novo paradigma, um novo modo de sonhar e trabalhar. Ao contrário do que tem sido comum na UERN, nossa candidatura representa a certeza de um grupo grande de professores, funcionários e estudantes. Sabemos que juntos podemos construir a UERN que queremos". Estella Dantas – Jornalista (84) 9401-7111.

WALTER SILVA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – O conhecido parceiro e amigo já colaborou com este veículo comunicativo em várias situações, hoje, estreia na série. Leiam!

Projeto artes vs Lixo Cultural: 11 anos / turnê 2013.
Caros amigos e amigas, saudações! Apesar não haver patrocínio para a turnê deste ano, mas com o inicio das aulas na segunda-feira, dia 18, vamos dar início aos trabalhos do Projeto Artes vs Lixo Cultural da forma que for possível. No ano passado deixamos de atender algumas escolas mas, este ano as colocaremos como prioridade, como também escolas que ainda não visitamos, ou seja, que não foi feito nenhum trabalho.

REABRINDO AGENDA: Não tinha, ainda, previsão de fazer agenda, mas recebemos um convite do Professor Alexandre Neves – Diretor da Escola Estadual Cunha da Mota para abrir o ano letivo daquela unidade de ensino, não podíamos recusar este maravilhoso convite. Assim amigos, professores e diretores de escolas, que ja conhecem ou que desejam conhecer meu trabalho ja podem entrar em contato para agendarmos palestras em sua escola.

INOVAÇÃO: Este ano faremos mudanças, alem de atendermos escolas públicas (gratuito) e particulares (*), sobre a questão cultural, incluiremos temas como "Motivação e Meio Ambiente" e "Indústria Cultural e Consumo".
Grande abraço, Walter Silva – Idealizador e produtor. Contatos: (84): 9929-2745 (TIM), 8893-8132 (OI) ou pelo e-email: jswaltersilva@yahoo.com.br
* As palestras são gratuitas para escolas públicas, para às particulares é cobrado o valor de hora/aula.

FIQUE SABENDO... "O Misterioso Mundo da Mente e Suas Nuances para o Bem e para o Mal". Por Flávio Rezende - É escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN (escritorflaviorezende@gmail.com).

Nos leva ao êxtase e a loucura, a comemoração e a depressão, muitas vezes, em questão de segundos.

Os estudiosos de uma maneira geral já mergulharam em praticamente todos os aspectos da vida, ofertando no altar de nossas existências, explicações para as mais variadas nuances das doenças, dos objetos que nos prestam servidão, o desenvolvimento das espécies, a estrutura das microestruturas e os escaninhos da mente.

Apesar de discordâncias aqui e ali, está posta na mesa o cardápio de explicações que podem ser estudadas, contestadas, reforçadas e atualizadas, dando a humanidade uma estrada já bem pavimentada de saber, com o mapa da vida já quase completo, faltando encaixar uma peça aqui, outra ali, para que, um dia, possamos finalmente ter nosso DNA global totalmente digitalizado em nossas vidas.

Apesar do avanço e do portento que nos glorifica a alma pelo andar da carruagem científica, um aspecto deste cosmos em que estamos umbilicalmente submersos, nos pega vez por outra em interrogações que, tanto podem nos alegrar, exaltar a existência, como nos assombrar, nos encucar a vida.

Refiro-me a mente, que segundo alguns, é a comunicação entre o ser espiritual e a própria pessoa – e o seu ambiente. E a mente, penso eu, nos leva ao êxtase e a loucura, a comemoração e a depressão, muitas vezes, em questão de segundos.

Pensei em escrever este artigo na praia. Estava sentado lendo e pegando um sol, quando um vendedor de frutas parou e começou a elogiar minhas atividades enquanto dirigente da Casa do Bem. Falou que poucos disponibilizam seu tempo para ajudar o próximo e, sempre com um largo sorriso, disse muitas outras coisas, tornando aquele momento muito prazeroso.

Ele partiu e deixou plantada em meu coração uma energia muito legal. Como estava passando por um problema pessoal, meus pensamentos estavam navegando em águas turbulentas, mas, bastou um agricultor de boas sementes jogar um gérmen do bem para que uma plantação tivesse início e o sol, já ali brilhante, passasse a ser também radiante.

Depois resolvi tomar um banho e fiquei extasiado com a temperatura da água, a claridade do dia, a alegria das pessoas, estando à mente num momento muito especial quando, uma onda forte me pegou de cheio e me fez rolar, entrando água por todo canto, ficando a mente atordoada e, momentaneamente não percebendo mais tanta beleza naquele mar.

Naquele instante lembrei-me de minha menininha Mel que amava o mar, tomava banho comigo e com a mãe, até que certa vez, fazendo um castelo na beira da praia, veio uma onda e nos pegou, assustando a pequenina.

A partir deste acontecimento, ela teme o mar e o evita. A mente que processava aquilo como prazer, bastou um evento, para mudar.

E é essa mente já bastante estudada por filósofos, místicos, psicólogos, terapeutas e psiquiatras, que continua embalando nossas ações pendularmente, norte-sul-leste-oeste, às vezes diz sim as coisas, num segundo seguinte, diz não.

Louvo então o trabalho de todos que buscam as respostas para estas oscilações, que descobrem remédios que buscam o ponto de equilíbrio, que conversam, instruem e esclarecem sobre os labirintos complexos dos universos mentais e, encerro o presente escrito com um ser maravilhoso, o Confúcio, que muitos anos atrás, falava para quem tinha ouvidos de ouvir: "Não são as ervas más que afogam a boa semente, e sim a negligência do lavrador".

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A UFRN – Universidade Federal do RN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 05 (cinco) VAGAS PARA PROFESSOR ADJUNTO E ASSISTENTE, inscrições abertas até o dia 21 de fevereiro/2013. Escolaridade exigida: Superior. Salários: 7.627,02. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

BA. A SEPROMI – Secretaria da Promoção de Igualdade da Bahia realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 16 (dezesseis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 22 de fevereiro/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 2.288,39. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "AMIGOS/AS DE PARABÉNS" – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Geraldo Carneiro – Professor (dia 16), Paulo Pinto – Colunista Social e Flaubert Torquaro – Professor (18), Vera Abreu – Professora (19), Crispiniano Neto – Poeta e Lahyrinho Rosado – Vereador (22), Maria dos Aflitos, Izolda Silva e José Mário - TRT;

 = "Prezado Hermes. Muito importante esse debate sobre a educação, onde o privado avança sobre o público, ou de outra maneira da universalização da educação ou sua mercantilização. Acho que isso deve ser mais debatido na sociedade, de tal maneira que a mesma tome consciência que educação deve estar disponível a todos, deve ser socializada, sem que seja necessário de qualquer pessoa gastar um centavo para obter esse direito, ou seja, ser educado nas suas diversas formas, sejam elas de bojo humanistico, tecnológico e psicológico. Pedro Ernani Kosiba". - Obrigado amigo Ernani, feliz por está sempre atento ao que publicamos neste espaço, como também ao que acontece no mundo e neste país de Mãe-preta e Pai-João. Diferentemente de patriotas copa do mundo, que só vestem-se de verde-amarelo em quatro em quatro anos. Nosso leitor Kosiba refere-se ao artigo "A mercantilização na saúde e no ensino" – edição 575, em 30/01/13. Saúde e paz companheiro;

 = Há exatos 64 (15/02/1949) o então Prefeito Dix-sept Rosado cria 20 escolas municipais através da Lei 22/49, em 15/02/1949.

*********PANO RÁPIDO**********
 - Memórias: Na edição nº 442/2011 (de 11/07), relatamos os seguintes temas: Portabilidade de Crédito: troque seu banco; Posse: Valmir Alves; Casa do Bem: sede completa um ano e lança cd; Greves na UERN: Mobilização em Pau dos Ferros; Pessoal do Tararaá e a Construção da Cena; Gilberto de Souza, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (241) – Erneide; FIQUE SABENDO: 11 de Julho: Dia Muncial da População. E na Edição 490/2012 (de 18/02) estes foram os temas: Grandes Jornais Evitam Editoriais Sobre Ficha Limpa; Os Papangu Abre o Carnaval de Natal; Terceirizados do Detran/RN Sem Pagamento; Genildo Costa, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (288) – Por Marcocélio; FIQUE SABENDO: Alzheimer: a cada 1 minuto de tristeza perdemos a felicidade de sermos felizes por 60 segundos;

 - De Central do Cidadão (de ontem..., e de hoje?): "A Central do Cidadão representa a modernização do serviço publico, significa a ampliação da cidadania e melhor qualidade de vida para os norteriograndenses". Diz placa posta na Central do Cidadão de Mossoró e assinada por Carlos Eduardo Nunes Alves – Secretário de Cidadania, em 03/11/1997 e 16/02/1998. A primeira data deve ser da inauguração do prédio e a segunda da instalação dos serviços;

 - Cadastro Permitirá Bloqueio de Ligações de Telemarketing - Os cidadãos que não desejarem receber ligações de serviço de telemarketing poderão efetuar cadastro para bloquear os telefonemas. A proposta é do 2º vice-presidente da Câmara, deputado Fábio Faria (RN). "É um fenômeno que, infelizmente, vem ocorrendo em todo o País. Uma crescente atividade de telemarketing, realizada muitas vezes de maneira desrespeitosa ao consumidor", explicou Faria. De acordo com o parlamentar, as empresas de telemarketing deverão disponibilizar, por atendimento telefônico e pela internet, canais 24 horas para os consumidores registrarem seus números e, consequentemente, não receberem as chamadas." Muitos desses contatos são feitos em horários inadequados e com ofertas enganosas". Finaliza o deputado. Por Estella Dantas - Jornalista;

 - DIA: hoje é Dia do Repórter e amanhã (17) será Dia do Patrimônio Histórico.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos repórteres, em geral, e aos agentes que cuidam de tudo que é patrimônio histórico.
QUEM canta...
"Eu acredito é na rapaziada / Que segue em frente, e segura o rojão / Eu ponho fé, é na fé da moçada / Que não foge da fera e enfrenta o leão..." . ("E Vamos a Luta". Autoria: Gonzaquinha – Canta: Gonzaguinha).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário