sexta-feira, 27 de julho de 2012

DC - Coluna de Noticias 533. (Anexo: Deus te abençoe).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 533 (geral) e 49ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.


Mossoró/RN, quinta-feira, 26 de julho de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 30ª/52, Dias: 208/366 e faltam 158 dias para término do ano.

"Causo democrático!"

"Em Monte das Gameleiras faz tanto frio que tamborete usa meias". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Reservo este espaço de abertura para comentar algo do nosso dia-a-dia em nosso país de Mossoró. Hoje me sinto no dever de explicar aos amigos e amigas da FUNDAC a notícia que foi dada (edição 530), aqui, que o governo do estado pagará os precatórios de ações trabalhistas envolvendo servidores da EMATER, FUNDAC e IPERN (ações ajuizadas em 1996) que, com absoluta certeza interessa a pessoas dos quatro ou cinco cantos do estado. É o seguinte: do montante de R$ 632 mil disponibilizados pelo estado, não pagaria nem 10% (dez por cento) do montante do processo da FUNDAC que totaliza R$ 6.600 mil. Imagine destinados a 3 categorias!!!? Se este mesmo, R$ 632 mil, fosse para pagar somente o pessoal da Fundac, cerca de 300 pessoas com créditos no valor de R$ 2 mil reais seriam beneficiadas de um total de quase 1.800 servidores. Vem aí o Dia dos Pais e boa leitura nobre leitor/a.


TIM É CONDENADA A PAGAR R$ 7 MIL A CLIENTEO juiz César Morel Alcântara, daComarca de Independência, condenou a operadora Tim Nordeste S/A a pagar indenização de R$ 7 mil ao cliente A.B.S.R., que teve o nome incluído indevidamente no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). A decisão foi publicada do Diário da Justiça Eletrônico dessa quinta-feira (19/07).

Segundo os autos, A.B.S.R. é usuário de linha celular do plano pré-pago, ou seja, modalidade de serviço que não gera débitos. Ele informou que, em novembro de 2011, tentou comprar uma moto no comércio local, mas foi impossibilitado porque o nome estava negativado. O motivo da inscrição teria sido duas dívidas contraídas junto à operadora, nos valores de R$ 49,90 e R$ 398,49. Por esse motivo, A.B.S.R. ajuizou ação requerendo indenização no valor de 40 salários mínimos por danos morais. Alegou que sofreu constrangimento com a inscrição ilegal.

A Tim contestou, defendendo que o débito foi gerado a partir de fraude praticada por terceiros, que utilizaram indevidamente os documentos do consumidor. Em função disso, sustentou não ter responsabilidade sobre o ocorrido e solicitou a improcedência da ação. Ao julgar o caso, o juiz César Morel Alcântara condenou a operadora a pagar R$ 7 mil, a título de danos morais, devidamente corrigido. "A empresa foi negligente ao inserir o nome do cliente, que nada devia, no Serviço de Proteção ao Crédito. No caso, constatamos se tratar de um homônimo do autor que morava no Estado do Paraná", explicou o magistrado. FONTE: TJCE - Tribunal de Justiça do Ceará - 23/07/2012.


O ESTADO TERÁ QUE PAGAR RESTANTE DO PCCR aos trabalhadores da FJA - O Tribunal de Justiça do RN decidiu por unanimidade que o Governo do Estado terá que pagar os 70% que restam do Plano de Carreira dos trabalhadores da Fundação José Augusto. O julgamento da ação foi realizado na manhã desta quarta-feira (25). FONTE: www.sinairn.com.br/.


REAJUSTE DOS PROFESSORES DA UERN e reparcelamento de dívidas do Estado serão votados sexta-feira. As mensagens 42 e 43, encaminhadas pelo Governo do Estado a Assembleia Legislativa, serão votadas em sessão na próxima sexta-feira (27), após decisão tomada em reunião do colégio de Líderes, realizada na manhã de quarta-feira (25). A sessão ordinária realizada dentro de período extraordinário acontecerá em horário regimental, às 10h. As mensagens tratam, respectivamente, do Projeto de Lei que autoriza o Estado do Rio Grande do Norte, por intermédio do Poder Executivo, a contratar parcelamento e reparcelamento de créditos devidos à União e outras providências e do Projeto de Lei Complementar que altera a remuneração de servidores públicos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). FONTE: www.al.rn.gov.br/.


BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (331)O Palácio da Resistência está danado com o nosso movimento. Veja o que ele fez circular n´O Correio da Tarde. E eu quero que a Prefeitura de Mossoró (Fátima Rosado, Gustavo Rosado, Francisco Carlos, Clézia Barreto saibam): foi vergonhosa essa emenda do Palácio da Resistência. Vejam a matéria que saiu n´O Correio da Tarde e depois leiam o nosso manifesto. Vergonha. De hoje em diante não quero o nome de nosso grupo neste jornal. Façam favor de nenhum jornalista pertencente ao Correio da Tarde nos procurar para uma entrevista. Só não digo o que realmente penso porque posso me complicar judicialmente. mas do que eu penso, não tenho nenhuma dúvida. O Pessoal do Tarará.


FIQUE SABENDO... "Entre a intolerância e a apatia: o movimento grevista como espaço de construção de uma consciência livre". Por Malu Marzagão, estudante de Ciências Sociais na Universidade de Alfenas. FONTE: E-mail pessoal, em 23/07/2012.

A greve é fruto do descaso do governo para com as demandas antigas e recentes em educação. Desse modo, num texto que escrevi, aponto a greve como um movimento de grande potencial para a construção de uma consciência livre.

A fatalidade, que parece dominar a história, não é mais do que a aparência ilusória desta indiferença, deste absentismo. (…) Os destinos de uma época são manipulados de acordo com visões limitadas e com fins imediatos, de acordo com ambições e paixões pessoais de pequenos grupos ativos, e a massa dos homens não se preocupa com isso. Mas os fatos que amadureceram vêm à superfície; o tecido feito na sombra chega ao seu fim, e então parece ser a fatalidade a arrastar tudo e todos, parece que a história não é mais do que um gigantesco fenômeno natural, uma erupção, um terremoto, de que são todos vítimas (…). Alguns choramingam piedosamente, outros blasfemam obscenamente, mas nenhum ou poucos põem esta questão: se eu tivesse também cumprido o meu dever, se tivesse procurado fazer valer a minha vontade, o meu parecer, teria sucedido o que sucedeu? (GRAMSCI, 1917/2005)

1. Introdução.

A greve instalou-se nas instituições federais de ensino superior do Brasil. A grande maioria dos institutos federais e universidades estão parados. O movimento grevista é fruto da indignação perante o descaso do governo federal para com antigas e novas demandas na educação. Descaso esse que gera situações insustentáveis de precarização do trabalho em educação e que se torna mais escrachado diante dos incomensuráveis investimentos governamentais nos grandes eventos esportivos que ocorrerão no país, vide copa do mundo e olimpíadas. O movimento uniu professores, estudantes e técnicos na luta por melhorias no quadro da educação brasileira: condições dignas de trabalho necessárias a uma educação de qualidade.

A Universidade Federal de Alfenas aderiu ao movimento nacional e vem, desde então, realizando atividades junto a população alfenense de conscientização acerca da legitimidade da greve e da situação da educação no país. O objetivo deste texto é propor a discussão: pensar de uma maneira crítica tais atividades mantendo sempre em vista compreendê-las para que se desenvolvam e exerçam eficácia satisfatória. Realizam-se manifestações e passeatas pacíficas, exibições de vídeos, palestras e aulas públicas nas praças da cidade, juntamente a debates, reuniões, exibições de filmes, oficinas, eventos musicais, entre outras atividades que ocorrem na universidade. De tais atividades as que atingem um maior número de pessoas que não possuem vínculo com a universidade são as que ocorrem fora de seus muros. Essas atividades de comunicação têm constituído parte do foco das atividades da greve.

2. Por quem? Para quem?

Partindo do pressuposto de que as ideias dominantes de uma época são as ideias da classe dominante, fato reforçado pela mídia corporativista, o movimento grevista educacional é visto pelo senso comum como desnecessário e ilegítimo. Quando não ignora o tema, a mídia aborda-o de maneira parcial e tendenciosa ressaltando os prejuízos causados pela greve (queda do consumo no comércio regional, aulas perdidas, paralisações de trânsito causadas por manifestações, etc...) e em momento algum esclarece de maneira adequada os questionamentos acerca da gênese do movimento, suas bandeiras e seu desenrolar. As atividades que acontecem nas praças aproximam cidadãos alfenenses, professores, alunos e técnicos, desta maneira sendo um instrumento de conscientização a respeito da realidade social brasileira para todos aqueles que dele participam de algum modo.

Estamos longe da ilusão de que o movimento funcione como uma mera conscientização acerca do atual cenário educacional brasileiro frente a uma entidade abstrata denominada "povo", a qual supostamente não possui senso crítico suficiente nem para perceber a situação deplorável dos serviços prestados pelo Estado. Esse movimento é antes de tudo a construção, em cada um de seus participantes, de uma concepção de ser humano enquanto ser prático que interfere, cria e participa de uma realidade historicamente constituída. Se essa postura é perdida o movimento torna-se infértil e até mesmo degenera no seu oposto: manipulação da opinião pública tendo em vista determinados objetivos particulares. Não é digno desiludir iludindo, desmascarar um aspecto mascarando outro. Distante de perverter as bandeiras do movimento essa afirmação é condição de sua plena validade. Marx afirmou que ser radical é agarrar as coisas pela raiz, e que a raiz do homem é o próprio homem¹. Nesse sentido as aspirações do movimento necessitam ser radicais. É ineficaz "tampar o sol com a peneira".

3. O absurdo cotidiano.

Uma das palavras de ordem do movimento grevista educacional diz o seguinte: "é ou não é piada de salão, tem dinheiro para banqueiro mas não tem para a educação". Qual o absurdo contido nessa frase que fundamenta a piada? Em outras palavras, de onde vem a sua "graça"? Obviamente na relação invertida do Estado: ao invés de proporcionar uma educação gratuita e de qualidade que segundo a Constituição de 1988 é "direito de todos e dever do Estado" acaba por ser, como uma vez já foi dito, um comitê para gerir os negócios da burguesia. Mas se essa relação invertida do Estado é tão absurda, por que as pessoas em geral parecem percebê-la mas não fazer nada a respeito?

No sistema em que vivemos somos submetidos ao imediatismo do consumo, à mercantilização do tempo e à alienação do trabalho, fatos esses que em sua relação criam e mantêm uma ideologia. Essa ideologia dominante tem como característica naturalizar o que é historicamente construído, ou seja, fazer com que pareçam totalmente naturais todas essas relações perversas de opressão vividas nesse sistema, como se tais relações sempre houvessem existido e são portanto fadadas à eternidade. A ideologia dominante propaga uma falsa consciência e procura mascarar as relações de desigualdade e opressão sob o aspecto da normalidade. É justamente essa relação estranhada do ser humano consigo mesmo que cria esse paradoxo: eu sinto a realidade como absurda, mas ao mesmo tempo materialmente e ideologicamente, sou impelido a reproduzir essa mesma realidade. ²

Quando as pessoas param de se mover instintivamente em seu cotidiano e refletem sobre o sentido desse seu agir, surge a consciência do absurdo. Quando paramos por um momento de agir mecanicamente, reproduzindo a mesma rotina dia após dia, refletimos sobre o sentido de tudo isso, nasce um sentimento de indignação: percebemos as condições absurdas a que os seres humanos são submetidos em nossa sociedade. Acordar, escovar os dentes, amarrar os cadarços, trabalhar e receber um salário para sobreviver: é para isso que existimos? O questionamento sobre um cotidiano absurdo na verdade é um questionamento sobre uma realidade que se mostra absurda. Estamos em uma situação em que o ser humano é forçado a vender sua força de trabalho para garantir sua sobrevivência, assim se submetendo a atividades mecânicas e tediosas nas quais não se reconhece. Ao longo da história construíram-se condições que nos trouxeram até este momento. Essa situação se desenvolveu ao longo dos últimos séculos.

Se os professores, alunos e técnicos estão nas ruas lutando por uma educação e condições de trabalho mais dignas, foi consequência de uma atitude do governo de não valorizar adequadamente a educação e o trabalho. O governo não prioriza a educação e o trabalho porque no sistema capitalista o que é priorizado é a acumulação de renda e o individualismo.

¹ MARX, Karl, Introdução à crítica da filosofia do direito de Hegel, 2005.

² (As ideologias dominantes) Devem ser "reais" o bastante para propiciar a base sobre a qual os indivíduos possam moldar uma identidade coerente, devem fornecer motivações sólidas para a ação efetiva, e devem empenhar-se, omínimo que seja, para explicar suas contradições e incoerências mais flagrantes. Em resumo, para terem êxito, as ideologias devem ser mais que ilusões impostas e, a despeito de todas as suas inconsistências, devem comunicar a seus sujeitos uma versão da realidade social que seja real e reconhecível o bastante para não ser peremptoriamente rejeitada. (EAGLETON, Terry, Ideologia, 2009, p.27).

O corte efetuado pela presidenta Dilma na verba educacional é fruto da instabilidade gerada pela crise internacional do capital evidenciada com mais força em 2008. Como podemos perceber, os fatos estão relacionados. Não devemos compreender o movimento grevista alfenense como um fenômeno isolado, mas sim como um fenômeno mediato, ou seja, que possui relações com inúmeros outros fenômenos. A luta por melhorias na educação traz em seu seio a luta pela libertação do ser humano.

4. "Nós somos aqueles por quem estávamos esperando

Desse modo a luta do movimento representa uma aspiração legítima, necessária, mais profunda e que não se pode sufocar: a luta pelo fim de relações de opressão social. Se essa é a raiz do movimento, as manifestações realizadas nas praças devem refleti-la. As palavras de ordem e as demais ações devem tocar no ponto principal: a tomada de consciência da população de que a prática é mais que possível, é imanente. A possibilidade de uma educação de qualidade não é nada menos que real. Ela depende das ações de cada membro da sociedade, ações que de modo organizado ganham força.

Portanto, devemos nos esforçar ao máximo para eliminar os elementos da ideologia dominante dos nossos discursos: não será utilizando dos artifícios de dominação da burguesia que conseguiremos nossos objetivos. Não será reproduzindo as mesmas ideias vazias que mudaremos a situação. A inteligência da população não deve ser subestimada. Se sob o pretexto de aproximar ou identificar o movimento à população fazemos uso da ideologia dominante que está fortemente disseminada no seu meio, acabamos por reproduzir e fortalecer essa mesma ideologia, assim distanciando do verdadeiro objetivo.Disse Hegel que a verdade é o todo. Se ao menos não procurarmos enxergar o todo, damos valor demais a uma verdade limitada, parcial, e assim ela se transforma em mentira. Se ignorarmos que a greve educacional é fruto da indignação perante um complexo sistema de relações sociais de opressão e, portanto não apenas uma mera questão de orçamento governamental, perdemos a oportunidade de vislumbrar a totalidade da situação e caímos de volta no ciclo vicioso de um cotidiano fragmentário, de uma realidade mal compreendida em seu complexo de articulações internas. Esse é o momento de percebermos que "nós somos aqueles por quem estávamos esperando". Bertold Brecht, em sua poesia, Elogio da Dialética, abre nossos olhos:


A injustiça avança hoje a passo firme

Os tiranos fazem planos para dez mil anos

O poder apregoa: as coisas continuarão a ser como são

Nenhuma voz além da dos que mandam

E em todos os mercados proclama a exploração;

isto é apenas o meu começo

Mas entre os oprimidos muitos há que agora dizem

Aquilo que nós queremos nunca mais o alcançaremos

Quem ainda está vivo não diga: nunca

O que é seguro não é seguro

As coisas não continuarão a ser como são

Depois de falarem os dominantes

Falarão os dominados

Quem pois ousa dizer: nunca

De quem depende que a opressão prossiga?

De nós

De quem depende que ela acabe?

Também de nós

O que é esmagado que se levante!

O que está perdido, lute!

O que sabe ao que se chegou, que há aí que o retenha

E nunca será: ainda hoje

Porque os vencidos de hoje são os vencedores de amanhã.

³ ZIZEK, Slavoj, Primeiro como tragédia depois como farsa, 2011,p.128.


CONQUISTE SEU EMPREGO: SE. A Prefeitura de Nsa. Sra. Aparecida/SE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 28 (vinte e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições reabertas até o dia 31 de julho/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: 3.500,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PE. A Secretaria de Articulação Social e Regional de Pernambuco realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 134 (cento e trinta e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 05 de agosto/2012. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 3.200,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********

 = "Obrigado, meu irmão. Muito obrigado pela referencia de parabéns (edição 530) feita ao meu aniversário nesse agradável "Democratizando a Comunicação", que eu leio sempre e gosto. Milton Marques Medeiros". – Ratifico votos de muita paz e saúde, longa vida a você e demais familiares;

 = "Caro Hermes, obrigado pela força (edição 530) dada ao Poranduba, nós que relamos (Democratizando a Comunicação, também), para fazermos algo de futuro, precisamos realmente do estímulo dos amigos para prosseguirmos na jornada que não é nada fácil. Mas é preciso determinação para continuarmos clamando no deserto, porém com a certeza de um dia torná-lo fértil, pois como disse o Rei Salomão: "Nada é eterno sob o Sol". Fraternal abraço, Rubens Coelho". – A luta continua companheiro! Sempre! Saúde e paz;

 = Há 61 anos (25/07/1951) foi inaugurado o Mercado Público do Alto da Conceição.


**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 395/2010 (de 29/12), relatamos os seguintes temas: Previdência dos Servidores Aguardam Definição de Dilma; Governo Muda Calendário de Pagamento; Genildo Costa é Repórter por Uma Edição; Bronca do Leitor (202) – José Walter da Silva; FIQUE SABENDO: Dia da Marinha Mercante: 28 de dezembro;


 - MortalidadeO aumento dos acidentes com motociclistas fez com que, pela primeira vez nos registros do Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade deste grupo superasse a de pedestres e a de outros veículos (carros, ônibus e caminhões). ESTUDO - De acordo com o estudo do Ministério da Saúde, o número de mortes em acidentes com motos aumentou 21% nos últimos anos, de 8.898, em 2008; para 10.825 óbitos, em 2010. MOSSORÓ - Esses números refletem também em Mossoró. A quantidade de pessoas acidentadas por motocicletas na cidade é alarmante. Basta ver os dados do Hospital Tarcísio Maia, principalmente nos finais de semana. FONTE: Coluna Raio X – por Ciro Ney, www.gazetadooestecom.br, 19/07/2012;

 - Dia: hoje é Dia dos Avós. Amanhã (27) será Dia do Despachante, Dia do Motociclista, Dia do Pediatra e Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.


DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos despachantes, motociclistas, pediatras e as avós.

Quem CANTA...

"Minha vó já me dizia / Prá eu sair sem me molhar / Quem não tem colírio / Usa óculos escuro / Mas a chuva é minha amiga / E eu não vou me resfriar..." . ("Como Vovó Já Dizia" – Composição: Raul Seixas . Canta: R. Seixas).

...OS MALES ESTANCA.

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

 

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

 

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário