domingo, 22 de julho de 2012

DC - Coluna de Notícias 532. (Anexo: Lenda Árabe).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 532 (geral) e 48ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.


Mossoró/RN, domingo, 22 de julho de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 30ª/52, Dias: 204/366 e faltam 162 dias para término do ano.

 

"Causo democrático!"

"Homens são como relógios, uns atrasam, outros, adiantam, poucos regulam bem", por Dom Adauto Aurélio de Miranda Henrique (Esboços, pag. 20, de Thadeu Villar de Lemos). Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Atentamos para a matéria, primeira, abaixo, pois, há dois meses tomo conhecimento de clientes do BB em Mossoró me relatando algo parecido. No mês de junho, durante o Mossoró Cidade Junina, recebendo amigos de Natal, surgiu este assunto e num levantamento descobrimos 03 familiares (de Natal) vítimas de terem descontados a primeira parcela do 13ª Salário sem os mesmos nunca sequer desejarem tal operação e muito menos buscar suas agências ou postos espalhados pelos bairros. É um caso de acionar judicialmente o Banco do Brasil, a exemplo deste ex-gerente. Vem aí o Dia dos Pais e boa leitura nobre leitor/a.

EX-GERENTE DENUNCIA BB POR "PRÁTICA ABUSIVA" CONTRA CLIENTE – MG. Um ex-gerente do Banco do Brasil denunciou o Banco do Brasil por práticas abusivas contra clientes da instituição em Juiz de Fora (MG). Em audiência realizada na terça-feira (17) pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Orlando Ângelo Silva disse que, em maio de 2011, a superintendência regional do banco em Juiz de Fora pediu aos gerentes as senhas pessoais dos clientes com o intuito de "implantar pacotes de serviços de modo indiscriminado, sem que houvesse consentimento dos clientes", segundo relato da audiência feito pela casa legislativa.

Em razão dos lançamentos indevidos, débitos eram registrados nas contas dos clientes. O BB disse que apura o caso e que, até agora, apenas 27 clientes reclamaram terem sido lesados. Silva disse ter sido perseguido por ter negado acesso à sua senha. "Sofri assédio e me vi obrigado a sair do banco após 28 anos de serviços prestados (...)". FONTE: www.endividado.com.br/, em 20/07/2012.

LICITAÇÃO PARA REFORMA DO TEATRO LAURO FILHO E DODOVIÁRIA DE MOSSORÓNesta sexta-feira (20) foi publicada no Diário Oficial do Estado a abertura da licitação para duas importantes obras a serem realizadas no município de Mossoró: a reforma do Teatro Lauro Monte e a reforma do Terminal Rodoviário de Mossoró, ambas na modalidade concorrência. De acordo com o aviso de licitação, a abertura dos envelopes se dará no dia 28 de agosto do corrente ano, às 15h, no auditório da Sethas, antiga Central do Trabalhador, localizada na Rua Monsenhor Gurgel, S/N, Abolição I, em Mossoró.

O Governo do Estado vai realizar a reforma do Teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura e da Secretaria Extraordinária Para Assuntos da Cultura. De acordo com o termo de referência, com as obras concluídas, o Teatro Lauro Monte Filho passará a contar com: acessibilidade para portadores de necessidades especiais em seus acessos e em seu interior; rotas de fuga e saídas de emergência; renovação e ampliação do sistema de climatização; novos materiais de tratamento acústico para o teatro; restauração dos acabamentos de piso, parede e teto, assim como do revestimento de fachada e do mobiliário. Para essa obra, o Governo do Estado irá investir R$ 2.675.895,25. FONTE: Assessoria de Impressa do RN, www.rn.gov.br/.

VI SIPAT NO HOSPITAL TARCÍSIO MAIAA Coordenadoria de Recursos Humanos (RH), em parceria com o Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUST), do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) realiza, de 23 a 27, no auditório do hospital, a VI SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, voltada aos servidores dessa unidade hospitalar, com o tema: "Segurança e Saúde, mais do que uma Opção, uma Medida de Prevenção".

Na segunda-feira, 23, às 8h30, abertura oficial da SIPAT. Às 09h, "Prevenção e Combate a Incêndios", pelos técnicos de segurança do CEREST Mossoró, Leonardo Araújo Pansard e Alex Alves de Oliveira.

Na terça-feira, 24, às 15h, "NR 32 – Por que é tão difícil aderir?, pelo servidor do hospital, Bruno Vinícius de Holanda Ananias, técnico de segurança do trabalho. E às 15h45, "Dinâmica: Desfile de EPI'S: Seja um jurado".

Na quarta-feira, 25, às 8h30, "Relaxamento: Uma Proposta Contra o Stress", por Maria Suely de Oliveira, terapeuta ocupacional do HRTM. Às 9h, "Direção Segura", pelo Capitão da Polícia de Trânsito de Mossoró, Maximiliano Luiz Bezerra Fernandes.

Ainda na quarta-feira, 25, às 14h, "Riscos Ambientais no Trabalho com Foco em Ergonomia", por Paula Cristiane Pereira Ribeiro, engenheira de Segurança do Trabalho. Encerrando o dia, mais um trabalho de relaxamento.

Quinta-feira, 26, às 9h, "Combate e Prevenção de Hipertensão e outros Agravos no HRTM", pela enfermeira do trabalho Célia Fernandes de Medeiros. E no período da tarde, às 15h, "Saia do Sedentarismo", pelo educador físico Júnior Moacir.

Sexta-feira, 27, encerrando a VI  SIPAT do HRTM, às  9h, o tema em estudo será "Tabagismo", ministrado pelo cardiologista Fernando Albuerne Bezerra. E a partir das 15h, apresentação de "Laulauzinho de Lalau" e o programa de humanização com os aniversariante do mês, informa Mirna Aparecida de Souza Lima, coordenadora do RH/HRTM. Por Ciro Ney - Jornalista

ESPECIAL EM NOTEBOOKS - SUPLATEC – O Ronivaldo Dias "Rony Dias", genro amigo e amigo genro, comunica a amigos e clientes que sua SUPLATECH – Manutenção e suprimentos atende em domicílio e pelos os telefones para contato são: (84) 8810-1281 e 9644-4115. Sugiro, amigo Rony, que o lema seja "Me chama que eu vou...".

CARLOS NASCIMENTO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Nosso correspondente da série já contribuiu neste espaço e hoje ocupa o espaço sobre um nobre conterrâneo:

Caros, a propósito do lamentável falecimento de nosso conterrâneo Dom Eugênio Sales, natural de Acarí-RN, muita gente desconhece suas origens, sua vida, sua militância e sua dedicação altruística ao seu semelhante. Para quem se interessa em conhecer sua origem e trajetória, indico seu blog: http://domeugeniosales.webnode.com.br/ Nele você vai encontrar fotos de família, seus artigos, vídeos históricos, depoimentos etc. Abraço, Carlos Alberto Nascimento de Andrade

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (330)Caro Amigo Hermes. Analisando o desabafo da Professora Rokátia (BRONCA DO LEITOR - 329), parece que ela não se acostumou com falsidade nos dias atuais. Se ela continuar dando importância às excrescências das redes sociais, está perdendo tempo. Faça igual a mim. Retire-se imediatamente desse meio que, muitas vezes, só serve para fomentar "ti-ti-ti" e nada mais. Lembre-se que todos conhecemos o aforismo: "Os cães ladram e a caravana passa". Abs. DINIZ.

Nota do editor. Nosso amigo e colega uerniano Diniz Santos é nosso leitor assíduo e já o considero nosso "consultor analítico de broncas". Feliz da nossa amizade meu amigo neste dia amigo.

FIQUE SABENDO... "STF Pode Garantir Reajustes Anuais ao Funcionalismo". Por Luiz Nassif . FONTE: Marcos Romualdo, via e-mail pessoal, em 20/07/012.

Estabeleceu-se um "círculo vicioso" nas esferas "federal, estadual e municipal". No dizer do ministro, os governantes mantêm "os olhos fechados" para o texto constitucional, descumprindo-o.

O STF, Supremo Tribunal Federal, iniciou nesta quinta (19) o julgamento de uma ação que pode resultar na garantia de reajustes anuais para servidores federais, estaduais e municipais. Relator do processo, o ministro Marco Aurélio Mello reconheceu o direito do funcionalismo à reposição das perdas impostas pela inflação. Disse que a correção monetária anual dos contracheques dos servidores públicos está prevista no inciso 10º do artigo 37 da Constituição.

A despeito disso, realçou o ministro, estabeleceu-se um "círculo vicioso" nas esferas "federal, estadual e municipal". No dizer do ministro, os governantes mantêm "os olhos fechados" para o texto constitucional, descumprindo-o.

A ação é movida por servidores públicos de São Paulo. Está submetida, porém, ao princípio da "repercussão geral".

Significa dizer que a decisão do Supremo valerá para todos os servidores do país, inclusive os do Poder Judiciário. Coisa de 10 milhões de pessoas.

O julgamento não foi concluído porque a ministra Cármen Lucia, primeira a se pronunciar depois da leitura do voto do relator, pediu vista dos autos.

Os servidores de São Paulo, Estado governado pelo PSDB há 16 anos, reivindicam no STF uma indenização pelos reajustes que não receberam nos últimos anos.

Marco Aurélio não se limitou a deferir o pedido. Decidiu que a indenização terá de ser paga com juros e correção monetária.

Para ele, ao sonegar ao funcionalismo a reposição dos indices de inflação, o Poder Público aufere "vantagem indevida".

Algo que, diante do poderio do Estado, aproxima-se do "fascismo". O ministro acrescentou:

"Não se pode adotar entendimento que implique supremacia absoluta do Estado, em conflito com o regime democrático e republicano".

O Judiciário não tem poderes para obrigar União, Estados e municípios a conceder reajustes salariais.

Porém, o ministro fez uma distinção entre reajuste e reposição inflacionária.

"Correção monetária não é acréscimo, não é ganho, é mera reposição com o escopo de preservar o valor" do salário, disse ele.

Marco Aurélio serviu-se de emenda aprovada sob FHC para justificar a concessão do pedido feito pelos servidores do Estado governado pelo tucano Geraldo Alckmin.

Lembrou que a redação do inciso 10o do artigo 37 da Constituição, que prevê os reajustes anuais, foi fixada por uma reforma administrativa de 1998.

O ministro reproduziu trecho da justificativa enviada ao Legislativo por Clóvis Carvalho, à época o chefe da Casa Civil de Fernando Henrique Cardoso.

O auxiliar de FHC escreveu que os objetivos da reforma eram: "recuperar o respeito e a imagem do servidor público perante a sociedade; estimular o desenvolvimento profissional dos servidores e; por fim, melhorar as condições de trabalho".

E Marco Aurélio: "Vê-se, então, que a reforma administrativa veio para melhorar as condições do servidor". Daí a sua interpretação do texto constitucional.

O julgamento será retomado quando Cármen Lucia devolver o processo ao plenário do Supremo. Não há, por ora, data prevista.

CONQUISTE SEU EMPREGO: MA. A SEGEP – Secretaria de Estado da Gestão e Previdência/MA realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 43 (quarenta e três) VAGAS PARA PERITO MÉDICO, inscrições reabertas até o dia 27 de julho/2012. Escolaridade exigida: Superior. Salários: 4.200,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL. A EPE – Empresa de Pesquisa Energética realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 156 (cento e cinquenta e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 05 de agosto/2012. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 5.848,43. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Erasmo Firmino (23/07);

 = "Olá primo Hermes, É possível incluir o e-mail de minha esposa Edna Maria e do meu vizinho Valdir Luiz nos endereços cadastrados para receber o DC? Foi através de Valdir que conheci o Aldair de São Gonçalo do Amarante. Abraços, Vantuil.". – Obrigado grande e amigo primo, a Edna e o Valdir já estão recebendo as edições. O Val me tem fornecido de boas informações, obrigado amigo, oportunamente as divulgaremos. Por onde anda o Aldair? Grande abraços para vocês todos e desejo-lhes muita saúde e paz;

 = "Adeus as três Mulheres que morreram!!! Três perdas consideráveis para Mossoró, a terceira... é a cultura mossoreonse que o poder público assassinou!!! Mossoró teve duas perdas consideráveis no dia de ontem (19/07). Duas mulheres de largo conceito na sociedade deixaram a cidade e sua geografia humana mais pobres. Faleceram Adalzira Mota, viúva do cartorário Joca Bruno, e a professora Dagmar Filgueira, 94, fundadora do Colégio Dom Bosco, uma referência em termos de educação no Rio Grande do Norte. A terceira é a D. Cultura. O velório de Dagmar Filgueira aconteceu no próprio colégio. Às 7h desta sexta-feira (20) houve Missa de Corpo Presente, conduzida pelo padre Sátiro Dantas. Às 8h ocorreeu o sepultamento no Cemitério São Sebastião, Centro. M A R C O S". – Registro que este texto é assinado por Marcos (?) e me foi enviado pelo amigo Rogério Dias – poeta e artista plástico bem conhecido em nosso país de Mossoró e Brasil afora. Obrigado amigo. Saúde e paz;

 = Há exatos 39 anos (22/07/1973) morreu JOSÉ DE ARIMATÉIRA DE MORAIS, vítima de afogamento na Lagoa de Apodi/RN. Um drama com revolta para seus amigos (eu, Amarildo, Pereirinha, Nívea, Júlio Galdino, in memória, e outros) na pré-adolescência. Neste dia eu estava em Natal, em férias escolares e tomei conhecimento uma semana após.

 = Há exatos 48 anos (22/07/1964) era inaugurado o Cine Cid, no final da década passada foi transformado em Teatro Estadual Lauro Monte Filho.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 394/2010 (de 26/12), relatamos os seguintes temas: Queda de Árvore: taxista será indenizado; CPF – Alterações que Permitem Agilidade; Agradecendo Felicitações; Telecentro da Cidadania Lança Cinema Alternativo; Bronca do Leitor (201) – Jornal O Jabá; FIQUE SABENDO: Natal – Nascimento de Uma Criança;

 - ProtestoFAIXA COM PALAVRAS DE PROTESTO DIZ: GOVERNADORA ROSALBA FERIU TODA FAMÍLIA DO MEIOS COM A ESPADA DA DECPÇÃO. Desde 2011, após impiedoso golpe imposto pelo governo do estado, fechando as portas da ONG Movimento de Integração e Orientação Social (Meios), milhares de ex-funcionários e beneficiários aguardam, pacientemente, pelo restabelecimento de conquistas que vieram desde a sua fundação, em 1979. Quando a governadora Rosalba Ciarline Fechou o Meios e botou no olha da rua 1.500 maães e pais de famílias. O que é pior: Alem do desemprego, nada de pagar os direitos trabalhistas. "Judicialmente, estamos buscandoas indenizações, salários, férias, décimo, entre outros. tivemos vitória em primeira instância, mas o governose nega a cumprir, e apela a intâncias superiores. A governadora não reconhece o nosso trabalho, nega os nossos direitos e nos trata como indigentes", (desabafa um dos manifestantes. FONTE: Blog do J. Belmont, http/:jbelmont.com.br, 21/07/2012;

 - Dia: hoje é Dia do Cantor Lírico. Amanhã (23) será Dia do Guarda Rodoviário.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos cantores líricos e guardas rodoviários.

Quem CANTA...

"Blitz documentos (só temos instrumentos) / Aí rapaz o que'cê faz? / Tá vindo de onde tá indo pra onde?..." . ("Weekend" – Composição: indisponível. Canta: Banda Blitz).

...OS MALES ESTANCA.

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

 

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

 

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário