sábado, 14 de julho de 2012

DC - Colua de Noticias 530. (Anexo "O Dia do Homem !!!").


"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IV – Edição nº 530 (geral) e 46ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 14 de julho de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 28ª/52, Dias: 196/366 e faltam 170 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Qual a diferença entre pisa ou surra? Pisa é quando a mãe bate com pena, surra é quando o mijo desce!. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
A semana foi iniciada e termina sem respostas para a pergunta que não quer calar: será que a Governadora Rosalba Ciarlini vai cumprir o acordo com a UERN? Eu particularmente acredito que ela não cometerá mais um desgaste para com os segmentos daquela importante unidade de superior. Embora que extra oficial, tomo conhecimento de que a convocação da tão esperada sessão extraordinária dos deputados não se deu porque o governo espera a conclusão de outros projetos para fechamento da pauta de mensagem. Outra informação que também não é oficial é de que o projeto de lei que autoriza os reajustes dos servidores uernianos está pronto. A pergunta que não quer calar continuará até a próxima semana, precisamente até o dia vinte. Acredite quem quiser e dê o voto de confiança! Eu digo sim, ratificando meu voto dado na última assembleia do SINTAUERN no ultimo dia dois e pondo fim a greve dos técnicos administrativos. Vem aí o Dia dos Pais e boa leitura nobre leitor/a.

BRASILEIRO É QUEM MAIS SE ENXERGA COMO RICO, diz pesquisaOs brasileiros são os mais otimistas em relação à situação financeira pessoal, enquanto os chineses são os que mais bem avaliam a economia nacional, mostra uma pesquisa que ouviu 26,2 mil pessoas em 20 países, divulgada pelo centro Pew. Os gregos, sem surpresa, fecham ambas as listas, com 2% de aval à economia local.
Entre os brasileiros, 75% dizem que sua situação pessoal é boa, 65% avaliam bem a do país, e 84% esperam melhora dentro de 12 meses -- reflexo, talvez, da liderança em outra lista, a dos que viram evolução desde 2007 (72%). São seguidos pelos alemães, que apesar da crise na Europa encaram positivamente sua condição pessoal (em 74% dos casos) e a do país (em 73%). Já os chineses, apesar da recente desaceleração do crescimento, seguem confiantes nas finanças nacionais (83%) e pouco menos nas pessoais (69%).
A crise fiscal e bancária na União Europeia parece ter abalado a convicção dos cidadãos no governo, mas não no próprio caixa. Mesmo na combalida Espanha, onde só 6% dão bom para a economia, 57% afirmam estar bem.
Quadro semelhante aparece na Itália, no Reino Unido e na França, e o mesmo abismo se repete nos EUA, onde 68% se declaram financeiramente bem, mas apenas 31% dizem o mesmo sobre o país.
Já as nações árabes e muçulmanas não sentiram ainda reflexo financeiro das reformas democráticas locais.
Os egípcios só perdem para os gregos ao examinarem o próprio bolso (23% de satisfeitos), e na Tunísia, onde a Primavera Árabe começou, a economia está em forma para apenas 17% dos ouvidos.
A pesquisa anual, que costuma focar política e sociedade, desta reflete a crise, com dados psicológicos interessantes: o Brasil é o terceiro tanto a apostar na ascensão pelo trabalho (69%, atrás de Paquistão e EUA) como a culpar a população pelos problemas econômicos (58%, depois de Índia e Tunísia). É ainda onde está o maior apoio ao livre mercado, 75%. FONTE: www.endividado.com.br/.

TRT VAI PAGAR PRECATÓRIOS DE SERVIDORES do Estado do RNO Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte pagará, até o final de julho, parte dos precatórios de servidores da administração direta e indireta do Estado do RN, como a FUNDAC, IPERN e EMATER. O valor total a ser pago é de R$ 632.158,16 (seiscentos e trinta e dois mil, cento e cinquenta e oito reais e dezesseis centavos), fruto de dois repasses referentes aos meses de abril e maio deste ano, feitos no dia 03 de julho, pelo Tribunal de Justiça do RN ao TRT, por força da adesão ao regime especial para pagamento de precatórios.
A diretora do Serviço de Precatórios do TRT, Conceição Neri, explicou que o pagamento será rateado de forma proporcional entre os precatórios da administração direta e indireta do Estado do RN, sendo 50% para os credores que têm prioridades, como portadores de doenças graves devidamente comprovadas e idosos, e os outros 50% obedecerão a ordem cronológica de apresentação dos precatórios.
Conceição informou ainda que, até novembro deste ano, o TRT-RN vai receber do Tribunal de Justiça mais seis parcelas mensais e iguais de R$ 316.079,08 (trezentos e dezesseis mil e setenta e nove reais e oito centavos), que garantirão o pagamento de precatórios de outros trabalhadores.
A partir de janeiro de 2013, o valor mensal a ser repassado ao Tribunal Regional do Trabalho provavelmente será superior ao deste ano. Esse valor, de acordo com Conceição Neri, será definido com base no passivo que está sendo apurado pelo Serviço de Precatórios do TRT.
Fonte: Ascom - TRT/21ª Região, na base de dados do site: www.sinairn.com.br/.

JORNAL PORANDUBA está com nova edição no ar desde quarta-feira (11), além de farta informações na área cultural outros o Conde Rubens Coelho (idealizador, fundador, escritor, poeta e etc...) manda ver em sua Coluna Pois é... seu pensamento com o título "Televisão do Bem ou do Mal?", confira na site http://jornalporanduba.com/. Há!!!, da série de entrevistas o nono convocado pelo Conde é o Dr. Milton Marques de Medeiros que recebe parabéns, do editor, e dos amigos pela entrevista cedida e pela nova idade conquistada no dia 09/07. Parabens a todos vocês amigos!
Milton Marques de Medeiros – 9 entrevista do poranduba na versão virtual.

MARIA DOS AFLITOS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Nossa correspondente da série há tempos que não fazia sintonia conosco. Descobri que estava decorando as músicas "Amor I Love You" e "Como Zaqueu". Pro mode?, manda gente fina:
O Movimento dos Focolares em Mossoró está realizando uma missão especial para promover a Unidade. A missão ocorre de 12 a 15 de julho com a seguinte programação:
Encontro com outros movimentos e comunidades novas no dia 12 de julho às 19h na Comunidade Renascer; visitas às casas nos dias 13 e 14, durante o dia. No dia 13, às 19h30, reuniões para quem já conhece e para aquelas pessoas que tenham interesse em conhecer o Movimento dos Focolares, nos seguintes locais: Salão paroquial da Matriz de São José; Centro de Evangelização Padre José do Vale, no Boa Vista, Paróquia de São João; Salão de reuniões do Condomínio Antônio do Rosário, próximo a Panificadora Izamar, no Alto São Manoel; Salão de reuniões da Capela de N. S. Aparecida, no Conjunto Redenção, Paróquia do Menino Jesus.
Sábado 14 - Visita às cidades de Patu e Areia Branca, durante o dia e à noite Encontro com e para jovens no Memorial da Resistência, às 19h30;
Domingo 15, das 08h às 12h, encontro aberto a todos no auditório do SESI, encerrando com a Celebração Eucarística. Participe! A fraternidade entre todos e todas é possível. Maria dos Aflitos (84 8818-9135 ou 9977-9663).

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (328)Perguntar não paga impostos, curiosidade apenas. Quantos políticos brasileiros seriam apanhados, em operação conjunta do Ministério Público e da Polícia Federal, por lavagem de dinheiro, ocultação de bens, direitos e valores?
Nota do editor. Bronca colhida da Revista Brasília em Dia, edição 802, por Walter Gomes – Jornalista.

FIQUE SABENDO... "Alfabetização na Idade Errada". Por João Batista Araújo e Oliveira, 65, doutor em educação, é presidente do Instituto Alfa e Beto. Foi secretário-executivo do Ministério da Educação (1995, gestão FHC). FONTE: Texto sugerido por Mayra Palmeira via e-mail pessoal em 12/07/012.
Quem tem filho em escola particular sabe que a idade certa para alfabetizar é aos seis anos. Por que o MEC propõe que isso possa ocorrer aos oito anos na escola pública?
Tendências/Debates: E la nave va, mas para onde?
Há vários critérios para balizar uma resposta: a experiência nacional, a experiência internacional e a evidência científica.
No Brasil, escolas privadas e centenas de escolas públicas alfabetizam aos seis anos -antes no terceiro período da pré-escola, agora no primeiro ano do ensino fundamental. No plano internacional, todos os países com o sistema alfabético de escrita alfabetizam seus alunos no primeiro ano da escola formal.
Há duas exceções. Os de língua inglesa, que levam mais tempo (três anos) pela quantidade de fonemas e pela complexidade do seu código ortográfico, e os de língua francesa, que ensinam a ler no primeiro ano, mas muitas crianças ainda apresentam dificuldades no processamento ortográfico até o fim do segundo -uma palavra com o som "ô" pode se escrever o, ô, ot, au, eau, eaux...
O sistema de escrita da língua portuguesa tem complexidade média, pode ser aprendido em quase sua totalidade ao final de um ano.
E a evidência científica: a ciência cognitiva da leitura -ignorada pelas faculdades de educação e pelas autoridades educacionais, mas reconhecida como paradigma científico da área- tem suas respostas.
A Academia Brasileira de Ciências publicou um relatório sobre o tema em 2011, que valeria ser lido e levado a sério. Mas essas evidências não são levadas em conta no Brasil. É mais cômodo bater claque para tudo que vem do Planalto ou que agrada a certos ouvidos.
Por que empacamos no assunto? Porque as autoridades colocaram a raposa para cuidar do galinheiro.
Bastam poucos exemplos para ilustrar como estamos amassando barro em discussões fúteis e políticas equivocadas, que seriam superadas se a ideologia e o corporativismo cedessem lugar ao diálogo e ao debate embasado em evidências.
É bom que as autoridades políticas falem em alfabetização na idade certa. Pelo menos começam a falar do problema, depois de ter torrado bilhões em programas ineficazes de alfabetização de adultos.
Mas o gigante desperta de mau humor e se levanta com o pé esquerdo. O programa não define o que seja alfabetização e erra na idade em que se deve alfabetizar. Trata-se de inaceitável hipocrisia, pois só é aplicável aos alunos da rede pública e não aos filhos e netos dos que advogam essas políticas.
Inventam-se termos melífluos e indefinidos como "letramento" para confundir as mentes e sugerir que a aprendizagem do código alfabético é algo de segunda classe, que sequer merece ser tratado pelo próprio nome. A tal Provinha Brasil é um testemunho vivo dessa visão equivocada do que seja alfabetizar e da confusão reinante no país entre leitura e compreensão.
A inexistência de um programa de ensino onde as competências da alfabetização sejam bem definidas é o atestado da renúncia oficial em enfrentar os problemas de frente.
Até o termo "cartilha", adotado em todas as áreas pelos que desejam iniciar alguém em algum assunto, é tido como anacronismo pelos patrulho-pedagogos de plantão.
No Brasil, a pedagogia da alfabetização ficou paralisada desde a década de 1970. Jogamos fora o bebê e a água do banho. Paramos de formar professores alfabetizadores, paramos de alfabetizar as crianças, tudo em nome de uma ideologia que afirma que o aluno é um Champollion diante da pedra de Roseta, capaz de descobrir por si mesmo o código alfabético.
Tornamo-nos prisioneiros de ideias requentadas de autores há muito falecidos e que só fazem sucesso nos trópicos.
A paralisia intelectual de nossos ideo-pedagogos e a opção preferencial do MEC pelo corporativismo nos trazem vultosos prejuízos.
Para avançar em educação, o Brasil precisa romper o círculo vicioso de consultar sempre as mesmas pessoas e grupos escolhidos por critérios ideológicos, sem compromisso com evidências e resultados.
O país deve ouvir o que a ciência tem a dizer sobre o que é alfabetizar, como alfabetizar, quando alfabetizar e como saber se o aluno sabe ler e escrever. Até lá, vamos continuar a sacrificar os alunos da escola pública no altar das ideologias.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A PM – Polícia Militar de Alagoas realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 1.040 (mil e quarenta) VAGAS PARA SOLDADO E OFICIAL COMBATENTE, inscrições reabertas até o dia 27 de julho/2012. Escolaridade exigida: Médio. Salários: 2.200,00. Maiores informações pelo edital no site:
NACIONAL. Receita Federal do Brasil realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 75 (setecentas e cinquenta) VAGAS PARA ANALISTA TRIBUTÁRIO, inscrições abertas no período de 16 a 27 de julho/2012. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 7.996,07. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Dr. Milton Marques (09/-7), Profa. Socorro Batista (10/07), Iuska Freire - Jornalista (11) Emerson Linhares – Beatlemaníaco e Warton Batista (13);
 = "Parabéns amigo, pelo seu jornalzinho. Ele tem contribuido muito para trazer esclarecimentos, e é disso que as pessoas estão precisando. Vinícius Guerra". – Bravo leitor e colaborador Vinícius, este espaço me proporciona muitas amizades, mesmo de forma virtual e aquela velha regra: o amigo do meu amigo é meu amigo? Pois é! Vinícius amigo do amigo Ariobaldo é também meu amigo! Saúde e paz amigos companheiros;
 = Há 57 anos (13/07/1955) o então Prefeito Vingt Rosado o serviço de abastecimento d'águ em Mossoró.

**********PANO RÁPIDO**********
 - Memória: Na edição no 392/2010 (de 18/12), relatamos os seguintes temas: Trabalho e Família Levam mais Conflitos à Justiça; Governo Afirma que Pagará 1/3 de Férias a Celetistas; Adotante Terá Isenção de IPTU; Bronca do Leitor (199); FIQUE SABENDO: 18 de Dezembro: Dia do Museólogo;
 - Levante da Juventude – RS. As juventudes gaúchas já estão preparadas para participar do 8° Acampamento Estadual do Levante Popular da Juventude. Assim como nos anos anteriores, a atividade será realizada em paralelo à 8ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e à 19ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop). Os eventos ocorrerão de sexta-feira (13) a domingo (15), em Santa Maria, município do Rio Grande do Sul, Brasil. FONTE: www.adital.com.br, por Karol Assunção – Jornalista, em 11/07/2012;
 - A importância da televisão é inegável. Desde que usada como instrumento de integração, esclarecimento, educação e cultura, seria de um bem imensurável. Mas, da maneira como funciona, e exerce sua influência na população brasileira, sem dúvida alguma, tem prevalecido como: "máquina de fazer doido",no dizer do saudoso Sérgio Porto ou Stanislau Ponte Preta. FONTE: Por Rubens Coelho, www.jornalporanba.com, em 04/07/2012;
 - Dia: Ontem foi Dia Mundial do Rock, hoje é Dia da Liberdade de Pensamento, Dia do Enfermo/Doente, Dia do Propagandista Viajante, Dia do Doador de Sangue e Dia Mundial do Hospital. Amanhã (15) será Dia Internacional do Homem.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos homens e mulheres de pensamento livres, enfermos, propagandistas, doadores de sangue e a todos os homens com "H".

Quem CANTA...
"Nunca vi rastro de cobra / Nem couro de lobisomem / Se correr o bicho pega / Se ficar o bicho come / Porque eu sou é home / Porque eu sou é home / Menino eu sou é home / Menino eu sou é home / E como sou!... . ("Homem com H" – Composição: Antônio Barros. Canta: Os 3 do Nordeste).
...OS MALES ESTANCA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário