quarta-feira, 13 de junho de 2012

DC - Coluna de Notícias 523. (Anexo: Conselhos Apaixonados !!!).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IV – Edição nº 523 (geral) e 39ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, 13 de junho de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 24ª/52, Dias: 165/366 e faltam 201 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
Mané Beradeiro alá Mariza Monte vem de - amor ai love iu - referencia ao dia de ontem (12/06): "Amor de pitomba é aquele que tem muito caroço e pouca carne". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Queria, aqui, tecer um comentário sobre o "Pingo da mei dia", evento realizado no sábado último, e que marca a abertura do festejado Mossoró Cidade Junina com melhor tempo para raciocinar. Levantei-me às 05h desta manhã para encerrar esta coluna e postá-la antes de partir para labuta. Falta tempo e deixo o comentário para a próxima edição. Conde Rubens Coelho e Júiio César (ex-vereador) uma satisfação reencontrá-los em um papo rápido, porém prazeroso. Estou de olho na nova edição do Poranduba! Estamos em plenas festas juninas e boa leitura nobre leitor/a.

CASA PRÓPRIA: PRAZOS MAIORES COM MENORES JUROSRio. A Caixa Econômica Federal e o Santander ampliaram de 30 para 35 anos o prazo dos empréstimos habitacionais nos imóveis até R$ 500 mil, financiados com recursos da caderneta de poupança. É o maior prazo da história do País, destacou o vice-presidente de Governo e Habitação da Caixa, José Urbano Duarte. Além disso, a instituição também anunciou a segunda redução nas taxas de juros do crédito imobiliário para classe média (renda acima de R$ 5.400). Na Caixa, as novas regras estão valendo desde ontem e no Santander o prazo estendido vai começar a partir de 6 de julho. Nos dois bancos, somente para contratos novos.
Vale lembrar que o Banco do Brasil também reduziu em até 21% os juros da casa própria na modalidade para clientes com relacionamento com a instituição. O mercado comemora as reduções nas taxas de juros e o prazo ainda mais ampliado do financiamento habitacional. "A queda nos juros realizada pela Caixa e pelo Banco do Brasil fará uma grande diferença na hora de o cliente optar por financiar o imóvel, o que vai aquecer ainda mais o mercado. Os bancos privados vão ter que acompanhar estas mudanças e quem sai ganhando com esta concorrência é sempre o cliente", diz Márcio Iorio, diretor da construtora Santa Cecília. FONTE: O Dia Online, na base de dados do site: www.endividados.com.br/.

GREVE: TJ ABRE PRAZO PARA ADUERN APRESENTAR CONTESTAÇÃO – O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) abriu prazo para a ADUERN apresentar contestação ao recurso interposto pelo Governo do Estado contra a decisão da desembargadora convocada Sulamita Pacheco que determinou a legalidade da paralisação dos professores e técnicos da UERN. A ADUERN foi notificada na manhã de hoje, 12, e tem 15 dias para contestar os argumentos do Governo do Estado que pede a reconsideração da decisão da legalidade da greve dos servidores da Universidade.
O professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, entende que a abertura do prazo para contestação significa que o Judiciário quer analisar de forma mais cautelosa a situação. Ainda segundo ele, o sindicato não pretende usar todo o tempo colocado pela Justiça, mas apresentar a contestação o mais rápido possível. "O que nós queremos é a reabertura do diálogo, que o Governo volte a negociar para que possamos chegar a um consenso", explica o presidente.
Agenda da Greve: Quarta-feira (13/06): 17h – Participação no Ato Público "Sinal Fechado pra Educação", no semáforo em frente à construção da sede do Campus da UERN em Natal/Complexo Cultural da Zona Norte e, Quinta-feira (14/06): 9h – Assembleia Geral Extraordinária, na sede da ADUERN em Mossoró e às 16h – Mobilização em Patu, concentração na sede do campus local. Sexta-feira (15/06): 10h – Tuitaço #negociaRosalba (divulgar somente por DM), por Jornalista Talita Lucena (DRT 1551-JP/RN).

ALDACI DE FRANÇA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Nosso correspondente da série vem com as boas novas do XII Festival de Cantadores do Nordeste. Estaremos presente, espi só:
Amigo Hermes, abaixo, as informações sobre nossa participação em eventos de cunho popular voltadas para a difusão da poesia popular nordestina, previstas para este mês de junho/12:
16/06 (Sábado): estaremos em Patu/RN, em escola local, declamando e tecendo informações históricas sobre a poesia popular nordestina e a praticando através da declamação e do repente;
22/06 (Sexta-feira): participo de um Festival de Repentista em Gravatá/PE, duplando com o conterrâneo Repentista Miro Pereira, patuense da gema;
24/06 (Domingo): comporei com outros colegas a comissão julgadora do Festival de Cantadores em Pendências-RN;
28 e 29 (Quinta e Sexta-feira): coordeno o XII Festival de Cantadores do Nordeste no Mossoró Cidade Junina, em que 4 das melhores duplas do Nordeste se farão presentes a saber: 1ª) Louro Branco x Miro Bandeira; 2ª) Antônio Lisboa x Edmilson Ferreira; 3ª João Paraibano x Severino Feitosa, e 4ª dupla com Daniel Olimpio x Luciano Leonel.
Também teremos no evento, a participação dos poetas cordelistas, cancioneiros, coquistas, declamadores, dentre outros. Pois é amigo Hermes, sinta-se meu convidado para assistir e com outros amigos fazer a entrega dos troféus as duplas concorrente e consequentemente classificadas. - "Quatro duplas de atores / da poesia nordestina / cantando o que mundo quer / fazendo o que Deus ensina / divulgando os seus valores / de autênticos cantadores / fazendo a festa junina". Grande abraço, Aldaci de França.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (321)Este esclarecimento é muito importante (Caixa Preferencial – Atendimento Preferencial d edição 522). CAIXA PREFERENCIAL é a negação do ATENDIMENTO PREFERENCIAL que reza na lei. Veja: se chegarem trinta idosos numa agência bancária ao mesmo tempo e todos se dirigirem às bocas de 10 caixas, teremos cada um deles em primeiro, segundo ou terceiro lugar na fila do atendimento. Mas se todos se dirigirem a um tal CAIXA PREFERENCIAL, vamos ter idosos em décimo quinto, vigésimo e trigésimo lugares. Além disso, todo banco deveria ser obrigado a garantir lugar sentado, apoio de funcionário ou estagiário e água fresca para o idoso em atendimento.
Não esqueçamos que milhões de idosos movimentam bilhões de reais em suas contas, pois além de uma montanha de dinheiro de aposentadorias, parte deles têm outros rendimentos. Em Mossoró, por exemplo, tem uma lei de autoria do saudoso Antonio Mota que obriga o atendimento em meia hora em dias normais ou 45 minutos, em dias que antecedem ou sucedem feriados e finais de semana. Quem fiscaliza? Tenho a impressão de que a lei nunca foi regulamentada, imagine-se implementada. Grato, Crispiniano Neto.

FIQUE SABENDO... "12 de junho – Dia dos Namorados". (Fonte: www.ibge.gov.br);
Diz um ditado popular que "o amor é uma flor roxa que nasce no coração dos trouxas". No Brasil, como sabemos, comemoramos o dia dos namorados no dia 12 de junho.
E numa canção do tempo de ouro do rádio, cantada por Carmem Miranda, também ouvimos: "Essa história de gostar de alguém /  é uma mania que as pessoas têm / se me ajudasse, nosso Senhor / eu não pensaria mais no amor".
Ninguém é trouxa por amar, o amor é considerado um dos sentimentos mais nobres do ser humano, mas que parece uma mania, ah, lá isso parece. Basta dar uma olhadinha na internet para ver a quantidade de sites de namoro, relacionamentos e encontros. Todo mundo atrás de um amor.
As paqueras no colégio, nos bares, na praia, cartas, torpedos, telefonemas, e-mails, a flecha do cupido encorajando os corações - dos mais arrojados aos mais tímidos - a se declararem. A irem em busca de seu par.
Conta uma antiga lenda que, no princípio, homens e mulheres eram uma coisa só, feminino e masculino unidos completamente, colados um ao outro em um abraço universal. Castigados pelos deuses, por tentarem se igualar a eles, foram descolados para sempre e, por conta disso, vivem buscando até hoje a outra metade descolada. Sua metade da laranja.
Mania ou não, bom mesmo é estarmos com nossa metade no dia dos namorados. E nos sentirmos mais nobres, mais completos, por amar, amar, amar...

O CUPIDO É O CULPADO
Cupido (também conhecido como Eros) era o deus do amor. Filho de Vênus (Afrodite), deusa do amor, com Mercúrio (Hermes), mensageiro alado dos deuses, andava sempre ao lado da mãe, armado com seu arco e flecha. As setas, Cupido desfechava no coração dos deuses e dos homens que, uma vez atingidos por elas, ficavam completamente tocados pelo sentimento amoroso, apaixonados mesmo.
Conta-se ainda que existia uma outra divindade, irmão de Cupido, chamado Antero. Este seria o deus vingador do amor rejeitado, mas que aparece também na mitologia como o símbolo do afeto recíproco. Ele nasceu após Vênus ter se queixado de que seu filho Cupido continuava sempre criança. A deusa foi então aconselhada a lhe dar um irmão que, tirando Cupido da solidão, certamente o ajudaria a crescer. E assim foi. Com a chegada do irmão, começou a crescer e ficar robusto.
Cupido, aliás, quem diria, também viveu um grande amor. Vênus andava enciumada da beleza de Psiquê, uma jovem mortal, e pediu ao filho que castigasse a linda moça. Cupido foi cumprir sua missão mas, ao ver a jovem tão bela, acabou vítima do próprio veneno, apaixonando-se perdidamente. Eles casaram-se. Só que Psiquê, por ser mortal, não podia olhar o rosto do amado, que era um Deus. Então os deuses, após muitos problemas e desencontros vividos pelos dois, por conta dessa limitação, resolveram transformá-la numa deusa, para que eles pudessem viver seu grande amor eternamente.

SIMPATIAS DE AMOR
Para quem anda solitário ou ainda não foi flechado pelas setas do Cupido, distraído talvez em contemplar a beleza de sua esposa Psiquê, apaixonado demais para sair por aí flechando... pois, então, para quem ainda não encontrou seu amor - ou o perdeu -, existem algumas simpatias, para dar uma forcinha ao destino.
Aqui no Brasil, o dia dos namorados é festejado na véspera do dia de Santo Antônio, considerado santo casamenteiro. Daí as simpatias de amor estarem quase sempre associadas a sua imagem. Vamos conhecer algumas:
Para arrumar namorado: na manhã do dia dos namorados, escrever o nome completo da pessoa amada em uma fita azul. De noite, você deve contar sete estrelas no céu (sem apontar!) e pedir a Santo Antônio que lhe ajude a conquistar o coração de quem você ama. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem do santo e deixe amarrado até que o pedido seja concretizado.
Para o namorado voltar: pegue uma imagem de Santo Antônio e amarre nela sete fitas coloridas. Depois, guarde a estátua de cabeça para baixo e só desvire e a liberte das amarras, quando seu namorado voltar.
Então, vamos lá. Mãos à obra e boa sorte.
Ah, e bom dia dos namorados também!

LUPERCÁLIA
É bem provável que a festa dos namorados tenha sua origem em um festejo romano: a Lupercália. Em Roma, lobos vagavam próximos às casas e um dos deuses do povo romano, Lupercus, era invocado para manter os lobos distantes. Por essa razão, era oferecido um festival em honra a Lupercus, no dia 15 de fevereiro.
Nesse festival, era costume colocar os nomes das meninas romanas escritos em pedaços de papel, que eram colocados em frascos. Cada rapaz escolhia o seu papel e a menina escolhida deveria ser sua namorada naquele ano todo.
O dia da festa se transformou no dia dos namorados - nos Estados Unidos Valentine´s day -, em homenagem ao Padre Valentine. Ele tinha sido padre em Roma, numa época em que o então imperador Claudius II ordenou que os soldados romanos não casassem. Ele achava que, uma vez casados, seus soldados não iriam querer lutar, preferindo ficar em casa com suas esposas.
O padre Valentine foi contra a ordem dada por Claudius e casou muitos jovens secretamente. Foi preso e morto no dia 14 de fevereiro, tornando-se santo, após sua morte. Quando Roma se converteu ao cristianismo, os padres mudaram o feriado de Lupercália, no dia 15, para o dia 14 de fevereiro, Valentine´s Day, em homenagem ao padre.

CONQUISTE SEU EMPREGO: PE. A Prefeitura de Calçado/PE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 124 (cento e vinte e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 16 de junho/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 8.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
Nacional. A Polícia Federal realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 350 (trezentas e cinquenta) VAGAS PARA ESCRIVÃO DE POLÍCIA FEDERAL, inscrições reabertas no período de 18/06 a 09 de julho/2012. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 7.514,33. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Lidiane Alencar (11) e Marcos Antônio - Jornalista;
 = "Olá Hermes, adorei a sua coluna, vou enviar para os membros do SINAI do Alto Oeste. Lendo os seus dados pessoais e consta que você trabalha na UERN. Eu já trabalhei na UERN de Pau dos Ferros (aproximadamente 5 anos). Abraços, Karine Nascimento". – Obrigado prezada Karine, é uma satisfação imensa você ter aprovado nosso trabalho. Seja bem vinda ao nosso convívio sindical e dispomos a coluna para publicar sua opinião e demais colegas. Quanto a UERN lá se vão 36 a se completar em agosto vindouro. Saúde e paz companheira;
 = "Caros Amigos, Eriberto e Hermes, mais uma vez me vejo exercitando a minha arte poética ao lado da minha amada. Sentimos uma grande alegria e satisfação por vocês terem nos concedido espaço para a publicação dos nossos versos no dia das mães. Hoje recorremos novamente para uma homenagem aos namorados "Um Presente de Deus: um amor verdadeiro". Desde já agradecemos. Abraços, Aureci e Zenara". – Valeu companheiros Aurecei e Zenara, eu é que agradeço suas colaborações. Fique a vontade para as próximas poesias. Segue, anexo, o verso "Um presente de Deus: um amor verdadeiro". Deus vos abençoe sempre;
 = Há 15 anos (13/06/1996) foi criada a SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, com sede em Mossoró, em 13/06/1996;

**********PANO RÁPIDO**********
 - Memória: Na edição no 385/2010 (de 20/11), relatamos os seguintes temas: Câmara Comemora Dias da Consciência Negra; TIM – Acredite Se Quiser; Democratizando o Cinema "Um Estranho no Ninho"; Bronca do Leitor (192) – Thalles Chaves; FIQUE SABENDO: "Antes, éramos pagos para pensar";
 - Xingu+23 recebe apoios - A cada dia o Xingu+23, que acontecerá nos próximos 13 a 17, em Vitória do Xingu, estado do Pará (Norte do país) para debater a resistência à hidrelétrica Belo Monte, recebe mais adesões. Além de artistas que já haviam confirmado presença no evento, há poucos dias o cantor Gilberto Gil, a ambientalista e ex-ministra Marina Silva, o cantor Arnaldo Antunes e o teólogo, filósofo e escritor Leonardo Boff também divulgaram apoio à iniciativa. Para chamar ainda mais atenção para a luta contra o mega-empreendimento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), Gilberto Gil cedeu sua canção "Um sonho" para ser transformada em clipe. Em poucos dias a música, que apesar de ser de 1977, ainda é atual, se tornou o hino do evento, por falar claramente sobre a luta contra o desenvolvimentismo, principal discurso em torno de Belo Monte. FONTE: www.adital.com.br/.
 - Dia: hoje é Dia de Santo Antônio e Dia do Turista. Amanhã (14) será Dia da Liberdade de Pensamento e Dia do Solista.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos turistas, homens e mulheres de pensamentos livres e aos solistas.
Quem CANTA...
"Danei a faca / No tronco da bananeira / Não gostei da brincadeira / Santo Antônio enganou / Sai correndo / Lá pra beira da fogueira / Vê meu rosto na bacia / A água se derramou...".  ("Brincadeira na Fogueira" - Composição: Indisponível – Canta: Xangai).
...OS MALES ESTANCA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário