quinta-feira, 31 de maio de 2012

DC - Coluna de Notícias 519. (Anexo: Bíblia).


"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IV – Edição nº 519 (geral) e 35ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, quinta-feira, 31 de maio de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 22ª/52, Dias: 152/366 e faltam 214 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
Mané Beradeiro divulgando frases lapidares de amigo seu: "Troca-se um piso salarial por um apartamento de cobertura", por J. de Castro (mora em Natal, é poeta, jornalista profissional, trabalha em educação e é membro da SPVA-RN - Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN). Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
A governadora do Estado do RN administra o estado ao seu bel prazer da falação e poucas ações positivas. Com o agravante de ignorar a justiça e os poderosos do poder, na semana passada bradou em alto e bom som que não pagaria os salários dos grevistas da UERN antecipando-se de uma decisão judicial que ela já tinha impetrado. Que dizer, sua preocupação de encurralar os segmentos e não procurou a solução "via diálogo" como se dizia está aberta. Ignorou a Audiência Pública promovida pela Promotoria do Patrimônio Público para tratar dos sérios problemas na Central do Cidadão, através do Dr. José Hercy Pontes de Alencar – Promoto, realizada em 17/03/2011, não comparecendo e nem se quer mandou um representante. Uma semana após anunciou que transferia a central para a também desestruturada Estação Rodoviária "Diran Ramos do Amaral" em outubro de 2011. O que vemos é o prédio da Central do Cidadão sendo maquiado (pintado sem os devidos reparos mínimos como embutir fios elétricos expostos), o contrato renovado por mais cinco anos e os servidores há 17 meses sem receber a gratificação funcional. Lá se vão, como diz o Emery Costa, exatos 441 dias descumprindo sua própria palavra. Vem ai as festas juninas. Boa leitura nobre leitor/a.
CIDADÃ TEM DIREITO A MEDICAMENTO GRATUITO para tratamento de depressão – Decisão da 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo obriga a Fazenda do Estado a fornecer a uma cidadã medicamentos para o tratamento de depressão de sua filha. A mulher ingressou com ação alegando que a filha faz tratamento psiquiátrico e necessita do medicamento Assert 50 mg (Sertralina). A Fazenda Estadual argumentou que não há prova de que o produto é o único eficaz para o seu tratamento, também havendo a necessidade de previsão orçamentária para sua aquisição.
De acordo com o voto do relator do recurso, desembargador Peiretti de Godoy, havendo prescrição de médico que acompanha a paciente e estando comprovado que a autora é economicamente hipossuficiente, não há fundamento para afastar da Fazenda a obrigação do fornecimento. "O Estado, ao negar a proteção perseguida nas circunstâncias apresentadas no processo, omitindo-se em garantir o direito fundamental à saúde, humilha a cidadania, descumpre o seu dever constitucional e ostenta prática violenta de atentado à dignidade humana e à vida, tornando-se, assim, totalitário e insensível." O julgamento do recurso teve votação unânime e contou com a participação dos desembargadores Ricardo Anafe e Borelli Thomaz. Fonte: TJSP - Tribunal de Justiça de São Paulo - 28/05/2012.
GREVE NA UERN É LEGALA juíza convocada Sulamita Pacheco, que substitui o desembargador Amaury Moura Sobrinho, reconheceu nesta terça-feira (29) a legalidade da paralisação dos servidores e professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A decisão da magistrada responde a Ação Originária ajuizada pelo Poder Executivo, que pediu liminarmente a ilegalidade do movimento grevista.
DIREITODOS TRABALHADORES - A desembargadora convocada ressaltou ainda que não visualiza desrespeito ao direito constitucional, apesar da alegação do Estado de violação ao artigo 205 da Constituição Federal. "Ao contrário, ao passo que se busca respeitar o direito dos professores a uma luta por melhores condições de trabalho, o resultado é o fortalecimento da educação", disse a Dra. Sulamita Pacheco. Para embasar juridicamente a decisão, a magistrada lembrou que o ministro Joaquim Barbosa, do STF, ao julgar tema semelhante vaticinou ser o movimento grevista um instrumento legítimo e que o caráter essencial ao serviço não sugere vedação ao exercício do direito de greve. "Posto que a essencialidade dos serviços paralisados indica, na realidade, um chamado à razão e à responsabilidade de todos os atores envolvidos, cabendo ao Judiciário zelar pelo exercício do direito à greve e não mitigá-lo".
"Não vejo como o Poder Judiciário calar neste momento, este grito, que busca a efetivação de um Estado democrático livre, igualitário e justo". Juíza Sulamita Pacheco, em decisão sobre legalidade do movimento grevista na UERN. Ação Cível Originária n.º 2012.007272-3.
ELIZABETH FREITAS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Estreia na série, a cantora Elizabeth para divulgar o seu Vídeo Clipe lançado na tarde de ontem.
Lançado o meu primeiro vídeo clipe, com estreia no programa MIXTURA da apresentadora Mayara Amorim, no canal TCM 10, na tarde desta quarta-feira (30). A direção e produção foram feitas pelo fotógrafo David Dantas, idealizador do projeto que deu vida a canção "Eu, você, o reggae e o mar", um dos sucessos do CD da cantora Elizabeth Freitas. O vídeo estará disponível no canal elizabethmusicas no YouTube.com.
Confira o Teaser do Clipe através do link no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=EiNnhNd9cBc&list=FLWzUkz5lnOnjWQbMcc2_PSg&index=1&feature=plpp_video. Confira, também, o site da artista: http://www.wix.com/elizabethfreitas/site. Agradeço a divulgação deste trabalho. Atenciosamente, Elizabeth Freitas. Contatos: (84) 8836-2023 e-mail: elizabethfreitas.musicas@hotmail.com/.
BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (317)Amigo Hermes, passou em branco esta BRONCA 315. Mas não faltará oportunidade para "descoser as orelhas" - como se diz lá na roça - de alguns saçaricados que não sabem se comportar diante de um veículo informativo sério como se constitui o DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO. Tanta falta de educação e urbanidade que se ajustam como uma luva. Tem gente (?) que usa um computador ou outro meio de comunicação afim, como se estivesse num pequeno espaço, sentado num instrumento oval, passando aquele tradicional "telegrama". Abs. DINIZ.
FIQUE SABENDO... "A Greve. Anselmo, Rosalba e a UERN". Por Samuel Paiva – Estudante do 4º Período de Direito/UERN e se apresenta ainda como "escritor amador" em seu blog denominado "O efeito cafeína";
Olá, eu sou Samuel de Oliveira Paiva, aluno matriculado no 4°Período de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O relógio do canto inferior direito do meu computador aponta 01h30min da madrugada de Domingo (27) para Segunda (28/05). Em verdade gostaria de estar dormindo para acordar bem para a aula.
Como se sabe, no entanto, estamos mais uma vez em greve, depois dos homéricos 106 dias. Gostaria de descer a certas minúcias que outros veículos ainda não desceram.
A aula era de Ciência Política, um homem baixinho, bem vestido, de modos polidos, gestos comedidos, voz tenra, e um jeito de falar que mais escondia que expunha, adentrou na sala. Sim era Anselmo Carvalho, o atual secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo.
Educado, inteligente, mas com uma apatia que afastava qualquer dinâmica, o mestre nos explicava seus slides que misturavam os ensinamentos de Dalmo de Abreu Dallari e Paulo Bonavides. Uma vez eu perguntei-lhe se poderíamos chamar os Rosados de oligarquia. Ele abriu os braços, esticou um lábio, não respondeu. Insisti. "Cada um diz o que quer", limitou-se a dizer.
Repare que com isso não quero ganhar tratamento de crítico agudo, rapaz ciente, ou qualquer estandarte que o valha. Acho simplesmente que aquilo fora prova de certa fraqueza, afinal um professor de Ciência Política não poderia se furtar a uma problemática desse tipo, ainda que fosse para argumentar de maneira diversa.
Era como se a Teoria não fosse digna da prática.
Lembro que Anselmo sempre nos indicava a leitura dos "Escritos Políticos" de Winston Churchill. Se compararmos suas frases que versam nesse sentido: "Só faremos o pagamento quando a lei de responsabilidade fiscal permitir", com uma de Churchill, "não adianta dizer: Estamos fazendo o melhor que podemos. Temos que conseguir o que quer que seja necessário", novamente somos tomados pela impressão de que para certas figuras a Teoria não merece a prática.
Sua curiosidade pelos livros é a mesma de um transeunte pelo corpo de um individuo que acaba de acidentar-se, olha, impressiona-se e vai embora tentando esquecer o horror que vira. Acho triste e incompreensível que alguém se satisfaça em ser cão de guarda alheio, um cão de guarda frio e burocrático.
De Rosalba Ciarlini (DEM) não esperava outra coisa. Só os neuróticos não sabem que na nossa política funciona o costume contra legem, não há segredos nisso, os prefeitos e vereadores compram eleitores avulsos, os governadores compram em atacado, por meio de "apoio". Perceba que o "jogo político" na época de eleições faz com que, principalmente nas cidades pequenas, o candidato a Governo troque de prefeito cerca de quatros vezes.
Então sabemos que os alicerces são podres, logo sobre ele não se fixam grandes edifícios. Na campanha a qual Rosalba sagrou-se governadora, lembro que ela passou em minha cidade natal, como em muitos outros lugarejos. Lá encontrou, na zona rural, um circo – de fato era um circo – e centenas de eleitores apertados em trajes cor-de-rosa comprados às pressas, já que até duas semanas atrás o prefeito apoiava outro candidato.
Rosalba, junto com Zé Agripino, tirou fotos com um chapelão de palha na cabeça. Chamamos a isso de "festa da Democracia". A poetisa Hilda Hist dizia que, etimologicamente, Democracia quer dizer Governo do Demônio (Demo=Demônio, Cracia=Governo). Rosalba era, por tanto, igual a todos, como poderia esperar que algo diferente brotasse desse seio político viciado?
Carlos Drummond verseja, como metáfora claro, de uma Flor que brota no meio do asfalto. Vendo-a surrada, insossa, esmilinguida, ele diz "É feia, mas é uma Flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio".
Escrevi um Cordel dizendo "É Rosa, mas não é uma Flor".
A Uern precisa de muita coisa, vontade acima de tudo. Das mais simples informações a livros e papel-higiênico. Falta também respeito por parte de muitos professores aos estatutos de nossa faculdade, cronograma e outras coisas que as sucessivas greves bagunçam ainda mais.
Apesar de tudo, tenho muito orgulho e sinto-me deveras feliz em cruzar sua entrada de portões arriados.
Os professores têm que lutar por melhores salários sim. Às vezes nós alunos injustamente reclamamos de suas posturas, ocorre que no máximo passaremos cinco anos na faculdade, ansiamos levantar voo, só que a luta dos professores é a luta de uma vida inteira. Refiro-me aos verdadeiros professores, há muitos que não merecem esse título. Como há alunos que não o merecem.
O Curso de Direito recebeu o selo OAB. É apenas a prova de que somos bons em provas. Passamos por uma crise paradigmática no Direito, tremendo excesso de contingente, falta de consciente. Lênio Luiz Streck costuma perguntar em suas aulas se alguém aceitaria ser operado por um cardiologista que tivesse estudado por um livro intitulado "Manual de Cirurgia Cardíaca Descomplicada" ou "esquematizado". No Direito isso é uma constante, somos obrigados a tal.
Torço para que nós alunos não nos percamos em nossas reinvindicações, tenhamos olhos abertos, dispensando as vias extremas e duvidando das muito fáceis. A luta é por Educação, somos de um país, de uma região, de um estado, deseducado.
Educação é prática, é como caridade. É a própria vida. Reflete-se desde a hora de votar até a de dizer sem alarme que sente a morte roubar-lhe as forças.
CONQUISTE SEU EMPREGO: A Câmara Municipal de Glória do Goitá/PE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 10 (dez) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 07 de junho/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 2.200,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
PI. A Prefeitura de Simplício Mendes/PI realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 252 (duzentas e cinquenta e duas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 04 de junho/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 4.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
**********REGISTROS**********
 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Moisés Rodrigues (31);
 = "Que felicidade, com certeza venceremos todas que virão, porque Deus nos ama. Um abraço, Zeza Melo".Professora Zeza, oremos e agradecemos a cada degrau avançado. As bênçãos derramadas dos céus é para lavar nossas almas e enche-las de fé. Muito obrigado e que Deus continue lhe abençoando;
 = "Oh glória. Quem espera em Deus revigora suas forças, estes sobem aos céus como águias, esses correm sem se cansar, caminham sem desanimar, cheios da força do Senhor. Uma excelente noite e um belo despertar. Meu amigo e grande colega de trabalho. Saúde e sucesso, SEMPRE. Kallianne Pereira". Prezada Kallianne, como a roda da vida gira rápido. A conheci nos movimentos sindicais e sociais a cata de notícias como jornalista, acompanhei-a na Faculdade de Direito como aluna e agora estamos bem mais perto. Sua fé religiosa me fortaleceu e continua fortalecendo, nunca esqueci suas palavras e frases de fortalecimento durante todo o meu tratamento. Muita paz, saúde e sucessos na sua nova vida profissional e pessoal;
 = "Hermes, é com muita alegria que fico sabendo da sua vitória. A maior riqueza que podemos ter e desejar é a nossa saúde. Deus é realmente fiel a todos nós. Att, Fátima Holanda".Companheira Fátima, agradeço suas orações e sei da sua valorosa participação para estarmos aqui, juntinhos mesmo que virtualmente. Paz e benção;
 = Há 41 anos (31/05/1971) faleceu o Maestro Artur Paraguai, patrono da Banda de Música Municipal de Mossoró e integrante da antiga Charanga, em 31/05/1971.
**********PANO RÁPIDO**********
 - Memória: Na edição no 381/2010 (de 03/11), relatamos os seguintes temas: Televisão 3D para Todos; Datanorte – Assembleia Extraordinária; Cantor Mossoroense Representa RN em Festival; Quintura Festival; FIQUE SABENDO: Mulheres Possíveis;
 - A comunidade Rio dos Macacos, localizada no bairro de São Tomé de Paripe, no limite da cidade de Simões Filho e Salvador (Bahia/BR), viveu na segunda-feira (28) mais um dia de tensão dentro do quilombo. Os moradores afirmaram que sofreram agressão por parte da Marinha. A comunidade fica dentro de uma área da Base Naval de Aratu. O conflito de foi gerado porque um dos moradores tentou reconstruir uma das casas do Quilombo, pois a mesma havia sido derrubada devido a forte chuva que atingiu a cidade de Salvador nas duas últimas semanas. Os oficiais não deixam fazer nenhum tipo de construção no local, pois alegam que o território é da Marinha. Ambas as partes brigam na Justiça pelo direito de posse. Portanto, desde o início daquela tarde militares armados cercam a construção na qual havia moradores do lado de dentro. Por volta das 15h a representante do Rio dos Macacos, Rosimeire Santos, fez uma ligação (o telefone no momento - estava no viva voz) para a presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), Vilma Reis, aos berros pedindo socorro, pois eles estavam invadindo a casa com fuzis nas mãos. Minutos de pânico acompanhado pela equipe do CEAFRO do outro lado da linha. Nessa hora foi derrubada parte do teto que já havia sido colocado em cima das crianças que estavam no local. Fonte: www.adital.com.br/.
 - Dia: hoje é Dia da Juventude Luterana do Brasil, do Enxadrista, do Espírito Santo, Dia Internacional da Aeromoça, Dia Mundial da Luta Contra o Tabaco, Dia Mundial do Comissário de Bordo e Dia Mundial dos Meios de Comunicações Sociais. Amanhã (1º) será Dia de Caxias e Dia Nacional da Imprensa.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos jovens luteranos, aos enxadristas, as aeromoças, aos comissários de bordo, comunicadores sociais e da imprensa em geral.
Quem CANTA...
"Tá rebocado meu compadre / Como os donos do mundo piraram / Eles já são carrascos e vítimas / Do próprio mecanismo que criaram...".  ("As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor" - Composição: Raul Seixas – Canta: R. Seixas).
...OS MALES ESTANCA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.
Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!
*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário