quarta-feira, 23 de março de 2011

DC - Coluna de Noticias 412. (Anexo: Jejum Na Quaresma).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Ano III – Edição: 412 (geral) e 14ª do ano. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quarta-feira, 23 de março de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Dias: 82/365, Semana: 12ª/52 e faltam 283 dias para término do ano.


"Causo democrático".


Mané Beradeiro conta: "Fui andar de besta (alternativo) e minha paciência quase que se acaba, a danada parava de porta em porta que só cavalo de bêbado". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:


Hoje falo de um problema e risco que populares ficam submetidos quando da transmissão de jogos pela Tvs. Todos os domingos faço um roteiro automotivo do centro da cidade ao conjunto habitacional Abolição IV, observo muitos "clientes telespectadores" assistindo os jogos em bares sem a mínima estrutura para atender seus pequenos fregueses (pequenos devido o espaço físico de dois deles) e os "telespectadores" tomam a via pública destinados aos automóveis. Os pedestres são empurrados para o outro lado da calçada. Domingo último, numa lanchonete na Av. Alberto Maranhão em frente ao Colégio Estadual Dix-Sept Rosado, um carro passou e teve seu retrovisor quebrado ao passar na citada avenida e bater (de rapão) numa moto, ou pessoa, parada entre os "telespectadores". Olha gente, quaisquer dias desses ocorrerão um grave acidente e aí é que as autoridades vão atentar para esse problema. Cito três deles que tomam literalmente metade da das avenidas: esta lanchonete em frente ao colégio, Centro Comercial Abolição II e Bar próximo ao Colégio Hermógenes Nogueira. Boa leitura, nobre leitor/a.


ÁGUA: 55% DAS CIDADES TERÃO PROBLEMA em 2015, alerta ANA – Em 2015, 55% dos municípios brasileiros poderão ter o abastecimento de água afetado, segundo informou o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu. Ele participou de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em comemoração ao Dia Internacional da Água, celebrado nesta terça-feira.

De acordo com Andreu, esse cenário pode ser revertido com investimentos da ordem de R$ 22 bilhões em infraestrutura hídrica e com a adoção do que chamou de uma "política tarifária mais realista". Ele observou que os serviços de água e esgoto no Brasil não cobrem os custos necessários para sua expansão e manutenção. FONTE: www.camara.gov.br/.


PAGAMENTO DOS SERVIDORES DO MEIOS poderá ser efetuado esta semana - O impasse entre a Organização Não-Governamental (ONG) Movimento de Integração e Orientação Social (Meios) e o Governo do Estado está prestes a ser solucionado. O fato é que a Justiça aguarda agora somente a aprovação de um representante junto à Procuradoria-Geral do Estado para que seja efetuado o pagamento dos salários, referentes aos meses de novembro e dezembro do ano passado, e ainda a parcela faltante do 13º salário dos servidores.


De acordo com Edinaldo Fernandes, presidente do Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado do Rio Grande do Norte (Senalba/RN), o Ministério do Trabalho indicou três nomes para escolha de um interventor do Meios. Espera-se parecer por escrito do procurador-geral do Estado em relação à nomeação do representante, podendo assim ser repassado o dinheiro que está sob os cuidados da Justiça aos trabalhadores'. "Até terça (ontem) esse procedimento deve ser concluído e o interventor assume de imediato a coordenação da entidade", revela Edinaldo. "Após o pagamento, o interventor deve fazer uma varredura no Meios, reduzindo em cerca de 50% o número de funcionários, que atualmente é de 1.840 no RN, sendo 313 em Mossoró", frisa Edinaldo. FONTE: Jornal O Mossoroense, em 22/03/2011.


DETRAN AFASTA 18 PERITOS que aplicavam "teste de volante" – O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) afastou de suas funções todos os peritos que faziam a avaliação do teste prático aplicado em Natal para os que tentam obter a carteira de habilitação. De acordo com a direção do órgão, eles deixaram de exercer essa atividade na sexta-feira passada, devido a uma recomendação do Ministério Público Estadual, que vem investigando suspeitas de corrupção por parte desses funcionários.


A edição do último domingo de O Poti/Diário de Natal publicou reportagem na qual expõe o funcionamento de um esquema de irregularidades e corrupção que vai desde a aplicação de aulas teóricas e práticas em autoescolas de Natal até o pagamento de propina aos peritos do Detran. O objetivos seriam, no primeiro caso, a não realização das aulas exigidas por lei e, no segundo, fazer com que o candidato receba a carteira de habilitação sem precisar fazer o exame prático, também conhecido como "teste do volante".


Com o afastamento dos peritos - eles foram transferidos para outros órgãos do Detran - 18 novos examinadores, todos policiais militares, foram nomeados no Diário Oficial do Estado, do último sábado, para desempenhar suas funções. A recomendação para o afastamento dos funcionários partiu de uma recomendação da promotora de Justiça de Parnamirim Juliana Limeira, e foi enviada ao diretor do órgão, Érico Vallério Ferreira de Souza. FONTE: Diário de Natal, em 22.03/2011.


FCO. MARTINS É O REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO - Olá, vem aí, no próximo sábado, 26 de março, a 2ª Edição do Projeto Arte Cristã na Praça, que acontece mensalmente, sempre no último sábado, na Praça Aluísio Alves, no Jardim Aeroporto, Parque Industrial, Parnamirim-RN, às 19 horas.


A proposta do projeto é levar cultura à população, através de artistas cristãos. As atrações da próxima edição serão: Palhaço Leiturino (Francisco Martins), Nina (Natal) e Arautos de Cristo (Assembléia de Deus-Parnamiirm). O Arte Cristã na Praça é uma realização da Igreja Batista Regular Emaús-IBRE e conta com o apoio cultural de Elienai Cartaxo (vereadora). Quem desejar participar deste evento pode entrar em contato comigo (9956-4014 ou 8107-6548), que darei maiores detalhes. Francisco Martins - Mané Beradeiro


CINECLUBE EXIBE MAIS UM FILME - O Cineclube Mossoró exibirá o filme "Má Educação", dia 26/03 (sábado). ENTRADA FRANCA. A sessão será a partir das 19h, no Hotel Villa Oeste, e após, ocorrerá o costumeiro debate.


Sinopse - Madri, 1980. Enrique Goded (Fele Martínez) é um cineasta que passa por um bloqueio criativo e está tendo problemas em elaborar um novo projeto. É quando se aproxima dele um ator que procura trabalho, se identificando como Ignacio Rodriguez (Gael García Bernal), que foi o amigo mais íntimo de Enrique e também o primeiro amor da sua vida, quando ainda eram garotos e estudavam no mesmo colégio. Goded recebe do antigo amigo um roteiro intitulado "A Visita", que parcialmente foi elaborado com experiências de vida que ambos tiveram. Goded lê o roteiro com profundo interesse.


FIQUE SABENDO... "A Verdade sobre o atendimento a Ceição Veras em Tibau". Por Lúcia Rocha – Gerente de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Tibau. (Fontes: e-mail pessoal, fones (84) 3062-0239 / 9134-6282, www.twitter.com/detibau).

Em momento algum a paciente deu entrada no Pronto Socorro.


Viemos através desta, repor a verdade a respeito do atendimento à enfermeira Conceição Veras, tendo versão publicada neste final de semana:


No último dia 6 de março, domingo de carnaval, entre 14 e 15 horas, algumas pessoas em 3 (três)

veículos chegaram na UBS - Unidade Básica de Saúde Santa Teresinha - Pronto Socorro deTibau - localizado à Rua Padre João Venturelli, bairro Aeroporto, tendo sido atendidas pelo Técnico em Enfermagem, José de Góis Filgueira Neto, matrícula número 201.507 no COREN – Conselho Regional de Enfermagem.


Solicitavam atendimento para uma pessoa que, diziam, "havia passado mal e estava desmaiada" em uma residência no Conjunto dos Professores, na Praia das Emanuelas. Foi essa a informação que chegou ao Pronto Socorro, onde estava de plantão, o cardiologista, doutor Teodoro Figueiredo.


Para o local foi deslocado uma ambulância de marca Chevrolet, modelo Montana, ano 2006-2007, com o Técnico de Enfermagem, que atendeu o chamado.

Chegando ao local, o mesmo constatou que se tratava de um infarto, que a paciente já estava recebendo atendimento por parte de um médico cardiologista, doutor Arthuro Rosado. Diante do quadro, o Técnico de Enfermagem retornou ao Pronto Socorro e pegou uma caixa de adrenalina - injetável para aplicar na veia, com a finalidade de reanimar a paciente. Porém, o médico insistia num desfibrilador, equipamento que, infelizmente, não existe em Tibau, mas é comum em ambulâncias do SAMU.


O clima na residência onde a paciente se encontrava estava exaltado, tendo em vista que o enfermeiro Filgueira passou a ser ameaçado de morte e foi-lhe dirigido palavras de baixo calão, segundo o mesmo. Por telefone, Filgueira comunicou à chefe do Posto de Saúde, Teresinha Gorete Rebouças, que estava sob ameaça e que não deixavam colocar a paciente na ambulância, motivo pelo qual Teresinha convocou a colaboração da Polícia Militar e, quando a viatura da PM se aproximava do local, cruzou com a ambulância, que já conduzia a paciente para o Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, na companhia do médico Arthuro Rosado e do Técnico em Enfermagem, Filgueira, que presenciou quando o médico quebrou o vidro traseiro da ambulância, com um murro, sob a alegação de falta de ar na ambulância.


Chegando ao Hospital Wilson Rosado, a paciente foi entregue com vida, reanimada e colocada na UTI, vindo a óbito por volta das 19 horas, segundo o Técnico em Enfermagem Filgueira que, retornou abalado e solicitou afastamento das atividades tão logo chegou em Tibau, porque jamais havia passado por uma situação constrangedora, como a ameaça de morte e os xingamentos por parte de pessoas que se encontravam na residência onde a paciente fora atendida.


Filgueira afirma que o médico que prestou socorro na residência se negou a levar a paciente ao Pronto Socorro, portanto, em momento algum a paciente deu entrada no Pronto Socorro.


Na madrugada deste domingo, 13, o Técnico em Enfermagem Filgueira, estava de plantão no mesmo Pronto Socorro, quando dois rapazes chegaram naquela unidade de saúde numa motocicleta e, chutando o que encontravam pela frente, fizeram-lhe ameaças de morte, xingando-o.


A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Tibau entende que, por mais que a situação seja grave, não justifica que familiares e amigos de pacientes, possam perder o controle e agridam funcionários por falta de equipamentos em seu Posto de Saúde.


A saúde é prioridade da atual gestão de Tibau, tendo em vista que em 7 (sete) meses de administração a Prefeitura de Tibau entregou alguns equipamentos ao município, como uma sala de fisioterapia, um laboratório de análises clínicas, um aparelho de eletrocardiograma e outro de Raio X, além de um Posto de Saúde na zona rural de Gangorra, com gabinete odontológico.


Comunicamos ao público que Tibau não dispõe de hospital, maternidade, UTI - Unidade de Terapia Intensiva - e ambulância do SAMU, o que esperamos contar com a contribuição dos veranistas através do pagamento do IPTU.


Ficamos no aguardo de que as circunstâncias do atendimento à paciente Conceição Veras, sejam publicadas em nome da verdade, para evitar que novas versões sejam dadas ao fato.


Lamentamos que a mesma tenha ido a óbito no Hospital Wilson Rosado e nos solidarizamos com a sua família, o que já havia sido feito pela Gerência de Comunicação, através do seu irmão, Iran Veras, pessoa de estima do município, onde mantém residência e passa todos os finais de semana o ano inteiro e, ninguém melhor do que Iran Veras para saber dos limites e das condições da cidade-praia de Tibau que acolhe a todos que a procuram o ano inteiro.


CONQUISTE SEU EMPREGO: BAA Prefeitura de Boa Nova/BA realizará Concurso Público oferecendo 241 (duzentas e quarenta e uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 25 de março/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 1.100,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PE: A Prefeitura de Passira/PE realizará Concurso Público oferecendo 93 (noventa e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas o dia 31 de março/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.400,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********

 = "Oi Hermes, quero lhe parabenizar pelo seu espirito de humildade, e lhe dizer que sou muito feliz em receber suas mensagens, as quais me deixam super feliz. Obrigada, um abraço! Antônia Chaves". Recebo suas frases com muito carinho. Que abençoe a você e toda sua família. EM TEMPO: Transmissão de pensamento, me preparando para distribuir esta edição a Antônia me liga e agradece, em viva voz, tudo o que ela escreveu. Agora fiquei sabendo que ela mora e trabalha em Natal. Obrigado gente fina, não vou falar "Tim" "Tim" mas, Viva viva!!!;


 = "Gratíssimo, meu amigo, meu irmão. Deus lhe pague. Não tenho nada a lhe oferecer nesse ramo da tecnologia, mas tenho de coração. Sou grato. Um abraço pelos escritos e mensagens eletrônicas que Voce me remete. Milton Marques". Estamos todos pagos, com a benção de Deus. Muito obrigado e desejo saúde paz";


 = Há 18 anos (22/03/1993) falecera, em Mossoró, Jaime Hipólito Dantas – Escritor, jornalista e Prof. de Literatura Americana do então ILA – Instituto de Letras e Artes . (*1927).


 = Há 10 anos (22/03/2001) a UFRN inaugurava a Fm Universitária 88,9MHz, em Natal.


**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 273/2009 (de 24/10), relatamos os seguintes temas: Justiça Proíbe Banco de Oferecer Seguro; 14º Salário para a Rede Pública de Educação; Decidido: Greve no Detran a Partir de Novembro; SINTEST, CIS E UFERSA; Bronca do Leitor (105) – Mário Ilo. FIQUE SABENDO: Câncer de Boca;


 - PODERIO – A reportagem assinada pelo jornalista Vladimir Netto mostrou como Beira-Mar consegue administrar o comércio de drogas e armas de dentro da chamada "segurança máxima". Só em 2010, calcula-se, que o bandido teria movimentado mais de R$ 60 milhões. Um flagrante da incapacidade do Estado para conter a escalada do crime organizado. FONTE: Coluna César Santos, Jornal de fato em 22/03/2011;


 - EUA vão transferir liderança da ação militar na Líbia a aliados após anular defesas antiaéreas, dia Obama. FONTE: Globo.com, em 21/03/2011;


 - Obama elogia economia do Brasil, diz que americanos querem investir no país e serão parceiros na reforma da ONU. FONTE: Globo.com, em 19/03/2011;

 - Ontem foi o Dia Mundial da Água. Hoje é Dia Mundial da Meteorologia e amanhã (24) Dia Mundial de Combate a Tuberculose.


DEDICO esta edição aos meteorologistas.

Quem canta...

"Meteoros vão chover esta noite / Acender o facho do desejo / Tempos claros vão se abrir esta noite...". ("Meteoros". Composição: Guilherme Arantes – Canta: G. Arantes).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário