domingo, 13 de março de 2011

DC - Coluna de Notícias 409. Anexo: Aprendiz da Vida.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Ano III – Edição: 409 (geral) e 13ª do ano. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, domingo, 13 de março de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Dias: 072/365, Semana: 11ª/52 e faltam 293 dias para término do ano.

"Causo democrático".

Mané Beradeiro e seu dicionário: "ASPONE = Assessor de Porra Nenhuma, ou Assessoria de Poucos e Nenhum Evento". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:


As edições dos jornais impressos de Mossoró, deste dia, não estampam nenhuma foto de bandidos (graças a Deus). Toco nesta tecla porque é incrível a valorização aos crimes, como dizia o bom Raul Seixa "hoje é domingo e tem sangue no jornal" isso nos idos anos 70, em pleno século XXI tem todos os dias. Claro que nas páginas policiais se espremer jorra, pelo menos o "artista" não está no cartaz, leia-se foto. Estava, eu, numa lanchonete com o jornal O Jába em mãos e uma jovem me perguntou se tinham matado Ciro Gomes. Juro que a danada não era loura. Pode!!! Não consegui acessar a Gazeta do Oeste, tomara que não me contrarie. Boa leitura, nobre leitor/a.


AUTORIZAÇÃO PARA IR AO BANHEIRO GERA DANO MORAL - A empresa Frigol Comercial Ltda., foi condenada a pagar indenização por danos morais de R$ 10 mil a uma ex-empregada porque impunha a ela a obrigatoriedade de pedir autorização à chefia para ir ao banheiro. A condenação imposta pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP) foi mantida pela Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho.


Segundo informações da petição inicial, em duas ocasiões, "fora do horário previsto", a ex-empregada pediu ao encarregado para ir ao toalete; porém, ele disse a ela que aguardasse um pouco até que encontrasse alguém para substituí-la, e saiu. No entanto, ele demorou a voltar e a ex-empregada, não suportando a demora, urinou nas calças, tornando-se motivo de chacota entre os outros empregados. Segundo o Regional, a necessidade de autorização da chefia para o uso do toalete, violou a privacidade e ofendeu a dignidade da funcionária, uma vez que a submeteu a constrangimento desnecessário.


O relator da matéria na Segunda Turma, ministro Guilherme Caputo Bastos, entendeu que a submissão do uso de banheiros à autorização prévia da chefia feriu o princípio da dignidade da pessoa humana (artigo 1º, III, da Constituição Federal), caracterizando-se como verdadeiro abuso no exercício do poder diretivo da Frigol (artigo 2º da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT).


O ministro acrescentou que submeter as necessidades fisiológicas de um empregado à autorização da chefia é muito constrangedor, sobretudo pelo fato de haver a possibilidade de uma negação ao pedido, o que forçaria o trabalhador a aguardar para o uso do sanitário no momento em que a empresa entendesse ser adequado.

Assim, não houve dúvidas de que o frigorífico excedeu os limites de seu direito, cometendo ato ilícito, por abuso de direito (artigo 187 do Código Civil), gerando o direito à indenização pelo dano moral sofrido.


TIRITICA PARA A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO – A leitora Rosenete Nascimento me envia e-mail cujo assunto é o tema desta chamada. Como se trata de várias fontes, resolvi passar aos ilustres amigos na íntegra:


É lamentável !!! A Educação é tratada como se estivéssemos num grande picadeiro... . Que belo representante!!! Educadores lamentam escolha de Tiririca para comissão na Câmara - Indicado para Educação, palhaço teve de provar à Justiça não ser analfabeto; ele pediu a seu partido, o PR, para ser indicado ao posto: (http://3bp.blogspot.com).


Depois de submetido a um teste para provar à Justiça Eleitoral que não era analfabeto, o deputado, cantor, compositor e humorista Francisco Everardo Oliveira Silva - o Tiririca - foi indicado, nesta sexta-feira, titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara. A escolha foi anunciada pelo líder do PR, Lincoln Portela (MG), e atende a um pedido pessoal do deputado. Um ofício confirmando a indicação será protocolado pelo PR na terça-feira.


Segundo a assessoria de Tiririca, ele queria muito fazer parte da comissão porque pretende atuar, como deputado, na área artística. É até filiado, em São Paulo, ao sindicato da categoria.


A notícia espalhou surpresa e desconsolo entre educadores.


"É um retrato da sociedade que temos", reagiu o professor Mozart Neves Ramos, da ONG Todos pela Educação.


"Acho lamentável", acrescenta a titular de Pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp, Maria Márcia Malavasi.


"Não por ele, mas porque há tantas outras pessoas com carreira, seriedade e currículo para essa missão."


Tiririca vai discutir e votar políticas educacionais depois de chegar ao Congresso envolvido numa aura de analfabetismo. Eleito com mais de 1,3 milhão de votos - a segunda maior votação da história da Câmara -, só conseguiu tomar posse depois de provar, perante um juiz eleitoral, que sabia ler e escrever. O argumento do juiz Aloisio Silveira, que o aprovou no TRE paulista, foi que "a Justiça Eleitoral tem considerado inelegíveis apenas os analfabetos absolutos e não os funcionais". O educador Mozart Ramos fez uma comparação:


"Imagino se, na hora de formar uma seleção brasileira de futebol, houvesse vagas e cotas para os clubes, como para os partidos".


O mais grave, observou, é que este é um ano importante para as causas educacionais.


"Temos um Plano Nacional de Educação a ser definido. Com ele, a Lei de Responsabilidade Educacional. A reforma do ensino superior, a questão das cotas." Uma agenda "em grande parte técnica, que exige gente de preparo no setor". (www.osabetudo.com).


LIVRO "CONSELHO PRA JUVENTUDE SERÁ" LANÇADOJosé Acaci vai lançar na segunda-feira próxima, às 18 horas, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, seu mais recente livro. Vamos lá prestegiar e abraçar este cordelista, poeta de timbre, voz e verso, que tem feito um belíssimo trabalho junto à cultura potiguar. Por ser o Dia Nacional da Poesia, haverá um sarau aberto aos participantes. FONTE: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com/.


CINECLUBE MOSSORO ABRE TEMPORADA COM ESPECIAL – O Cineclube Mossoró abrirá sua temporada 2011 com Programação Especial em homenagem ao Dia da Poesia (14). As atividades do clube continuará no Hotel Villa Oeste aos sábados, mas, para o Dia da Poesia é abrir temporada em alto estilo. A Estação da Artes Elizeu Ventania foi o local escolhido para a exibição da obra audiovisual "O Carteiro e o Poeta" às 17h. Logo após um debate com o Prof. Leontino Filho (UERN/FALA) acerca do tema "Poesia" às 17h30. Segue a programação com um debate e distribuião de livros.


LEONTINO – Raimundo Leontino Leite Gondim Filho nasceu em Aracati, CE. É poeta, ficcionista e ensaísta. Doutor em Estudos Literários pela UNESP e professor de literatura brasileira na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Publicou, dentre outros, os livros de poemas: Amor – Uma Palavra de Consolo (1982); Cidade Íntima (1987, 1991, 1999); e Sagrações ao Meio (1993). Participou de várias antologias, das quais se destacam: Grito, Logo Existo! Org. Nilto Maciel (Brasília: Revista Literatura, 1992); Poésie du Brésil – Vol. 1, org. Aricy Curvello e trad. Haidê Vieira Pigatto (Bento Gonçalves: Proyecto Cultural Sur/Brasil, 2002); A Poesia Norte-Rio-Grandense no Século XX (Rio de Janeiro: Imago Ed., 1998)


BRONCA DO LEITOR (212) – Camarada Hermes, Bom dia! Primeiramente espero que esteja bem de saúde. Seguinte, no ano passado dei uma entrevista a TCM sobre o descaso da prefeitura/estado a respeito das péssimas condições das ruas Manoel Paulino a que resido e Vicente Fernandes - Bairro Aeroporto próximo a Central do Cidadão. A reportagem esteve no local e fez a matéria, dias depois veio uma equipe da prefeitura e fez uns arranjos, que praticamente não melhorou em nada. O problema continua. Agora me deparo na av. Felipe Camarão na parte debaixo que é calçamento a precariedade do mesmo com verdadeiros buracos sem condição de uso p/ os pedestres, a mesma está entregue as baratas. Agora lhe pergunto camarada, a onde está o dinheiro dos impostos que pagamos, sumiu? Alô senhores governantes, acorda para os problemas da cidade. Vamos ficar atentos pois, o inverno já chegou e com isso só se agrava mais a situação. Um abraço do amigo e leitor DC, Carlos Santos.

NOTA DO EDITOR. Não confundir com Carlos Santos da Coluna Herzog. Este é funcionário da UERN, ambos amigos e leitores. Grande abraço gente boa.


FIQUE SABENDO... "12 de Março: Dia do Bibliotecário". (Fonte: www.ibge.gov.br).

O livro que descansa na prateleira da nossa casa

nunca será o mesmo que repousa em outro lugar.


Comemora-se no dia 12 o Dia do Bibliotecário em homenagem ao engenheiro e bibliotecário por vocação, Manuel Bastos Tigre.


Ele nasceu no dia 12 de março de 1882 e, ao terminar o curso de Engenharia, em 1906, resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal.


Este encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia.


Prestou concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro e se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal.


Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.


QUEM É O BIBLIOTECÁRIO


É oportuno lembrarmos, no dia em que se comemora o bibliotecário, das palavras do Chefe da Casa Civil do governo Figueiredo, general Golbery. Disse ele: "o único lugar que preservo de todos é a minha biblioteca, pois através das minhas leituras conhecerão os meus segredos".


Declaração interessante. Retrata o sentimento de muitos amantes da leitura, que costumam ser extremamente zelosos com seus livros, chegando mesmo a sentir ciúmes de visitantes inoportunos ou de olhares mais curiosos sobre suas estantes.


Cada exemplar de uma obra é único. O livro que descansa na prateleira da nossa casa nunca será o mesmo que repousa em outro lugar, porque o exemplar da nossa casa habita também o nosso espírito. Representa ainda nossas releituras de discussões nervosas e hesitantes.


O bibliotecário, por sua vez, é o profissional que, aos poucos, vai desbravando a alma dos leitores. É ele que coabita com todos os autores, com todas as suas obras e com as expectativas e anseios de todos os leitores.


O OFÍCIO


O profissional da área de biblioteconomia administra bancos de dados e se responsabiliza por classificar e armazenar informações, além de orientar o público que procura uma biblioteca.


Hoje em dia, quem domina tecnologias da computação pode gerenciar arquivos digitais ou organizar páginas para a internet.


Bom lembrarmos também que a qualidade da orientação fornecida pelo bibliotecário, a quem procura uma biblioteca, vai depender de sua própria vivência com a leitura, ou seja, de sua experiência pessoal com os livros e o com o próprio conhecimento em si.


Porque o saber técnico, ligado ao ofício propriamente dito - catalogação, arquivamento, etc. - poderá ser assimilado por qualquer pessoa que se dedique ao estudo da biblioteconomia.


Para atuar como bibliotecário é preciso, após a graduação, obter o registro no Conselho Regional de Biblioteconomia.


Quem pretende ingressar no curso, já deve ficar sabendo que entre as disciplinas básicas estão língua portuguesa, inglês e literatura. É obrigatório ainda que se faça um estágio, sendo exigida uma monografia final.


Em algumas instituições, o curso, que tem duração média de quatro anos, é chamado de Ciência da Informação ou Gestão da Informação.


CONQUISTE SEU EMPREGO: RNA Prefeitura de Riacho da Cruz/RN realizará Concurso Público oferecendo 12 (doze) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 17 de março/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 6.000,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

CE: O CREA – Conselho Regional de Engenharia, Agricultura e Agronomia realizará Concurso Público oferecendo 42 (quarena e duas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 14 de março/2011, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 4.335,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar "aniver" de: Júlio César Soares (12/03);


 = "Oi, Hermes! Prazer em recebê-lo aqui em casa, apareça sempre! Bom ter lhe conhecido. Grande abraço e às ordens na TV Mossoró. Lúcia". Agradeço ao estilo Benito Di Paula: Que beleza ô / que beleza / mas que beleza. Volto, não para fazer samba e sim ouvir (kkk). Saúde e paz amiga, a você e familiares;


 = "Li e agradeço a lembrança. Maria das Dôres Assis". Companheira Dorinha, quanto tempo sem seus sinais. É sempre um prazer tê-la em nossa lista e conversar com você. Das poucas movimentações que participo sinto falta de tu e do Júnior. Devo uma visita a vocês e que não demore né? Grande abraço e desejo de saúde e paz;


 = Há 32 anos (10/03/1979) Mossoró recebia as instalações da cadeia pública Dr. Mário Negócio, inaugurada pelo então Governador do RN - Dr. Tarcísio Maia (in memória).


**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 270/2009 (de 17/10), relatamos os seguintes temas: Professores Poderão Comprar Computador Portátil; Registro Único – Carteiras Serão Emitidas em 2010; IDIARN – Assembléia Decide Manter-se em Alerta; CAMEAM – Especialização em Economia; Bronca do Leitor (103) – Prof. Diniz; FIQUE SABENDO: Dia do Eletricista: 17 de Outubro;


 - A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) começa a ganhar a simpatia dos Serventuários do Poder Judiciário. Desde meados do ano passado o governo anterior não estava fazendo o repasse total de verbas para o Judiciário, o que inviabilizou o pagamento de algumas gratificações previstas em lei. Neste mês, o repasse total foi feito e todas as gratificações legais foram pagas. Além disso, o Executivo prometeu pagar os meses "em aberto". FONTE: Blog do Tio Coloral (www.tiocolorau.com.br), em janeiro/2011;


 - O Jornal da Cultura, comandado por Maria Cristina Poli, apresenta uma série inédita de reportagens sobre a ocupação do litoral norte paulista, a partir da próxima segunda-feira (14/3) até sábado (19/03) às 21h. FONTE: www.tvcultura.com.br;


 - Ontem (12) foi Dia Nacional do Bibliotecário, hoje é Dia do Conservacionismo e amanhã será Dia do Careca.


DEDICO esta edição aos bibliotecário/as, conservistas e carecas.

Quem canta...

" Eu sou um livro aberto sem histórias / Um sonho incerto sem memórias / Do meu passado que ficou..". ("O Moço Velho". Composição: Silvio César – Canta: Roberto Carlos).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário