sábado, 19 de março de 2011

DC - Coluna de Notícias 411. (Anexo: Vocabulario da Vida).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Ano III – Edição: 411 (geral) e 14ª do ano. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 19 de março de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Dias: 78/365, Semana: 12ª/52 e faltam 287 dias para término do ano.

"Causo democrático".

Mané Beradeiro adverte aquele "abenegado político" que ainda não tirou o adesivo de campanha: "Se aperrei não, se você entrou no governo de Rosalba Ciarline achando que ia ganhar rios de dinheiro, enganou-se, a mulher tá apertando o cinto, e o secretariado tá mais magro que rato em casa de ferragem". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:


Concluo esta edição no Sêbado, do amigo Marcos Pereira, o assunto unânime foi o triste episódio envolvendo os artistas mossoroenses no DIA DA POESIA (14/03). Poetas e outros amigos da poesia escolheram o mercado da COBAL para um matinal de alta linhagem em homenagem ao importante dia. A guarda municipal simplesmente impediu a realização do evento e expulsando-os porque não tinham uma tal de autorização do gerente do mercado. Amigos e amigas, que me acompanham de longas datas, devem lembrar que cerca de dois anos passados registrei que fui despertado por tal (daqueles) "paredão", às 5h da manhã dum domingo. Imaginando que o "imbelssibeis" estava no térreo do prédio de morada fui observar o porque daquele indesejável som e localizei o "imbelssibeis" exatamente no mercado da COBAL azucrinando até a hora que bem quis ir embora. Isso pelas 7h da manhã. Nossa solidariedade aos poetas, em especial os de Mossoró e registro meu repúdio pelo ato dos inimigos da cultura. Boa leitura, nobre leitor/a.


BALANÇO DOS REAJUSTES SALARIAIS EM 2010Pelo 15º ano consecutivo, o DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – analisa a negociação dos reajustes salariais das principais categorias profissionais brasileiras. Em 2010, o Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS-DIEESE) estudou os reajustes de 700 unidades de negociação dos setores da indústria, do comércio e de serviços e constatou que cerca de 96% delas pelo menos conseguiram repor a inflação medida pelo INPC-IBGE – Índice Nacional de Preços ao Consumidor, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Esse desempenho é ligeiramente inferior ao observado em 2006 e 2007.


Contudo, chama a atenção o fato de 2010 ter registrado a maior proporção de negociações com aumento real nos salários de toda a série, iniciada em 1996, sempre em comparação à inflação medida pelo INPC-IBGE. Em 2010, 89% do painel analisado conquistou ganhos reais para os salários dos trabalhadores.


Em 2010, 106 negociações (15% do painel) apresentaram ganhos reais superiores a 3%. Considerando as mesmas 700 unidades de negociação nos dois anos anteriores, nota-se que em 2008 foram 29 negociações (4% do painel) com ganhos reais equivalentes; e em 2009, 37 negociações (5% do painel). Quanto aos ganhos superiores a 5%, a mesma tendência é observada: 28 negociações em 2010 diante de 2 negociações em 2008 e 10 negociações em 2009. FONTE: dieese@dieese.org.br, na base de dados do sitio: www.dieese.org.br/.


COMISSIONADOS DA DATANORTE DEVE SER AFASTADOS ATÉ MAIO - Por decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RN), a Datanorte deve afastar, até o final de maio, todos os ocupantes de cargos comissionados que atuam em funções técnico-burocráticas, como assistentes administrativos, motoristas, e secretárias. Atualmente, a Companhia mantém 42 funcionários em cargos comissionados, dos quais quase a metade - 20 – trabalham como assistentes administrativos.


Essa situação, no entendimento do TRT, é irregular. A Companhia foi alertada disso, numa decisão da 1a. Turma de Julgamento do Tribunal Regional do Trabalho. O juiz José Rego Júnior considerou que os cargos comissionados da Datanorte têm sido ocupados por trabalhadores que desempenham "atividades próprias de empregados efetivos" e que para as quais há exigência de concurso público.


Em seu voto, o desembargador afirma que "os empregos públicos em comissão não tem sido utilizados para o desempenho de atribuições de direção, chefia e assessoramento,  como está previsto nas normas internas da Datanorte". Ele considerou que a nomeação de pessoas alheias ao quadro funcional para funções de caráter efetivo, sem submissão a concurso público, é fraudulenta, é considerada "sob pena de burlar a regra do concurso público e nulidade de contratação".


Em meio às pendências de ordem trabalhista, a Datanorte encaminha o processo de liquidação, segundo o presidente da Companhia Marcos Pinto, com dificuldades. "Sem pessoal fica muito difícil. Hoje, não se pode contratar pessoal de apoio em  cargo de comissão e fazer concurso público seria complicado, por estarmos em liquidação", disse ele. A  empresa tem 1.149 servidores, mas 90% deles foram redistribuídos para outros órgãos da administração estadual. FONTE: Margareth Grila – Reporter, publicado em 18/03/2011.


PARCELA DO PCCR DAS DIRETAS NÃO SERÁ PAGO EM MARÇO – RN. A segunda parcela do PCCR, relativo a 30% do valor dos Planos de todos os órgãos da base do SINAI, não será paga em março. O Governo comunicou oficialmente que não poderá pagar em razão do limite da LRF ter sido extrapolado. A expectativa é que o pagamento seja efetuado no mês de maio. Neste caso, o SINAI solicitou uma antecipação do pagamento da terceira parcela dos Planos, que deveria sair agora em junho, também para o mês de maio. O secretário ficou de analisar a proposta e responder em outro momento. No caso de pensionistas, de todos os órgãos da base do Sinai, que ainda não receberam a correção de seus vencimentos, pelo IPERN, com a implantação dos Planos, o secretário comprometeu-se em resolver a questão, até a próxima segunda-feira (21).


Mesa de Negociação e Campanha Salarial – O secretário disse que a Governadora reconhece a importância da mesa de negociação permanente para as demandas do funcionalismo. A mesa foi proposta e encaminhada à Rosalba Ciarlini pelo SINAI. Outra rodada de negociações entre o inai e o Governo já ficou marcada para a próxima quinta-feira (24). A direção do Sindicato espera poder tratar a pauta geral da Campanha Salarial de 2011. FONTE: www.sinairn.com.br/.


VÍRUS BLOQUEIA ENDEREÇO ELETRONICO do SINAI, precisamente o da Coordenação Regional do Médio Oeste. O sistema eletrônico Hotmail.com detectou um vírus no endereço eletrônico (sinai-mos@hotmail.com) que não foi possível o resgate de citado endereço. "Após várias tentativas de desbloqueio, sem sucessos, resolvemos mudar de sistema e optamos por um novo que é: sinaimossoro@gmail.com/. No entanto, comunicamos aos sócios do sindicato e demais usuários que, desde o dia 17/03/2011 estamos operando com o Gmail. Por gentileza deletar o antigo e-mail". Afirmou Ana Lucas – Secretária da Coordenação Regional do Médio Oeste – SINAI.


CINECLUBE REABRE TEMPORADA HOJE - O Cineclube Mossoró terá o prazer em exibir "1,99 - UM SUPERMERCADO QUE VENDE PALAVRAS", hoje 19/03 (sábado). ENTRADA FRANCA. A sessão será a partir das 19h, no Hotel Villa Oeste, e após, ocorrerá o costumeiro debate.

Sinopse: O drama nacional escrito e dirigido por Marcelo Masagão trata do desejo, angústia e compulsão por fazer compras, em um supermercado que "vende" conceitos e ideias como família, sucesso e amor. Apresentado na forma de curtas histórias, temos visões interessantes sobre a vida, convivência, violência e outros aspectos da sociedade moderna.


BRONCA DO LEITOR (214) – Caro amigo Hermes, estou aqui mais uma vez no bronca do leitor, desta vez para que voce me explique como é que a cidade que candidatou-se a capital brasileira da cultura, se comporta com no episódio da COBAL no ultimo domingo dia 13, a POEMA, poetas e prosadores de Mossoró, realizava uma atividade cultural no espaço público, feira da COBAL, quando os artistas plásticos, cantores, compositores, poetas dentre outros se apresentavam para o público presente, levando arte de primeira qualidade, e foram obrigados a deixar o local, caso contrário seriam expulsos de qualquer maneira daquele local público. O gerente daquele estabelecimento comercial orientado (ou ordenado) não sabemos, ainda por quem, ameaçou os artistas até de chamar a polícia. Das duas uma: ou não avisaram a ele (o gerente) que Mossoró é a capital potiguar da cultura, ou quem deu as ordens acha que cultura é só o Mossoró cidade junina. Como eu não estava presente vou me deter apenas ao que passaram por telefone direto da COBAL no momento do episódio. Posso depois passar mais detalhes. Josué Damasceno.


NOTA DO EDITOR. Prezado amigo, professor e companheiro de Luta Josué Damasceno. A explicação que vois mi cê me pede para a missiva acima, explico-lhe ao mesmo tempo devolvendo a pergunta. O que você pode esperar de uma gerente de cultura que bate à mesa e diz que a cidade junina terá calcinha preta, saia rodada, aviões forró (?) e outras "bandas" com a mesma pancada musical e letras do mesmo naipe? E todo ano? Sem contar que estas mesmas "bandas" não saem dos arredores de Mossoró? Por que não trazem PARA O PALCO PRINCIPAL o Waldones, Fagner, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, ALCEU VALENÇA, Flávio José, Gilberto Gil (este difícil por ter sido ministro de governo), Zé Ramalho e outros de bem mais perto. Este grandes artistas aqui citados tocam todos os tipos de músicas com classe, talentos, e letras que apaixonam. E quando gravam forró honram esse grande estilo musical bem nordestinos em alto estilo.


FIQUE SABENDO... "19 de março: Dia do Carpinteiro e Marceneiro".  (Fontes: www.ibge.org.br e www.cidadaop.sp.gov.br).


Há uma grande diferença entre carpinteiro e Marceneiro, um indispensável

a construção civil e o outro trabalha a madeira com mais arte.


Diz-se que há uma grande diferença entre Carpinteiro e Marceneiro, sendo este último o profissional que trabalha a madeira com mais arte, com cuidados mais refinados, produzindo objetos que exigem maior aformoseamento.


O CARPINTEIRO é um profissional indispensável na construção civil, sendo ele o responsável pela construção de fôrmas de madeira para enchimento de concreto, ou trabalhos de estrutura de telhados, ou esquadrias de portas e janelas, quando de madeira.


A palavra carpintaria é originária do latim carpentarius, que seria o construtor de carros, daí significando o trabalho de madeira mais bruto, ou mais pesado.


Já o Marceneiro, em geral, não trabalha nas obras de construção civil, cuidando mais dos complementos em móveis, tais como a construção de armários, estantes, mesas, camas etc.


Segundo o Ministério do Trabalho, o marceneiro entra em contato frequentemente com produtos tóxicos e ruídos intenso, o que pode ser prejudicial à sua saúde.

Mas não são somente o ruído e os produtos que podem prejudicar a saúde deste profissional. Como trabalham sob encomenda, muitas vezes, a pressão de entregar o produto na data marcada faz com que o carpinteiro trabalhe em situação de estresse.


Além disso, a alta temperatura a que é submetido durante o processo de modelação da madeira também pode lhe fazer mal.


Para se proteger dos riscos a que está exposto, o carpinteiro e o marceneiro deve utilizar equipamento de proteção individual, que no seu caso seriam luvas, tampão de orelhas e, em alguns casos, óculos para se proteger de luz intensa.


Na luta para melhorar as condições de vida em seu meio ambiente, o homem adotou diversas espécies de habilitação, valendo-se dos materiais disponíveis e de acordo com as condições de sua região, cada grupo social, formou seu tipo de moradia.


Sua única função é dar proteção contra o sol, chuva, frio, calor ou ataque de animais. Os carpinteiros criaram habitações mais ou menos padronizada. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


MARCENARIA é o trabalho de transformar madeira em um objeto útil ou decorativo.


A marcenaria evoluiu da carpintaria, na atualidade sofreu algumas mudanças, pois o profissional nesta área trabalha principalmente com laminados industrializados (madeira), como compensado, aglomerado, MDF, fórmica, folhas de madeira, etc.


O marceneiro deve possuir o dom da criatividade e saber desenhar em perspectiva, além de ter um vasto conhecimento do uso das ferramentas e materiais dessa área.


No uso de máquinas (serra circular ou de fita, tupia, formão, desempenadeira, etc) a cautela é primordial, pois qualquer acidente pode ser irreversível.


A marcenaria abrange o fabrico de móveis, mas está mais ligada ao trabalho artesanal do que ao trabalho industrial.


Apesar de o marceneiro moderno fazer uso de máquinas, para grande parte de seu trabalho, ele ainda é um artesão.


Um profissional que produz exclusivamente móveis, principalmente de chapas industrializadas como o MDF e o aglomerado, designa-se antes como moveleiro.


CONQUISTE SEU EMPREGO: BAA Prefeitura de Lamarão/BA realizará Concurso Público oferecendo 28 (vinte e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 25 de março/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 5.000,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


MA: A Prefeitura Municipal de Santa Rita/MA realizará Concurso Público oferecendo 190 (cento e noventa) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 21/03 a 01 de abril/2011, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 7.620,93. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = "Há tempo que não te informo sobre eventos culturais mas, informações em breve com certeza saberás. Outros projetos virão e a comunicação resultados bons nos traz.  Um abraço, Aldaci de França". Conte conosco amigão. Repasso sua homenagem aos poetas pelo Dia da Poesia. "Poetas são pássaros que voam / Nas asas da liberdade / Nas suas vozes e nos poemas de saudade";


 = "Prezado Hermes Oliveira, Cumprimentos, pelo seu trabalho. "Mané Beradeiro" é muito bom. Walter Gomes". Que legal Caro Walter, muito bom saber da sua aprovação. Francisco Martins, criador do Mané Beradeiro receberá seu depoimento como um bálsamo para suas inspirações. Muito obrigado;


 = Há 83 anos (19/03/1928) nascia José Mendonça dos Santos "Dequinha", mossoroense, que atuou em vários times nacionais e integrou a Seleção Brasileira de Futebol – Copa de 1954 (Suíça), faleceu em 37/07/1997.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 272/2009 (de 22/10), relatamos os seguintes temas: Vestibulando da UERN tem Prazo para Efetuar Inscrição; Combate ao Câncer Bucal; EMATER – TST Mantêm Direitos dos Trabalhadores; 167 Anos da Paróquia de Santa Luzia. Bronca do Leitor (105) – Luiz Carlos;


 - EUA e França ameaçam ação militar contra a Líbia. Países desconfiam de cessar-fogo anunciado por Kadhafi. FONTE: Globo.com, em 18/03/2011;


 - Japão consegue religar energia em usina nuclear para iniciar resfriamento radioativo. FONTE: Globo.com, em 18/03/2011;


 - Hoje é Dia do Carpinteiro, do Consertador, do Marceneiro e Dia Nacional do Artesão.


DEDICO esta edição aos carpinteiros, marceneiros e artesãos.

Quem canta...

"Com meu bem fui ao cinema / Assistir ao festival / Onde apareceu o Pica-Pau / Na hora de beijar meu bem / Na tela apareceu alguém / Ou! Ou! Ou! Ou! Ou! / O Pica-Pau...". ("O Pica-pau". Composição: Erasmo Carlos – Canta: E. Carlos).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário