sábado, 18 de dezembro de 2010

DC - Coluna de Notícias 392. Anexo: Uma Saudade.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 392 – Ano III. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 18 de dezembro de 2010. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2010, Dias: 352/365, Semana: 51/52 e faltam 13 dias para término do ano.


"Causo democrático".

Mané Beradeiro na escola: "- Menino, diga 3 partes do corpo que começa com "B". – Lá vai: 1) braço, 2) buchecha e 3) bu.... . – Cuidado!!!, diz o mestre. – Buleia do olho, êta professor nervosin!". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:


Esta semana dedicamos nosso tempo acompanhando o Professor e Músico Walter Silva, fazendo visitas e reuniões, visando a solenidade do lançamento da temporada Turnê Escolar 2011 do Projeto Arte vs Lixo Cultural. O lançamento ocorreu na noite de ontem na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, foi um passo importantíssimo para esse projeto virar lei. Walter recebeu amigos, apoiadores, patrocinadores, diretores de escolas e familiares em apoio e prestígio ao professor. O projeto "Artes versus Lixo Cultural", conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Gerência Executiva da Cultura - Lei de Incentivo à Cultura (Lei Vingt-Un Rosado), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e da PROGEL - Consultoria -Geologia - Meio Ambiente, apoiados pelo Espaço Sêbado, pelo DC – Coluna de Notícias e recentemente pelo Sistema JMA". Valeu Walter, avante amigo! Boa leitura nobre leitor/a.


TRABALHO E FAMÍLIA LEVAM MAIS CONFLITOS À JUSTIÇA - As áreas do Direito do Trabalho e da Família lideram as situações de conflito na Justiça no país. É o que aponta o suplemento "Características da Vitimização e do Acesso à Justiça no Brasil" da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2009. O estudo, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quarta-feira (15/12), identificou que, dos conflitos apontados pelos 12,6 milhões de entrevistados, 23,3% são da área trabalhista e 22% da área de família. Os problemas relacionados à área criminal ficaram em terceiro lugar, com 12,6% dos conflitos.


Demanda trabalhista - Tradicionalmente, a Justiça do Trabalho é uma das áreas com maior demanda processual no Judiciário. Na avaliação da desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região Ana Paula Pellegrina Lockmann, os motivos para a grande procura são bons: credibilidade e valorização da decisão judicial. "O cidadão acredita na Justiça do Trabalho, tanto que não existe uma cultura de se solucionar os conflitos trabalhistas nos tribunais arbitrais", considera a desembargadora. FONTE: www.conjur.com.br/.


GOVERNO AFIRMA QUE PAGARÁ 1/3 DE FÉRIAS A CELETISTAS - O pagamento do 1/3 de férias para os trabalhadores contratados sob o regime celetista no Estado já está desbloqueado. A informação foi dada pela subsecretária de administração, Tália Lopes. Os trabalhadores que estiveram no gozo de férias nos meses de outubro e novembro, ou estarão em dezembro, e que não receberam o terço constitucional, terão o direito restituído na folha de pagamento do mês de dezembro.

JÁ OS ESTATUTÁRIOS - Em relação aos trabalhadores do regime estatutário, a subsecretária informou que o governo continua sem verba prevista para regularizar o benefício. A gestora afirmou, no entanto, que o governo está empenhado em resolver a situação o mais rápido possível.


ADOTANTE TERÁ ISENÇÃO DE IPTU - Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) decidiram por manter a decisão da juíza da 2ª Vara de Execução Fiscal, Municipal e Tributária de Natal, Maria Tereza Maia Diógenes, que concedeu isenção do pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) a uma adotante de criança carente. A medida está balizada na lei municipal n.º 117/94. O Poder Executivo da capital recorreu da determinação.


G.M.V.P. adotou uma menor carente, através de regular trâmite processual perante a 2ª Vara da Infância e Juventude de Natal, tendo sido o mesmo julgado procedente em 29 de março de 2000. Ao tomar conhecimento da Lei Municipal n.º 117/94, que prevê a isenção do IPTU para quem adota menor carente, dirigiu-se a Secretaria Municipal de Tributação e solicitou o benefício. Ela informou à Justiça que o pedido fora negado, sob a justificativa de que a constitucionalidade da Lei Municipal na qual o mesmo fora respaldado encontra-se sendo discutida judicialmente. Acabou, após, por ter a isenção validada. FONTE: www.tjrn.jus.br/.


BRONCA DO LEITOR (199) - Hermes você que é um comunicador, creio que você não sabe que o Estado do RN não vai pagar 1/3 das férias do seu funcionalismo, um Direito Constitucional, onde o Governo cortou esse Direito para conter suas despesas. Te pergunto: o Estado  tem esse direito de cortar o Direito do trabalhador? Roberto Quintiliano.


NOTA DO EDITOR. Prezado leitor Roberto, os governantes não tem esse direito, porém, quando tratam de prejudicar os trabalhadores e especialmente o servidor público, agem sem medir as consequencias. Porque numa possível ação judicial não são eles que vão pagar do próprio bolso seus desmandos. Cito exemplo, aqui no nosso estado do RN, o "Estado" ainda paga causas trabalhistas pelo atraso do funcionalismo no (des)governo Geraldo Melo. Quanto ao conhecimento do assunto, ficamos sabendo desde o final de outubro e o SINAI conjuntamente com o Fórum de Servidores (veja matéria no sítio www.sinairn.com.br) procurando solução junto ao governo. Se uma resolução não for tomada a outra instância será a justiça. Mas tudo dentro do seu devido tempo. Os servidores querem respostas imediatas, mas não bem simples assim, tem de haver as etapas administrativas.


FIQUE SABENDO... "18 de Dezembro: dia do Museólogo". (Fontes: http://emiliaeiko, em 14/12/2010).

" Esse profissional trabalha no planejamento e organização das exposições,

é responsável por organizar intercâmbios de peças e acervos".


Em 31 de maio de 2004 foi publicado o decreto que instituiu oficialmente a Semana de Museus, a ser comemorada a cada ano, durante o mês de maio; o mesmo decreto oficializou o dia 18 de dezembro, como Dia do Museólogo.


Museólogo é o profissional que trabalha com a ciência da museologia, que é a área do conhecimento dedicada à administração, manutenção, organização e acondicionamento das peças em museus e exposições. Seu trabalho é pesquisar, identificar, organizar, conservar e classificar peças de valor histórico e cultural. Esse profissional trabalha no planejamento e organização das exposições, é responsável por organizar intercâmbios de peças e acervos e parcerias com outras instituições e organizações internacionais culturais, sempre visando atrair a maior quantidade de visitantes.


Para ser um museólogo é necessário diploma de curso superior em Museologia, que tem a duração mínima de quatro anos. O curso ainda é novo no Brasil, e a maioria da grade curricular é composta de matérias de temas gerais, como história geral e do Brasil, história da arte, arqueologia, elementos da antropologia, estética, técnicas básicas de conservação e restauração, etc, além das matérias elementares de museologia.


A museologia é uma ciência recente, e no passado os museus eram ligados a coisas antigas e ultrapassadas. Atualmente, com a museologia, essa idéia foi desvinculada das exposições, pois hoje, há uma tendência de exposições mais contemporâneas, que representem minorias, ou que remontem o passado de uma forma mais moderna. O profissional da museologia usa, no seu dia-a-dia, a informática e as novas tecnologias para auxiliá-lo em quase todas as suas funções. A organização do acervo, com a ajuda da tecnologia digital, é muito mais eficiente. Além disso, a evolução das técnicas de conservação e restauração faz com que esse campo seja muito procurado.


A palavra museu vem do latim "museum", que por sua vez vem do grego "mouseion", que se refere a um templo dedicado às Musas, que eram divindades da cultura grega que inspiravam as artes.


A museologia é uma ciência nova, que chega para remontar a imagem exposições históricas e culturais. A profissão é regulamentada pela Lei número 7.728/1984 e pelo Decreto número 91.775/1985. Fonte: Revista Museu / Brasil Profissões.


CONQUISTE SEU EMPREGO: PE – A UNIVASF, Universidade Federal do Vale do São Francisco, realizará Concurso Público oferecendo 24 (vinte e quatro) VAGAS para TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS, inscrições abertas até o dia 27 de dezembro/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.989,33. Maiores informações e Edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


PB – A Prefeitura Municipal de Pedra Banca/PB, realizará Concurso Público oferecendo 99 (noventa e nove) VAGAS, para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 21 a 30 de dezembro/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários de R$ 5.000,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = "Obrigada por está sempre nos prestigiando, com as notícias que não lemos nos jornais com informações preciosas e categóricas, uma das coisas que mais me fascina é a comunicação. Parabéns pelo o jornal e continue sendo essa pessoa voltada para Deus e com muito amor para lê e escrever. Mª José Andrade". – Muitíssimo obrigado mestra Maria José, muito feliz pelas palavras de incentivo. Deus abençoe as nossas famílias: minha, sua e demais leitores e leitoras;


= Há 14 anos (17/12/1996) Mossoró recebia o Teatro Estadual "Lauro Monte Filho" mantido pela Fundação José Augusto do Governo Estadual, inaugurado com novos equipamentos onde funcionava o histórico Cine Cid.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 253/2009 (de 29/08), relatamos os seguintes temas: Combate ao Fumo; FAM – Fórum de Artistas Mossoroenses; Bronca do Leitor (87) – Iram de Oliveira; FIQUE SABENDO: A Depressão e a Incapacidade para Trabalho;


 - Títulos brasileiros após a unificação da CBF: Palmeira e Santos (8), Flamengo e São Paulo (6), Corinthians e Vasco da Gama (4). A CBF decide unificar nacionais de 1959 a 1970. FONTE: Globo.com, em 13/12/2010;


 - PIB cresce 0,5% entre o 2º e o 3º trimestre, dia o IBGE. Ante igual período em 2009 alta foi de 6,7%. FONTE: Globo.com, em 09/12/2010;

 - Hoje é Dia do Museólogo. Amanhã (19) será Dia do Paraná (instalação da Província do Paraná, 1853).


DEDICO esta edição aos museólogos e paraenses.


Quem canta...

"Eu nasci, há dea mil anos atrás / E não tem nada nesse mundo que eu não saiba de mais / Vi Salomão cantar seus salmos pelos ares / Eu vi Zumbi fugir com os negros pra floresta / Pro quilombo dos palmares...". ("Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás". Composição: Raul Seixas e Paulo Coelho – Canta: R. Seixas).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com e http://doherbert.blogspot.com/.


*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário