quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

DC - Coluna de Notícias 359. (Anexo: Apaixone-se!).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 395 – Ano III. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quarta-feira, 29 de dezembro de 2010. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2010, Dias: 363/365, Semana: 52/52 e faltam 02 dias para término do ano.


"Causo democrático".

Mané Beradeiro parece que já está por Brasília: "No último jantar Lula despede-se dos seus companheiros, um por um dizia: - João, beije aqui a minha mão; - Tiago, beije meu sovaco; - Nicolau!!!! Nicolau...., por que você se esconde?" (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:


Leio na coluna do Emery Costa (Jornal O Mossoroense) que a Governadora Rosalba Ciarlini, recém diplomada e logo mais empossada, irá extinguir a EMPROTUR – Empresa Potiguar de Promoção Turística, criada no governo Wilma de Faria que antes se chamava EMPROTURN (pequena diferença mais de grande rebuliço na vida dos servidores) no governo Garibaldi Filho que extinguiu em 1995. Na onda do que se vai e que se chega, Mossoró ganha uma nova rádio comunitária, falo da FM Livre (90,3MHz) que sintonizei no último final de Semana. Ganha os amantes da boa música, pois, sua proposta é trazer aos potiguares uma grade musical de qualidade, executando músicas de talentosos cantores e cantoras renomados e esquecidos pela mídia. Boa leitura nobre leitor/a.


PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES AGUARDA DEFINIÇÃO DE DILMACaso confirme a tendência dos últimos chefes de Estado de submeter propostas de reformas ao Congresso Nacional no primeiro ano de governo, a presidente eleita Dilma Rousseff deverá expor ao país nos próximos meses os "ajustes" que considera necessários na Previdência Social. Um dos temas que aguardam definição há sete anos é o estabelecimento de um regime de previdência complementar para os servidores públicos, previsto no projeto de lei complementar (PLP) 84 que tramita na Câmara desde 2003.

DURANTE CAMPANHA ELEITORAL, Dilma evitou comprometer-se com a realização de uma nova reforma da Previdência. Preferiu indicar que realizaria "ajustes" no sistema, em função da mudança do perfil etário da população brasileira. Ela não deu mais detalhes a respeito dos ajustes nem informou se as mudanças que pretende promover ocorreriam apenas no sistema geral da previdência - aplicado aos trabalhadores da iniciativa privada - ou se seriam estendidos também ao regime dos servidores públicos. FONTE: www.senado.gov.br/.


GOVERNO MUDA CALENDÁRIO DE PAGAMENTO: - Os salários do funcionalismo público, referente ao mês de dezembro de 2010, serão pagos de maneira diferenciada nos dias 29 e 30 de dezembro (quarta e quinta-feira), em virtude da necessidade de adaptação do Poder Executivo ao contexto financeiro-orçamentário deste final de gestão, assim como o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).


NOTA DO GOVERN0 - Os salários serão depositados de acordo com o órgão público e, não, pela matrícula do servidor, como estabelecido no calendário de pagamento. No dia 29/12, serão pagos os servidores ativos da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEEC), Polícia Militar do RN (PM), Corpo de Bombeiros, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria de Estado de Planejamento (SEPLAN) e aposentados do Magistério. No dia 30/12, receberão os salários os demais servidores públicos do Estado do Rio Grande do Norte. O governador Iberê Ferreira de Souza deu prioridade ao pagamento do funcionalismo público neste final de gestão.


GENILDO COSTA É REPÓRTER POR UMA EDIÇÃOOlá parceiro, comunico que estamos elaborando uma Carta Proposta no sentido de ocuparmos no dia 07 de janeiro de 2011, no PÍCANHA GRILL (Praia das Manuelas), que nos foi concedido pelo proprietário desse restaurante. Vamos apresentar artistas, poetas e prosadores, mostrar que é possível construir a diversidade.

NOMES CONFIRMADOS: Milton Guedes (escritor e pesquisador, com recente trabalho "Tibau Perfil da Cidade Praia"), Genildo Costa, Geová Costa e Antônio Francisco. "No momento, estamos buscando apoiadores para uma agenda que ficará com a responsabilidade de humanizar as nossas consciências num ambiente de poluição e de promiscuidade. Aguardemos!". Saudações poéticas Genildo Costa.


BRONCA DO LEITOR (202)Caros amigos e amigas, saudações! É começar comentando certas coisas são difíceis, mas sempre lembrarei Drummond sobre como são fortes "As coisas"... - Mas as fotos (vejam no blog: http://jose.walter.zip.net) falam por si só, só quero deixar a pergunta no ar e um pouco de minha revolta!!! Eis o que restou daquele prédio (Residência Universitária Feminina), e a história de nossa cidade vira comercial e poeira na memória diante da cegueira dos que detêm os três poderes!!!! Pra quem não lembra, este era o lindo castelinho (ver foto no blog do Walter Silva) em pleno centro de Mossoró, não é de hoje que antigos prédios estão sendo destruídos. Não quero culpar A ou B, pra mim, todos, temos um pouco de culpa, mas há atores principais, estes estão nas três esferas dos poderes. Até quando?! Até quando?!! Até quando?! Até quando?! Até quando?! Isso vai continuar????????!!!!!!!!! José Walter da Silva.


FIQUE SABENDO... "Dia da Marinha Mercante: 28 de dezembro". Por Marcus Lotfi. (Fonte: www.mar.mil.br, em 28/12/2010).


Há muito tempo atrás, ouvi um comentário muito preconceituoso a respeito da nossa Mercante. Um comentário que muita gente já deve ter ouvido é que somos parte de uma Marinha de Mentira. Seria apenas um recalque, se não fosse tão absurdo. Sim, absurdo. Porque se existe uma Marinha de Verdade no Brasil, ela só pode ser a Mercante. Vou provar:


Américo Vespucci, por acaso, era da Marinha Militar? A História diz que ele era um mercador, um geógrafo, um navegador. Ao que sabemos, Vespucci descobriu a América. Só.


As grandes navegações foram uma iniciativa de mercado ou uma iniciativa militar? A História diz que o propulsor das grandes navegações chamava-se Mercantilismo. Qualquer semelhança é mera coincidência.


A primeira Marinha do mundo não foi criada para a guerra, mas sim para a compra, venda e pesquisa. Depois é que veio a Marinha Militar.


Pela própria definição de Marinha: "conjunto das organizações e dos meios (pessoal, equipamentos, infraestruturas e outros recursos) dedicados às atividades marítimas, sobretudo daquelas que impliquem o uso de embarcações". Olhe para as duas e veja qual melhor se encaixa.


Não é o nosso objetivo alimentar picuinhas entre as Marinhas, mas hoje é um dia de celebração, de orgulho, de satisfação por sermos aquilo que somos. E se tem uma coisa que somos, é homens do mar.


Homens e mulheres com espírito pirata, que são visitas em suas próprias casas, que muitas vezes não viram seus entes queridos partirem nem seus filhos crescerem, pois carregam nas solas de seus sapatos, poeira do mundo todo.


Homens e mulheres que escolheram uma vida sacrificada unicamente por vocação. Homens e mulheres que choram de saudades, que passam o Natal à bordo, que vão passar o Ano-Novo à bordo, ou que estarão em casa, mas vão estar embarcados no Carnaval.


Homens e mulheres que convivem com a pior ausência de todas, que é a ausência de si próprio. Homens e mulheres que não são lembrados muitas vezes porque não são vistos.


Homens e mulheres do Mar. E são do Mar pelas atitudes que tomam, não pelo par de platinas que pousam em seus ombros. E sempre serão do Mar, por onde passarem.


Homens e mulheres que merecem o nosso respeito e os nossos cumprimentos pelo dia de hoje.

Parabéns a todos os Mercantes! Bons Ventos para a Marinha de Verdade!


CONQUISTE SEU EMPREGO: PI. A Prefeitura de Cajueiro da Praia realizará Concurso Público oferecendo 39 (trinta e nove) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 10 a 14 de janeiro/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 1.200,00. Maiores informações e Edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


NACIONAL – A CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico realizará Concurso Público oferecendo 95 (noventa e cinco) VAGAS para ANALISTA E ASSISTENTE, inscrições abertas no período de 19/01 a 17de fevereiro/2011, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários de R$ 4.549,63. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = "Amigo Hermes, quero agradecê-lo pela divulgação na sua prestigiada e democrática coluna de notícias, dos eventos culturais dos quais fiz parte (apresentando, cantando, avaliando ou coordenando) durante este 2010, que caminha para o fim. Quero também desejar um Natal de muita Paz e um Ano Novo muito próspero para você e família. Que no próximo ano, possamos produzir mais ainda no campo da cultura e participar com mais informações na "Democratizando a Notícia", onde sempre tivemos a grata colaboração, na realização dos eventos culturais. Um grande Abraço. Aldaci de França". – Disponha amigo poeta e professor Aldaci, eu é que te agradeço pela colaboração utilizando deste espaço. Fé e paz meu caro;


 = "Bom dia grande Hermes, meu abraço e amizade. Desejo para você um Feliz Natal e salutares conquistas em 2011. Tenha muita Saúde, Paz e Progressos. Fraternalente, Liszt Madruga". – Obrigado amigo Liszt, muito obrigado. Nos encontraremos em 2011 com mais saúde e mais vontade de viver e servir. Até lá!;


 = Há 16 anos (29/12/1994) Mossoró recebia a instalação do então CEFET, hoje IFRN, no bairro Costa e Silva.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 256/2009 (de 08/09), relatamos os seguintes temas: Lei Seca Absorve quem Rejeita Bafômetro; Festival de Repentistas em Patu; Sistema JMA – Agradecimentos; Hélderi Negreiros é Eleita; Bronca do Leitor (89) – Wilson Bezerra de Moura; FIQUE SABENDO: As Loucuras Municipais;


 - Quem desejar ser um colaborador do Momento do Livro em 2011, faça assinatura dos cordéis de Mané Beradeiro. R$ 20,00 por ano para 24 cordéis. Contato (84) 8107-6548. FONTE: www.franciscomartinsescritor.globspot.com;


 - Tropa 2 é bilheteria da história no Brasil. Filme de Padilha acumulou R$ 102,6 milhões e bateu Avatar. FONTE: Globo.com, em 28/12/2010;


 - Lisboa Batista é só alegria no balanço do seu Chá Social realizado no último dia 12, em Pau dos Ferros. Ocasião em que comemorou seu aniversário e da sua coluna. Saúde, paz  e obrigado pela referência amigo;


 - Ontem (28) foi Dia da Marinha Mercante e Dia dos Salva-vidas. Amanhã será Dia da Sagrada Família.


DEDICO esta edição aos marinheir@s mercantes, Salva-vidas e as famílias.

Quem canta...

"Ai que beleza de família, minha gente / Quanta alegria que saudade eu sinto agora / Não é que eu queira falar bem dos meus parentes / Mas pra fazer qualquer forró não tinha hora...". ("Forro do Tio Augusto". Composição: Luiz Vieira – Canta: L. Vieira).

...Os males espanta.


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com e http://doherbert.blogspot.com/.


*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário