"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias" "Uma forma diferente de Noticiar!" Edição Nº 396 – Ano III. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails. *Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007. Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013. Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com |
|
Mossoró/RN, sexta-feira, 31 de dezembro de 2010. Atualizações: 4ª e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2010, Dias: 365/365, Semana: 52/52 e último dia do ano.
"Causo democrático".
"Mané Beradeiro deseja muita paz, para este dia, e um 2011 repleto de alegria em Cristo. DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA, QUE DEU SEU FILHO ÚNICO PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRER NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA – Jó 3.16". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).
Estimados/as Amigos/as:
Chegamos ao final de 2010, junto com ele a última edição desta coluna. Por este ano claro! Peço a compreensão de tod@s mais preciso me afastar deste nosso convívio pelo menos 30 (trinta dias), preciso de um descanso e janeiro é o melhor período. Dizem que o gigante Brasil pára entre dezembro e fevereiro e por que essa célula humana não pode parar? Não emitirei as edições, mas, tirarei duas horas diárias para organizar a mala direta da lista d@ leitor@ e esvaziar as caixas de e-mails, já começando na segunda-feira (03). Tem um grupo sem receber as últimas edições porque o sistema não funciona com o congestionamento e é urgencia a desobstrução. São mais de 2.140 endereços onde grande, número não nos conhecemos, espalhados pelos estados brasileiros e fora do país, na Alemanha, Nova Iorque, Itália e Rússia; o da França já veio embora. Graça a Deus. Farei algumas modificações e vocês poderão receber e-mail onde eu peça confirmação para me organizar cada vez mais. Obrigado Deus, obrigados amig@s de trabalho, da imprensa, de infância, das edições, de vizinhança e em fim os de fé. Saúde e paz - muito obrigado, muito obrigado e muito obrigado! Boa leitura nobre leitor/a.
PRIVATIZAM A SAÚDE EM SÃO PAULO – Na véspera do feriado de Natal e usando o velho método do rolo-compressor, a bancada governista da Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou em 21 de dezembro, por 55 votos a 18, o projeto de lei 45/10, que permite às chamadas Organizações Sociais (OS) a venda de 25% dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo até os leitos hospitalares, para os planos privados de saúde e os hospitais particulares. Votaram contra as bancadas do PT e do PSOL, um deputado do PDT e outro do PR.
O projeto representa mais um passo no rumo da privatização do setor. Com sua política ortodoxa do "ajuste fiscal", o tucanato reduziu drasticamente os investimentos na área. Pelo firmado no Sistema Único de Saúde (SUS), uma conquista da sociedade – consagrada na Constituição de 1988 e que passou a vigorar somente em 2000 –, os estados devem aportar, no mínimo, 12% das suas receitas líquidas no. São Paulo, apesar de ser o estado mais rico da federação, não cumpre este obrigação.
Para driblar os 12% fixados na Constituição, os governos tucanos baixaram decreto ampliando o conceito sobre investimentos na saúde, incluindo gastos na Agricultura, Gestão Pública e até na Justiça. No orçamento de 2010, os investimentos específicos na saúde foram de apenas 9,6% da receita. Com esta manobra contábil, os recursos são desviados para outros fins. Entre 2001 e 2009, o governo deixou de aplicar R$ 4,1 bilhões na saúde pública. Esse montante seria o suficiente para construir 82 hospitais. FONTE: Blog do Altamiro do Miro (http://altamiroborges.blospot.com/.
FIM DA ADMINISTRAÇÃO IBERE É CAÓTICO - O fim do ano já chegou para quase todos nós. Entretanto, enquanto muitos comemoram conquistas em várias esferas, o funcionalismo público do nosso Estado amarga o descaso, a irresponsabilidade de um fim de governo desastroso para os vários segmentos do funcionalismo que serve ao povo do Rio Grande do Norte. Veja matéria completa no sítio: www.sinairn.com.br/.
GLOBO RURAL COMEMORA 31 ANOS COM ESPECIAL SOBRE CORDEL - No próximo dia 02 de janeiro de 2011, o Globo Rural completará 31 anos de existência, e para festejar essa data tão importante, a produção do Programa dedicou-o inteiramente ao cordel. Buscaram fazer um mapa dessa arte no Brasil, para mostrar suas diversas faces. Entrevistaram poetas, pesquisadores, ilustradores e amantes do cordel em geral, por isso certamente, o programa está imperdível. Não deixem de assistir, é no próximo domingo, às oito horas da manhã pelo horário de Brasília. FONTE: http://portalcaldeiraopolitico.net, na base de dados do Prof. Romero Cardoso.
ATENÇÃO VERANISTA DE TIBAU/RN – DESVIO DE ENTRADA. Quem está chegando a Tibau terá uma alternativa para não enfrentar congestionamentos no acesso de entrada da cidade. A Prefeitura de Tibau afixou placas de um desvio à esquerda da RN-013, pouco antes do motel, pelo Loteamento Alícia. Seguindo em frente, o motorista chegará ao bairro Vila Nova, antigo Aeroporto e entra à direita, na Rua Padre João Venturelli, de onde poderá seguir para Icapuí ou o centro de Tibau. "A mesma alternativa pode ser usada para sair de Tibau sem ter que passar pela Avenida Tarcísio Maia, que dá acesso a RN-013", afirmou Lúcia Rocha – Gerente Executiva de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Tibau.
PARÓQUIA DE SÃO PAULO APÓSTOLO – Em janeiro de 2011 será realizado o primeiro novenário em honra ao padroeiro da Paróquia de São Paulo Apóstolo, que congrega famílias dos bairros Nova Betânia, Ouro Negro e comunidades adjacentes. A paróquia, uma das mais novas da Diocese de Mossoró, promoveu em 2010 a primeira festa de São Paulo, em programa de apenas três dias.
Em 2011 serão dez dias de celebrações, incluindo novena, missas de abertura e encerramento, além de procissão pelas ruas da Nova Betânia. A abertura solene dos festejos, dia 15 de janeiro, será precedida por peregrinação com a imagem do santo. Segundo o padre João Batista do Nascimento, pároco, a festa de 2011 vai abordar a temática dos sacramentos. Os festejos serão concluídos dia 25 de janeiro - data em que a Igreja Católica recorda a Conversão de São Paulo - com missa solene e procissão a partir das 19h.
FIQUE SABENDO... "Tem Simone de Beauvoir na Eleição de Dilma". Por Rizolete Fernandes – Poetisa potiguar. (Fonte: e-mail pessoal, em 29/12/2010).
Sobre as condições que possibilitaram a
eleição de uma presidente em nosso país.
Um dia após as eleições em segundo turno deste 2010 recebi, virtualmente, os cumprimentos de um amigo francês pela eleição de Dilma Rousseff. Em meus agradecimentos, lhe disse: "Tem Simone de Beauvoir nessa história", ao que ele me devolveu, com gentileza: "Temos muito que aprender com vocês". Seus patrícios deixaram de eleger presidenta a socialista Ségolène Royal no pleito de 2007.
O contato reavivou a lembrança de nosso conhecimento em Fortaleza, cidade que recebia a edição anual da SBPC nos idos de 1979. Dentre as muitas atividades que caracterizam esse evento, ali teve lugar a primeira reunião dos grupos de mulheres que começavam a se organizar por todo o país, com o objetivo de discutir sua situação desigual e encaminhar formas unificadas de luta por direitos civis e políticos.
Naquela ocasião, o Brasil ainda amargava a ditadura militar e a sociedade civil buscava na reorganização dos movimentos sociais um caminho para a redemocratização. Ao incipiente movimento de mulheres, Simone de Beauvoir fornecia referencial teórico para a discussão. Ela havia publicado o famoso livro "O segundo sexo", de 1949, abordando as condições sócio-históricas que formam a mulher para a submissão, cuja leitura se tornara obrigatória não apenas para as brasileiras, mas para as mulheres de todo o mundo inconformadas com a secular discriminação.
Esse e o fim do regime de exceção pontuavam as conversas que extrapolavam o conclave para adentrar as noites da capital alencarina, onde um jovem cantor de voz nasalada chamado Fagner começava a fazer sucesso. E prenunciavam a vida longa da amizade que acabara de nascer. De lá para cá, o conterrâneo de Sartre, que à época morava em Recife, transferiu-se para João Pessoa, lecionou durante anos na UFPB e retornou à França, onde continua ensinando e desenvolvendo pesquisas.
Eu ajudei a organizar grupos de mulheres em meu Estado, vi o movimento feminista se fortalecer com o surgimento de entidades nacionais, a exemplo da Articulação de Mulheres Brasileiras; contribui para a criação de organismos na estrutura governamental voltados para execução de políticas públicas de interesse das mulheres; acompanhei iniciativas que, a grandes penas, modificaram a nosso favor o arcabouço legal; e participei da primeira das duas conferências nacionais convocadas para discutir e encaminhar temas que nos dizem respeito, sob a égide oficial. Embora insuficientes, são conquistas inegáveis.
Nos dias que transcorrem, ninguém mais parece lembrar de que há apenas 80 anos às mulheres era negado o direito de votar, tampouco causa espanto se uma delas decide se candidatar a qualquer cargo público, inclusive para dirigir nações. Foi assim no dia 31 de outubro passado quando, depois de uma campanha acirrada, o Brasil elegeu uma mulher para dirigir seu destino nos próximos quatro anos. Ao obter quase 47 % dos votos válidos, a candidata situacionista Dilma Rousseff também garantiu para si o título de primeira Presidente do Brasil.
No sóbrio discurso proferido logo após o anúncio oficial da vitória, entre agradecimentos de praxe e ratificação do compromisso com o projeto político que representa, a presidenta eleita fez questão de dedicar a vitória às mulheres, às quais prometeu "honrar" em sua gestão, arrematando com a frase: "Sim, a mulher pode!". Surpreendeu, pois deixara de lado a discussão de políticas públicas específicas durante o embate eleitoral. Mas reacendeu em quem fez parte da luta feminista, no meu caso a partir dos anos 70 um orgulho acompanhado do sentimento de realização.
Por todos os percalços enfrentados no início, como o descrédito de boa parte da sociedade, para a qual o movimento era "coisa de mulher desocupada", pelas horas de trabalho extra dedicadas à causa, pela tristeza dos primeiros insucessos, as mulheres que protagonizaram pioneirismos, transgrediram, ousaram e continuam ousando, devem ter sentido, como senti, a alma abraçada com essa eleição que, em última instância, re-significa a trajetória e diz da importância de lutar.
As felicitações do amigo recordaram que tem Simone de Beauvoir nessa vitória, sim. E um olhar acurado para a história vai mostrar que tem Nísia Floresta, Chiquinha Gonzaga, Berta Lutz, Nise da Silveira, Celina Guimarães Viana, Alzira Soriano, Ana Montenegro, Betty Friedan, Pagu, Leila Diniz, numa sequência que chega ao presente com Sílvia Pimentel, Gilda Cabral, Jacqueline Pitanguy, Lourdes Bandeira, Bethânia Ávila, Guacira Cesar, Sueli Carneiro, Maria Aparecida Schumaher, Fátima Oliveira, Maria da Penha, Estelizabel, Iáris Cortês, Elizabeth Nasser, Analba Brazão ...
CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A UFRN – Universidade Federal do RN realizará Concurso Público oferecendo 40 (quarenta) VAGAS para PROFESSOR SUBSTITUTO, inscrições
NACIONAL – A Cobra Tecnologia S.A realizará Concurso Público oferecendo 1.367 (mil, trezentas e sessenta e sete) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 31nde janeiro/2011, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários de R$ 2.994,56. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
**********REGISTROS**********
= "Hermes, que a paz do Senhor entre nos lares e corações. Francisco Maurício". – Obrigado, muito obrigado amigo Maurício. Em 2011 estaremos na luta com forças renovadas. Saúde amigão;
= "Amigo Hermes: Você passou o ano de 2010 nos presenteando com tantas informações e mensagens bonitas. Fazendo como você tem feito e vivendo agora o período natalino, pude chegar a conclusão que você vive o Natal nos 365 dias do, ano. Muito obrigado por tudo que você fez e que compartilhou comigo... . Muito obrigado pela amizade que nos une. Muito obrigado pela atenção que você me dá quando nos encontramos. Muito obrigado pelo exemplo de luta, dignidade, honestidade, carinho, respeito e tantas outras coisas boas que você nos passa. Muito obrigado por tudo, amigo. Que o seu Natal e o Natal da sua FAMÍLIA seja de alegria e felicidade. Que o Ano Novo seja de saúde, paz e grandes realizações. Sebastião Almeida". – Eu é que agradeço pela sua educação e presteza amigo, não sous Rosalba mais "adoro" a música Epitáfio e em slide nem se fala, muito bela. Nosso último encontro falamos sobre saudosismo. Presenciei seu bilhete lido por Netinho (dOs Incríveis) este ano, fiquei sabendo que você ganhou a esposa na festa do grupo em Mossoró (salvo engano em 73) e eu perdi a namorada na apresentação dos Pholhas, em 1974 na Boite Snob (ai novo!). Fui ver os outros cabeludos de perto e quando voltei a namorada tinha ido embora. Até hoje não se foi com outro ou se foi pra casa com ciúmes da troca! Ai meu Deus como era bom, era bom demais... (Risos);
= "Hermes, bom dia! Agradeço e retribuo suas felicitações, bem como sua gentileza em socializar informações e conteúdos relevantes. Saúde, Paz e sinceras amizades para o Ano Novo. Abraços, Nazaré Davi. – Obrigado Dra. Nazaré, muito obrigado. Vou tirar férias desta coluna por 30 dias e rezar para nosso novo encontro durante 2011. Abraço no Celeste e demais familiares;
= Há 100 anos (31/12/1910) Mossoró importava 602.348 fardo de algodão, pesando 4.000.250kg; 304.581 cera de carnaúba; borracha norte, 1.659; queijos, 3.589; peles, 110.000; couros, 94.296; diversos gêneros, 87.219. Peso total de 4.709.594. Valor oficial de 4.444.357 réis 929. Impostos pagos: 252.287 réis 585. Importação total de 98.367 volumes.
**********PANO RÁPIDO**********
- Memória: Na edição no 257/2009 (de 10/09), relatamos os seguintes temas: Carros Novos Mais Baratos; Xuxa, Marlene Mattos e Rede Globo são Condenados; TJRN – Programa Voluntário para Estudantes e Bacharéis; A Legalização dos Empreendimentos; Bronca do Leitor (90) – Luiz Carlos Dambroski; FIQUE SABENDO: Plano de Saúde não Pode Limitar Sessões de Radioterapia e Quimioterapia;
- Lula assina MP – Medida Provisória que eleva Salário Mínimo para R$ 540,00. Diz Mantega, aumenta passa a valer a partir de 01/01/2011. FONTE: Globo.com, em 30/12/2010;
- Recurso do FGTS utilizado em habitação e infraestrutura cresce 56% em 2010 ante 2009, para R$ 74,62 bilhões. FONTE: Globo.com, em 29/12/2010;
- Hoje é Dia da Esperança e Dia das Devoluções. Amanhã (1º) será Dia da Confraternização Universal e da Paz;
DEDICO esta edição a leitores/ras que nos acompanham, esperançosos por um ano novo feliz.
Quem canta...
"O retrato que eu te dei / Se ainda tens não sei / Mas se tiver devolva-me...". ("Devolva-me". Composição: Renato Barros e Lilian Knapp – Canta: Leno e Lilian).
...Os males espanta.
VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com e http://doherbert.blogspot.com/.
*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.