terça-feira, 26 de outubro de 2010

DC - Coluna de Notícias 379. Anexo: Os Pais Envelhecem.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 379 – Ano III. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Natal/RN, quarta-feira, 27 de outubro de 2010. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2010, Dias: 300/365, Semana: 43/52 e faltam 65 dias para fim do ano.


"Causo democrático".

Mané Beradeiro conta: "Irmã Elisa (86) é da Congregação Filhas de Santana. Certo dia, um homem querendo desdenha-la pergunta: - E você, quem é? Ela com humor respondeu: - Sou Elisa, filha de Santana, mãe de Maria, portanto cunhada de São José e tia de Jesus Cristo. – Fraquinha!!!!". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:


Que chatice, no ramo da telefonia, são daquelas duplas mensagens da Oi Telemar informando quanto você gastou. Né não? Estou em Natal desde domingo, tratando da saúde e tudo está no seu lugar. Graças à Deus. Esta edição é dedicada ao/a servidor/a público/a, falar nisso o SINDSERPUMM fará festa no sábado (30/10) em sua Sede Social no Abolição II durante todo dia. O SINAI marcou atividade festiva para o dia 13/11 na ASSEMA/Macaíba aos sócios de Natal e grande Natal. O SINAI – Regional do Médio Oeste definirá data e local em reunião de amanhã em Mossoró, aguardem. Boa leitura nobre leitor/ra.


SISTEMA NIPO-BRASILEIRO DE TV DIGITAL será divulgado em Workshop no Suriname. O analista de infraestrutura do Ministério das Comunicações, Otávio Caixeta, representará o ministério no workshop sobre TV Digital realizado no Suriname nesta quarta-feira (27). O objetivo é divulgar o ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial), como também é conhecido o sistema nipo-brasileiro de TV Digital.


"Esse sistema deverá trazer desenvolvimento aos países que o adotarem, privilegiando indústrias e centros de pesquisas locais, além de fortalecer a inclusão social. Nós realmente acreditamos que o ISDB-T é uma grande oportunidade para os países da América Latina e do Caribe se aproximarem e se fortalecerem cada vez mais", afirma Otávio Caixeta. Entre as vantagens do sistema nipo-brasileiro, destaca-se o fato de ele ser baseado no modelo de TV aberta e gratuita, além da mobilidade e da interatividade proporcionada por meio do Ginga, middleware desenvolvido no Brasil.


Nesse evento, que é organizado pelo governo do Suriname, haverá participação de membros de instituições públicas e de universidades de países caribenhos, que atualmente estudam qual padrão de TV Digital irão adotar. Dessa forma, representantes dos sistemas europeu (DVB) e americano (ATSC) também foram convidados para o encontro. Do Brasil, vão estar presentes também o superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Anatel, Ara Apkar Minassian, e o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Luiz Eduardo Leite.


SINAI ADVERTE AS CATEGORIAS DA BASE para os pagamentos e processo de enquadramento. No jornal de setembro, foi veiculada a notícia do pagamento da primeira parcela dos PCCRs das categorias que obtiveram o benefício em 2010. O SINAI reitera a importância dos Planos para os servidores e para o serviço público, mas destaca alguns pontos a que os trabalhadores devem ficar atentos. Servidores da Administração Direta tem até 30/10 para requerer enquadramento.


NOTA DO EDITOR. Recomendamos leitura completa dessa matéria no sítio: www.sinairn.com.br, não só pela base do sindicato, como também de categorias fora de sua base.


FAD TERÁ MINTER – O MINTER – Mestrado Interinstitucional em Direito da FAD – Faculdade de Direito/UERN foi aprovado pela CAPES no mês passado. O comunicado veio do Prof. Lívio Amaral – Diretor da Coordenação de Acompanhamento de Pessoal de Nível Superior/Capes, que terá como Instituição Proponente a UFRN e Instituição Receptora a UERN. "O Minter assegura 16 vagas para professores efetivos da UERN, com graduação em Direito, e a previsão de início deverá ser em março/2011. O edital a ser lançado deverá ser discutido entre as IES – Instituições de Ensino Superior envolvidas". Afirmou o Prof. Pedro Fernandes Ribeiro Neto – Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação/UERN.


ADUERN: NOTA DE REPÚDIO - A Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN) vem a público manifestar o seu repúdio e indignação diante do episódio ocorrido no Campus de Pau dos Ferros, quando policiais militares armados, sem mandado ou autorização, entraram naquela unidade de ensino espalhando terror e intimidando membros da comunidade universitária. A justificativa para tal ação era coibir um suposto crime eleitoral que estava sendo praticado no interior da instituição. O provável crime: distribuição de panfleto contendo propaganda eleitoral.


O fato é que material nenhum estava sendo distribuído. Professores e alunos estavam, sim, fazendo uso pessoal de propaganda política, prática permitida pela legislação eleitoral.

A ação policial revoltou a comunidade acadêmica daquele Campus, pois além da invasão, os policiais ainda conduziram um grupo de pessoas à delegacia de polícia da cidade para prestar depoimento. Felizmente, a autoridade policial de plantão considerou o ato praticado pelos policias como descabido e imotivado, liberando imediatamente os professores e alunos envolvidos no incidente.


A ADUERN considera extremamente grave este acontecimento. É inadmissível a presença da força policial no interior da universidade, praticando ações constrangedoras contra membros da comunidade acadêmica. A universidade é um espaço plural e democrático, onde se promove o debate de idéias e a livre expressão do pensamento, bases fundamentais ao exercício da cidadania.


Da mesma forma, empenhamos solidariedade aos colegas docentes e aos alunos que foram vítimas desta ação arbitrária e intimidatória.


Mossoró-RN, 26 de outubro de 2010,

Diretoria da ADUERN.


MANINHO DA UFERSA EXPÕE SUA ARTEO amigo Maninho leia-se Carlos Magno Gurgel Dantas, servidor da Universidade Federal do Semi-Árido e artista plástico expõe seu trabalho "Artesanato em Papel, alumínio e lixo" com miniaturas de automóveis logo mais, às 9h, na Biblioteca da Universidade Federal do Semi-Árido. A exposição se dará em homenagem ao Dia do Servidor Público e é direcionado à comunidade acadêmica. A programação consta de minicursos e lançamento de livros. Sucessos camarada Maninho.


MARMOTA: No início da semana, alguns prefeitos foram à sede do Ministério Público em Natal para tratar das dificuldades dos portadores de deficiência física. Na oportunidade, o Procurador convenceu os prefeitos a se locomoverem em cadeiras de roda, os quais prontamente atenderam ao curioso pedido. Fico a imaginar se algum destes prefeitos será louco de retornar à sede do Ministério Público quando for para tratar dos direitos dos travestis e prostitutas. FONTE: www.tiocolorau.com.br, em 22/10/10.


FIQUE SABENDO... "28 de Outubro – Dia do Funcionário Público ou Servidor Público?". (Fonte: www.ibge.gov.br).


Cargo criado por lei e tem vencimento

 pago pelos cofres públicos.


Com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei 8.112, de 11.12.1990, ver também em www.senado.gov.br), a antiga denominação de funcionário público foi substituída pela de servidor público.


QUEM É O FUNCIONÁRIO PÚBLICO

O funcionário público é aquele que toma posse de um cargo público. Esse cargo é criado por lei e tem vencimento pago pelos cofres públicos. (No capítulo VII "Da Administração Pública" da Constituição Federal, Seção I e Seção II é possível saber tudo sobre serviço público. Veja a Constituição Federal em www.senado.gov.br).


OS DEVERES DO SERVIDOR PÚBLICO

Os deveres e direitos dos servidores públicos estão detalhadamente definidos e estabelecidos na Constituição da República e se encontram nos estatutos das entidades estatais e autárquicas.


É sempre bom lembrar a função nobre que têm aqueles que trabalham no serviço público e que lidam, não com o que é do governo, conceito muitas vezes entendido de forma distorcida, mas com o que é público e portando de todas as pessoas.

Conhecer direitos e deveres é essencial para todos, principalmente para aqueles que têm a função tão especial de zelar pelo bem público.


INGRESSAR NA CARREIRA PÚBLICA

No site oficial do nosso governo www.redegoverno.gov.br é possível encontrar informações sobre leis, atos administrativos e tudo o que diz respeito ao servidor público, oportunidades de trabalho e concursos em âmbito federal. Procure também sobre concursos em sites oficiais de prefeituras e de governos estaduais.


CONQUISTE SEU EMPREGOSE. Prefeitura de Nossa Senhora da Glória realizará Concurso Público com 78 (setenta e oito) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 31 de outubro/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º Graus. Salários até 1.839,60. Maiores informações e Edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


RN – A UFERSA, Universidade Federal do Semi-Árido, realizará Concurso Público com 12 (doze) VAGAS, para PROFESSORES, as inscrições abertas até o dia 08 de novembro/10, escolaridade exigida: Superior. Salários de R$ 4.651,58. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = "Caro Hermes, apesar de ter divulgado bastante à comemoração pelo aniversário do seu DC - Coluna de Notícias, não pude ir ao Sêbado por conta de uma alergia forte contraída na noite da última sexta. De qualquer forma, meus parabéns e continue sempre Democratizando a Comunicação! Abraço! Alfredo Neto". – Prezado amigo Alfredo, espero que tenhas recuperado a saúde. Sua falta está abonada e ficamos agradecidos pelo acompanhamento do nosso trabalho. Sábado é dia de Sêbado e nos veremos por lá, O Marcos Pereira nos informa que o Carlos André (Oséas Lopes) estará por lá e é o aniversariante do dia. Saúde e paz a você e familiares;


 = "Um abraço, caro Hermes, e grato pelo envio de seu noticiário. Walter Gomes". – Eu que agradeço, prezado jornalista, pelo incentivo e atenção dispensada. Grande abraço nobre Walter, paz e luz;


 = Há 168 anos (27/10/1842) é criada a Freguesia de Mossoró pela Resolução nº 87. Até 1842, a capela de Santa Luzia pertenceu à freguesia de Apodi.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 239/2009 (de 25/07), relatamos os seguintes temas: Como Michael Jackson Ficou Branco? Greve na EMATER: Governo Adia Reunião pela 5ª vez; Conselho Audiovisual de Mossoró Ganha Força; FIQUE SABENDO: 25 de Julho – Dia do Escritor;


 - Ministros do G20 se comprometem a regular desvalorizações competitivas de moedas, em reunião na Coréia do Sul. FONTE: Globo.com, em 23/10/2010;


 - Banco Central mantém juros básicos da economia em 10,75% ao ano, pela segunda reunião seguida FONTE: Globo.com, em 20/10/2010;


 - Hoje é Dia Mundial de Oração pela Paz. Amanhã (28) será Dia do Funcionário Público e Dia do Torcedor Flamenguista - Rio (Lei 4.700 sancionada pelo Prefeito César Maia, em 26/10/2007, autoria da Vereadora Patrícia Amorim). A Lei 5.146, de 07/01/2010, revoga a lei anterior e aprova o Dia do Torcedor Flamenguista com nova redação.


DEDICO esta edição aos agentes da paz no mundo, flamenguistas e servidores/ras públicos/as.


"Quem canta...

"Paz, eu não aguento mais / Me deixa em paz / Sai de mim / Me deixa e paz...". ("Me Deixa em Paz". Composição: Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza - canta: Elis Regina).

...os males espanta".


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net e franciscomartinsescritor.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário