quarta-feira, 13 de outubro de 2010

DC - Coluna de Notícias 376. Anexo: O Profundo Amor de Deus.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 376 – Ano III. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quarta-feira, 13 de outubro de 2010. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2010, Dias: 286/365, Semana: 41/52 e faltam 79 dias para fim do ano.


"Causo democrático".

Mané Beradeiro na religiosidade: "São 24 horas que temos para viver. Reserve ao menos 1 minuto para Deus agradecer". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:


Hoje é o chamado dia "D" para este informativo, dia em que publiquei a edição primeira de nº 000, numa manhã de sábado 13/10/2007. Fazia alguns dias que terminara a última sessão de quimioterapia e estava sem notícias para o meu "Boletim de Saúde", que emitia todos os sábados para os e-mails de amigos/as lá de Natal/RN. Faltavam longos 74 dias para a cirurgia de reconstrução do meu intestino, e livrar-me da "bolsa sem valores", porém, de muita valia para salvar minha vida. Ao meio dia despacho, via internet, meu ensaio denominado de Democrtizando a Comunicação. Início da noite deste mesmo dia o Dr. José Maria Alves me telefona para dizer que gostou do meu "ensaio" e pede para publicar em seu Blog Sistema JMA. Relutei com a negativa, fui convencido e o pedi para fazer as devidas correções antes de publicá-la. Na mesma semana o Dr. José Maria me liga, várias vezes, insistindo que eu fizesse mais uma edição, depois mais outra, mais outra..., estamos aqui, neste momento com a edição 376. Agradeço ao Zé Maria (pelos empurrões), Dionízio do Apodi, o jornalista Marcos Antônio Ferreira - os primeiros incentivadores. Seguidos de outros e outros, todos com a mesma importância e de minha admiração. Portanto, vamos comemorar e espero você, leitor e leitora, no Sêbado (programação abaixo). Como dizia Raul Seixas: "Nós não vamo pagar nada, lálálá! Agradeço a Deus, acima de tudo, e nesta edição especial ofereço aos leitores/ras esta linda música e letra em forma de mensagem. Boa leitura nobre leitor/ra


A MONTANHA

Eu vou seguir uma luz lá no alto eu vou ouvir;

Uma voz que me chama eu vou subir;

A montanha e ficar bem mais perto de Deus e rezar;

Eu vou gritar para o mundo me ouvir e acompanhar;

Toda minha escalada e ajudar;

A mostrar como é o meu grito de amor e de fé;

Eu vou pedir que as estrelas não parem de brilhar;

E as crianças não deixem de sorrir;

E que os homens jamais se esqueçam de agradecer;

Por isso eu digo: Obrigado Senhor por mais um dia;

Obrigado senhor que eu posso ver;

Que seria de mim sem a fé que eu tenho em Você;

Por mais que eu sofra, Obrigado Senhor mesmo que eu chore;

Obrigado Senhor por eu saber;

Que tudo isso me mostra o caminho que leva a Você;

Mais uma vez Obrigado Senhor por outro dia;

Obrigado Senhor que o sol nasceu;

Obrigado Senhor agradeço Obrigado Senhor;

Por isso eu digo: Obrigado Senhor pelas estrelas;

Obrigado Senhor pelo sorriso;

Obrigado Senhor agradeço Obrigado Senhor;

Mais uma vez;

Obrigado Senhor por um novo dia;

Obrigado Senhor pela esperança;

Obrigado Senhor agradeço Obrigado Senhor;

Por isso eu digo: Obrigado Senhor pelo sorriso;

Obrigado Senhor pelo perdão.

(De Roberto Carlos e Erasmo Carlos).


FIQUE SABENDO... "13 de outubro: É Dia do Aniversário do Jornal Virtual Democratizando a Comunicação". (Fonte: www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com).


Transferimos a comemoração para sábado (16).


O jornal virtual "DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO" promove uma palestra com o Prof. Walter Silva, músico e sociólogo, com o tema "ARTE X CULURA DO LIXO", temos a satisfação de contar com a sua presença na comemoração pela passagem do "III ANIVERSÁRIO", que realizar-se-à no próximo dia 16 de outubro de 2010 (Sábado).


PROGRAMAÇÃO:


11h30min.: Abertura (Recepção aos convidados);


11h.45min. às 12h45min. – Palestra:

- Artes X Cultura do Lixo;

- Palestrante: José Walter da Silva – Sociólogo, músico e compositor;


12h45 às 13 horas:

- Bate papo com os presentes sobre o tema;


13 horas: Entretenimento Cultural com:

- Música ao Vivo;

- Poesias;

- Causos;

- Artistas locais.


LOCAL: Sêbado. Av. Antônio Vieira de Sá, nº 895. Bairro Nova Betânia. Mossoró/RN.

Referência: vizinho a Arte e Jardim.


OBSERVAÇÃO:

O Sêbado não dispõe serviço de bar, a clientela fica a vontade para levar seu aperitivo. A organização oferecerá uma saborosa feijoada.


APOIOS: Sêbado – Cultura de Verdade; Blog do Walter Silva; Sistema JMA – muita responsabilidade e seriedade; Revista Virtual e Blog Momento do Livro.


**********REGISTROS**********


 = "Desculpe, mas essa informação (Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Pública / edição 375) pode estar equivocada, pois, nas pesquisas que já realizei para a compilação de um dos mais completos site de Datas Comemorativas da língua portuguesa, no dia 11 de outubro é festejado somente o "Dia do Deficiente Físico" (comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 2.795 DE 15/04/1981). Desculpe-me desde já por qualquer transtorno. Antônio Cézar – O Lucutor". – Prezado amigo Cézar, de forma alguma seus conhecimentos nos trouxe transtornos. Pelo contrário, abre mais questionamentos em relação às datas comemorativas. Tenho informação que 21/09 é Dia do "Portador de Deficiência; 13/12 – Dia do "Deficiente Visual e 17/09 – Dia "Nacional" do Cego (não seria a mesma coisa de que chover no mar, como diz Mané Beradeiro?). Dia do Pintor é 08/05 ou 18/10? Me deparo, sempre com essas situações e no caso do Dia do Deficiente Físico busquei o site do IBGE. Grato pela colaboração e fica o registro. Saúde e paz a você e família;


 = "O articulista Hermes Oliveira, comemora no próximo dia 16, o terceiro ano de criação de sua coluna Democratizando a Comunicação, que por mais de vinte e quatro meses foi inserida no Sistema JMA. Hermes Oliveira vai registrar o feito convidando os seus amigos e colaboradores para momentos de agradecimento e de encontro com aqueles que tornaram possível a realização desse projeto. coluna Democratizando a Comunicação, que recentemente passou a ser também um blog, é enviada semanalmente para centenas de e-mails em todo o Brasil e no exterior, recebendo dos seus destinatários as melhores referências pelo seu conteúdo. Parabéns grande Hermes e se algum mérito tenha sido atribuído à nossa pessoa, abro mão dessa deferência, colocando-a na mão de DEUS que lhe proporcionou toda a força necessária para tocar à frente o seu projeto" Sistema JMA – Muita Responsabilidade e Seriedade (www.sistemajma.blogspot.com, em 10/10/10. – Estimável amigo Zé Maria Alves, nas minhas andanças sempre registro o seu incentivo, a oportunidade, as dicas, a superação do medo. Somados aos outros amigos como o Dionízio do Apodi e Marcos Antônio Ferreira, estes os primeiros e vieram outros que se for listar acabo esquecendo alguns e pecando pela omissão da memória. Deus abençoe a todos vocês;


 = Há 64 anos (13/10/1946) era fundado o CEM – Centro Estudantil Mossoroense, por Juvêncio Cunha Filho. "Foi, na época, a melhor escola da cidade. Mais do que uma agremiação estudantil. Nas suas sessões domingueiras, a moçada ensaiava política, oratória, literatura. Descaradamente, imitávamos a Câmara Federal. Tratávamos os colegas de "vossa excelência", muito embora, como os deputados, fôssemos facilmente levados à vulgaridade dos insultos e do calão". Disse Dorian Jorge Freire (in memória) em Veredas do Meu Caminho. Fonte: Jornal O Mossoroense, Editorial, em 14/10/2001.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 236/2009 (de 18/07), relatamos os seguintes temas: Monsenhor Américo Simonetti; ONGs de Sarney; CAMEAN Conquista Bolsas; EMATER com Atitudes Estranha; DATANORTE/Cohab; Bronca do Leitor (71) – Prof. Ivanildo Costa; FIQUE SABENDO: Buracando – Por Prof. William Pereira;


 - Hoje é Dia da Terapia Ocupacional e Dia Nacional do Dinheiro, e amanhã (14) será Dia Nacional da Pecuária.


DEDICO esta edição aos terapeutas ocupacionais e pecuaristas.


"Quem canta...

"Dinheiro na mão é vendaval, é vendaval / Na vida de um sonhador, de sonhador / Quanta gente aí se engana /; E cai da cama com toda ilusão que sonhou / E a grandeza se desfaz / Quando a solidão é mais, alguém já falou...". ("Pecado Capital". Composição: Paulinho da Viola - canta: P. da Viola).

...os males espanta".


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net e franciscomartinsescritor.blogspot.com/.


*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.


Um comentário:

  1. Na realidade, 8 de maio é o <"Dia do Artista Plástico" (Comemorado no Brasil e oficializado no Estado brasileiro de São Paulo pela Lei Nº 3.434 de 14/08/1956, para marcar a data do nascimento do desenhista, pintor e professor brasileiro, José Ferraz de Almeida Júnior, freqüentemente aclamado pela historiografia como o precursor da abordagem de temática regionalista, ao introduzir assuntos até então inéditos na produção acadêmica brasileira);
    Já o dia 18 de outubro é considerado por alguns como o "Dia do Pintor de paredes e automóveis" (comemorado em louvor a São Lucas, que também teria exercido essa profissão, ao retratar o rosto de Jesus Cristo e da Virgem Maria);
    Quanto ao "Dia do Cego" de 13 de dezembro, esse é comemorado em louvor a Santa Luzia [tida como padroeira da visão] e oficializado no Brasil, pelo Decreto Nº 51.045 de 26/07/61, mas o "Dia Nacional do Cego" também é comemorado extra-oficialmente por alguns brasileiros em 17 de setembro, para marcar a data da inauguração do Imperial Instituto dos Meninos Cegos [hoje Instituto Benjamin Constant], que havia sido criado 5 dias antes, pelo Decreto Imperial Nº 1.428 de 12/09/1854.
    Por fim, o "Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência" celebrado em 21 de setembro, abrange todas as pessoas com algum tipo de "necessidade especial" e é comemorado oficialmente no Brasil, conforme Lei Nº 11.133 de 14/07/2005 com o apoio do CONADE [Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência], que oficializou decisão do "1º Encontro dos Delegados da Coalizão Nacional de Entidades e Pessoas Deficientes", ocorrido em 1982, quando foi instituído o "dia pela luta dos direitos, do respeito e da dignidade da pessoa com deficiência").

    Obrigado.

    Antonio Cezar, olocutor.com,,

    ResponderExcluir