quarta-feira, 6 de outubro de 2010

DC - Coluna de Notícias 374 (Anexo: Alta Costura).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 374 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quarta-feira, 06 de outubro de 2010. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2010, Dias: 279/365, Semana: 40/52 e faltam 86 dias para fim do ano.


"Causo democrático".

Mané Beradeiro, analisando as contas de candidatos opina: "Os eleitos ficarão mais fortes que pau de aroeira e os derrotados quebrando-se igual a bolacha". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:


Fiquei triste com o falecimento do Sr. EDSON VIEIRA DE BARROS (65) o "Ed Wilson, criador do Conjunto Musical (com a modernidade virou banda) Renato e Seus Blue Caps. Ele foi a óbito na noite de domingo e seu corpo será cremado no dia de hoje. Ed Wilson lutava contra um câncer há 6 meses e morreu com choque séptico no Hospital São Lucas em Copacabana – Rio. Pra recordar... Não me digas Adeus agora meu bem..., não machuque o coração de alguém... "Boa leitura nobre leitor/a.


MEC TORNA MAIS RÍGIDAS REGRAS PARA UNIVERSIDADES – Só manterá status de universidade a instituição que tiver ao menos dois programas de doutorado e quatro de mestrado. Metade não preenche requisito O ministro da Educação, Fernando Haddad, homologa nesta terça-feira (5/10) uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que estabelece regras mais rígidas para que instituições de ensino superior tenham o status de universidade. Passam a ser exigidos pelo menos dois programas de doutorado e quatro de mestrado. As atuais universidades terão até 2016 para se adaptar - atualmente quase a metade delas não conta com esse requisito mínimo.


Segundo levantamento feito pelo Estado com base em dados da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), das 187 universidades federais e particulares do país, 91 não têm os programas de pós-graduação exigidos pela nova norma. Delas, 12 são federais; as demais são instituições particulares. A resolução não vale para entidades estaduais e municipais, que seguem leis específicas, mas representantes de universidades federais também contestam a validade da medida. FONTE: Estado de São Paulo, na base de dados do twitter: @jzronaldo.


BALANÇO SALARIAIS DO 1º SEMESTRE - Aproximadamente 97% das 290 negociações salariais registradas no primeiro semestre de 2010, pelo Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS) mantido pelo DIEESE, conquistaram reajustes salariais iguais ou acima da inflação medida pelo INPC-IBGE, acumulada desde o último reajuste. Trata-se de um desempenho melhor que o obtido pelas mesmas 290 unidades de negociação nos anos de 2008 e 2009, quando o percentual de negociações com reajustes iguais ou superiores ao índice foi, respectivamente, 87% e 93%.


A melhora no resultado dos reajustes em 2010 frente ao observado nos dois anos anteriores é um indicativo do bom momento por que passa a negociação coletiva brasileira, em sintonia com a evolução dos indicadores econômicos do país. FONTE: www.dieese.org.br/.


SINAI REALIZARÁ MAIS SEU 10º CONGRESSOAmanhã (07) os servidores da base do SINAI – Sindicatos dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN estarão reunidos em assembleia geral extraordinária para discutir a elaboração do 10º CONSINAI – Congresso do SINAI. A assembleia acontecerá na sede do Sindicato, em Natal, às 10 horas. Além do tema e subtemas do Congresso, serão discutidos ainda o regimento interno do evento e a escolha da comissão geral e das subcomissões para auxiliar a organização do 10º Consinai. Veja o edital de convocação do Congresso no site do sindicato www.sinairn.com.br.


DEMOCRATIZANDO O CINEMA: "Todos os Homens do Presidente" será o filme exibido pelo Cine Clube Mossoró, no dia 09/10, às 19h30min. É um filme primordial em quaisquer cursos de comunicação. Um roteiro intrigante, atuações e direção dignas e claro: uma aula de Jornalismo Contemporâneo baseado num assunto que foi o marco na história dos Estados Unidos. É imprescindível destacar que a sessão é gratuita e acontece no Hotel Villa Oeste, Av. Presidente Dutra – Ilha de Santa Luzia.


NOTA DO EDITOR: A matéria, acima, foi reeditada pela não exibição do filme no último sábado. "Infelizmente, sábado passado não foi possível exibir este filme no Hotel, por motivos que ainda não tomei conhecimento... . O que sei é a sessão foi cancelada pelo próprio Hotel, portanto, será exibido dia 09". Afirmou Aryanne Queiroz, nossa correspondente do Cineclube Mossoró.


BRONCA DO LEITOR (185)VEJA ESSA! Muito se fala da falta de organização no transito de nossa cidade. É verdade que ja houve grandes mudanças, como: sinalização horizontal (?) evertical, ruas recuperadas com asfaltos de boa qualidade. Mas, também é verdade que falta muito que se fazer, por exemplo: acessibilidades nas calçadas irregulares, etc...., e outros problemas. Um exemplo da falta claro é a falta de fiscalização é na calçada do Hospital Wilson Rosado; o pedestre não tem direito de caminhar naquela calçada. Os veículos dos funcionários ficam, literalmente, impedindo, em fim, o pedestre tem que caminhar pela via para veículos, ou, driblar entre os belos carrões que ficam impedindo e aborrecendo o pedestre. Matu.


FIQUE SABENDO... "Carta Aberta aos Conselhos de Enfermagem do Brasil". Por 13º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, em 21/09/2010(Fonte: Luzia Bessa – Pte. do Conselho Estadual de Enfermagem do RN).

A importância de que os parlamentares brasileiros votem em

definitivo a regulamentação da Emenda Constitucional 29.


O Conselho Federal de Enfermagem, os Conselhos Regionais de Enfermagem do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, reuniu-se na cidade de Natal, de 15 a 18 de setembro de 2010, em seu 13º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem.


Este contou com a participação de 6.400 enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, parteiras e estudantes de enfermagem que atualizaram, aprofundaram os debates e propuseram encaminhamentos sobre "Os dilemas éticos e legais da Enfermagem" presentes na atual conjuntura da produção de serviços de saúde, em todas as regiões do País.


Estes encaminhamentos conformam-se através desta Carta dos Conselhos de Enfermagem do Brasil – Natal/RN. O Sistema Cofen/ Conselhos Regionais reafirma:


* Seu compromisso com a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) público e universal e com a ampliação do acesso da população a cuidados de enfermagem qualificados no sistema de produção de serviços de saúde, passo fundamental, para a conquista da atenção integral à saúde;


* A necessidade de que os governantes do Brasil ampliem os recursos públicos para o setor de saúde, educação e segurança, base para a consolidação dos princípios de cidadania brasileira;


* Que a Enfermagem continuará contribuindo para a construção de uma sociedade livre, democrática e laica em sintonia com as necessidades e interesses dos usuários dos serviços de saúde, participando da construção e defesa das políticas públicas de Estado;


* A defesa das prerrogativas profissionais e legais da enfermagem, ampliando e aprimorando as relações com os poderes legislativo, executivo e judiciário, em todas as instâncias federativas;


* A importância de que os parlamentares brasileiros votem em definitivo a regulamentação da Emenda Constitucional 29 (PEC 29);


* Os compromissos político-profissionais assumidos conjuntamente com a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e Associação Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (ANATEn), a serem viabilizados no conjunto destas e outras organizações que queiram se incorporar, articulando ações intersetoriais e multiprofissionais na defesa das condições de trabalho e dos trabalhadores;


* A necessidade de um amplo movimento interno e externo à profissão para que seja aprovada a jornada de 30 horas semanais para a Enfermagem Brasileira, para atender as determinações da Organização Internacional do Trabalho e ofertar maior segurança e proteção aos trabalhadores da área, usuários e pacientes do SUS;


* A necessidade de que seja definido um Piso Nacional Salarial para a Enfermagem Brasileira;


* A necessidade de estabelecer, em lei, um Plano de Cargos, Salários e Carreira Unificado para o SUS;


* A importância de deflagrar uma campanha em defesa da qualidade da educação em enfermagem, com o envolvimento de todas as organizações da Enfermagem brasileira, das instituições formadoras, instituições reguladoras (Conselho Nacional de Educação, Conselhos Estaduais de Educação e Conselho Nacional de Saúde);


* A importância da incorporação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) junto ao SUS;


* A importância da Pesquisa Nacional sobre a Enfermagem no Brasil, que será realizada pelo Cofen e Fiocruz, em parceria com a ABEn, FNE e ANATEn. Esta objetiva fornecer dados e elementos para a investigação e para o estabelecimento de novas agendas políticas para a Enfermagem brasileira;


* A necessidade de estabelecer uma nova estrutura legal para a organização político administrativa do Sistema Cofen/Corens, em Lei a ser aprovada no Congresso Nacional;


* A necessidade de atualizar a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem Brasileira em consonância com as novas diretrizes e princípios.


CONQUISTE SEU EMPREGORN. Prefeitura de Parnamirim/RN está Processo Seletivo para 284 (duzentas e oitenta e quatro) VAGAS para AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, inscrições abertas até o dia 08 de outubro/2010, escolaridade exigida: 2º Grau. Salários não divulgado. Maiores informações e Edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;


NACIONAL – A UFAL – Universidade Fedral de Alagoas está oferecendo 28 (vinte oito) VAGAS para PROFESSORES, as inscrições abertas até o dia 08 de outubro/10, escolaridade exigida: Superior. Salários de R$ 6.722,85. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = "Oi Hermes! "Quão inteligente é o garotão como a pessoa que me mandou esta mensagem" (Vender é uma arte, edição 373), é assim que os classifico. Gostaria de ser assim. Na hora certa, no momento exato fazer pessoas do outro lado ri e se apaixonar por historinhas e mensagens como essa. Gostei!!!... Um grande abraço! Prof. Esp.: Antonio da Fé". – Prof. Da Fé, irmão camarada / Deus há de nos manter nessa jornada / A fé não costuma faiá, já dizia Gil / Já Roberto queria um milhão de amigos / Eu mais um pouco de mil / Vivendo na paz dos seus sorrisos. Muito obrigado;


 = Há 232 anos (0610/1778) na Capela de Santa Luzia, ocorreu o primeiro religiosa da cidade.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 234/2009 (de 14/07), relatamos os seguintes temas: Estudo – Cubanos Mais Felizes; Tv Brasil Sinaliza Nova Etapa da Comunicação Pública; Suplementação de Ferro; Quem quer Fazer Teatro? Vagas Limitadas; XV Grito dos Excluídos; Bronca do Leitor (69) – Carlos Santos "O Bola Sete"; FIQUE SABENDO: Dia do Propagandista Viajante – 14 de Julho;


 - IOF para Investimentos em renda fixa sobe de 2% para 4%, anuncia Mantega. Medida é uma tentativa de elevar dólar. FONTE: Globo.com, em 04/10/2010;


 - TSE – Tribunal Superior Eleitoral proclama resultado do primeiro turno das eleições e propagando no rádio e na tv na noite de sexta-feira (08/10). FONTE: Globo.com, em 05/10/2010;


 - Hoje é Dia do Tecnólogo e amanhã (07) será Dia do Compositor Brasileiro.


DEDICO esta edição aos/as tecnólogos/as e compositores/ras brasileiros/ras.


"Quem canta...

"Basta um pouquinho de mel pra adoçar / Deixa cair o seu véu sobre nós, oh lua! / Bonita no céu / Molha nosso amor...". ("Chuva de Prata". Composição: Ed Wilson e Ronaldo Barros - canta: Gal Costa).

...os males espanta".


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net e franciscomartinsescritor.blogspot.com/.


*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário