quarta-feira, 18 de agosto de 2010

DC - Coluna de Notícias, edição 360 (Aneso: Visão de Criança, Visãdo de Adulto).



"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 360 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quarta-feira, 18 de agosto de 2010 (atualizado às 06h).


"Causo democrático".

Mané Beradeiro aconselha: " Quer ter sucesso na vida? Acorde cedo, ande ligeiro e fale pouco". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados(as) Amigos(as):


Recebo recados via e-mail, constantemente, dizendo que pessoas x e y aguardam minha confirmação para participar de comunidades de amizades tipo Netlog, Unyk, Facebook, etc e etc. Já disse aqui que só confirmarei tal solicitação se fizerem contato via telefone. Os números constam em timbre das edições e no sítio: www.democratizandoacomunicacao.blospot.com/. Boa leitura, nobre leitor/a.


CENSO 2010 – 17% DA POPULAÇÃO JÁ FORAM RECENSEADOSO andamento do Censo 2010 está ocorrendo normalmente nas duas semanas iniciais de trabalho. Dos cerca de 58 milhões de domicílios existentes no país, já foram recenseados 16,5%, o equivalente a 9,6 milhões de residências. Até as 8h dessa segunda-feira (16/08), os 130 mil recenseadores que já haviam transmitido dados para o IBGE haviam contado cerca de 33 milhões de brasileiros, 17% da população que o IBGE estima haver no país. "Em alguns estados a coleta está num ritmo adiantado, como Rondônia (28,2%), Sergipe (27,2%), Ceará (25,5%) e Mato Grosso do Sul (22,4%). Estamos trabalhando com uma boa velocidade", afirmou o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, durante a divulgação do primeiro balanço da coleta de dados do Censo 2010. Fonte: www.ibge.gov.br/.


CAMPANHA EM DEFESA DO XINGU CONTRA BELO MONTECerca de 500 lideranças de movimentos indígenas e populares estão reunidas em Altamira no Acampamento em Defesa do Xingu contra Belo Monte. Com o objetivo de trazer a tona os impactos gerados pelos grandes projetos do governo federal previstos para a Amazônia, com o enfoque na construção da hidrelétrica Belo Monte. Durante as atividades que acontecem na Orla do Cais do Porto será divulgado um documento final com os posicionamentos dos povos indígenas para a região, assim como uma agenda comum de lutas entre os movimentos sociais.


Belo Monte é um dos maiores empreendimentos do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC) do governo federal e tem custo estimado em R$ 16 bilhões. Porém, de acordo com as lideranças do acampamento, sua construção causará fortes impactos ao meio ambiente e as populações tradicionais da região. Altamira, que fica na região oeste do Pará, será um dos municípios mais atingidos, caso a obra seja concluída. De acordo com o representante da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), em entrevista ao jornal Brasil de Fato, a proposta do acampamento é articular diferentes forças sociais e criar uma agenda para definir ações futuras contra os grandes projetos previstos para a Amazônia. Fonte: www.limitedaterra.org.br, FNRA – Fórum Nacional pela Redorma Agrária e Justiça no Campo, por Thays Puzzi.


MEIOS AINDA NÃO PAGOU PROVENTOS DE JULHO aos trabalhadores. A filantrópica MEIOS – Movimento de Integração Social, espécie de servidores estadual, tipo filho de gatinho mais peixinho é, isto é, é do estado mais não é, não ainda não pagou os proventos dos empregados vencidos no último dia 31/07. A prática do atraso vem acontecendo há vários meses, só que desta vez passou dos limites, já são dezoito dias em atraso. Sabe-se que o Governo do Estado até hoje paga multas trabalhistas e indenizações devido os atrasos salariais no (des)Governo Geraldo Melo. A lei que trata de atraso de salário deve se basear no Art 459 § 1º CLT, e LEI 7855/89 § 4º e tem multa por empregado.


PESSOAL DO TARARÁ CONTARÁ HISTÓRIA DOS 60 ANOS DA DIFUSORA - O Pessoal do Tarará está preparando um espetáculo unindo teatro, dança e música, para celebrar os 60 anos da Rádio Difusora de Mossoró. O processo de montagem acontece desde abril, e culminará em um espetáculo que será apresentado aos mossoroenses, no mês de outubro próximo. A ideia do espetáculo partiu de um dos diretores da Rádio Difusora, Emerson Linhares, que procurou o grupo para que este participasse desta programação de seis décadas da rádio. O espetáculo mostrará seis quadros, onde cada um destes representará uma das seis décadas vividas pela Rádio Difusora (fundada em 7 de setembro de 1950).


A montagem será rica em elementos históricos, seja pela própria trajetória da Rádio Difusora, seja pelos inúmeros ganchos existentes neste período, relacionados aos mais diversos assuntos: moda, economia, esportes, política, tecnologia, dentre outros. O grupo aceitou o convite, e está unindo os seus parceiros (Cosern e Sebrae) para a produção de uma grande história que chegará aos mossoroenses através desta parceria entre Rádio Difusora, O Pessoal do Tarará e seu ponto de cultura (Baixinha – Berço das Artes), além de COSERN e SEBRAE.


JOSE FERREIRA FILHO – PRESENTE!Mais um, dos bons, é chamado para junto do pai maior. Faleceu na madrugada de ontem o Ferreira da Gazeta (64), estive bem perto do Ferreira pela última vez no lançamento da Revista da Faculdade de Direito (28/07) e ele vibrava com as músicas executadas pelo Grupo de Chorinho da UERN. Dias antes estive no Sêbado e lá estava o Ferreira, a música corria nas veias, como o sangue, dando vida aquela alma boa. Deus cuidará de ti amigo, através da Rosilene Soares dirijo minhas condolências aos demais familiares do Ferreira Filho (*15/08/1946, +17/08/2010).


"Bom dia Hermes, não sei se você já está sabendo que Ferreira da Gazeta está muito doente, internou-se no Hospital Tarcísio Maia domingo dia 15/08 (seu aniversário). Infelizmente seu quadro não apresenta melhoras, e gostaríamos de pedir uma corrente de oração por ele. Cordialmente, Rosilene (enteada) – 16/08/2010 às 11h47min".


BRONCA DO LEITOR (175) - JUSTIÇA - Caro amigo e irmão HERMES: Desculpe estar aqui mais uma vez com bronca, mas não consigo ficar quieto. PAULO MALUF - É bem servido de assessores e advogados e ganhou um aliado de peso no governo que se chama MOROSIDADE, as duas principais acusações contra ele no que se refere à lavagem de dinheiro prescreveram ano passado. Ou seja, perderam a validade. Bom, acho que ele têm mais é que agradecer mesmo e nós aqui tentar fazer a justiça fazer justiça. Abraços. Luiz Carlos Dambroski - Olinda/PE.


FIQUE SABENDO... "Dia da Independência do Afeganistão - 18 de agosto". (Fonte: http//PT.wikipedia.org/wiki/afeganistao).

Em 18 de agosto de 1919, após a terceira Guerra Anglo-Afegã,

o país recuperou a sua independência plena do Reino Unido.


O Afeganistão (oficialmente, República Islâmica do Afeganistão, em pachto (em persa), é um país sem saída para o mar no centro da Ásia. É comumente designado como um país da Ásia central, da Ásia meridional e do Oriente Médio. Possui vínculos religiosos, etno-lingüísticos e geográficos com a maioria dos países vizinhos. Limita com o Paquistão ao sul e ao leste, com o Irão a oeste, com o Turcomenistão, o Uzbequistão e o Tadjiquistão ao norte, e com a China a nordeste. O nome do país significa "terra dos afegãos".

O país é um cadinho cultural entre o Ocidente e o Oriente e tem sido um antigo ponto focal para o comércio e a migração. Sua localização é estratégica, ao ligar o sul, o centro e o sudoeste da Ásia. Ao longo de sua história, o país assistiu a diversos invasores e conquistadores, embora em outras ocasiões reinos locais tenham invadido as regiões vizinhas. O Império Durrani, fundado por Ahmad Shah Durrani em 1747, tinha por capital a cidade de Kandahar; posteriormente, a capital foi transferida para Cabul e a maior parte do seu território foi cedida a países vizinhos. No final do século XIX, o Afeganistão tornou-se um Estado-tampão envolvido no "Grande Jogo" entre o Império Britânico e o Império Russo. Em 18 de Agosto de 1919, após a terceira Guerra Anglo-Afegã, o país recuperou a sua independência plena do Reino Unido.

Desde o final dos anos 1970, o Afeganistão vem sofrendo uma guerra civil contínua e brutal, que incluiu intervenções estrangeiras como a invasão soviética de 1979 e a recente ação chefiada pelos EUA que derrubou o regime dos talibãs. No final de 2001, o Conselho de Segurança das Nações Unidas autorizou a criação de uma Força Internacional de Assistência e Segurança (ISAF, em inglês), composta por tropas da OTAN que apóiam os esforços do governo do presidente Hamid Karzai para estabelecer o império da lei e para reconstruir a infra-estrutura do país. Em 2005, o país assinou com os EUA um acordo de parceria estratégica que prevê uma relação de longo prazo entre as duas partes. Vários milhões de dólares foram recebidos da comunidade internacional para investimentos na reconstrução do país.


HISTORIA DO AFEGANISTÃO


Desde a Antiguidade, a guerra é uma constante na região onde hoje fica o Afeganistão, local já ocupado no século VI a.C.pela civilização bactriana, formada por um povo que incorporava elementos das culturas hindu, grega e persa. Depois disso, o território foi atacado por sucessivos invasores.

O Afeganistão foi invadido e ocupado pela União Soviética em 1979. Mas, apesar da destruição maciça provocada na sustentação logística, lutas subseqüentes entre as várias facções dos Mujahidin permitiram que os fundamentalistas do Talibã se apropriassem da maior parte do país. Em 1997, as forças talibãs mudaram o nome do país de Estado Islâmico do Afeganistão para Emirado Islâmico do Afeganistão. Nos últimos dois anos o país sofre com a seca. Estas circunstâncias conduziram três a quatro milhões de afegãos a sofrerem de inanição.

Em resposta aos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 nas Torres Gêmeas (World Trade Center) em Nova Iorque, e no Pentágono, cuja autoria foi reivindicada por Osama bin Laden, líder da Al Qaeda, reconhecido como herói pelos Talibãs, no dia 7 de Outubro de 2001, os Estados Unidos e forças aliadas lançaram uma campanha militar, como parte de sua política antiterrorismo, caçando e prendendo suspeitos de atividades terroristas no Afeganistão e mandando-os para a base de Guantánamo, em Cuba.


GEOGRAFIA


O Afeganistão é um país montanhoso, (com 85% do seu território formado por montanhas) -, embora inclua planícies no norte e no sudoeste e poucas depressões. O ponto mais alto do Afeganistão, o Nowshak, atinge uma altitude de 7 485 m acima do nível do mar. Grandes extensões do país são secas, e o fornecimento de água doce é limitado. O Afeganistão tem um clima continental, com verões quentes e invernos frios. O país é frequentemente abalado por sismos. Para além da capital, Cabul, as maiores cidades do país são Herat, Jalalabad, Mazar-e Sharif e Kandahar.


CONQUISTE SEU EMPREGORN. Prefeitura de Natal/RN está oferecendo 43 (quarenta e três) VAGAS para Médico de Saúde da Família, inscrições abertas até o dia 10/09/2010., escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 5.500,00. Maiores informações e Edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

NACIONAL – A FIOCRUZ, Fundação Oswaldo Cruz está oferecendo 212 (duzentas e doze) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 17/08 a 17 de setembro/2010, escolaridade exigida: Técnico / Médio. Salários até R$ 4.266,68. Maiores informações e Edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = Contagem do tempo: Ano – 2010, Dias: 230 - Semana: 33ª – Faltam: 135 dias;


 = "Caro Hermes, a música "O Rapé" da Banda Joelho de Porco, foi composta por Tico Perkins, Bill Bond e Graciela Correa. Atenciosamente Geraldo Marques Carneiro". – Grande Professor Geraldo, leitor quieto e sempre ligado no Quem Canta os males espanta. Falar em quieto, oportunamente envio abraços para Ivonete Soares, Brígida, Nazaré Davi, Otília Neta, Telma Gurgel (anda quieta), Inalda Teixeira, Yara Linhares, Josafá Inácio, Inessa Vasconcelos, Kerginaldo Costa e Gilberto Diógenes. Leitores e leitoras amigos que quando os encontro dizem que "só limita a leitura". Esse "só" é por conta de cada um, fico muito feliz pela leitura e acompanhamento. Voltando ao Geraldo, muito obrigado pela colaboração. Saúde e paz a todos vocês;


 = "Veja o meu site – www.troquetoque.com.br, e comente por favor! Abraço! Obrigada pelo contato, Cecilia Cabral". – Consultei e publiquei (na edição 357) matéria sobre a Lei nº 11.769/2009 – obrigatoriedade de aulas de música nas escolas públicas e particulares de ensino. Confesso que fiquei em dúvida se realmente é seu sítio, não identifiquei a sua pessoa e prompt (Troque & Toque?) aumentou minha dúvida, achei muito comercial. Aguardo outro contato seu, beijo no coração;


 = Há 103 anos (18/08/1907) nascia em Martins/RN Raimundo Nonato Silva, alfabetizou-se fez o Curso de Direito. Foi advogado, escritor e professor, chegou a Mossoró em 1919 vindo a pé de sua serra, retirante da seca do mesmo ano. Publicou "Um Retirante" sua obra clássica e faleceu em 22/08/1993.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 220/2009 (de 06/06), relatamos os seguintes temas: Aposentada Cai Dentro de ônibus e é Indenizada; Detran Fará Parada de Advertência; Zona Rural: prefeitura tem que construir pontes; IX Festival de Repentistas; Quem Declama, Dos Males não Reclama...; Ajuda a Casa do Bem; Bronca do Leitor (58) – Socorro Batista; FIQUE SABENDO: Dia do Acemis  6 de Junho;


 - MAMOGRAFIA – Mulheres de 40 anos acima podem fazer mamografia pelo SUS – Sistema Único de Saúde, segundo a Lei Federal 11.664/2008. FONTE: Coluna Raio X -  Ciro Ney, Jornal Gazeta do Oeste, em 14/08/2010;


 - TAM e LAN anunciam fusão. Nova companhia será batizada de LATAM, mas marcas TAM e LAN continuam. FONTE: Globo.com., em 13/08/2010;

 - Hoje é Dia da Independência do Afeganistão. Amanhã (19) será Dia Mundial da Fotografia e do Fotógrafo.


DEDICO esta edição aos/as afeganistãos e fotógrafos/fas.


"Quem canta...

"Minha vida se perdendo, só por causa desse adeus / Um amor de fantasia, eu agora estou vivendo / Abraçando essa fotografia...". ("Fotografia". Composição: Donizete, Jean Pierre e Debétio - canta: José Augusto).

...os males espanta".


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net e franciscomartinsescritor.blogspot.com/.


*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário