quarta-feira, 11 de agosto de 2010

DC - Coluna de Notícias, edição 358 (Anexo: Sala de Aula).


"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 358 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quarta-feira, 11 de agosto de 2010 (atualizado às 14h).

 

"Causo democrático".

Mané Beradeiro dando uma de poeta: " Amor de minha vida / Razão do meu viver / Um velho sem bengala / Sou eu sem você, só o coió". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados(as) Amigos(as):

 

Tardamos a emissão desta edição para aguardar a Assembléia Geral dos servidores em greve no Detran/RN realizada em Natal terminada às 13h30min desta tarde. Na pauta a resposta do governo do estado, através de ofício nº 1595/2010, onde confirma não poder atender as reivindicações da categoria. Encerrada há pouco tempo, o movimento paredista debateu e avaliou o momento e deliberou pela continuidade da greve. Em Mossoró, essa mesma categoria avaliou o documento pela manhã e decidiu acatar qualquer decisão dos companheiros na capital, então a greve continua. Na próxima edição traremos mais detalhes. Boa leitura, nobre leitor/a.

 

REAJUSTE PARA SERVIDOR CIVIL E MILITARServidores civis e militares terão reajustes salariais garantidos no ano que vem. A autorização está prevista nos Artigos 83 e 84 da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2011, sancionada segunda-feira (09) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada ontem no Diário Oficial da União. A medida vale para ativos, inativos e pensionistas. A revisão geral das remunerações também está prevista para os Poderes Legislativo e Judiciário, assim como para o Ministério Público da União, além de autarquias e fundações públicas. O percentual é que ainda não está definido e deverá ser especificado em lei a ser sancionada pelo próximo presidente da República, que tomará posse em janeiro. A LDO também condiciona o aumento à disponibilidade orçamentária do ano vigente.

 

VETO - Lula vetou ontem reajuste com percentual superior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no exercício 2011, de auxílio-alimentação ou refeição e assistência pré-escolar quando for superior ao valor médio da União, para cada um dos benefícios praticados em março deste ano. O presidente justificou que poderia haver desequilíbrio entre os Três Poderes. Hoje, servidores do Judiciário recebem o maior valor do benefício entre os poderes. Fonte: O Dia Online, na base de dados do sítio: www.endividado.com.br/.

 

SINAI RETOMA ATENDIMENTO JURÍDICO EM MOSSORÓApós o um período sem esse serviço, o SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta, através da Regional de Mossoró, volta ao Atendimento Jurídico trazendo um profissional da área para atender as demandas da categoria, como também dá esclarecimentos dos processos em andamento. A data será no dia 24 deste mês, às 10h, em atendimento único. "Esse serviço foi suspenso devido à reforma na Sede da Regional, com a nova estrutura o sindicato tende a dá melhores condições de trabalho com sala adequada para esse tipo de serviço, conclui Hermes Oliveira – Coordenador da Regional. Maiores informações pelo fone (84) 3321-1271.

 

GENILDO COSTA É O REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO, HOJE – O amigo "cantador" Genildo Costa agradece nossa presença no lançamento do seu livro A SAGA DA POESIA SOBREVIVENTE na 6ª Feira do Livro e oportunamente anuncia um novo CD. Confiram. "Grande mestre aproveito a oportunidade para agradecer a sua presença e de sua filha Herbênia Carmen, pela valorosa colaboração quando da minha aparição na feira do livro no sábado (07). Fico feliz em Tê-los como amigos de primeira hora. Peço informar a seus leitores que estarei lançando meu livro em Pau dos Ferros/RN na próxima sexta-feira (13). O evento será no CAMEAN - Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia, a partir das 19h ocasião do 7º Colóquio Nacional de Professores de Língua Portuguesa e Literatura, promovido pela UERN, USP e a Universidade do Maranhão. Agradeço a generosidade e aproveito para renovar o convite para, em breve, estarmos juntos no lançamento do "CD A SAGA DA POESIA SOBREVIVENTE" que já está sendo providenciado. Genildo Costa – Cantador". Claro grande poeta, conte conosco e sucessos.

 

BRONCA DO LEITOR (174) - Meu caro Amigo Hermes. Permita-me adentrar nesse assunto, comentado por Walter Silva (edição 356). Apesar do meu pouco conhecimento, mas acredito que a vaidade quando ultrapassa os propósitos da meizinha - mencina e agora medicina, só tende levar a pior. Quantas e quantas pessoas, principalmente mulheres, têm perdido a preciosa vida por conta de uma "simples" intervenção cirúrgica - a lipoaspiração? As vezes por necessidade; em outros casos, por simples vaidade. Amigo Walter, esta característica sempre foi vista na pessoa da Sheila. É aquela "estória": Elegância por uns dias. Infelizmente, o ser humano vive, constantemente, agredindo a Natureza. Mas só leva a pior, em todos os aspectos. Até quando atingiremos a conscientização, para se ter vida saudável? Esperemos, pois, mais um tempinho, enquanto prevalecer a insanidade. Forte Abraço do seu Amigo, DINIZ.

 

FIQUE SABENDO... "Dia Televisão – 11 de agosto". Por Renata Chamarelli. (Fonte: www.troquetoque).

 

Oficialmente, John Logie Baird é tido como o pai da televisão. Através do protótipo de câmera que ele mesmo inventara,

John transmite imagens de seu laboratório para uma platéia composta de cientistas em fevereiro de 1926.

 

No mesmo ano, era fundada a Radio Corporation of America (RCA) que montou estúdios nos Estados Unidos e fez a primeira demonstração televisiva usando uma estátua fincada do próprio jardim como teste. A imagem era do famoso personagem dos quadrinhos, Gato Félix, com 2 metros de altura, transmitida para um televisor com 60 linhas de capacitação.

 

A mesma RCA emprestaria sua tecnologia para a TV Tupi iniciar sua programação no Brasil, 24 anos depois. Enquanto isso, de volta a Londres, em 1936, a empresa British Broadcasting Corporation (BBC) foi pioneira ao começar a funcionar com um sistema eletrônico rudimentar, colocando no ar as primeiras transmissões públicas de TV na Inglaterra.

 

Três anos depois, em 1939, os americanos assistem àquela que consideram a primeira transmissão televisiva, proporcionada por David Sarnoff, presidente da RCA, diretamente da feira de Nova York. Na ocasião, ele foi ridicularizado ao prenunciar que a TV iria ser tão popular quanto o rádio.

 

CHEGADA AO BRASIL

 

"Senhoras e senhores telespectadores, boa noite. A PRF- 3 TV - Emissora Associada de São Paulo orgulhosamente apresenta, neste momento, o primeiro programa de televisão da América Latina".

 

A atriz Yara Lins emprestou sua voz para anunciar o primeiro programa de televisão exibido no país, no dia 18 de setembro de 1950, pela emissora Tupi, prefixo PRF-3. O evento, patrocinado pelo empresário do ramo das comunicações, Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, conhecido como Chatô e dono dos Diários Associados, contou com a participação de várias personalidades do show bizz da época. O frei cantor mexicano, José Mojica, entoou o hino "Canção da TV" composto para a ocasião e foi uma das atrações da noite. A poetisa Rosalina Coelho Lisboa, nomeada madrinha da invenção, também fez parte do show, declamando alguns poemas.

No dia seguinte, era exibido o primeiro telejornal brasileiro "Imagens do Dia", recebido por cerca dos 100 aparelhos de TV importados, existentes no país.

 

A seguir, a Tupi engrenava como a única e favorita da telinha e transmitia espetáculos de dança exibidos no Teatro Municipal de São Paulo, peças do Teatro Brasileiro de Comédia e programas como o TV de Vanguarda, com atores encenando, ao vivo, textos clássicos da Broadway. No ano seguinte, a TV Tupi era inaugurada no Rio de Janeiro e lançava o telejornal "Repórter Esso", que alcançou enorme sucesso até o final da década de 60.

 

Ainda em 1953, a TV Record de São Paulo iniciava suas transmissões, sendo os programas infantis o carro-chefe da emissora. Sete anos depois, já são 20 empresas de televisão espalhadas pelo país, cujas imagens transmitidas eram captadas por cerca de 1,8 milhão de aparelhos.

 

O videoteipe seria introduzido no país em 1962 para melhorar a qualidade das produções que, até então, eram realizadas ao vivo. Com o aparelho, ficou possível gravar e editar as imagens antes de sua transmissão nos programas.

 

NOVELAS

 

A Tupi também foi pioneira ao introduzir a telenovela, gênero televisivo de maior sucesso até hoje em várias emissoras. Trata-se de uma narrativa em episódios especialmente produzida para a televisão, tendo sua origem nas novelas de rádio tão populares na década de 30.

 

A primeira telenovela brasileira, exibida duas vezes por semana, chama-se "Sua Vida Me Pertence", com Vida Alves e Walter Forster. O casal de atores foi responsável pelo primeiro beijo na televisão, considerado uma ousadia para a época.

 

A partir da década de 60, passam a ser patrocinadas por produtos de lavar roupa, daí o nome "soap opera" nos Estados Unidos, sendo dirigidas, principalmente, para as donas de casa.

 

Em 1963, outra emissora, a TV Excelsior, lança a primeira telenovela de exibição diária. Com Tarcísio Meira e Glória Menezes, "2-5499 - Ocupado" foi transmitida sempre às 19h durante três meses.

 

O primeiro grande sucesso de audiência foi "O Direito de Nascer", exibida em 1965 pela TV Tupi, e a revolução no gênero seria 3 anos mais tarde com "Beto Rockefeller", que introduziu temas nacionais com uma linguagem coloquial.

 

Na década de 70, a Rede Globo de Televisão, fundada em 1965, assume a liderança na produção de telenovelas e torna-se imbatível na audiência até os dias de hoje. Muitas de suas novelas foram e continuam sendo exportadas para mais de 120 outros países como "O Bem Amado" (1973) e "A Escrava Isaura" (1976), as primeiras a seguirem novos rumos.

 

CONQUISTE SEU EMPREGOCE. O CPSMB – Consórcio Público de Saúde do Ceará está oferecendo 258 (duzentos e cinquenta e oito) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 20/08/2010. Sendo: Região do Maciço de Baturité (60), Micro Região de Crato (60), Micro Região de Camocim (60), Micro Região de Russas (60) e Micro Região de Tauá (18), escolaridade exigida: Técnico/Superior. Salários até R$ 3.500,00. Maiores informações e Edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

 

PB – A Prefeitura Municipal de Gado Bravo/PB está oferecendo 84 (oitenta e quatro) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 18 de agosto/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 6.350,00. Maiores informações e Edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

**********REGISTROS**********

 

 = Contagem do tempo: Ano – 2010, Dias: 223 - Semana: 32ª – Faltam: 142 dias;

 

 = "Ola´Hermes! Bom dia! Olha, Ouça o quanto esta mensagem, "Amo Pessoas", transmite para nossa vida. Nos deixa em paz, transmite serenidade e conforta a alma. Beijos, Abraço: Laecia Morais Cardoso". – Bacana mesmo companheira Laécia, já repassei aos demais leitores/ras e fico gratificado com a sua colaboração;

 

 = "Sítio do bravo e atuante sindicalista Hermes Oliveira continua sendo uma ótima fonte de informações, especialmente para os trabalhadores, pois o companheiro é diretor regional do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Rio Grande do Norte". – Colho este registro na Coluna Pois é..., do Rubéns Coêlho, idealizador e produtor do Jornal Poranbuba. A edição de agosto está nas bancas, cultura na essência. Obrigado gente boa;

 

 = Há 98 anos (*10/08/1912, + 06/08/2001) nascia o escritor Jorge Leal Amado de Faria, o Jorge Amado, nasceu na fazenda Auricídia, em Ferradas, município de Itabuna. Filho do "coronel" João Amado de Faria e de Eulália Leal Amado.

 

**********PANO RÁPIDO**********

 

 - Memória: Na edição no 218/2009 (de 02/06), Detran/RJ Deverá Liberar Carro Guinchado Sem Multa; Víurus – Mais um Alerta; MST é a Segunda Experiência Concreta; O Arraiá da Paz; 10º Rockstage Muda de Local; Curso Sobre Previdência; Bronca do Leitor (56) - Prof. Diniz;

 

 - Emprego na indústria sobe 4,9% entre junho/2009 e de 2010, 5ª alta seguida na comparação anual, diz IBGE. FONTE: Globo.com, 10/08/2010;

 

 - Afeganistão: 10 médicos de ONG são mortos. Talibã assume autoria e diz que estrangeiros pregavam cristianismo. FONTE: Globo.com, em 07/08/2010;

 

 - Hoje é Dia da Pendura e Dia da Televisão. Amanhã (12) será Dia dos Escoteiros do Mar.

 

DEDICO esta edição aos pintores, penduradores e escoteiros do mar.

 

"Quem canta...

"Se um pinguinho de tinta / Cai num pedacinho / Azul do papel / Num instante imagino / Uma linda gaivota / A voar no céu...". ("Aquarela". Composição: Toquinho, Vinícius de Moraes, G. Morra e M. Fabrizio - canta: Toquinho).

...os males espanta".

 

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net e franciscomartinsescritor.blogspot.com/.

 

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário