sábado, 14 de agosto de 2010

DC - Coluna de Notícias, edição 359 (Anexo: Quebra-cabeças).


"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 359 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 14 de agosto de 2010 (atualizado às 09h).

 

"Causo democrático".

Mané Beradeiro conta: " Renato Caldas foi operado de cataratas e fez este verso: – Está cegando Renato / Pois um objeto qualquer só conheço pelo tato / Principalmente mulher". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados(as) Amigos(as):

 

Daqui a 60 dias estaremos completando 3 anos de prosa, notícia, recados e broncas neste espaço. Tudo começou por uma necessidade de noticiar aos poucos amigos (próximos de 200 naquela lista) minha peregrinação em busca de cura de um câncer lá de Natal, e criei um Boletim de Saúde. O sucesso foi, e está sendo, que os boletins não tinha mais sentido, numa manhã de 13 de outubro de 2007 sentei ao computador e não sabia o que colocar no Boletim de Saúde... (veja a edição nº 000, anexa). Bem, vamos programar o aniversário dos três anos e já recebemos o apoio do Sêbado para a data não passar em branco. Volto com detalhes e boa leitura, nobre leitor/a.

 

A TV POR ASSINATURA BRASILEIA É MUITO CARAConforme levantamento feito pela entidade com pacotes de programação equivalentes de operadoras de TV por assinatura que atuam nas capitais de Portugal, Espanha, Chile, Argentina, e no Rio de Janeiro (no Brasil), constatou-se que o Brasil é o país que cobra mais caro pelo serviço. A Ancine analisou os segundos pacotes mais baratos oferecidos pelas empresas Zon e Portugal Telecom, em Portugal; Digital+ e Telecable, na Espanha; Direct Chile, Telmex Chile e VTR, no Chile; Cablevision e Direct Argentina, na Argentina; e NET, Sky, TVA, Embratel e Oi, no Rio de Janeiro e constatou que o pacote dos brasileiros é 30% mais caro do que o pacote chileno; 70% mais caro do que a programação oferecida por Portugal e Espanha e 171% mais caro do que os canais argentinos.

 

"Em 2007, a situação era muito pior", assinalou Rangel, salientado que os preços, embora ainda muito altos, só caíram após o ingresso de dois novos competidores no mercado brasileiro a partir do ano passado. A TV por assinatura brasileira é muito cara, e a culpa não são os impostos, mas sim a falta de concorrência, apontou, esta semana, o presidente da Ancine (Agência Nacional do Cinema), Manoel Rangel. Rangel ainda afirma que o PLC 116 acaba com entraves artificiais à concorrência, que aumentam os preços. Fonte: Telesíntese, na base de dados do sítio www.endividado.com.br/.

 

I FESTA BRASILEIRA DO TURISMO – O amigo Jornalista Liszt Madruga nos envia o seguinte e-mail: "Bom dia Hermes, meu abraço e amizade. Lendo hoje (e sempre) a sua coluna de noticias, fiquei atualizado com as novidades daqui e alhures. Aproveito a oportunidade para convidar o amigo para se fazer presente no próximo dia 03/09/2010, a partir das 21 horas, no Versailles Recepções Tirol, em Natal, quando estarei realizando a I Festa Brasileira do Turismo e dos Destaques do Rio Grande do Norte. Na terça-feira envio para o amigo a relação dos homenageados. Foram criados por mim dois Trofeus: 1) Trofeu Fortaleza dos Reis Magos (destinado as personalidades do Trade Turístico), e 2) Jornalista Paulo Macedo (que será conferido aos destaques profissionais do RN). Saudações fraternais de jornalista Liszt Coutinho Madruga Chanceler da Festa Brasileira do Turismo e dos Destaques do RN". Obrigado companheiro, sinto-me gratificado pelo convite ao mesmo tempo agradeço pela colaboração na série "Repórter por uma Edição". Saúde, Paz e sucessos.

 

DIA DO COMERCIÁRIO EM MOSSORÓ – Raimunda Soares – Presidente do SECOM – Sindicatos dos Empregados no Comércio de Mossoró está com uma movimentada programação para o DIA DO COMERCIÁRIO, em 16/08 (segunda-feira). Amanhã será realizado o I Passeio Ciclítico com o tema Saúde e Meio Ambiente, com o objetivo de mostrar que a bicicleta é um de transporte não poluente e faz bem a saúde. O início do passeio se dará às 07:30h em frente a sede do SECOM e término no mesmo local às 08:30 horas, em seguida o sindicato oferecerá um Café da Manhã.

 

Segunda-feira 16 – Toda a programação se desenvolverá no SESC: Final do Torneio de Futsal dos Supermercados (Sup. São Luiz X Sup. Queiroz/S. Manoel) e Final de Futsal dos Comerciários (Lojas Sol X Lojas Miranda); Recreação para as crianças; Feijoada e Festa Dançante. Parabéns companheirada!

 

GRUPO ARRUAÇA DE TEATRO COMPLETA 25 ANOS e programa agenda comemorativa em Mossoró. Com a peça "Vôo do Cavalo do Cão na Casa da Ribeira", destinada a juventude de forma gratuita, brindes serão distribuídos com os colaboradores para a realização da temporada. "Informamos que o nome do colaborador será citado como AMIGO DO ARRUAÇA no decorrer da referida programação", afirmou Augusto Pinto – direto do grupo. Parabéns amigo Augusto, a você e todos os artista que fazem e fizeram o grupo ao longo dos tempos, disponha deste veículo para divulgar a programação quando concluída.

 

FIQUE SABENDO... "Dia da Informática - 15 de agosto". (Fonte: www.ibge.gov.br).

 

Sem os computadores, o homem não teria chegado à Lua; não poderíamos manter os

satélites no espaço; não transmitiríamos as notícias tão rápido e com tamanho alcance.

 

A informática é, talvez, a área que mais influenciou o curso do século XX. Se hoje vivemos na Era da Informação, isto se deve ao avanço tecnológico na transmissão de dados e às novas facilidades de comunicação - ambos impensáveis sem a evolução dos computadores.

 

Existe informática em quase tudo que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos. É muito difícil pensar em mudanças sem que em alguma parte do processo a informática não esteja envolvida.

 

Desde seus primórdios no século XX, quando possuía finalidade exclusivamente científica e militar, a informática já era usada pelos governos, como a Alemanha e os Estados Unidos. Ainda hoje, computadores são utilizados para rastrear e orientar naves e tanques, e também organizar planejamentos estratégicos e armazenar dados militares.

 

Os governos dos países utilizam a informática no recenseamento, agilizando sua apuração, e também para disponibilizá-la à população. É o que você pode conferir aqui no IBGE: oferecemos informação pela Internet e por softwares de recuperação de dados.

 

Os bancos também monitoram contas e cadastros através da informática; pessoas no mundo todo podem conversar em tempo real através de computadores; crianças podem aprender através da informática e já existem até cursos à distância facilitados pelo computador e pela Internet.

 

Sem os computadores, o homem não teria chegado à Lua; não poderíamos manter os satélites no espaço; não transmitiríamos as notícias tão rápido e com tamanho alcance; demoraríamos horas para conseguirmos certos resultados de cálculos ou determinadas pesquisas; certos aparelhos de hospitais não existiriam e os exames de laboratório não seriam tão precisos. E por aí vai...

 

ANTIGUIDADE E INFORMÁTICA

 

A história da informática acompanha o processo de criar e armazenar dados, algo que já é feito desde a Antiguidade. A palavra vem da junção de dois vocábulos: informação e automática. Logo, a idéia de agilizar a recuperação de informações tem sido trabalhada há muito tempo, com a diferença que agora as mudanças são bem mais rápidas do que antes.

 

Repare bem: em 3.500 a.C., já havia o mais antigo instrumento de cálculo: o ábaco. Costuma-se dizer que o ábaco é o embrião da informática. Por quê? Porque foi o primeiro dispositivo de computação, mesmo que ainda usando meios mecânicos. Era composto de varetas ou barras e pequenas bolas, usadas para fazer contas.

 

Os chineses adaptaram o ábaco e, por volta de 2.500 a.C., nasceu um sistema chamado "Suan-Pan". Eram palitos empilhados que, dependendo da posição, mudavam de valor. Quando dispostos sobre uma tábua, era possível fazer cálculos com as quatro operações básicas.

 

INÍCIO DA POPULARIZAÇÃO – COMPUTADORES PESSOAIS

 

A informática está longe de ser democratizada no Brasil, onde muitas pessoas não sabem utilizar um computador e outras nunca estiveram diante de um. Porém, não se pode negar que o surgimento dos computadores pessoais fez com que a informática se espalhasse pelo mundo de tal forma que o Brasil não ficasse de fora.

 

Os primeiros a se beneficiar com os PCs foram as empresas, que puderam automatizar folha de pagamentos, controle de entrada e saída de produtos e outros procedimentos. A partir da década de 80, os microcomputadores já eram mais comuns em faculdades e organizações menores. Foi na década de 90 que os computadores pessoais deram o grande salto rumo à democratização e hoje não é difícil encontrar lares com dois ou mais computadores.

 

CONQUISTE SEU EMPREGOAL. Prefeitura de Traipu/AL está oferecendo 28 (vinte e oito) VAGAS para GUARDA MUNICIPAL E MÉDICO/PSF, inscrições abertas até o dia 27/08/2010., escolaridade exigida: 1º e 3º graus. Salários até R$ 6.500,00. Maiores informações e Edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

 

NACIONAL – A FIOCRUZ, Fundação Oswaldo Cruz está oferecendo 257 (duzentas e cinquenta e sete) VAGAS para ANALISTA DE GESTÃO EM SAÚDE, inscrições abertas no período de 17/08 a 17 de setembro/2010, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 7.555,83. Maiores informações e Edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

**********REGISTROS**********

 

 = Contagem do tempo: Ano – 2010, Dias: 226 - Semana: 33ª – Faltam: 139 dias;

 

 = "Parabéns! Isso é muito legal "Susurros de Deus" (edição 348), Carlos Arruda". – Muito obrigado amigo Carlos - Barra do Ceará, não tinha te esquecido e todo tempo é tempo de agradecer. Paz e saúde a você e familiares;

 

 = "Caro Hermes, estou sempre me atualizando com seus informes nas páginas do "Democratizando a Comunicação" e, ao mesmo tempo, agradecido pelas cópias que são me enviadas via e-mail. Obrigado mesmo! Prof. Almir". – Grande abraço amigo e professor Almir Nogueira, estive com o Dr. Marcos Pereira esta semana, em seu consultório, e seu nome foi citado como uma das pessoas mais honesta de Mossoró, e o Marcos ressalva que você é o mais honesto – Parágrafo Único: não conheço outro. Calados ficamos!, Saúde e paz professor;

 

 = Há 23 anos (14/08/1987) Jerônimo Vingt-un Rosado Maia tomava posse na cadeira 38 da Academia Norte-rio-grandense de Letras. Sua maior contribuição foi à criação da Coleção Mossoroense, que possui uma quantidade enorme de livros criados por pessoas da região. A Coleção Mossosoroense está ligada à Fundação Vint-un Rosado.

 

**********PANO RÁPIDO**********

 

 - Memória: Na edição no 219/2009 (de 04/06), relatamos os seguintes temas: Juntos: Receita Liberará Restituição 2009 e Malha Fina 2008; O Dia foi (e ainda) é Especial; Cantor Penhinha em Mossoró; SINAI e as Novas Ferramentas de Comunicação; Campanha Protegendo seu E-mail; Bronca do Leitor (57) – J. Maurílio; FIQUE SABENDO: Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia;

 

 - OIT – Organização Internacional do Trabalho: Taxa de Desemprego de jovens no mundo sobe 0,9 ponto de 2008 para 2009, recorde em 18 anos devido a crise. FONTE: Globo.com, 11/08/2010;

 

 - NOITE DO RISO – O amigo Cid Albuquerque anuncia que na noite do dia 24/Setembro vindouro o humorista Zé Lezin, a partir das 21 horas no Shopping Boulevard – Centro de Mossoró. Atração musical com o Cid Albuquerque e Edvan Melodia, mais informações (084) 8847-7903 ou 8865-3054;

 

 - Hoje é Dia do Controle da Poluição Industrial e Dia do Protesto. Amanhã (15) será Dia dos Solteiros.

 

DEDICO esta edição aos/as protestadores/ras e solteiros/ras.

 

"Quem canta...

"Do asfalto pro metrô, / essa poeira louco me deixou... / louco, louco... / Respirando poeira / atravesso fronteiras / a poluição... me deixou assim / atchim! atchim! atchim! ...". ("O Rapé". Composição: Indisponível - canta: Joelho de Porco).

...os males espanta".

 

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net e franciscomartinsescritor.blogspot.com/.

 

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário