sexta-feira, 23 de abril de 2010

Democratizando a Comunicação nº 326 (Anexo: Aves e Almas).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 325 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9921-5275/8848-2592 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sexta-feira, 23 de abril de 2010 (atualizado às 10h).


Estimados(as) Amigos(as):


Não suporto assistir programas policiais, basta a violência cotidiana ao nosso redores, imaginem buscar mais violências para dentro de casa via rádio ou televisão. Se eu sentar para assistir ou ouvir tal coisa, com certeza acumalaria raiva, ódio e outras mazelas na minha mente. Não quero e saio de perto onde tiver platéia desses programas. Dito isto, lembro-me de um assalto que fui vítima e tive a oportunidade de ficar frente a frente com o "elemento" baleado, saí de perto para não esganá-lo mas, como não acumulo ódio sai numa boa. Recebi e li o Jornal Vozes do Templo, periódico trimestral de nº 158, informativo a Loja Maçônica João da Escóssia. Boa leitura.


SERVIDORA GANHA AÇÃO DE ASSÉDIO MORAL contra prefeitura. A justiça reconheceu a prática de assédio moral na prefeitura de Curitiba. Decisão do desembargador Dimas Ortêncio de Melo, da 3ª vara da fazenda pública, deu ganho de causa para uma professora do município. O processo 627966-9 é o primeiro a ser julgado favoravelmente aos trabalhadores e pode virar exemplo para outros casos. "Fico feliz em saber que vencemos. A maior vitória é que isso repercute e outros podem conseguir o mesmo", diz a professora, que ganhou a ação, mas que prefere não se identificar.


O assessor jurídico do Sismuc Ludimar Rafanhim entende que essa é uma vitória a ser comemorada. "Abre precedente importante para jurisprudência", diz ele. De acordo com os relatos publicados no acórdão, a servidora era menosprezada em suas funções e obrigada a realizar tarefas fora de suas atribuições. Dentre elas a de limpar e organizar armários da escola. O desembargador entendeu que esse tipo de atitude da chefia implica em desvio de função. Para Suely Prado, diretora do Sismuc, a decisão reforça a necessidade de uma lei municipal que iniba as práticas de assédio moral na prefeitura.


DANOS MORAIS – ENFERMEIRA É VITORIOSADepois de passar por sérios constrangimentos, a enfermeira Josilene Penha Labanca foi vitoriosa em dois processos que tramitaram na Justiça Federal. No primeiro ela foi declarada inocente em uma ação impetrada pelo Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo, que acusou a profissional de exercício ilegal da medicina. No segundo os papéis se inverteram, o CRM passou para a condição de réu e terá que pagar indenização por danos morais à enfermeira.


Dentro da lei - Durante visita domiciliar, a enfermeira Josilene, integrante de uma equipe do Programa Saúde da Família, em Vitória, solicitou exames preventivos e prescreveu um medicamento a uma moradora assistida pela equipe do PSF. O procedimento tem amplo e indiscutível amparo na legislação vigente, que autoriza os enfermeiros a prescreverem medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.


Justiça - ignorando a lei e o direito da enfermeira, o Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo registrou queixa em uma delegacia de polícia e moveu uma ação na Justiça Federal argumentando que Josilene estaria exercendo ilegalmente a medicina. O processo foi julgado no Tribunal Regional Federal em Vitória e posteriormente no Rio de Janeiro. Tanto em primeira quanto em segunda instância a decisão foi igual: não houve nenhuma prática ilegal; a conduta da enfermeira seguia o que está previsto em lei. A segunda decisão, no TRF-RJ, foi em 2002.


CASAMENTO COLETIVO EM MOSSORÓOs casais interessados poderão se inscrever até o dia 30 deste mês na Gerência do Desenvolvimento Social, Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo, bairro Aeroporto. As celebrações se darão em duas etapas: a primeira para evangélicos em 17/06 na Assembléia de Deus e a segunda para católicos em 25/06 para católicos na Catedral de Santa Luzia.


Documentação exigida: registro de nascimento original, comprovante de residência, certidão de batismo, CPF e carteira de identidade. A cerimônia objetiva fortalecer laços familiares e organização do estado civil e religioso do casal.


IVANILDO VILANOVA VOLTARÁ A MOSSORÓ – O amigo Clóvis Mesquita, proprietário da churrascaria com o próprio nome, nos avisa que no vindouro 18 de maio promoverá nova cantoria com o Ivanildo Vilanova. Na noitada outros repentistas local se apresentarão, tudo acontece em frente ao seu estabelecimento com ampla área fechada e uma boa equipe com garçons e seguranças para servir a clientela. A Churrascaria do Clóvis fica situada a Rua Coelho Neto, bairro do Boa Vista.


BRONCA DO LEITOR (155)Há poucos de coragem! Falta atitude e sobra covardia quando se fala em defender a Cultura, a Educação e por não dizer o "Povo" do que ele mesmo não sabe. Conheço poucas pessoas realmente com atitude, e para ter atitude é preciso ter coragem, e um dos poucos que conheço e tenho o prazer de apresentar algo sobre ele, chama se Togo Ferrário. Esta figura humana que conheci há pouco tempo e por não dizer por acaso no encontro dos blogueiros de Mossoró chamado "Copão". Estava vestindo uma camisa com uma frase no mínimo ousada, mas diria que verdadeira, forte e de atitude, precisa ter "Coragem" e ser verdadeiro também, ser autentico, pois neste mundo de oportunismo e aparências poucos podem ousar, criticar e enfim, vestir esta camisa! A ele meus parabéns!, Togo. Walter Silva.


FIQUE SABENDO... "A Merda do Lixo Musical". Por Togo Ferrário. (Fontes: http://jose.walter.zip.net, 15/04/2010).


Há pelo menos duas décadas, ou mais, que o nordeste brasileiro e, posteriormente, esse país, que tanto se orgulha de ter expoentes nomes da cultura musical reconhecidos no mundo todo, foi invadido por uma cambada de pseudo-cantores de forró, (desculpe Luiz Gonzaga, eles não sabem o que é Forró) que, para serem identificados, necessário se faz no "meio" da música (???) berrarem o nome da bunda, ops, banda em que trabalham. Mais ou menos assim: - Esse é o forró matruz com rapadura. Ou então, para rimar que, dizem, faz o maior sucesso: - Forró saia rasgada, o forró da mulherada. E pior ainda: - Forró calcinha azul, quem não gostar, vá... .


Não me imagino em um ambiente que apresente esse "estilo" de música que, no início do "show", o 'vocalista' fale assim: - Tem rapariga aí? Caso isso venha a acontecer, eu responderei imediatamente: - sua mãe ainda não chegou! Em seguida, leve-me ao psiquiatra de plantão. O diagnóstico médico: loucura total. Internem-me!


Enquanto isso, a platéia coitada, que não passa de uma cambada de onanistas e sem coisa melhor para fazer, vibra com o vocabulário contido no lixo vomitado pela dupla, - sim é sempre uma dupla, para atrair tanto homens quanto mulheres, que são as mais insultadas nessa estória toda, e com a presença de, normalmente, três dançarinas mostrando as vulvas que, segundo estas, "é" arte. Arte? Quer dizer então que rebolar peitos e bunda dá-se o nome de arte? Socorram-me, por favor! Mate um bode!


Duvido, e muito, que alguém de sã consciência ainda saiba o nome de alguma "pérola musical" tocada por aquelas bundas, - de novo! – bandas que iniciaram essa "revolução" de porcaria, nos anos de 1990. Repito: Du-vi-d-o-dó!

É lamentável que, a juventude de hoje, que serão os futuros formadores de opiniões, médicos, engenheiros, advogados, políticos, dentre outras, envolvam-se com a contra cultura que lhes são empurradas goela abaixo pela mídia. Até quando? Não possuo bola de cristal.


CONQUISTE SEU EMPREGORN – A Prefeitura Municipal do Assú/RN está oferecendo 117 (cento e dezessete) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 09 de maio/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 822,30. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;


NACIONAL – O INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária está oferecendo 550 (quinhentas e cinquenta) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 06 de maio/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 4.598,80. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


·           Contagem do tempo: Ano – 2010, Dias: 113 - Semana: 17ª – Faltam: 252 dias;


·           "Caro amigo Hermes, espero que você esteja bem de saúde física e espiritual, juntamente com todos os seus entes queridos. Outrossim, manifesto meus sinceros agradecimentos a você, como editor do DC, ao mesmo tempo em que parabenizo-lhe pela sensibilidade e felicidade pela escolha do conteúdo do Anexo: Três Coisas, na edição de No 324, de 15/04/2010. Isto se justifica à medida em que o autor da mensagem, na nossa modesta opinião, foi inspirado pelo Espírito Santo, quando faz a apologia de valores espirituais muito sublimes, como o Amor ao Próximo e o Perdão, que o discernimento humano só compreende se estiver alicerçado numa perspectiva de Fé. Abraços Fraternos, Luiz Carlos - Prof. aposentado da UERN / FALA / DLE". – Gratíssimo grande figura humana Prof. Luiz Carlos Martins, Deus o abençoe juntos à familiares;


·           "Caro Prof. Hermes, obrigado pelo belissimo informativo ato de vossa criação em imprimir contéudo tão significativo em todos os assuntos de interesse da sociedade brasileira. Nesta edição de n 323 você abre comentando sobre a sua saúde, confesso que nas minhas orações irregulares vou incluir tua pessoa alma......, vida longa pra esse juizo bonito. Gostaria em saber mais sobre o encontro da comunidade negra, um abraço recheado de calor cosmico. Afrânio". – Que felicidade ler e compartilhar este depoimento, muito obrigado amigo Afrânio, muito obrigado. Assim que obtiver mais notícias sobre a Comunidade Negra repassarei com todo prazer. A Lenilda Sousa deverá nos mandar mais informações. Aguarde ta? Saúde é paz a você também;


·           Há 510 anos (22/04/1500) chega às terras de Vera Cruz (Brasil) Pedro Álvares Cabral - historicamente primeiro invasor de terras brasileiras e ganha título de "descobridor do Brasil". No dia 23/04 do mesmo ano avança meia légua da terra, em 24/04 ancora sua esquadra na Baía de Porto Seguro.


**********PANO RÁPIDO**********


Ø  Memória: Na edição no 186/2009 (de 04/03), relatamos sobre os seguintes temas: Servidores do Senado; Acompanhamento para Parar de Fumar; Democratizando o Cinema (Festival Charles Chaplin); Por Falar em SESC; UNIMED Custeará Quimioterapia; FIQUE SABENDO: Saiba um Pouco Sobre Próstata;


Ø  Consórcio Norte Energia venceu leilão da Usina Belo Monte (PA). Grupo tem Chesf, Queiroz Galvão e 6 empresas. FONTE: Globo.com, 21/04/2010;


Ø  A direção do SINAI/RN esteve reunida mais uma vez com O Secretário Adjunto do GAC – Gabinete Civil, Helder Maranhão para tratar das pendências do Governo com os servidores. O Secretário ficou de dar uma posição, esta semana, informando a data da audiência com o Governador Iberê Ferreira. FONTE: www.sinairn.com.br;


Ø  Hoje é Dia Mundial do Escoteiro e Dia Mundial do Livro. Amanhã (24) é Dia do Agente de Viagem.


"Quem canta...

Um dia frio / Um bom lugar prá ler um livro / E o pensamento lá em você / Eu sem você não vivo... . ("Nem Um Dia". Composição: Djavan, canta: Djavan).

...os males espanta".


DEDICO esta edição aos escoteiros e agentes de viagem.


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net/.


*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Quer usar o Messenger sem precisar instalar nada? Veja como usar o Messenger Web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário