segunda-feira, 12 de abril de 2010

Democratizando a Comunicação nº 323 (Anexo: O Saber Feminino).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 323 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9921-5275/8848-2592 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Natal/RN, terça-feira, 13 de abril de 2010 (atualizado às 00h).


Estimados(as) Amigos(as):


Tudo está no seu lugar, Graças a Deus, Graças a Deus... . Desde início do dia de sábado que estou em Natal, desta feita para mais um acompanhamento regular na saúde. Naquela mesma manhã fui submetido a uma ultra-sonografia e as partes (abdomem total) verificadas estão dentro das mais perfeitas ordens. Na tarde de ontem foi à vez de uma colonoscopia e "arre" sofrimento na questão do preparo que antecede o exame, que foi iniciado na noite de domingo e contando com a rigor dieta, desde o café da manhã. Desculpem os leitores mais distantes, por esse relato, mas é que faço questão de dizer e agradecer aos amigos, conterrâneos e familiares, através deste informativo; compartilhando a minha felicidade tudo está bem. Aos novos leitores é bom citar que em 2006 tive diagnóstico de CA de Reto , passei por duas cirurgias em 2007, e a partir de 2008 é só felicidade. Muito obrigado, pelas orações, torcidas e o desejo da nossa convivência por muitos anos, é só Deus permitir. Chego a Mossoró na manhã do dia de hoje e... boa leitura!


MORADORES DA FAVELA DE NITEROI/RN LANÇAM NOTA DE ESCLAFECIMENTO - Ei-la:


Nós, moradores de favelas de Niterói/RJ, fomos duramente atingidos por uma tragédia de grandes dimensões. Essa tragédia, mais do que resultado das chuvas, foi causada pela omissão do poder público. A prefeitura de Niterói investe em obras milionárias para enfeitar a cidade e não faz as obras de infra-estrutura que poderiam salvar vidas. As comunidades de Niterói estão abandonadas à sua própria sorte.


Enquanto isso, com a conivência do poder público, a especulação imobiliária depreda o meio ambiente, ocupa o solo urbano de modo desordenado e submete toda a população à sua ganância. Quando ainda escavamos a terra com nossas mãos para retirarmos os corpos das dezenas de mortos nos deslizamentos, ouvimos o prefeito Jorge Roberto Silveira, o secretário de obras Mocarzel, o governador Sérgio Cabral e o presidente Lula colocarem em nossas costas a culpa pela tragédia. Estamos indignados, revoltados e recusamos essa culpa.


Nossa dor está sendo usada para legitimar os projetos de remoção e retirar o nosso direito à cidade. Nós, favelados, somos parte da cidade e a construímos com nossas mãos e nosso suor. Não podemos ser culpados por sofrermos com décadas de abandono, por sermos vítimas da brutal desigualdade social brasileira e de um modelo urbano excludente.


Os que nos culpam, justamente no momento em que mais precisamos de apoio e solidariedade, jamais souberam o que é perder sua casa, seus pertences, sua vida e sua história em situações como a que vivemos agora. Nossa indignação é ainda maior que nossa tristeza e, em respeito à nossa dor, exigimos o retratamento imediato das autoridades públicas.


Ao invés de declarações que culpam a chuva ou os mortos, queremos o compromisso com políticas públicas que nos respeitem como cidadãos e seres humanos.


Assinam esta nota: Comitê de Mobilização e Solidariedade das Favelas de Niterói, Associação de Moradores do Morro do Estado, Associação de Moradores do Morro da Chácara, Associação dos Profissionais e Amigos do Funk (APAFUNK), Movimento Direito pra Quem e Coletivo do Curso de Formação de Agentes Culturais Populares.


FESTIVAL DE ARTES NEGRAS DO MUNDO – Artistas e grupos de matrizes africanas estarão reunidos, logo mais a partir das 14h, em Natal na sede da COEPPIR para discussão da Construção do Comitê e processo de participação no FESMAM - Festival de Artes Negras do Mundo. O festival será no Senegal no período de 1º a 14 /12/2010. Em breve traremos mais detalhes.


BRONCA DO LEITOR (152)Legal Hermes, valeu!! (referência à edição 310 – BBB 10: putaria ao vivo). Se somos pequenos em relação a uma rede "bobo" de televisão, não podemos ser bobos, bestas ou babacas (bbb) a ponto de não engrossar as fileiras daqueles que como nós, sentem uma verdadeira indignação com o que fizeram com a programação da nossa "TV Brasileira". Portanto, devemos nos somar a tantos quantos desejem ecoar um grito de liberdade em prol de uma programação com mais qualidade, já que a impressão que temos é que estamos vivendo um aprisionamento de opções na televisão brasileira, sem muitas escolhas a fazer. Se a maioria vence, se infelizmente até ouvimos pseudo-intelectuais discutindo papo cabeças sobre paredões do BBB, não vem ao caso. Não devemos nos intimidar, embora minoria, temos que fazer a diferença! Nós fomos chamados aqui na terra exatamente para isso, fazer a diferença!! nem sempre a maioria está certa! E esse papo de dizer que a voz do povo é a voz de Deus, já está em desuso. Vale lembrar que foi a maioria que mandou o filho dEle (Jesus) para cruz, com o famoso, crucifica-o! Abração Hermes, Michele Fonseca.


FIQUE SABENDO... "No dia 13 de abril é comemorado o dia do jovem". Por Jussara de Barros – Graduada em Pedagogia, é da Equipe Brasil Escola. (Fontes: www.brasilescola.com e *www;ibge.gov.br).


A juventude, segundo a Assembleia Geral das Nações Unidas, é a fase que acontece entre os quinze e vinte e quatro anos de idade, onde o jovem começa a apresentar sinais de maturidade diante da vida.


Nesse período, ocorrem algumas decisões que ficam para a vida toda, como a escolha da profissão, por exemplo. Além disso, as primeiras experiências profissionais, sexuais, o primeiro voto, sair da casa dos pais, dentre outras decisões, irão delimitar o futuro no mesmo.


Os jovens representam mais de um terço da população mundial, o que indica mais esperança de um mundo melhor.

Estudar, namorar, passear, se divertir deve fazer parte da vida dos jovens, pois esses precisam da convivência dos grupos para se integrar de forma correta à sociedade.


O jovem vai, aos poucos, se tornando uma pessoa mais responsável, mais segura de seus atos, tendo inclusive responsabilidades civis pelos mesmos. Se for uma pessoa de bem, responsável, é aceita pela sociedade. Se for uma pessoa rebelde, irresponsável, que não respeita os direitos dos outros e infringe as leis, será punida por isso.


Muitos jovens não têm oportunidades diante da vida, como estudar, ter uma casa e uma família, e se tornam discriminados socialmente. Ficam marginalizados, presos sob as dependências de oportunidades oferecidas pelos governantes, o que não acontece para todos.


Porém, segundo a Constituição Brasileira, todos os jovens têm o direito de receber do Estado: saúde, educação, moradia, oportunidade de trabalho, etc. Dessa forma, vemos que os governantes não cumprem com suas responsabilidades, prejudicando o futuro de muitos jovens.


É importante cobrar dos mesmos os direitos que estão garantidos pela Constituição Federal do país, pois dessa forma os jovens terão melhores oportunidades para suas vidas.


*JOVENS NO MUNDO


O número de jovens existentes no mundo equivale a mais de um terço da população do planeta. Eles precisam não só ter voz ativa para traçar o seu próprio futuro, como também ter assegurado para si uma estabilidade nos seus planos profissionais e de lazer. Isto inclui um meio ambiente saudável, melhorias nos níveis de vida, mas principalmente na educação.


O ideal de vida para um jovem é que ele seja consultado sobre suas expectativas e orientado a partir delas, sendo incentivado a participar da vida política, social e cultural de um país, de um estado ou da região ou cidade em que vive.


Para garantir os seus direitos, o jovem não deve jamais se esquecer que tem o dever de lutar por esses mesmos direitos: saber reivindicar o direito à educação, ao ingresso no mercado de trabalho, à saúde, à segurança nas ruas, à diversão. "A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte" (grupo Titãs).


**********REGISTROS**********


·           Contagem do tempo: Ano – 2010, Dias: 103 - Semana: 15ª – Faltam: 262 dias;


·           "Hermes, essa mensagem em arquivo anexo (edição 322) é um DOCE. Nada melhor que iniciar uma semana com Deus no coração e, de brinde essa doce, ingenua, sábia e carinhosa mensagem com ilustrações tão meigas. Obrigada, em meio a tantas notícias ruins e, intensas tragédias veiculadas pelo programa dominical "Fantástico", você me mostrou que temos que focar no melhor SEMPRE. Afinal, o grande lance é entender que podemos e devemos levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Um abraço. Irany Germano". – Prezada advogada e amiga Irany, agradeço de coração suas palavras: escrita e falada quando da nossa visita na semana passada;


·           "Hermes, suas comunicações são sempre bem vindas. Gosto da forma que você faz, da singularidade que há nelas. Admiro seu trabalho e vejo que você é um vocacionado a este serviço. Continue assim, cresce você e ganhamos nós. Abraço do amigo virtual Francisco Martins". – Prezado Francisco Martins, incrível como a comunicação aproxima as pessoas, mesmo que virtualmente. Nossa conversa pelo telefone (há poucos dias) me transpareceu que já gozávamos de amizade. Valeu gente fina e continuamos no aguarda de sua visita com o Show Mané Beradeiro à nossa Mossoró. Grande abraço e votos de sucessos na apresentação em 23/04 em Ceará Mirim/RN;


·           Há 179 anos (13/04/1831) o Hino Nacional era executado pela primeira vez.


**********PANO RÁPIDO**********


Ø  Memória: Na edição no 182/2009 (de 15/02), relatamos sobre os seguintes temas: Salário Livre de Tarifas; Colunistas Sociais; Democratizando o Cinema; FIGUE SABENDO: Bullying: muito mais além da brincadeira sem graça;


Ø  RIR NUNCA FOI TÃO BOM E SAUDÁVEL – No dia 23 de abril, às 19 horas, na Estação das Artes Prefeito Roberto Varela, em Ceará Mirim/RN, Mané Beradeiro estará fazendo o seu show, que tem como título: Rir nunca foi tão bom e saudável. Os ingressos vão custar R$ 5,00 (cinco reais). Maiores informações pelo e-mail: maneberadeiro@hotmail.com Se você gosta de ouvir causos, piadas e poesias matutas, não perca este evento;


Ø  Ontem (12) é que foi Dia do Cosmo e Dia do Obstetra, e não dia 11. Hoje é Dia dos Jovens.


"Quem canta...

Nós somos jovens, Jovens, jovens / Somos o exército do surf / Sempre a cantar, Vamos deslizar / E quem não souber / Eu vou ensinar / Vou dizer porque / Amo tanto o mar / Balançando assim / Você junto a mim / Vivo a cantar... ("Nós Somos Jovens". Composição: Wanderléia. Canta: Wanderléia).

...os males espanta".


DEDICO esta edição aos/as jovens de todo o mundo.


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net/.


*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Quer usar o Messenger sem precisar instalar nada? Veja como usar o Messenger Web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário