sexta-feira, 11 de outubro de 2024

BDC - Coluna de Notícias n. 1.130.

“SISTEMA BDC / FM – Blog Democratizando a Comunicação – Coluna de Notícias e

Frequência Música Rádio (Web)”.

“Uma forma diferente de noticiar e músicas de todos os tempos, o tempo todo!”

Ano XVI – Edição nº 1.130 (geral) e 35ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos:

hermesoliveira1@hotmail.com / https://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br e https://www.frequenciamusica.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Vivo (WA) e 9.9921-5275/Tim (WA).

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 12 de novembro de 2024 – Atualização aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2024. Semana: 41º/53; dias: 286/366 e faltam 80 para o final do ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

POSITIVADE! – Seja como um próton. Sempre seja positivo. FONTE: https://www.feedz.com.br/blog/piadas-para-descontrair-no-trabalho/. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomarttinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

BOTAFOGUENSES SALVAM O BRASIL que arranca vitória suada contra o Chile, diz uma matéria futebolística que, mesmo Botafoguense que sou, nada me anima torcer pela tal seleção que deixou de ser canarinha depois que acanalharam a camisa verde e amarela confundindo quem é torcedor ou eleitor. Não visto essa camisa e nem torço desde 1998. Boa leitura nobre leitor/a.

COR, CHEIRO E TEXTURA: VOCÊ SABE O QUE ANALISAR NA HORA DE ESCOLHER A CARNE NO MERCADO? Especialistas dão dicas de como identificar se o produto está em bom estado e se foi produzido da forma correta; confira. Você sabe o que levar em conta na hora de escolher a carne no mercado? Como saber, por exemplo, se o produto está em bom estado ou se foi produzido de forma regular?

Para ajudar nessas questões, o g1 selecionou os principais pontos que o consumidor deve observar antes de comprar qualquer tipo de carne: selo da inspeção; prazo de validade; cor, cheiro e textura.

1 - O selo de inspeção:

Todos os produtos de origem animal devem ter um selo que comprove que o local onde foram produzidos foi inspecionado — e aprovado — pelos órgãos reguladores.

Esse comprovante varia de acordo com a região na qual esses produtos são vendidos e pode ser: nacional (Serviço de Inspeção Federal — SIF); estadual (Serviço de Inspeção Estadual — SIE); municipal (Serviço de Inspeção Municipal — SIM).

"Esse selo garante que a carne passou por um processo de produção considerado seguro para o consumo", explica a mestre churrasqueira Clarice Chwartzmann.

Por isso, a primeira coisa que o consumidor deve checar na hora de escolher a carne é a existência desse comprovante.

2 – Mas onde achar esses selos?

Carnes vendidas já embalas: na própria embalagem;

Carnes cortadas pelo açougueiro na hora: em carimbos nas carcaças ou em etiquetas nos balcões de açougue onde elas são expostas, explica Angélica Simone Cravo Pereira, professora de Departamento de Nutrição e Produção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.

"Se o consumidor não achar esse selo, ele pode questionar os funcionários sobre a procedência do produto", destaca a professora.

3. A data de validade: Todas as carnes, tanto as que já estão embaladas quanto as que são cortadas na hora pelo açougueiro, devem ter uma etiqueta mostrando o prazo de validade. É essencial checar esse dado antes de comprar o produto.

"Isso é especialmente importante para as carnes vendidas em bandejas de plástico, que costumam durar apenas três dias na geladeira, e para as que estão em promoção, que geralmente estão com o prazo de validade próximo", alerta Angélica.

4. A aparência: Antes de escolher a carne na prateleira, vale a pena prestar atenção nessas características:

As principais são:

cor: no caso das bovinas, quanto mais vivo o vermelho, melhor; para aves e suínos, busque pela tonalidade rosada; nos peixes, os olhos e escamas devem estar brilhantes;

cheiro: ter que ser bem suave;

textura: a carne precisa estar firme e levemente úmida, o que indica que ela não passou por muitas variações térmicas ou perdeu líquido, o que afeta a suculência;

gordura externa: quando há, prefira as que estão distribuídas de forma homogênea ao redor da peça. Isso sugere que o animal foi bem alimentado e, consequentemente, que a sua carne está mais saborosa. FONTE: G1 e na base de dados do site: sosconsumidor.com.br, em 11/10/2024.

SINAI – DELEGADOS DO 16º CONSINAI SERÃO ELEITOS EM ASSEMBLEIAS. Natal - O SINAI-RN (O sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) dará início a uma série de assembleias para escolher os delegados e as delegadas do 16º CONSINAI – CONGRESSO DO SINAI. Podem participar do Congresso, na condição de delegados, aqueles que são dirigentes sindicais e os trabalhadores da Administração Indireta e de setores da Administração Direta filiados ao SINAI e eleitos nas Assembleias por local de trabalho. Espera-se que cerca de 3% dos associados (equivalente a 120 delegados aproximadamente) participem. Confira abaixo as datas, horários e locais das assembleias para escolha dos delegados:

REGIONAIS:

- Regional Seridó (Caicó): 22/10 (terça-feira), às 10h, no auditório da EMATER – Centro Regional de Agricultura, BR 427 – Km 97;

- Regional Médio Oeste (Mossoró): 23/10 (quarta-feira) às 10h, na sede da Regional – Rua Luiz Ludugero, nº 0026, Abolição II;

- Regional Alto Oeste (Pau dos Ferros): 24/10 (quinta-feira), às 10h, na sede da Regional – Rua da Independência, nº 1705, Centro, Edifício Hertz Hotel, Sala 09.

ATENÇÃO! As assembleias da base em Natal acontecerão entre 30/10 a 19/11, essas datas poderão sofrer alterações. Nesse caso o sindicato informará a mudança, confiram essas assembleias acessando: sinairn.com.br. FONTE: sinairn.com.br em 08/10/2024.

ACONTECEU E ACONTECE/NDO - por Hermes Oliveira, editor:

A PEÇA INFANTIL “CHAPEUZINO VERMELHO” acontece em apresentação especial para a criançada que comparecer ao Partage Shopping – Mossoró na tarde desse sábado (12). O grupo teatral “Companhia Era Uma Vez” é de Natal e de elenco composto por Juliana Leite (Chapeuzinho Vermelho), Vinícius Rosindo (Lobo Mau), Wodson Marinho (Caçador) e Rejane Cunha (Vovozinha). A apresentação é única e começa às 15h, recomendo embora não posso levar meus netinh@s (01 bisneto ao meio) por estar compromissado, mas, vou falar com as mamães del@s a leva-los.

A INAUGURAÇÃO DO CRISTO REDENTOR aconteceu no dia 12 de outubro de 1931, a estátua que retrata Jesus Cristo está localizada no topo do Morro do Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca. A estátua tem 38m de altura e está a 709m acima do nível do mar.

FIQUE SABENDO... “Carta às Crianças do Meu Brasil”. FONTE: e-mail pessoal publicada em 12/10/2019 e reproduzida a pedido.

Hoje é um dia muito especial, dia das crianças, um dia todo feito para vocês, então saiam de casa, larguem os aparelhos eletrônicos e vão brincar com os seus amiguinhos de verdade.

Queridas crianças,

Sei que a vida de vocês é cheia de incompreensões por parte de nós adultos, mas saibam que vocês são amadas por mim e por muitos amiguinhos meus que gostam de crianças de todos os jeitos.

Eu gosto de todos os meninos e meninas do mundo, mas aquelas que têm jacarés no pensamento, dragões na barriga e elefantes no coração são as minhas preferidas. No meu tempo de criança levei a vida a brincar e estudar.

A coisa que eu mais gostava de fazer era riscar as paredes da minha velha casa. A mamãe nunca reclamou comigo porque eu dizia para ela que quando crescesse queria ser artista. Não tive brinquedos caros. A minha bisavó costurava para mim bonecas de pano.

Eu tinha uma pessoa que achava muito importante na minha vida de menina bem arrumadinha que era a minha costureira, aquela senhorinha de cabelos presos e óculos de graus que fazia belos vestidos para mim.

Eu era a menina mais bela da rua, mas isso nunca tornou-me diferente das demais, pois com elas brincava de pular corda, passa anel, tôu no poço, cantigas de rodas, esconde-esconde e cadê o grilo.

Na minha rua sempre teve muitas crianças. Aliás, a minha rua só fica silenciosa quando as crianças vão dormir. Na minha infância quando faltava energia a gente corria atrás dos vaga-lumes ou ficávamos contando as estrelas.

Eu aprendi a amar as estrelas desde pequenina. Sabem, crianças, eu também gostava bastante de gibis da Turma da Mônica e do Zé Carioca. Aos sete anos escrevi o meu primeiro poema e a mamãe ficou extremamente feliz com aqueles meus versos mal feitos.

Eu nem sabia direito o que era rimar. A minha escola era pequenina e ficava perto de um mangue. Tive uma professora que me chamava de Rosinha porque eu cheirava a flores. Ela foi uma das pessoas que mais me amou nessa vida, nunca mais vi a professora Eliude.

A gente cresce rápido, meninos e meninas, por isso aproveitem a infância de vocês para brincarem bastante, corram, pulem, se sujem de sorvete, suem e empinem pipas porque mais tarde essas coisas serão difíceis de serem feitas. Se eu pudesse voltar ao meu tempo de menina de laço de fita no cabelo e capinha de plástico amarela seria a pessoa mais feliz desse mundo!

Hoje é um dia muito especial, dia das crianças, um dia todo feito para vocês, então saiam de casa, larguem os aparelhos eletrônicos e vão brincar com os seus amiguinhos de verdade, vão jogar bola, biloca, trocar figurinhas, pular amarelinha ou passear no circo.

Na minha vida de criança tinha um palhaço que era a alegria da meninada do bairro ele se chamava Faísca. O melhor palhaço do mundo morava perto da minha casa e ninguém sabia que ele era o melhor do mundo, só eu e ele sabíamos disso, porque a gente se amava. Ele sempre trazia pirulito para mim e quando eu estava triste contava algo que me fazia sorrir.

O palhaço Faísca sabia como ninguém fazer uma criança feliz. Na minha velha casa tinha um cajueiro do tamanho do mundo que era o meu melhor amigo. A gente conversava muito, porém, um dia, os cupins o mataram. Os cupins destruíram tudo de bom que tinha na minha vida de criança: minha cama, o telhado da minha casa e o meu amado cajueiro.

Eu não gosto de cupins, prefiro as lagartixas. Diziam que eu tinha coelhos no coração e eu achava bonito isso, nem sei por que achava bonito, mas hoje queria continuar com coelhos dentro do meu coração do que com as mágoas que vivem dentro dele.

Quando a gente é criança ficar de mal é uma coisa triste, mas logo ficamos de bem e isso é tão lindo! Eu penso que os chefes de estado podiam ser iguais as crianças, ou seja, ficar de mal e tão logo ficar de bem evitando assim as guerras e os conflitos.

Na minha vida de criança as pessoas não respondiam as minhas perguntas e eu ficava cheia de dúvidas sobre a morte, a liberdade, quem era Deus, de onde eu vim, o que era a justiça… essas coisas que os adultos gostam de falar às crianças e não explicam.

A minha maior perda na infância foi a morte do meu cachorrinho, pois eu era somente uma menina tímida que chupava o dedo e não entendia nada da morte. Ninguém nunca me falou que os animais também morriam. Até hoje trago muitas dúvidas dentro de mim. Apesar de tudo, fui uma criança feliz.

Tive festa de aniversário com bolo e docinhos, presentes e uma família bonita. Na minha velha casa a gente tinha uma televisão preto e branco para assistir desenho animado. Havia coisas de crianças e coisas de adultos, não é como hoje.

Eu gostei de ser criança… eu gosto de crianças… quem me dera que amanhã acordasse criança novamente… quem me dera. Feliz dia das crianças para vocês, meninos e meninas desse país enorme que vivem pelas ruas das grandes avenidas, que não têm o que comer, que dormem em calçadas frias e se alegram ao verem brinquedos eletrônicos nas vitrines das grandes lojas.

Os adultos pensam que toda criança é feliz, mas não sabem das nossas dificuldades de entender o mundo e as pessoas ao nosso redor… um dia quem sabe as crianças sejam mais amadas pelos adultos. Eu acredito em contos de fadas, por isso termino aqui com o era uma vez… .

CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: A Prefeitura de Duas Barras, Estado do Rio de Janeiro, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 243 (DUZENTAS E QUARENTA E TRÊS) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições abertas até o dia 25/10/2024. Escolaridade exigida: FUNDAMENAL INCOM, FUNDAMENTAL, MÉDIO, TÉCNICO e SUPERIOR. Salários: até R$ 8.164,38;

AL: A Prefeitura de Matriz de Camaragibe, Estado de Alagoas, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 482 (QUATROCENTAS E NOVENTA E DUAS) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 21/10/2024. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL, MÉDIO, TÉCNICO e SUPERIOR. Salários: até R$ 8.350,00;

RN: A Prefeitura de Afonso Bezerra, Estado de Rio Grande do Norte, realizará CONCURSOS PÚBLICOS, oferecendo 08 (OITO) VAGAS PARA AGENTE DE ENDEMIAS. Inscrições até o dia 27/10/2024. Escolaridade exigida: ENSINO MÉDIO. Salários: até R$ 2.824,00. Maiores informações acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 12: Antônio Gomes – Prof., Ícaro Thiago – TCM, Macedo Firmino - DATANORTE e Ulysses Gonçalves – DETRAN/RN. SEGUIDOS POR: Fátima Morais – Professora, Hélio Benigno, Jailza Lopes – FUNDASE, José Maria Melo - Professor e Saint Clair – DETRAN/RN (13); Lindocastro Nogueira – Adv e Professor (14); Pedro Nobre - Autônomo (15); Carlos Pinheiro – Bancário, Erison Natécio – UERN, Josenildo Morais – Professor, Lívia Lima – São Paulo/SP, Luiz Juetê – Jornalista e Rodrigo Rocha - Professor (16); Ezilda Sousa - Comerciária, Itamira Maia – UERN e Renato Severiano – Jornalista (17). E DIA 18: Bernadete Freire – FUNDASE, Fátima Costa – Comerciária, Francisca Sousa, Genildo Costa – Poeta, Maria José Andrade e Sueli Santina – FUNDASE.

DE AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Camarada Hermes, você merece, muito legal mesmo. Parabéns, Rogério Câmara. – Obrigadíssimo nobre colega de trabalho RC, você também me encoraja a tocar o BDC e a FM – Frequência Música, nos prestigiando tanto na leitura e sintonia. Saúde e paz pra você e demais familiares.

Ah!, amigos, escutem nossa rádio acessando o link: https://frequenciamusica.com.br ou www.radios.com.br, no campo “buscar rádios” digite Frequência Música Mossoró – clic na lupa, espere abrir e outro clic “ouvir”. Pelo link você tem a opção de votar na enquete e escrever algo no campo “recados”.

DIA: hoje é Dia da Aclamação de D. Pedro I, Dia da Cirurgia Infantil, Dia da Criança, Dia da Hispanidade (grupo de países que falam espanhol), Dia da Raça, Dia de Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil, Dia de Oxum (Orixás), Dia do Basquete, Dia do Corretor de Seguros; Dia do Descobrimento da América, Dia do Mar, Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo e Dia dos Povos Indígenas. Amanhã (13) será Dia da Vida, Dia Nacional do Fisioterapeuta e Fisioterapeuta Ocupacional e Dia Nacional do Dinheiro.

MEMÓRIA bdc:

HÁ 85 ANOS! Nascimento do mossoroense Luiz de Oliveira Campos, em 11 de outubro de 1939, ele foi poeta, repentista e cordelista. O popular “Luiz Campos”, assim tornou-se popularmente chamado, foi homem simples, humilde, morava no bairro Lagoa do Mato, em Mossoró. Faleceu em sua cidade natal no dia 13/08/2013).

PANO RÁPIDO:

O PAPEL DO STF É TER INDEPENDÊNCIA E APLICAR A LEI, DIZ FLÁVIO DINO. 247 - O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a Corte se manterá independente, mesmo diante de pressões de agentes públicos ou privados em relação às decisões do tribunal. A declaração foi dada em um contexto de tensão entre o STF e a Câmara dos Deputados, que discute propostas que impactam a atuação do Judiciário.

“O nosso papel é exatamente ter independência, aplicar a lei e fazer o certo, independentemente de eventuais consequências políticas”, ressaltou. Em discurso, ele também fez uma distinção entre críticas construtivas e tentativas de desestabilização institucional, destacando a importância de preservar a integridade do sistema judicial.

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou recentemente propostas que buscam limitar o poder dos magistrados, permitindo ao Legislativo anular decisões da Corte, além de criar um novo processo para o impeachment de ministros. FONTE: brasil247.com em 11/10/2024.

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É cantor e compositor brasileiro, batizado com o nome de Elimar, nasceu no Morro do Alemão e participou da novela Seu Jorge, que se passava na comunidade popular do Rio de Janeiro. Morou também em São Gonçalo do Sapucaí, interior de Minas Gerais, cidade natal de sua mãe. Trocou o ‘i’ de seu nome pelo ‘y’ quando começou a ficar conhecido nacionalmente.

Na década de 90 aproximou-se de Rosinha Gorotinho, que levou Elymar para uma entrevista em seu programa de rádio em Campos dos Goytacazes, que transcorreu em clima de muita emoção. Mais tarde, candidata à governadora do Rio de Janeiro, convidou Elymar para gravar seu jingle de campanha, o que o cantor fez, sem cobrar cachê.

Elymar ficou conhecido por ser um cantor extremamente versátil. Cantava músicas de vários autores nacionais, como os saudosos Wando, Cazuza, Elis Regina e Raul Seixas, Roupa Nova e também internacionais como a música Corazón Partido, de Alejandro Sana. Mas também compôs inúmeras músicas próprias, sendo que seus maiores sucessos são as músicas "Escancarando de Vez" e "Guerreiros Não Morrem Jamais", essa composta em homenagem ao Ayrton Senna (1960-1934), falecido piloto de Fórmula 1.

Participou do último capítulo da telenovela global o “O Clone” (outubro/2001 a junho/202) ao lado de outros famosos, como Falcão e Sargentelli. Por proposta do Deputado Dionísio Lins, Elymar Santos recebeu a Medalha Tiradentes, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro em 16 de dezembro de 2009.

Reportamo-nos sobre ELIMAR SANTOS, 72 anos, é seu nome de registro e batismo, mas, conhecido artisticamente por “ELYMAR SANTOS”, ele nasceu no dia 11/10/1952 no município Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Dotes artísticos: cantor e compositor. Outras atividades: ator. Instrumento de trabalho: voz. Gêneros musicais: Bolero, Música Romântica, Samba e MPB. Está em atividade profissional desde 1972. FONTE: pt.wikipedia.org/wiki/Elymar_Santos.

Em sua discografia constam de 40 discos gravados entre 1972 e 2011 sendo: 10 LPs (Long Play ou Vinil) de estúdio, 04 compactos e 26 CDs e DVDs.

Dentre seus sucessos destacam-se: “Eu e Você”, “Taras e Manias”, “Homem de Sorte”, “Mal-Acostumado” e “Escancarando de Vez”.

QUEM CANTA ...

Quem é quem nunca recebeu uma cantada / Quem é que nunca respondeu no mesmo tom / Quem é que nunca recebeu um bilhetinho / Das mãos de um gorçom...”. (“Escarando de Vez”. De Elymar Santos. Canta: E.S.).

... OS MALES ESPANTAM!

Dedicamos essa EDIÇÃO: aos hispânicos, devotos de Nossa Senhora Aparecidal, devotos de Oxum (Orixás), profissionais do basquete, corretores de seguros, americanos, aos engenheiros agrônomo, aos povos indígenas, viventes, fisioterapeutas, fisioterapeuta ocupacionais e aos mercenários.

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“Toda Criança Quer”. (Poesia Para Criança – 06/12/2021).

 

Toda criança quer
Brincar até tarde
Correr na rua
Virar uma ave.

Toda criança quer
Subir numa árvore
Ter um gatinho
Comer de colher.

Toda criança quer
Dormir com ursinho
Ouvir histórias
Ganhar um livrinho.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário