sábado, 5 de outubro de 2024

BDC - Coluna de Notícias n. 1.129.

 

“SISTEMA BDC / FM – Blog Democratizando a Comunicação – Coluna de Notícias e

Frequência Música Rádio (Web)”.

“Uma forma diferente de noticiar e músicas de todos os tempos, o tempo todo!”

Ano XVI – Edição nº 1.129 (geral) e 34ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos:

hermesoliveira1@hotmail.com / https://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br e https://www.frequenciamusica.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Vivo (WA) e 9.9921-5275/Tim (WA).

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 05 de outubro de 2024 – Atualização aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2024. Semana: 40º/53; dias: 279/366 e faltam 87 para o final do ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

CALMA VAI! – Por que o médico está sempre calmo? Porque ele tem muitos pacientes! FONTE: https://www.feedz.com.br/blog/piadas-para-descontrair-no-trabalho/. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

CHEGAMOS A 14ª ELEIÇÃO COM URNAS ELETRÔNICAS totalmente confiáveis até onde elegeram Jair Bolsonaro e seus filhotes tranquilamente. Ao sentir que não ganharia a eleição presidencial em 2022, Jair começou a filar bandeira do descrédito no sistema eletrônico. A propósito, leiam URNA ELETRÔNICA – 28 ANOS no quadro Fique Sabendo.... Boa leitura nobre leitor/a.

ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS CAI PELO TERCEIRO MÊS CONSECUTIVO. A terceira queda consecutiva em setembro, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) publicada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC) nesta quinta-feira (3). As dívidas em atraso, porém, aumentaram, piorando as condições de serem pagas. O porcentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer (cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e casa) reduziu para 77,2% em setembro de 2024, abaixo do resultado de agosto (78%) e do registrado em setembro de 2023 (77,4%). Esse terceiro recuo confirma a maior cautela das famílias com o crédito, afirmou a CNC. Segundo a pesquisa, as famílias com maior renda, assim como o público masculino, foram as mais afetadas.

A queda do nível de endividamento das mulheres apresentou retração de 0,8 ponto porcentual (p.p.) em relação ao mês anterior e os homens 0,7 p.p. Enquanto as mulheres alcançaram nível abaixo do apresentado em setembro do ano passado (-1,1 p.p.), os homens permanecem em patamar de endividamento maior nesta comparação (+0,7 p.p.). As projeções indicam que o endividamento das famílias pode voltar a crescer no último trimestre de 2024,

O Cartão de Crédito continuou sendo o principal meio de pagamento entre as famílias brasileiras com dívidas, mesmo diante de uma maior cautela no uso do crédito. Um estudo inédito da CNC revelou que, entre os consumidores que relataram estar endividados no cartão de crédito, 30% utilizam essa modalidade para comprar alimentação, roupas e calçados. “Esses números indicam que, apesar dos altos juros, o cartão de crédito ainda desempenha um papel importante no consumo cotidiano”, explicou a CNC. Inadimplência

O porcentual de famílias com dívidas em atraso subiu para 29%, interrompendo três meses de estabilidade. Além disso, o número de famílias que afirmam não ter condições de pagar suas dívidas atrasadas aumentou para 12,4%, o maior índice desde novembro de 2023. “A queda no endividamento e o crescimento da inadimplência revelam que o peso das dívidas está cada vez mais difícil de ser administrado pelas famílias, principalmente devido aos juros elevados e à dificuldade de quitação das contas em atraso”, explicou o economista-chefe da CNC, Felipe Tavares. FONTE: Jovem Pan, na base de dados do site: sosconsumidor.com.br em 04/10/2024.

ACONTECEU E ACONTECE/NDO - por Hermes Oliveira, editor:

A PRIMEIRA ELEIÇÃO COM URNAS ELETRÔNICAS NO BRASIL aconteceu em 06 de outubro de 1996, e a cada eleições se firmando no item confiabilidade. Mas ainda acontecendo, de forma duvidosa (por nunca apresentar prova), dúvidas e desconfiança liderada por Jair Bolsonoro ao sentir sua derrota nas eleições de 2022 para o hoje presidente Luiz Lula da Silva.

A PRIMEIRA EDIÇÃO DO MEU “MELHOR NATAL” aconteceu em 05 de outubro de 1988, promovido pela UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, sob a administração de José Walter da Fonsêca então reitor da Instituição de Ensino Superior. São 36 anos de projeto e sucessos, avante UERN, orgulho-me por ter servido por 38 anos na instituição desde a então FURRN.

DEQUINHA, JOGADOR POTIGUAR, FOI O ÚNICO A DERROTAR A SELEÇÃO BRASILEIRA EM DUAS OCASIÕES. A primeira ocorreu no dia 11/05/1958 com a vitória do Flamengo por 1 x 0. A segunda aconteceu em 06/10/1976, o Flamengo derrota a seleção canarinha por 2 x 0. José Mendonça dos Santos – Dequinha nasceu em Mossoró no dia 19/03/1928 e faleceu em Aracaju/SE em 31/07/1997. Fonte Dantas Júnior, desportista mossoroense, em 06/10/2023.

FIQUE SABENDO... “Urna Eletrônica – 28 Anos!”. *FONTES: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2021/Maio/urna-eletronica-25-anos-lancado-em-1996-equipamento-e-o-protagonista-da-maior-eleicao-informatizada-do-mundo e https://www.tse.jus.br/hotsites/esclarecimentos-informacoes-falsas-eleicoes-2018/somente-3-paises-utilizam-urnas-eletronicas.html. *Testos de 07/05/2021, atualizado em 11/08/2022 e adaptado em 04/010/2024 por Hermes Oliveira – Editor do BDC.

Segundo o Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Social (IDEA Internacional), 23 países usam urnas com tecnologia eletrônica para eleições gerais e outros 18 as utilizam em pleitos regionais. No Brasil, o modelo passou a ser usado em 1996.

O ano de 1996 é um marco na história da informatização do processo eleitoral brasileiro, quando eleitores de 57 cidades tiveram o primeiro contato com a urna eletrônica. Nas Eleições Municipais de 1996, os votos de mais de 32 milhões de brasileiros – um terço do eleitorado da época – foram coletados por cerca de 70 mil urnas eletrônicas.

A criação de um aparelho mecanizado para coletar votos era um desejo antigo no país. O primeiro Código Penal, de 1932, previa em seu artigo 57 o “uso das máquinas de votar, regulado oportunamente pelo Tribunal Superior (Eleitoral)”, devendo ser assegurado o sigilo do voto.

Entretanto, o projeto da urna eletrônica genuinamente brasileira só começou em 1995, quando o TSE formou uma comissão técnica liderada por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) para desenvolver o projeto da “máquina de votar”.

O primeiro nome do equipamento foi Coletor Eletrônico de Votos (CEV). O projeto foi concebido com base em algumas premissas básicas: o dispositivo teria de ser capaz de eliminar a intervenção humana dos procedimentos de apuração e totalização dos resultados, bem como de garantir maior segurança e transparência ao processo eleitoral. Além disso, deveria ser leve e compacto (para facilitar seu transporte) e prático de usar.

O resultado foi um sucesso. A urna eletrônica combinou tela, teclado e CPU numa só máquina, com teclado similar ao de um telefone justamente para possibilitar que o analfabeto e o deficiente visual pudessem interagir com o novo dispositivo sem dificuldade.

A estreia do novo dispositivo também foi um exercício bem-sucedido de logística: “As urnas foram distribuídas a tempo e modo por aviões da Força Aérea brasileira”, recorda o então presidente do TSE, ministro Carlos Velloso.

REVOLUÇÃO.

O voto eletrônico foi uma grande revolução no processo eleitoral brasileiro. Segundo Carlos Velloso (então ministro), desde sempre, o objetivo do projeto era eliminar a fraude no processo eleitoral afastando a intervenção humana. E a solução, conta o ministro, foi criar o voto eletrônico: “Uma urna eletrônica, um pequeno computador que pudesse processar eletronicamente os votos, com rapidez, com a maior segurança, propiciando, então, uma apuração rápida”.

Ele lembra que o antigo sistema de votação em cédulas de papel e de apuração manual, além de ser passível de fraudes, era um processo lento, repleto de erros e com muita suspeição. “Eram eleições que não representavam a legitimidade do voto e a vontade do eleitor. Eleições feitas a bico de pena, com aproveitamento de votos em branco e outras fraudes”, destaca.

Esse cenário foi o grande motivador para buscar uma solução para o afastamento definitivo daquelas fraudes que ocorriam. Velloso recorda que foi necessário fazer “como que uma cruzada” pelo país para mostrar que seria possível informatizar o voto. “Convocamos brasileiros de boa vontade a trabalhar pelo Brasil e formamos comissões técnicas com a participação de juristas, cientistas políticos, advogados, juízes especialistas em informática e servidores da Justiça Eleitoral”, destaca, ressaltando que a comissão de informatização do voto começou o projeto do zero até fechar o protótipo da urna.

Velloso recorda que, enquanto a comissão trabalhava, ele foi visitado por representantes de várias empresas estrangeiras oferecendo urnas para o Brasil. “Eu dizia: não, vamos fazer uma urna tupiniquim, simples e barata. E assim conseguimos”, afirma o ministro Velloso.

Quatro anos depois, nas Eleições de 2000, as urnas eletrônicas chegavam a todos os cantos do país, no primeiro pleito totalmente informatizado do Brasil. Desde então, a Justiça Eleitoral vem ampliando o parque de urnas eletrônicas para atender o crescimento do eleitorado brasileiro.

CELEBRAÇÃO.

Indagado sobre o significado dos 25 anos da urna eletrônica (1996/2021), Carlos Velloso foi enfático: “A urna trabalha pela legitimação da democracia. E não há significado maior”. Para ele, o sucesso da urna eletrônica mostra que, num determinado momento, os brasileiros tomaram consciência de que uma democracia representativa se legitima pela vontade do povo, e que essa vontade se expressa no voto e com eleições limpas.

Nestas mais de duas décadas de atividade, a urna eletrônica coletou e apurou os votos de milhões de eleitores em 25 eleições gerais e municipais (contando os dois turnos), com segurança e total transparência. No pleito municipal de 2020, mais de 147 milhões de eleitores votaram em mais de 400 mil urnas eletrônicas instaladas em 5.567 municípios, consolidando o Brasil como o país com a maior eleição informatizada do mundo.

ESCLARECIMENTO.

ESCLARECIMENTO - Segundo o Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Social (IDEA Internacional), 23 países usam urnas com tecnologia eletrônica para eleições gerais e outros 18 as utilizam em pleitos regionais.

Entre os países estão o Canadá, a Índia e a França, além dos Estados Unidos, que têm urnas eletrônicas em alguns estados. O mapa que pode ser acessado a partir do link a seguir ilustra o uso da votação eletrônica no mundo é: https://www.idea.int/new-media/media/use-e-voting-around-world. No Brasil, o modelo passou a ser usado em 1996.

CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: O CONSAUDE – Conselho Intermunicipal de Saúde e do Litoral Sul, Estado de São Paulo, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 231 (DUZENTAS E TRINTA E UMA) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições abertas até o dia 05/11/2024. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL, MÉDIO, TÉCNICO e SUPERIOR. Salários: até R$ 17.753,44;

RN: A Prefeitura de Afonso Bezerra, Estado do Rio Grande do Norte, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 08 (OITO VAGAS) PARA AGENTE DE COMBATE AS ENDEMIAS, inscrições abertas até o dia 27/10/2024. Escolaridade exigida: ENSINO MÉDIO. Salários: até R$ 2.824,00;

SE: A Prefeitura de Aracaju, Estado de Sergipe, realizará CONCURSOS PÚBLICOS, oferecendo 425 (QUATROCENTAS E VINTE E CINCO) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições até o dia 21/10/2024. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 3.006,35. Maiores informações acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 05: Michaell Chaves – UERN. SEGUIDOS POR: Adorgildo Alves – Ag. de Saúde, Jefferson Barros - Natal e Selma Medeiros – Professora (06); Adriano Cavalcante – PT e Lucila Moura – Professora (07); Bernardo Ribeiro – Natal, Lenilda Santos – Atriz, Francimar Felinto – Topógrafo, Lúcia Pereira e Luciene Holanda – FUNDASE e, Robson Silva - EMPARN (08); Canindé Maia – Advogado, Goretti Ferrante – São Paulo/SP e Soraya Helena - Professora (09); Betânia Tôrres – Sêbado, Paulo Nogueira – Professor e Ricardo Lopes – Fotógrafo (10). E DIA 11: Alaíde Frota - Autônoma; Arimatéia Morais – P.O., Cláudio Mesquita - Autônomo, José Wilson – Músico; Luiz Avelino – Sindicalista e Neide Silva – Autônoma.

DE AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Bom dia Frequência Música, aprovadíssima. Paula Dantas – Aracati/CE. – Gratidão nobre Paula Dantas ouvinte de nosso vizinho estado, Ceará, precisamente em Aracati que já visitei-a por vezes. É uma cidade simpática e povo acolhedor.

Ah!, amigos, escutem nossa rádio acessando o link: https://frequenciamusica.com.br ou www.radios.com.br, no campo “buscar rádios” digite Frequência Música Mossoró – clic na lupa, espere abrir e outro clic “ouvir”. Pelo link você tem a opção de votar na enquete e escrever algo no campo “recados”.

DIA: hoje é Dia da Ave, Dia da Micro e Pequena Empresa, Dia do Boia-Fria, Dia Internacional dos Professores, Dia Mundial da Habitação e Dia Universal da Criança. Amanhã (06) será Dia do Tecnólogo.

MEMÓRIA bdc:

HÁ 246 ANOS! Ocorreu o 1º casamento religioso da cidade de Mossoró, então Capela de Santa Luzia, em 06 de outubro de 1778.

PANO RÁPIDO:

“A FARSA CAIU” DIZ BOULOS SOBRE LAUDO PUBLICADO POR MARÇAL. 247 - O candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (Psol) declarou neste sábado (5) que o laudo médico falso, divulgado por Pablo Marçal (PRTB) na última sexta-feira (4), no qual sugeria que o psolista havia testado positivo para uso de cocaína, foi desmascarado em poucas horas.

“Eu já tinha visto nesse país o desespero dos nossos adversários com o crescimento da onda da mudança em São Paulo. Ontem, um deles chegou ao limite de falsificar um documento, mas a farsa caiu. A farsa foi desmascarada em poucas horas. Agora, o que a gente espera é que a Justiça tome as medidas cabíveis”, afirmou Boulos em ato de campanha na Avenida Paulista.

Além de o documento ser falso, o médico que assinou o laudo já morreu, e a fraude na assinatura foi confirmada pela secretária do falecido. O dono da clínica Mais Consulta, Luiz Teixeira da Silva Junior, responsável pelo laudo, também é amigo de Marçal e já foi condenado por falsificação de documentos públicos, incluindo um diploma de medicina. Boulos informou que já entrou com ações na Justiça Civil e Eleitoral. FONTE: brasil247.com em 05/10/2024.

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É cantor, compositor, sanfoneiro, poeta, apresentador, empreendedor e político brasileiro.

INÍCIO - Foi criado em Jardim do Seridó, interior do Rio Grande do Norte, onde desde criança já apreciava a poesia e a boa música nordestina.

Ainda no início da adolescência dava os primeiros acordes na sanfona. Em Jardim do Seridó viveu até os 19 anos, quando voltou para Campina Grande.

TROPEIROS DA BORBOREMA.

Na Rainha da Borborema (Campina Grande), por volta de 1984, conheceu o grupo de cultura nativa “Tropeiros da Borborema” e, a convite de Gerson Brito, seu Diretor, passou a ser "tocador oficiá dos tropêros". Como membro dos Tropeiros, Amazan teve oportunidade de mostrar a sua arte para vários estados brasileiros e até para a Europa, sendo o grupo uma vitrine para o seu trabalho e para uma mudança profunda na sua visão do mundo.

Junto com dois outros integrantes formou "Os Três do Forró" e gravou o seu primeiro compacto. Algum tempo depois este grupo se desfez e um novo trio foi criado, o "Festejo Nordestino", e mais um compacto gravado.

CARREIRA SOLO:

Em 1989, em carreira solo, grava o primeiro LP, "Naturalmente". A poesia chegou primeiro na vida de nosso homenageado e por volta dos doze anos escreveu o primeiro de uma série de cordéis. Escreveu e editou três livros, são eles: Palavra De Nordestino, Nordeste Em Carne e Osso e, Humô Rimado, lançado em 2009. Neste mesmo ano, fez várias apresentações no programa TV Xuxa da rede Globo, onde participou de dois concursos de paródias onde sagrou-se campeão em ambas edições.

No ano, 2011, foi o artista participante da campanha publicitária junina da cerveja Nova Schin veiculada em todo o Brasil, onde narrava as histórias acompanhado de seu acordeon.

Amante do forró, enriquecido pelas raízes culturais que lhe deram suporte para buscar estabilidade, autenticidade, mas também pela responsabilidade de levar ao seu público uma cultura enraizada nos pilares nordestinos, com amor e respeito ao gênero musical sem recorrer a apelos agressivos.

POLÍTICA:

Em 2012, foi candidato a prefeito de Jardim do Seridó/RN, pelo PSD, obtendo 4.506 votos (48,44% dos votos válidos) e ficado em 2º lugar, quando foi eleito Padre Jocimar, do PMDB, que obteve 4.796 votos (51,56% dos votos válidos).

Em 2014, foi candidato a deputado estadual do Rio Grande do Norte pelo PSD, obtendo 22 243 votos (1,34% dos votos válidos). Sendo o 28º mais votado, ficou na segunda suplência de sua coligação.

Nas eleições de 2016, foi eleito prefeito da cidade de Jardim do Seridó, no estado do Rio Grande do Norte pelo PSD, obtendo 4.600 votos (51,13% dos votos válidos).

Nas eleições de 2020, foi reeleito prefeito da cidade, obtendo 50,70% dos votos válidos derrotando Iron Júnior que ficou em segundo lugar com 49,30% dos votos.

VIDA PESSOAL E EMPREENDEDORISMO.

É casado e pai de oito filhos. Três deles trabalham na fábrica de acordeons Leticce, idealizada e fundada em 2003 por Amazan. Uma das filhas, Marileide, é a gerente da empresa.

Outro filho, Luan, participou da primeira edição do programa Superstar, da TV Globo, com a banda Luan e Forró Estilizado, tendo sido um dos finalistas do programa (3º lugar de um total de 35 bandas).

Reportamo-nos sobre JOSÉ AMAZAN SILVA, 61 anos, é seu nome de registro e batismo, mas, conhecido artisticamente por “AMAZAN”, ele nasceu no dia 05/10/1963 no município Campina Grande/PB. Dotes artísticos: cantor, compositor, sanfoneiro, poeta, apresentador, empreendedor e político brasileiro. Instrumento de trabalho: voz e acordeon ou sanfona para nós nordestinos. Gêneros musicais: Forró. Está em atividade desde 1984. FONTE: pt.wikipedia.org/wiki/Amazan.

Em sua discografia constam de 32 discos gravados entre 1989/2018 sendo: 30 de estúdio e 02 ao vivo, entre todos 03 volumes sob títulos de “Dez Poemas Engraçados” gravados em 1994, 2001 e 2008.

Dentre seus sucessos destacam-se: “O Filho da ExceLência”, “A Cabritinha”, “É Hoje Que Eu Só Chego Amanhã”, “A Bodega do Matuto” e “Benedita Aparecida”.

QUEM CANTA ...

Meu coração tem hora que prefere ficar sozinho / Depois chorando implora uma esmola de carinho / De tanta crueldade que meu coração apronta / Virou propriedade que ninguém quer tomar conta...”. (“Coração Turista”. De Amazan. Canta: Amazan).

... OS MALES ESPANTAM!

Dedicamos essa EDIÇÃO: aos micros e pequenos empresários, boias-frias, professores do mundo inteiro, aos habitantes, as crianças do universo e aos tecnólogos.

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“A Árvore do Menino”. (Poesia Para Criança – 23/12/2017).

 

A árvore do menino
Pulava de alegria
Quando ele sorria.

E se sentava em cima dela
Às vezes o menino dizia
Vou crescer e ser teu guia.

Mas eram somente palavras
De um menino sonhador.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário