sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

BDC - Coluna de Notícias n. 1.099.

 

“SISTEMA BDC / FM – Blog Democratizando a Comunicação – Coluna de Notícias e

Frequência Música Rádio (Web)”.

“Uma forma diferente de noticiar e músicas de todos os tempos, o tempo todo!”

Ano XVI – Edição nº 1.099 (geral) e 4ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos:

hermesoliveira1@hotmail.com / https://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br e https://www.frequenciamusica.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Vivo (WA) e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, 27 de janeiro de 2024 – Atualização aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2024. Semana: 4ª/53; dias: 27/366 e faltam 339  para o final do ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

NOS TRILHOS! Por que rodas de trem são de ferro? – Porque se fossem de borracha apagariam as linhas! FONTE: https://canautech.com.br/com.br/apps/as-50-piadas-mais-engracadas-do-gloogle-assistente/. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomartinsescritor.blogspotcom).

Estimados/as Amigos/as:

PRAÇAS DÃO VIDA AS CIDADES II – Gosto de praças e tenho muito carinho nelas porque lá conheci minhas primeiras paqueras. Idos anos 70 numa época sem violências que podíamos conquistar e ser conquistados a “cada rodada” numa caminhada não para “perder peso” mas “ganhar minas”!. Minha praça querida é a “Raimundo Rubira” no Boa Vista e hoje passando por lá me encho de saudades vendo-a vazia e esquecida. Seja de noite ou dia..., fecho os olhos e vejo a então televisão da praça, em preto em branco, com os últimos “telespectadores” esperando o saudoso Elpídio do Bar vir com seu barrigão de chave na mão para desligá-la. Restavam os últimos casais que os pais ou mães “esqueciam” as crias! Até concordo com o Roberto Carlos cantarolando – “Velhos tempos, belos dias” Boa leitura nobre leitor/a.

 

DONO DE IMÓVEL NÃO RESPONDE POR DÉBITO DE CONDOMÍNIO ANTERIOR A USUCAPIÃO, DIZ STJ. SP - A dívida condominial é uma obrigação propter rem (na qual o titular do direito sobre uma coisa passa a ser devedor da prestação que não foi paga pelo antigo proprietário), o que impõe sua transmissão ao novo proprietário do imóvel. Contudo, se o bem foi adquirido por usucapião, essa forma de aquisição prevalece sobre o caráter propter rem do débito. Nesse caso, o atual possuidor não responde pela dívida deixada pelo antigo dono.

Seguindo esse entendimento, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, por maioria de votos, confirmou decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que desconstituiu uma penhora promovida para a execução de débitos condominiais.

O caso teve início com uma ação de execução ajuizada por um condomínio para cobrar taxas que o dono de um imóvel deixou de pagar entre 1997 e 2000. A cobrança levou à penhora do bem em 2019. Ocorre que, em 2004, duas pessoas passaram a exercer a posse da unidade por usucapião — que foi oficializada em 2021.

Informados sobre a penhora, os atuais proprietários entraram com embargos pedindo que o procedimento fosse desfeito. Eles alegaram que a dívida referente à penhora era anterior à posse por usucapião — que é considerada modo originário de aquisição, no qual não há a transmissão do bem, nem vínculo entre o proprietário atual e o anterior. A tese foi acolhida em primeiro grau e confirmada na segunda instância. O condomínio recorreu. Veja matéria completa acessando: https://www.conjur.com.br/2024-jan-26/dono-de-imovel-nao-responde-por-debito-de-condominio-anterior-a-usucapiao-diz-stj/.

SINAI: SETOR JURÍDICO PASSA A CONTAR COM NÚMERO DE WHATS APP - O SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) comunica aos seus filiados que o setor jurídico com WhatsApp desde do dia 22 de janeiro (segunda-feira). Para garantir uma comunicação ágil e eficiente, os filiados são orientados a salvar o número de WhatsApp em seus contatos: (84) 9.9649-0107. O número poderá ser acionado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

De acordo com o coordenador de Assuntos Jurídicos do SINAI, Eliel Bezerra, a medida deve facilitar o contato dos filiados, que terão mais essa opção para esclarecimento de dúvidas e suporte jurídico. “A inclusão do WhatsApp como canal de comunicação visa proporcionar mais comodidade aos servidores filiados ao Sindicato, permitindo que possam tirar dúvidas sobre processos e enviar documentos de forma rápida e segura”, afirma Eliel.

A coordenadora Geral do SINAI-RN, Zilta Nunes, destaca a importância da iniciativa: “Estamos sempre em busca de alternativas para facilitar o acesso dos nossos filiados aos serviços oferecidos pelo Sindicato. A inclusão do WhatsApp no setor jurídico é mais um passo nesse sentido, permitindo uma interação mais direta e eficiente” finaliza a coordenadora. FONTE: sinairn.com.br/.

ACONTECEU E ACONTECE/NDO - por Hermes Oliveira, editor:

ü  A TRANSFERÊNCIA DO POSTO DA PRF MOSSORÓ/NATAL aconteceu em 26 de janeiro de 2018, uma obra iniciada em 2010 que quase virou obra inacabada, mas que hoje uma bela estrutura em funcionamento que deve melhorar com a sonhada duplicação;

ü  O NASCIMENTO INALDA CABRAL aconteceu em 25 de janeiro de 1925, uma pau-ferrense de fibra e determinação, foi professora e secretária de educação do estado. Com uma bela história de vida e desafios de glórias. Falecera aos 95 anos no dia 09 de fevereiro de 2020; ela e toda sua família têm nosso respeito e admiração;

ü  O PROGRAMA SILÊNCIO DA SERESTA acontecendo todas as noites, de 19h30 às 21h, pela Rádio Rural de Mossoró (AM 990MHZ). Sob a batuta do mestre Edvar Duarte que há 25 anos segura a bandeira da música de violeiros e cancioneiros de vanguarda e quadros bem interessantes. Particularmente adoro o “Gaveta do Ouvinte”, sucessos mil, amigo ED!

ü  NO CAJARANA’S BAR acontece todas nas noites de sextas-feiras, de 20 às 23h, música ao vivo à moda voz e violão. “Desde que assumimos a administração desafiamos os nossos clientes e apostamos nas conquistas de ampliar a clientela, assim vamos avançando com a aceitação de todos. Oportunamente convido todos a prestigiar nossos artistas local num processo rotativo, estamos funcionando de quarta-feira ao domingo”. Afirmou João Churrasqueiro ao Sistema BDC e FM – Frequência Música.

FIQUE SABENDO...Dia Orador - 27 de janeiro”. *FONTE: https://dropsdocotidiano.com/2023/01/24/dia-do-orador/.

76% de 300 empresas acreditam que a comunicação realizada de maneira correta no ambiente de trabalho se torna o principal motivo de sucesso em um projeto.

No dia 27 de janeiro é celebrado “O Dia do Orador”. O orador é responsável por externalizar o pensamento de um grupo através da sua voz, de maneira clara, objetiva e que cative a atenção do público para compreenderem a mensagem que está sendo transmitida.

No mercado de trabalho, uma boa oratória não é eficiente apenas para o momento de expressar suas ideias, mas também auxilia a manter uma boa comunicação em equipe, evitando conflitos.

Conforme dados levantados pelo Project Management Institute Brasil (PMI), 76% de 300 empresas acreditam que a comunicação realizada de maneira correta no ambiente de trabalho se torna o principal motivo de sucesso em um projeto.

O orador também está presente na função de motivar, parabenizar e apresentar, entretanto, de acordo com a docente do curso de Dicção, Desinibição e Oratória do SENAC Tarquara, Tania Franzen, o seu principal papel é informar e influenciar para atrair a atenção dos ouvintes que estão presentes.

“O pensamento emitido deve ser planejado e estruturado, consoante ao seu objetivo. Sempre é necessário buscar assertividade nas palavras. Na apresentação de um evento o orador que irá conduzir o cerimonial e o protocolo, estabelecendo uma ordem e organização fundamental para o bom andamento e êxito dele”, explica.

Para quem deseja começar a desenvolver a habilidade de oratória, Tania enfatiza que é um processo realizado por uma série de técnicas que se completam e recomenda que inicie pelo controle da postura e da respiração.

“Através da postura física correta podemos trabalhar nossa expressividade de modo mais ajustado, sem tantos ruídos corporais que atrapalham. Além disso, essa postura física auxilia a ajustar nossa mentalidade e organizar a linha de raciocínio, melhorando a confiança e a segurança. Já sobre a respiração, o controle diafragmático, aprimora a emissão da voz para adequar a projeção e o volume, eliminar tensões e diminuir os famosos ‘brancos’”, informa.

O profissional orador precisa ter facilidade para falar em público, algo que pode ser difícil para muitos indivíduos que possuem timidez, medos ou bloqueios. A professora esclarece que isso é uma questão de prática e que com treinamento correto, é possível perder o receio. “A facilidade de falar em público virá com o conhecimento das técnicas aliado à sua aplicação e execução que são fundamentais”, afirma.

Sobre a formação de Dicção, Desinibição e Oratória oferecida pelo SENAC Taquara, a especialista destaca que a metodologia maleável é o diferencial, nela os alunos são incentivados a realmente colocarem em desempenho o conteúdo aprendido, sendo adaptável conforme o perfil e objetivo de cada turma.

“Como docente procuro ter esse olhar observador, avaliativo, respeitoso e com amorosidade, conduzindo o aluno a ajustar e desenvolver suas potencialidades e não somente eliminar as dificuldades. As aulas visam ser participativas, dinâmicas e extrovertidas, para que o estudante absorva o conhecimento e possa aplicá-lo de forma tranquila e transformadora”, finaliza.

*Os interessados na capacitação podem se inscrever pelo site http://www.senacrs.com.br/taquara. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3541-5370 ou pelo WhatsApp (51) 99654-7689. O Senac Taquara está localizado na rua General Frota, 2661, no bairro Centro.

CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: O BACEN – O Banco Central do Brasil realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 100 (CEM) PARA CARGO DE ANALISTA. Inscrições abertas até o dia 20/02/2024. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 20.924,80;

AL: A SEDUC – Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, realizará, PROCESSO SELETIVO oferecendo 328 (TREZENTAS E VINTE E OITO) VAGAS PARA CARGOS. Inscrições até o dia 30/01/2024. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 3.274,67;

BA: O IF BAHIANO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, realizará DOIS CONCURSOS PÚBLICOS oferecendo 96 (NOVENA E SEIS) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições abertas até o dia 07/02/2024. Escolaridade exigida: MÉDIO, TÉCNICO E SUPERIOR. Salário: até R$ 10.481,64. Maiores informações acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NAS SEMANAS FESTIVAS“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 27: Ana Paula Lopes – Autônoma, Carol Ribeiro - Jornalista e Denys Tavares – Professor. SEGUIDOS POR: Rosineide Maria – ex-Central do Trabalhador, Socorro Rocha – Professora e Zuíla Alves – Emater/RN (28); Edy Lemos – Cantor e compositor, Elias Ribeiro – Autônomo, Elizabete Duarte – Doze Anos; Márcio Alexandre e Marcos Antônio Ferreira – Jornalistas (29); Raimundo Nonato Sobrinho “O Cinquentinha” – Agente de Saúde e William Pereira – Professor (30); Agnaldo Andrade – Poeta, Evânia Batista – Podófila e Ezilda Soares - autônoma (31); Brígida Lima – Professora, Carlos Lopes – FUNDASE, Carlos Maia – Adv., e Kleber Barreto – Professores e Marcos Romualdo – EMATER (1º). E DIA 02: Adriana Vieira – CM 8, Glória Bezerra – Enfermeira, Goretti Freitas – FUNDASE, J. Nobre – Radialista, João Paulo – Professor e José Maria –FUNDASE.

DE AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Amigo Hermes, quanto tempo não sabia de ti, soube através de Nilson Costa de sua aptidão boa na comunicação. Parabéns pela rádio e quero ouvir você falando. Paulo de Neném”. Que legal Paulo, não disse por onde andas mas vale o registro sim, e com muita satisfação; em breve monto o estúdio e “apareço com voz”! Ah!, acessem nossa rádio pelo link: frequenciamusica.com.br ou www.radios.com.br, digite Frequência Música Mossoró no campo “buscar rádios” – clic na lupa, espere abrir e clic “ouvir”. Pelo link você tem a opção de votar no enquete e escrever algo no campo “recados”.

DIA: hoje é Dia do Orador e Dia Internacional da Lembrança do Holocausto. Amanhã (28) será Dia do Comércio Exterior e Dia do Portuário.

MEMÓRIA bdc:

HÁ 261 ANOS! Elevação do Brasil a Vice-reinado em 27 de janeiro de 1763. A parit da falência dos sistemas de capitanias hereditárias, foi que Dom João III acabou criando o cargo de governador geral do Brasil, através do regimento realizado em dezembro de 1548;

EDIÇÃO N. 1.056/2023 (21/01/2023): Supremo conclui análise de prisões de detidos pelos atos de 08 de janeiro; Aconteceu e acontecendo – Balsa Itinerante; D. Consuêlo XLVI; Marcus Lucenna, repórter por uma edição!; Bronca do leitor n. 731 – por Olívio Santiago; Fique Sabendo... “Dia Mundial da Religião e Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa - 21 de janeiro”; “Lula precisa fazer uma limpeza no aparelho militar e a oportunidade é agora”, diz Boaventura Sousa Santos.

PANO RÁPIDO:

O CERCO SE FECHA E AS FAKE NEWS DE BOLSONARO JÁ NÃO DÃO CONTA DA REALIDADE. 247 – O bolsonarismo sangra e agoniza ao vivo e em cores aos olhos de toda uma nação. A “Operação Vigilância”, desencadeada na manhã de ontem (25/01) em endereços ligados ao deputado federal e ex-diretor da ABIN, Alexandre Ramagem, revela não apenas a espionagem clandestina de mais de 30 mil cidadãos, mas também os porões de uma organização criminosa que se instalou dentro do governo militarizado de Bolsonaro.

Uma verdadeira “gestapo” encravada e atuando dentro do Palácio do Planalto para defender o “capo” e sua família, seus interesses políticos e econômicos.

A reação dos principais personagens envolvidos nesse escândalo, fala por si. Pela primeira vez nos últimos cinco anos, dois bolsonaristas-raiz correram para dar entrevistas na rede Globo, a mesma que Bolsonaro ameaçava tirar a concessão quando estava na presidência. Acuados, o hoje deputado federal Alexandre Ramagem e o senador Flávio Bolsonaro, não convenceram ninguém, nem mesmo o porteiro da “Vivendas da Barra”, em suas entrevistas. O primeiro, apesar da falsa passividade, não respondeu às perguntas; o segundo, que junto com o pai e os irmãos, usou e abusou das fake news nas redes sociais, demonstrou que fora do ambiente virtual, não sabe como lidar com o mundo real e a verdade dos fatos. Se enrolou todo e não conseguiu uma resposta plausível para explicar os motivos para a ABIN ter monitorado os movimentos da promotora de Justiça Simone Sibilio do Nascimento, que esteve à frente das investigações do assassinato de Marielle Franco. FONTE: brasil247.com.br, em 26/01/2024.

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É instrumentista, cantor, compositor e produtor musical. Ficou conhecido nacionalmente com o sucesso "Reluz", gravado em 1982 e que vendeu mais de um milhão de exemplares, ficando em primeiro lugar nas paradas do ano. Ao longo de sua carreira gravou doze discos.

Toca e compõe desde criança. Ainda adolescente, integrou a banda de rock Os Inocentes.

Em 1975 fez parte do grupo Antares, juntamente com Gote e Zé Henrique.

Em 1978 integrou o grupo O Circo, ao lado de Fernando Bittencourt, Marcio Bahia, Humberto Resende, Simiana e Marise de Resende. Nesse mesmo ano, venceu o Festival de Miracema, interpretando a canção “Esperança” (Salu).

É parceiro de canções de nomes como Dalto, Erasmo Carlos, Paulo Sérgio Valle, Sérgio Caetano, dentre outros.

Compôs e interpretou trilhas sonoras para a Rede Globo, como “De Qualquer Maneira” (com Dalto), de “Pão Pão, Beijo Beijo” (1983); “A Dança das Horas” (Torcuato Mariano), de Ti Ti Ti (1985); “Adoro” (com Paulinho Lima e Dalto), de Bebê a Bordo (1988) e “Uma História de Amo” (com Cacá Moraes), de História de Amor (1995).

Atualmente, nosso homenageado apresenta o programa A Barca do Som, que vai ao ar toda terça-feira, às 22 horas, na rádio 94 FM do Rio de Janeiro.

Reportamo-nos sobre MARCOS SABINO BRAGA FERREIRA, 65 anos, conhecido artisticamente por “MARCOS SABINO”, nasceu na cidade Rio de Janeiro, então Distrito Federal, no dia 27/01/1959. Dotes artísticos: cantor, compositor, instrumentista e produtor musical: Instrumento de trabalho voz, guitarra, violão e outros. Gêneros musicais: MPB e Pop Rock. Atividade: desde 1975.

Sua discografia consta de 12 discos gravados entre 1982/2018, sendo 06 singles. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcos_Sabino.

Dentre outros sucessos seu destacamos: “Correnteza”, “Dança das Horas”, “De Qualquer Maneira”, “Na Mira do Olhar” e “Reluz”.

QUEM CANTA ...

Solto meu grito, seu nome ao vento / E fico voando, no meu pensamento / Te espero mais livre, a cada manhã...”. (“Reluz”. Compositores: Luiz Gomez & Marcos Sabino. – Canta: M.S.).

... OS MALES ESPANTAM!

EDIÇÃO DEDICADA: aos oradores, a memória das vítimas do Holocausto, profissionais do comércio exterior e aos portuários.

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“Levadas Pelo Vento”. (Poesia para Crianças – 12/07/2022).

 

Levadas pelo vento

as folhas secas

fugiam da menininha.

Bem que corria

atrás delas

a deixar-se sorrir.

Como era bom

o tempo sem pressa

o benquerer do ser criança.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário