“SISTEMA BDC / FM – Blog Democratizando a Comunicação –
Coluna de Notícias e Frequência Música Rádio (Web)”. “Uma forma
diferente de noticiar e músicas de todos os tempos, o tempo todo!” Ano XVI – Edição nº 1.097 (geral) e 2ª do
ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails. Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / https://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br
e https://www.frequenciamusica.com.br/. Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Vivo
(WA) e 9.9921-5275/Tim. *Hermes Alves de Oliveira, idealizador e
editor – Criado em 13 de outubro de 2007. |
Mossoró/RN, 13 de janeiro de 2024 – Atualização
aos sábados.
Túnel
do tempo = Ano: 2024. Semana: 2ª/53, dias: 13/366 e faltam 353 para o final do
ano.
“Causos,
crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:
NÃO AMOLA! Por que a fábrica de canivetes faliu? – Porque a modalidade de venda era a-fiado. FONTE: htps://cabaltech.com.br/apps/as-50-piadas-mais-engracadas-do-gloogle-assistente/. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).
Estimados/as Amigos/as:
O SINAI DARÁ LARGADA NA CAMPANHA SALARIAL VERSÃO 2024 nessa
segunda-feira (15) com os servidores lotados na governadoria (Gabinete Civil, Controladoria
e Procuradoria Geral do Estado) às 10h no Auditório do GAC. Na pauta: Informes,
Debate sobre a decisão do STF/Acórdão do TCE e Encaminhamentos. No dia
seguinte, terça-feira, será com servidores da FUNDASE (Fundação de Atendimento
Socioeducativo do RN) às 10h30 no Auditório da Escola de Governo. Na pauta:
Informes, Campanha Salarial 2024 e Encaminhamentos. As demais categorias da
base do sindicato terão assembleias até véspera de carnaval, após pausa, continuarão
até final de fevereiro. Na primeira quinzena de março uma Pauta Unificada será
entregue ao governo, te prepara Fátima, para uma boa negociação de pleitos
vindouros e pendentes! Boa leitura nobre leitor/a.
NA
ARGENTINA UM GOVERNO SAUDOSO DA DIDATURA MILITAR ATACA DIREITOS DOS
TRABALHADORES. Na Argentina o final
de 2023 está sendo marcado por manifestações contra o governo de Javier Milei
recém-eleito a base de muita mentira e alienação que assim que tomou posse
lançou um pacote contra a classe trabalhadora.
Javier Milei tenta
cortar serviços públicos para os trabalhadores que sofrem com o desemprego e a
carestia, também propõe alteração na legislação com o objetivo acabar com
direitos trabalhistas duramente garantidos através de muita luta pela classe
trabalhadora na Argentina.
A proposta do governo
saudoso da ditadura militar financiada pelo Capital, um governo muito
semelhante ao que vivemos no Brasil de 2019 a 2022 pretende beneficiar os
patrões ao desregulamentar os direitos trabalhistas ampliando a contratação
temporária, diminuindo a indenização dos trabalhadores demitidos, diminuindo a
licença maternidade para as trabalhadoras e imitando a reforma trabalhista de
2017 imposta no Brasil tenta acabar com a ultravidade que é garantia da
manutenção dos direitos já garantidos nas Convenções Coletivas de Trabalho.
Ao mesmo tempo em que
tenta impor através de decretos a exterminação de direitos trabalhistas e de
serviços públicos, o governo tenta proibir manifestações contra seu pacote
chegando ao ponto de tentar cancelar auxílios sociais recebidos por parcela
significativa da população trabalhadora que os recebe para garantir o mínimo de
sustento para si e suas famílias, e tenta proibir a classe trabalhadora de
ocupar as ruas atacando com a violência do aparado do Estado e criminalizando
aqueles que lutam pela manutenção de direitos duramente conquistados (...). FONTE: https://www.intersindical.org.br, em 25/12/2023.
SINDICATOS FAZEM CRÍTICAS AO NOVO CALENDÁRIO
DE PAGAMENTOS. O SINAI - Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta
do RN, o segundo secretário geral Santino Arruda, diz que a categoria não é
contra a mudança, mas faz ressalvas quanto ao processo de transição, que
considera injusto. “Nós do Sinai reclamamos muito em relação ao calendário
anterior, que agora se ajusta, porque ele cometia uma injustiça. Nós nunca
fomos contra o governo antecipar parte dos salários para o funcionalismo
público. Mas isso tinha que ser feito com justiça, com equidade de tratamento,
não discriminando”, diz.
Para Santino, a regra de transição deveria acontecer de
maneira uniforme, para todos os servidores. “Quem ganha R$ 4.001 vai passar
agora para o dia 30 e não é justo isso porque essas pessoas recebiam parte do
salário no dia 15 e não dá para você se programar de última hora, no mesmo mês.
Eu acho que o governo poderia ter se planejado melhor porque ele não perderia
nem ganharia nada com isso. As pessoas vão perder porque vão ter que se ajustar
a uma nova regra, que passa o salário do dia 15 para o dia 30 do outro mês.
Então tem esse problema”, reclama.
O SINSP – Sindicato dos
Servidores da Administração Direta - “O servidor com menor salário, agora, terá de correr atrás
de alterar a data de pagamento dos boletos, cartões, aluguel, entre outros.
Esses servidores, com salários de até R$ 4 mil, já eram acostumados a receber
no dia 15 de cada mês, já tinham tudo programado para essa data. Nosso
sindicato avalia negativamente a mudança no calendário de pagamento, pois vai
impactar os servidores com menores salários. Entendemos que o governo poderia
seguir com o pagamento para os menores salários, independente de categoria”,
diz a sindicalista Janieyre Souto.
O SINSAÚDE – Na mesma linha, o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN
também faz críticas a forma como o Governo conduziu a mudança. Uma das
coordenadoras do sindicato, Rosália Fernandes, lembra ainda que os servidores
da saúde têm uma peculiaridade e costumam receber o salário em até cinco
fatias, devido aos plantões e outras bonificações. Segundo Rosália, a categoria
quer a unificação do pagamento em uma data só, como anunciou o Governo, mas de
forma que os servidores não esperem quase um mês para que o pagamento seja
regulado. FONTE: https://tribunadonorte.com.br/, em 11/01/2024.
ACONTECEU E ACONTECE/NDO - por Hermes
Oliveira, editor:
ü
O FORROZINHO GOSTOSO DA
RURAL acontece reestreia nesta segunda-feira
(15) no mesmo horário, ou seja, logo após a Santa Missa das 17h30. O programa
esteve pausado, ao menos três meses, devido ausência de seu apresentador e
idealizador João Neto para tratamento de saúde. “Olá amigos e
amigas, aqui quem fala é João Neto, nós estamos de volta com o Forrozinho
Gostoso da Rural, o melhor forró pé-de-serra e eu espero por você!”, assinala o titular do
programa. A Rádio Rural pode ser ouvida pela sintonia AM 990KHZ e pelo site:
ruraldemossoro.com.br/. Vamos prestigiar gente, eu estarei sim junto a galera
de ouvinte!
ü A FUNDAÇÃO DO LIONS CLUBE DE MOSSORÓ aconteceu em 13 de
janeiro de 1857. O Senhor Joaquim Felício de Moura foi seu primeiro presidente.
FONTE: Mossoró Nossa
Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira;
ü OS PRAZOS PARA REGULAMENTAR, ADQUIRIR E MUDAR DE DOMICÍLIO
ELEITORAL acontecem até abril (dia
30) e maio (dia 08). O primeiro prazo vale para quem vai adquirir o Título Eleitoral
pela primeira vez e também, para quem vai completar 16 (dezesseis anos) até o dia
da eleição em 06 de outubro; o segundo prazo é para quem vai solicitar mudança
de endereço (zona eleitoral). domicílio (para outra cidade) e regularização;
ü
A AUDIÊNCIA DA FM – FREQUÊNCIA MÚSICA
RÁDIO (Web) está gradualmente
aumentando, acontecendo muitos elogios pela sua grade musical, e o musical “SAMBADÃO”
têm recebido grande aceitação por de músicos ouvintes. Nosso agradecimento
então. Ah!, acessem nossa rádio pelo link: frequenciamusica.com.br ou
www.radios.com.br, digite Frequência Música Mossoró no campo “buscar rádios” – clic
na lupa, espere abrir e clic “ouvir”. Pelo link você tem a opção de votar no
enquete e escrever algo no campo “recados”.
FIQUE SABENDO... “Museu Nacional de Belas Artes – oficialmente criado em 13
de janeiro”. FONTE: https://guiaculturalcentrodorio.com.br/museu-nacional-de-belas-artes.
Situado
próximo à Cinelândia, em um magnífico prédio inaugurado em 1908 para sediar a
Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), o Museu — a partir de sua criação
oficial em 13/01/1937 — compartilhou com a Escola o amplo espaço e, só a partir
de 2003, passou a ocupar integralmente o imóvel.
O acervo do Museu
Nacional de Belas Artes (MNBA) tem como origem as obras trazidas por D. João
VI, acrescidas da coleção do chefe da Missão Artística Francesa, Joachin
Lebreton, e das obras da Academia Imperial de Belas Artes, tornando-se, na
época, a maior pinacoteca do país.
Ao longo dos anos, o
acervo foi ampliado, reunindo atualmente cerca de 70 mil itens. O Museu possui um Núcleo de Conservação e Restauração responsável
pela preservação, exposição e manutenção de todas estas valiosas obras e, para
tal, mantém laboratórios bem equipados, uma ampla reserva técnica e
profissionais que também restauram obras para outras instituições públicas.
Nas
diversas salas abertas ao público são realizadas exposições que proporcionam ao
visitante uma inesquecível experiência de imersão no fabuloso mundo das artes. Uma das exposições permanentes
encontra-se na Galeria de Arte Brasileira do Século XIX, com obras famosas de
Vitor Meireles (Primeira Missa no Brasil e Batalha dos Guararapes), Pedro
Américo (Batalha do Avaí), Zeferino da Costa, Eliseu Visconti e Debret, para
citar apenas alguns talentos.
A outra grande
exposição, na Galeria de Arte Brasileira Moderna e Contemporânea, apresenta
obras dos séculos XX e XXI, mostrando um abrangente panorama através de grandes
mestres, como Portinari, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral, entre diversos
ícones; além de vários artistas contemporâneos.
Muito
visitadas, também, são as Galerias de Moldagens, com cerca de 150 obras de
gesso moldadas sobre esculturas originais dos períodos helenístico, romano e
grego, e as salas de exposições temporárias.
As
mostras podem ser apreciadas livremente, com ajuda de audioguia bilíngue, de
guia em libras, ou agendadas para grupos escolares. O Setor Educativo criou atividades especiais para alunos, professores e
grupos familiares, além de inovadoras ações dirigidas a deficientes visuais.
Outro projeto — Arte em Diálogo — aproxima o artista do público através de
palestras e visitas dialogadas, nas quais as informações vão sendo fornecidas
pelo próprio autor.
Fora das exposições, os
visitantes têm acesso à Biblioteca/Mediateca Araújo Porto Alegre, com seu
acervo especializado em artes plásticas e visuais dos séculos XIX e XX, além
das áreas de museologia, arquitetura e história da arte. Livros sobre arte também são vendidos na recepção do Museu, a
preços acessíveis. Cursos e seminários sobre História da Arte, restauração de
obras e assuntos correlatos são ministrados para o público em geral, e
concertos musicais são realizados todos os meses, como parte do projeto Música
no Museu.
O
MNBA está caminhando rumo aos seus 80 anos, que serão comemorados em 2017, e começa a materializar
várias novidades, como a abertura de uma casa de chá, a criação do circuito
estrangeiro e a ocupação da Rua Heitor de Melo, adjacente ao Museu,
aproximando, cada vez mais, a arte e o público.
CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: Foram divulgados editais para realização do CONCURSO PÚBLICO UNIFICADO, oferecendo 6.640 (SEIS MIL, SEISCENTOS E QUARENTA)
VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições
no período de 19/01 a 09/01/2024. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 22.921,71;
PB:
A Prefeitura de João Pessoa - capital realizará CONCURSOS PÚBLICOS oferecendo 300
(TREZENTAS) VAGAS PARA GUARDA CIVIL
MUNICIPAL e AGENTE DE MOBILIDADE URBANA. Inscrições PRORROGADAS até o dia 22/01/2024.
Escolaridade exigida: ENSINO MÉDIO. Salário:
até R$ 3.297,95;
PE: A Prefeitura de Camocim de São Félix/PE,
realizará CONCURSO PÚBLICO
oferecendo 190 (CENTO E NOVENTA) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições abertas
até o dia 21/01/2024. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL, MÉDIO, TÉCNICO E
SUPERIOR. Salário: até R$ 2.420,00.
Maiores informações acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NAS SEMANAS
FESTIVAS – “Chegou
a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! /
Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 13:
Maria Rosimere – Facebook, Fátima Dantas – Comunicadora,
Iara Soares – Enfermeira, e Maria Da Luz – FUNDASE. SEGUIDOS POR: Alison Adolfo – PT, Fábio Fontes – Comerciário, Fátima
Cardoso – Professora, Jacqueline Cavalcante – Cirurgiã Dentista e Marcione
Medeiros – SEBRAE (14); Iata Anderson – UERN, Jairo
Nunes – DATANORTE (16/02?) e João Batista de Almeida Lopes (João Mossoró –
cantor) (15); Canindé Freitas – Sebista, Marcelo Melo – Comerciário e Maria
Consuêlo Oliveira - Professora (16); Adalzira Jales – FUNDASE, Aldezira Marques
– Professora, Amós Teixeira – Corretor, Aparecida Nogueira e Edimar Vieira –
Professores, Nara Nascimento – DETRAN/RN e Oto Emerson – Autônomo (17); Elaine
(Leninha) Nascimento – Natal; Eliezer Nunes – DATANORTE, Fátima Oliveira –
SINAI, Ivanaldo Xavier – UERN, Josi Nascimento – A. Social, Leniur Dantas,
Liszt Madruga – Jornalista e Rita Oliveira – Doze Anos e Roberto Soares (18). E
DIA 19: Dedé Lopes – Sandubar, Francismar Câmara – PT, Gisa Veira –
Comerciante, Isah Cristina – Facebook, Lúcia Helena – Professora, Luciana
Clarisse – Neta e Raimunda Paiva – UERN.
DE AMIGO/A
LEITOR/INTERNAUTA: “Como cachaça - quanto mais velha melhor, assim é o
nosso Democratizando a Comunicação do amigo e companheiro Hermes, o tempo vai
passando e o Blog ficando cada vez melhor. Grande abraço e um 2024 de
esperanças renovadas! Rubens Coelho”. Fico imensamente lisonjeado
e fortalecido com essa dosagem de ânimo para continuar navegando nas páginas
virtuais em busca de notícias para o nobre leitor RC e outros de mesmo
naipe..., obrigado amigo e grande camarada – todas as esperança renovadas então!
DIA: Amanhã (07) será Dia do Empresário de
Contabilidade, Dia do Lavador de Carros e Dia do Treinador de Futebol.
MEMÓRIA bdc:
HÁ 87 ANOS! Criação do Museu Nacional de Belas Artes, em 13 de janeiro
de 1937, no Rio de Janeiro - capital;
EDIÇÃO N. 1.054/2023 (09/01/2023): Em nota, tribunais
avisam que o judiciário seguirá firme em defesa da democracia; Sinai – Nota de repúdio: “Atrasos
e discriminação marcam pagamento de segunda parcela do 13º salário de
servidores estaduais”; Fique sabendo... “Dia da
liberdade de cultos religiosos – 07 de janeiro”; “Ibaneis está
desmoralizado e será exoneravelmente processado”, diz Lenio Streck.
PANO RÁPIDO:
TONY
GARCIA SE OFERECE PARA TESTEMUNHAR A FAVOR DE DIRCEU EM PROCESSO CONTRA MORO. 247 – O empresário Tony Garcia anunciou, por meio de suas
redes sociais, sua disposição de testemunhar a favor do ex-ministro José Dirceu
em processos relacionados à Operação Lava Jato. Garcia alega ter sido coagido
por Sergio Moro, em conluio com outros membros do Ministério Público Federal
(MPF), a fazer acusações falsas contra Dirceu.
Na declaração publicada nas redes sociais, Tony Garcia
expôs sua experiência, afirmando que foi forçado a dar uma entrevista à revista
Veja em 2005, na qual acusava José Dirceu de envolvimento em atividades
ilícitas. Segundo Garcia, as acusações eram fabricadas e faziam parte de uma
estratégia orquestrada por Moro, Deltan Dallagnol, Januário Paludo e Carlos
Fernando, visando prejudicar o Partido dos Trabalhadores (PT) e seus membros.. FONTE: brasil247.com.br, em 13/12/2024.
DO MUNDO ARTÍSTICO:
Quando o militar carioca Euclides de Farias Távora, por ocasião de uma
parada do navio que o levava para a Itália (na época da Segunda Guerra
Mundial), conheceu a alagoana Maria de Lourdes Santos e o amor falou mais alto,
trocou o Rio de Janeiro por Recife e, embora fosse uma pessoa muito musical e
criativa, nem imaginava que anos mais tarde veria os filhos trilharem o caminho
do estrelato no meio artístico.
Mudando-se com a família para
Garanhuns, município do agreste pernambucano, Euclides passou a se envolver com
o meio musical e a atuar em emissoras de rádio. Foi lá que, em 13 de janeiro de
1950, sua filha Kátia Cilene de Farias Távora veio ao mundo. Com a volta da
família à Recife, a garota prodígio Kátia Cilene começou a cantar com apenas 09
anos de idade, na Rádio Clube de Pernambuco e, chamou tanto a atenção que logo
se tornou detentora do título "Cantora Revelação Infantil do Ano"
passando a integrar também o elenco da emissora TV Rádio Clube, atuando com
cantora, tele-atriz e rádio-atriz, além de garota propaganda.
Aos 12 anos de idade foi
contratada pela TV Jornal do Commercio, maior emissora da capital pernambucana.
Seu primeiro disco foi lançado em 1966 pelo selo pernambucano Mocambo. Na
ocasião, a seleção brasileira de futebol disputava a Copa do Mundo, sediada na
Inglaterra, e por conta do evento, em seu compacto de estreia gravou duas
músicas em homenagem aos principais jogadores brasileiros da seleção: no lado A
o frevo "Rei Pelé", homenageando Pelé e no lado B, o surf "O Iê
Iê Iê do Seu Mané", em homenagem a Mané Garrincha, ambas compostas por
Nelson Ferreira e Sebastião Lopes. A repercussão da música "Rei Pelé"
foi tanta, que chegou inclusive a ser executada na Rádio BBC de Londres na
época.
Interpretando sucessos de Elis
Regina e Nara Leão, Kátia despertou a atenção das grandes gravadoras, chegando
a ser sondada pela internacional RCA Victor, que foi à Recife para contrata-la,
mas não conseguiu devido a um desencontro.
A primeira grande chance no
disco surgiu quando o irmão Luiz Carlos Clay decidiu tentar a carreira
profissional no Rio de Janeiro e, em 1966 assinou contrato com a gravadora CBS.
Através dessa porta que se abriu, surgiu a oportunidade de apresentar a irmã à
direção artística da companhia que, imediatamente também a contratou.
Kátia se recorda que, ao assinar
o contrato com a CBS, imaginava que fosse gravar sambas ou bossa nova, gêneros
conhecidos na época como a tradicional música popular brasileira, mas Othon
Russo, produtor artístico da gravadora na época, determinou que a jovem
intérprete se lançaria gravando música jovem, mais conhecida na ocasião como Iê
Iê Iê. Já que a CBS era uma fábrica de sucessos e trazia em seu cast as
principais estrelas do movimento de música jovem no Brasil, como: Roberto
Carlos, Wanderléa, Renato e Seus Blue Caps e Jerry Adriani, era natural que a
nova estrela dessa constelação também gravasse o gênero do momento.
Assim, em janeiro de 1967,
estreava definitivamente na esteira do sucesso com o primeiro hit "Meu bem
só gosta de mim", versão que Rossini Pinto fez para "Just so Bobby
can see", original da americana Diane Ray e, que pouco depois seria
regravada por Wanderléa. No lado B do single, podia se ouvir a música "Eu
e elezinho" (de Chico Anysio e Arnaud Rodrigues), que virou tema de Kátia
em uma participação no filme "Jerry, a grande parada", estrelado pelo
colega Jerry Adriani nesse mesmo ano.
Embora tenha se lançado cantando
música jovem, continuou apresentando sambas e bossa nova em seu repertório de
shows. Enfrentou duras críticas por aderir ao Iê Iê Iê, como em certa vez que
se apresentou no programa de seu conterrâneo, o cantor e compositor Luiz
Vieira. Como ele já a conhecia de Recife e sabia que ela interpretava MPB, além
de pedir que interpretasse a sua composição mais famosa: "Prelúdio pra
ninar gente grande (Menino Passarinho)", aconselhou a conterrânea durante
a entrevista a gravar esse estilo musical, abandonando o Iê Iê Iê. A direção
artística da CBS não gostou nada do conselho de Luiz Vieira, portanto Kátia
continuou gravando música jovem. Em outra ocasião, quando estava divulgando um
de seus sucessos em um programa de rádio, apresentado pelo comunicador paulista
Alfredo Borba, conhecido por quebrar os discos dos artistas que criticava ao
vivo, Kátia foi interrompida logo no início da apresentação, quando Alfredo
atacou: "Minha filha, o que é isso? Você tem uma voz pequenininha! Vai
lavar roupa..." E ela contra-atacou: "Pois pode pedir pra eu cantar
qualquer música popular brasileira que eu canto! "Eu e a brisa" tá
bom pra você?" Alfredo, se sentindo surpreso e ao mesmo tempo incrédulo
por ter sido interpelado pela jovem cantora, revidou: "Você canta???!!!
Quero só ver! Se você cantar "Eu e a brisa", eu vou tocar o seu disco
todos os dias no meu programa!". Acompanhada pelo cantor Ed Wilson ao
violão, Kátia não só cantou, como encantou com sua interpretação de "Eu e
a brisa" (de Johnny Alf), tanto que foi obrigada a mais uma vez ouvir,
dessa vez de quem a criticou severamente, que estava no caminho errado e teria
que gravar música popular brasileira.
Hoje pode soar estranha essa
divisão: Música Popular Brasileira x Música Jovem, mesmo por que, independente
de sofrer grande influência da música internacional, o "famigerado"
Iê Iê Iê não deixava de ser também música popular brasileira, mas naquela época
havia essa curiosa separação e, muitos tradicionalistas torciam o nariz para a
nova onda da música jovem que varria o mundo, para eles era algo passageiro e
sem qualquer valor. Apesar das críticas, a menina Kátia continuava a fazer o
que mais amava: cantar, independente do gênero. Se recorda que para o público
que assistia aos seus shows da época era impactante ver a garota sensação do Iê
Iê Iê encerrar a apresentação cantando uma seleção de sambas.
O primeiro programa que lhe
abriu as portas ao chegar no Rio de Janeiro foi "Festa do Bolinha",
de Jair de Taumaturgo (na TV Rio). Com a crescente popularidade passou a
aparecer nos principais programas da época, como: "Jovem Guarda",
"Discoteca do Chacrinha", "Programa José Messias", "TV
Fone", "Programa Silvio Santos", "Hebe Camargo",
"Rio Hit-Parade", entre vários outros, além de excursionar por todo o
país se apresentando em circos, clubes, ginásios e casas noturnas. Recorda
momentos inesquecíveis vividos nos bastidores das emissoras de TV, como das
vezes que dividiu o camarim com a atriz Leila Diniz, ícone da liberdade
feminina no Brasil e símbolo sexual da época.
Para dar sequência ao primeiro
sucesso "Meu bem só gosta de mim", ainda em 1967 a produção artística
da CBS escolheu mais uma versão para o segundo compacto na fábrica. Desta vez
foi "Puppet on a string", vencedora do Festival europeu Eurovisão da
Canção daquele ano, na interpretação da britânica Sandie Shaw. No Brasil a
música ganhou o título de "Estou feliz", em versão assinada por
Lilian Knapp (da dupla Leno e Lilian) e virou o lado A do disco de Kátia. Ela
se recorda com carinho de quando estava nos estúdios da CBS registrando essa
gravação e Roberto Carlos, também presente naquele momento, passou a dar dicas
para ela na interpretação da canção e se lembrou que pouco tempo antes só o via
pela televisão lá em Recife e, jamais poderia imaginar que o seu ídolo um dia
ajudaria a produzir uma de suas gravações. Apesar das dicas do rei Roberto,
"Estou feliz" acabou não emplacando na voz de Kátia, já que havia
sido lançada anteriormente por Ed Carlos e se consagrando na voz do então
reizinho da Jovem Guarda, cantor paulistano apadrinhado por Roberto Carlos.
Em 1968, após o sucesso de
"Brasa Viva", a CBS resolveu deixar de lado as versões e apostar nas
composições brazucas, foi quando Kátia gravou: "Pare de falar" (de
Roberto Corrêa e Sylvio Son) e "Bilhetinho apaixonado" (de Niquinho e
Othon Russo), com o acompanhamento do grupo The Fevers. Repetindo a fórmula do
disco anterior, o sucesso ficou no lado B com o mega-sucesso "Bilhetinho
apaixonado", tornando-se até hoje o carro-chefe de sua trajetória.
Em meados da década de 1990 se
mudou com a família para São Paulo e, alguns anos mais tarde se uniu a um grupo
de cantores e amigos, como Os Caçulas, Deny e Dino, Luis Vagner e outros a fim
de lançar um CD apresentando a regravação do antigo sucesso de cada um e uma
música inédita. Infelizmente a ideia ficou só no projeto, embora tenha chegado
a registrar em estúdio a canção "Coração" (de Luis Vagner),
acompanhada ao violão pelo autor da música e, de ter a divulgado em alguns
programas de rádio na época, a música nunca foi lançada comercialmente.
Sua última apresentação ao vivo
foi em outubro de 2009, no show em comemoração ao aniversário do programa
Musishow (Rádio Nacional do Rio de Janeiro). Atualmente, afastada do meio
artístico, vive com o marido no litoral de São Paulo.
Reportamo-nos sobre KATIA CILENE TAYLOR, 74 anos, conhecida
artisticamente por ¨KATIA CILENE”,
nascida na cidade Garanhuns/PE no dia 13/01/1950. Dotes artísticos: cantora:
Instrumento de trabalho voz. Gêneros musicais: Jovem Guarda, samba, bossa-nova
e MPB. Atividade: 1966 a 1999.
Sua discografia consta de 17 discos
gravados entre 1966/1988, sendo 07 compactos simples e 10 LPs de estúdio e
coletâneas.
FONTE: https://jgsaudade.blogspot.com/2017/04/katia-cilene.
Dentre outros sucessos seu destacamos: “Bilhetinho
Apaixonado”, “Eu Não Consigo”, “Meu Bem Gosta Só de Mim”, “Brasa Viva” e “Eu e
Elezinho”.
QUEM CANTA ...
“Dentro do meu livro de leitura,
encontrei um bilhetinho / Que você me escreveu, era um bilhetinho apaixonado /
Que dizia está gamado, só por mim e mais ninguém...”. (“Bilhetinho
Apaixonado”. Compositores: Niquinho e Othon Russo. – Canta: Katia Cilene).
... OS MALES ESPANTAM!
EDIÇÃO DEDICADA: aos empresários de contabilidade, aos lavadores de carros e
aos treinadores de futebol.
PÁGINA DA DANDA:
(https://rosangelatrajano.com.br).
“Se a Gente Entristece”. (Poesia para
Crianças – 12/07/2022).
Se a gente entristece a
janela não abre a
menina não cresce. |
Se o mundo chora florzinha
murcha não
vem a senhora. |
Se nos levam de nós ficamos
meio tortos caminhamos a sós. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário