sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

BDC - Coluna de Notícias n. 1.094.

“SISTEMA BDC / FM – Blog Democratizando a Comunicação – Coluna de Notícias e

Frequência Música Rádio (Web)”.

“Uma forma diferente de noticiar e músicas de todos os tempos, o tempo todo!”

Ano XVI – Edição nº 1.094 (geral) e 41ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos:

hermesoliveira1@hotmail.com / https://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br e https://www.frequenciamusica.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Vivo (WA) e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 16 de dezembro de 2023 – Atualização aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2023. Semana: 50/52, dias: 350/365 e faltam 15 para o final de ano.

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

FAMÍLIA DE CARROS: Qual a peça mais antiga do carro? – O vô-lante! FONTE: https://canaltech.com.br/apps/-as-50-piadas-mais-engracadas-do-google-assistente/.  Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

“INVESTIMENTO COM PESSOAL” E NÃO GASTO, assim é que devem ser tratados os servidores e trabalhadores públicos pelos gestores e vistos pela sociedade. Que para prestar bons serviços não basta bons salários e sim boas estruturas também – indistintamente! Vemos no RN, nem só, mas em todos os estados brasileiros a notória disparidade salarial e estrutural a começar pelos poderes que muito podem perante estruturas quem nem se estrutura, como a nossa sofrida Estação Rodoviária Estadual localizada no Complexo Diran Ramos do Amaral. Lá é um descaso sem causar solução e o silêncio perpetua. Faltam servidores no DETRAN, DER e poucos setores (outrora muitos) na Central do Cidadão que se não derem a devida atenção fechará por falta de condições estruturais. Exigimos já “Investimento” na folha de pessoal para o pessoal, “Investimento Estrutural” para melhor atender a sociedade e “Investimento na Humanização” de cidadãs e cidadãos a viver com dignidade e respeito. Todos e todas sem distinção! Boa leitura nobre leitor/a.

PLANO DE SAÚDE NÃO PODE REDUZIR ATENDIMENTO EM HOME CARE SEM INDICAÇÃO MÉDICA. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, decidiu que é vedado ao plano de saúde reduzir o atendimento hospitalar em domicílio, conhecido como home care, sem indicação médica. Para o colegiado, a repentina e significativa redução da assistência à saúde durante tratamento de doença grave e contrariando a indicação médica viola os princípios da boa-fé objetiva, da função social do contrato e da dignidade da pessoa humana.

Uma mulher, diagnosticada com parkinsonismo com evolução para espasmicidade mista e atrofia de múltiplos sistemas (MAS), ajuizou ação de obrigação de fazer combinada com compensação por dano moral após o plano de saúde reduzir seu tratamento domiciliar, de 24 para 12 horas por dia. O juízo de primeiro grau considerou que a redução foi indevida e determinou que o plano mantivesse o home care de forma integral. 

No entanto, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) reformou a decisão, limitando os serviços ao máximo de 12 horas diárias, sob o fundamento de que o home care com enfermagem de 24 horas não deve ser concedido para casos de maior gravidade, pois nessas situações o mais adequado seria manter o paciente no hospital.

Significativa diminuição da assistência à saúde deve ser considerada abusiva.

A relatora do recurso no STJ, ministra Nancy Andrighi, ponderou que, mesmo não tendo havido a suspensão total do home care, ocorreu uma diminuição "arbitrária, abrupta e significativa" da assistência até então recebida pela paciente – conduta que deve ser considerada abusiva.

"A redução do tempo de assistência à saúde pelo regime de home care deu-se por decisão unilateral da operadora e contrariando a indicação do médico assistente da beneficiária, que se encontra em estado grave de saúde", disse.

A ministra também questionou o entendimento do TJPE de que a internação domiciliar não deveria ser autorizada para pacientes em situação grave. Segundo a relatora, conforme foi decido no AREesp 2.021.667, "é uníssono o entendimento nesta corte de que é abusiva a cláusula contratual que veda a internação domiciliar (home care) como alternativa à internação hospitalar". Veja matéria completa acessando: https://sosconsumidor.com.br/noticias-57895-plano-de-saude-nao-pode-reduzir-atendimento-em-home-care-sem-indicacao-medica-decide-terceira-turma. FONTE: STJA – Superior Tribunal de Justiça, em 14/12/2023.

GOVERNO TARCÍSIO DE FREITAS TRATA TRABALHADORES COMO CRIMINOSO. No dia 06 de dezembro a Assembleia Legislativa de São Paulo foi o espaço de mais um ataque brutal contra a classe trabalhadora. A maioria dos deputados aprovou a proposta do governo Tarcísio de Freitas/Republicanos que inicia o processo de privatização da SABESP.

Para acabar com um dos principais serviços públicos que é o acesso à água, o governo e sua corja de deputados colocaram a Polícia Militar para agredir e prender trabalhadores que realizavam a legítima manifestação contra a privatização.

Foram presos trabalhadores e estudantes que fazem parte de movimentos sociais, a injustificável justificativa para as prisões, faz com que dos 4 detidos dois continuem ainda presos.

Vivian Mendes da Silva, da Unidade Popular, e o metroviário Ricardo Senese do Movimento Luta de Classes saíram da prisão depois do pagamento de fiança, mas a eles foram impostas várias restrições, como comparecimento mensal ao juízo, entre outras.

Mas, ainda se encontram presos o estudante da Unifesp Hendryll Luiz Rodrigues do Movimento Correnteza e o professor Lucas Borges Carvente do Movimento Luta de Classes. Todos que estavam na manifestação foram vítimas da ação violenta da Polícia que espancou trabalhadores e lançou gás fazendo com que dezenas passassem mal.

Enquanto o governo pratica o crime de entregar para o Capital uma empresa estatal que tem a função de garantir acesso à água e saneamento à população, trabalhadores são tratados como criminosos.

Nos somamos a luta que exige a imediata liberdade de Hendryll e Lucas. Contra a criminalização dos que lutam e na defesa dos serviços públicos é preciso avançar na luta do conjunto da classe trabalhadora. Se posiciona a Intersindical – SP. FONTE: https://www.intersindical.com.br, 09/12/2023.

ACONTECEU E ACONTECE/NDO - por Hermes Oliveira, editor:

ü  A CRIAÇÃO DO MOBRAL aconteceu instituído pelo decreto nº 62.455, de 22 de março de 1968, criado e autorizado conforme Lei n° 5.379, de 15 de dezembro de 1967 durante o governo de Costa e Silva na Ditadura Militar. MOBRAL - O Movimento Brasileiro de Alfabetização foi um órgão do governo brasileiro;

ü  AIRTON, ASSIS E EDMILSON acontecendo muita animação com esse trio separadamente, mas com suas respectivas bandas a saber: Corcel 73 – no Rota 66 (20h), Alfredo & Os Caras no Balú Restaurante (17h) e antes, 14h, Edmilson Nascimento – (solo voz e violão) também no Balú Restaurante localizado no Shopping Boulevard – centro de Mossoró. Tudo nesse sábado (16). Sucessos talentosos amigos - Show!

ü  NASCIMENTO DO PRIMEIRO GEÓGRAFO E GEÓLOGO MOSSOROENSE aconteceu no dia 16/12/1813, na comunidade de Monte Alegre, hoje cidade Governador Dix-sept Rosado. Ordenou-se padre em 1838. Muito interessado em geologia é considerado, por isso, por alguns o primeiro geógrafo e geólogo mossoroense. Também dá seu nome ao prédio central da UFERSA e a uma Rua em Governador Dix-sept Rosado e na Ilha de Santa Luzia em Mossoró. O nome dele é Florêncio Gomes de Oliveira - Pe. Florêncio (faleceu em Caraúbas no dia 07/10/1861). FONTE: Patrono de ruas, www.tiocolorau, em 07/07/2015.

FIQUE SABENDO ... Dia do Reservista – 16 de dezembro”. FONTE: https://5rm.eb.mil.br/index.php/juridico/1305-dia-do-reservista--16-de-dezembro.

Muito mais que uma obrigação, a data nos faz afirmar, com convicção, o direito de poder vestir uma farda e bem servir ao Brasil!

O Dia do Reservista é comemorado em 16 de dezembro, data do nascimento do poeta e grande patriota Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac, com a finalidade de reavivar o espírito militar do contingente licenciado das Forças Armadas.

A data natalícia de Olavo Bilac foi escolhida para comemorar o Dia do Reservista em 1939, pelo então Presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de concitar reflexões sobre o papel de cada brasileiro perante a Nação, a defesa da Pátria e todos os valores que ela representa. Nessa data, por meio do Decreto n° 1.908, foi instituído o DIA DO RESERVISTA.

Olavo Bilac consagrou-se como o Patrono do Serviço Militar por meio do Decreto nº 58.222, de 19 de abril de 1966, em uma justa homenagem à sua dedicação à Pátria e por sua contribuição para o crescimento da consciência cívica no Brasil.

“Ama com Fé e Orgulho a terra em que nasceste”.

Bilac nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ) em 1865. Era filho de Braz Martins dos Guimarães Bilac e de Delfina Belmira dos Guimarães Bilac, sendo seu pai major do 3° Batalhão de Voluntários da Pátria que combateu na Guerra da Tríplice Aliança.

Iniciou os estudos de Direito e Medicina, porém a grande vocação para as letras o fez dedicar-se, essencialmente, à literatura, sendo um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Cidadão abolicionista e partícipe da campanha pela alfabetização, Bilac é o autor do “Hino à Bandeira Nacional”, da grandiosa “Oração à Bandeira” e do soneto “A Pátria”.

Nenhum brasileiro foi tão talentoso na poesia e no culto à defesa da Pátria. Em meados de 1915, empreendeu diversas campanhas por todo o País em proveito do serviço militar obrigatório, invocando os jovens a defender a Pátria contra as potências mundiais. Idealizava um Exército nacional integrado por todos os extratos sociais, que seria um instrumento unívoco e de integração cultural, não havendo outra estrutura organizada na Nação. Sentiu-se realizado quando houve o primeiro sorteio dos alistados em 10 de dezembro de 1916. Faleceu no Rio Janeiro em dezembro de 1918, o que consternou o País.

“O Serviço Militar é o triunfo completo da democracia; o nivelamento das classes; a escola da ordem, da disciplina, da coesão; o laboratório da dignidade própria e do patriotismo”.

Comemorar o Dia do Reservista, não é somente uma manifestação da nacionalidade, mas também um momento para se fazer um exercício de reflexão e introspecção. É um convite a todo brasileiro para preencher o imaginário com lembranças da juventude, dos amigos, dos ideais, do orgulho e da honra de integrar as Forças Armadas. Muito mais que uma obrigação, a data nos faz afirmar, com convicção, o direito de poder vestir uma farda e bem servir ao Brasil!

Quando ouvimos hoje o Hino à Bandeira, na emocionante melodia e harmonia dos acordes, percebe-se a letra estimulante e entusiástica de Olavo Bilac, como um manual de civismo para toda a mocidade brasileira. Anualmente, no período de 9 a 16 de dezembro, e sob a autoridade convocatória do Comandante do Exército, é realizado, em todo o Exército, o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR). O evento busca reunir os reservistas que deixaram o serviço ativo nos últimos cinco anos, que retornam à caserna e reafirmam os laços afetivos com a Força Terrestre.

O EXAR é a atividade que, além de comemorar o aniversário de Olavo Bilac, ratifica a convocação, avalia a mobilização, atualiza informações, cultiva o espírito cívico e consolida a camaradagem entre o pessoal da ativa e da reserva.

Ao longo dos anos, o Serviço Militar Obrigatório atua diretamente para o progresso do País, por intermédio da tributação da sociedade brasileira com seus jovens, independentemente de classe, cor ou crença religiosa. Com isso, o Exército se faz presente em todos os cenários da vida nacional, instruindo a juventude brasileira sobre civismo e patriotismo, virtudes inestimáveis e imprescindíveis à nossa sociedade.

Atualmente, o Serviço Militar, obrigatório para os homens, revigora e aumenta o voluntariado do segmento feminino que, dia a dia, nas diversas organizações militares e nos diversos rincões do território nacional, tem na dedicação das mulheres a reafirmação dos ideais valorosos do nosso patrono.

“A todos a honra, a todos a disciplina, a todos o dever”.

CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: FIOCRUZ – A Fundação Oswaldo Cruz realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 300 (TREZENTAS) VAGAS PARA TÉCNICO DE PLANEJAMENTO E PESQUISA. Inscrições CONFORME 03 EDITAIS no período de 22/01/2024 a 05/03/2024. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 12.233,70;

RN: UFRN – Universidade Federal do RN, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 18 (DEZOITO) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições abertas até no período de 22/01 a 25/02/2024. Escolaridade exigida: ENSINO TÉCNICO. Salário: até R$ 2.667,19;

SE: A Prefeitura de Campo do Brito, Estado Sergipe, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 91 (NOVENTA E UMA) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições até o dia 20/12/2023. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR. Salário: até R$ 6.131,42. Maiores informações acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA (16): Ana Elizabeth – DETRAN/RN, Assis Filho / PT, Lenilce Silva – FUNDASE, Mário Gerson – Escritor, Manuela Morais - FUNDASE, Mariza Mendonça – UERN e Rosália Fernandes – Sindicalista. SEGUIDOS POR: Assis Gomes – Professor, Josemar Barreto – Motorista, Josias Faustino – Serigrafia, Josiram Batista – Corretor, Kerginaldo Costa – PT; Marcílio Aires – Estudante e Marta Araújo – Autônoma (17); Aline Linhares – Radialista e William Coelho – Professor (18); Adriana Mikaela – Dançarina, Álamo Kário – Cantor/Compositor, Dantas Júnior – Radialista Esportivo, Elder Nonlaso – Poeta, Paulinho Silva – Prof., e Ramiro Camacho – Professor (19); Luiz Carlos Dambroski – Autônomo (13); Ariane Machado – UERN, Geraldo Júnior – Tenda do Cheiro, Japiassu Farias – DATANORTE, Lúcio Ney de Souza – Adv. e Wilton Mota – Ag. Penitenciário (21). E DIA 22: Diassis Linhares – Desportista e comunicador radiofônico.

DE AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Muito bom ouvir os especiais da Rádio Frequência Música. Os boleros com Tânia Alves é show. Parabéns pessoal da rádio. Nota 10. Sampaio – Mossoró?RN”. – Obrigado amigo ouvinte Sampaio, repasse para seus amigos e grupos. Ah!, acessem nossa rádio pelo link: frequenciamusica.com.br ou www.radio.com.br, digite Frequência Música Mossoró no campo “buscar rádios” – clic na lupa, espere abrir e clic “ouvir”.

DIA: hoje é Dia do Reservista e Dia do Síndico (também 30/11) e Dia do Teatro Amador. Amanhã (17) será Dia do Engenheiro de Produção e Dia Internacional Combate a violência a prostitutas (International Day to End Violence Against Sex Workers).

MEMÓRIA:

HÁ 27 ANOS! Instalação do Teatro Lauro Monte Filho pelo então Governador Garibaldi Filho (1º/01/1995 a 05/04/2002) e a Prefeita Sandra Rosado (23/10/1996 a 31/12/1996), no prédio do antigo Cine Teatro Cid, na cidade de Mossoró/RN em 17 de dezembro de 1996;

EDIÇÃO N. 1.052/2022 (10/12/2022): Hospital é condenado por exigir caução para realizar atendimento médico; Datanorte: justiça é favorável a correção monetária dos salários atrasados; D. Consuêlo XLIII; Fique sabendo... “Dia Internacional dos Direitos dos Animais – 10 de dezembro”; Valdemar Costa Neto é aconselhado a “enquadrar” bolsonaristas do PL para não ser preso.

PANO RÁPIDO:

“MILEI PODE SER MAIS IMBECIL DO QUE PARECE”. 247 – O jornalista Moisés Mendes expressou opiniões contundentes à TV 247 ao analisar a relação entre o presidente Javier Milei e a presença de Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores na cerimônia de posse do argentino. "Milei pode ser mais imbecil do que parece”, disparou.

O jornalista destacou a agenda do argentino em relação ao Brasil: “essa idiotia fica provada no caso da relação com o Brasil", acrescentou, ao lembrar das insinuações de Milei de que romperia relações com o governo Lula (PT). Ele também pontuou o tratamento dado a Bolsonaro como chefe de Estado durante a posse: "o que ele (Milei) ganha com isso?”.

O jornalista levantou questões sobre a tática adotada por Milei, especialmente ao envolver-se com Bolsonaro, convidando um indivíduo que “poderia ser preso a qualquer momento”. Ele argumenta que o novo governo enfrenta uma situação econômica desafiadora em seu país, necessitando urgentemente de parcerias para superar os problemas existentes. FONTE: brasil247.com.br, em 15/12/2023.

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É um cantor reconhecido em todo Brasil, bem como nos países da África e Europa. Ingressou para a vida artística nos anos 70, sempre abordando temas românticos e que falem de sentimento. Cresceu numa família essencialmente musical, que esteve sempre disposta a apoiá-lo em suas investidas para conquistar o seu maior sonho: cantar. De uma família humilde, sua mãe e todas as tias professoras se esforçaram muito para que ele (nosso homenageado) e seus três irmãos, sendo dois homens e uma mulher, tivessem uma boa educação.

Tendo que trabalhar muito cedo, começou em uma relojoaria, trabalhando pela manhã, estudando à tarde e cantando à noite. Nesse tempo, já cantava em festivais e tudo começou quando, aos 8 anos de idade, ganhou seu primeiro concurso como "A mais Bela Voz do Nordeste". Com isso, o tempo foi passando e continuou cantando, trabalhando e estudando.

Suas primeiras aparições em público foram atuando em programas de rádio em sua cidade, onde aproveitava os intervalos comerciais para mostrar aos locutores e programadores algumas de suas composições. É casado com Silvia Marinho, a Silvinha ex-Harmony Cats. Tem dois filhos, Sylvio Marinho, que também é cantor e compositor e Bruna, que é médica.

CARREIRA: Em suas primeiras canções, eram evidentes as influências recebidas de nomes como Luiz Gonzaga, Vicente Celestino, Luiz Vieira, Dolores Duran e Lupicínio Rodrigues, além de astros da Jovem Guarda, que, na época, reinavam na preferência popular.

Partiu para o Rio de Janeiro e foi em busca de seu sonho, para assim poder também ajudar sua família. Lá cantava em bares e restaurantes, depois de um tempo voltou à sua terra natal para participar da campanha política do estado, estando desanimado com sua carreira. Após o término da campanha, se reanimou e decidiu retomar sua carreira e buscar seu sonho.

Tinha preparado um repertório com suas próprias músicas e partiu para outro estado: São Paulo. Assim, batendo de porta em porta, "cantando nos bares da vida", ele conseguiu mostrar seu trabalho para a gravadora RGE, que acreditou em seu talento e lançou seu primeiro LP em nível nacional, no final de 1979, com o grande sucesso "Aquela Nuvem".

O primeiro LP vendeu mais de 300 mil cópias, além de ser gravado em outros países; sua carreira então continuou crescendo e daí para frente estava em todas as paradas de sucesso, mantendo todos os anos uma vendagem que lhe assegurava discos de ouro, platina e diamante ao mesmo tempo.

No total, somando todas as premiações em cada trabalho lançado, foram 12 discos de ouro, 10 de platina, 8 discos de platina duplo e 3 de diamante o equivalente a 1 milhão de cópias, possuindo em toda sua carreira a venda de 10 milhões de discos aproximadamente.

Aumentando sua galeria de conquistas, ganhou troféus da Globo de cantor revelação do ano e de cantor romântico do ano, recebeu também o troféu cantor e ídolo dos anos 80 da rádio e TV Manchete.

Do programa do Chacrinha, recebeu o troféu de ídolo da juventude romântica do Brasil. São esses alguns de diversos prêmios de rádios e TVs do Brasil, sem contar participações em todos os programas de destaque, como Globo de Ouro, Fantástico, Flávio Cavalcanti, Discoteca do Chacrinha e Programa Silvio santos, tendo sido um dos campeões do quadro Qual é a Música, permanecendo por 21 semanas seguidas invicto no programa.

Ao longo de sua carreira, imortalizou grandes sucessos. Com seu jeito único de cantar, melodias elaboradas, marcadas pelo romantismo clássico e popular, embalando novelas, filmes, bailes e principalmente seus shows, sempre vividos com intensa emoção.

Reportamo-nos sobre GILLIARD CORDEIRO MARINHO, artisticamente conhecido por “Gilliard”, 67 anos, nascido em Natal/RN no dia 17/12/1956, em atividade musical desde 1978. Gênero romântico popular. Gilliard tem 45 anos de carreira e em 2015 lançou um single, chamado “Folha ao Vento”, composição de César Augusto e Cláudio Noam. Em sua discografia constam de 25 discos gravados entre 1978 e 2015 sendo: 15 LPs, 09 CDs e 01 compacto duplo. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gilliard.

QUEM CANTA ...

Como posso viver sem ter você / Como posso ficar sem te amar / Se eu só vivo pensando em te ver / Se não vejo eu sou cego no olhar / Passo o tempo e o mundo girando / E eu sozinho fico triste a pensar...”. (“Queria Estar Perto de Você”. Compositor: Gilliard Cordeiro Marinho. – Canta: Gilliard.).

... OS MALES ESPANTAM!

EDIÇÃO DEDICADA: aos reservistas, síndicos, profissionais do teatro amador, aos engenheiros de produção e aos agentes de combate a violência à prostitutas do mundo.

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

“Era Pra Ser Um Natal Bonito”. (Poesia para Crianças – 15/12/2022).

Com luzes e sorrisos
mas o passarinho morreu
e a menina virou estrela
estou sozinha à janela.

Espero por uma neve que nunca cai
espero pelos olhos azuis que nunca me perdoaram
é natal em todo lugar
.

Dos meus olhos lágrimas
das ruas o silêncio
se eu fosse criança ainda
não dormiria para ver papai noel chegar
.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário