sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

BDC - Coluna de Notícias n. 1.092.

 

“SISTEMA BDC / FM – Blog Democratizando a Comunicação – Coluna de Notícias e

Frequência Música Rádio (Web)”.

“Uma forma diferente de noticiar e músicas de todos os tempos, o tempo todo!”

Ano XV – Edição nº 1.092 (geral) e 39ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos:

hermesoliveira1@hotmail.com / https://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br e https://www.frequenciamusica.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Vivo (WA) e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 02 de dezembro de 2023 – Atualização aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2023. Semana: 48/52, dias: 336/365 e faltam 29 para o final de ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

 

DE FILHO PRA MÃE: Quem é a mãe do mingal? A mãe-zena! FONTE: https://canaltech.com.br/apps/as-50-piadas-mais-engracadas-do-google-assistente/. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomartinsescritor.blospot.com.).

Estimados/as Amigos/as:

AS LONGAS E INTERMINÁVEIS CAMPANHAS SALARIAIS - V – Entramos no mês de dezembro e nenhum avanço de entendimento das pautas apresentadas em janeiro, não só do SINAI em sua eclética categorias de sua base (16), mas, também das demais. Por lei, era pra ser paga a primeira parcela do 13º Salários até o dia 20 último, que foi cumprida parcialmente e até bem antes do prazo para algumas categorias ditas com poder de “recursos próprios”. Podemos dizer que é também “DISCRIMINATÓRIA” pelo fato da Carta Magna rezar que “somos todos iguais perante a lei”. E que lei?! Cadê as instituições fiscalizadoras “das leis” para fazer cumprir a lei ou leis?! Só nos resta pressão companheirada, vamos todos e todas não só paralisar as atividades na terça-feira (05) próxima. Vamos se fazer presentes no Ato Unificado convocado pelo Fórum de Servidores e o seu sindicato, todos lutando pelos seus direitos! Fátima Bezerra está se igualando aos seus antecessores, se gloriou colocar salários em dia (ao longo de quatro ano) e agora anuncia parcelamento do 13º Salário até o próximo ano..., triste presenciar tudo isso d’uma ex-sindicalista... . Boa leitura nobre leitor/a.

 

BANDIDOS CRIAM FALSO APP PARA DINHEIRO ESQUECIDO. O Banco Central fez um alerta contra um falso aplicativo oferecido por anúncios em redes sociais que promete a verificação do dinheiro “esquecido” por milhões de brasileiros no Sistema de Valores a Receber (SVR).

Orientando as possíveis vítimas a baixar o aplicativo e ver quanto de valor a receber está disponível, o anúncio fraudulento é acompanhado de um vídeo de uma reportagem de televisão. O anúncio, na verdade, exibe o trecho de uma matéria com imagens de uma pessoa mexendo no celular, mas a reportagem completa informa que o único canal de consulta é a página do Banco Central.

Segundo a Agência Brasil, o falso aplicativo foi retirado do ar pelo Google Play Store. Além de ressaltar que a plataforma não existe, a autoridade monetária destacou que não envia links, nem e-mails a correntistas. As informações são da Agência Brasil.

“Ninguém está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber. Além disso, o cidadão não deve fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores”, diz o texto.

CAÍ NO GOLPE, E AÍ?

O BC também orientou que, caso já tenha sido vítima de golpe, o cidadão deve procurar a polícia e registrar um boletim de ocorrência. Além disso, a recomendação é procurar o banco ou a operadora do cartão de crédito para denunciar o golpe e pedir o estorno do valor. A vítima também deve fazer uma reclamação contra a empresa desenvolvedora do aplicativo no Procon local.

Dados atualizados no início de novembro dão conta de que correntistas ainda têm R$ 7,3 bilhões parados em contas inativas de bancos e outras instituições. Do total, cerca de R$ 5,86 bilhões pertencem a mais de 38 milhões de brasileiros — o restante é dinheiro ‘esquecido’ por empresas. Os valores podem ser consultados no site do Banco Central do Brasil.

O SVR é um sistema de consultas que permite ao correntista saber se tem dinheiro a receber por contratos encerrados com saldo ou por cobranças indevidas, por exemplo. Caso haja recursos nas contas, é possível pedir o resgate. A transferência é feita por Pix.

VEJA SE VOCÊ TEM VALORES A RECEBER E COMO SACAR

Para saber se há valores para receber, inclusive de pessoas falecidas, basta consultar a página do Banco Central neste link, que também tem informações sobre como solicitar a devolução dos valores.

SE EU NÃO RESGATAR NO PRAZO, PERCO O DINHEIRO?

Não. Mesmo se você não consultar ou solicitar o resgate do saldo existente em todas essas datas, não se preocupe, pois isso não afeta seu direito sobre os recursos a devolver.

POSSO CONSULTAR VALORES DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS FALIDAS?

Não. As normas sobre o Valores a Receber alcançam apenas as entidades supervisionadas pelo Banco Central e, com a decretação de falência, a instituição deixa a esfera de supervisão do BC. Nesses casos, recomendamos buscar as informações na Justiça.

E SE EU NÃO TIVER PIX?

Neste caso, você pode informar seus dados pessoais para que o banco entre em contato com você. FONTE: Mix Vale e na base de dados do site: sosconsumidor.com.br, em 30/11/2023.

SINAI CONVOCA BASE PARA O DIA DE LUTA E PRALISAÇÕES NO SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL. Em 05 de dezembro, terça-feira, será o Dia de Luta e Paralisações no Serviço Público Estadual. Organizado pelo Fórum dos Servidores, que conta com a participação do SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Estado do Rio Grande do Norte), terá a seguinte programação e pauta:

Programação:

09h – Concentração em frente a Vice-governadoria, Av. Salgado Filho em Natal;

10h – Caminhada até a Governadoria;

11h – Ato político e cultura no Centro Administrativo.

Pauta: Recomposição Salarial (à todas categorias), Concursos Públicos, Cumprimento dos PCCRs e Respeito ao Direito de Lutar, sem judicialização das greves. FONTE: sinairn.com.br, em 28/11/2023.

ACONTECEU E ACONTECE/NDO - por Hermes Oliveira, editor:

ü  O SURGIMENTO DO BAIRRO ALTO DA CONCEIÇÃO aconteceu numa reunião na casa do professor Manuel Antônio de Albuquerque, um dos bairros mais populosos, anteriormente conhecido por outras denominações como: Alto da Mariseira, Mariseira dos Macacos e Alto dos Macacos. No dia 03/12/1896, por deliberação oficial, o local passou a chamar-se de “Alto da Conceição”. No bairro Alto da Conceição encontra-se a Igreja do Alto da Conceição. FONTE: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Lista_de_bairros_de_Mossoró.

ü  A CRIAÇÃO DO CARGO DE JARDINEIRO da Prefeitura Municipal de Mossoró aconteceu em 02 de dezembro de 1957, través da Lei 123/57. Fonte: Mossoró Nossa Terra, pág. 362, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira.

ü  NOVA BARREIRA DA PRF MOSSORÓ/NATAL. O funcionamento do novo posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Mossoró aconteceu em 02/12/2017, situado a 10km saída para Natal, a velha foi desativada após quatro décadas, aproximadamente, de funcionamento.

ü  FESTA RETRÔ – A VOLTA DO TREPIDANT’S A MOSSORÓ acontece no próximo sábado (09) a partir de 20h, no Clube Carcarás, na “janela” e “sala” incrementam o encontro as bandas “Alfredo & Os Caras” e “Infla-6”. “Adquira rapidamente as mesas que são limitadas” afirma o Assis líder da primeira banda citada, mas, as apresentações não necessariamente nessa ordem, creio!

ü  GESTOS CARACTERIZADOS OU CARACTERIZANDO-SE acontece semelhantes aqueles feitos pelo Prefeito Alysson Bezerra para fixar marketing em atividades públicas. Gabigol tem o seu, o jogador português também. Uma jogadora da seleção feminina faz igualzinho. Ontem (1º) na apresentação de abertura da Festa de Santa Luzia 2023, um cantor pareceu por vezes um “GABALYSSON” repetidas vezes..., a moda “pode pegar”!

REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – JOTA NOBRE. 2024: O CENTENÁRIO DO BARAÚNAS NO CARNAVAL - A história do Baraúnas, começa bem antes de suas glórias no futebol. Ela surgiu justamente na maior festa popular do Brasil, o carnaval. O verde, vermelho e branco, já conquistava os mossoroenses com o tradicional bloco carnavalesco desde 1924. Portanto em 2024 são 100 anos de história. Como torcedor do tricolor deixo aqui uma sugestão que já venho defendendo há alguns anos e vejo o momento como fantástico para o clube amadurecer a ideia e quem sabe colocar em prática.

Qual a seria a idéia? Comemorar o seu retorno (Série A) ao Campeonato Estadual do RN e ao mesmo tempo fazer ressurgir o carnaval de Mossoró. O clube poderia entregar a uma empresa especializada em eventos e vender a sua marca para realizar o “CARNALEÃO OU CARNABARU”. O bloco sairia do bairro 12 anos, apenas um dia (quarta-feira de cinzas) e percorrerá o corredor cultural onde se realiza o pingo da mei dia. O dinheiro arrecadado com a venda de abadás e do evento seria para o departamento de futebol. Quem sabe o Baraúnas, no seu centenário voltando as suas origens, a cidade de Mossoró, poderia ter o ressurgimento do seu carnaval. Com a palavra sua diretoria! FONTE: Jota Nobre – Radialista-comunicador, desportista mossoroense e torcedor do Baraúnas Futebol Clube, via e-mail pessoal, em 26/11/2012.

FIQUE SABENDO ... Dia Nacional da Astronomia – 02 de dezembro”. FONTE: https://olhardigitalcom.br/2021/12/02/colunistas/o-que-dom-pedro-tem-a-ver-com-o-dia-nacional-da-astronomia, em 02/12/2021.

O que Dom Pedro II tem a ver com o Dia Nacional da Astronomia? Mesmo sob protestos do parlamento e críticas da imprensa, D. Pedro liberou, por decreto, verbas para importantes missões científicas.

02 de dezembro, o Brasil celebra o “Dia Nacional da Astronomia”, a data foi oficializada recentemente, a partir de uma lei federal promulgada em 2017. Entretanto, o 2 de dezembro já era celebrado informalmente há muitos anos, principalmente entre os astrônomos amadores. A data faz referência ao aniversário de Dom Pedro II (02/12/1825), considerado o patrono da Astronomia no Brasil.

Pouca gente sabe, mas além de seus afazeres corriqueiros como monarca soberano do Império Brasileiro, Pedro II também era astrônomo amador nas horas vagas. Só que sua devoção à Ciência foi muito além de um simples hobby.

Pedro II mantinha seu próprio observatório no terraço do Paço de São Cristóvão, residência oficial do imperador. Lá onde realizava suas observações e constantemente recebia estudantes para observação do céu, momento em que ele aproveitava para divulgar a ciência, discorrendo sobre as noções básicas da astronomia e orientando no uso dos instrumentos.

Ele frequentava os principais eventos científicos e se correspondia com alguns dos maiores astrônomos da época, entre eles, os franceses Urbain Le Verrier, descobridor de Netuno, e Camille Flammarion, de quem era amigo pessoal.

Como imperador, investiu muito no desenvolvimento da Astronomia no Brasil. Equipou e estruturou o Imperial Observatório fundado por seu pai, Pedro I, em 1827, mas que só começou a funcionar em 1846, graças aos esforços de Pedro II. Chegou a ceder seus próprios instrumentos para que o observatório iniciasse suas atividades.

Sua dedicação à Astronomia era tanta que, mesmo sob protestos do parlamento e críticas da imprensa, liberou, por decreto, verbas para importantes missões científicas das quais o Brasil participou. Entre elas, a observação do eclipse do Sol de 1857 e o trânsito de Vênus de 1882, que ajudou no cálculo da distância e do tamanho do Sol.

CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: O DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 100 (CEM) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições até o dia 26/12/2023. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 12.812,66;

MA: A Prefeitura de Aldeias Altas, Estado do Maranhão, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 139 (CENTO E TRINTA E NOVE) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições abertas até o dia 12/12/2023. Escolaridade exigida: ALFABETIZADO, FUNDAMENTAL, MÉDIO, TÉCNICO E SUPERIOR. Salário: até R$ 5.000,00;

PB: A Prefeitura de Conde, Estado da Paraíba, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 152 (CENTO E CINQUENTA E DUAS) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições abertas até o dia 20/12/2023. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL, MÉDIO, TÉCNICO E SUPERIOR. Salário: até R$ 3.335,94. Maiores informações acesse o site: www.pciconcuros.com.br/concuros.

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA (02): Elisângela Moraes. SEGUIDOS POR: Carlos Henrique – Planalto Treze de Maio (03); Edinalva Oliveira – Industriària Aposentada, Lúcia Cruz – DATANORTE, José Edmilson – FUNDASE e Sâmia Souza – Professora (04); Davi Oliveira - Comerciário (05); Fernando Mineiro - PT; Lúcia Nunes – UERN, Valdi Araújo e Sebastião Almeida – Professores (06); Jesiel Lima – Professor, Lúcia Maria de Sousa – Assistente Social e Jussara Melo – Pedagoga (07). E DIA 08: Eliana Honorato, Silvana Otávio - Professora e Marilú Santos – Autônoma.

DE AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: Muito bom esta ligado na Frequência Música nesse domingo. Parabéns. Paulo Forte em Formiga/MG”. – Gratidão Paulo, através de sua pessoa faço convite a todos os formiguenses para, também, sintonizarem nossa emissora e consultarem nossa programação musical. Ah!, acessem nossa rádio pelo link: frequenciamusica.com.br ou www.radios.com.br, digite Frequência Música Mossoró no campo “buscar rádios” – clic na lupa, espere abrir e clic “ouvir”.

DIA: hoje é Dia Nacional da Astronomia, Dia Nacional das Relações Públicas, Dia Nacional do Samba e Dia Pan-americano da Saúde. Amanhã (03) será Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos e Dia Dia Mundial/Internacional da Pessoa com Deficiência Física.

MEMÓRIA:

DE PRAÇAS:

HÁ 71 ANOS! Inauguração do busto do Vigário Antônio Joaquim ao lado da Catedral, trabalho do artista Odísio Pinto, 02 de dezembro de 1952;

E HÁ 22 ANOS! 02/12/2023 - Reinauguração da Praça Bento Praxedes, conhecida por Praça do Codó e Praça do Relógio. As atrações culturais foram, Sâmia e o saudoso Jeomar de Castro (artistas locais) e, Oswaldo Montenegro – artista nacional, como autoridades políticas convidados pela então Prefeita Fátima Rosado.

PANO RÁPIDO:

LULA FAÇA ALGO! BRUCE DICKSON RECLAMA DE TAXA DE INGRESSOS NO BRASIL. 247 – Vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson subiu ao palco da CCXP 2023, na capital paulista, para falar sobre The Mandrake Project, carreira solo, e fez críticas às taxas online em compras de ingressos para shows no Brasil. "Ingressos no Brasil são malucos, é o único lugar em que você tem que pagar a mais se você compra online. Lula, faça alguma coisa!", Bruce Dickinson.

Geralmente, os ingressos adquiridos online no Brasil possuem taxas de 20% em cima do valor. Se o ticket sai R$ 150, você pagará R$ 180 apenas por ter comprado pela internet no conforto de casa.

O músico Bruce cantou um dos sucessos da banda britânica, "Revelations", do clássico álbum "Piece of Mind". Também apresentou o clipe de uma das músicas do novo álbum/HQ e sugeriu, para delírio dos fãs: "Ainda vou gravar outros vídeos. Estaremos aqui em abril, talvez eu grave um no Brasil!". FONTE: brasil247.com.br, em 1º/12/2023.

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É um cantor, compositor, arranjador, produtor musical e guitarrista brasileiro, sua família toda tem um histórico musical, com um avô maestro e compositor, mãe bandolinista, o pai que tocava violão e um irmão mais velho, Paulo, contrabaixista profissional. Paulo, junto do amigo Chiquito Braga, estimulou Toninho a aprender o violão na infância, enquanto tocava o instrumento junto de Chiquito. Toninho compôs sua primeira canção aos 13 anos com a irmã Gilda, e três anos depois tinha uma composição dos dois, “Flor Que Cheira Saudade”, foi gravada pelo cantor Márcio José e o Conjunto de Aécio Flávio - que incluía o irmão Paulo.

Em 1967 participou do "2º Festival Internacional da Cançlão", concorrendo com a música “Maria Madrugada”, em parceria com Júnia Horta; e em 1969, no "4º Festival Internacional da Canção" concorreu com a música “Nem é carnaval”, com seu parceiro Márcio Borges.

Com Nivaldo Ornelas faz sua estreia em estúdio em 1969 e, no mesmo ano, toca com Milton Nascimento pela primeira vez. Transfere-se para o Rio de Janeiro no início dos anos 1970, quando passa integrar o grupo “A Tribo”, juntamente com a cantora Joyce, Nelson Angelo, Novelli e Niná Vascelos, chegando a gravar algumas faixas no disco Posições (Odeon).

Nesta mesma época passou a tocar com Elis Regina e participou das gravações do álbum Clube da Esquina, de Milton Nascimento. Com o seu trabalho já reconhecido nacionalmente, passou a integrar as bandas de Edu Lobo, Gal Cosga, Maria Bethânia e Nana Caymmi, no instante em que sua música era percebida por músicos estrangeiros, como Pat Metheny, que sofreu enorme influência de Toninho Horta.

Em 1989, com Diamond Land, finalmente toma o mercado norte-americano, mudando-se para Nova Iorque.

Por seu talento extraordinário, Toninho tocou com músicos renomados do jazz mundial, como Sérgio Mendes, Gil Evans, Flora Purim, Astrud Gilberto, Naná Vascelos, Paquito De Rivera, Airto Moreira, Wayne Shorter, Eliane Elias, Herbie Hancock, Keith Jarrett, George Benson, Pat Metheny, Flavio Sala e muitos outros.

No Brasil, tem trabalhos realizados com jane Duboc, Caetano Veloso, MPB-4, Simone, Leny Andrade, João Bosco, Hermeto Pascoal, Beto Guedes, Lô Borges, Wagner Tiso, Nivaldo Ornelas, Boca Livre, Alaide Costa, Dori Caymmi, Dominguinhos, Nico Assumpção, Paulo Moura, Nelson Ayres, Márcio Montarroys, Luis Alves, Raul de Souza, Leila Pinheiro, Paulo Braga, Yuri Popoff, Emílio Santiago, Robertinho Silva, Pery Ribeiro, Luiz Eça, André Dequech, Halley Famarion,m Aécio Flávio, Marlene, Rafael Rabello, Sebastião Tapajós, Eduardo Conde, Jacques Morelembaum, Esdras Ferreira, Mauro Senise, Léo Galdelman, Armando Marçal, Djalma Correa, Chiquto Braga, Fafá de Belém, Tavinho Moura, Fernando Brant, Ronaldo Bastos, Márcio Borges, Toquinho, Ney Matogrosso, Gilson Peranzzetta, Juarez Moreira, Quarteto em Cy e o outros.

Toninho já excursionou pela Inglatera, Rússia, Japão, Coreia, Finlândia, Eslováquia, Croácia, Itália, Holanda, Bélgica, Açores (Portugal), Martinica, Su~iça e Austrália.

Diversas de suas composições foram gravadas por intérpretes e músicos brasileiros como é o caso da canção “Céu de Brasília”, de seu primeiro álbum solo “Terra dos Pássaos (1980), que foi gravada por Simone, Carla Villar e Hamilton de Holanda.

Reportamo-nos sobre ANTÔNIO MAURÍCIO HORTA DE MELO, 75 anos, artisticamente conhecida por “TONINHO HORTA”. Nascido na cidade Belo Horizonte/MG no dia 02/12/1948. Sua discografia consta de 34 discos gravados entre 1973 e 2019. Dotes artísticos: cantor, compositor, arranjador, produtor musical e guitarrista. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Toninho_Horta.

Dentre outros sucessos seu destacamos: “Aqui Oh!”, “Beijo Partido”, “Diana”, “Morena Bonita” e “Pedra Na Lua”.

QUEM CANTA ...

É um desmantelo, se você me fita / Meu corpo se agita, me dá um tremor / Morena Bonita, de flor no cabelo / Te gosto com zelo, quero teu amor...”. (“Morena Bonita”. Compositor: Toninho Horta. – Canta: T.H.).

... OS MALES ESPANTAM!

EDIÇÃO DEDICADA: aos astrônomos, agentes de relações públicas, aos sambistas, agentes de combates aos agrotóxicos e as pessoas com necessidades especiais.

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“Menininha Chorona”. (Poesia para Crianças – 12/07/2021).

 

Para menininha chorona

Dou um pirulito

Mas ela não para de chorar

Está em conflito

Não sabe se vai ser.

Flor do jardim

Ou lua da noite

Veio perguntar para mim

Menininha, estamos juntas

Não sei qual de nós duas.

Sofre mais conflitos

Dores descalças e nuas

Menininha, eu não sei

Conflitos resolver

Porque tenho cá dentro

Tantos nãos a me doer.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário