sábado, 15 de janeiro de 2022

BDC - Coluna de Notícias n. 1.014.


“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”

“Uma forma diferente de noticiar”.

Ano XIV – Edição nº 1.014 (geral) e 2ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Oi (WA) e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 15 de janeiro de 2022. - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2022. Semana: 03/52, dias: 15/365 e faltam 360 para o final de ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

SEM TÁXI: Qual a cidade que não tem táxi? – Urberlândia!  FONTE: https://www.maioresemelhores.com/melhores-piadas-curtas-para-morrer-derir/. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

TRAILERS INVADEM OS JÁ ESCASSOS ESTACIONAMENTOS COM AVAL DA PREFEITURA. Acho que é a terceira vez que voto ao assunto. Não me sinto bem falar desse assunto, pois, mexe com a questão da sobrevivência humana. É notório o desaparecimento gradativo desses espaços por parte da prefeitura para a desobstrução do trânsito – beleza, mas, por outro lado fecha os olhos dada a ocupação crescente de “ambulantes-fixos” em poucos estacionamentos apropriados para veículos. Vendo uma reportagem televisiva, nessa semana, me chamou atenção um trailer-lanchonete em frente a agência da Caixa Econômica Federal situada na Av. Augusto Severo. Logo ali, onde só não multam bicicletas pardas por não ter placas!

 

ESTADO DO RJ AUTORIZA USO DE PRECATÓRIOS PARA PAGAR DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS. O estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei 9.532/2021, promulgada em de 29 de dezembro, autorizou o uso de precatórios próprios ou de terceiros para pagar dívidas de contribuintes inscritas na dívida ativa ou parceladas. A medida vale para débitos de até 31 de dezembro do ano passado.

De acordo com a lei, o estado do Rio publicará edital para convocar os credores interessados em transferir os seus créditos. Além disso, estabelecerá as condições de transferência de precatórios e os respectivos abatimentos.

O tributarista Luiz Gustavo Bichara, sócio do Bichara Advogados, considera a medida positiva. "É bom para o estado, que quita suas dívidas sem ter, necessariamente, que pagá-las (e também porque vai receber). E é bom para os contribuintes, que, sobretudo nesse cenário de aguda crise, terão esse caminho para saldar suas dívidas".

No entanto, Bichara lamentou a limitação a débitos inscritos em dívida ativa, avaliando que essa condição restringe muito a adesão de contribuintes ao programa.

Nessa mesma linha, Breno Kingma, sócio da área tributária do Vieira Rezende Advogados, avalia que o uso de precatórios para pagar dívidas fiscais é uma medida que foi bem-sucedida em diversos estados (...). FONTE: https://www.conjur.com.br/2022-jan-14/rio-autoriza-uso-precatorios-pagar-dividas-tributarias.

 

DETRAN-RN: CAMPANHA SALARIAL É TEMA DE ASSEMBLEIA DE TRABALHADORES/AS. A direção estadual do SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) convoca os/as trabalhadores/as do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-RN) para Assembleia da categoria. O encontro vai acontecer de forma remota em 19 de janeiro (quarta-feira), às 15h30, através do aplicativo Google Meet. O link para acessar a plataforma será disponibilizado no dia da atividade.

Em pauta: informes e avaliação da Campanha Salarial de 2021; demandas atuais (PCCR, Concurso Público, Gratificações e Processos de Servidores) e, planejamento da Campanha de 2022. FONTE: sinairn.com.br, em 11/01/2022.

 

JOÃO NETO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! O programa “FORROZINHO GOSTOSO DA RURAL” está de volta! Nesta segunda-feira (17) às 18 horas de segunda a sexta-feira, pela Rádio Rural de Mossoró (AM 990Khz), sob nossa apresentação. Aguardamos sua audiência, grande abraço, João Neto.

 

FIQUE SABENDO... “Dia da Imprensa Filatélica no Brasil” – 15 de janeiro. FONTE: http://lorenafilatelia.blogspot.com/2019/01/dia-da-imprensa-filatelica-no-brasil.html, em 15/01/2019.

“O objetivo deste é divulgar as atividades da Filatelia, Numismática e Colecionismo de um modo geral oferecendo uma contribuição para o processo de aprimoramento dos que se dedicam a arte de colecionar selos, moedas, cédulas, medalhas, etc, trocando experiências e fazendo amizades. Para enriquecê-lo, agradeço a todos que possam contribuir com notícias de mostras e exposições, movimentos filatélicos e numismáticos, artigos, comentários, críticas e sugestões pertinentes”. Lorena Filatelia.

Imprensa filatélica no Brasil nasceu modestamente em São Paulo, em 1882. Criou-a o jovem colecionador Luís Levy, comerciante, compositor e exímio pianista, estabelecido à Rua da Imperatriz, n. 4.

Luís Levy nasceu em São Paulo em 1861 e morreu no Rio de Janeiro em 1935 aos 74 anos. Luís Levy falava e escrevia corretamente em cinco idiomas o que lhe facilitava a comunicação com filatelistas do mundo inteiro e a troca de peças com outras pessoas que tinham o mesmo hobby.

A princípio foi apenas um amador, mas logo percebeu que poderia vender selos e com os ganhos ampliar sua coleção. Assim, como se tornasse um comerciante, teve a ideia de propagar o gosto pela filatelia através de uma publicação especializada.

Em 15 de janeiro de 1882, circulava na cidade de São Paulo um modesto jornalzinho intitulado Brazil Philatelico. A reduzida quantidade de colecionadores na então pequena cidade paulistana fez com que a publicação não tivesse vida longa. Apenas alguns números saíram à luz e o jornalzinho deixou de circular. Mas o caminho da imprensa filatélica estava aberto e outras publicações especializadas viriam a aparecer em diversas cidades brasileiras com o progressivo aumento do colecionismo postal.

Hoje os profissionais estão reunidos na Associação Brasileira dos Jornalistas Filatélicos – ABRAJOF da qual sou associado número 222. E, em homenagem à iniciativa pioneira de Luís Levy, no dia 15 de janeiro se comemora o Dia da Imprensa Filatélica. Por ocasião do centenário do lançamento do primeiro órgão impresso dedicado aos filatelistas, a Empresa Brasileira de Correios lançou um selo em comemoração à data.

Hoje, as principais publicações brasileiras sobre filatelia são a Revista COFI editada pela própria Empresa de Correios, o jornal filatélico FILACAP editado pela Associação Cultural FILACAP, o Boletim Informativo do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, Boletim da Sociedade Philatélica Paulista, Boletim da Associação Filatélica e Numismática de Brasília, Boletim da Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina, etc. Contendo todos os lançamentos nacionais com as características de cada peça filatélica, além de um vasto e bem elaborado noticiário sobre o que emitem outras nações em matéria de selos postais.

O Clube Filatélico e Numismático de Lorena criou o Blog –www.lorenafilatelia.com.br sob a responsabilidade do Professor José Antonio Bittencourt Ferraz e com postagens diárias. O Blog já conquistou os seguintes Prêmios: MEDALHA DE BRONZE na LUBRAPEX 2012; MEDALHA DE BRONZE “EXPOFIL 125 – CHILE” – 2014, Prêmio IEV de Mídia Cultural 2014 e MEDALHA DE PRATA na LUBRAPEX 2016.

O Portal de Notícicas – “O LORENENSE.com.br” abriu espaço para a publicação de uma nova fase de colunismo filatélico.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 16: Canindé Freitas – Sebista, Marcelo Melo – Comerciário e Maria Consuêlo Oliveira - Professora. SEGUIDOS POR: Adalzira Jales – FUNDASE, Aldezira Marques – Professora, Amós Teixeira – Corretor, Aparecida Nogueira e Edimar Vieira – Professores, Nara Nascimento – DETRAN/RN e Oto Emerson – Autônomo (17); Elaine (Leninha) Nascimento – Natal; Eliezer Nunes – DATANORTE, Fátima Oliveira – SINAI, Ivanaldo Xavier – UERN, Josi Nascimento – A. Social, Leniur Dantas, Liszt Madruga – Jornalista e Rita Oliveira – Doze Anos (18); Dedé Lopes – Sandubar; Francismar Câmara – PT, Gisa Veira – Comerciante, Isah Cristina – Facebook, Lúcia Helena – Professora, Luciana Clarisse – Neta e Raimunda Paiva – UERN (19); Geraldo Paiva – PT, Irismar Santos – Prima, Nazareno Silva - INSS e Paula Francinete - Natal (20) Lourdes Carvalho – Professora e Márcio Freitas – INSS (21). E DIA 22: Ana Mônica – Professora, Bernardino Neto – UERN, Ivoneide Targino – Alemanha, Raissa Medeiros – UERN e Pe. Sátiro Dantas – CDSL.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Caro Hermes, que seja profícuo o ano 2022. Walter Gomes”. Bravo amigo Walgom, muito obrigado, que te Deus conceda muitas bênçãos a superar mais um ano com saúde e fé extensivos aos demais familiares.

 

MEMÓRIA:

HÁ 90 ANOS! Fundada a Associação de Professores de Mossoró (APM), hoje Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTE/RN – Regional de Mossoró;

DA EDIÇÃO Nº 936 (em 18/01/2021): Pano de saúde familiar: operadora deve manter filhos maiores de 25 anos; Uber para terceiros: pedir aplicativo para desconhecidos ou terceiros é pedir para ser convocado a depor; Após 2 anos de espera, governo apresenta datas de pagamento de 13º de 2018; Tárcio Araújo, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (689) – por Erasmo Firmino; Fique sabendo... “Sobre a ignorância erudita” Por Carlos D’incao – articulista do brasil347, texto sugerido pro Romildo Pompeu – Servidor público estadual, aposentado pelo IPERN, em 12/01/2021.

DIA: ontem (14) foi Dia do Empresário de Contabilidade, Dia dos Enfermos, Dia do Lavador de Carros e Dia do Treinador de Futebol. Hoje é Dia da Imprensa Filatélica, Dia dos Adultos e Dia Mundial do Compositor.

 

PANO RÁPIDO:

TACLAN DURAM DIZ QUE VAI DENUNCIAR AO CONSELHO DE ÉTICA DA OAB. "Você não é digno da carteira que recebeu porque não preza pela ética e reiteradamente tem conduta incompatível com a advocacia", disse o advogado ao ex-juiz.

O advogado Rodrigo Tacla Duran, que diz ter sido vítima de extorsão por parte do advogado Carlos Zuccolotto, amigo do ex-juiz suspeito Sergio Moro, cujo enriquecimento está sendo investigado pelo Tribunal de Contas da União, contestou o ataque do ex-juiz aos juristas do grupo Prerrogativas.

Tacla Duran lembrou que Moro é advogado e seus ataques aos advogados do Prerrô serão levados ao Conselho de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). "Russo @SF_Moro você há muito tempo hostiliza a advocacia e as prerrogativas. Você é inscrito na OAB @CFOAB e não é digno da carteira que recebeu porque não preza pela ética e reiteradamente tem conduta incompatível com a advocacia. Será, certamente representado no Tribunal de Ética", escreveu Tacla Duran.

Em entrevista à Revista Veja, que circular nesta sexta-feira (14), Moro afirmou que os advogados do Prerrogativas “trabalham pela impunidade de corruptos”. Também nesta sexta, Moro usou as redes sociais para atacar o advogado Antonio Claudio Mariz de Oliveira, que integra o grupo. "Leio na Folha que o líder do clube dos advogados pela impunidade ("o crime já aconteceu, o que adianta punir?") é contra o meu projeto de reforma da Justiça. Pelo jeito, estamos mesmo fazendo a coisa certa já que os advogados de corruptos são contra”, postou Moro. FONTE: brasil247.com.br, em 14/01/2022.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É um cantor e compositor potiguar, suas obras sofreram grande influência de Luiz Gonzaga. Começou a carreira artística em 1968, quando fundou, com seus irmãos Oséas Lopes e Hermelinda o “Trio Mossoró”. Dois anos depois, o trio foi apadrinhado por João do Vale, e, por ele, foi levado para a gravadora Copacabana. Ao todo, o trio gravou uma série de doze LPs.

Em 1972, o Trio Mossoró gravou "Pequiniquê", com Abdon Santos, no LP "Transamazônica o paraíso da esperança", lançado pela gravadora Copacabana.

Em 1974, teve a música "Despedida" gravada por Carlos André, no LP "O apaixonado", da gravadora Beverly. No mesmo ano, compôs com Oséias Lopes, a "Homenagem a Messias Lopes"; com Gebardo Moreira, "Ponte Rio- Niterói" e "Por amor demais", e, ainda, com Abdon Santos, o forró "Caçador de Sumaré" gravadas pelo Trio Mossoró, no LP "Praça dos seresteiros".

Em 1975, "Canto de amor", com Sérgio Moreira, foi gravado pelo Trio Mossoró, no LP "Forró do velho Inácio". Dois anos depois, "Despedida", com Oséias Lopes, e "Só recordando", com Jorge W. Porreca, foram gravadas pelo Trio Mossoró, no LP Forró do mexe mexe".

Em 1978, o cantor Bartô Galeno gravou "Iza", parceria com João Mossoró, no LP "Só lembranças". No ano seguinte, "Como é triste saber", parceria de João Mossoró com Ivan Peter, e "Somos dois apaixonados", com Bastinho Calixto foram gravadas por Ivan Peter, em LP Tapecar. Ainda em 1978, Carlos André gravou "Entre quatro paredes", com Jacinto José, no LP "O apaixonado- volume 6".

Em 1981, com a dissolução do Trio Mossoró, passou a seguir carreira solo. No mesmo ano, lançou, pela RCA Victor, o compacto simples "De dois em dois".

Em 1985, fez uma participação especial no disco "Forró verdadeiro", lançado pela Chantecler, por sua irmã, a cantora Hermelinda, com quem cantou junto as faixas "A lhe procurar", de sua autoria, Bastinho Calixto e Zé Ramos, e "O adeus de quem tanto amei", de Bastinho Calixto, Reginaldo Régis e Camarão.

Em 1986, o forró "A lhe procurar", com Bastinho Calixto e José Ramos, foi gravado por Hermelinda, no LP "Forró verdadeiro".

Em 1993, Carlos André gravou "Tonelada de forró", com Bastinho Calixto e Oseinha, no LP "Para recordar e xamegar", lançado pela gravadora CID.

Em 1998, gravou, de forma independente, o CD "Um canto de amor", no qual interpretou obras de sua autoria como "Aplausos pro meu coração", com Bastinho Calixto, "A lhe procurar", com Bastinho Calixto e Zé Ramos, "Liberdade ou servidão", com Fernando Santos, "Minhas janelas", com Fernando Santos, "Monaliza", com João Silva, "Volta pra casa amor", com Bastinho Calixto, e "Não tenho culpa de nascer assim", com João do Vale.

Em 2003, lançou o CD Maré cheia" no qual incluiu músicas de Luiz Vieira, Waldir Machado, Herivelto Martins e Geraldo do Norte, entre outros.

Em 2004, lançou o CD "O mito e a arte de Luiz Gonzaga", no qual homenageou o Rei do Baião, disco que mereceu todo um programa (2 horas) da série "Ricardo Cravo Albin convida" transmitido aos domingos e 2ª feiras paela Rádio MEC. Nesse disco, interpretou "A volta da asa branca", "Lascando cano", e "Algodão" de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, "Penera o xerém", "Dezessete e setecentos" e "Quer ir mais eu vamo", de Luiz Gonzaga e Miguel Lima, "Roendo unhas" e "Retrato de um forró", de Luiz Gonzaga e Luiz Ramalho, "Danado de bom", "Vou te dar um cheiro", "A acácia amarela", com João Silva, "Baião de Vassouras", de Luiz Gonzaga e David Nasser, "Marcha da Petrobrás", de Luiz Gonzaga e Nelson Carvalho, "Buraco de tatu", de Luiz Gonzaga, "Juazeiro", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira e "De Terezina a São Luiz", de Luiz Gonzaga e João do Vale, entre outras.

Em 2012, lançou o CD "Conexão Nordeste - O Arauto das Raízes Nordestinas", produzido por ele próprio. Com músicas de Chico Salles, Gonzaguinha, Nando Cordel, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, entre outros.

Entre 2012 e 2013, lançou mais dois discos, produzidos por ele mesmo, mantendo o estilo tradicional de sempre.

Em 2014, lançou o disco “Falar com Deus é bom”, com destaque para músicas como “Tocando em frente”, de Almir Sater e Renato Teixeira, “Súplica cearense”, de Gordurinha e Nelinho, “Majestade o sabiá”, de Roberta Miranda, O milagre da flecha”, de Moacyr Franco e Marcus Silveira, e “Liberdade ou servidão”, dele com Fernando Santos.

Em 2015, lançou o disco “Canto de amor”, com 11 faixas, com destaques para as românticas “Te amo um pouco mais” e “Noites traiçoeiras”, além de um pout-pourri com “Ronda”, “Negue” e “Marina”.

Reportamo-nos sobre JOÃO BATISTA DE ALMEIDA LOPES, 75 anos, conhecido artisticamente por “JOÃO MOSSORÓ”, nasceu na cidade Mossoró/RN no dia 15/01/1947. Sua discografia constam de 21 discos gravados entre 1968/2015 sendo: 12 pelo Trio Mossoró e 09 solo. Gênero: Forró, Fado e Romântico. Dotes artísticos: cantor e compositor; instrumentos: violão e zabumba.

Dentre outros grandes sucessos destacamos: “De Dois em Dois”, “Forró Verdadeiro” e “Um Canto de Amor”, Atividade: 1968 até o presente momento. FONTE: dicionariompb.com.br/joao-mossoro.

 

QUEM CANTA ...

“Quero cantar de amor, de amor quero falar / Fazer uma canção, em eu possa lhe contar ...”. (“Canto de Amor”. Compositores: João Mossoró e Sérgio Moreira. Canta: Trio Mossoró).

... OS MALES ESPANTA! ESTA.

EDIÇÃO DEDICADA: aos empresários de contabilidade, aos enfermos, lavadores de carros, treinadores de futebol, profissionais da imprensa filatélica, adultos e aos compositores do mundo inteiro.

 

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“Pequeno Capitão” (Poesia para Crianças – 13/01/2022).

 

Construi um barquinho
Que me deu muito trabalho
Vou viajar pelo mundo

Descobrindo lugares belos.

 

Navegando em alto-mar
Os passarinhos amarelos
Meu barquinho está pronto
Feito com folha de papel.

 

Do meu caderno velho
Serei capitão gentil
Enfrentarei perigos enormes
O velho Restelho de chapéu.

 

O gigante Adasmator bem cruel
O canto das sereias
E as grandes baleias
Preciso cuidar dos meus barquinhos.

 

Fazer mais cola de goma

Para colar meu Iemezinho

Lá vou eu a bom bordo

Pequeno capitão negrinho.

CÂNTICOS DE MOTIVAÇÃO...

Algumas pessoas costumam dizer que o que passou não tem mais valor. Isso não é verdade. O passado nos serve como uma lição para não repetirmos nossos erros, corrigirmos algumas coisas em nós e sabermos quais os melhores caminhos para caminharmos. O passado pode ser uma lição dolorosa, mas é preciso lembrar dele para que não cometamos os mesmos enganos. Viver baseado nas lições do passado pode ser bem melhor, pois isso se chama experiência. Não apague o seu passado, ele diz muito de quem você se tornou e o que precisa melhorar.

O PASSADO É UMA LIÇÃO, por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora, em 08/10/2021.

MINHAS ANEDOTAS:

A garotinha toda preocupada puxa a mamãe para a sua altura e diz "mamãe, tire esse algodão do nariz do vovô senão quando ele acordar vai morrer de novo sem respiração!" A mamãe pede para filha fazer silêncio e diz que depois verá aquilo.

NO VELÓRIO DO VOVÔ – MORRENDO DE NOVO. Por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora, em 28/08/2021.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário