sábado, 29 de janeiro de 2022

BDC - Coluna de Notícias n. 1.015.

 

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”

“Uma forma diferente de noticiar”.

Ano XIV – Edição nº 1.015 (geral) e 3ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Oi (WA) e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 29 de janeiro de 2022. - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2022. Semana: 05/52, dias: 29/365 e faltam 336 para o final de ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

NA PADARIA: - Quanto é o cafezinho? – 2 reais. – E o açúcar? – O açúcar a gente não cobra. – Então pode me ver 2 quilos, por favor!  FONTE: https://www.maioresemelhores.com/piadas-muito-engracadas. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www,franciscomartinsescrtor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

SUPRATEC – ASSISTÊNCIA TÉCNICA (recomendo - 9.8789-1518). Na semana anterior ficamos sem a edição do BDC devido um acidente domiciliar, meu notebook sofreu uma queda de ponta cabeça e afetou sua memória. Socorrido sob os cuidados do Rony Dias, processo cirúrgico, observação e liberação pós três dias, estamos de volta as atividades. Boa leitura nobre leitor/a!

 

CEASA: SINAI PEDE NA JUSTIÇA SEQUESTRO DE CONTA ÚNICA DO ESTADO PARA PAGAMENTO DE AÇÃO TRABALHISTA. A Assessoria Jurídica do SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) informa aos seus associados e associadas que requereu, junto à 6ª Vara da Justiça do Trabalho de Natal, o sequestro na conta única do Estado do RN para o pagamento de Requisitórios de Pequeno Valor (RPV’s) aos trabalhadores/as da CEASA beneficiários de uma ação que cobra a diferença salarial do dissídio coletivo de maio/2010 até fevereiro/2015.

A solicitação do Sindicato se fez necessária, pois o Estado descumpriu uma determinação judicial que ordenava a expedição dos RPV´s para os trabalhadores da empresa contemplados na ação de nº 0070300.76.2011.5.21.0006 movida pelo SINAI.

De acordo com a sentença, o Governo deveria efetuar o pagamento em 60 dias úteis. Contudo, o prazo legal para o depósito em favor dos empregados da CEASA terminou em 16/12/2021 sem que o Estado tenha quitado o débito. FONTE: sinairn.com.br, em 17/01/2022.

 

CONSUÊLO XII. Nossa matriarca D. Consuêlo Oliveira está sempre bem, dia 16 último foi seu grande dia para renovar mais um ciclo de vida. Preparamos sua festinha caseira bem restrita com seus irmãos (02), filhos (02), netos (02) e bisnetas (02). PARABÉNS!

 

PAPO COM JOÃO NETO - REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO II. O editor do Blog Democratizando a Comunicação conversa com o apresentador do “Forrózinho Gostoso da Rural”, programa resgatado pela emissora no último dia 17.

BDC: João, esse programa foi apresentado à algum tempo e só na Rádio Rural?

JN:O Forrózinho Gostoso da Rural” tem sua marca própria, ou seja, o nome da Rádio. O forró como um todo sempre foi tocado por outras emissoras divulgando assim cada vez mais a nossa cultura, o que convenhamos ser muito salutar.

Na rádio Rural, esse programa Seu Mané comandou por muitos anos a exemplo de Edson Martins (ambos in memória), Antônio Cidenir também apresentou. Foi se modificando nos anos finais de 80 pra 90 até ser tirado da grade de programação sem, contudo a rádio deixar de tocar forró.

BDC: Programas radiofônicos de hoje, não mais enfatizam a autoria de composição musical e pecam, até, sem citar quem canta a música executada. O que pensa você sobre?

JN: Considero uma falha o autor ser ignorado quase sempre quando o intérprete é anunciado para cantar aquela composição. Mas é muito do perfil do programa. Eu quero citar Paulo Linhares com “Noturno Difusora”, D. Linhares no seu “Musibol”, Edvar Duarte no “Silencio da Seresta” ... . Esses programas e respectivos apresentadores têm esse perfil, ou seja, destacam o compositor, ano de gravação e intérprete. O forrozinho, atualmente que apresento, pontualmente, às 18h, faz esse destaque.

BDC: Em Mossoró existe um programa radiofônico intitulado “forró das antigas” mas tocam demasiadamente músicas gravadas dos anos 90 prá cá. O que os ouvintes do forrozinho gostoso ouvirá nessa questão de gerações?

JN: Eu gosto de trabalhar com a interação do público ouvinte e faço questão que ele compreenda a linha do programa e seu conteúdo musical. Mas não me nego tocar o gosto contrário ao que apresento. Dessa forma há um equilíbrio na seleção sem, contudo desviarmos para o apelativo de músicas, comerciais que não acrescentam nada.

BDC: O forró tem referência de ritmo autêntico do nordestino. Nos anos 80/90 o Grupo Falamansa, de São Paulo, surgiu com a bandeira do Forró Universitário..., opine sobre isso.

JN: O forró anos 90/2000 tem por força do tempo, nova geração que vive a era tecnológica com outros costumes de vida. Chegam as grandes capitais e não tem as mesmas características do interior. São compreensíveis as bandas de forró, o estilizado, modo de compor, cantar e dançar esse gênero. Não vejo ameaça ao nosso verdadeiro e autêntico forró pé de serra. Passa a velha geração para dar lugar aos jovens reinventarem o pé de serra.

BDC: João Neto, agradecemos sua atenção, fique à vontade para suas considerações final.

Quero enfatizar que em se tratando da boa música o que chamamos música de qualidade, eu também apresento desde o final dos anos 80 a Revista da Rural. Programa semanal, aos Domingos, que traz um estilo diferente do forrozinho por se tratar de uma revista com variedades nos seus quadros. Atualmente é a Revista de Domingo, apresentado de 6 as 8h da manhã em conexão a web Rádio da Sal da Terra, de D. Linhares, e a Universo Web Rádio, de Benício Silva, na cidade São Fernando/RN. Agradeço sua gentileza e o Democratizando a Comunicação, é sem dúvida, primar pela qualidade do programa que chega a todos que gostam de rádio.

 

FIQUE SABENDO... “Dia da Saudade” – 30 de janeiro. FONTE: calendarr.com/brasil/dia-da-saudade.

O Dia da Saudade é comemorado anualmente em 30 de janeiro no Brasil. "Saudade" é uma palavra extremamente complexa, foi considerada a 7ª palavra mais difícil de se traduzir para outros idiomas.

Esta data serve para recordar, por exemplo, a memória das pessoas que já partiram, dos que estão distantes, dos tempos bons que já passaram e das lembranças da infância.

No Dia da Saudade é comum ouvir música sobre a saudade e disseminar poemas e frases sobre esse sentimento.

"Saudade" é uma palavra extremamente complexa, cheia de significado e muito difícil de traduzir do português para outros idiomas, devido a sua precisão.

O léxico "saudade" é exclusivo da língua portuguesa e galega. Uma empresa britânica, que teve a colaboração de mais de mil tradutores, criou uma lista onde constam as palavras mais difíceis de traduzir em todo o mundo. A palavra "saudade" foi considerada a 7ª palavra mais difícil de se traduzir para outros idiomas.

A palavra saudade é de origem latina, do vocábulo "solitatem", que quer dizer “solidão”.

Frases para o Dia da Saudade:

“Saudade… Que sentimento mais contraditório! Tem dias que me faz sofrer, outros que faz rir, mas quase sempre me faz feliz, pois sei que sentir saudade é sinônimo de momentos maravilhosos que foram vividos!”

“A saudade que sinto por ti a cada dia aumenta e sinto que está cada vez mais insuportável! Espero voltar a te ver em breve, pois descobri que não consigo viver muito tempo sem você! Te amo!”

“Quando perdemos quem amamos, a saudade de quem se foi se torna a nossa companheira e permite que essa pessoa especial permaneça viva em nossa memória.”

“Tem dias que a saudade aperta, mas também ela nos traz a certeza que nossos momentos juntos se tornaram belas recordações.”

Para outros lindos textos para o Dia da Saudade, acesse o Mundo das Mensagens!

Poemas sobre a Saudade:

Saudade:

"Se queres compreender

O que é saudade

Terás que antes de tudo conhecer

Sentir o que é querer e o que é ternura

E ter por bem um grande amor viver

Então compreenderás.

O que é saudade

Depois de ter vivido um grande amor

Saudade é solidão, melancolia,

É nostalgia, é recordar, viver

Se queres compreender.

O que é saudade". (Mario Palmeiro e Renato Teixeira).

Saudade

"Na solidão na penumbra do amanhecer

Via você na noite, nas estrelas, nos planetas,

Nos mares, no brilho do sol e no anoitecer.

Via você no ontem, no hoje, no amanhã...

Mas não via você no momento.

Que saudade..." (Mario Quintana).

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 30: Raimundo Nonato Sobrinho “O Cinquentinha” – Agente de Saúde e William Pereira – Professor. SEGUIDOS POR: Agnaldo Andrade – Poeta, Evania Batista – Podófila e Ezilda Soares. Nascimento (31); Brígida Lima – Professora, Carlos Lopes – FUNDASE, Carlos Maia – Adv., Kleber Barreto – Professor e Marcos Romualdo – EMATER (1º); Adriana Vieira – CM 8, Glória Bezerra – Enfermeira, Goretti Freitas – FUNDASE, J. Nobre – Radialista, João Paulo – Professor e José Maria –FUNDASE (02); Marcos Tinôco – Bancário, Nazaré Davi – Adv., Roselita Vieira e Socorro Freitas – Professoras (03); João Luiz – Mov. Sociais, Josafá Inácio da Costa e Ossivaldo Carlos – Professores (04). E DIA 05: Agatange Alves – FUNDASE, Evânia Gurgel - Professora, Roberto Mitre e Rosângela Lima – Autônomos.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Olá caro amigo Hermes. Feliz 2022, que este Ano Novo seja melhor do que o Velho 2021 para Você e Sua Família, com as bênçãos e graças de DEUS. Abraços. Luiz Carlos Martins e Família”. Obrigado Luiz, companheiro uerniano e de lutas pelas causas sociais, sempre almejando um mundo melhor para todos e todas.

 

MEMÓRIA:

HÁ 96 ANOS! ÊXODO DE MOSSOROENSES. Em 29 de janeiro de 1926, num dia de sexta-feira, Mossoró amanhecia em estado de alerta, pois notícias davam conta de que a coluna revolucionária chefiada por Luiz Carlos Prestes havia entrado em território potiguar e invadido a cidade de São Miguel, distante 195km de Mossoró. Desse modo a cidade ficou parcialmente deserta com a retirada de autoridades, comerciantes e famílias para Natal e outras localidades distantes. Desse modo a cidade ficou parcialmente deserta com a retirada de autoridades, comerciantes e famílias para Natal e outras localidades distantes. FONTE: Por Geraldo Maia – Historiador. https://www.omossoroense.com.br/a-passagem-da-coluna-prestes-pelo-rio-grande-do-norte, em 26/12/205;

DA EDIÇÃO Nº 937 (em 23/01/2021): INSS: o que muda nas regras para pedir aposentadoria e pensão em 2021; IPERN - novos cálculos de previdência está em vigor; Fórum de Servidores cobram audiência; Unimed-Natal com atendimento presencial em Mossoró; Erasmo Firmino, repórter por uma edição; Hoje o Estado do RN Celebra o Aniversário de Pe. Sátiro Cavalcante Dantas – por Eriberto Monteiro – escritor e servidor público municipal;

DIA: hoje é Dia do Jornalista (24/01, 29/01, 16/02, 07/04, 03/05 e 01/06 também são dias do jornalista), Dia Mundial do Hanseniase e Dia Mundial do Hanseniano. Amanhã (30) será Dia da Não Violência, Dia da Saudade, Dia de Gandhi e Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos.

 

PANO RÁPIDO:

MORO CANCELA ENTREVISTA À RÁDIO DA BAHIA AO SABER QUE CIRO PARTICIPARIA. Assessoria de Moro se surpreendeu ao ver uma imagem no Instagram da emissora anunciando a participação de Ciro Gomes (PDT) no mesmo programa.

A assessoria do ex-juiz Sergio Moro (Podemos), declarado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) parcial e suspeito nos processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Lava Jato, cancelou uma entrevista que ele daria à Rádio Nazaré FM, da Bahia, ao ver uma imagem no Instagram da emissora anunciando a participação de Ciro Gomes (PDT) no mesmo programa. Moro vem sendo desafiado constantemente por Ciro para um debate entre eles.

Já a Rádio Nazaré FM declarou que a presença dos presidenciáveis no mesmo dia “não passou de uma coincidência” e que Moro e Ciro dariam entrevistas em horários diferentes. Ainda conforme a reportagem, a emissora “afirmou que Moro pediu para adiar a entrevista e que a solicitação foi aceita para as informações de cada plataforma de governo não ficarem confusas”.  FONTE: brasil247.com.br, em 28/01/2022.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É um baterista, cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical e ator britânico. Foi baterista e vocalista da banda Genesis, mas também atingiu grande êxito em carreira solo. Também atuou em alguns filmes e programas de televisão.

Já colaborou com vários artistas conhecidos, como Philip Bailey, Bone Thugs'N'Harmony, Paul McCartney, George Harrison, Eric Clapton, Roland Orzabal, Rober Taylor, Robert Plant, Ringo Starr, John Lennon, Elton Jones, Mike Oldfield, Sting, Anni-Frid Lyngstad do ABBA, Mark Knopfler, Laura Pausini, Peter Gabriel e Bee Gees.

Fez uma participação especial em "Woman in Chains", do Tears for Fears, participou do álbum Break Every Rule de Tina Turner, tocando bateria em músicas como Typical Male e Girls, e também colaborou com a banda Led Zeppelin no Live Aid, tocando bateria. Também participou da música Home, do grupo de rap Bone Thugs'N'Harmony.

INFÂNCIA - Nasceu e foi criado em Chiswick / Hounslow, Londres, filho de Winifred M. "June" (nascida Strange), uma agente teatral, e Greville Philip Austin Collins, um agente de seguros. Ele ganhou um kit de bateria de brinquedo no Natal, quando ele tinha cinco anos. Mais tarde, seu tio fez uma bateria improvisada que ele tocava regularmente. Cresceu rodeado por instrumentos mais completos comprados por seus pais.

Ele tocava em canais de televisão e no rádio, e nunca aprendeu a ler e escrever a notação musical convencionalmente, em vez disso, ele usa um sistema que ele criou para si mesmo. Ao contrário de seus companheiros da banda Genesis, ele era considerado, para os padrões ingleses, um músico de origem humilde.

GENESIS - Ingressou na banda Genesis após a saída do baterista John Mayhew, em 1970. Depois que Peter Gabriel deixou a banda em 1975, assumiu os vocais. Esse foi o período de maior sucesso comercial da banda, que continuou através dos anos 80. Enquanto trabalhava tanto como vocalista quanto de baterista, dava os primeiros passos de uma bem-sucedida carreira solo.

CARREIRA SOLO E AUGE - Antes de despontar como cantor solo, nosso homenageado era bastante ocupado com projetos paralelos para ocupar seu tempo, tendo sido declarado um exemplo de workaholic no mundo da música. Integrou a banda de fusion Brand-X entre 1975 e 1980, alegando que precisava de uma atividade extra nos dias que não tocava no Genesis. Após o fim de seu primeiro casamento no fim dos anos 70, compôs as canções que viriam a ser seu primeiro álbum solo.

Seu primeiro disco foi Face Value, em 1981, cuja musica principal é ''In the Air Tonight'' que alcançou grande êxito nas paradas. Os álbuns que se seguiram foram grandes sucessos de vendas e muitas músicas estiveram entre as mais ouvidas no rádio, além de frequente presença na TV. Seu nome estava em alta e ele trabalhava constantemente.

Em 1984 compôs a canção 'Against All Odds'' para o filme Paixões Proibidas, e no ano seguinte se tornou o único músico a se apresentar no Live Aid da Inglaterra e pegar um voo supersônico para tocar no Live Aid dos Estados Unidos em sequência. Ao mesmo tempo que trabalhava na divulgação de seu terceiro álbum solo ''No Jacket Required'', sua popularidade se acentuou mais ainda nessa fase, com ele se apresentando em numerosos programas de televisão, estrelando até episódios da popular série Miami Vice.

Em 1987 saiu a primeira compilação em remix dos sucessos do álbum anterior, e no ano seguinte estrelou o filme Buster, sucesso de bilheteria que colocou duas canções no topo, "A Groovy Kind of Love" e "Two Hearts". Collins fechou a década lançando em 1989 o álbum "... But Seriously", mais conceitual, pessoal e mais maduro, ajudado ainda pela faixa de trabalho ''Another Day in Paradise", um dos seus últimos grandes hits das rádios. Foi o grande auge que atravessou todos os anos 80 e também a turnê "Serious Hits...Live" começando em 1990.

DECLÍNIO - Apesar da enorme popularidade, suas vendas dos discos começaram a decair nos anos 90, mais precisamente em 1993, época do álbum "Both Sides", em que seus problemas particulares refletiram na concepção do disco, o que não agradou aos que estavam acostumados com o som alegre, dançante e pop rock já desenvolvido.

Em 2003 ele anunciou que iria terminar sua carreira solo, fazendo uma turnê de despedida, lançando o DVD da turnê em 2004.

Em 13 de setembro de 2010, voltou a gravar, com o lançamento do álbum Goin Back, com faixas de standards da Motown Records e de Soul Music dos anos 60.

Em Maro de 2011, foi anunciado na imprensa que deixaria a música para se dedicar integralmente à família.

Faria seu primeiro show após quatro anos longe dos palcos e talvez fizesse também uma apresentação, com o filho Nicholas na bateria e ele próprio nos vocais, mas devido a problemas de saúde não pôde ir. O músico seria o headliner do projeto beneficente “Dreaming On The Beach Concert” da fundação Little Dreams, fundada por sua ex-esposa Orianne Mejjati. Laura Pausini, Alejandra Guzmán e outros também participaram como “convidados especiais” do show, que aconteceu na Filmore Miami Beach, no dia 6/12/2014.

Ainda em 2014, fez uma aparição surpresa na escola de seus filhos em Miami para cantar duas músicas. Foi a primeira vez que se apresentou ao vivo desde sua “aposentadoria”, em 2011. Além do breve retorno aos palcos, em 2014 o britânico também se reuniu com a formação clássica de sua antiga banda, o Genesis, para um documentário da BBC. O projeto foi a primeira reunião do grupo desde a saída do cantor Peter Gabriel, em 1975.

VIDA PESSOAL - Casou-se com a canadense Andrea Bertorelli em 1975. Eles tiveram um filho, Simon Collins e adotou a filha de Andrea, Joely Collins. Eles se divorciaram em 1980.

Seu segundo casamento foi com Jill Tavelman, entre 1984 e 1996, no qual teve uma filha, Lily Collins. Casou-se novamente em 1999, com Orianne Cevey. Tiveram dois filhos, Nicholas e Matthew. Se separaram em 2006.

Reportamo-nos sobre PHILIP CHARLES DAVID COLLINS, 71 anos, conhecido artisticamente por “PHILL COLLINS”, nasceu na cidade Chiswick – Inglaterra – Reino Unido no dia 30/01/1951. Sua discografia constam de 81 discos gravados entre 1970/2010 sendo: 18 a banda Gênesis, 59 solo e 04 participações (Robert Plant e Eric Clapton). Gênero: Pop, Rock Progressivo, Soft Rock, Art Rock, Jazz Fusion e Blueyed-soul. Dotes artísticos: cantor, compositor e multi-instrumentista. Instrumentos: bateria, piano, teclado, guitarra, gaita de fole e baixo.

 

QUEM CANTA ...

“Toda a minha vida, eu estive procurando / Pelas palavras para me expressar como eu me sinto / Eu perderia meu tempo pensando demais ...”. (“All Of My Life – Toda Minha Vida”. Compositor: Phill Collins. Canta: P.C.).

... OS MALES ESPANTA! ESTA.

EDIÇÃO DEDICADA:  aos jornalistas, agentes de combate a hanseníase, aos saudosos e aos leitores de histórias de quadrinhos.

 

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“Natação” (Poesia para Crianças – 14/01/2022).

  

O nadador no mar
parece um peixinho
braçadas fortes
abrem o caminho.

Nadar é maravilhoso
exercita todo o corpo
do bebê e do idoso
respirar é mais gostoso.

Na natação as perninhas
batem apressadinhas
eu prefiro o nado de peito
no crowl não levo jeito.

CÂNTICOS DE MOTIVAÇÃO...

Vivemos dizendo que não temos tempo para mais nada. Damos desculpas aos familiares e amigos por não os visitarmos porque não temos mais tempo. Deixamos de ligar para um amigo que há anos não vemos, esquecemos de nos cuidar porque já não há tempo. Vivemos sempre correndo contra o relógio. Chegamos ao fim do dia em casa e caímos na cama cansados. Aí vem a lembrança de que a sobrinha está completando ano, de que o boleto da conta de luz vence naquele dia e de que o vizinho nos esperou pro jantar. Não tivemos tempo para nós. Esquecemos das pessoas mais próximas. Será mesmo que não há mais tempo para nada? Há sim! Organize-se! Tire um tempo para você. Sempre arranjamos um jeito para cuidar de nós quando nos esforçamos. Quem faz seu tempo é você. Aprenda a agendar seus compromissos. Crie rotinas e hábitos. Eles ajudarão a lembrar dos seus compromissos. Ainda há tempo de não esquecer de você.

NÃO HÁ TEMPO PARA MAIS NADA, por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora, em 06/08/2021.

MINHAS ANEDOTAS:

Eu ia passando na praça e vi dois cegos brigando feio. Cada um que dissesse uma coisa. Eu gritei: estou torcendo para o que está com uma faca. Os dois saíram correndo e todo mundo riu muito da minha astúcia..

OS CEGOS E A FACA. Por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora, em 23/08/2021.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

sábado, 15 de janeiro de 2022

BDC - Coluna de Notícias n. 1.014.


“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”

“Uma forma diferente de noticiar”.

Ano XIV – Edição nº 1.014 (geral) e 2ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Oi (WA) e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 15 de janeiro de 2022. - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2022. Semana: 03/52, dias: 15/365 e faltam 360 para o final de ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

SEM TÁXI: Qual a cidade que não tem táxi? – Urberlândia!  FONTE: https://www.maioresemelhores.com/melhores-piadas-curtas-para-morrer-derir/. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

TRAILERS INVADEM OS JÁ ESCASSOS ESTACIONAMENTOS COM AVAL DA PREFEITURA. Acho que é a terceira vez que voto ao assunto. Não me sinto bem falar desse assunto, pois, mexe com a questão da sobrevivência humana. É notório o desaparecimento gradativo desses espaços por parte da prefeitura para a desobstrução do trânsito – beleza, mas, por outro lado fecha os olhos dada a ocupação crescente de “ambulantes-fixos” em poucos estacionamentos apropriados para veículos. Vendo uma reportagem televisiva, nessa semana, me chamou atenção um trailer-lanchonete em frente a agência da Caixa Econômica Federal situada na Av. Augusto Severo. Logo ali, onde só não multam bicicletas pardas por não ter placas!

 

ESTADO DO RJ AUTORIZA USO DE PRECATÓRIOS PARA PAGAR DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS. O estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei 9.532/2021, promulgada em de 29 de dezembro, autorizou o uso de precatórios próprios ou de terceiros para pagar dívidas de contribuintes inscritas na dívida ativa ou parceladas. A medida vale para débitos de até 31 de dezembro do ano passado.

De acordo com a lei, o estado do Rio publicará edital para convocar os credores interessados em transferir os seus créditos. Além disso, estabelecerá as condições de transferência de precatórios e os respectivos abatimentos.

O tributarista Luiz Gustavo Bichara, sócio do Bichara Advogados, considera a medida positiva. "É bom para o estado, que quita suas dívidas sem ter, necessariamente, que pagá-las (e também porque vai receber). E é bom para os contribuintes, que, sobretudo nesse cenário de aguda crise, terão esse caminho para saldar suas dívidas".

No entanto, Bichara lamentou a limitação a débitos inscritos em dívida ativa, avaliando que essa condição restringe muito a adesão de contribuintes ao programa.

Nessa mesma linha, Breno Kingma, sócio da área tributária do Vieira Rezende Advogados, avalia que o uso de precatórios para pagar dívidas fiscais é uma medida que foi bem-sucedida em diversos estados (...). FONTE: https://www.conjur.com.br/2022-jan-14/rio-autoriza-uso-precatorios-pagar-dividas-tributarias.

 

DETRAN-RN: CAMPANHA SALARIAL É TEMA DE ASSEMBLEIA DE TRABALHADORES/AS. A direção estadual do SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) convoca os/as trabalhadores/as do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-RN) para Assembleia da categoria. O encontro vai acontecer de forma remota em 19 de janeiro (quarta-feira), às 15h30, através do aplicativo Google Meet. O link para acessar a plataforma será disponibilizado no dia da atividade.

Em pauta: informes e avaliação da Campanha Salarial de 2021; demandas atuais (PCCR, Concurso Público, Gratificações e Processos de Servidores) e, planejamento da Campanha de 2022. FONTE: sinairn.com.br, em 11/01/2022.

 

JOÃO NETO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! O programa “FORROZINHO GOSTOSO DA RURAL” está de volta! Nesta segunda-feira (17) às 18 horas de segunda a sexta-feira, pela Rádio Rural de Mossoró (AM 990Khz), sob nossa apresentação. Aguardamos sua audiência, grande abraço, João Neto.

 

FIQUE SABENDO... “Dia da Imprensa Filatélica no Brasil” – 15 de janeiro. FONTE: http://lorenafilatelia.blogspot.com/2019/01/dia-da-imprensa-filatelica-no-brasil.html, em 15/01/2019.

“O objetivo deste é divulgar as atividades da Filatelia, Numismática e Colecionismo de um modo geral oferecendo uma contribuição para o processo de aprimoramento dos que se dedicam a arte de colecionar selos, moedas, cédulas, medalhas, etc, trocando experiências e fazendo amizades. Para enriquecê-lo, agradeço a todos que possam contribuir com notícias de mostras e exposições, movimentos filatélicos e numismáticos, artigos, comentários, críticas e sugestões pertinentes”. Lorena Filatelia.

Imprensa filatélica no Brasil nasceu modestamente em São Paulo, em 1882. Criou-a o jovem colecionador Luís Levy, comerciante, compositor e exímio pianista, estabelecido à Rua da Imperatriz, n. 4.

Luís Levy nasceu em São Paulo em 1861 e morreu no Rio de Janeiro em 1935 aos 74 anos. Luís Levy falava e escrevia corretamente em cinco idiomas o que lhe facilitava a comunicação com filatelistas do mundo inteiro e a troca de peças com outras pessoas que tinham o mesmo hobby.

A princípio foi apenas um amador, mas logo percebeu que poderia vender selos e com os ganhos ampliar sua coleção. Assim, como se tornasse um comerciante, teve a ideia de propagar o gosto pela filatelia através de uma publicação especializada.

Em 15 de janeiro de 1882, circulava na cidade de São Paulo um modesto jornalzinho intitulado Brazil Philatelico. A reduzida quantidade de colecionadores na então pequena cidade paulistana fez com que a publicação não tivesse vida longa. Apenas alguns números saíram à luz e o jornalzinho deixou de circular. Mas o caminho da imprensa filatélica estava aberto e outras publicações especializadas viriam a aparecer em diversas cidades brasileiras com o progressivo aumento do colecionismo postal.

Hoje os profissionais estão reunidos na Associação Brasileira dos Jornalistas Filatélicos – ABRAJOF da qual sou associado número 222. E, em homenagem à iniciativa pioneira de Luís Levy, no dia 15 de janeiro se comemora o Dia da Imprensa Filatélica. Por ocasião do centenário do lançamento do primeiro órgão impresso dedicado aos filatelistas, a Empresa Brasileira de Correios lançou um selo em comemoração à data.

Hoje, as principais publicações brasileiras sobre filatelia são a Revista COFI editada pela própria Empresa de Correios, o jornal filatélico FILACAP editado pela Associação Cultural FILACAP, o Boletim Informativo do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, Boletim da Sociedade Philatélica Paulista, Boletim da Associação Filatélica e Numismática de Brasília, Boletim da Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina, etc. Contendo todos os lançamentos nacionais com as características de cada peça filatélica, além de um vasto e bem elaborado noticiário sobre o que emitem outras nações em matéria de selos postais.

O Clube Filatélico e Numismático de Lorena criou o Blog –www.lorenafilatelia.com.br sob a responsabilidade do Professor José Antonio Bittencourt Ferraz e com postagens diárias. O Blog já conquistou os seguintes Prêmios: MEDALHA DE BRONZE na LUBRAPEX 2012; MEDALHA DE BRONZE “EXPOFIL 125 – CHILE” – 2014, Prêmio IEV de Mídia Cultural 2014 e MEDALHA DE PRATA na LUBRAPEX 2016.

O Portal de Notícicas – “O LORENENSE.com.br” abriu espaço para a publicação de uma nova fase de colunismo filatélico.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 16: Canindé Freitas – Sebista, Marcelo Melo – Comerciário e Maria Consuêlo Oliveira - Professora. SEGUIDOS POR: Adalzira Jales – FUNDASE, Aldezira Marques – Professora, Amós Teixeira – Corretor, Aparecida Nogueira e Edimar Vieira – Professores, Nara Nascimento – DETRAN/RN e Oto Emerson – Autônomo (17); Elaine (Leninha) Nascimento – Natal; Eliezer Nunes – DATANORTE, Fátima Oliveira – SINAI, Ivanaldo Xavier – UERN, Josi Nascimento – A. Social, Leniur Dantas, Liszt Madruga – Jornalista e Rita Oliveira – Doze Anos (18); Dedé Lopes – Sandubar; Francismar Câmara – PT, Gisa Veira – Comerciante, Isah Cristina – Facebook, Lúcia Helena – Professora, Luciana Clarisse – Neta e Raimunda Paiva – UERN (19); Geraldo Paiva – PT, Irismar Santos – Prima, Nazareno Silva - INSS e Paula Francinete - Natal (20) Lourdes Carvalho – Professora e Márcio Freitas – INSS (21). E DIA 22: Ana Mônica – Professora, Bernardino Neto – UERN, Ivoneide Targino – Alemanha, Raissa Medeiros – UERN e Pe. Sátiro Dantas – CDSL.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Caro Hermes, que seja profícuo o ano 2022. Walter Gomes”. Bravo amigo Walgom, muito obrigado, que te Deus conceda muitas bênçãos a superar mais um ano com saúde e fé extensivos aos demais familiares.

 

MEMÓRIA:

HÁ 90 ANOS! Fundada a Associação de Professores de Mossoró (APM), hoje Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTE/RN – Regional de Mossoró;

DA EDIÇÃO Nº 936 (em 18/01/2021): Pano de saúde familiar: operadora deve manter filhos maiores de 25 anos; Uber para terceiros: pedir aplicativo para desconhecidos ou terceiros é pedir para ser convocado a depor; Após 2 anos de espera, governo apresenta datas de pagamento de 13º de 2018; Tárcio Araújo, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (689) – por Erasmo Firmino; Fique sabendo... “Sobre a ignorância erudita” Por Carlos D’incao – articulista do brasil347, texto sugerido pro Romildo Pompeu – Servidor público estadual, aposentado pelo IPERN, em 12/01/2021.

DIA: ontem (14) foi Dia do Empresário de Contabilidade, Dia dos Enfermos, Dia do Lavador de Carros e Dia do Treinador de Futebol. Hoje é Dia da Imprensa Filatélica, Dia dos Adultos e Dia Mundial do Compositor.

 

PANO RÁPIDO:

TACLAN DURAM DIZ QUE VAI DENUNCIAR AO CONSELHO DE ÉTICA DA OAB. "Você não é digno da carteira que recebeu porque não preza pela ética e reiteradamente tem conduta incompatível com a advocacia", disse o advogado ao ex-juiz.

O advogado Rodrigo Tacla Duran, que diz ter sido vítima de extorsão por parte do advogado Carlos Zuccolotto, amigo do ex-juiz suspeito Sergio Moro, cujo enriquecimento está sendo investigado pelo Tribunal de Contas da União, contestou o ataque do ex-juiz aos juristas do grupo Prerrogativas.

Tacla Duran lembrou que Moro é advogado e seus ataques aos advogados do Prerrô serão levados ao Conselho de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). "Russo @SF_Moro você há muito tempo hostiliza a advocacia e as prerrogativas. Você é inscrito na OAB @CFOAB e não é digno da carteira que recebeu porque não preza pela ética e reiteradamente tem conduta incompatível com a advocacia. Será, certamente representado no Tribunal de Ética", escreveu Tacla Duran.

Em entrevista à Revista Veja, que circular nesta sexta-feira (14), Moro afirmou que os advogados do Prerrogativas “trabalham pela impunidade de corruptos”. Também nesta sexta, Moro usou as redes sociais para atacar o advogado Antonio Claudio Mariz de Oliveira, que integra o grupo. "Leio na Folha que o líder do clube dos advogados pela impunidade ("o crime já aconteceu, o que adianta punir?") é contra o meu projeto de reforma da Justiça. Pelo jeito, estamos mesmo fazendo a coisa certa já que os advogados de corruptos são contra”, postou Moro. FONTE: brasil247.com.br, em 14/01/2022.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É um cantor e compositor potiguar, suas obras sofreram grande influência de Luiz Gonzaga. Começou a carreira artística em 1968, quando fundou, com seus irmãos Oséas Lopes e Hermelinda o “Trio Mossoró”. Dois anos depois, o trio foi apadrinhado por João do Vale, e, por ele, foi levado para a gravadora Copacabana. Ao todo, o trio gravou uma série de doze LPs.

Em 1972, o Trio Mossoró gravou "Pequiniquê", com Abdon Santos, no LP "Transamazônica o paraíso da esperança", lançado pela gravadora Copacabana.

Em 1974, teve a música "Despedida" gravada por Carlos André, no LP "O apaixonado", da gravadora Beverly. No mesmo ano, compôs com Oséias Lopes, a "Homenagem a Messias Lopes"; com Gebardo Moreira, "Ponte Rio- Niterói" e "Por amor demais", e, ainda, com Abdon Santos, o forró "Caçador de Sumaré" gravadas pelo Trio Mossoró, no LP "Praça dos seresteiros".

Em 1975, "Canto de amor", com Sérgio Moreira, foi gravado pelo Trio Mossoró, no LP "Forró do velho Inácio". Dois anos depois, "Despedida", com Oséias Lopes, e "Só recordando", com Jorge W. Porreca, foram gravadas pelo Trio Mossoró, no LP Forró do mexe mexe".

Em 1978, o cantor Bartô Galeno gravou "Iza", parceria com João Mossoró, no LP "Só lembranças". No ano seguinte, "Como é triste saber", parceria de João Mossoró com Ivan Peter, e "Somos dois apaixonados", com Bastinho Calixto foram gravadas por Ivan Peter, em LP Tapecar. Ainda em 1978, Carlos André gravou "Entre quatro paredes", com Jacinto José, no LP "O apaixonado- volume 6".

Em 1981, com a dissolução do Trio Mossoró, passou a seguir carreira solo. No mesmo ano, lançou, pela RCA Victor, o compacto simples "De dois em dois".

Em 1985, fez uma participação especial no disco "Forró verdadeiro", lançado pela Chantecler, por sua irmã, a cantora Hermelinda, com quem cantou junto as faixas "A lhe procurar", de sua autoria, Bastinho Calixto e Zé Ramos, e "O adeus de quem tanto amei", de Bastinho Calixto, Reginaldo Régis e Camarão.

Em 1986, o forró "A lhe procurar", com Bastinho Calixto e José Ramos, foi gravado por Hermelinda, no LP "Forró verdadeiro".

Em 1993, Carlos André gravou "Tonelada de forró", com Bastinho Calixto e Oseinha, no LP "Para recordar e xamegar", lançado pela gravadora CID.

Em 1998, gravou, de forma independente, o CD "Um canto de amor", no qual interpretou obras de sua autoria como "Aplausos pro meu coração", com Bastinho Calixto, "A lhe procurar", com Bastinho Calixto e Zé Ramos, "Liberdade ou servidão", com Fernando Santos, "Minhas janelas", com Fernando Santos, "Monaliza", com João Silva, "Volta pra casa amor", com Bastinho Calixto, e "Não tenho culpa de nascer assim", com João do Vale.

Em 2003, lançou o CD Maré cheia" no qual incluiu músicas de Luiz Vieira, Waldir Machado, Herivelto Martins e Geraldo do Norte, entre outros.

Em 2004, lançou o CD "O mito e a arte de Luiz Gonzaga", no qual homenageou o Rei do Baião, disco que mereceu todo um programa (2 horas) da série "Ricardo Cravo Albin convida" transmitido aos domingos e 2ª feiras paela Rádio MEC. Nesse disco, interpretou "A volta da asa branca", "Lascando cano", e "Algodão" de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, "Penera o xerém", "Dezessete e setecentos" e "Quer ir mais eu vamo", de Luiz Gonzaga e Miguel Lima, "Roendo unhas" e "Retrato de um forró", de Luiz Gonzaga e Luiz Ramalho, "Danado de bom", "Vou te dar um cheiro", "A acácia amarela", com João Silva, "Baião de Vassouras", de Luiz Gonzaga e David Nasser, "Marcha da Petrobrás", de Luiz Gonzaga e Nelson Carvalho, "Buraco de tatu", de Luiz Gonzaga, "Juazeiro", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira e "De Terezina a São Luiz", de Luiz Gonzaga e João do Vale, entre outras.

Em 2012, lançou o CD "Conexão Nordeste - O Arauto das Raízes Nordestinas", produzido por ele próprio. Com músicas de Chico Salles, Gonzaguinha, Nando Cordel, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, entre outros.

Entre 2012 e 2013, lançou mais dois discos, produzidos por ele mesmo, mantendo o estilo tradicional de sempre.

Em 2014, lançou o disco “Falar com Deus é bom”, com destaque para músicas como “Tocando em frente”, de Almir Sater e Renato Teixeira, “Súplica cearense”, de Gordurinha e Nelinho, “Majestade o sabiá”, de Roberta Miranda, O milagre da flecha”, de Moacyr Franco e Marcus Silveira, e “Liberdade ou servidão”, dele com Fernando Santos.

Em 2015, lançou o disco “Canto de amor”, com 11 faixas, com destaques para as românticas “Te amo um pouco mais” e “Noites traiçoeiras”, além de um pout-pourri com “Ronda”, “Negue” e “Marina”.

Reportamo-nos sobre JOÃO BATISTA DE ALMEIDA LOPES, 75 anos, conhecido artisticamente por “JOÃO MOSSORÓ”, nasceu na cidade Mossoró/RN no dia 15/01/1947. Sua discografia constam de 21 discos gravados entre 1968/2015 sendo: 12 pelo Trio Mossoró e 09 solo. Gênero: Forró, Fado e Romântico. Dotes artísticos: cantor e compositor; instrumentos: violão e zabumba.

Dentre outros grandes sucessos destacamos: “De Dois em Dois”, “Forró Verdadeiro” e “Um Canto de Amor”, Atividade: 1968 até o presente momento. FONTE: dicionariompb.com.br/joao-mossoro.

 

QUEM CANTA ...

“Quero cantar de amor, de amor quero falar / Fazer uma canção, em eu possa lhe contar ...”. (“Canto de Amor”. Compositores: João Mossoró e Sérgio Moreira. Canta: Trio Mossoró).

... OS MALES ESPANTA! ESTA.

EDIÇÃO DEDICADA: aos empresários de contabilidade, aos enfermos, lavadores de carros, treinadores de futebol, profissionais da imprensa filatélica, adultos e aos compositores do mundo inteiro.

 

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“Pequeno Capitão” (Poesia para Crianças – 13/01/2022).

 

Construi um barquinho
Que me deu muito trabalho
Vou viajar pelo mundo

Descobrindo lugares belos.

 

Navegando em alto-mar
Os passarinhos amarelos
Meu barquinho está pronto
Feito com folha de papel.

 

Do meu caderno velho
Serei capitão gentil
Enfrentarei perigos enormes
O velho Restelho de chapéu.

 

O gigante Adasmator bem cruel
O canto das sereias
E as grandes baleias
Preciso cuidar dos meus barquinhos.

 

Fazer mais cola de goma

Para colar meu Iemezinho

Lá vou eu a bom bordo

Pequeno capitão negrinho.

CÂNTICOS DE MOTIVAÇÃO...

Algumas pessoas costumam dizer que o que passou não tem mais valor. Isso não é verdade. O passado nos serve como uma lição para não repetirmos nossos erros, corrigirmos algumas coisas em nós e sabermos quais os melhores caminhos para caminharmos. O passado pode ser uma lição dolorosa, mas é preciso lembrar dele para que não cometamos os mesmos enganos. Viver baseado nas lições do passado pode ser bem melhor, pois isso se chama experiência. Não apague o seu passado, ele diz muito de quem você se tornou e o que precisa melhorar.

O PASSADO É UMA LIÇÃO, por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora, em 08/10/2021.

MINHAS ANEDOTAS:

A garotinha toda preocupada puxa a mamãe para a sua altura e diz "mamãe, tire esse algodão do nariz do vovô senão quando ele acordar vai morrer de novo sem respiração!" A mamãe pede para filha fazer silêncio e diz que depois verá aquilo.

NO VELÓRIO DO VOVÔ – MORRENDO DE NOVO. Por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora, em 28/08/2021.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!