sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

BDC - Coluna de Notícias n. 1.012.

 

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”

“Uma forma diferente de noticiar”.

Ano XIV – Edição nº 1.012 (geral) e 78ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos: hermesoliveir6a1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Oi (WA) e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sexta-feira, 31 de dezembro de 2021, edição especial – Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2021. Semana: 52/52, dias: 365/365 e último dia do ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

CINEMA E MATEMÁTICA: Sabe por que não seria um bom filme sobe os números? Porque seria uma má temática! Fonte https://www.maioresemelhores.com/piadas-muito-engracadas/. Abraços de Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

ENFIM A AUTONOMIA FINANCEIRA DA UERN, uma luta que atravessou décadas e muitos fatos históricos tiveram decisões fundamentais para esse longo processo nos anos 80. Cito aqui três momentos: primeiro a difícil batalha de convencimento do então e saudoso prefeito Dix-huit Rosado a ceder o patrimônio municipal da então FURRN ao estado do RN; segundo coube ao também saudoso governador do estado – Radir Pereira sancionar a lei da estadualização em 08 de janeiro de 1987 fazendo nascer a nova FUERN. E terceiro, esse tema entra como luvas leves nos braços da professora e governadora Fátima Bezerra anunciando, em setembro, o fim da lista tríplice no processo eleitoral para reitor e vice como também o compromisso de enviar projeto de lei, de sua autoria, e empenhar-se para aprovação da tão sonhada autonomia financeira encampada pelos segmentos.

GRATIDÃO E HOMENAGEM. Temos uma lista interminável de personalidades a homenagear em todo esse processo. Mas é em nome do saudoso Waldir Oliveira – Borracha que saúdo a todos, vivos e os que se encontram em plano superior e fizeram parte dessa luta. Minha gratidão (como técnico-administrativo por quase quatro décadas) a governadora, extensiva aos colegas (ativos e inativos), professores (ativos e inativos), alunos e ex-alunos. Boas Festas e FELIZ ANO-NOVO A TODOS/AS!

 

NOVOS PRAZOS PARA CORTE DE ENERGIA. Empresas podem cortar a energia de quem deixa de pagar a conta de luz, mas existem procedimentos que devem ser cumpridos, segundo a entidade de direitos do consumidor Proteste (Associação Brasleira de Defesa do Consumidor), alerta que as empresas podem cortar a energia de quem deixa de pagar a conta de luz, mas existem procedimentos que devem ser cumpridos pelas empresas.

CORTE PODE VIR COM APENAS UMA CONTA ATRASADA - Os consumidores que ficarem com as contas de luz atrasadas podem ter o serviço interrompido e sofrer corte de energia. Entretanto, não existe uma quantidade mínima de contas em aberto que permita o corte no fornecimento de energia. Ou seja, a companhia elétrica pode cortar a luz da casa do consumidor inadimplente com apenas uma conta em aberto.

Porém, isso não significa que, logo após o pagamento da conta ficar em atraso, a energia elétrica de uma casa será cortada. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabelece regras e prazos para cortar a energia.

PRAZO PARA O CORTE DE ENERGIA - Uma das diretrizes da Aneel é que os consumidores devem ser avisados sobre a falta de pagamento de uma conta com uma antecedência mínima de 15 dias antes do corte. Portanto, esse é o prazo mínimo para cortar a energia.

Caso a empresa não mande o aviso, a interrupção do serviço será indevida e a concessionária pode ser obrigada a pagar uma indenização ao consumidor, mesmo que a conta não tenha sido paga.

Além disso, o corte só pode ser feito em um prazo máximo de 90 dias após o vencimento da conta de luz. Caso o prazo seja ultrapassado, a companhia elétrica não poderá mais realizar o corte. Se isso acontecer, o débito só poderá ser cobrado na Justiça ou via administrativa.

De forma geral, o aviso prévio em relação ao corte de energia é feito na própria conta de luz. Por isso, é recomendado ler a conta com atenção para verificar se existe algum aviso de interrupção do fornecimento de energia.

AVISO DE CORTE: COMO PROCEDER - Se o consumidor recebeu o aviso de inadimplência de uma conta que levará ao corte da luz, é necessário fazer o pagamento dos débitos pendentes o mais rápido possível. Isso significa que todos os valores da conta, juros e outros débitos que estão relacionados ao aviso de corte devem ser pagos.

Os pagamentos devem ser feitos em qualquer agência bancária ou casa lotérica. É recomendado guardar os comprovantes da quitação das contas para mostrar que o valor já foi pago, caso a empresa envie técnicos à residência para realizar o corte. FONTE: G1, na base de dados do site: https://www.mixvale.com.br/2021/12/28/novos-prazos-para-o-cortes-de-energias/.

 

SANTINO ARRUDA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! Ganhamos, preliminarmente a batalha jurídica na ação dos 75 anos para a demissão de CeLeTistas. O desembargador Eduardo Rocha acaba de conceder liminar para impedir o expurgo daqueles que, completando 70 anos, estavam sendo extintos, desrespeitosamente, seus contratos de trabalho. A decisão e liminar em mandado de segurança impetrado pelo SINAI (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN), no dia de ontem (29). A liminar acaba de sair. Parabéns pra todos nós, agora é aguardar a decisão final. Para esfregar nos queixos de imbecis, burocratas do Governo, excessivamente raivosos. Fechamos o ano com uma pequena mas importante vitória, até que enfim. Bom ano novo pra todo mundo. Satino Arruda – Secretário Geral do sindicato, via watts app pessoal, em 30/12/2021.

 

DONA CONSUÊLO X. Final de tarde de ontem (30) nossa matriarca reclamou de nariz entupido, um pouco de coriza e garganta ardendo. Não apresenta sinais de febre. Obrigado Deus, obrigado amigos e amigas da família pelas orações e fé.

 

FIQUE SABENDO... “Corrida Internacional de São Silvestre”. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Corrida_Internacional_de_São_Silvestre.

A Corrida de São Silvestre (1925) nunca deixou de realizar-se, nem mesmo durante a Revolução Constitucionalista de 1932 ou a  Segunda Guerra Mundial. A primeira transmissão ao vivo da corrida ocorreu no ano de 1948.

Corrida Internacional de São Silvestre é uma corrida de rua realizada anualmente na cidade de São Paulo, Brasil, no dia 31 de dezembro, dia de São Silvestre (data de morte do Papa da Igreja Católica, canonizado também neste dia, anos depois, no quarto século da Era Cristã) e de onde vem o seu nome.

A corrida, a mais famosa e tradicional do Brasil e a da América do Sul, tem um percurso atual de 15 km pelo centro de São Paulo e é uma corrida mista desde 1975, quando começou a participação oficial das mulheres. Entre 1925, ano de sua criação e 1944, foi disputada apenas por corredores brasileiros.

O maior vencedor da prova – e recordista até a edição de 2019, quando afinal teve sua marca quebrada após 25 anos – é o queniano Paul Tergat com cinco vitórias e, entre as mulheres, a portuguesa Rosa Mota, que com seis vitórias consecutivas nos anos 1980 é a maior vencedora geral. Entre os brasileiros, o título fica com Marison Gomes dos Santos, com três vitórias.

Alguns dos maiores fundistas da história do atletismo já participaram e venceram a prova. Além de Paul Tergat e Rosa Mota, já correram nas ruas de São Paulo, campeões e medalhistas olímpicos e recordistas mundiais como Franjo Mihalic, Gaston Roelants, Frank Shorter, Carlos Lopes, Arturo Barrios, Ronaldo da Costa, Priscah Jeptoo, Deratu Tulu e a "Locomotiva Humana", o tcheco Emil Zatopek, campeão em 1953. A Corrida Internacional de São Silvestre é transmitida ao vivo pela televisão para o Brasil e para o mundo pela TV Gazeta e pela Rede Globo desde 1982.

HISTÓRIA: Cásper Líbero, um jornalista e advogado paulista milionário que fez fortuna no início do século XX no setor de imprensa era um apaixonado por esportes, tanto que ele foi o idealizador da Gazeta Esportiva, que havia sido lançada inicialmente como coluna do jornal A Gazeta e posteriormente, em 1947, foi lançada como jornal (4 anos após a morte de Cásper). Em uma viagem que fez a Paris, ficou maravilhado com uma corrida realizada à noite, em que os corredores carregavam tochas ao longo do percurso. Decidido a promover algo semelhante no Brasil, criou uma corrida noturna a ser realizada no último dia do ano de 1925. Estava fundada a Corrida de São Silvestre, que recebeu esse nome em homenagem ao santo do dia.

Em sua primeira edição, de 60 inscritos, 48 compareceram para disputar a prova e apenas 37 foram oficialmente classificados, já que as regras exigiam que todos os corredores cruzassem a linha de chegada no máximo 3 minutos após a chegada do vencedor. O primeiro vencedor foi o jogador de futebol Alfredo Gomes, que completou os 8,8 km do percurso em 33:21. Inicialmente aceitando apenas a participação de brasileiros natos, nos anos seguintes a inscrição foi permitida a estrangeiros morando no Brasil, o que permitiu ao italiano Heitor Blasi, radicado em São Paulo, ser convidado a disputá-la e vencer duas das primeiras edições da prova, em 1927 e 1929. Sem grande experiência na organização deste tipo de evento, as primeiras edições impediam os corredores de beberem qualquer tipo de líquido durante a prova, e os atletas muitas vezes nela competiam com os próprios sapatos que usavam para treino no dia a dia e roupas que acumulavam suor.

Ao contrário de outros eventos desportivos tão ou mais antigos, a Corrida de São Silvestre nunca deixou de realizar-se, nem mesmo durante a Revolução Constitucionalista de 1932 ou a Segunda Guerra Mundial.

Em 1941, atletas do estado de São Paulo perderam a invencibilidade. Desde a inauguração da prova em 1925, apenas atletas paulistas haviam vencido a disputa da São Silvestre. Este domínio só acabou após o mineiro José Tibúrcio dos Santos vencer esta edição, quebrando uma hegemonia paulista de 16 anos.

A partir de 1945, com o fim da guerra, ela passou a contar com a participação de estrangeiros, mas apenas para corredores convidados provenientes de outros países da América do Sul. O sucesso das duas primeiras edições internacionais, no entanto, levou os organizadores a permitirem a participação de corredores de todo o mundo a partir de 1947. Este ano marcou o início de período de 34 anos durante o qual nenhum brasileiro venceria a prova, o que se encerrou somente quando o garçom pernambucano José João da Silva venceu a edição de 1980, feito que repetiria em 1985.

A primeira transmissão ao vivo da corrida ocorreu no ano de 1948, graças à Rádio Gazeta, que comprou um aparato de frequência modulada. O dispositivo foi instalado em um carro situado na rua com receptação no topo do prédio da emissora. Desde 1945, a ideia estava sendo planejada, mas foi em 1948 que a transmissão via rádio da Corrida de São Silvestre aconteceu.

A corrida permaneceria restrita a homens até 1975, quando as Nações Unidas declararam aquele ano como o Ano Internacional da Mulher. Os organizadores da São Silvestre aproveitaram o momento para realizar a primeira corrida feminina no mesmo ano. Nesse sentido, como uma resposta ao apelo da igualdade entre os gêneros, a organização da prova incluiu as mulheres na disputa. O evento feminino começou já com livre participação internacional, e a primeira mulher a vencê-lo foi a alemã-ocidental Christa Vahlensieck, o que fez duas vezes seguidas. A primeira vitória brasileira ocorreria somente vinte anos depois, quando a brasiliense Carme de Oliveira venceu em 1995.

Além de Paul Tergat e Rosa Mota, outros grandes campeões na história da São Silvestre são o belga Gaston Roelants, recordista mundial e campeão olímpico dos 3.000m c/ obstáculos em Tóquio 1964 e o equatoriano Rolando Vera, os dois quatro vezes vencedores da prova, sendo que Rolando Vera foi o único a vencê-la por quatro vezes consecutivas entre os homens, nos anos 1980. A queniana Lydia Cheromei a venceu três vezes entre 1999 e 2004.

PARTICIPAÇÃO FEMININA - Desde sempre, o conceito de que mulheres são mais frágeis é propagado por toda sociedade, acabando interferindo na participação feminina nas competições esportivas como, por exemplo, nos Jogos Olímpicos. Até que então, em 11 de julho de 1924 (Jogos de Paris) a primeira mulher consegue conquistar a primeira medalha de ouro nas Olimpíadas: Charlotte Cooper. Desde então, as mulheres foram conseguindo conquistar cada vez mais seu espaço nos esportes, inclusive na São Silvestre quando o jornal A Gazeta Esportiva (o jornal era organizador do evento) resolveu acompanhar a mudança e evolução social e incluiu, em 1975, a prova feminina da São Silvestre.

A primeira vencedora foi Christa Vahlensieck, que deu o título para a Alemanha. A primeira vencedora brasileira foi Carmen de Olivera, somente em 1995, vinte anos após a estreia feminina na maratona. Porém, o maior destaque vai para a portuguesa Rosa Mota, que é recordista de títulos com seis vitórias seguidas nos anos de 1981, 1982, 1983, 1984, 1985 e 1986.

A participação de mulheres na São Silvestre aumentou, tendo na 91 edição da corrida, 28,55% finalistas femininas, ou seja 6.645 dos 23.268. Sendo esse número extremamente representativo, pois em 1999 o número era oito vezes menor, tendo apenas 795 mulheres e 10.758 homens.

PERCURSO - Realizada em grande parte pelo centro da cidade de São Paulo, a São Silvestre já teve vários percursos e distâncias diferentes através das décadas. Um erro comum, mesmo em parte da imprensa, é se referir à São Silvestre como uma maratona (para isso, precisaria ter 42,195 quilômetros). O atual percurso tem 15 km de distância distribuídos em 28 vias, sendo: ruas (10), avenidas (16) e praças (02) com chegada em frente ao prédio da Gazeta Esportiva.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

PA: Prefeitura de Malta/PA realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 24 (VINTE E QUATRO) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 28/02/2022. Escolaridade exigida: MÉDIO / TÉCNICO / SUPERIOR. Salários: até R$ 3.639,57;

 

PE: A Prefeitura de Petrolina/PE realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 311 (TREZENTAS E ONZE) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 04/01/2022. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 1.564,59. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 02: Eurides Leite – FUNDASE, Gorette Ferreira - FUNDASE e Thalina Fernandes -Autônoma. SEGUIDOS POR: Denilson Nogueira – Doze Anos (03); Lara Lima - Facebook (04); Benedita Paiva – DATANORTE, Hamilton Vieira – Professor, João Simeão - Datanorte e Tiago Mateus – Imprensa (05); Márcio Costa – Jornalista e Tárzia Medeiros – Psol (06); dão – Autônoma, Fernando Andrade – Recife/PE, Marcos Romero – Comerciário, Matheus Romero - PM e Neófita Maria de Oliveira – UERN. E DIA 08: Ana Paz - Autônoma e Eliane Fernandes – Professora.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA:Feliz Festas e Ano Novo repleto de relizações, Grande Hermes! Lima Júnior”. – Votos recíprocos, nobre amigo LJ, saúde e paz pra você e demais familiares.

 

MEMÓRIA:

DA EDIÇÃO Nº 933 (em 25/12/2020): Levantamento consta que o preço da gasolina aumentou 17% desde maio; “o nascimento de jesus, chamado também de natividade”;

DA EDIÇÃO Nº 934 (em 31/12/2020): Trabalhadora que não usou máscara tem demissão revertida; Fique sabendo... “31 de dezembro – dia das devoluções”;

DIA: hoje é Dia da Esperança, Dia das Devoluções, Dia de São Silvestre (Réveillon), Dia dos Umbandistas e Dia dos Fiéis do Candomblé. Amanhã (1º) será Dia da Confraternização Universal, Dia de Maria Santíssima - Mãe de Deus, Dia de Nossa Senhora dos Navegantes; Dia Internacional da Paz e Dia Nacional dos Municípios.

 

PANO RÁPIDO:

BOLSONARO COMETE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA AO PASSEAR DE JET SKY DA MARINHA, DIZ JURISTA. Pedro Serrano, professor da PUC-SP, diz que uso da moto aquática configura "peculato de uso", quando há desvio de função de algo adquirido pelo poder público.

Revista Fórum - Os passeios diários de Jair Bolsonaro (PL) pelo litoral catarinense com um jet sky da Marinha é um ato de improbidade administrativa, segundo Pedro Serrano, professor de Direito Constitucional da PUC-SP. No entendimento do jurista, não há crime, mas o uso da moto aquática da Marinha por Bolsonaro configura “peculato de uso”, quando há desvio de função de algo adquirido pelo poder público.

“Isso seria um fenômeno jurídico chamado peculato de uso, que é você utilizar de um veículo público, um bem público, com desvio de função, fora das finalidades para as quais ele foi adquirido pelo poder público. Esse caso é típico: é pegar um jet sky da Marinha, que deve servir para atividades públicas, e usar para lazer pessoal. Isso é um peculato de uso e a jurisprudência brasileira entende que não há crime no peculato de uso”, afirmou Serrano à Forum. FONTE: https://www.brasil247, em 30/12/2021.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Foi uma cantora e compositora brasileira. Neta de Cristóvão Buarque de Hollanda e filha de Sérgio Buarque de Hollanda e Maria Amélia Cesário Alvim, irmã do cantor e compositor Chico Buarque e das também cantoras Ana Hollanda e Cristina Buarque, e mãe da cantora Bebel Gilberto, fruto de seu casamento com o compositor João Gilberto.

Heloísa Maria Buarque de Hollanda nasceu no Rio de Janeiro, mas sua família mudou-se para São Paulo quando ela tinha apenas 8 anos. Ainda criança formou um conjunto vocal com seus irmãos, incluindo Chico Buarque.

Em 1960 mudou-se para Paris onde estudou História da Arte na École du Louvre. Em viagem de férias fez uma excursão com amigos para a Grécia, Itália e França. Em Roma, no bar La Candelária, conheceu a cantora chilena Violeta Parra, através de quem conheceu o cantor baiano João Bilberto, tendo com ele se casado e tido uma filha, também cantora, a Bebe Gilberto.

Em 1975 fez sua primeira gravação profissional como cantora no disco “The Best of Two Worlds” de parceria de João Gilberto e Stan Getz. Após este lançamento, tornou-se parceira de Tom Jobim em dois discos, de 1977 e 1979, e fez parte do espetáculo organizado por Aloysio de Oliveira junto com Vinicius, Tom Jobim e Toquinhi. O espetáculo ficou em cartaz durante um ano no Canecão, Rio de Janeiro, seguiu para apresentações internacionais na América do Sul e na Europa, e deu origem a gravação Tom, Vinícius, Toquinho e Miúcha gravado ao vivo no Canecão (RCA Victor, 1977).

Reportamo-nos sobre HELOÍSA MARIA BUARQUE DE HOLLANDA, em memória, conhecida artisticamente por MIÚCHA, nasceu no dia 30/11/1937 na cidade Rio de Janeiro/DF e faleceu aos 81 anos na cidade Rio de Janeiro/capital no dia 30/12/2018, vítima de parada respiratória no Hospital Samaritano onde tratava de um câncer de pulmão.

Sua discografia constam de 13 discos sendo: 06 LPs e 07 CDs – entre eles três ao vivo. Dotes artísticos: cantora e compositora. Gênero: Bossa-nova e MPB. Instrumento/s: voz. Atividade: De 1975/2018. FONTE: pt.wikipedia.org/wiki/Miúcha.

Entre seus grandes sucessos destacamos: "Anos Dourados", "Águas de Março", "Cabrochinha ", "É Preciso Dizer Adeus " e "Gente Humilde".

 

QUEM canta...

Vai minha tristeza / E diz pra ela que sem ela não pode ser / Diz-lhe numa prece / Que ela regresse / Porque eu não posso mais sofrer...”. (“Chega de Saudade” – Compositores: Tom Jobim & Vinicius de Moraes. Canta: Miúcha).

... os males espanta!

 

EDIÇÃO DEDICADA: aos esperançosos, atletas da São Silvestre (Réveillon), aos umbandistas e candomblés, confrades do universo, devotos de navegantes, agentes de paz e aos munícipes brasileiros.

 

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“Não pode ser”. (Poesia para Crianças – 06/12/2021).

 

Não se pode ser feliz
Olhando para o passado
Disse à menininha
Ao seu gato amado

Não se pode ser feliz
Respostas buscando
Para coisas sem explicações
Vamos nos afundando

Em precipícios na gente
Que se abrem nas dores
E nas ausências frequentes
É preciso ser contente

 

Aulinha de FILOSOFIA PARA CRIANÇAS - “O menino e o horror”.

Era uma vez um menino que tinha horror a baratas, ou seja, ele tinha repulsa àqueles bichinhos que voavam e andavam pela casa no meio da noite.

O menino tinha tanto horror as baratas que quando via uma ficava todo se tremendo e suando. Não sabia explicar direito o que sentia, só sabia pedir ajuda ao papai e a mamãe. Os pais logo vinham socorrê-lo com vassouras e chinelas nas mãos, mas a barata voava bem para cima do menino que corria com horror.

Aquele menino cresceu, mas nunca deixou de ter horror às baratas, sempre que via uma subia em cima de uma cadeira para se proteger ou se encolhia todo no canto da parede para não ser visto por elas. Tinha receio de que voassem para cima de si.

Exercícios para o bom pensar.

1 – O que é o horror?

2 – Como ocorre o horror?

3 – Por que temos horror a algumas coisas?

Desenhe algo que você tem horror.

 

CÂNTICOS DE MOTIVAÇÃO...

Quando falar com alguém procure usar palavras compreensíveis e de forma clara. Muitas desamizades e conflitos acontecem porque as pessoas não sabem se expressar. Procure ser sincero e objetivo quando falar com alguém. Não faça arrodeios. Use um bom tom de voz. Evitar falar alto ou baixo demais. Seja confiante no que disser e também passe confiança nas suas palavras. A palavra de um homem vale mais que mil assinaturas. Há lugares onde ela é sagrada.

SEJA CLARO NAS PALAVRAS, por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora, em 08/10/2021.

 

MINHAS ANEDOTAS:

A garotinha bem curiosa e assustada chega para a sua mãe e pergunta: - "mãe, está perto do fim do mundo, né?” A mãe sem entender muito a pergunta: - "por que está pensando nisso, filha?" - Porque ontem a vovó estava assistindo a televisão e eu só ouvia ela dizer "mas já é o fim do mundo mesmo!" A mãe abraçou a filha e deu-lhe um beijo.

FIM DO MUNDO. Por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora, em 28/08/2021.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário