sábado, 11 de setembro de 2021

BDC - Coluna de Notícias 995.

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”

“Uma forma diferente de noticiar”.

Ano XIII – Edição nº 995 (geral) e 61ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Oi (WA) e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, domingo, 12 de setembro de 2021. Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2021. Semana: 37/52, dias: 255/365 e faltam 110 para o final de ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

Pra variar, Joãozinho boiando na aula de Língua Portuguesa. – Joãozinho, rapidamente, me diga dois pronomes. – Quem? – Eu? Muito bem Joãozinho! FONTE: https://www.maioresemelhores.com/piadas-de-joaozinho/. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

MAIS UMA CENTRAL DO CIDADÃO é inaugurada pelo governo. E a de Mossoró? Fechou pra reforma, afirmaram que ficou pronta mas uma chuva veio e disse que não. Outras chuvas vieram e já se foram! Boa leitura nobre leitor/a!

 

CVV MOSSORÓ VOLUNTARIADO! Você já ouviu falar no CVV? O 188. O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Agora temos um posto do CVV em Mossoró. Caso esteja interessado(a) em saber mais, pode entrar em nosso grupo de whatsapp, ou compartilhar para que essa corrente alcance a quem precisa e quem deseja se voluntariar: https://whatsapp.com/HBoasFsrMv2FXJ7uTGoF/.

 

FIQUE SABENDO... “Dia Nacional da Recreação – 12 de Setembro”. FONTE: https://www.cliccamaqua.com.br/variedades/dia-nacional-da-recreacao-e-comemorado-neste-sabado-12-de-setembro.html.

O "Dia Nacional da Recreação". Embora a data não seja oficial, é comemorada no país inteiro por profissionais da área. Não se sabe ao certo o motivo da escolha do dia 12 de setembro, como o dia da celebração.

PUBLICIDADE - A Associação Brasileira de Recreadores, uma entidade sem fins lucrativos, sugere que a data pode ter relação com o dia 12 de outubro. Seria uma data que antecede o dia das crianças.

Mesmo sem saber o real motivo da escolha da data e como essa comemoração se disseminou, os recreadores seguem celebrando o “Dia Nacional da Recreação”. A associação escreveu o seguinte sobre o objetivo que o dia deveria ter se fosse oficializado:

“O dia 12 de setembro tem como objetivo um momento para refletir a recreação, bem como, incentivar os recreadores e futuros recreadores a disseminar as boas práticas da recreação, com excelência e sabedoria em todas as ações, e por fim, valorizar a recreação com um dia específico a ser comemorado e lembrado pelos pares e por toda a comunidade”.

Ao fazer uma breve pesquisa sobre o significado da palavra "recreação", logo aparecem as seguintes definições: passatempo, brincadeira, distração, diversão, entretenimento, jogo, lazer, recreio.

A atividade é utilizada em escolas para fazer com que as crianças gastem energia, melhorem suas relações com colegas, relaxem e ainda aprendam conteúdo específicos. Através da recreação é possível atingir diversos objetivos, aprimorar motricidade fina e ampla, são alguns deles.

Com todas as mudanças que estamos vivenciando devido a atual pandemia de Covid-19, assim como outras atividades escolares, a recreação foi suspensa. As escolas passaram a encaminhar para as famílias o passo a passo para realizarem as atividades em casa com os filhos.

Dependendo da idade das crianças, as atividades podem variar entre ligar pontos, recortes e colagens, criação de brinquedos com materiais reciclados e circuitos de atividades, como pular corda, bambolês ou contornar cones. Porém a instrução principal dos recreadores escolares, se refere à participação dos pais nas atividades.

Que tal aproveitar o final de semana para passar um tempinho com as crianças? Confira algumas dicas de atividades para fazer com as crianças em casa:

MASSINHA DE MODELAR COMESTÍVEL:

2 xícaras de farinha de trigo;

3 colheres de sopa de sal;

1 xícara de água;

1 colher de sopa de vinagre;

2 colheres de sopa de óleo e corante alimentício ou suco em pó para colorir a massa.

Misture primeiro os ingredientes secos, após adicione o óleo, o vinagre e um pouco de água, com as mãos continue misturando e acrescentando a água aos poucos até obter uma massa homogênea. Se for usar o corante, acrescente neste momento. Assim que ela ficar completamente lisa e desgrudando das mãos está pronta para o uso.

Saiba mais sobre essa atividade no site: https://www.cliccamaqua.com.br/variedades/dia-nacional-da-recreacao-e-comemorado-neste-sabado-12-de-setembro.html.

CONTINUE A HISTÓRIA - Esta atividade une o universo online ao offline. Para isso, separe alguns dos brinquedos favoritos do seu filho e algum trecho de filme, desenho ou história que ele goste. No canal TotoyKids, por exemplo, é possível encontrar diversos vídeos com diferentes enfoques. Dê o play, deixe que a criança assista, e em determinado ponto pause. Em seguida, peça para que a história seja continuada a partir dali com os próprios brinquedos. “Essa é uma atividade que desenvolve a imaginação e o pensamento lógico da criança, apontada como algumas das principais habilidades para este século”, afirma Isa Vaal.

VISTA O PERSONAGEM - Para esta atividade, papelão, recortes de personagens, cola, papel sulfite, tesoura e lápis de cor são os materiais necessários.

1º passo: Cole os personagens escolhidos sobre o papelão;

2º passo: Recorte o papelão para que ele tenha a forma do personagem;

3º passo: Coloque o personagem de papelão sobre a folha de sulfite e desenhe o contorno do corpo. Faça este contorno em quantas folhas achar necessário;

4º passo: Deixe que a criança desenhe diferentes trajes para o personagem;

5º passo: Recorte o desenho do papel sulfite, lembrando de deixar dois “ganchinhos” em cima para encaixar no papelão.

“Esta atividade permite que os pais façam uma viagem ao passado e relembrem sua infância, ao mesmo tempo que se divertem e investem um tempo de qualidade com os filhos, estimulam a criatividade de modo lúdico”, conta a psicóloga.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

AL: A SERIS – Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 300 (TREZENTAS) VAGAS PARA AGENTE PENITENCIÁRIO, inscrições abertas a 24/09/2021. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 3.800,00;

 

BA: A Prefeitura de Várzea Nova/BA realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 220 (DUZENTAS E VINTE) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / TÉCNICO / SUPERIOR. Salário: até R$ 4.800,00. Maiores informações do/s edital/ais acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 12: Jarmeson Vidal – UERN e Suzi Oliveira - Natal. SEGUIDOS POR: Laércio Eugênio – Artista Plástico e Maurílio Carneiro – Visão Missionária (13); Neuma Maria – FUNDASE, Rosilene Soares – RF e Valdenice Firmino – FUNDASE (14); Fátima Pessoa – Administradora e Paulo Martins – Sindicalista (15); Herval Júnior - Juiz, Jocelito Góis – Autônomo e Sayonara Souza - Natal (16); Alinne Pompeu e Almeida Bobolita – Publicitários, Arlete Cavalcante - UERN, Deusdith Cavalcanti – Eng. Agrônomo, Genildo Costa – Músico, Gilvanni Vasconcelos – Prof., Gualter Alencar – Poeta, Jose Evangelista de Lima e Sueldo Leite – Professores e Telma Maia -  UERN (17). E DIA 18: Sérgio Neto – DATANORTE e Wescley Assunção - UERN.

 

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: Bom dia meu grande amigo Hermes, excelente conteúdo. Liszt Madruga”. Gratidão mestre LM, vamos à caminho da edição de n. 1.000 até o dia 13/10 – dia em que o BDC completa 14 aninhos. Suas palavras de apoio nos injeta ânimos. Paz e saúde ao amigo e demais familiares.

 

MEMÓRIA:

HÁ 101 ANOS! Fundação do Clube Ipiranga, em 12/09/1920, foi segundo time de futebol mossoroense da época. Sobreviveu até início dos anos 70. FONTE: Dantas Júnior – Radialista Desportivo;

DIA: hoje é Dia do Operador de Rastreamento e Dia Nacional da Recreação. Amanhã (13) será Dia do Agrônomo e Dia Nacional da Cachaça.

 

PANO RÁPIDO:

BOLSONARO PARTICIPOU DE REUNIÃO EM APOIO A INVASÃO DE CAPITÓLIO com senador dos EUA na véspera do 7 de setembro/2020. Reunião com o senador estadunidense Mike Lee aconteceu no dia 6 de setembro, às 18h, e durou 45 minutos.

Apoiou a invasão ao Capitólio em janeiro deste ano após Donald Trump perder a eleição para o democrata Joe Biden, na véspera das manifestações golpistas do 7 de setembro. De acordo com a coluna do jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles, os ministros da Economia, Paulo Guedes, e das Relações Exteriores, Carlos França, também teriam participado do encontro.

Segundo a reportagem, Lee estava dentro do Senado estadunidense no dia 9 de janeiro, durante a recontagem dos votos das eleições presidenciais e atuou como porta-voz de Trump para atrasar a ação que comprovou a vitória de Biden. Após a invasão do Congresso por partidários de Trump, ele minimizou a situação ao afirmar que as eram democráticas e comparou os invasores aos manifestantes do movimento Black Lives Matter. FONTE: FONTE: https://www.brasil247.com./brasil/bolsonaro-participou-com-senador-dos-eua-que-apoiou-invasao-do-capitolio-na-vespera-do-7-de-setembro, em 11/09/2021.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É um advogado, cantor, compositor e poeta brasileiro. Seu sobrenome artístico é uma abreviação do sobrenome de seu pai, o médico otorrinolaringologista, José Vandregíselo. Foi o primeiro filho do casal Vandregíselo e Maria Martha Pedrosa Dias. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1951, tendo ingressado em 1957 na Universidade do Distrito Federal, pela qual se formou em 1961. Militante estudantil, participou do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE). Conheceu Carlos Lyra, que se tornou seu parceiro em canções como “Quem Quiser Encontrar Amor” e “Aruanda”, gravadas por Lyra e ele. Gravou seu primeiro LP, “Geraldo Vandré”, em 1964, com as músicas “Fica Mal com Deus” e “Menino das Laranjas”, entre outras.

Em 1866, chegou à final do Festival de Música Popular Brasileira da TV Record com o sucesso da música “Disparada” (parceria com Théo de Barros), interpretada por Jair Rodrigues. A canção arrebatou o primeiro lugar ao lado de “A Banda, de Chico Buarque.

Em 1968, participou do III Festival Internacional da Canção da TV Globo com “Pra não Dizer que não Falei das Flores, também conhecida como “Caminhando”. A composição se tornou um hino de resistência do movimento estudantil fazia oposição à ditadura durante o governo militar, e foi censurada. O refrão “Vem, vamos embora / Que esperar não é saber / Quem sabe faz a hora, / Não espera acontecer” foi erroneamente interpretado pelos militares como uma chamada à luta armada contra os ditadores o que levou a sua perseguição política. No festival, a música ficou em segundo lugar, perdendo para “Sabiá”, de Chico Buarque e Tom Jobim. A música Sabiá foi vaiada pelo público presente no festival, que exigia o prêmio a música de Geraldo Vandré.

Hoje, Geraldo Vandré reside no centro da cidade de São Paulo. Casado com Bianca Beatriz, sempre viaja para o Rio de Janeiro. Em 12 de setembro de 2010 (aniversário de 75 anos), Vandré concedeu uma polêmica entrevista ao jornalista Geneton Moraes Neto, na qual critica o cenário cultural brasileiro desde os anos 70 e afirma que seu afastamento da música popular não foi causado pela perseguição sofrida pela ditadura, que não foi torturado, mas sim pela falta de motivação para compor ao público, vítima do processo de massificação cultural e histórica.

PRIMEIRAS CANÇÕES. - Vandré iniciou a carreira musical nos anos 60, tornando-se famoso pelas suas músicas que se tornaram ícones da oposição ao regime militar de 1964, como “Porta Estandarte”, “Arueira”, “Pra não dizer que não falei das flores”, entre outras. O sucesso maior veio com “Disparada”, vencedora do Festival de Música Popular Brasileira da TV Record em 1966, junto com “A Banda”, de Chico Buarque. No livro “A era dos Festivais - Uma Parábola”, de 2003, Zuza Homem de Mello revela que Chico Buarque, ao saber que sua música havia ganhado, não concordou com o resultado, pois considerava “Disparada” melhor e não aceitaria o prêmio. A situação foi resolvida quando Chico foi informado que ele e Geraldo Vandré dividiriam o prêmio.

Em 1968, ao defender “Pra não dizer que não falei das flores” no Festival Internacional da Canção da TV Globo, criou o hino da resistência à ditadura militar que ficou conhecido pela primeira palavra: “Caminhando”, além de estar em uma nova situação envolvendo ele e Chico Buarque. “Sabiá”, de Tom Jobim e Chico Buarque, foi declarada vencedora, mas o público se revoltou, pois queriam “Pra não dizer que não falei das flores”, que acabou ficando em segundo lugar. Enquanto Cynara e Cybele ao lado de Tom Jobim e Chico Buarque apresentavam a música campeã, vaias se ouviam durante a apresentação. Este se tornou o momento mais emblemático da história dos festivais.

CENSURA AI-5. - Ainda em 1968, com o AI-5 (Ato Institucional 5), Vandré foi obrigado a exilar-se. Depois de passar dias escondido na fazenda de Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, viúva do escritor Guimarães Rosa, falecido no ano interior (setores da imprensa afirmam que ele também teria sido escondido pelo governador de São Paulo Abreu Sodré no Palácio dos Bandeirantes), o compositor partiu para o Chile, Peru e, de lá, para a Argélia, Alemanha, Grécia, Áustria, Bulgária e França. Voltou ao Brasil em 1973, onde gravou apresentações para o programa de Flávio Cavalcanti e para o Fantástico, da TV Globo, mas foram censuradas. Até hoje, vive em São Paulo e compõe.

CANÇÕES APÓS EXÍLIO. - Após o exílio, Vandré foi vigiado de perto pelos militares, sem poder expressar o retrato do Brasil à época. Logo após o retorno ao Brasil, Vandré compôs a canção “Fabiana”, em homenagem à Força Aérea Brasileira.

Geraldo Vandré abandonou a vida pública e se afastou do mundo artístico, atuando como advogado e servidor público. Depois de 14 anos de silêncio, em 1982, em Presidente Stroessner, Paraguai, apresentou-se em um show. Em março de 1995, apresentou-se no Memorial da América Latina, em São Paulo, no concerto realizado pelo IV Comando Regional (CONAR), em comemoração a Semana da Asa. Na ocasião, para espanto geral, um coral de cadetes lançou sua música “Fabiana”, uma homenagem à FAB (Força Aérea Brasileira).

Em 2010, Vandré ressurgiu numa entrevista exibida pela GloboNews, negou e repudiou o rótulo de autor de músicas de protesto. “Eu não faço canção de protesto. Eu faço, fazia, música brasileira, canções brasileiras”.

Em 1997, o Quinteto Violad lançou o CD “Quinteto Violado canta Vandré” (selo Atração), incluindo antigos sucessos e apenas uma música inédita: “República Brasileira”. No mesmo ano, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho regravaram “Disparada” e “Canção da despedida” no CD “Grande Encontro 2.

Em 2009, alunos de jornalismo da PUC-SP produziram o documentário “O que sou nunca escondi” sem fins lucrativos com depoimentos sobre Vandré.

Em 2014, Geraldo Vandré voltou a subir ao palco depois de 40 anos com a cantora norte-americana Joan Baez, que em 1981 foi proibida de cantar no Brasil pela ditadura militar. Segundo reportagem do jornal Estadão foi o próprio Vandré quem tomou a iniciativa de fazer contato com a cantora por intermédio de um amigo em comum com a proposta de gravar um disco em espanhol. Vandré e Baez se encontraram pela primeira vez no domingo, 23 de março, poucas horas antes do show da também ativista dos direitos humanos. Baez insistiu para que Vandré cantasse, mas este não cedeu: “Eu vou convidar para subir ao palco um mito. Ele não gosta disso, prefere ser somente um homem. Ele virá aqui, mas não vai cantar, vai ficar do meu lado”, disse Joan Baez.

Em 2015, em homenagem aos 80 anos do compositor, foram lançadas as biografias “Geraldo Vandré - Uma canção interrompida” (do jornalista Vitor Nuzzi) e “Vandré: o homem que disse não” (do jornalista Jorge Fernando dos Santos).

No mesmo ano, Vandré foi homenageado no Festival Aruanda em João Pessoa por seu trabalho na trilha sonora do filme “A Hora e a Vez de Augustro Matraga” de 1965, baseado na obra de Guimarães Rosa. Esta foi a primeira vez, após 20 anos, que ele retornou à terra natal.

Nos dias 22 e 23 de março de 2018, Vandré se apresentou em João Pessoa, acompanhado da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) e cantou “Pra não dizer que não falei das flores”, depois de 50 anos de silêncio. No mês seguinte, Vandré publicou o livro de poemas “Poética”, produzido durante seu exílio no Chile, em 1973. A obra, originalmente intitulada “Cantos Intermediários de Benvirá”, foi lançada na Academia Paraibana de Letras.

Reportamo-nos sobre GERALDO PEDROSA DE ARAÚJO DIAS, 86 anos, conhecido artisticamente por GERALDO VANDRÉ, nasceu no dia 12 de setembro de 1935 na cidade de João Pessoa/PB. Sua discografia constam de 08 discos gravados entre 1964/1979 sendo: 06 álbuns de estúdio (1964/1973), 01 trilha sonora (1965) e 01 coletânea (1979). Dotes artísticos: cantor, compositor e poeta. Instrumento violão e voz. Gênero: MPB e Bossa Nova. Outra ocupação: advogado. Atividade: desde 1964. FONTE: https//pt.wikipedia.org/wikipedia/Geraldo_Vandré.

 

QUEM CANTA ...

Nas escolas, nas ruas, campos, construções / Somos todos soldados, armados ou não / Caminhando e cantando e seguindo a canção / Somos todos iguais, braços dados ou não...”. (“Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores”. – Compositor: Gerado Vandré – Canta: G. V.).

... OS MALES ESPANTA! ESTA.

 

EDIÇÃO DEDICADA: aos operadores de rastreamento, agentes de recreação/recreadores, agrônomos e aos produtores e apreciadores da cachaça.

 

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“A Bolinha” (Poesia para Crianças – 12/07/2021).

 

Sou uma bolinha
Boa de apertar
Toda criança
Quer me ninar.


Sou uma bolinha
Cheia de carinho
Gosto de sorrir
E de abracinho.

Sou uma bolinha
Bem bochechuda
Pés pequeninos
Meio barriguda.

 

CÂNTICOS DE MOTIVAÇÃO...

Nem tudo está perdido porque não alcançaste a vitória. Lembra-te que numa competição apenas um é vencedor e vários são participantes. Não se mede a força e a sabedoria de um homem numa competição. Tem dias que não estamos preparados para vencer. Assim é na vida. Não te desesperes se perdeste algo. O universo conspira a favor dos que insistem e persistem. Tentas mais uma vez e sempre. Há de chegar teu dia. As aves fazem ninhos em lugares mais perigosos para elas, ainda assim não temem.

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO, por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora, em 08/06/2021.

 

MINHAS ANEDOTAS:

O homenzinho do peixe conhece bem mamãe. Sabe que ela gosta de pechinchar, por isso só vende peixe a ela quando não tem mais a quem oferecer. Ela descobriu isso e não gostou nada. Disse que ia esperar ele bater à nossa porta. Passados uns dias, o homenzinho apareceu e foi logo dizendo que aquele era o menor preço que podia fazer. Mamãe, espantada, disse "você nem deixou eu abrir a boca." O homenzinho do peixe pediu para ela comprar pelo menos uma palha de Tainha. Mamãe disse só compro se ganhar outra. Ela sabia que ninguém ia comprar e fez pose. O homenzinho não teve outra solução vendeu uma palha e deu a outra à mamãe reclamando "com a senhora eu só saio perdendo." Mamãe prontamente respondeu: "sai não que eu não compro fiado". Ele teve que concordar e foi embora.

A PEXINXA DE MAMÃE (GANHA QUEM COMPRA À VISTA). Por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora, em 23/08/2021.

 

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário