sexta-feira, 23 de julho de 2021

BDC - Coluna de Notícias 984.

 

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”

“Uma forma diferente de noticiar”.

Ano XIII – Edição nº 984 (geral) e 50ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 24 de julho de 2021 - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2021. Semana: 30/52, dias: 205/365 e faltam 160 para o final de ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

PELO SIM PELO NÃO: O cara conhece uma madame e vão ao restaurante, elegantemente ele pergunta: - Aceita uma bebida?! Ela: – Sim, quais as opções? Ele: - Sim ou não.  FONTE: Autor desconhecido. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Nossa meta de 1.000 edições até o dia 13 de outubro segue a todo vapor, faltam 16 edições e 81 dias nos separam até aquele dia D. Dia em que o BDC completará 14 aninhos. Boa leitura nobre leitor/a!

PLANOS DE CELULAR MAIS CAROS? VEJA COMO ECONOMIZAR. Os planos mais em conta não são informados individualmente aos clientes. Operadoras de telefonia celular costumam colocar promoções nos sites, por isso é bom ficar de olho. Professor do Ibmec e da Fundação Dom Cabral, o economista Gilberto Braga orienta os consumidores a ficarem atentos. Isso porque, segundo ele, os planos mais em conta não são informados individualmente aos clientes, mas geralmente ficam disponíveis nos sites das empresas.

"Na medida em que os consumidores têm acesso a aparelhos mais modernos, eles tendem a mudar os seus hábitos, e os pacotes de celular tradicionais se tornam obsoletos. Por isso, é comum pagar por serviços e facilidades que já foram importantes, mas que não são mais utilizados. Ou seja, a pessoa pode estar pagando pelo que não usa mais", explica.

Um exemplo disso é a caixa postal de voz, muito pouco usada atualmente e oferecida por todas as operadoras.

"Esse serviço pode ser tarifado ou fazer parte do pacote contratado. Hoje, a maioria dos usuários prefere deixar recado de voz no WhatsApp, que é gratuito, e pode ser intercalado com mensagens escritas e comunicações instantâneas, como emojis e outras figuras. Logo, pagar pelo voice mail ou tê-lo no pacote de telefonia é jogar dinheiro no lixo", alerta.

Uma outra alternativa, segundo Braga, é optar pela portabilidade. Ele dá a dica: "Na portabilidade, o segredo é estudar todos os planos de todas as operadoras e identificar aquele que melhor se adequa ao perfil de uso do cliente, combinando serviços e facilidades oferecidas com o preço cobrado pelo pacote. Isso pode, inclusive, implicar em trocar de operadora, o que hoje é muito fácil de fazer".

Segundo o economista, um outro ponto a analisar na questão da portabilidade são os descontos na compra de um aparelho novo.

"Essa oferta pode tornar a troca mais atraente para os consumidores, principalmente para aqueles que estão com aparelhos antigos e danificados. A troca de operadora pode ser mais vantajosa do que permanecer na operadora atual e adquirir no mercado um aparelho novo", finaliza Braga.

COMPARA PREÇOS - Para comparar planos de telefonia fixa, celular, banda larga e TV paga, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) oferece, gratuitamente, o aplicativo Anatel Comparador de Ofertas. A ferramenta está disponível para aparelhos móveis com sistemas Android e iOS. Fonte: economia.ig - 20/07/2021.

IDIARN: SERVIDORES SÃO CONVOCADOS PARA ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA. Os servidores do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN) estão sendo convocados pelo SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) para mais uma Assembleia Geral Extraordinária da categoria.

O encontro, no formato remoto, acontecerá em 26 de julho (segunda-feira), às 15h, pelo Google Meet. O link para acessar a sala será disponibilizado na data pela direção do Sindicato. Em pauta os seguintes pontos: 1) Informes; 2) PCCR, 4) Gratificações e 5) Encaminhamentos. FONTE: sinairn.com.br, em 22/07/2021.

FIQUE SABENDO... “Algumas letras, alguns compositores – Alienação Total”.  Por Niécio Roldão – Advogado e contador de causos, via facebook, em 01/06/2021.

Mais cedo ou mais tarde eu morro de velho ou novo e não consigo gostar de algumas composições (letras) musicais. Agora pela manhã (01/06), por exemplo, um dos meus vizinhos estava com o som da mala do carro ligado alto e “curtindo” uma letra que dizia que ele era fazendeiro e tinha muito dinheiro. Acresce que ele é pobre de Jó, nunca teve fazenda, não tem dinheiro nenhum, mora numa tapera alugada... .

Lembro de alguns dos meus amigos que gostavam de uma letra das composições de Roberto Carlos que dizia: “mandei meu Cadilac pro mecânico outro dia, pois há muito tempo um conserto ele pedia...” Eu não podia sequer comprar uma bicicleta, como iria gostar de uma merda de uma letra dessas que fala de um Cadilac como se fosse meu?!

Reginaldo Rossi tem uma composição que diz ao garçom: “se eu pagar no sono me deite no chão”. Jamais, em tempo algum, eu bebi ou vou beber ao ponto de me deitarem no chão, porque isso é degradante.

Por isso gosto de Chico: “Pedro pedreiro bem cedo esperando trem, manhã parece carece de esperar também, para o bem que tem bem, de quem não tem vintém...” Essa composição é a cara do povo, o pedreiro esperando o trem para o bem de quem tem bem e não vintém, porque tem muito dinheiro, é o patrão da construção civil que fica rico às custas do pedreiro, cuja mulher está “esperando um filho pra esperar também”.  Que letra... .

Só não gosta de uma letra dessas quem nunca a ouviu. E gosto de Luiz Gonzaga e seus seguidores cantando e contando o sofrimento do povo do Nordeste, mas também sua cultura, sua arte, sua poesia, sua vida, suas aventuras, sua paisagem..., “Quando a lama virou pedra e mandacaru secou, quando arribaçã de sede bateu asas e voou...”, isso é que é letra..., “Quando o verde dos seus olhos se espalhar na plantação”. O compositor Zé Dantas estava inspirado quando misturou a cor dos olhos de Rosinha com a cor do Sertão após as primeiras chuvas.

Ou Fala Mansa dizendo, contra o preconceito com os nordestinos, lá em São Paulo: “Daqui não saio, daqui não me movo, tenho certeza esse é meu lugar...”. Sim, porque foi o nordestino que fez com suas mãos calejadas todas as cidades grandes do Brasil.

É Petrúcio Amorim na voz de Flávio José protestando contra a falta de civilidade da cidade grande, principalmente para com os pobres, tratando-os muito mal, pior do que cães, em guetos de favelas, sem teto, sem piso, sem água, sem Saúde, sem Educação, sem Segurança, sem nada... “Cidade grande moça bela, tu tens o cheiro da ilusão, quem passou na tua janela, já conheceu a solidão”.

Se é verdade que nós somos o que lemos, também é verdade de que gostamos de ouvir músicas mostrando o que somos, o que precisamos, o que fomos e o que seremos, se lutarmos... .

Música é pura cultura, dever-se-ia ensiná-la nas escolas, principalmente nas escolas públicas, para que ninguém de lá saísse gostando de uma letra dizendo o que a gente não é: fazendeiro cheio de dinheiro... . Que alienação. Onde diabo esse meu vizinho é fazendeiro e é cheio de dinheiro!? Como é que se gosta de uma letra de uma música que nada tem a ver com vida real?

Só tem uma explicação: analfabetismo cultural. E as grandes emissoras de comunicação têm total interesse em difundir esse tipo de música (ou melhor, de som), porque essa grande mídia pertence à classe dominante que sabe que um povo sem cultura será sempre mais fácil de ser dominado, porque está sempre desmoralizado, alienado, gostando de música cuja letra é a cara do dominante e não a dele que é o dominado. Que pena que seja tão difícil a ruptura cultural ideológica. Mas fica o protesto de Sertanejo.

CONQUISTE SEU EMPREGO:

RN: A Prefeitura de Lagoa Nova/RN realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 14 (QUATORZE) VAGAS PARA CARGOS, inscrições prorrogadas até o dia 04/08/2021. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 11,865,00;

SE: A Polícia Civil do Estado de Sergipe realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 60 (SESSENTA) VAGAS PARA AGENTE DE POLÍCIA JUDICIÁRIA E ESCRIVÃO DE POLÍCIA, inscrições abertas até o dia 27/07/2021. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 4.500,00. Maiores informações do/s edital/ais acesse o site:  www.pciconcursos.com.br/concursos.

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 25: Ivanilson Maia –UFERSA e Ster Felinto – Estudante. SEGUIDOS POR: Márcio Pereira – Facebook (26); Almir Alves – Comerciante, Aureci Bezerra – Adv., Azarias Monteiro e Ferreira Júnior – Imprensa (27); Cláudia Lopes, Edson Ribeiro – Motorista, Railton Gurgel – Serv. Municipal, Rosineide Maria e Valério Fonsêca – Adv. (28); Ari França – Comunicador; Conceição Andrade – FUNDASE, Graça Nunes – DATANORTE, Ivanice Dantas, Maria Helena – Universitária; Redjane Oliveira – Corretora, Rozineide Maria – FUNDASE, Rosineide Maria e Rozineide Maria (29); Arilúcia Freire - UERN, Danila Lima – Natal, Ivan Nogueira – Economiário aposentado, Josemar Silveira – Corretor de Imóveis, Marileide Franco – A. Social e o Wanderley Silva - Professor (30). E DIA 31: Algecira Nascimento – UERN, Creuseluce Almeida – FUNDASE e Veralúcia Lima – FUNDASE.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Bilhete – Saudações prezado Hermes. Walter Gomes”.Obrigado Mestre Walter, faltou “velho repórter”! Mas eu acrescento com máximo respeito: “bom velho, bom repórter”, muito gratificante seus bilhetes. Saúde e paz amigo Walgom.

MEMÓRIA:

HÁ 114 ANOS! A construção da templo Paroquia Sagrado Coração de Jesus decorreu pelo ano de 1907 sendo inaugurada no dia 23 de julho do mesmo ano. A construção foi financiada pelo industrial salineiro Miguel Faustino do Monte, cearense de Sobral, que morava em Mossoró desde tenra idade. A este é creditado uma lenda, que serve como explicação para sua grande fortuna e sua motivação para patrocinar a construção da igreja, e que ainda permeia o imaginário local. O Fato é que Sr. Miguel Faustino era conhecido pelo seu fervor religioso, doou várias de suas propriedades para servirem a fins religiosos. FONTE: https://pt/wikipedia.og/wiki/igreja_do_sagrado_coracao_de_jesus_(mossoro);

DA EDIÇÃO 911/2020 (em 18/07/2020): Mais de 6 mil militares exercem funções civis no governo federal, diz TCU; Pandemia da Covid-19 segue em tendência de queda no RN; Fique sabendo... “Uma rápida análise e reflexão sobre os rumos do PIF – Programa de Integração do Rio São Francisco” - por José Procópio de Lucena – Engenheiro Agrônomo e Articulador do SEAPAC / Membro do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas-Açu;

DIA: hoje dar-se-á o Início da Semana Nacional da Agricultura Familiar. Amanhã (25) será Dia de São Cristóvão, Dia do Escritor, Dia do Agricultor Familiar, Dia do Caminhoneiro, Dia do Colono, Dia do Taxista, Dia dos Viajantes, Dia Internacional da Agricultura Familiar e Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

PANO RÁPIDO:

URNAS ELETRÔNICAS CONTRA URNAS FUNERÁRIAS. "Por que num momento caótico como este, com o país mergulhado num caldeirão de desemprego, fome e pandemia, o mandatário da nação joga no ventilador a questão do voto impresso? E aproveita para ameaçar com o cancelamento das eleições, multiplicando o caos? Acho que a resposta tem a ver com a CPI da Covid", analisa Alex Solnilk.

Eu acho que a resposta tem a ver com a CPI da Covid. A CPI jogou na mesa de jantar dos brasileiros a estarrecedora realidade. O presidente da República, em vez de atuar para proteger a população, atuou ao lado do vírus. Devido à sua atuação, ou à falta de, milhares morreram. E continuam morrendo.

E esse prato indigesto se refletiu nas pesquisas, sua popularidade caindo devagar e sempre a um ano das eleições. Por mais que ameace com golpe ele sabe que haverá eleições e terá de ir para casa ou para o xadrez se perder.

Alguma coisa ele tinha de fazer. Parar as mortes não podia mais, seja para manter a fama de mau, seja porque não fez campanhas nem comprou vacina na hora certa. Também não tinha como empastelar a CPI. Nem censurar a imprensa. Mas podia tirar a CPI das manchetes produzindo um fato mais bombástico.

Daí denunciou as urnas eletrônicas, misturou com ditadura, e incendiou o país. Claro, sem medir as consequências de seus atos, como sempre, fornecendo mais lenha para a fogueira do impeachment.  FONTE: https://www.brasil247.com/blog/urnas-eletronicas-contra-urnas-funerarias, em 23/07/2021.

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É um cantor e compositor brasileiro que integrou a Jovem Guarda e estourou com o êxito "O Bom", canção gravada em 1967. Nascido no interior de Minas Gerais, na cidade de Joaíma, é filho do fazendeiro Coronel Lídio Araújo. Na infância, seus ídolos eram Luiz Gonzaga e Pedro Raimundo. Na adolescência, se deixou influenciar pelo rock and roll e rockabilly (principalmente por Gene Vincent) e em 1958, participou da banda "The Playboys".

Em 1960, ainda em Belo Horizonte se apresentou na TV ITACOLOMI e também na Rádio INCONFIDÊNCIA, no programa “Só Para Mulheres”, onde o Radialista Aldair Pinto o apresentava como “O REI DO ROCK DE MINAS GERAIS”.

INÍCIO: MUDANÇA PARA O RIO DE JANEIRO. Em 1960, Eduardo se mudou para o Ro de Janeiro e passou a se apresentar no programa de televisão “Hoje É Dia de Rock”, apresentado por Jair de Taumaturgo. No ano seguinte gravou um disco de 78 rotações intitulado Eduardo Araújo. Também participou do Clube do Rock, apresentado por Carlos Imperial. Desapontado com o pouco sucesso, Eduardo voltou para Joaíma.

DÉCADA DE 60 - A JOVEM GUARDA. Em 1966, Eduardo, Erasmo Carlos e Carlos Imperial foram acusados de corrupção de menores, após alguns meses sem aparições públicas, Eduardo e os demais são inocentados pelo Juizado de Menores.

Em 1967, após gravar os The Fevers e assinar um contrato com a TV Excelsior, gravou dois de seus maiores sucessos, as canções, "O Bom" e "Vem Quente Que Estou Fervendo" (gravada anteriormente por Erasmo). Eduardo assinou contrato com a TV Excelsior para apresentar o programa "O Bom", ao lado de Sylvinha, com quem se casaria em 1969.

Em 1968, tornou-se um dos precursores do soul music no Brasil, ao gravar o álbum “A Onda é Boogaloo, produzido por Tim Maia.

DÉCADA DE 70. Em 1972, o primeiro disco brasileiro em 24 canais, Kizumbau, que também foi mais um trabalho inovador, com influências da música baiana. Também na década de 70, gravou discos influenciado pela psicodelia e o rock progressivo, recriou canções de compositores brasileiros como Chico Buarque, Ary Barroso e Luiz Gonzaga. Gravou o que ele considera, um dos seus melhores trabalhos musicais: o LP “Pelos Caminhos do Rock”.

DÉCADA DE 80. Após ficar cinco anos sem se dedicar a carreira musical, Eduardo compôs uma canção em homenagem ao cavalo manga-larga marchador. Mais uma vez de vanguarda, grava em 1980 “Amazônia”, esse disco demonstra seu elo e sua preocupação com a natureza.

Em 1981, o LP Rebu Geral lançado pela Fermata, traz canções de cunho social.

Em 1983, Eduardo Araújo lança Meu Caminho é De Luz e Amor.

Em 1985, o LP Nunca Deixe de Sonhar pela gravadora Pointer e em 1988 lança o LP Um Homem Chamado Cavalo pela RGE, trabalho produzido pelo grande Renato Teixeira, com influências da música country e do country rock.

DÉCADA DE 90. Nos anos 90, apresentou dois programas de televisão, Pé na Estrada (exibido pelo SBT) e Brasil Rural (exibido pela TV Bandeirantes).

Em 1995, participou das comemorações dos 30 anos da Jovem Guarda gravando uma coletânea lançada pela Polygram.

Em 1997, gravou o álbum Pó de Guaraná em Nova Jersey, o álbum conta com a participação da banda brasileira Dr. Sin.

DÉCADA DE 2000. Nos anos 2000, passou a dedicar-se a gravadora Number One, fundada por ele em parceria com Sylvinha. Em 2007, lançam um DVD comemorativo dos 40 anos da Jovem Guarda, cuja divulgação foi interrompida com a morte de Sylvinha em 2008, vítima de câncer de mama, o que abalou profundamente Eduardo.

DÉCADA DE 2010. Em 2011, passou a fazer parte do Cast da produtora SOS Sertanejo, onde seu primeiro trabalho foi a gravação com a Banda PE do Exército Brasileiro as músicas de sua autoria "Homem do Campo" e o "Hino Manga Larga Marchador". Esse trabalho foi filmado no Exército em São Paulo e com lançamento em 2012.

Em 2012, casou-se com a empresária e Advogada Tânia Meirelles.

Em 2013, lança mais um álbum o CD Lado a Lado.

Em 2014, gravou o DVD 50 anos de carreira, gravado no Antigo Cine Palladium em Belo Horizonte, com participações de Sérgo Reis, Renato Teixeira e Victor & Leo, Landau, Tadeu Franco e Marcelo Viola.

Em 2015, lançou um CD com as canções do DVD comemorativo as 50 anos de carreira musical. Em 4 de fevereiro de 2015, sua mãe Dona Maria Araújo, veio a falecer aos 98 anos de idade.

Em 17 de junho de 2015, Eduardo Araújo promove um leilão de Jumentos e Muares de sua criação, que passou de geração a geração. A fazenda Aliança completava 100 anos. Gravou em Nashville com os ícones do Country Music "The Bellamy Brodhers". Foram duas canções, Rodeio de autoria de Eduardo Araújo e Um Raro Jeito de autoria da dupla, que em 2016 fizeram parte do CD Encontros que reuniu vários artistas que gravaram com o Eduardo Araújo entre 2010 a 2015 entre eles, Marcelo Viola e Ricardo, Sergio Reis, Landau, Pedro Araújo, Renato Teixeira, Tadeu Franco e Victor & Léo.

Em 2017, o cantor português Zé Amaro em sua comemoração de 10 anos de carreira, convidou o Eduardo Araújo para gravar a canção "Cowboy, Cantor e Violeiro". Também em 2017, publica o livro “Pelos caminhos do rock: Memórias do Bom” pela Editora Record, onde traz além de sua trajetória, desde que se tornou um roqueiro, o nascimento da jovem Guarda, e também sobre a convivência com ícones da nossa música Brasileira, como Tim Maia, Wilson Simonal, Erasmo e Roberto Carlos, além claro de sua história de amor com a cantora Sylvinha Araújo.

Em 2017, mais um voo internacional, Eduardo Araújo grava novamente em Nashville, desta vez com o brasileiro radicado nos EUA há mais de 30 anos e proprietário da lendária casa de Country Music (Robert's Western World), Jesse Lee Jones, com quem gravou um clássico da música mundial "Smile", com uma linda roupagem Country Music.

Em 2018, mais uma vez, mostrando seu pioneirismo, Eduardo Araújo apresenta um novo trabalho, Brazilian Hillbilly, do Country Rock a Moda de Viola, onde traz músicas de raiz (caipira), e introduz o rock, o country e moda de viola. Neste trabalho, a dupla Marcelo Viola e Ricardo Reis se faz presente novamente (2019).

Reportamo-nos sobre EDUARDO OLIVEIRA ARAÚJO, 79 anos, conhecido artisticamente por “EDUARDO ARAÚJO”, nasceu em Joaíma/MG no dia 23 de julho de 1942. Sua discografia constam de 39 discos gravados entre 1961/2019 – sendo: 02 (78rpm), 08 compactos (duplos e simples), 13 LPs, 10 CDs e 03 DVDs. Dotes artísticos: cantor, compositor e escritor. Gênero/s: Rock and Roll, Iê, Iê, Iê, Rockbilly, Country, Country Rock, Rock, MPB, Soul, Rock Psicodélico e Rock Progressivo. Instrumento: voz, viola e violão. Atividade: desde 1958. FONTE: pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Araujo.

Dentre suas composições e sucessos destacam-se: “Ave Maria No Morro, “Goiabão, “O Bom”, “Mônica”, e “Kizumbau.

QUEM canta ...

Barracão de zinco, sem telhado, sem pintura, lá no morro / Barracão é bangalô / Lá não existe felicidade e arranha-céu /           Pois quem mora lá no morro / Já vive pertinho do céu... “. (“Ave Maria no Morro”. – Compositor: Herivelto Martins – Canta: Eduardo Araújo.).

... os males espanta!

Página da danda:

(https://rosangelatrajano.com.br).

“Criancice é Desperceber” (Poesia para Crianças – 12/07/2021).

 

Menina coloca o gatinho
Dentro da mochila
Vai com ele passear
Menino pisa na lama
Só pra ver o pé sujar.

 

E se eu voltar a ser criança
Florescerei num brinquedo
Aquele menino inventou
Um brincar com o botão.

A menina voltou.


Com medo do bicho-papão
Ah! A criancice é não perceber
Que não há nunca velhice
Para quem traz no pensar
O que ouviu e se disse
Além dos contos de ninar.

MINHAS ANEDOTAS:

QUEM POUPA TEM - Mamãe me vendo reclamar das contas para pagar ficou preocupada. Dias depois me viu reclamar novamente que não tinha um centavo no bolso. De repente me perguntou se eu queria R$ 50,00 emprestados. Eu logo disse que sim. Mas ela foi logo dizendo que o juro é de 100%. Reclamei pra lá e pra cá, mas ela fincou pé e não arredou do juro alto. Depois deu dizer que não ela ainda chiou dizendo pra mim: "eu sempre digo quem poupa tem". Agradeci e fui dormir arrependida, mas que o juro e alto é.

QUEM POUPA TEM, em 20/07/2021, por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora.

CÂNTICOS DE MOTIVAÇÃO...

A vida é igual a uma prova objetiva, ou seja, só tem uma resposta certa. Assim como a vida são as nossas relações com o outro. Devemos dizer sempre a resposta verdadeira, principalmente às crianças. Ninguém gosta de ouvir mentiras. A resposta verdadeira muitas vezes dói, não é compreendida e não é aceita, mas é a verdade. A forma como você diz a resposta verdadeira faz toda a diferença. Mantenha a voz calma, seja paciente, não diga nada repentinamente e use as melhores palavras. Lembre-se que há pessoas sensíveis e poderão sofrer muito com uma resposta dada de supetão. Cuide das pessoas ao seu redor dando-lhes respostas verdadeiras de uma forma carinhosa.

SÓ HÁ UMA RESPOSTA VERDADEIRA, em 12/07/2021, por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário