quarta-feira, 7 de julho de 2021

BDC - Coluna de Notícias 979.

 

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”

“Uma forma diferente de noticiar”.

Ano XIII – Edição nº 979 (geral) e 45ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, quarta-feira, 07 de julho de 2021. Edição Especial - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2021. Semana: 27/52, dias: 188/365 e faltam 177 para o final de ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

DE DIFERENÇA: Qual a diferença entre a lagoa e a padaria? Na lagoa há sapinho. Na padaria assa pão! FONTE: https://www.maioresemelhores.com/melhores-piadas-curtas-para-morrer-de-rir/. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d”O Mané Beradeiro (www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

PENSÃO VITALÍCIA. Desde de janeiro último que a idade mínima para que a viúva ou viúvo passam receber a pensão por morte de forma vitalícia, ou seja, por toda vida, sobe de 44 anos para 45 anos. Para segurados com idades abaixo deste limite, o benefício não é pago por toda vida e também tem um tempo-limite. Boa pauta para o eleitor com os próximos candidatos em 2022, né? Boa leitura nobre leitor/a.

PREVIDÊNCIA PRIVADA É SEGURO DE VIDA e não integra acervo hereditário, diz TJ-SP. Previdência privada - como VGBL – assume feição de seguro de vida, não devendo os valores nela alocados ser considerados como aplicação financeira. Assim, no caso de morte do contratante do plano, o dinheiro correspondente não é considerado herança e deve ser revertido a quem foi indicado como beneficiário.

Com esse entendimento, a 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo negou provimento a um recurso que visava reformar a decisão que autorizou de um plano de VGBL fizesse o levantamento integral dos valores do plano de previdência privada.

No caso concreto, o VGBL contratado por um homem tinha como beneficiários seu pai e sua mãe, que morreu antes do filho. Assim, os herdeiros dela interpuseram agravo de instrumento para que a quota a ela atribuída fizesse parte do acervo hereditário, para partilha entre todos os herdeiros, e não que fosse direcionada ao beneficiário dos outros 50% do valor aplicado, que é o pai do homem que fez a previdência.

De sua parte, o pai do falecido afirmou ser o único herdeiro legítimo e que no plano de previdência constavam como beneficiários apenas os pais do de cujus; por isso, deve ser a ele liberado 100% do VGBL.

Em seu voto, o desembargado relator do caso no TJ-SP, Piva Rodrigues, disse então que o VGBL, por se tratar de previdência privada, ostenta característica de seguro de vida e não pode ser equiparado a investimento financeiro para fins de herança.

“(...) Deve-se compreender que, se não foi disciplinado no contrato expressamente que os herdeiros legítimos da beneficiária indicada seriam os substitutos, cabe a prevalência da regra legal, de que caberia ao segurado apresentar expressa substituição do beneficiário, seja por ato entre vivos, ou ato de última vontade (art. 791, parte final, CC/02). Inexistindo manifestação solene de tal pretensão de substituição, cabe ao(s) beneficiário(s) remanescente(s), ainda vivo(s), ser(em) o(s) destinatário(s) integral(is) do valor de VGBL, já que tornado ineficaz o apontamento de beneficiário pré-morto ao proponente do VGBL", diz trecho da decisão”.

Assim, ao pai do homem que morreu deve ser destinada a integralidade dos valores alocados no plano de previdência privada. A decisão foi unânime. O agravado foi defendido pelo advogado Ricardo Amin Abrahão Nacle. AI 2082439-05.2021.8.26.0000. FONTE: conjur.com.br, em 06/07/2021.

FIQUE SABENDO... “Quanta falta faz o futebol arte”.  Por J. Nobre - em 02/07/2021, é radialista em Mossoró/RN.

Lembro de Carlinhos Bacurau, Zequinha e Severinho (Baraúnas), Chico Alves, Sandoval e Canindézinho (Potiguar de Mossoró), Curió (ABC), Jangada e Baíca (América), Gilson Lopes (Alecrim) e tantos outros.

Fico triste em não mais ver uma partida de futebol se transformar na alegria do povo. Vejo que quem tem talento não pode mais mostrar para a plateia sua habilidade com seus dribles desconcertantes, com sua ginga, drible de corpo, caneta, drible da vaca e muitas e talvez até dezenas de improvisos.

Quanta falta faz o futebol arte. Hoje peladeiros profissionais (os peladeiros de várzeas têm o meu respeito) é que ditam as regras e para minha tristeza com o aval da grande imprensa, árbitros e até mesmo das entidades que regem o futebol.

O perna de pau que não tem técnica se revolta com os bailarinos do futebol e se acham humilhados pelos dribles desconcertantes dos que tem a técnica apurada (e olhe que são poucos) e logo aparece alguém para agredir e um árbitro com um cartão amarelo ou até vermelho para punir o craque.

Se hoje, jogadores como Garrincha (Botafogo-RJ), Zé Sérgio (São Paulo), Osní e Júlio César (Flamengo-RJ), Joãozinho e Nilton Batata (Cruzeiro-MG) não tinham vez e estariam desempregados já que a única coisa que sabiam fazer eram “humilhar” os adversários. Nos anos 70, 80 e 90, quase todos times tinham um jogador que fazia a alegria do torcedor.

No meu RN lembro de Carlinhos Bacurau, Zequinha e Severinho (Baraúnas), Chico Alves, Sandoval e Canindezinho (Potiguar de Mossoró), Curió (ABC), Jangada e Baíca (América), Gilson Lopes (Alecrim) e tantos outros.

O futebol deixou de ser a alegria do povo e caminha para você torcedor, ter que ir aos arquivos e assistir os belos dribles que ficaram guardados na sua memória e no túnel do tempo.

CONQUISTE SEU EMPREGO:

AL: A Polícia Civil do Estado de Alagoas realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 500 (QUINHENTAS) VAGAS PARA AGENTE DE POLÍCIA E ESCRIVÃO DE POLÍCIA, inscrições abertas até o dia 12/07/2021. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 3.971,76;

 

BA: A Prefeitura de Pilão Arcado realizará PROCESSO SELETIVO, oferecendo 205 (DUZENTAS E CINCO) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 19/07/2021. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / TÉCNICO / SUPERIOR. Salário: até R$ 3.200,00. Maiores informações do/s edital/ais acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 04: Jose Rodrigues – Sindicalista e Neto Vale – Professor. SEGUIDOS POR: Antônia Silveira – Netinha, Falcão Brito – Professor, José Mário Dias – Professor, Luiz Artur – Ag. Educacional e Victor Emanoel – Comerciário (05); Elviranísia Soares -Alemanha e Francisco Martins – Escritor - Poeta Cordelista e Raimundo Alves - Professor (06); Patrícia Mônica – São Paulo/SP e Zeiza Sales - Facebook. (07); Grupo Escarcéu de Teatro, Marcos Pereira – Odontólogo (e do SÊBadO) e Nara Rúbia – Professora (08); Claudemir Lopes – Mov. Sociais, Fco. de Assis da Costa, Leila Núncia – FUNDASE, Tikinho Costa – Professor e Zilmar Nolasco –FUNDASE (09). E DIA 10: Eriberto Monteiro – Escritor, Ribamar Freitas – Ôba Show e Udenilma Souza – Ex-FUNDAC.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA:Hermes, não conhecia a trajetória de Antônio Morais de Sousa. Deus o tenha em bom lugar. Rubens Coelho”.Foi um amigo de nossa infância, nasceu ali na rua Lopes Trovão, de uma família pobre de cinco irmãos (Zilene, Ana, Getúlio Genildo e Tony) com afinidades com instrumentos musicais e canto. Esse último avançou como cantor e compositor, têm vários CDs em sua discografia. Valeu amigo, agora em descanso eterno... .

MEMÓRIA:

HÁ 24 ANOS! Criado o Conselho Municipal do Trabalho, Lei n. 1567, em 07 de julho de 1997;

DIA: hoje é Dia do Ingresso das Mulheres nas Fileiras da Marinha, Dia do Voluntário Social e Dia Mundial do Chocolate. Amanhã (08) será Dia do Padeiro ou Dia do Panificador, Dia Mundial da Alegria, Dia Nacional do Pesquisador Científico, Dia do Taxista (em São Paulo - capital), Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador.

PANO RÁPIDO:

MULHERES SÓ PODEM FAZER MAMOGRAFIA ANTES DE TOMAR A PRIMEIRA DOSE DE VACINA OU QUATRO SEMANAS APÓS SEGUNDA. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomendou que a mamografia de rotina seja feita antes de as mulheres tomarem a primeira dose de alguma vacina contra a Covid-19 ou quatro semanas após receberem a segunda. A justificativa para a recomendação é o aumento dos linfonodos (órgãos de defesa) na axila. As informações foram publicadas pelo portal Extra. FONTE: brasil247.com.br, em 07/07/2021.

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É um músico, compositor e ator britânico, que ganhou fama como baterista dos Beatrles. Além de atuar como baterista, foi intérprete de canções de sucesso dos Beatles, como "With a Litte from My Friends", "Yellow Submarine", "Good Night" e seus covers de "Boys" e "Act Naturally". Ele também compôs e cantou "Don't Pass Me By" e "Octopus's Garde", e é creditado como co-compositor em outras, incluindo "What Goes On".

Em 1957, co-fundou sua primeira banda, o Eddie Clayton Skiffle Group, que ganhou várias reservas locais de prestígio antes que a moda sucumbisse para o rock and roll no início de 1958. Quando os Beatles foram formados em 1960, Starr era membro de outro grupo de Liverpool, o Rory Storn the Hurricaes. Depois de alcançar um sucesso moderado no Reino Unido e em Hamburgo, deixou os Hurricanes e se juntou aos Beatles em agosto de 1962, substituindo Peter Best.

Starr desempenhou papéis-chave nos filmes dos Beatles e apareceu em vários outros. Após a separação da banda em 1970, ele lançou vários singles de sucesso, como os hits "It Don't Come Easy", "Photograph" e "You're Sixteen".

Em 1972, lançou seu single de maior sucesso no Reino Unido, "Back Off Boogaloo", que alcançou o número dois. Alcançou sucesso crítico e comercial com o álbum Ringo, de 1973, que foi um dos dez maiores lançamentos daquele ano no Reino Unido e nos Estados Unidos. Ele já participou de vários documentários e apresentou programas de televisão. Ele também narrou as duas primeiras temporadas do programa infantil Thomas & Friends e interpretou "Mr. Conductor" durante a primeira temporada da série infantil Shining Time Station, da PBS. Desde 1989, excursiona com sua All Starr Band.

Seu estilo de tocar, que enfatizava o sentimento sobre o virtuosismo técnico, influenciou muitos bateristas a reconsiderar sua forma de tocar de uma perspectiva composicional. Ele também influenciou várias técnicas modernas de bateria, como a empunhadura combinada, afinação da bateria mais baixa e uso de dispositivos de abafamento em anéis tonais. Ele foi introduzido no Modern Drummer Hall of Fame em 1998.

Em 2011, os leitores da Rolling Stone o nomearam o quinto maior baterista de todos os tempos. Starr, que já havia sido incluído no Rock and Roll of Fame como Beatle em 1988, foi indicado por sua carreira solo em 2015, fazendo dele um dos 21 artistas indicados mais de uma vez. Ele é o baterista mais rico do mundo, com um patrimônio líquido de 350 milhões de dólares. Em 2018, foi nomeado Cavaleiro Celebatário por seus serviços prestados à música.

Ele é o único filho dos confeiteiros Richard Starkey (1913–1981) e Elsie Gleave (1914–1987). Elsie gostava de cantar e dançar, um passatempo que ela compartilhava com o marido, um ávido fã de swing. Antes do nascimento de seu filho – que eles apelidaram de "Ritchie" – o casal passava grande parte de seu tempo livre em salões locais. Elsie adotou uma abordagem superprotetora para criar seu filho. Posteriormente, "Big Ritchie", como o pai de Starkey se tornou conhecido, perdeu o interesse por sua família, optando por passar longas horas bebendo e dançando em bares, às vezes por vários dias consecutivos.

THE BEATLES - Starr deixou a Rory Storm and the Hurricanes em janeiro de 1962 e juntou-se brevemente a Sheridan em Hamburgo antes de retornar aos Hurricanes para uma terceira temporada na Butlins. Em 14 de agosto, ele aceitou um convite de Lennon para se juntar aos Beatles. Em 16 de agosto, o empresário dos Beatles, Brian Epstein, demitiu o baterista Pete Best, que recordou: "Ele disse: 'Tenho más notícias para você. Os garotos querem você fora e Ringo no lugar.' Ele disse que “o produtor dos Beatles” George Martin não estava muito satisfeito com a minha apresentação e os meninos pensavam que eu não me encaixava. Starr se apresentou pela primeira vez como membro dos Beatles em 18 de agosto de 1962, na sociedade de horticultura em Port Sunlight. Após sua aparição no Caver Club no dia seguinte, os fãs de Best, chateados com a demissão, fizeram vigílias do lado de fora de sua casa e no clube gritando "Pete para sempre! Ringo nunca!" Harrison ficou com um olho roxo após receber um soco de um fã aborrecido, e Epstein, que teve os pneus de seu carro rasgados, contratou temporariamente um guarda-costas.

A primeira sessão de gravação de Starr como membro dos Beatles ocorreu em 4 de setembro de 1962. Ele afirmou que Martin pensava que "era louco e não podia tocar ... porque eu estava tentando tocar percussão e bateria ao mesmo tempo, éramos apenas uma banda de quatro integrantes". Na segunda sessão de gravação com Starr, em 11 de setembro de 1962, Martin o substituiu pelo baterista And White, que gravou o que seriam os dois lados do primeiro single dos Beatles, "Love Me Do" e "L.S. I Love You". Starr tocou pandeiro em "Love Me Do" e maracas em "P.S. I Love You, Preocupado com seu status nos Beatles, ele pensou: "Esse é o fim, eles estão fazendo comigo o que fizeram com Pete Best". Martin esclareceu mais tarde: "Simplesmente não sabia como era o Ringo e não estava preparado para correr riscos".

Em novembro de 1962, Starr havia sido aceito pelos fãs dos Beatles, que agora o chamavam para cantar. Ele começou a receber uma quantidade de correspondência de fãs igual à dos outros, o que ajudou a garantir sua posição dentro da banda. Starr se considerou afortunado por estar no mesmo "nível" que os outros Beatles: "Eu tinha que estar ou não teria durado. Eu tive que me juntar a eles como pessoa e também como baterista".

Ele recebeu uma pequena porcentagem da editora de Lennon e McCartney, Northern Songs, mas derivou sua renda primária durante esse período de um quarto de parte da Beatles Ltd, uma corporação financiada pelos ganhos líquidos em shows da banda. Ele comentou sobre a natureza de seu estilo de vida depois de ter alcançado sucesso com os Beatles: "Eu morei em boates por três anos. Costumava ser uma festa sem parar". Assim como seu pai, Starr tornou-se conhecido por suas danças e recebeu elogios por suas habilidades.

CARREIRA SOLO - Pouco antes de McCartney anunciar sua saída dos Beatles em abril de 1970, ele e Starr se desentenderam devido à sua recusa em ceder a data de lançamento de seu álbum solo de mesmo nome para permitir o álbum de estreia de Starr, Sentimental Journey. O álbum de Starr – composto por versões de canções pré-rock que incluíam arranjos musicais de Quincy Jones, Maurice Gibb, George Martin e McCartney – alcançou o número sete no Reino Unido e o número 22 nos Estados Unidos. Starr lançou o álbum country Beaucoups of Blues, projetado por Scotty Moore e apresentando o renomado músico de sessão Pete Drake. Apesar das críticas favoráveis, foi um fracasso comercial. Starr posteriormente combinou suas atividades musicais com o desenvolvimento de uma carreira como ator de cinema.

DÉCADA DE 2020 - Em julho de 2020, Starr organizou uma transmissão ao vivo em celebração ao seu octogésimo aniversário com McCartney, Walsh, Bem Harper, Dave Grohl, Shervl Crow, Sheila E. e Wille Nelso entre os convidados. Em dezembro, lançou a canção "Here's to the Nights" como single principal de seu EP Zoom In, gravado entre abril e outubro daquele ano e lançado em 19 de março de 2021 pela UME. Ainda em março, apresentou a categoria Gravação do Ao dos Grammy Awards de 2021, entregue a Bile Eilish pela canção "Every I Wated".

BATERIA - Starr disse sobre seu estilo de bateria: "Eu não sou bom em coisas técnicas ... Eu sou um baterista excêntrico básico com preenchimentos engraçados ... porque eu realmente sou canhoto tocando um kit para destros. Eu não posso fazer viradas pela bateria por causa disso. O produtor dos Beatles, George Martin, disse: "Ringo tocava bem e usou bem o tom-tom, mesmo que ele não pudesse fazer uma virada para salvar sua vida", mas depois disse: "Ele tem uma energia tremenda. Ele sempre nos ajudou a acertar o ritmo certo para uma música e deu esse apoio – essa batida sólida – que tornou a gravação de todas as músicas dos Beatles muito mais fácil". Starr disse que não acredita que o papel do baterista seja "interpretar a música". Em vez disso, comparando sua bateria com a pintura, disse: "Eu sou a base, e então ponho um pouco de brilho aqui e ali ... Se houver uma lacuna, quero ser bom o suficiente para preenchê-la.

Em 2011, os leitores da Rolling Stone elegeram Starr o quinto maior baterista de todos os tempos. O jornalista Robyn Flans escreveu para a Percussive Arts Society: "Não posso contar o número de bateristas que me disseram que Ringo inspirou sua paixão pela bateria". O baterista Steve Smith disse.

Reportamo-nos sobre RICHARD STARKEY, 81 anos, conhecido artisticamente como “RINGO ou RITCHIE”, em Liverpool – Merseyside – Inglaterra no dia 07 de julho de 1940. Sua discografia constam de 75 discos gravados entre 1970 e 2019 sendo: 41 singles, 21 álbuns de estúdio, 11 álbuns ao vivo e 02 outros. Dotes artísticos: cantor, compositor, ator e baterista. Gênero: Rock e Pop. Instrumento: vocal e bateria. Atividade desde 1960.

Dentre suas composições e sucessos destacam-se: It Don’t Come Easy, “Zoom In Zoo Out, “No No Song”, “Yellow Submarine”, e “You And Me. FONTE: pt.wikipedia.org/wiki/Ringo_Starr.

QUEM canta ...

Toda vez que eu vejo o seu rosto / Me lembra dos lugares que frequentávamos / Mas tudo que eu tenho é uma fotografia / E percebo que você não irá voltar mais... “. (“Photograph”. – Compositores: George Harrison & Ringo Starr – Canta: R.S.).

... os males espanta!

Página da danda:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“Padeiro” (Poesia para Crianças – 27/07/2017).

 

O padeiro faz
Pão quentinho
Para o café
Logo cedinho.

 

O padeiro faz
Bolo aconfeitado
Recheado de coco
E açucarado.

 

O padeiro faz
Biscoitos crocantes
Para o jantar
Como bem antes.

MINHAS ANEDOTAS:

A ESMOLA TROCADA. Certo dia, uma menininha com um saco de pano nas costas pediu uma esmola à minha mãe na porta da nossa casa. A minha mãe que faz negócio com tudo perguntou o que a menina tinha no saco. De pronto ela respondeu "duas bananas". A minha mãe que adora bananas e não tinha nenhuma em casa naquele dia propôs trocar as bananas por um pão francês. A menina logo aceitou e fizeram a troca. Mamãe fechou a porta toda feliz com as bananas nas mãos. Depois de cinco minutos a campainha tocou. Era a menina novamente. Mamãe perguntou o que ela queria. Rápida falou "passa mantega no meu pão e assa." Mamãe sorriu e tornou a perguntar "não vai querer café com leite também?"

A ESMOLA TROCADA, em 29/06/2021, por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora.

CÂNTICO DA MOTIVAÇÃO...

Embora vivamos tempos difíceis em que cada dia precisamos matar um dragão, lembre-se que angustiar-se, afligir-se ou prostrar-se diante das preocupações não é a melhor solução. Você precisa reunir forças para vencer os problemas. Abaixar a cabeça só vai dificultar tudo mais ainda. Enfrente-os de frente. Não machuque o seu coração pensando o tempo todo no que fará. Acalme-se e procure pensar num problema por vez. Nada vai adiantar deixar-se ser sufocado por eles nem colocá-los embaixo do tapete. O melhor a fazer é resolvê-los do jeito que puder, pois sempre existirá uma solução para tudo. O fardo nunca é maior do que nós.

NÃO SE PREOCUPE DEMAIS, em 17/07/2021, por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário