quinta-feira, 11 de março de 2021

BDC - Coluna de Notícias 949.

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”

“Uma forma diferente de noticiar”.

Ano XIII – Edição nº 949 (geral) e 15ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, quinta-feira, 11 de março de 2021. Edição Especial - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2021. Semana: 10/52, dias: 70/365 e faltam 295 para o final de ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

TRAZ O SHAMPOO! Manuel está tomando banho, e grita para Maria lhe trazer um shampoo. Ela leva a embalagem, mas logo em seguida, ele grita novamente: - Ô Maria, me traz outro shampoo. - Mas eu já te dei um agorinha mesmo, homem! - É que aqui está dizendo que é para cabelos secos, e eu já molhei os meusFONTE: https://www.dicionariopopular.com/piadas-curtas-engracadas/. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com.

 

Estimados/as Amigos/as:

EM TEMPOS DE PANDEMIA me mantinha circulando somente em ambientes familiar ou espaçoso quando em público, no trabalho estamos de home office há três semanas. Suspendi o hábito de almoçar com minha mãe dado os últimos aumentos de infectados e crescentes mortes, está com dois dias que gripei mas sem pânicos. Estou sem febre, sinto gosto de tudo e fome – comendo bem. Na graça de Deus. Boa leitura nobre leitor/a.

 

SINDICATO DEVE DEVOLVER CONTRIBUIÇÃO COBRADA DE EMPRESAS SEM EMPREGADOS. A 8ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (SESCON) a devolver integralmente a um grupo de empresas a contribuição patronal cobrada indevidamente. As empresas não tinham empregados quando a contribuição foi cobrada.

Na ação ajuizada na Justiça do Trabalho, as empresas alegavam que o recolhimento das contribuições sindicais só é devido por empresas que se enquadrem na qualificação de empregadores, ou seja, que mantenha vínculo de emprego e remunere outras pessoas sob sua subordinação e comando. “Na sua ausência, não há como cogitar da configuração da relação empregatícia”, sustentaram.

O juízo de primeiro grau acolheu o pedido de declaração de inexigibilidade do pagamento da contribuição sindical patronal e determinou ao SESCON a devolução integral dos valores referente ao exercício de 2010, anteriores e seguintes, enquanto as empresas não mantiverem empregados em seus quadros.

Ao examinar recurso do sindicato, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região delimitou a devolução a 60% dos valores cobrados de forma indevida, correspondente ao montante efetivamente destinado à entidade. Do restante, 5% se destinam à confederação correspondente, 15% à federação e 20% à Conta Especial Emprego e Salário, administrada pelo extinto Ministério do Trabalho (atual Secretaria Especial de Previdência e Trabalho). FONTE: conjur.com.br, em 10/02/2021.

 

CAMPANHA SALARIAL 2021: SINAI CONVOCA ASSEMBLEIAS VIRTUAIS COM TRABALHADORES DO IDEMA E DETRAN. Os trabalhadores do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) vão debater a Campanha Salarial 2021 em Assembleia agendada para essa quinta-feira (11 de março).

O encontro chamado pelo SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) será no formato virtual, pelo Google Meet, a partir das 10h. O link para ingressar na sala será disponibilizado 1 hora antes do início da Assembleia pela entidade classista.

DETRAN: Convocados os servidores do DETRAN-RN para Assembleia Geral Extraordinária na tarde dessa quinta-feira, 11 de março. O diálogo será realizado em formato remoto, através do Google Meet, e terá início às 15h. O link para ingressar na sala será disponibilizado 1 hora antes do início da Assembleia pelo sindicato.

Estarão em pauta os seguintes pontos: 1) Informes; 2) Plano de Saúde; 3) Audiência com a Direção Geral do DETRAN; 4) Pandemia e 5) Avaliação e encaminhamentos. FONTE: sinai.com.br, em 08/03/2021.

 

CAIO MUNIZ, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! Cumprindo as regras regimentais, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDSERPUM), realizou na manhã desta quarta-feira (10) uma assembleia geral em formato virtual onde foi eleita a Comissão Eleitoral que conduzirá os trâmites legais para a realização da próxima eleição à escolha da nova diretoria do sindicato - quadriênio 2021/2025. As eleições devem acontecer até o dia 14 de abril/2021.

Foram eleitos por ampla maioria dos presentes como presidente: Aldeiza de Souza Pereira (Secretária-geral do SINDLIMP Mossoró/RM); 1º suplente: Gilmar Moreira de Oliveira (Presidente do Sindicato dos Hoteleiros de Mossoró) e, como 2º suplente: Paulo Tobias da Silva (Auxiliar-Administrativo do SINTRAHPAM.

“Agradecemos a confiança de todas e todos, iremos realizar o pleito com maior lisura e transparência”, declarou o Paulo Tobias. Preocupado com o avanço de Covid-19, as reuniões e assembleias do SINDSERPUM têm ocorridas de forma remota, conclui Tobias. Gratidão, Caio César Muniz – Assessor de Comunicação do SINDSERPUM.

 

BRONCA DO LEITOR/A INTERNAUTA (703). Meu amigo Hermes Oliveira, esses conselhos são na maioria sinecuras cartoriais em benefício de um grupelho que não está nem aí para suas categorias profissionais. Minha filha é enfermeira, paga um absurdo de anuidade e é obrigada a fazê-lo para poder trabalhar. É como bem disse você só serve para fiscalizar e não proteger o profissional. Rubens Coelho, via Whats App, em 09/03/2021


NOTA DO EDITOR. O amigo Rubens se refere ao comentário que fizemos na edição n. 948 sob o título "Conselhos Profissionais, mais fiscalizador que defensor". Obrigado grande Camarada Rubens Coelho, tens toda razão!

 

FIQUE SABENDO... “Dia do Bibliotecário – 12 de março”. FONTE: calendarr.com/brasil/dia-do-bibliotecario/.

O Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março. A data foi instituída pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980 com efeitos em todo o território nacional.

No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 09 de abril de 1980, a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre. Engenheiro e bibliotecário por vocação Manuel Bastos Tigre, nasceu em 1882.

O bibliotecário é o profissional formado em biblioteconomia e que trabalha para o progresso cultural do país. Ele faz o gerenciamento das bibliotecas, o que compreende uma série de tarefas, dentre as quais a catalogação e indexação de obras, manutenção de sistemas informáticos, apenas para citar alguns.

Origem do Dia do Bibliotecário:

A data é comemorada no dia 12 de março por essa ser o dia do nascimento de Manuel Bastos Tigre (1882 - 1957), que é considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.

Depois de trabalhar durante muitos anos na Biblioteca Central da Universidade do Brasil, Bastos Tigre assumiu a direção da biblioteca, cujo cargo exerceu mesmo depois de aposentado.

Engenheiro, o nosso homenageado foi escritor, poeta, publicitário, além de bibliotecário, claro, entre outros. O tão conhecido slogan “Se é Bayer é bom” foi criado por ele.

Homenagem ao Dia do Bibliotecário:

“O bibliotecário não tem futuro! O bibliotecário é o futuro”. (Camila Nogueira de Castro Ferreira - Pensador.com);

“Ao Bibliotecário não compete aceitar simplesmente ser um disseminador de informação, com profundos conhecimentos técnicos, mas, sobretudo, valer-se de novos métodos e instrumentos, para levar essa mesma informação ao usuário”. (ima - Pensador.com).

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

PB: O CREF – Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região do Estado da Paraíba, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 10 (dez) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 15/03 a 15/04/2021. Escolaridade exigida: MÉDIO / TÉCNICO / SUPERIOR. Salário: até R$ 3.310,00;

 

PE: O CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de Pernambuco realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 09 (nove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 22/03/2021. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salário: até R$ 3.441,83. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA! – “Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 07: Danielle Geovani – Professora, Getúlio Morais- Autônomo; Ítalo José Rebouças de Oliveira – Professor. SEGUIDOS POR: Maria das Graças – FUNDASE (09); Carmen Lúcia – UERN, Francisco Antônio - Facebook, Maricélio Almeida – Jornalista e Paulo de Medeiros Fernandes – Advogado (10); Arimatéia Fernandes – DATANORTE, Júlio César Soares – Motorista, Leilton Lima – L4, Lúcia Rebouças - FUNDASE e Nilson Silva – DATANORTE (11); Ariel Cunha – Estudante e Wewerton Maia – Comerciário (12). E DIA 13: Francisca Pereira – aposentada e Nogueira Martins - Professor.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Boa noite amigo, Hermes, estamos acompanhando todos os procedimentos do processo e teremos novidades lá pro final de abril. Lendo seus informativos, todos muito bons e um abraço. Roberto Barreto – Obrigado amigo RB, pela atenção e aprovação do nosso trabalho. Saúde e paz pra você, seu pai Wellington e demais familiares. Cuidem-se!

 

MEMÓRIA:

HÁ 28 ANOS! Fundação d’O Centro Feminista 8 de Março (CF8) é uma Organização Não-Governamental que surgiu, em 11 de março de 1993, a partir de ações voltadas à reivindicação da instalação da Delegacia Especializada em Defesa da Mulher (DEAM), em Mossoró/RN. Essa intersecção visava sensibilizar a sociedade ante a problemática da violência contra a mulher, principalmente, no sentido de garantir às mulheres a incorporação, no seu cotidiano, de elementos de identificação, denúncia e combate à violência sexista. FONTE: centrofeminista.com;

DIA: amanhã (12) será Dia Nacional do Bibliotecário.

 

PANO RÁPIDO:

DAMARES ANULA MAIS DE 150 RECONHECIMENTO DE ANISTIADOS POLÍTICOS. Rede Brasil Atual - Maioria dos reconhecidos como anistiados foram perseguidos pela ditadura militar. O Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos anulou o status de anistiado político concedido a 156 pessoas. As portarias que anulam as declarações de anistia concedida anteriormente foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira (09). As decisões são assinadas pela ministra Damares Alves, e passaram a valer a partir da data da publicação.

A justificativa utilizada nas decisões é que não foi devidamente comprovada a “existência de perseguição exclusivamente política no ato concessivo”.

O status de anistiado político é concedido a pessoas que tenham sofrido perseguição política por órgãos ou indivíduos ligados ao Estado. A maioria dos reconhecidos como anistiados foi alvo de perseguição durante a ditadura civil-militar inaugurada com o golpe de 1964.

Do total de anistias anuladas, em 62 casos o reconhecimento dessa condição havia se dado “post mortem”, com as indenizações e demais benefícios concedidos aos seus legítimos herdeiros. A maioria desses anistiados foi reconhecida como tal entre 2002 e 2008.

Além do revisionismo histórico, que relativiza os abusos cometidos durante a ditadura, a decisão chama a atenção pelo momento em que ocorrem. A maioria dos anistiados é composta de idosos que não terão outra fonte de renda em meio à pandemia, já que a perda de status de anistiado causa o cancelamento da aposentadoria especial concedida aos mesmos. Na decisão, entretanto, é assegurado que os valores recebidos não serão devolvidos.

 FONTE: brasil247.com.br, em 11/03/2021.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Nascido no bairro paulistano do Belenzinho, começou a carreira de intérprete aos 13 anos. Morou nos bairros de Pirituba e Lapa em São Paulo. Estudou na Escola Estadual Guilherme Kuhlmann, onde concluiu o primário (1ª a 4ª série), no Largo da Lapa, Lapa de Baixo, em São Paulo. Depois de cinco anos dedicados ao estudos, investiu com força no showbiz.

Apenas em 1964 lançou seu primeiro disco, um compacto com as músicas “Deu a louca no mundo” e “Rosana”, ambas versões de sucessos internacionais. No mesmo ano, obteve seu primeiro sucesso com outra versão, “Preste atenção”, que estava incluída em seu primeiro LP, que trazia ainda a música “Amor criança”, de Genival Melo e Dora Lopes.

Em 1966, gravou na Copacabana o LP “Juventude ternura”, do qual fez parte um de seus maiores sucessos, “Meu amor brigou comigo”, de Eliza Moreira. No mesmo disco gravou a primeira composição de sua autoria, “Meu regresso”, em parceria com Genival Melo.

O cantor aparece em um número musical no filme de 1966 de Renato Aragão, Na Onda do Iê-Iê-Iê, no qual também pode ser visto Wilton Franco, que criou o famoso programa humorístico para a TV Excelsior.

A partir de 1967, participou de várias edições do programa “Jovem Guarda”, o que o tornou conhecido nacionalmente. No mesmo ano, obteve grande sucesso com a composição “Doce de coco”, de sua autoria e Cláudio Fontana.

Foi apresentador de rádio, televisão e participou como um dos Trapalhões no programa “Os Adoráveis Trapalhões” na extinta TV Excelsior, ao lado de Renato Aragão, Ted Boy Marino e Ivon Curi.

Depois da Jovem Guarda e dos Adoráveis Trapalhões, foi contratado por Silvio Santos em 1970, juntamente com Paulo Sérgio e Antônio Marcos, para se apresentar semanalmente no quadro “Os Galãs cantam e dançam na TV”, que trazia além dos 3 (três) contratados fixos, vários cantores convidados. Manteve o romantismo em seus shows e discos.

No início dos anos 70 foi barbaramente espancado na cidade de Uberaba, Minas Gerais, onde realizaria um show. O ato de violência foi praticado por vários “playboys”, ricos fazendeiros e industriais da região. Os fatos não foram devidamente apurados, devido ao grande poder dos empresários de Uberaba junto aos militares que governavam o país.

No cinema, protagonizou vários filmes e participou de algumas peças de teatro e telenovelas. Outro de seus sucessos foi “Adeus Ingrata” que lançou no filme “O Pobre Príncipe Encantado”, o qual conta com a participação de Flávio Migliaccio e Vanusa.

Ao longo de sua carreira, gravou mais de 900 músicas e vendeu cerca de dezesseis milhões de cópias de seus discos. Lançou um DVD, com participações de vários artistas brasileiros.

Atualmente mora em Campinas, e tem um novo CD, só com músicas italianas, que será lançado brevemente.

Reportamo-nos sobre WANDERLEY CONTI CARDOSO, 76 anos, conhecido artisticamente por “WANDERLEY CARDOSO”, nasceu em São Paulo/SP no dia 10/03/1945. Dotes: cantor, compositor e ator de televisão. Gênero: música romântica, Iê-Iê-Iê e gospel. Sua discografia constam de 27 discos gravados entre 1964/2002 sendo: 01 compacto duplo, 05 compactos simples, 17 LPs, 03 CDs e um DVD. Período de atividade: 1964 até o presente. Dentre outros sucessos de sua autoria destacamos: “O Bom Rapaz”, “Doce de Côco”, “Meu Amor Brigou Comigo”, “Adeus Ingrata” e “Meu Regresso”. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wanderley_Cardoso e dicionariompb.com.r/warley-cardoso-discografia.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“Da Felicidade”. (Rosângela Trajano, 19/11/2019).

 

O menino procurava

Por todos os cantos

Um pouco de felicidade

Que tivesse encantos.

 

Essa felicidade que vem

Chega cá na gente

Entra e vai preenchendo

O vazio descontente.

 

Na felicidade sorrimos

Tudo fica uma beleza

A rosa vira presente

Para o céu delicadeza.

ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos bibliotecários/as brasileiros/as.

QUEM canta ...

“Já que terminamos / Só resta agora o Adeus final / Te amar demais / Ser um bom rapaz / Foi o meu mal... .”. (“Purpurina”. – Compositor: Geraldo Nunes – Canta: Wanderley Cardoso).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (62 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário