domingo, 20 de dezembro de 2020

BDC - Coluna de Notícias 932.

 

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”

“Uma forma diferente de noticiar”

Ano XIII – Edição nº 932 (geral) e 50ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

-Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / https://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, domingo, 20 de dezembro de 2020 – Edição Especial, atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2020. Semana: 52/53, dias: 355/366 e faltam 11 dias para o final do ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

QUE PERGUNTA HEIN! É pra rir ou chorar! Nós chamamos de “Meio Ambiente” por que já destruímos a metade? FONTE: https://www.maioresemelhores.com/piadas-de-duplo-sentido-para-toda-a-familia/. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomafrtinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

UM CEO ABANDONADO. Literalmente alicerçado no centro da cidade, um centro especializado na área de saúde e de suma importância foi abandonado e confesso, que não sei precisar o tempo ... . Circulo diuturnamente pelo centro de Mossoró transportado (ou transportando) em veículos que nem sempre chamam a nossa atenção certos detalhes dada à atenção ao trânsito. Na semana passada precisei circular, a pé, por vários estabelecimentos comerciais e andei pela calçada do prédio onde funcionou o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas; de súbito parei pra ver aquele prédio que grandes serviços foram prestados à população e encontra-se total ao abandono – uma lástima. Peço, encarecidamente, ao Prefeito Eleito e Diplomado a colocar em pauta a retomada do funcionamento daquele importante estabelecimento. Reabrindo, ganha a população e novas vagas para servidores, de preferência com abertura de concurso público. Boa leitura nobre leitor/a.

 

COMPRADORA DEVE SER RESSARCIDA POR IMÓVEL ENTREGUE FORA DE PRAZO E SEM ÁREA DE LAZER. A 2a Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios negou provimento ao recurso da Rossi Residencial, São Geraldo Empreendimentos Imobiliários e São Maurício Empreendimentos Imobiliários e empresas, e manteve sentença que as condenou a devolver o valor das prestações pagas como "juros de obra", bem como a descontar do valor do imóvel, o montante proporcional à área não entregue.

A autora conta que teria sido vítima de propaganda enganosa por parte das rés, que prometeram entregar-lhe a unidade adquirida no imóvel Rossi Parque Nova Cidade I com garagem privativa e quadra de esportes e não o fizeram. Também alegou que as rés atrasaram a entrega do imóvel e expedição do habite-se, fato que lhe causou prejuízo financeiro, pois teve que arcar com os juros de obra, cobrados pelo agente financiador, Caixa Econômica Federal. Em razão do ocorrido requereu reparação por danos morais e materiais, com o ressarcimento dos juros decorrentes do atraso promovido pelas rés.

Inconformada, as requeridas interpuseram recurso de apelação. Contudo os desembargadores entenderam que a sentença deveria ser integralmente mantida e explicaram: “Na espécie, a Il. magistrada, acertadamente deferiu o ressarcimento, de forma simples, dos valores despendidos a título de juros de obra, porquanto tais encargos somente foram pagos pela compradora em razão da demora atribuída à construtora. Dessa forma, a apelada faz jus ao ressarcimento do valor despendido a título de juros de obra a partir da data prevista para a entrega do imóvel, computado o prazo de tolerância, até o efetivo recebimento do bem, tendo em vista que, fosse o contrato cumprido sem atrasos, a apelada não suportaria tal encargo”. A decisão foi unânime. PJe2: 0000987-71.2017.8.07.0001 - Fonte: TJDF - Tribunal de Justiça do Distrito Federal,15/12/2020, na base de dados do site: sosconsumidor.com.br/.

 

SINAI: ATENDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E JURÍDICOS ESTÃO SUSPENSOS. Em função do recesso do Poder Judiciário, os atendimento administrativos e Plantões Jurídicos no SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) estão suspensos da seguinte forma:

ATENDIMENTOS ADMINISTRATIVOS: - Nas sedes: central (Natal) e regionais (Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros), de 21/12 a 06 de janeiro de 2021; a partir do dia 07 (quinta-feira) voltará em horário especial de 09 às 13 horas – de segunda-feira a sexta-feira;

PLANTÕES JURÍDICOS: - Entre os dias 21 de dezembro de 2020 e 19 de janeiro de 2021; a partir do dia 20 de janeiro (quarta-feira) voltará em horário especial conforme dias e horários abaixo:

Quarta-feira, das 9h às 13h – Dra. Irany Germano;

Quinta-feira, das 9h às 13h – Dr. Iranildo Germano;

Sexta-feira, das 9h às 13h – Dr. Manoel Batista Dantas.

“A antecipação desse recesso tem a marca do aumento da Pandemia, e não se pensar que é apologia a ociosidade. São cuidados com a saúde dos que operam o sindicato e que a Direção continuará operando naquilo que for necessário, neste período”, afirma Santino Arruda – Secretário Geral do SINAI.

 

ERASMO FIRMINO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. No Rio Grande do Norte, o pico de casos de Covid-19 ocorreu na primeira semana de junho, com 925 novos casos de infecção por dia. A menor média foi em setembro, com 227 casos diários. Atualmente estamos em 550 novas infecções por dia. FONTE: tiocolorau,com.br, em 17/12/2020.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (688). A sociedade precisa se manifestar, o “governo” provando sua raiva ao povo inclusive aos que o elegeu. Mandou um plano de vacinação com 97 páginas mas faltando uma linha, aquela que definia a data de início da vacinação. Que intolerância, que atitude genocida! A justiça deu 48h para o Bolsonaro informar quando começa a vacinação. Tudo isto quando o país ultrapassa 180 mil mortes pela Covid, Este governo é indigno.

 

FIQUE SABENDO... “SINAI repudia veto da direção do IDIARN a entrevista de servidora à imprensa”. FONTE: sinairn.com.br, em 07 de dezembro de 2020.

O SINAI-RN – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN, por meio desta nota, repudiar o veto da direção do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN) a entrevista que seria concedida pela servidora Fabiana Lo Tierzo à Inter TV Cabugi.

Fabiana atua no Instituto desde 2008 na função de fiscal agropecuária, é Coordenadora Secretária-substituta do SINAI-RN desde junho de 2018 e membro da Associação dos Trabalhadores. Portanto, tem propriedade para falar sobre as questões inerentes ao IDIARN – Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN. Assim, foi novamente convidada pela emissora, desta vez para tratar da prorrogação da vacinação contra a febre aftosa. Informou ao Diretor técnico e ao Diretor Geral como sempre informa sempre que é convidada a conceder entrevistas às emissoras de TV para mídias educativas e de importância sanitária. Ouviu como resposta do Diretor Técnico que iria comunicar a assessoria de comunicação do IDIARN. O diálogo aconteceria no Bom Dia RN que iria ao ar na terça-feira, 1º de dezembro.

No entanto, a assessoria de comunicação do Instituto, sem avisar a servidora, entrou em contato com a emissora e pediu para o atual Diretor Técnico da entidade ser o entrevistado. Como resultado, a TV não aceitou o pedido e cancelou a entrevista. Para piorar, Fabiana foi informada por mensagem pelo Diretor Geral do IDIARN que só poderia conceder qualquer entrevista à imprensa falando em nome do Instituto se obtivesse uma autorização prévia. Em 14 anos como servidora essa é a primeira vez que isso acontece.

O caso preocupa os servidores, o Sindicato e a Associação, sobretudo porque o Brasil vive em um Estado Democrático de Direito, onde a liberdade de expressão pode ser exercida plenamente. Além disso, Fabiana iria tratar de um assunto de relevância para os produtores de gado de todo o Rio Grande do Norte, sobretudo porque o índice de imunização no Estado ainda está baixo, na casa dos 49,43%.

Por fim, o SINAI-RN lembra que não há lei ou regra que proíba um dirigente sindical de dar entrevista acerca de um assunto relativo a uma Instituição. Por isso, espera que uma situação como essa não se repita e a direção do IDIARN reflita sobre sua postura antidemocrática.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

CE: A Prefeitura de Jardim/CE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 104 (CENTO E QUATRO) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições reabertas no período de 15/01 a 23/02/2021. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / TÉCICO / SUPERIOR. Salário: até R$ 10.118,86;

 

MA: A Prefeitura de Buriti Bravo/MA realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 129 (CENTO E VINTE E NOVE) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 18/01/2021. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / TÉCNICO / SUPERIOR. Salário: até R$ 6.000,00. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 20: Luiz Carlos Dambroski – Olinda/PE. SEGUIDOS POR: Ariane Machado – UERN, Geraldo Júnior – Tenda do Cheiro, Japiassu Farias – DATANORTE, Lúcio Ney de Souza – Adv. e Wilton Mota – Ag. Penitenciário. (21); Aldeiza Namasté, Edineide Mota – UERN, Sandro Zuza – PMM e Toinha Félix – Fazenda Esperança. (24); Batista Santos - Detran/RN, Cássia Dias – Autônoma, Cezoca – Rocker, João Sabetudo, Lenilda Oliveira – FUNDASE, Natália Araújo – Autônoma e Socorro Nogueira – Professora. (25). E DIA 26: Adriana Mikaela – Dançarina, Álamo Kário – Cantor/Compositor, Dantas Júnior – Repórter Esportivo e Ramiro Camacho – Professor.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Boa noite, velho amigo, Hermes e a todos os integrantes e leitores do, BDC. Estou sempre ligado nas informações e aproveitando a oportunidade para, se possível, sugerir aos amigos e comunicadores da minha querida cidade, Mossoró, veicular faixas do meu CD, "Sonho Real". Fico muito grato pela atenção de todos deste Blog e em especial à você grande Hermes Oliveira que é uma das grandes e brilhante personalidade da nossa terra. Forte abraço e uma ótima noite pra todos”.Amigo Amab, com satisfação passarei sua sugestão aos amigos e amigas que apresentam programas em rádios mossoroenses. Apesar de nossa mídia enveredar para talentos comerciais deixando os verdadeiros talentos à própria sorte, têm poucos que presam em tocar músicas de qualidade. As nossas velhas e boas AMs (Ondas Modular) estão dando show nas FMs na musicalidade. Temos, ainda, comunicadores muito bons e de bom gosto salvando os ouvintes da música harmoniosa, poética..., enfim – sem zoeira agressivas em todos os sentidos.

\

MEMÓRIA:

HÁ 28 ANOS! Inauguração das novas instalações da feira popular de Mossoró “Vulco-vulco”, na Av. Rio Branco, em 20 de dezembro de 1992;

DIA: hoje é Dia da Bondade e Dia do Mecânico. Amanhã (21) será Dia do Atleta e Dia dos Artistas Profissionais. Também marca o Início do Verão.

 

**********PANO RÁPIDO**********

ALVO DE ATAQUES RACISTAS E MISÓGINOS, LUDMILLA DEIXA AS REDES SOCIAIS. A cantora Ludmilla desativou todas as suas contas nas redes sociais, nesta sexta-feira (18), em função dos constantes ataques racistas de que é vítima. Em reposta a uma postagem feita por um fã que saiu em sua defesa, ela disse que a situação “é daí para pior". Vocês não têm noção do que eu passo com essas pessoas". “É 24 horas por dia de comentários racistas em todas as minhas postagens, mas eu estou tirando print de tudo porque isso é crime e vai pagar um por um”.

“Se eu deixasse minha @ com um de vocês só por um dia, duvido que vocês aguentariam seguir de cabeça em erguida com tantos comentários racistas que recebo, todo dia… das mesmas pessoas, criminosos escorados no virtual, vivem pra ofender o outro”, disparou ela, antes de excluir as redes”, completou.

Em nota, a equipe da cantora destacou que ela é alvo de ataques racistas e misóginos, o que a levou a deixar as redes sociais. Confira o comunicado:

“Confirmamos que na noite da sexta (18/12), a cantora Ludmilla desativou todas as suas redes sociais. Durante o dia, a cantora já havia reclamado com sua equipe sobre os ataques racistas que vinha sofrendo - chegando até a responder alguns tweets que diziam que ela responderia caso ‘jogassem casca de banana’ entre outros insultos racistas e misóginos. Tais ataques vêm ocorrendo ao longo da carreira de Ludmilla que, como é sabido, vem se posicionando não só contra crimes de raça, mas também de gênero. Ressaltamos que, ao contrário de qualquer especulação, tal ato não faz parte de nenhuma estratégia de marketing e é simplesmente uma consequência de seu cansaço diante do ódio destilado nas redes sociais. Informamos ainda que todas as postagens de cunho racista e homofóbicas estão sendo documentadas para encaminhamento à justiça. Por ora, aguardamos o desejo de Ludmilla de voltar às suas redes sociais. Sendo assim, não temos mais nada a declarar”. FONTE: brasil247.com.br, em 19/12/2020.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É um músico, compositor, produtor musical e empresário inglês, canadense, nascido em 1939 ou 1942. Foi o líder, baterista e diretor do grupo beat da década de 1960, Dave Clark Five, a primeira banda da Britsh Invasion a seguir os Beatles para a América em 1964. Em 2008, Clark e sua banda entraram para o Rock and Roll Hall of Fame. CARREIRA: Nascido em Tottenham, Clark deixou a escola sem qualificação aos 15 anos e se tornou um dublê de filmes, atuando em mais de 40 filmes. No final da década de 1950, Clark comprou um conjunto de bateria, aprendeu sozinho a tocar e criou uma banda Skiffle para arrecadar fundos para que seu time de futebol pudesse viajar para a Holanda.  

A banda Skiffle cresceu para o Dave Clark Five com Clark, seu líder, co-compositor, gerente e produtor. O Dave Clark Five cresceu em popularidade no Reino Unido. Eles destronaram o "I Want to Hold Your Hand" dos Beatles de seu primeiro lugar nas paradas de singles do Reino Unido em janeiro de 1964 com "Glad All Over". A imprensa britânica, resumidamente, chamou-lhes a "mais séria ameaça" dos Beatles, onde eles conseguiram 15 hits consecutivos no Top 20. Eles também apareceram no The Ed Sullivan Show mais vezes do que qualquer outro grupo inglês. Dave Clark se tornou um nome popular para bebês nos anos 60. Se os Beatles já olharam por cima dos ombros, não foram os Stones que viram. Eles viram o Dave Clark 5 ou Herman's Hermits. A banda se separou em 1970 e em 1972 Clark parou de tocar depois que êle quebrou quatro juntas em um acidente de tobogã. Mais tarde, ele escreveu um musical de ficção científica, Time, que estreou em 1986. Ele tocou por dois anos no West End de Londres, estrelado por Cliff Richard (substituído posteriormente por David Cassidy). O musical também lançou um álbum conceitual chamado Time, que continha Richard, Freddie Mercury, Leo Sayer, Stevie Wonder e Dionne Warwick. Dois milhões de cópias foram vendidas e ela produziu vários singles de sucesso.

CARREIRA DE NEGÓCIOS: Clark é um empresário de sucesso e um multimilionário. Ele é dono de uma casa de 12 milhões de libras no oeste de Londres. Desde o início, Clark possuía os direitos de todos os mestres da música Dave Clark Five. No final dos anos 1960, além de gerenciar sua banda, Clark começou a dirigir e produzir para a televisão. Em 1968 ele fez uma produção televisiva "muito bem-sucedida", Hold On, It's the Dave Clark Five. Na década de 1980, ele adquiriu os direitos para o programa musical britânico da década de 1960, Ready Steady Gol! No lançamento de um álbum de sucessos britânico (DC5) em meados dos anos 70, Clark residiu nos EUA por um ano, evitando assim o pagamento de impostos no Reino Unido com o produto desse lançamento. O governo britânico desafiou isso, mas perdeu o caso no tribunal. Em 1993, Clark lançou versões remasterizadas de todos os singles de Dave Clark 5 em um CD, Glad All Over Again. Todos os lucros foram para ele, ao invés da banda ou de seus antigos membros.

VIDA PESSOAL: Clark era um amigo próximo do vocalista do Queen, Freddie Mercury, que ele conhecia desde 1976. Clark havia assumido a vigília ao lado da cama de Mercury quando ele morreu em novembro de 1991. HONRAS E LEGADO: Em 2008, marcando o 50º aniversário da fundação da banda, o Dave Clark Five foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll. Clark, fazendo uma rara aparição pública, e os outros dois membros da banda sobreviventes aceitaram o prêmio em nome do grupo. Em 2014, Clark escreveu, produziu, apareceu e apresentou parcialmente o documentário de 115 minutos The Dave Clark Five e Beyond: Glad All Over.

Reportamo-nos sobre DAVID CLARK, mais conhecido como Dave Clark, (Tottenham, Middesex - Inglaterra). Sua discografia consta com 15 discos gravados sendo: 09 no Reino Unido (1964/1972), 06 nos EUA (1963/1971) e mais de 40 singles entre 1962/1972. Dotes: músico, compositor, vocalista, produtor musical e baterista. Dentre outros sucessos destacamos: “Red Balloon”, “Catch Us If You Can”, “Don”t Let Me Dow” e “Because”, Atividade: 1957/1986. FONTE: https://wikipedia.org/wiki/Dave_Clark(musican).

 

.DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“Gato Miando no Telhado. (Rosângela Trajano, 19/11/2019).

 

Mia um gato
Em cima do telhado
Na noite peralta
Quando tudo está calado
Só eu acordada, pensando.

 

Mia um gato
Talvez sonolento
Ou com fome, quem sabe
Miado tristonho
Será que é o vento.

 

Mia um gato
E eu cá dentro
Envolvida em cobertores
Chamo o gatinho
Para dormir com as flores.

ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos paranaenses, bondosos, aos mecânicos, atletas e aos artistas profissionais.

QUEM canta ...

“É certo que eu deveria me importar com você / E tentar fazê-la feliz quando está triste / É certo, é certo eu me sentir dessa maneira / Porque, porque eu amo você ... .”. (“Porque”. – Compositor: David Clark – Canta: The Dave Clark Five.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (61 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Um comentário:

  1. Já devorei O Democratisando de hoje. Muito bom. Pena viver momento tão triste de lacração e cancelamento de pessoas... Como diria o RR "QUE PAÍS É ESSE". Vá pqp.

    ResponderExcluir