quinta-feira, 31 de outubro de 2019

BDC - Coluna de Notícias 875.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar"!
Ano XII – Edição nº 875 (geral) e 39ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônicos: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Mossoró/RN, quinta-feira, 31 outubro de 2019. – Edição Especial, atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2019. Semana: 44/52, dias: 304/365 e faltam 61 dias para o final do ano.
"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":
DO MP A EMATER: solenidade pública em andamento, a Prefeita Fafá Rosado (DEM) é instada a falar. Discurso à mão ela lista as autoridades presentes. Na hora de pronunciar o nome do Promotor Público Fábio de Weimar Thé, ela titubeia. Em seu socorro um componente do cerimonial sopra ao seu ouvido: - Prefeita, Fábio de Weimar Thé... . – Sim, além do doutor "Fábio da Emater"! Proclama Fafá, transferindo-o do Ministério Público à autarquia estadual. Por Carlos Santos, Sorrindo 2 – A política do bom humor do palanque aos bastidores, Sarau das Letras, 2011. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
COMO SE DÁ A DIVISA DE BAIRROS? Sou fascinado com a invenção do GPS (Global Positioning System) ou Sistema de Posicionamento Global; mesmo que circulando dentro de nosso país de Mossoró eu passo a conhecer ruas que nem imaginava existir. Vou à algum endereço logo ligo o aparelhinho a ouvir aquela voz suave e delicada anunciando nomes de ruas próximas e assim diz: - a cinquenta metros entre na Rua Ernandes Alves Pereira – ôpa! Meu coração acelera com a surpresa de que meu falecido pai ter sido homenageado. Mas ao entrar naquela rua me entristeci em ver o GPS grafar "Rua Hernandes Alves Pereira" e o meu amado pai têm seu nome de registro sem "H". A rua ora referenciada fica no Bairro Planalto Treze de Maio – cerca de 1km e meio da minha residência. Agora duas dúvidas habitam em minha cabeça, será que aquela rua tem referência com meu pai? É muita coincidência a um nome não tão comum, e se afirmativa por que não fomos (familiares) avisados da lei que o homenageou? Voltando a tão delicada voz vinda do aparelhinho, ela nos orienta em que rua transitamos mas não fala qual o bairro..., sempre tive a curiosidade em saber como se dá a divisa ou limites de bairros das cidades. Que bases técnicas e legais para a demarcação e não haver placas indicatórias limitando início e fim d'um bairro! E minha cabeça martelando... "como se dá a divisa dos bairros"? Boa leitura nobre leitor/a.

LABORATÓRIO TERÁ QUE INDENIZAR PACIENTE QUE PERDEU PARTE DE VISÃO, após uso de medicamento. A juíza do 4º Juizado Especial Cível de Brasília condenou uma empresa de produtos químicos e farmacêuticos a indenizar por danos morais uma consumidora que sofreu um glaucoma bilateral, causado pelo uso do medicamento Topiramato, fabricado pela ré.
Constam nos autos que a autora procurou um médico para tratar de uma enxaqueca e lhe foi prescrita 25mg do aludido remédio, para ser tomado uma vez ao dia, por três meses. Na ocasião, ela levou para casa uma amostra grátis do produto que é fabricado e comercializado pela ré.
No dia 10/11/18, oitavo dia de ingestão do medicamento, a paciente acordou de madrugada com enorme mal-estar e fortes dores de cabeça e nos olhos. A autora foi levada ao hospital, onde, por recomendação médica, permaneceu internada até ser avaliada por uma especialista em oftalmologia.
A médica integrante do quadro do hospital, ao realizar a análise clínica, informou que a paciente estava acometida por uma crise aguda de glaucoma secundário, com um processo inflamatório severo que havia removido toda a estrutura do olho do lugar. Além disso, tal processo infeccioso teria gerado a perda da visão da paciente. Segundo os laudos, a causa seria a utilização do remédio prescrito pelo primeiro médico e fabricado pela ré.
Na avaliação da magistrada, ao contrário do que a empresa reclama em sua defesa, trata-se de um caso de defeito do produto, "e não risco natural, muito menos RAZOAVELMENTE previsto, eis que concretamente o fármaco gerou GRAVE DANO À SAÚDE DA AUTORA, parte vulnerável da relação de consumo", destacou. Por fim, consolidou que o fato de o risco ser noticiado na bula do medicamento não exime a empresa ré da responsabilidade pelos danos causados à paciente-autora. Diante de todo o exposto, a indenização foi fixada em R$ 15 mil a título de danos morais. Cabe recurso da sentença. PJe: 0737948-51.2019.8.07.0016. FONTE: TJDF - Tribunal de Justiça do Distrito Federal - 29/10/2019, na base de dados do site: sosconsumidor.com.br, em 30/10/2019.

SINAI PRESSIONA GOVERNO SOBRE REDISTRIBUÍDOS DA FUNDASE. Uma comissão formada por coordenadores do SINAI-RN esteve nesta manhã de quarta-feira, 30 de outubro, na Secretária Estadual de Administração. O objetivo da visita foi sensibilizar a secretária Virgínia Ferreira, a fim de que seja agendada audiência com o Sindicato para tratar da situação de 62 servidores/as do quadro da FUNDASE. Esses servidores, que durante a reestruturação do órgão foram redistribuídos, estão sem receber os benefícios da Lei Complementar 614/2018 que trata do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Quadro de Pessoal da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Rio Grande do Norte (FUNDASE/RN). FONTE: sinairn.com.br/.

PEDRO CHÊ, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. Pessoal, quem fala é PEDRO PAULO "CHÊ" apresentador do SEGURANÇA EM DEBATE - PNTV, convidando todos vocês, como a seus amigos para participarem do grupo do programa, para:
    Dar sugestões para novos temas;
    Discutir, com a presença de Policiais Antifascismo e Professores a segurança pública e os assuntos mais comentados do momento;
    Interagir, trazer ideias para que o programa fique melhor e mais participativo;
  Ter acesso e debater os materiais do Movimento dos Policiais Antifascismo.
O link do convite (https://chatsapp.com/JjOXD7KUNyrOErHzzAmSgj), basta clicar e será encaminhado automaticamente. Compartilhem à vontade com amigos, conhecidos, colegas de trabalho.
Abraços e agradeço o carinho,
Pedro Chê.

BRONCA DO LEITOR/A INTERNAUTA (642). POIS É ..., CHEGUEI A UMA TRISTE CONCLUSÃO - ESTARMOS INDEFESOS! A Marinha não defende nossas milhas marítimas, de navios piratas, contrabandistas e outros malfazejos: o Exército não defende nossas fronteiras terrestres de traficantes de drogas e armas e Aeronáutica foi para o espaço. Não ver nada em cima nem embaixo. Resultado, Tráficos, crime organizado usando armas pesadas, para o crime, fogo na Amazônia sem controle e sem combate aéreo, óleo no litoral nordestino e não se sabe sequer a origem, É uma constatação insofismável. Rubens Coelho, via facebook pessoal, em 30/10/2019.

FIQUE SABENDO... "Carta aberta a Abraham Weintrauber, Ministro da Educação". Por Felipe Rosa, em 24/09/2019, frosa@if.ufrj.br. Sugestão de Marcos Eduardo. FONTE: Grupo fechado via Whats App, em 04/10/2019.
Não é possível que o discurso desse mentiroso contumaz que é Ministro da Educação passe sem contraponto.
Caro ministro,
Em entrevista recente ao jornal Estado de São Paulo o senhor afirmou, entre outras coisas, que as universidades brasileiras têm "muito desperdício" relacionado a "politicagem, ideologização e balbúrdia", que algumas "têm Cracolândia", que no Brasil "todo mundo quer uma bolsinha" e, finalmente, que seu filho estudaria em Portugal, ou no Chile, ou "fora do Brasil", mas "na federal de Minas é que não vai".
Ao ouvir acusações e críticas tão sérias quanto essas, poderia-se imaginar que o senhor teria diversos exemplos de malversação de bolsas e pedras de crack pra mostrar, mas qual não é a nossa surpresa ao descobrir que o número de vezes que o senhor visitou alguma universidade pública enquanto ministro é… zero! Nenhuma vez! Donde apenas resta concluir que o senhor – o ministro da educação mais ignorante em universidades da história do Brasil – só as conhece pelos escritos do "guru" Olavo de Carvalho, que visita as universidades brasileiras na mesma frequência que o senhor.
Ao dizer que todos queremos "uma bolsinha", não pense que não percebemos sua intenção de passar à população a imagem de que somos uns "encostados" em busca da proverbial "boquinha". O Brasil hoje é o 14º maior produtor de conhecimento do mundo, com cerca de 80 mil artigos publicados apenas no ano passado e mais de 10 milhões de citações a nós desde 1996. A maioria esmagadora de todo esse trabalho só foi possível graças às agências de fomento, entre elas o CNPq e a CAPES. Nos diga uma coisa, ministro: de onde você acha que veio a viabilidade do pré-sal? Nosso programa de vacinas? A conexão entre o vírus da zika e a microcefalia? O senhor acha que essas coisas "caíram do céu"? Pois nós estamos aqui pra te dizer que, em vez de praticar "doutrinação comunista" (ou qualquer bobagem que o valha), estamos trabalhando para que mais desses avanços se materalizem e beneficiem a população brasileira.
Finalmente, com relação a estudar ou não na Universidade Federal de Minas Gerais, essa é uma decisão que cabe apenas ao senhor e seu filho. Por outro lado, o senhor deveria saber que, de acordo com o ranking do Times Higher Education, enquanto o Chile tem 8 universidades entre as 1000 melhores do mundo e Portugal tem 13, o Brasil tem 15 (e, entre elas, a UFMG). Assim sendo, desdenhar da universidade pública brasileira tem pouco a ver com números e muito a ver com uma severa síndrome de vira-lata que infelizmente aflige membros importantes do governo Bolsonaro.
Ou seja, ministro: quando tiver uma oportunidade de ficar calado, aproveite-a. E trabalhe.
Atenciosamente,
Felipe Rosa, diretor da AdUFRJ e vice-presidente eleito.
*Repliquem, por favor, esta carta. Não é possível que o discurso desse mentiroso contumaz que é Ministro da Educação passe sem contraponto.
Os professores universitários serão apedrejados nas ruas sob o canto dos cristãos hipócritas desse país!

CONQUISTE SEU EMPREGO:
CE: A Prefeitura de Palmeira de Quixeramobim/CE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 184 (cento e oitenta e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 06/11/2019. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salário: até R$ 8.000,00;

MA: A Prefeitura de Fernando Falcão/MA realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 94 (noventa e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 04/11/2019. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salário: até R$ 3.000,00. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
RAPIDÍSSIMO DE BRASÍLIA: Manhã desta quarta-feira (30), no avião Rio de Janeiro a Brasília, quatro deputados fluminenses rasgaram a fantasia de "administrador e político" do prefeito carioca, Marcelo Crivella (Patriotas, ex-PRB). Qualificaram o bispo (licenciado) da Igreja Universal do Reino de Deus com três agressivos adjetivos. Chamaram-no "enganador, corrupto e perseguidor", além de 'religioso falsário". O quarteto representava dois blocos ideológicos – direita e esquerda – com disposição de eliminar o ex-senador no primeiro turno da campanha municipal de 2020. Marcelo Crivella é candidato ao segundo mandato à prefeitura da Cidade Maravilhosa, como era chamada em passado recente. # Nenhum ministro, dos civis aos militares, inclusas excelências com gabinete no Palácio do Planalto, tem a influência de Paulo Guedes no governo Bolsonaro. Titular da Economia, o carioca foi aluno do Colégio Militar de Belo Horizonte e diplomou-se pela Universidade Federal de Minas Gerais. É mestre e doutor pela Universidade de Chicago (EUA). Otimista, repete que o Brasil vai dar certo e começa a deslanchar na presidência de Jair Bolsonaro. Diz que as reformas continuam. É desejável e possível, mas intrometidos prejudicam. Pós-escrito: podem ser concretizadas, sim, mas é indispensável aperfeiçoar articulação com os partidos. Não apenas com os caciques. As bases – deputados, sobretudo – querem e precisam ser ouvidas. # Rescaldo do Dia Nacional do Livro, comemorado na terça-feira (29) e continuamente festejado porque disciplina, ensina e ilumina em todas as idades. Citações não faltam, independentemente de cor, idade, ideologia, instrução e sexo. Permita-me, eventual leitor, a relembrança do comentário de Mário Quintana, jornalista, poeta e tradutor brasileiro nascido em Alegrete: "Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas". FONTE: Walter Gomes, Jornalista - Notas curtas para leitura rápida, https://walgom.com.br, em 30/10/2019.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! DIA 27: Aluízio Veras – UERN, Ícaro Dias – Jornalista, Lenita Andrade – FUNDASE, Rosemberg Assis – Autônomo e Tereza Faustino - Facebook. SEGUIDOS POR: Monalisa Santos – Prima e Oséas Lopes – Cantor Mossoroense (28); Anier Freitas – Doze Anos, Evaldo Lacerda – A. Social, Thiago Braga – Jornalista e Ítalo Praxedes – Repórter Esportivo (29); Ana Lúcia Vale – C. Cidadão, Aurineide Alves - Comerciante, Gecilda Azevedo – FUNDASE. Manoel Cirilo – Educação, Olívio Santiago – Músico, Paulo Vidal – UERN, Socorro Aragão – Professora (30); Canuto Saraiva – Prof., Otávio Lopes – FUNDASE, Rita Alves – FUNDASE e Urbano Paiva – Autônomo (31); Brígida Lima – Professora, Carlos Santos – Jornalista, Elizandra Cordeiro – São Paulo e Roberto Guedes – Jornalista (1º). E DIA 02: Alexandre Marques, Fernando Alci – DETRAN/RN, Fca. Miriam – FUNDASE, Manoel Galdino – G. Oeste, Uyranday Lemos, Waldélia Costa - SINTE e Yarajane Góes – Professora.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Parabéns, pelo SINAI juntamente aos seus verdadeiros Heróis Líderes que ao longo de décadas enfrentaram muitos pepinos. Jesiel Lima".Obrigado primo, dediquei 25 anos dos trinta do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indeireta do RN, uma grande escola para a luta por igualdade num país e mundo tão desigual. Aprendi que no mundo sindical só norteia a incansável construção de lutas e resistência as avalanches de ataques aos direitos do ser humano.

MEMÓRIA:
HÁ 85 ANOS! – Inauguração da Sede da União Caixeiral, planta do Engº. Civil Dr. Joel Escóssia, em 30/10/1934. FONTE: Mossoró Nossa Terra – Vol. 1, 2009, por Prof. Almir Nogueira;
DIA: hoje Dia da Dona de Casa, Dia das Bruxas – Halloween, Dia de Saci Pererê (Lei Federal n. 2.762/2003), Dia do Repórter Policial, Dia Mundial da Poupança e Dia Mundial do Comissário de Vôo. Amanhã (1º) será Dia da Independência de Antígua e Barbuda, Dia de Todos os Santos e Dia Mundial do Vegano.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
É uma cantora brasileira. Começou sua carreira muito cedo: foi revelada no programa "A raia miúda", de Renato Murce, narádio Nacional. Apresentou-se no programa da Rádio Mauá chamado Clube do Guri, de Silveira Lima. Depois também se apresentou no programa Papel Carbono, de Renato Murce. Na Rádio Tupi participou do programa Salve o Baião!, conhecendo Luiz Gonzaga, O Rei do Baião. Ele a apelidou de "Princesinha do baião". Ainda na década de 1950, na Rádio Tamoio, ela apresentou ao lado de Ademilde Fonseca o programa No mundo do baião (programa de Zé Gonzaga, irmão do Lúis) que chamou-a para substituí-la como cantora na boate do Plaza, no final da década de 1950. Dividiu o palco com Luiz Eça, João Donato, Baden Powell e Milton Banana e outros músicos. Participou do programa de TV - Brasil 60, da apresentadora de TV e atriz Bibi Ferreira, pela TV Excelsior - canal 9, de São Paulo. Divulgou as canções da Bossa Nova em São Paulo, nas casas noturnas Baiúca, Cambridge e João Sebastião Bar. Inaugurou a boate Ela, Cravo e Canela, junto com o pianista Pedrinho Mattar, apresentando o espetáculo "Um show de show". Em 1967, compareceu ao programa de TV Jovem Guarda, da TV Record, (Rede Record), canal 7 de São Paulo, ocasião em que interpretou "Como é grande o meu amor por você" (Roberto Carlos/Erasmo Carlos). Casou-se com o músico Júlio César Figueiredo, em 1972. Seu grande sucesso, De tanto amor, foi um presente de casamento dado por Roberto Carlos, que foi seu padrinho. Veio a se divorciar na década de 1990. Tinha um projeto junto com Dick Farney, de gravar uma série de músicas brasileiras, mas, com a morte do amigo, isso foi abandonado. Claudette retomou à sua carreira artística, depois do seu divórcio. Fez turnês por Paris e Lisboa. Reportamo-nos sobre CLAUDETTE COLBERT SOARES, 82 anos, artisticamente conhecida por CLAUDETTE SOARES também por Princesinha do Baião, nascida no Rio de Janeiro/DF em 31/10/1937. Sua discografia consta de 40 discos gravados de 1958 a 2016 sendo: um em 78rpm "Foi a noite" em 1857, 16 álbuns (1964/2007) e 23 participações especiais de 1960 a 2016. Dotes artísticos: cantora. Gênero: MPB, Bossa Nova, Baião e Sambalanço Romântico. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki?Claudette_Soares.

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):
(https://rosangelatrajano.com.br).

POESIAS PARA CRIANÇAS.

"Menina de amarelo". (Rosângela Trajano).

A menina de amarelo
Quer ir passear
Sair pela cidade
Com tudo se alegrar.

A menina de amarelo
Quer mundos conhecer
O sol imagina ser
Este é o seu benquerer.

A menina de amarelo
Quer muito pensar
Em amarelar
Uma ideia para amar.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: as donas de casa, aos repórteres policiais, aos poupadores, comissários de vôo, aos devotos de santos e aos veganos.
QUEM canta ...
"Vi uma rosa caída no chão / Toda despedaçada / Foi o cravo singelo / Que brigou com a rosa adorada / O cravo brigou com a rosa / E quem chorou fui eu...". ("O Cravo Brigou Com a Rosa" – Autor desconhecido. Canta Claudette Soares.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário