segunda-feira, 14 de outubro de 2019

BDC - Coluna de Notícias 873.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar"!

Ano XII – Edição nº 873 (geral) e 37ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

-Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, segunda-feira, 14 de outubro de 2019. – Edição Especial, atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2019. Semana: 41/52, dias: 287/365 e faltam 78 dias para o final do ano.

"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":

Governador do RN, Dinarte Mariz chega com pompa em Macau. A cidade faz festa para recebe-lo à inauguração da cadeia pública. O Prefeito Venâncio Zacarias – advindo do movimento sindical salineiro, empresta sua eloquência à recepção da autoridade no evento: - Governador a cadeia está inaugurada e o Senhor pode se sentir em "sua casa". CASA DE DINARTE MARIZ – Sorrindo 2, Carlos Santos. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Com essa edição completamos doze anos de estrada no dia de ontem, l3 de outubro, em convívio virtual que nos proporcionou construir muitas amizades e aprendizado num momento em eu precisava de muita atenção e ocupação para tratamento de CA iniciado em novembro de 2006. Foram 18 meses na capital espacial longe dos amigos e companheiros de lutas, para mantê-los informados de todo o processo tive a ideia de fazer "Boletins de Saúde" que publicava via e-mails todos os sábados; a medida em que avançava com bons resultados na saúde as informações iam se acabando e começou a dá espaço para outros assuntos. Logo recebi telefonema do amigo José Maria Alves pedindo permissão para ficar publicando "meus escritos" em seu Blog Sistema JMA e desde então eram duas ou três edições/semana. A partir de fevereiro de 2010, com a colaboração do designer Professor William Pereira, passamos e ter página eletrônica própria e passamos assinar – BDC – Blog Democratizando a Comunicação. Boa leitura nobre leitor/a.

 

TST SUSPENDE ATÉ 60% DOS PROCESSOS TRABALHISTAS EM CURSO NO PAÍS. Em uma medida consonante com o golpe de 2016, que massacrea duramente os direitos dos trabalhadores, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) suspendeu de 40% a 60% todos os processos do país que tratem da validade de norma coletiva que limite ou restrinja direito trabalhista não assegurado constitucionalmente. A iniciativa pode inviabilizar a análise de boa parte das ações trabalhistas até que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue se pode ou não prevalecer o negociado sobre o legislado - possibilidade reforçada pela reforma Trabalhista, aprovada no governo Michel Temer em 2017 e aprovado pelo então deputado federal Jair Bolsonaro, atual ocupante do Planalto.

A medida do TST é um duro golpe na classe trabalhadora, que já sente os efeitos nefastos da reforma trabalhista. O projeto prevê, por exemplo, que, em caso de perda de ação, o trabalhador pague honorários dos advogados da parte vencedora e, por consequência, fez cair o número de processos na Justiça do Trabalho.

De acordo com o relatório Justiça em Números 2019, publicado em agosto pelo Conselho Nacional de Justiça, a quantidade de processos pendentes ao final de 2018, em todos os órgãos do Poder Judiciário, foi de 78.691.031 ações, queda de 1,2% em relação a 2017. O total de casos novos ingressados foi de 28.052.965 processos, com redução de 1,9% em relação ao ano anterior.

A reforma trabalhista também prevê trabalho intermitente, sem jornada fixa regular de trabalho. A decisão do TST vem gerar mais insegurança financeira e jurídica para os trabalhadores, sendo mais um passo que ajuda a manter a estagnação do consumo e da expansão do PIB (Produto Interno Bruto). A agenda pós-golpe segue avançando. FONTE: brasil247.com/.

 

SINAI 30 ANOS. Como já informamos aqui, o SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN, fez 30 anos de fundação em maio último e segue, desde a semana passada, com extensiva programação até o final do mês para celebrar as três décadas de lutas e resistência – encerrando a programação no dia 26 com a Festa do Servidor Público para celebrar seu dia comemorada em 28 de Outubro. E no próximo a sábado (19) promove excursão com os sindicalizados e acompanhante (opcional) à Cidade/praia de Galinhos – Região Norte do RN às margens do Oceano Atlântico.

Duas caravanas se deslocam de Natal e Mossoró, os interessados ao passeio devem confirmar presenças até o dia 17 e se informar sobre as regras de participação de acompanhante e horário de saída e retorno. Contatos: Natal (84) 3206-1851 e Mossoró: (84) 3321-1271.

 

BRONCA DO LEITOR/A INTERNAUTA (640). O que percebo é que muitos não escolhem lado, salvo pelas conveniências, que são individualizadas. Em si centralizadas. A esquerda me atrai cada vez mais. E isso não quer dizer "radicalizar", no sentido usual da palavra, mas se alinhar com pensamentos e ações que intenciona a valorização do Homem/Mulher. É possível um capital que não seja perverso, valorizador de castas. A política miúda é um saco. Aluísio Barros - #ForaBolsonaro.

 

FRANCISCO MARTINS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. O Palhaço Leiturino, personagem criada pelo artista Francisco Martins, comemorou esta semana 10 anos de existência. A celebração aconteceu da melhor forma que poderia existir para ele: fazendo apresentações para o público infantil. Foi uma maratona de 5 contação de histórias, em três escolas, respectivamente nas Escolas Cícero de Melo, Hélio Galvão e Osmundo Farias, todas na cidade de Parnamirim. "Aos 55 anos de idade continuarei, até quando Deus quiser, a promover Leiturino, em ações não somente nas escolas, mas também nas Igrejas sempre que é convidado". Francisco Martins.

 

LIBERAÇÃO DO 4º LOTE PARA PIS/PASEP. Os Programas PIS – Programa de Integração Social e o PASEP - Programa de Formação do Patrimônio do Servidor, iniciaram o pagamento do Calendário 2019/2020 desde o dia 23/07 e liberaram o 4º lote com recursos para os nascidos em outubro (PIS) e final de numeração 3 (PASEP). O crédito será liberado no dia 17/10/2019 (para crédito em conta dia 15) e o dinheiro fica disponível nas agências bancárias: CEF/PIS e BB/PASEP até o dia 30/06/2020 para os que não receberam nas datas previstas.

Têm direito aos benefícios trabalhadores que exerceram atividade com carteira assinada por ao menos 30 dias em 2018, com remuneração média de até dois salários mínimos.

 

FIQUE SABENDO... "A inversão de prioridades e a saúde agonizante – tempo de reagir de forma enérgica". Por Ronaldo Fixina Barreto e Sostenes de Holanda Paiva / SINMED – Delegacia Regional de Mossoró. FONTE: e-mail pessoal, em 01 de outubro de 2019.

Anunciar com irresponsabilidade e pompa o MCJ – Mossoró Cidade Junina 2020 é um enorme desrespeito a população. Enquanto isso no teatro da saúde muitos pacientes "aguardam sequelas" por falta de cirurgia eletiva.

Uma sequência crônica e proposital de equívocos administrativos, coloca em risco a vida de muitos pacientes, principalmente gestantes, na cidade das quatro ou cinco faculdades de Medicina, sem um único Hospital Universitário. Uma faculdade de Medicina para cada 70 mil habitantes. Primeiro ou último mundo.

O poder de destruição de uma administração que tudo faz para desvalorizar o trabalho médico deve ser combatido pela classe médica de forma enérgica e proporcional ao tratamento recebido. Paralisação no mínimo. É inútil recorrer a chamada Justiça.

A habilitação do Município de Mossoró – Gestão Plena do Sistema Municipal de Saúde - deve ser cancelada, uma vez que o Município não assume suas responsabilidades. Qual a motivação da PMM – Prefeitura Municipal de Mossoró não assumir o serviço de Obstetrícia, se a única Maternidade de Mossoró, encontra-se sob Intervenção Federal há uma década.

Nesta Maternidade sob intervenção federal, sem nenhuma justificativa a PMM atrasa propositalmente o pagamento dos plantões (salários) por mais de 90 dias. E não há nenhuma sanção jurídica. A poderosa PMM descumpre TAC (justiça federal) sem nenhuma consequência. Existem débitos de plantões médicos do ano de 2017. A PMM faz chacota com os médicos, com a "justiça" e principalmente com os pacientes.

As notas fiscais referentes aos plantões são emitidas e inúteis e exorbitantes tributos são pagos rigorosamente e sem receitas. Para onde vai este recurso? Por que não pode haver pagamento em dia dentro do mês trabalhado como acontece com o judiciário, secretários e outros? Isto é violação de direitos fundamentais. Quando existe um pagamento de salário atrasado não há correção monetária e nem juros ao arrepio da Lei.

A Prefeitura que contrata sem previsão orçamentária fere princípios administrativos. Cada despesa contraída tem que ter a fonte do recurso orçamentário. Quando isso não ocorre é uma afronta a Lei e ao Princípio da Legalidade.

Por que os salários não são pagos? Não existe justificativa porque não aconteceu relevantes razões de interesse público.

Seiscentas cesarianas/mês significa 1.200 vidas. Isso tem algum significado em Mossoró? Este artificio ridículo, esdrúxulo de pagar (quando paga) uma última nota fiscal (para convencer somente os bajuladores) de que paga em dia é cruel e típico de caloteiro contumaz.

Anunciar com irresponsabilidade e pompa o MCJ – Mossoró Cidade Junina 2020 é um enorme desrespeito a população. Enquanto isso no teatro da saúde muitos pacientes "aguardam sequelas" por falta de cirurgia eletiva e tantos outros mendigam exames, cirurgias. Outros desencarnam. As denominadas cirurgias eletivas em breve serão paralisadas.

A Saúde Pública não é questão levada a sério em Mossoró. Acreditamos que as intituladas autoridades tratam esta situação como se fosse normal. Brioche e festa. A PMM tenta decretar a extinção da classe médica. Na Maternidade sob Longa Intervenção Federal existem débitos dos plantões de Janeiro e Fevereiro de (2017 – pasmem) de março de (2019) de julho, agosto e setembro (2019).

Os médicos exigem respeito. Os pacientes, as gestantes, pedem socorro. Os gestores da saúde estão anestesiados.

"CADA VOLTA É UM NOVO RETROCESSO ADMINISTRATIVO". Este será o próximo artigo.

SINMED – SINDICATO DOS MÉDICOS/DELEGACIA REGIONAL DE MOSSORÓ, Ronaldo Fixina Barreto e Sostenes de Holanda Paiva.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

RN: A UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 69 (sessenta e nove) VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições abertas até o dia 02/01/2020. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 10.074,18;

 

SE: A Prefeitura de Nossa Senhora de Lourdes/SE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 53 (cinquenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 18/10/2019. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 6.400,00. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

PANO RÁPIDO:

RAPIDÍSSIMO DE BRASÍLIA: Vale o exame do comentário de João Amoêdo, titular da presidência do Novo, partido com registro há quatro anos que elegeu o empresário Romeu Zema para o governo de Minas Gerais e conquistou oito cadeiras na Câmara dos Deputados. Amoêdo tem a palavra: "Não existe jeitinho. Para reverter o quadro e garantir a entrada do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico devemos priorizar as reformas, fortalecer as instituições, realizar uma gestão eficiente, com quadros técnicos e prioridades bem definidas". O OCDE, com sede em Paris, reúne as 36 nações mais ricas do planeta Terra. # Comando nacional do PSL repete punições adotadas pelos dirigentes do PDT e PSB aos seus parlamentares que se posicionaram contra decisões da Comissão Executiva ou fizeram críticas públicas aos 'coronéis' da democracia trabalhista e do socialismo. Deputados e senadores alinhados a Jair Bolsonaro reagem ao que chamam "centralização" do pernambucano Luciano Bivar, deputado-presidente do PSL, nas decisões políticas e, sobretudo, partilha de recursos originários das cotas financeiras do partido. Bivar reage ao apontar o presidente da República como "mal aconselhado" e vulnerável ao jogo de intrigas, complicando-se, por isso, na articulação política. O deputado lembra que Bolsonaro foi registrado pelo PSL, até então pré-candidato sem partido. Há complicadores marcantes nas relações entre as duas excelências. O chefe do governo da República Surrealista dos Trópicos quer mandar em tudo e o dirigente do Partido Social Liberal é esperto, muito esperto, até demais, como revela seu histórico. # Na primeira pesquisa do Instituto Methodus referente à eleição de 2020, em Porto Alegre, sem apresentação dos nomes de possíveis candidatos, 72% disseram que não sabem ou não responderam e 7% anunciaram voto em branco ou nulo. É índice recorde na politizada capital do Rio Grande do Sul, a menos de um ano do pleito. Entre os que foram nominados, Manuela d'Ávila (PCdoB) abre a lista com 8% de citações. Seguem Sebastião Melo (MDB), 6%; Nelson Marchezan Júnior (PSDB), em busca da renovação do mandato,4%; Luciana Genro (PSOL), 2%; e Maria do Rosário (PT), 1%. Nos cenários com estímulo da identificação dos personagens tidos como postulantes, a ordem é a mesma: d'Ávila (17%), Melo (11%), Marchezan (9%), Genro (6%) e Rosário (5%). No quesito rejeição, o prefeito tucano lidera com 40%; a petista crava 38 pontos percentuais e a comunista d'Ávila é vetada por 33% dos eleitores ouvidos pelos pesquisadores. Instituto Methodus ouviu 800 pessoas, entre 2 e 7 deste outubro. Margem de erro: 3,5%. FONTE: Walter Gomes, Jornalista - Notas curtas para leitura rápida, https://walgom.com.br, em 12/10/2019.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! DIA 13: Fátima Morais – Professora, Hélio Benigno, Jailza Lopes – FUNDASE, José Maria – Prof., Rosa Melo e Saint Clair – DETRAN/RN. SEGUIDOS POR: Lindocastro Nogueira – Adv./Prof. (14); Erison Natécio – UERN, Josenildo Morais – Professor, Luiz Juetê – Jornalista, Lívoa Lima – São Paulo/SP e Rodrigo Rocha - Professor (16); Ezilda Sousa e Itamiram Melo - Comerciários e, Renato Severiano – Jornalista (17); Bernadete Freire – FUNDASE, Fátima Ferreira – Comerciária, Francisca Sousa, Genildo Costa – Poeta, Maria José Andrade e Sueli Santina – FUNDASE (18). E DIA 19: Abraão Queiroz – Confraria do Sêbado, Felipe Dutra, Genivan Vale – Ex-vereador e Jorge Ivan – Comerciante.

 

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "BILHETE: Cumprimentos Caro Hermes. Walter Gomes".Obrigado Mestre Walter, por acompanhar e aprovar nosso trabalho. Estou bem informado do cenário político no planalto central através da página eletrônica "Walgom – Análise e Informação". Ótimo! Saúde e paz Caro Jornalista.

 

MEMÓRIA:

HÁ 73 ANOS! – Fundado o CEM – Centro Estudantil Mossoroense, por Juvêncio Cunha Filho, em 13 de outubro de 1946. "Foi, na época, a melhor escola da cidade. Mais do que uma agremiação estudantil. Nas suas sessões domingueiras, a moçada ensaiava política, oratória, literatura. Descaradamente, imitávamos a Câmara Federal. Tratávamos os colegas de "vossa excelência", muito embora, como os deputados, fôssemos facilmente levados à vulgaridade dos insultos e do calão". Disse Dorian Jorge Freire (in memória) em Veredas do Meu Caminho. Fonte: Jornal O Mossoroense, em 14/10/2001;

DA EDIÇÃO Nº 824/2018 (em 13/10): FIQUE SABENDO... "13 de outubro – Dia Nacional do Dinheiro". Por Eloilton Cajuhy;

DIA: hoje é Dia do Meteorologista e Dia Nacional da Pecuária. Amanhã (15) será Dia da Educação Nacional, Dia da Normalista, Dia do Educador Ambienta, Dia do Professor, Dia Internacional das Missões e Dia Nacional de Combate à Sífilis.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É um cantor, compositor e radialista brasileiro. Seu nome foi uma homenagem ao avô. Perdeu a mãe com apenas dois anos de idade. Antes dos dez anos mudou-se para o Rio de Janeiro, sendo criado pelo avô em Alcântara, município de São Gonçalo. Na ex-capital federal exerceu diversas atividades antes de ingressar na vida artística. Foi chofer de caminhão, motorista de táxi, guia de cego, engraxate e lapidário. Em criança cantou em circos e parques de diversão. Aos oito anos, produziu sua primeira composição. No início da sua carreira cantava músicas românticas, valsas e samba-canções. No programa de Renato Murce, no Rio, imitou Vicente Celestino. Foi crooner de orquestra num cabaré do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro/RJ - Brasil. Conseguiu ser contratado pela Rádio Tupi, por intermédio de Paulo Grammont. Em 1950, acabou sendo contratado pelas rádios Tupi e Record, de São Paulo, que pertenciam às Emissoras Associadas. A canção "Menino de Braçanã", de 1953, foi seu primeiro sucesso, na voz de Roberto Paiva e, em seguida, o cantor Ivon Curi gravou-a. Em 1954, era cantor da rádio e televisão Record de São Paulo, permanecendo até 1961. Trabalhava na rádio Nacional (CBN - 1959). Encontro com Luiz Vieira, o programa da TV Excelsior, canal 9, de São Paulo, estreou no ano de 1962. Neste mesmo ano Vieira ganhou as paradas de sucesso com a canção "Prelúdio Pra Ninar Gente Grande", mais conhecida como Menino Passarinho. Em 1963 gravou outro grande sucesso, "Paz do Meu Amor" (Prelúdio nº 2). Chegou a fazer diversas viagens aéreas por semana, para fazer cinco programas de televisão. Viajava do Ceará ao Rio Grande do Sul. Não gosta de ser chamado de cantor, mas, sim, de cantador. Luiz Vieira é estudioso das músicas de cordel. Reportamo-nos sobre LUIZ RATTES VIEIRA FILHO, 91 anos, artisticamente conhecido por LUIZ VIEIRA nascido em Caruaru/PE em 12/10/1928. Sua discografia consta de 30 discos gravados de 1959 a 2000. Dotes artísticos: compositor, cantador, voz, violão e radialista. Gênero MPB e Samba-canção. Atividade: desde 1959. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Vieira.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

POESIAS PARA CRIANÇAS.

 

"Domingo de chuvinha". (Rosângela Trajano).

 

O menino acorda

Abre o olhinho

É chuva, mãe

Dá um sorrisinho.

 

O menino não quer

Da cama sair

O pijama tirar

Prefere mais dormir.

 

O menino aos domingos

Gosta de ficar deitado

Se cai chuvinha

Fica todo enrolado.

ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos meteorologistas, aos pecuaristas, professores e demais profissionais da educação nacional, normalistas, educadores ambiental, missionários internacional e agentes de combate à sífilis.

QUEM canta ...

"Era Laura no bandolim / Jurema no violão / Juracy no clarinete / Milton pandeiro na mão / Didi no cavaquinho / E de banjo o Euclides / Tio augusto nas colhé... / Ai, meu deus, como era bom...". ("Forró do Tio Augusto" – De: Luiz Vieira. Canta L.V.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário