quinta-feira, 31 de outubro de 2019

BDC - Coluna de Notícias 875.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar"!
Ano XII – Edição nº 875 (geral) e 39ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônicos: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Mossoró/RN, quinta-feira, 31 outubro de 2019. – Edição Especial, atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2019. Semana: 44/52, dias: 304/365 e faltam 61 dias para o final do ano.
"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":
DO MP A EMATER: solenidade pública em andamento, a Prefeita Fafá Rosado (DEM) é instada a falar. Discurso à mão ela lista as autoridades presentes. Na hora de pronunciar o nome do Promotor Público Fábio de Weimar Thé, ela titubeia. Em seu socorro um componente do cerimonial sopra ao seu ouvido: - Prefeita, Fábio de Weimar Thé... . – Sim, além do doutor "Fábio da Emater"! Proclama Fafá, transferindo-o do Ministério Público à autarquia estadual. Por Carlos Santos, Sorrindo 2 – A política do bom humor do palanque aos bastidores, Sarau das Letras, 2011. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
COMO SE DÁ A DIVISA DE BAIRROS? Sou fascinado com a invenção do GPS (Global Positioning System) ou Sistema de Posicionamento Global; mesmo que circulando dentro de nosso país de Mossoró eu passo a conhecer ruas que nem imaginava existir. Vou à algum endereço logo ligo o aparelhinho a ouvir aquela voz suave e delicada anunciando nomes de ruas próximas e assim diz: - a cinquenta metros entre na Rua Ernandes Alves Pereira – ôpa! Meu coração acelera com a surpresa de que meu falecido pai ter sido homenageado. Mas ao entrar naquela rua me entristeci em ver o GPS grafar "Rua Hernandes Alves Pereira" e o meu amado pai têm seu nome de registro sem "H". A rua ora referenciada fica no Bairro Planalto Treze de Maio – cerca de 1km e meio da minha residência. Agora duas dúvidas habitam em minha cabeça, será que aquela rua tem referência com meu pai? É muita coincidência a um nome não tão comum, e se afirmativa por que não fomos (familiares) avisados da lei que o homenageou? Voltando a tão delicada voz vinda do aparelhinho, ela nos orienta em que rua transitamos mas não fala qual o bairro..., sempre tive a curiosidade em saber como se dá a divisa ou limites de bairros das cidades. Que bases técnicas e legais para a demarcação e não haver placas indicatórias limitando início e fim d'um bairro! E minha cabeça martelando... "como se dá a divisa dos bairros"? Boa leitura nobre leitor/a.

LABORATÓRIO TERÁ QUE INDENIZAR PACIENTE QUE PERDEU PARTE DE VISÃO, após uso de medicamento. A juíza do 4º Juizado Especial Cível de Brasília condenou uma empresa de produtos químicos e farmacêuticos a indenizar por danos morais uma consumidora que sofreu um glaucoma bilateral, causado pelo uso do medicamento Topiramato, fabricado pela ré.
Constam nos autos que a autora procurou um médico para tratar de uma enxaqueca e lhe foi prescrita 25mg do aludido remédio, para ser tomado uma vez ao dia, por três meses. Na ocasião, ela levou para casa uma amostra grátis do produto que é fabricado e comercializado pela ré.
No dia 10/11/18, oitavo dia de ingestão do medicamento, a paciente acordou de madrugada com enorme mal-estar e fortes dores de cabeça e nos olhos. A autora foi levada ao hospital, onde, por recomendação médica, permaneceu internada até ser avaliada por uma especialista em oftalmologia.
A médica integrante do quadro do hospital, ao realizar a análise clínica, informou que a paciente estava acometida por uma crise aguda de glaucoma secundário, com um processo inflamatório severo que havia removido toda a estrutura do olho do lugar. Além disso, tal processo infeccioso teria gerado a perda da visão da paciente. Segundo os laudos, a causa seria a utilização do remédio prescrito pelo primeiro médico e fabricado pela ré.
Na avaliação da magistrada, ao contrário do que a empresa reclama em sua defesa, trata-se de um caso de defeito do produto, "e não risco natural, muito menos RAZOAVELMENTE previsto, eis que concretamente o fármaco gerou GRAVE DANO À SAÚDE DA AUTORA, parte vulnerável da relação de consumo", destacou. Por fim, consolidou que o fato de o risco ser noticiado na bula do medicamento não exime a empresa ré da responsabilidade pelos danos causados à paciente-autora. Diante de todo o exposto, a indenização foi fixada em R$ 15 mil a título de danos morais. Cabe recurso da sentença. PJe: 0737948-51.2019.8.07.0016. FONTE: TJDF - Tribunal de Justiça do Distrito Federal - 29/10/2019, na base de dados do site: sosconsumidor.com.br, em 30/10/2019.

SINAI PRESSIONA GOVERNO SOBRE REDISTRIBUÍDOS DA FUNDASE. Uma comissão formada por coordenadores do SINAI-RN esteve nesta manhã de quarta-feira, 30 de outubro, na Secretária Estadual de Administração. O objetivo da visita foi sensibilizar a secretária Virgínia Ferreira, a fim de que seja agendada audiência com o Sindicato para tratar da situação de 62 servidores/as do quadro da FUNDASE. Esses servidores, que durante a reestruturação do órgão foram redistribuídos, estão sem receber os benefícios da Lei Complementar 614/2018 que trata do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Quadro de Pessoal da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Rio Grande do Norte (FUNDASE/RN). FONTE: sinairn.com.br/.

PEDRO CHÊ, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. Pessoal, quem fala é PEDRO PAULO "CHÊ" apresentador do SEGURANÇA EM DEBATE - PNTV, convidando todos vocês, como a seus amigos para participarem do grupo do programa, para:
    Dar sugestões para novos temas;
    Discutir, com a presença de Policiais Antifascismo e Professores a segurança pública e os assuntos mais comentados do momento;
    Interagir, trazer ideias para que o programa fique melhor e mais participativo;
  Ter acesso e debater os materiais do Movimento dos Policiais Antifascismo.
O link do convite (https://chatsapp.com/JjOXD7KUNyrOErHzzAmSgj), basta clicar e será encaminhado automaticamente. Compartilhem à vontade com amigos, conhecidos, colegas de trabalho.
Abraços e agradeço o carinho,
Pedro Chê.

BRONCA DO LEITOR/A INTERNAUTA (642). POIS É ..., CHEGUEI A UMA TRISTE CONCLUSÃO - ESTARMOS INDEFESOS! A Marinha não defende nossas milhas marítimas, de navios piratas, contrabandistas e outros malfazejos: o Exército não defende nossas fronteiras terrestres de traficantes de drogas e armas e Aeronáutica foi para o espaço. Não ver nada em cima nem embaixo. Resultado, Tráficos, crime organizado usando armas pesadas, para o crime, fogo na Amazônia sem controle e sem combate aéreo, óleo no litoral nordestino e não se sabe sequer a origem, É uma constatação insofismável. Rubens Coelho, via facebook pessoal, em 30/10/2019.

FIQUE SABENDO... "Carta aberta a Abraham Weintrauber, Ministro da Educação". Por Felipe Rosa, em 24/09/2019, frosa@if.ufrj.br. Sugestão de Marcos Eduardo. FONTE: Grupo fechado via Whats App, em 04/10/2019.
Não é possível que o discurso desse mentiroso contumaz que é Ministro da Educação passe sem contraponto.
Caro ministro,
Em entrevista recente ao jornal Estado de São Paulo o senhor afirmou, entre outras coisas, que as universidades brasileiras têm "muito desperdício" relacionado a "politicagem, ideologização e balbúrdia", que algumas "têm Cracolândia", que no Brasil "todo mundo quer uma bolsinha" e, finalmente, que seu filho estudaria em Portugal, ou no Chile, ou "fora do Brasil", mas "na federal de Minas é que não vai".
Ao ouvir acusações e críticas tão sérias quanto essas, poderia-se imaginar que o senhor teria diversos exemplos de malversação de bolsas e pedras de crack pra mostrar, mas qual não é a nossa surpresa ao descobrir que o número de vezes que o senhor visitou alguma universidade pública enquanto ministro é… zero! Nenhuma vez! Donde apenas resta concluir que o senhor – o ministro da educação mais ignorante em universidades da história do Brasil – só as conhece pelos escritos do "guru" Olavo de Carvalho, que visita as universidades brasileiras na mesma frequência que o senhor.
Ao dizer que todos queremos "uma bolsinha", não pense que não percebemos sua intenção de passar à população a imagem de que somos uns "encostados" em busca da proverbial "boquinha". O Brasil hoje é o 14º maior produtor de conhecimento do mundo, com cerca de 80 mil artigos publicados apenas no ano passado e mais de 10 milhões de citações a nós desde 1996. A maioria esmagadora de todo esse trabalho só foi possível graças às agências de fomento, entre elas o CNPq e a CAPES. Nos diga uma coisa, ministro: de onde você acha que veio a viabilidade do pré-sal? Nosso programa de vacinas? A conexão entre o vírus da zika e a microcefalia? O senhor acha que essas coisas "caíram do céu"? Pois nós estamos aqui pra te dizer que, em vez de praticar "doutrinação comunista" (ou qualquer bobagem que o valha), estamos trabalhando para que mais desses avanços se materalizem e beneficiem a população brasileira.
Finalmente, com relação a estudar ou não na Universidade Federal de Minas Gerais, essa é uma decisão que cabe apenas ao senhor e seu filho. Por outro lado, o senhor deveria saber que, de acordo com o ranking do Times Higher Education, enquanto o Chile tem 8 universidades entre as 1000 melhores do mundo e Portugal tem 13, o Brasil tem 15 (e, entre elas, a UFMG). Assim sendo, desdenhar da universidade pública brasileira tem pouco a ver com números e muito a ver com uma severa síndrome de vira-lata que infelizmente aflige membros importantes do governo Bolsonaro.
Ou seja, ministro: quando tiver uma oportunidade de ficar calado, aproveite-a. E trabalhe.
Atenciosamente,
Felipe Rosa, diretor da AdUFRJ e vice-presidente eleito.
*Repliquem, por favor, esta carta. Não é possível que o discurso desse mentiroso contumaz que é Ministro da Educação passe sem contraponto.
Os professores universitários serão apedrejados nas ruas sob o canto dos cristãos hipócritas desse país!

CONQUISTE SEU EMPREGO:
CE: A Prefeitura de Palmeira de Quixeramobim/CE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 184 (cento e oitenta e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 06/11/2019. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salário: até R$ 8.000,00;

MA: A Prefeitura de Fernando Falcão/MA realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 94 (noventa e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 04/11/2019. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salário: até R$ 3.000,00. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
RAPIDÍSSIMO DE BRASÍLIA: Manhã desta quarta-feira (30), no avião Rio de Janeiro a Brasília, quatro deputados fluminenses rasgaram a fantasia de "administrador e político" do prefeito carioca, Marcelo Crivella (Patriotas, ex-PRB). Qualificaram o bispo (licenciado) da Igreja Universal do Reino de Deus com três agressivos adjetivos. Chamaram-no "enganador, corrupto e perseguidor", além de 'religioso falsário". O quarteto representava dois blocos ideológicos – direita e esquerda – com disposição de eliminar o ex-senador no primeiro turno da campanha municipal de 2020. Marcelo Crivella é candidato ao segundo mandato à prefeitura da Cidade Maravilhosa, como era chamada em passado recente. # Nenhum ministro, dos civis aos militares, inclusas excelências com gabinete no Palácio do Planalto, tem a influência de Paulo Guedes no governo Bolsonaro. Titular da Economia, o carioca foi aluno do Colégio Militar de Belo Horizonte e diplomou-se pela Universidade Federal de Minas Gerais. É mestre e doutor pela Universidade de Chicago (EUA). Otimista, repete que o Brasil vai dar certo e começa a deslanchar na presidência de Jair Bolsonaro. Diz que as reformas continuam. É desejável e possível, mas intrometidos prejudicam. Pós-escrito: podem ser concretizadas, sim, mas é indispensável aperfeiçoar articulação com os partidos. Não apenas com os caciques. As bases – deputados, sobretudo – querem e precisam ser ouvidas. # Rescaldo do Dia Nacional do Livro, comemorado na terça-feira (29) e continuamente festejado porque disciplina, ensina e ilumina em todas as idades. Citações não faltam, independentemente de cor, idade, ideologia, instrução e sexo. Permita-me, eventual leitor, a relembrança do comentário de Mário Quintana, jornalista, poeta e tradutor brasileiro nascido em Alegrete: "Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas". FONTE: Walter Gomes, Jornalista - Notas curtas para leitura rápida, https://walgom.com.br, em 30/10/2019.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! DIA 27: Aluízio Veras – UERN, Ícaro Dias – Jornalista, Lenita Andrade – FUNDASE, Rosemberg Assis – Autônomo e Tereza Faustino - Facebook. SEGUIDOS POR: Monalisa Santos – Prima e Oséas Lopes – Cantor Mossoroense (28); Anier Freitas – Doze Anos, Evaldo Lacerda – A. Social, Thiago Braga – Jornalista e Ítalo Praxedes – Repórter Esportivo (29); Ana Lúcia Vale – C. Cidadão, Aurineide Alves - Comerciante, Gecilda Azevedo – FUNDASE. Manoel Cirilo – Educação, Olívio Santiago – Músico, Paulo Vidal – UERN, Socorro Aragão – Professora (30); Canuto Saraiva – Prof., Otávio Lopes – FUNDASE, Rita Alves – FUNDASE e Urbano Paiva – Autônomo (31); Brígida Lima – Professora, Carlos Santos – Jornalista, Elizandra Cordeiro – São Paulo e Roberto Guedes – Jornalista (1º). E DIA 02: Alexandre Marques, Fernando Alci – DETRAN/RN, Fca. Miriam – FUNDASE, Manoel Galdino – G. Oeste, Uyranday Lemos, Waldélia Costa - SINTE e Yarajane Góes – Professora.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Parabéns, pelo SINAI juntamente aos seus verdadeiros Heróis Líderes que ao longo de décadas enfrentaram muitos pepinos. Jesiel Lima".Obrigado primo, dediquei 25 anos dos trinta do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indeireta do RN, uma grande escola para a luta por igualdade num país e mundo tão desigual. Aprendi que no mundo sindical só norteia a incansável construção de lutas e resistência as avalanches de ataques aos direitos do ser humano.

MEMÓRIA:
HÁ 85 ANOS! – Inauguração da Sede da União Caixeiral, planta do Engº. Civil Dr. Joel Escóssia, em 30/10/1934. FONTE: Mossoró Nossa Terra – Vol. 1, 2009, por Prof. Almir Nogueira;
DIA: hoje Dia da Dona de Casa, Dia das Bruxas – Halloween, Dia de Saci Pererê (Lei Federal n. 2.762/2003), Dia do Repórter Policial, Dia Mundial da Poupança e Dia Mundial do Comissário de Vôo. Amanhã (1º) será Dia da Independência de Antígua e Barbuda, Dia de Todos os Santos e Dia Mundial do Vegano.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
É uma cantora brasileira. Começou sua carreira muito cedo: foi revelada no programa "A raia miúda", de Renato Murce, narádio Nacional. Apresentou-se no programa da Rádio Mauá chamado Clube do Guri, de Silveira Lima. Depois também se apresentou no programa Papel Carbono, de Renato Murce. Na Rádio Tupi participou do programa Salve o Baião!, conhecendo Luiz Gonzaga, O Rei do Baião. Ele a apelidou de "Princesinha do baião". Ainda na década de 1950, na Rádio Tamoio, ela apresentou ao lado de Ademilde Fonseca o programa No mundo do baião (programa de Zé Gonzaga, irmão do Lúis) que chamou-a para substituí-la como cantora na boate do Plaza, no final da década de 1950. Dividiu o palco com Luiz Eça, João Donato, Baden Powell e Milton Banana e outros músicos. Participou do programa de TV - Brasil 60, da apresentadora de TV e atriz Bibi Ferreira, pela TV Excelsior - canal 9, de São Paulo. Divulgou as canções da Bossa Nova em São Paulo, nas casas noturnas Baiúca, Cambridge e João Sebastião Bar. Inaugurou a boate Ela, Cravo e Canela, junto com o pianista Pedrinho Mattar, apresentando o espetáculo "Um show de show". Em 1967, compareceu ao programa de TV Jovem Guarda, da TV Record, (Rede Record), canal 7 de São Paulo, ocasião em que interpretou "Como é grande o meu amor por você" (Roberto Carlos/Erasmo Carlos). Casou-se com o músico Júlio César Figueiredo, em 1972. Seu grande sucesso, De tanto amor, foi um presente de casamento dado por Roberto Carlos, que foi seu padrinho. Veio a se divorciar na década de 1990. Tinha um projeto junto com Dick Farney, de gravar uma série de músicas brasileiras, mas, com a morte do amigo, isso foi abandonado. Claudette retomou à sua carreira artística, depois do seu divórcio. Fez turnês por Paris e Lisboa. Reportamo-nos sobre CLAUDETTE COLBERT SOARES, 82 anos, artisticamente conhecida por CLAUDETTE SOARES também por Princesinha do Baião, nascida no Rio de Janeiro/DF em 31/10/1937. Sua discografia consta de 40 discos gravados de 1958 a 2016 sendo: um em 78rpm "Foi a noite" em 1857, 16 álbuns (1964/2007) e 23 participações especiais de 1960 a 2016. Dotes artísticos: cantora. Gênero: MPB, Bossa Nova, Baião e Sambalanço Romântico. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki?Claudette_Soares.

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):
(https://rosangelatrajano.com.br).

POESIAS PARA CRIANÇAS.

"Menina de amarelo". (Rosângela Trajano).

A menina de amarelo
Quer ir passear
Sair pela cidade
Com tudo se alegrar.

A menina de amarelo
Quer mundos conhecer
O sol imagina ser
Este é o seu benquerer.

A menina de amarelo
Quer muito pensar
Em amarelar
Uma ideia para amar.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: as donas de casa, aos repórteres policiais, aos poupadores, comissários de vôo, aos devotos de santos e aos veganos.
QUEM canta ...
"Vi uma rosa caída no chão / Toda despedaçada / Foi o cravo singelo / Que brigou com a rosa adorada / O cravo brigou com a rosa / E quem chorou fui eu...". ("O Cravo Brigou Com a Rosa" – Autor desconhecido. Canta Claudette Soares.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

sábado, 19 de outubro de 2019

BDC - Coluna de Notícias 874.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar"!
Ano XII – Edição nº 874 (geral) e 38ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônicos: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Mossoró/RN, sábado, 19 de outubro de 2019. – Edição Especial, atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2019. Semana: 42/52, dias: 292/365 e faltam 73 dias para o final do ano.
"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":
Voltando para casa quando me deparei com uma movimentação política de Chico da Prefeitura no Bairro Abolição. Na ocasião de minha passagem falava ao microfone uma senhora que não conheço, entretanto, como dou ouvido a todos, ocasião em que ela pedia que votassem em Chico da Prefeitura porque ele tinha a "cara do povo". Aí rapidamente gritei: Ô povo feio!" – Cara do Povo, Causos do Pirata 2 – Junho/2016, por Alcides Andrade Júnior. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
SINAI 30 ANOS! Hoje rendo homenagens ao SINAI (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Rio Grande do Norte) que, completou 30 anos em maio último e transferiu as celebrações comemorativas para todo o mês de outubro com honras ao dia 28 - Dia do Servidor Público, extensivas atividades começaram na primeira semana desse mês e encerram-se no dia 26. Fiz parte, como dirigente, dessa entidade por 25 anos e 28 anos de sócio até o momento com muito orgulho. Um sindicado presente em todas as lutas de 16 (dezesseis) categorias que formam sua base sindical, sem distinção de quem é ou não filiado a essa entidade representativa. Sindicato que não se deixa dobrar a governo nenhum (10) - em sua trajetória; de Geraldo Melo – 1987/1991 (PMDB) a Fátima Bezerra – atual (PT), esse sindicato atua com distinção nos campos das lutas por direitos quanto da conscientização política de sua base e/ou fora dela. Fazendo valer que seus dirigentes como cicadão/cidadã têm direito e preferências partidárias (até filiar-se a qualquer agremiação) mas que o sindicato é a única ferramenta de enfrentamento levantando a bandeira da dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras que com suor do trabalho produz as riquezas públicas e privadas desse país. Em nome de Chico Neco e Aniceto Ribeiro (em memória) que deram sua contribuição na história do SINAI, parabenizo a todos/as companheiros/as que fizeram e faz parte do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos do Rio Grande do Norte, fundado em 30 de maio de 1989. Boa leitura nobre leitor/a.

UNIÃO: DESCONTO EM DÍVIDA DE ATÉ 70% PARA PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS. Rio - Devedores pessoas físicas e jurídicas que têm dívida ativa com a União poderão negociar e ter descontos de até 70% sobre valor original do débito. Ontem (17), o governo editou medida provisória que instituiu o programa Contribuinte Legal que beneficiará, segundo o Ministério da Economia, 1,9 milhão de devedores com a regularização de débitos que superam R$ 1,4 bilhão.
Há casos em que o abatimento será de até 50% sobre o total da dívida, que pode aumentar a 70% no caso de pessoas físicas, microempresas. O pagamento poderá ser feito em até 84 meses. De acordo com a MP, a negociação abrange o contencioso administrativo e o judicial. A medida não deve contrariar decisão judicial definitiva e não autorizará a restituição de valores pagos.
O desconto oferecido levará em conta a composição da dívida. Se a maior parte do débito de juros e multas, o abatimento será maior. Mas se grande parte do débito for referente à dívida original, o desconto fica menor. Uma dívida total de R$ 1 mil, por exemplo, terá desconto de até R$ 700, de juros, multas e encargos. Mas se no caso de R$ 800 representarem o valor "original", o desconto ficará em R$ 200.
O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues Junior, afirmou que a MP reforçará o caixa do governo e estimou impacto positivo na arrecadação de R$ 5,5 bi em 2020, R$ 5 bi em 2021 e R$ 4,4 bi em 2022. Fonte: O Dia Online - 17/10/2019, na base de dos do site: sosconsumidor.com.br.

SINAI CONVOCA TRABALHADORES DO DETRAN. O SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) está convocando os trabalhadores do DETRAN/RN para mais uma Assembleia Extraordinária. O objetivo é analisar o acordo de greve firmado entre o Sindicato e o Governo na última segunda-feira (14). Saiba os detalhes do acordo acessando: sinarirn.com.br. A assembleia está marcada para quarta-feira (23), às 10h, na sede estadual do Departamento, em Natal. O diálogo da categoria também vai tratar de informes gerais e tirar encaminhamentos de luta. FONTE: sinairn.com.br.

VINÍCIUS VALENTIM, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. Nesse sábado (19/10) a partir de 20h estaremos realizando a "11ª edição do Abelhudo Rock Festival" com quatro atrações super-transadas, no Chapadão Casa Show a saber: 1) Madame Cristina - Rock Alternativo (Felipe Guerra/RN), 2) Cezôca - Rock and Roll (Felipe Guerra/RN), 3) Lasting Maze - Metal Alternativo (Mossoró/RN) e, 4) Revanger – Hard Rock/Heavy (Mossoró/RN).
Desde a sua primeira edição, o "Abelhudo Rock Festival" vem suprindo as necessidades da população de conhecer outros estilos musicais, e fazendo uma maior integração das bandas no mercado, dessa e outras regiões, tonando-se uma referência no que se refere a show/eventos independentes. "Mais uma vez é esperado record de público para o evento que acontece anualmente, sempre marcado pela boa diversão, paz e muito Rock n' Roll, o qual recebe excursões de diversas cidades do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba". Afirma João Pascoal – um dos organizadores. FONTE: portalabelhozumbir.blogspot.com/.

BRONCA DO LEITOR/A INTERNAUTA (641). Se não ocorrer uma grande mobilização como fez a Polícia Civil nunca vamos conseguir nada. Aliás tenho dito que a fila do céu precisa ser organizada no sentido de cumprir a constituição no que diz respeito a isonomia salarial entre cargos e poderes. Chega de polícia, procuradoria..., e o resto ficar chupando o dedo! Precisamos ser mais agressivos dentro do fórum de servidores. De que adianta o fórum existir se o egoísmo impera dentro dele? Se o fórum não consegue enxergar o todo temos que sair dele. Manoel Marques, via grupo de Whats App, em 18/10/2019.

FIQUE SABENDO... "19 de outubro – Dia do Guarda Noturno". FONTE: https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-guarda-noturno/.
Todos os trabalhadores que atuam profissionalmente durante o horário noturno (22h às 5h) devem receber uma remuneração superior ao do período diurno.
Esta data é uma homenagem a todos os profissionais que se dedicam a proteger e vigiar locais públicos e privados durante a noite, período onde há a maior necessidade de cuidar da segurança desses estabelecimentos.
Além de garantir a integridade física do local que protege, o guarda noturno também evita a ação de criminosos e demais perigos a segurança do local.
Os guardas noturnos estão aptos a garantir a segurança dos mais variados lugares, desde empresas, residências, parques públicos, ruas e etc.
De acordo com a Constituição Federal, todos os trabalhadores que atuam profissionalmente durante o horário noturno (22h às 5h) devem receber uma remuneração superior ao do período diurno.
ORIGEM DO DIA DO GUARDA NOTURNO:
Esta data é inspirada em São Pedro de Alcântara, considerado o padroeiro dos guardas noturnos, e que também celebra o seu dia em 19 de outubro, de acordo com a liturgia católica. Este santo nasceu em Espanha, em 1499, e era conhecido por ser um excelente vigilante.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
AL: A Prefeitura de Palmeira dos Índios/AL realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 300 (trezentas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 25/10/2019. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 4.728,00;

BA: A Prefeitura de Porto Seguro/BA realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 579 (quinhentas e setenta e nove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 27/10/2019. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 8.333,60. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
RAPIDÍSSIMO DE BRASÍLIA: Lançado nesta sexta-feira (18), em São Paulo, o quarto e último volume dos 'Diários da Presidência', memórias dos oito anos de Fernando Henrique Cardoso no Palácio do Planalto.  Um dos destaques é a eleição do sindicalista Lula da Silva e a transição para a posse do petista, duro adversário do sociólogo, um dos criadores do PSDB que lhe transferiu o poder. FHC lembra o processo civilizado da época, "bem diferente", sublinha o tucano, do momento da política atual "alicerçada no radicalismo dos que perderam e dos que ganharam". Nas entrevistas que tem dado à imprensa nacional e estrangeira, o ex-presidente tem dito que Lula foi muito importante, "mas perdeu o encanto e o PT hoje se resume em Lula livre". # Possíveis concorrentes à Presidência da República em 2022 são alvos constantes da metralhadora giratória de críticas utilizada por Ciro Gomes (PDT). Radical no combate, ele 'passeia' pelo país em posição permanente de atirador nos alvos visíveis que podem ser adversários consistentes daqui a três anos. Se tentar reeleição, Jair Bolsonaro, no PSL ou nova sigla, é um deles. Liberado pela Justiça, o outro é o ex-presidente Lula da Silva, no mesmo PT que criou. # Pancada foi forte demais no governo que ainda não completou um ano. Eduardo Bolsonaro, deputado por São Paulo, perdeu o embate para líder do PSL na Câmara. Paranaense adotado pela política goiana, Waldir Soares, crítico da família empoderada, foi confirmado na orientação da bancada. # Governador de São Paulo pede desculpas ao jornalista que o pergunta sobre a crise no PSL. Explica-se: "Não vou avaliar, analisar ou opinar. Não é momento para tratar deste assunto. Deixemos o partido serenar e aí, sim, posso dialogar com personagens que pretendem se desligar do PSL". João Doria, referência nacional do PSDB, lembra que recebeu o deputado Alexandre Frota, da bancada paulista, que fora excluído da ainda legenda palaciana porque criticara o presidente Jair Bolsonaro. O governador Doria, ex-prefeito paulistano e pretendente ao 'trono' da República, propaga a social-democracia: "Somos um partido aberto às pessoas que têm convicções liberais e defendem democracia ampla a partir do respeito a adversários de nossas ideias e de nossos compromissos com o Brasil". FONTE: Walter Gomes, Jornalista - Notas curtas para leitura rápida, https://walgom.com.br, em 18/10/2019.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! DIA 20: Edilson Aires – Comerciante, José Borges Jr – SP, Josenira Pereira e Livramento Melo – FUNDASE e Martha Cristina - Professora. SEGUIDOS POR: Antônio Francisco - Poeta, Carlos Cavalcanti – Radialista e Carlos Oliveira – Autônomo (21); Erneide Alves – UERN, Fátima Buriti – FUNDASE e Francisco Hermínio - "Prof Castelo" (22); Daniel Alves - José Nilson – Facebook, Rogério Dias – Artista Plástico, Thaíse Emanuely – Boa Vista, e Wellington Barreto – Adv. (23); Jerônimo Rosado – Empesário, Kleverton Nascimento, Paulo Roberto, Wilson Moreno - Fotógrafo e Yure Costa – M. Sociais (24); Irany Germano – Advogada, Jerônimo Rosado e Rútilo Coelho – Empresário (25). E DIA 26: Gutemberg Dias – PC do B, Iosete Fernandes - IPERN e Marilda Sousa – Professora. 

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Boa tarde, amigo Hermes. Rapaz, eu admiro uma pessoa como você, escreve como gente grande! (Risos). Lúcia Cabral".Grato amiga Lúcia, quanta generosidade, paz e bênçãos pra você e demais familiares.

MEMÓRIA:
HÁ 41 ANOS! – Inauguração da Agência 560, da Caixa Econômica Federal em Mossoró (Praça Rodolfo Fernandes), em 20/10/1978. Hoje instalado em sede própria na Rua Cel. Gurgel - Centro;
DIA: hoje Dia da Juventude Missionária, Dia do Guarda Noturno e Dia Nacional da Inovação. Amanhã (20) será Dia do Arquivista, Dia do Poeta, Dia Internacional do Controlador de Vôom e Dia Nacional da Valorização da Família.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
Foi um poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor brasileiro. Poeta essencialmente lírico, o que lhe renderia a alcunha "poetinha", que lhe teria atribuído Tom Jobim, notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida. Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. Ainda assim, sempre considerou que a poesia foi sua primeira e maior vocação, e que toda sua atividade artística deriva do fato de ser poeta. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra. JUVENTUDE – Nosso homenageado nasceu em 1913 no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro/DF, é o segundo de quatro filhos. Em 1922, a sua mãe adoeceu e a família de mudou-se para a Ilha de Governador, ele e sua irmã Lygia permanecendo com o avô, em Botafogo, para terminar o curso primário. Ingressou em 1924 no Colégio Santo Inácio, de padres jesuítas, onde passou a cantar no coral e começou a montar pequenas peças de tetro. Três anos mais tarde, tornou-se amigo dos irmãos Haroldo e Paulo Tapajós, com quem começou a fazer suas primeiras composições e a se apresentar em festas de amigos. Em 1929, concluiu o ginásio e no ano seguinte, ingressou na Faculdade de Direito do Catete, hoje Faculdade Nacional de Direito (UFRJ). Na chamada "Faculdade do Catete", conheceu e tornou-se amigo do romancista Otávio de Faria, que o incentivou na vocação literária. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 1933. Através de Otávio de Faria, começou a frequentar as reuniões da Ação Integralista Brsileira, movimento brasileiro de inspiração fascista, na Livraria do Schmidt, chegando a se filiar ao mesmo. Participou inclusive de algumas instruções das Milícias Integralistas no Arsenal de Guerra do Caju. Em maio de 1937, publicou seu Soneto de Katherine Mansfield inédito na revista "Anauê!" nº 15. Foi assinante de vários documentários Shell sobre o Integralismo. INÍCIO DE CARREIRA - Em 1936, obteve o emprego de censor cinematográfico junto ao Ministério da Educação e Saúde. Dois anos mais tarde, ganhou uma bolsa do Conselho Britânico para estudar língua e literatura inglesas na Universidade de Oxford. Em 1941, retornou ao Brasil empregando-se como crítico de cinema no jornal "A Manhã". Tornou-se também colaborador da revista "Clima" e empregou-se no Instituto dos Bancários. No ano seguinte, foi reprovado em seu primeiro concurso para o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Em 1943, concorreu novamente e desta vez foi aprovado. Em 1946, assumiu o primeiro posto diplomático como vice-cônsul em Los Angeles. Com a morte do pai, em 1950, retornou ao Brasil. Nos anos 1950, atuou no campo diplomático em Paris e em Roma, onde costumava realizar animados encontros na casa do escritor Sérgio Buarque de Holanda. No final de 1968 foi afastado da carreira diplomática tendo sido aposentado compulsoriamente pelo Ato Institucional Número Cinco. O poeta estava em Portugal, a dar uma série de espetáculos, alguns com Chico Buarque e Nara Leão, quando o Regime Militar emitiu o AI-5. O motivo apontado para o afastamento foi o seu comportamento boêmio que o impedia de cumprir as suas funções. Foi anistiado (post-mortem) pela Justiça em 1998. A Câmara dos Deputados brasileira aprovou em fevereiro de 2010 a promoção póstuma do poeta ao cargo de "ministro de primeira classe" do Ministério dos Negócios Estrangeiros - o equivalente a embaixador, que é o cargo mais alto da carreira diplomática. A lei foi publicada no Diário Oficial do dia 22 de junho de 2010 e recebeu o número 12.265. MUDANÇA DE FASE - Na década de 1940 suas obras literárias foram marcadas por versos em linguagem mais simples, sensual e excitante, por vezes, carregados de temas sociais. Publicou os livros Cinco Elegias (1943), que marcou esta nova fase, e Poemas, Sonetos e Baladas (1946); obra ilustrada com 22 desenhos de Carlos Leão. Atuando como jornalista e crítico de cinema em diversos jornais, o poeta lançou em 1947, com Alex Vianny, a revista Filme. Dois anos depois, publicou em Barcelona o livro Pátria Minha. NA POLÍTICA - No âmbito político, depois de viajar ao Nordeste em 1942, na companhia do escritor estadunidense Waldo Frank, torna-se um antifascista convicto e passa a se influenciar por ideias comunistas. De volta ao Brasil no início dos anos 1950, após servir ao Itamaraty, nos Estados Unidos, começou a trabalhar no jornal Última Hora, exercendo funções burocráticas na sede do Ministério das Relações Exteriores. A BOSSA NOVA - O ano de 1958 marcaria o início de um dos movimentos mais importantes da música brasileira, a Bossa Nova. A pedra fundamental do movimento veio com o álbum "Canção do amor Demais", gravado pela cantora Elizeth Cardoso. Além da faixa-título, o antológico LP contava ainda com outras canções de autoria da dupla Vinicius e Tom, como "Luciana", "Estrada Branca", "Outra Vez" e "Chega de Saudade", em interpretações vocais intimistas. "Chega de Saudade" foi uma canção fundamental daquele novo movimento, especialmente porque o álbum de Elizeth contou com a participação de um jovem violonista, que com seu inovador modo de tocar o violão, caracterizado por uma nova batida, marcaria definitivamente a bossa nova e a tornaria famosa no mundo inteiro a partir dali. O nome deste violonista é João GilbertoA importância do disco "Canção do Amor Demais" é tamanha que ele é tido como referência por muitos artistas como Chico Buarque e Caetano Veloso. NOVAS PARCERIAS - No ano seguinte, registrou pela primeira vez sua voz, em um álbum contendo os sambas "Água de Beber" e "Lamento no Morro", novamente parcerias com Tom Jobim. O poeta teria também um novo parceiro naquele período, o cantor, compositor e violonista Carlos Lyra. Com ele, iria compor clássicos como "Você e Eu", "Coisa Mais Linda", "A Primeira Namorada" e "Nada Como Te Amar". Ainda em 1961, o Teatro Santa Rosa foi inaugurado no Rio de Janeiro com "Procura-se uma rosa", peça de autoria de Vinicius, Pedro Bloch e Gláucio Gil - filmada depois pelo cinema italiano com o nome de "Una Rosa per Tutti" (o longa-metragem foi rodado no Rio e estrelado por Claudia Cardinale). Em 1962, a Banda do Corpo de Bombeiros fluminense gravou "Serenata do Adeus", um ano após gravarem "Rancho das Flores", marcha-rancho com versos do poeta sobre tema de Jesus, Alegria dos Homens, de Johann Sebastian Bach. Ainda naquele ano, enquanto "Canção da Eterna Despedida" (composta com Tom Jobim) "Em Noite de Luar" (composta com Ary Barrsso) foram gravadas por Orlando Silva e Ângela Maria, respectivamente, o poetinha publicou três livros: Antologia Poética, Procura-se Uma Rosa e Para Viver Um Grande Amor. Com Pixinguinha, compôs a trilha sonora do filme Sol sobre a Lama, de Alex Vianny, escrevendo as letras para os chorinhos "Lamento" e "Mundo Melhor". Também naquele período, nasceu a parceria com o compositor e violonista Baden Powell. Desta, resultariam inúmeros sucessos, como "Apelo", "Canção de Amor", "Canto de Ossanha", "Formosa", "Mulher Carioca", "Paz", "Pra Que Chorar", "Samba da Bênção", "Samba Em Prelúdio", "Só Por Amor", "Tem Dó", "Tempo Feliz", entre outras. Reportamo-nos sobre MARCUS VINÍCIUS DE MORAES, em memória, artisticamente conhecido por VINÍCIUS DE MORAES nascido No Rio de Janeiro/DF em 19/10/1913 e faleceu no dia 09 de julho de 1980 com 66 anos no Rio de Janeiro/RJ. Sua discografia consta de 26 discos gravados de 1956 a 1980. Dotes artísticos: compositor, cantor, poeta, dramaturgo, além de jornalista e diplomata. Gênero: poesia brasileira, MPB, bossa nova e samba. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vinícius_de_Moraes.

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

POESIAS PARA CRIANÇAS.

"A menina das mil questões". (Rosângela Trajano).

A menina das mil questões
O mundo queria entender
Deitada na sua caminha
Nada consegui a convencer.

A menina das mil questões
Dizia que nada existia
Que tudo era um sonho
E que o tudo não havia.

A menina das mil questões
Pensou na sua gatinha
E se pensar podia
Logo existia a sabidinha.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos jovens missionários, guardas noturnos, ao inovadores brasileiros, arquivistas, poetas, controladores de vôos e as valorosas famílias.
QUEM canta ...
"Quando a luz dos olhos meus / E a luz dos olhos teus / Resolvem se encontrar / Ai, que bom que isso é, meu Deus / Que frio que me dá / O encontro desse olhar...". ("Pela Luz dos Olhos Teus" – De: Tom Jobim & Vinícius de Moraes. Canta V.M.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

BDC - Coluna de Notícias 873.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar"!

Ano XII – Edição nº 873 (geral) e 37ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

-Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, segunda-feira, 14 de outubro de 2019. – Edição Especial, atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2019. Semana: 41/52, dias: 287/365 e faltam 78 dias para o final do ano.

"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":

Governador do RN, Dinarte Mariz chega com pompa em Macau. A cidade faz festa para recebe-lo à inauguração da cadeia pública. O Prefeito Venâncio Zacarias – advindo do movimento sindical salineiro, empresta sua eloquência à recepção da autoridade no evento: - Governador a cadeia está inaugurada e o Senhor pode se sentir em "sua casa". CASA DE DINARTE MARIZ – Sorrindo 2, Carlos Santos. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Com essa edição completamos doze anos de estrada no dia de ontem, l3 de outubro, em convívio virtual que nos proporcionou construir muitas amizades e aprendizado num momento em eu precisava de muita atenção e ocupação para tratamento de CA iniciado em novembro de 2006. Foram 18 meses na capital espacial longe dos amigos e companheiros de lutas, para mantê-los informados de todo o processo tive a ideia de fazer "Boletins de Saúde" que publicava via e-mails todos os sábados; a medida em que avançava com bons resultados na saúde as informações iam se acabando e começou a dá espaço para outros assuntos. Logo recebi telefonema do amigo José Maria Alves pedindo permissão para ficar publicando "meus escritos" em seu Blog Sistema JMA e desde então eram duas ou três edições/semana. A partir de fevereiro de 2010, com a colaboração do designer Professor William Pereira, passamos e ter página eletrônica própria e passamos assinar – BDC – Blog Democratizando a Comunicação. Boa leitura nobre leitor/a.

 

TST SUSPENDE ATÉ 60% DOS PROCESSOS TRABALHISTAS EM CURSO NO PAÍS. Em uma medida consonante com o golpe de 2016, que massacrea duramente os direitos dos trabalhadores, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) suspendeu de 40% a 60% todos os processos do país que tratem da validade de norma coletiva que limite ou restrinja direito trabalhista não assegurado constitucionalmente. A iniciativa pode inviabilizar a análise de boa parte das ações trabalhistas até que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue se pode ou não prevalecer o negociado sobre o legislado - possibilidade reforçada pela reforma Trabalhista, aprovada no governo Michel Temer em 2017 e aprovado pelo então deputado federal Jair Bolsonaro, atual ocupante do Planalto.

A medida do TST é um duro golpe na classe trabalhadora, que já sente os efeitos nefastos da reforma trabalhista. O projeto prevê, por exemplo, que, em caso de perda de ação, o trabalhador pague honorários dos advogados da parte vencedora e, por consequência, fez cair o número de processos na Justiça do Trabalho.

De acordo com o relatório Justiça em Números 2019, publicado em agosto pelo Conselho Nacional de Justiça, a quantidade de processos pendentes ao final de 2018, em todos os órgãos do Poder Judiciário, foi de 78.691.031 ações, queda de 1,2% em relação a 2017. O total de casos novos ingressados foi de 28.052.965 processos, com redução de 1,9% em relação ao ano anterior.

A reforma trabalhista também prevê trabalho intermitente, sem jornada fixa regular de trabalho. A decisão do TST vem gerar mais insegurança financeira e jurídica para os trabalhadores, sendo mais um passo que ajuda a manter a estagnação do consumo e da expansão do PIB (Produto Interno Bruto). A agenda pós-golpe segue avançando. FONTE: brasil247.com/.

 

SINAI 30 ANOS. Como já informamos aqui, o SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN, fez 30 anos de fundação em maio último e segue, desde a semana passada, com extensiva programação até o final do mês para celebrar as três décadas de lutas e resistência – encerrando a programação no dia 26 com a Festa do Servidor Público para celebrar seu dia comemorada em 28 de Outubro. E no próximo a sábado (19) promove excursão com os sindicalizados e acompanhante (opcional) à Cidade/praia de Galinhos – Região Norte do RN às margens do Oceano Atlântico.

Duas caravanas se deslocam de Natal e Mossoró, os interessados ao passeio devem confirmar presenças até o dia 17 e se informar sobre as regras de participação de acompanhante e horário de saída e retorno. Contatos: Natal (84) 3206-1851 e Mossoró: (84) 3321-1271.

 

BRONCA DO LEITOR/A INTERNAUTA (640). O que percebo é que muitos não escolhem lado, salvo pelas conveniências, que são individualizadas. Em si centralizadas. A esquerda me atrai cada vez mais. E isso não quer dizer "radicalizar", no sentido usual da palavra, mas se alinhar com pensamentos e ações que intenciona a valorização do Homem/Mulher. É possível um capital que não seja perverso, valorizador de castas. A política miúda é um saco. Aluísio Barros - #ForaBolsonaro.

 

FRANCISCO MARTINS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. O Palhaço Leiturino, personagem criada pelo artista Francisco Martins, comemorou esta semana 10 anos de existência. A celebração aconteceu da melhor forma que poderia existir para ele: fazendo apresentações para o público infantil. Foi uma maratona de 5 contação de histórias, em três escolas, respectivamente nas Escolas Cícero de Melo, Hélio Galvão e Osmundo Farias, todas na cidade de Parnamirim. "Aos 55 anos de idade continuarei, até quando Deus quiser, a promover Leiturino, em ações não somente nas escolas, mas também nas Igrejas sempre que é convidado". Francisco Martins.

 

LIBERAÇÃO DO 4º LOTE PARA PIS/PASEP. Os Programas PIS – Programa de Integração Social e o PASEP - Programa de Formação do Patrimônio do Servidor, iniciaram o pagamento do Calendário 2019/2020 desde o dia 23/07 e liberaram o 4º lote com recursos para os nascidos em outubro (PIS) e final de numeração 3 (PASEP). O crédito será liberado no dia 17/10/2019 (para crédito em conta dia 15) e o dinheiro fica disponível nas agências bancárias: CEF/PIS e BB/PASEP até o dia 30/06/2020 para os que não receberam nas datas previstas.

Têm direito aos benefícios trabalhadores que exerceram atividade com carteira assinada por ao menos 30 dias em 2018, com remuneração média de até dois salários mínimos.

 

FIQUE SABENDO... "A inversão de prioridades e a saúde agonizante – tempo de reagir de forma enérgica". Por Ronaldo Fixina Barreto e Sostenes de Holanda Paiva / SINMED – Delegacia Regional de Mossoró. FONTE: e-mail pessoal, em 01 de outubro de 2019.

Anunciar com irresponsabilidade e pompa o MCJ – Mossoró Cidade Junina 2020 é um enorme desrespeito a população. Enquanto isso no teatro da saúde muitos pacientes "aguardam sequelas" por falta de cirurgia eletiva.

Uma sequência crônica e proposital de equívocos administrativos, coloca em risco a vida de muitos pacientes, principalmente gestantes, na cidade das quatro ou cinco faculdades de Medicina, sem um único Hospital Universitário. Uma faculdade de Medicina para cada 70 mil habitantes. Primeiro ou último mundo.

O poder de destruição de uma administração que tudo faz para desvalorizar o trabalho médico deve ser combatido pela classe médica de forma enérgica e proporcional ao tratamento recebido. Paralisação no mínimo. É inútil recorrer a chamada Justiça.

A habilitação do Município de Mossoró – Gestão Plena do Sistema Municipal de Saúde - deve ser cancelada, uma vez que o Município não assume suas responsabilidades. Qual a motivação da PMM – Prefeitura Municipal de Mossoró não assumir o serviço de Obstetrícia, se a única Maternidade de Mossoró, encontra-se sob Intervenção Federal há uma década.

Nesta Maternidade sob intervenção federal, sem nenhuma justificativa a PMM atrasa propositalmente o pagamento dos plantões (salários) por mais de 90 dias. E não há nenhuma sanção jurídica. A poderosa PMM descumpre TAC (justiça federal) sem nenhuma consequência. Existem débitos de plantões médicos do ano de 2017. A PMM faz chacota com os médicos, com a "justiça" e principalmente com os pacientes.

As notas fiscais referentes aos plantões são emitidas e inúteis e exorbitantes tributos são pagos rigorosamente e sem receitas. Para onde vai este recurso? Por que não pode haver pagamento em dia dentro do mês trabalhado como acontece com o judiciário, secretários e outros? Isto é violação de direitos fundamentais. Quando existe um pagamento de salário atrasado não há correção monetária e nem juros ao arrepio da Lei.

A Prefeitura que contrata sem previsão orçamentária fere princípios administrativos. Cada despesa contraída tem que ter a fonte do recurso orçamentário. Quando isso não ocorre é uma afronta a Lei e ao Princípio da Legalidade.

Por que os salários não são pagos? Não existe justificativa porque não aconteceu relevantes razões de interesse público.

Seiscentas cesarianas/mês significa 1.200 vidas. Isso tem algum significado em Mossoró? Este artificio ridículo, esdrúxulo de pagar (quando paga) uma última nota fiscal (para convencer somente os bajuladores) de que paga em dia é cruel e típico de caloteiro contumaz.

Anunciar com irresponsabilidade e pompa o MCJ – Mossoró Cidade Junina 2020 é um enorme desrespeito a população. Enquanto isso no teatro da saúde muitos pacientes "aguardam sequelas" por falta de cirurgia eletiva e tantos outros mendigam exames, cirurgias. Outros desencarnam. As denominadas cirurgias eletivas em breve serão paralisadas.

A Saúde Pública não é questão levada a sério em Mossoró. Acreditamos que as intituladas autoridades tratam esta situação como se fosse normal. Brioche e festa. A PMM tenta decretar a extinção da classe médica. Na Maternidade sob Longa Intervenção Federal existem débitos dos plantões de Janeiro e Fevereiro de (2017 – pasmem) de março de (2019) de julho, agosto e setembro (2019).

Os médicos exigem respeito. Os pacientes, as gestantes, pedem socorro. Os gestores da saúde estão anestesiados.

"CADA VOLTA É UM NOVO RETROCESSO ADMINISTRATIVO". Este será o próximo artigo.

SINMED – SINDICATO DOS MÉDICOS/DELEGACIA REGIONAL DE MOSSORÓ, Ronaldo Fixina Barreto e Sostenes de Holanda Paiva.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

RN: A UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 69 (sessenta e nove) VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições abertas até o dia 02/01/2020. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 10.074,18;

 

SE: A Prefeitura de Nossa Senhora de Lourdes/SE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 53 (cinquenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 18/10/2019. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 6.400,00. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

PANO RÁPIDO:

RAPIDÍSSIMO DE BRASÍLIA: Vale o exame do comentário de João Amoêdo, titular da presidência do Novo, partido com registro há quatro anos que elegeu o empresário Romeu Zema para o governo de Minas Gerais e conquistou oito cadeiras na Câmara dos Deputados. Amoêdo tem a palavra: "Não existe jeitinho. Para reverter o quadro e garantir a entrada do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico devemos priorizar as reformas, fortalecer as instituições, realizar uma gestão eficiente, com quadros técnicos e prioridades bem definidas". O OCDE, com sede em Paris, reúne as 36 nações mais ricas do planeta Terra. # Comando nacional do PSL repete punições adotadas pelos dirigentes do PDT e PSB aos seus parlamentares que se posicionaram contra decisões da Comissão Executiva ou fizeram críticas públicas aos 'coronéis' da democracia trabalhista e do socialismo. Deputados e senadores alinhados a Jair Bolsonaro reagem ao que chamam "centralização" do pernambucano Luciano Bivar, deputado-presidente do PSL, nas decisões políticas e, sobretudo, partilha de recursos originários das cotas financeiras do partido. Bivar reage ao apontar o presidente da República como "mal aconselhado" e vulnerável ao jogo de intrigas, complicando-se, por isso, na articulação política. O deputado lembra que Bolsonaro foi registrado pelo PSL, até então pré-candidato sem partido. Há complicadores marcantes nas relações entre as duas excelências. O chefe do governo da República Surrealista dos Trópicos quer mandar em tudo e o dirigente do Partido Social Liberal é esperto, muito esperto, até demais, como revela seu histórico. # Na primeira pesquisa do Instituto Methodus referente à eleição de 2020, em Porto Alegre, sem apresentação dos nomes de possíveis candidatos, 72% disseram que não sabem ou não responderam e 7% anunciaram voto em branco ou nulo. É índice recorde na politizada capital do Rio Grande do Sul, a menos de um ano do pleito. Entre os que foram nominados, Manuela d'Ávila (PCdoB) abre a lista com 8% de citações. Seguem Sebastião Melo (MDB), 6%; Nelson Marchezan Júnior (PSDB), em busca da renovação do mandato,4%; Luciana Genro (PSOL), 2%; e Maria do Rosário (PT), 1%. Nos cenários com estímulo da identificação dos personagens tidos como postulantes, a ordem é a mesma: d'Ávila (17%), Melo (11%), Marchezan (9%), Genro (6%) e Rosário (5%). No quesito rejeição, o prefeito tucano lidera com 40%; a petista crava 38 pontos percentuais e a comunista d'Ávila é vetada por 33% dos eleitores ouvidos pelos pesquisadores. Instituto Methodus ouviu 800 pessoas, entre 2 e 7 deste outubro. Margem de erro: 3,5%. FONTE: Walter Gomes, Jornalista - Notas curtas para leitura rápida, https://walgom.com.br, em 12/10/2019.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! DIA 13: Fátima Morais – Professora, Hélio Benigno, Jailza Lopes – FUNDASE, José Maria – Prof., Rosa Melo e Saint Clair – DETRAN/RN. SEGUIDOS POR: Lindocastro Nogueira – Adv./Prof. (14); Erison Natécio – UERN, Josenildo Morais – Professor, Luiz Juetê – Jornalista, Lívoa Lima – São Paulo/SP e Rodrigo Rocha - Professor (16); Ezilda Sousa e Itamiram Melo - Comerciários e, Renato Severiano – Jornalista (17); Bernadete Freire – FUNDASE, Fátima Ferreira – Comerciária, Francisca Sousa, Genildo Costa – Poeta, Maria José Andrade e Sueli Santina – FUNDASE (18). E DIA 19: Abraão Queiroz – Confraria do Sêbado, Felipe Dutra, Genivan Vale – Ex-vereador e Jorge Ivan – Comerciante.

 

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "BILHETE: Cumprimentos Caro Hermes. Walter Gomes".Obrigado Mestre Walter, por acompanhar e aprovar nosso trabalho. Estou bem informado do cenário político no planalto central através da página eletrônica "Walgom – Análise e Informação". Ótimo! Saúde e paz Caro Jornalista.

 

MEMÓRIA:

HÁ 73 ANOS! – Fundado o CEM – Centro Estudantil Mossoroense, por Juvêncio Cunha Filho, em 13 de outubro de 1946. "Foi, na época, a melhor escola da cidade. Mais do que uma agremiação estudantil. Nas suas sessões domingueiras, a moçada ensaiava política, oratória, literatura. Descaradamente, imitávamos a Câmara Federal. Tratávamos os colegas de "vossa excelência", muito embora, como os deputados, fôssemos facilmente levados à vulgaridade dos insultos e do calão". Disse Dorian Jorge Freire (in memória) em Veredas do Meu Caminho. Fonte: Jornal O Mossoroense, em 14/10/2001;

DA EDIÇÃO Nº 824/2018 (em 13/10): FIQUE SABENDO... "13 de outubro – Dia Nacional do Dinheiro". Por Eloilton Cajuhy;

DIA: hoje é Dia do Meteorologista e Dia Nacional da Pecuária. Amanhã (15) será Dia da Educação Nacional, Dia da Normalista, Dia do Educador Ambienta, Dia do Professor, Dia Internacional das Missões e Dia Nacional de Combate à Sífilis.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É um cantor, compositor e radialista brasileiro. Seu nome foi uma homenagem ao avô. Perdeu a mãe com apenas dois anos de idade. Antes dos dez anos mudou-se para o Rio de Janeiro, sendo criado pelo avô em Alcântara, município de São Gonçalo. Na ex-capital federal exerceu diversas atividades antes de ingressar na vida artística. Foi chofer de caminhão, motorista de táxi, guia de cego, engraxate e lapidário. Em criança cantou em circos e parques de diversão. Aos oito anos, produziu sua primeira composição. No início da sua carreira cantava músicas românticas, valsas e samba-canções. No programa de Renato Murce, no Rio, imitou Vicente Celestino. Foi crooner de orquestra num cabaré do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro/RJ - Brasil. Conseguiu ser contratado pela Rádio Tupi, por intermédio de Paulo Grammont. Em 1950, acabou sendo contratado pelas rádios Tupi e Record, de São Paulo, que pertenciam às Emissoras Associadas. A canção "Menino de Braçanã", de 1953, foi seu primeiro sucesso, na voz de Roberto Paiva e, em seguida, o cantor Ivon Curi gravou-a. Em 1954, era cantor da rádio e televisão Record de São Paulo, permanecendo até 1961. Trabalhava na rádio Nacional (CBN - 1959). Encontro com Luiz Vieira, o programa da TV Excelsior, canal 9, de São Paulo, estreou no ano de 1962. Neste mesmo ano Vieira ganhou as paradas de sucesso com a canção "Prelúdio Pra Ninar Gente Grande", mais conhecida como Menino Passarinho. Em 1963 gravou outro grande sucesso, "Paz do Meu Amor" (Prelúdio nº 2). Chegou a fazer diversas viagens aéreas por semana, para fazer cinco programas de televisão. Viajava do Ceará ao Rio Grande do Sul. Não gosta de ser chamado de cantor, mas, sim, de cantador. Luiz Vieira é estudioso das músicas de cordel. Reportamo-nos sobre LUIZ RATTES VIEIRA FILHO, 91 anos, artisticamente conhecido por LUIZ VIEIRA nascido em Caruaru/PE em 12/10/1928. Sua discografia consta de 30 discos gravados de 1959 a 2000. Dotes artísticos: compositor, cantador, voz, violão e radialista. Gênero MPB e Samba-canção. Atividade: desde 1959. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Vieira.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

POESIAS PARA CRIANÇAS.

 

"Domingo de chuvinha". (Rosângela Trajano).

 

O menino acorda

Abre o olhinho

É chuva, mãe

Dá um sorrisinho.

 

O menino não quer

Da cama sair

O pijama tirar

Prefere mais dormir.

 

O menino aos domingos

Gosta de ficar deitado

Se cai chuvinha

Fica todo enrolado.

ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos meteorologistas, aos pecuaristas, professores e demais profissionais da educação nacional, normalistas, educadores ambiental, missionários internacional e agentes de combate à sífilis.

QUEM canta ...

"Era Laura no bandolim / Jurema no violão / Juracy no clarinete / Milton pandeiro na mão / Didi no cavaquinho / E de banjo o Euclides / Tio augusto nas colhé... / Ai, meu deus, como era bom...". ("Forró do Tio Augusto" – De: Luiz Vieira. Canta L.V.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.