sábado, 17 de novembro de 2018

Fwd: BDC - Coluna de Notícias 830.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar"!
Ano XI – Edição nº 830 (geral) e 28ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônicos: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Mossoró/RN, sábado, 17 de novembro de 2018 - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2018. Semana: 46/52, dias: 321/365 e faltam 44 dias para o final do ano.
"Causos, poesias e prosas democráticos":
"DANDO O POSSÍVEL: Figura folclórica e desbocado no trato com as palavras, Expedito Mariano – Expedito Bolão, encarrilhou oito mandatos consecutivos de vereador em Mossoró. Abordado por um contumaz virtual eleitora, o vereador sai com mais um disparate do seu repertório: - Eu soube que o senhor está candidatando-se a vereador? O senhor tá dando o que? Fustiga a eleitora. – Minha senhora, por enquanto só tô dando o c_! – Ah homem da boca suja! Exclama assustada".  FONTE: Só Rindo 2, Editora Sarau das Letras, junho/2011, por Carlos Santos. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
São 30 milhões de brasileiros e brasileiras desassistidos. A semana termina trazendo uma grande preocupação nacional com o anúncio de retirada dos profissionais do Programa Mais Médicos. Bolsonaro não está no poder, ainda, e causa danos a nação só no que diz e desdiz, ferindo relações internacionais e causa a retirada a curto prazo de 8,5 mil médicos cubanos. Serão 1,5 mil cidades sem o programa, afetando 2,8 mil cidades e 75% do atendimento e, Aldeias Indígenas. Estes últimos foram os primeiros mortos no ano de 1.500 pelo primeiro invasor de nossas terras, Cabral e gang, e heroicamente aclamado o Descobridor do Brasil. Naturalmente receberei as reações pró e contra a situação..., quem é a favor e é contras? Nem é preciso citar..., mas, o problema é quem será mais prejudicado que nada pode fazer a não ser vivenciar. Já disse aqui que torcerei (poucos acreditam) por um bom mandato do presidente eleito tendo em vista que a partir de janeiro teremos um presidente do Brasil e quero um país melhor para a nação que sou parte dela. Agora, o homem nem assumiu e os efeitos do que ele diz e está fazendo só trazem preocupação e não é novidade nenhuma para os que não queria ele no poder. Sua campanha tinha como eixo a eliminação disso, daquilo e sua bandeira principal foi e é eliminação de bandidos (Bandido Bom é Bandido Morto) sem atingir na raiz a causa principal da violência centrada na falta de educação e emprego. Um povo educado, com saúde e com salários dignos são condições fundamentais para a sobrevivência tranquila do cidadão e cidadã. Quem vive bem e está empregado/a não precisa e nem tem tempo para surrupiar nada de ninguém. Dito isto desejo boa leitura nobre leitor/a.

CARTEIRA VERDE-AMARELA PRETENDE INSTITUIR A NOVIDADE DA ELISÃO TRABALHISTA. Elisão fiscal é um conceito tributário no qual se oferece um regime de pagamento de impostos mais vantajoso para a empresa, sem que com isso ela incida em sonegação fiscal. A carteira de trabalho verde-amarela pretende instituir a novidade da elisão trabalhista.
Segundo o virtual ministro Paulo Guedes, o trabalhador "opta" se quer a porta da esquerda, com a carteira azul, ou a porta da direita, com a carteira verde-amarela, sem qualquer encargo para empregador — e evidentemente com elisão de direitos trabalhistas do trabalhador.
Elisão, tanto do ponto de vista semântico, como do econômico, significa suprimir algo. Na esfera fiscal, essa supressão significa alguma forma de renúncia tributária por parte do governo; na esfera trabalhista, importa em sonegação bruta de prestação econômica ao empregado. Em outras palavras, na elisão fiscal o governo renuncia receita própria; na elisão trabalhista, a renúncia é de direito alheio, do empregado.
Não bastasse isso, é importante assinalar que não existe opção numa relação de assimetria econômica como a trabalhista. Quem vai optar, é claro, será o patrão. O empregado será "optado". FONTE: www.conjur.com.br/.

14º CONSINAI: "O ESTADO E AS REFORMAS, PARA QUE E PARA QUEM". O 14º CONSINAI (Congresso do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) será realizado nos dias 22, 23 e 24 de novembro, no VILLA OESTE Hotel & Eventos, na cidade de Mossoró. O evento terá como tema "O Estado e as Reformas, para que e para quem".
De acordo com o regimento aprovado em assembleia geral da base do SINA-RN, o Congresso terá como objetivo debater a conjuntura atual, bem como outros temas e aprovar o plano de lutas da categoria para os próximos dois anos. Também buscará fazer um balanço da atual gestão e aprovar possíveis moções e resoluções.
Como o próprio nome diz, o CONSINAI é o Congresso do SINAI-RN. Realizado a cada dois anos, é a instância máxima da base do Sindicato. FONTE: www.sinairn.com.br/.

XIX CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO RN. O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) em sua trajetória de participação técnica e política no cenário da representação colegiada dos gestores potiguares, tem ao longo de seus 29 anos de existência, juntamente com seus parceiros, acumulado experiência e se revigorado rumo à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) como um Sistema público de saúde includente, resolutivo e democrático.
Neste sentido, o Cosems-RN com o apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Ministério da Saúde (MS) realizará o XIV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do RN, no período de 20 a 22 de novembro de 2018, com tema central "30 anos de SUS: Recortes Históricos e Perspectiva de novos Horizontes". O evento acontecerá no Hotel Vila do Mar, na Via Costeira, em Natal e terá como público-alvo os secretários municipais de saúde do Estado.
O Congresso terá o objetivo de proporcionar aos gestores municipais a oportunidade de discussões, ajudando na tomada de decisões da gestão do SUS no âmbito dos municípios norte-rio-grandenses e fortalecendo políticas públicas que viabilizem estruturas organizacionais resolutivas.
Com uma pauta bastante rica, voltada à gestão municipal do SUS, o evento contará com a participação de nomes locais e nacionais de peso que militam e defendem a saúde pública brasileira. A reunião ordinária mensal do Cosems-RN de novembro acontecerá durante o Congresso.
PROGRAMAÇÃO DO PRIMEIRO DIA – 20/11/2018 (TERÇA FEIRA:
13h30 às 14h – CREDENCIAMENTO;
14h - EXPOSIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS;
14h30 às 17h – 224ª REUNIÃO ORDINÁRIA COSEMS E CIB;
19h – SOLENIDADE E CONFERÊNCIA DE ABERTURA – Conferencista: WILLAMES FREIRE (Vice-presidente do CONASEMS);
Por Ascom Cosems-RN, Jackson Dantas Filho, (Jornalista Assessor de Comunicação), contatos: (84) 9.8856-1167. Redes Cosems-RN. Site: http:www.cosemsrn.org.br, Facebook: https://t.cocosermsrn, Twitter: twitter.com/cosemsrn e Instagram: https:instagram.com/cosemsr_rn/.

CLÁUDIO PALHETA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! A ADUERN (Associação dos Docentes da Universidade Estadual do RN) promove importante atividade na quarta-feira (21), dada a comemoração do DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA celebrado no dia 20 de novembro. Sob o tema "Consciência Negra no Oeste Potiguar" uma mesa redonda será instalada às 17h, no Salão Francisco Morais Filho com professores potiguares sobre os subtemas: "Reflexões sobre as cotas na UERN" – Profª. Ivonete Soares (UERN); "Políticas afirmativas no cenário atual" – Profª. Ady Canário (UFERSA); "O dia da consciência negra em Mossoró – Viviane Mesquita – (Mandato da Vereadora Isolda Dantas); "A mulher negra na arte" – Lenilda Sousa (UERN) e "Processo de implementação das cotas raciais na UERN – Wenderson Dantas (UERN). "Esse evento faz parte do conjunto de propostas da gestão "sindicato é pra lutar", que acredita-se fundamentar e aproximar o sindicato da realidade de vida da Comunidade acadêmica da UERN, aprendendo e somando em todas as lutas". Finalizou Palheta – Assessor de comunicação.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (603). DEVERAS PREOCUPADO: Confesso que estou além de preocupado com o futuro do nosso amado país, também amedrontado, apavorado, estarrecido, atemorizado e pávido com o amadorismo e falta de articulação do governo recém eleito. Ameaçam as relações internacionais e desdenham de acordos e tratados com outros países, da mesma forma que desdenham das minorias. Pelo andor da carruagem, voltaremos em pouco tempo, a sermos uma frágil e insignificante colônia do EUA. Por Carlos Escóssia – Professor, via facebook, em 15/11/2018.

FIQUE SABENDO... "Novembro azul chama atenção para saúde integral do homem". FONTE: www.diariodepernambuco.com.br, em 06/11/2018.
Atividades ocorrerão nas unidades de saúde e abordarão, além do câncer de próstata, cuidados com outras doenças.
PE. As unidades de saúde da Prefeitura do Recife deram início às atividades do Novembro Azul, mês de conscientização para os cuidados com a saúde masculina. O tema da campanha este ano é "Saúde Integral do Homem", em que nas atividades serão abordados, além do câncer de próstata, os cuidados com infecções sexualmente transmissíveis, hipertensão, diabetes e outras doenças. As ações acontecerão ainda em alguns Centros de Atenção Psicossocial, instituições religiosas e Casas de Semiliberdade. A programação completa está disponível no Portal da PCR – www.recife.pe.gov.br.
"É um assunto que incluímos na nossa rotina há algum tempo, mas que reforçamos nos últimos meses, e já percebemos uma aceitação melhor do homem. Agora, muitos nos procuram para fazer seus exames", afirma a coordenadora da Política de Saúde do Homem da Secretaria de Saúde do Recife, Rafaela Marques.
Nos equipamentos de saúde, ao longo do mês, haverá rodas de conversa e salas de espera sobre assuntos relacionados à saúde do homem; avaliações de saúde (antropometria, hipertensão arterial, glicemia); testagem de HIV e sífilis e orientações sobre como prevenir as infecções sexualmente transmissíveis etc.
"A Rede de Saúde do Recife tem fortalecido cada vez mais a Política Integral de Saúde do Homem, com iniciativas pioneiras no País, como o Cartão do Homem, onde ele pode registrar sua rotina de acompanhamento da saúde, e outras ações que respeitam e reconhecem a singularidade de cada um", afirma o secretário municipal de Saúde, Jailson Correia. O titular da pasta também destaca a sensibilização pela qual passou os profissionais de saúde, para a necessidade do olhar diferenciado para o público-alvo.
O Terceiro Turno (horário estendido) é uma das estratégias para aproximar os homens do serviço de saúde. O atendimento acontece das 17h às 21h, nos dias de semana, e das 8h às 12h, aos sábados. Os homens têm em média uma expectativa de vida de sete anos a menos do que as mulheres. Além disso, vários estudos mostram que os homens procuram menos os serviços de saúde para prevenção e promoção. Um dos obstáculos que eles mais relatam é a questão do acesso, o horário de funcionamento das unidades.
O Pré-Natal do Parceiro também vem sendo executado na rede municipal, cuja estratégia consiste em incentivar o envolvimento consciente e ativo de homens em todas as ações voltadas para o planejamento reprodutivo. Na prática, os homens são estimulados a acompanharem suas parceiras nas consultas do pré-natal, preparando-os para o momento do parto e o exercício da paternidade com responsabilidade. Durante a consulta, eles também passam por exames de rotina e testes rápidos. No Recife, hoje, 48 unidades de saúde têm implantadas essas atividades na rotina.
Cartão do Homem - Durante as ações, os homens participantes também receberão o Cartão do Homem, instrumento criado no Recife para ser usado nas consultas e nas ações educativas das equipes de Saúde. No cartão há espaços a ser preenchidos com informações referentes ao estado de saúde, agendamento das consultas e atividades nas Unidades Básicas, além das vacinas. Os usuários são orientados a levá-lo para todas as consultas.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
BA: O IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 22 (VINTE E DUAS) VAGAS PARA PROFESSORES SUBSTITUTOS, inscrições abertas até o dia 25/11/2018. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 3.126,31. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

RN: A Prefeitura de Jardim de Piranhas, realizará dois PROCESSOS SELETIVOS, oferecendo 84 (OITENTA) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 19 a 21/11/2018. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 10.000,00.

PANO RÁPIDO:
PIS/PASEP LIBERA MAIS UM LOTE. Os Programas PIS – Programa de Integração Social e o PASEP - Programa de Formação do Patrimônio do Servidor, iniciaram o pagamento do Calendário 2018/2019 desde o último dia 27/07 e liberam mais um lote com recursos para os nascidos em Novembro (PIS) e final de numeração 4 (PASEP). Para os beneficiários do PIS estão disponíveis desde o dia 13/11/2018 (para correntistas da CEF) e no dia 20 para saque. E os benificiários do PASEP desde o dia 1º (para correntista do BB) e dia 20 também para sague. Quem não receber nos dias previstos, o dinheiro fica disponível nas agências bancárias, CEF/PIS e BB/PASEP, até o dia 29/06/2019.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! - DIA 18: Isaura Castro e Francisco Santos (Tico). SEGUIDOS POR: Andrezza Katalyny – Adv (19); Cleonilton Ferreira – Facebook e Maria Lúcia – ITEP (20) Fco. Linhares – EMATER (21); Edileusa Andrade – FUNDASE, Maria José Ferreira – Profª., OdeiSa Sobral – Enfermeira e Rubens Coelho – Jornalista (22); Almir Nogueira – Professor, Batista Dantas - Comerciário e Francinildo Costa – Professor (23). E DIA 24. Ari Pereira – Facebook, João Victor Lemos – Téc. Informática, Luzimara Aquino – UERN, Sandeje Zuza - Autônomo e Vilaine Franco – Assistente Social.
DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Olá meu amigo e excelente figura humana, Hermes Oliveira. Ótimo final de semana pra você e família. Aquele abraço, Amab!". – Grande amigo Amab (Lázaro), muito bom receber e publicar esse registro. Nossa amizade iniciada logo em minhas pimeiras festas onde tornei-me seu fã e ramificada no antigo ILA – Instituto de Letras e Artes da então FURRN. Saúde e paz pra você – desejo extensivo aos demais familiares.

MEMÓRIA:
NA EDIÇÃO Nº 781/2017 (de 29/07): Banco de horas poderá ser negociada diretamente com o patrão; Semana de conciliação: pagamento beneficia ações da DATANORTE; Santino Arruda, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (559), por Rubens Coelho: Fique sabendo... "Hoje uma senhora me parou na rua e perguntou se eu fazia faxina". Por Luana Tolentino;
E NA EDIÇÃO Nº 795/2017 (de 15/11): Bolsa família terá aumento real até março ou abril, diz ministro; Mossoró: consumidor será indenizado após construtores não entregarem obras; ADUERN: ato unificado na governadoria; Edileusa Martins, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (569) - por Santino Arruda; Fique sabendo... "Greve unificada não é sinônimo de pautas unificadas (estamos em construção...). Por Cledna Dantas – Técnica Administrativa da UERN.
HÁ 218 ANOS: Criado o grupo Escolar 30 de Setembro. O primeiro do interior do Estado, pelo Decreto nº 180 de 15 de Novembro de 1908, pelo Governador de então Dr. Alberto Maranhão. Instalado a 12 de maio de 1909, em sessão solene na Intendência Municipal. Era Presidente da Intendência o Sr. Luiz Colombo Ferreira Pinto. FONTE: Um breve resgate histórico sobre o Grupo Escolar 30 de Setembro - http://ee30setembro100anos.blogspot.com.br/2010/04/um-breve-resgate-historico-da-escola-30.html;
DIA: hoje é Dia da Criatividade, Dia do Tribunal de Contas, Dia Internacional do Estudante e Dia Mundial ao Combate ao Câncer de Próstata (Novembro Azul). Amanhã (18) será Dia Nacional do Conselho Tutelar (Instituído pela Lei Federal 11.622/07).

DO MUNDO ARTÍSTICO:
É um multi-instrumentista e compositor brasileiro. Vivendo junto com a cantora Rita Lee desde 1976 (os dois se casaram em 13 de dezembro de 1996 no civil), nosso homenageado mantém uma parceria musical muito bem sucedida com a cantora, tendo composto a seu lado grandes sucessos da música brasileira, como "Lança Perfume", "Saúde", "Jardins da Babilônia", "Doce Vampiro", "Nem Luxo, Nem Lixo", "Flagra", "Desculpe o Auê", "Mania de Você", "Caso Sério", "Baila Comigo", "Amor e Sexo" dentre outros; o casal tem três filhos: Berto Lee, João e Antônio, nascidos em 1977, 1979 e 1981, respectivamente. Toca violão, teclado, guitarra, ajuda nos vocais e é maestro da banda de Rita. Participou de uma das formações finais da banda Tutti Frutti. Embora sejam a maioria de suas composições parcerias com Rita Lee, ele já trabalhou com nomes como Ney Matogrosso Jorge Mautner, Arnaldo Antunes e Arnaldo Jabor, entre outros. Além disso, em 1991, gravou um CD solo. Ele é neto de Euclides Zenóbio da Costa, Ministro da Guerra de Getúlio Vargas. Reportamo-nos sobre ROBERTO ZENÓBIO AFFONSO DE CARVALHO, artisticamente conhecido por Roberto de Carvalho, 66 anos, nasceu no Rio de Janeiro em 16/11/1952. Sua discografia consta com mais de 30 discos gravados com Rita Lee, outros em parceria e um solo. Dotes artísticos: compositor, instrumentista, teclado, violão e guitarra. Gênero musical: Rock and Roll e Pop. Atividade: desde 1972. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_de_Carvalho.

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

"O gato". (Poesia para crianças de Rosângela Trajano).

O gato subiu
Na palavra escrita
Comeu a letra a
E depois foi dormir
No travesseiro de tapete.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos criativos, profissionais do tribunal de contas, aos estudantes internacionais, agentes de combate ao câncer, agentes de conselho tutelar.
QUEM canta ...
"O que você quer / Não deixa de querer tão fácil / Bêbado você ainda quer / Em perigo você quer / Perdido ainda quer...". ("O Que Você Quer" – De Roberto de Carvalho. Canta R.C.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (59 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário