sábado, 27 de outubro de 2018

BCC - Coluna de Notícias 826.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar"!

Ano XI – Edição nº 826 (geral) e 24ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Mossoró/RN, sábado, 27 de outubro de 2018. Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2018. Semana: 43/52, dias: 300/365 e faltam 65 dias para o final do ano.

"Causos, poesias e prosas democráticos":

"VOTO ÚTIL (campanhas passadas): O deputado Francisco José aborda-me no centro de Mossoró e, sem rodeios tenta cabalar o voto. – Faça o seguinte, irmãozinho, arranje um voto em sua casa para mim – propõe ele. – Chico, eu moro sozinhoFonte: Só Rindo 2, por Carlos Santos, Mossoró/RNB - Sarau das Letras, 2011. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Nós, eu como editor e você como leitor ou leitora, estamos com caixas de mídias abarrotadas de mensagens, vídeo, recados, provocações e, ao meio – as gozações, pelo menos para temperar o clima! Então não temos muito o que comentar se não for as eleições em segundo turno e principalmente para a disputa presidencial que promete ficar mais quente com o baixar da fervura das urnas durante todo o dia de amanhã, 28 de outubro de 2018, um dia histórico para o país, brasileiros e brasileiras decidirão se o Brasil segue numa Democracia ou retorna ao século passado numa Ditadura Militar de 21 anos – 1964/1985, precisamente. Boa sorte Brasil! Que Deus abençoe nosso povo e nosso mundo. Boa leitura nobre leitor/a.

 

2º TURNO: JURISTAS MANIFESTAM PREOCUPAÇÃO PELA FALTA DE DEBATE. "Após o fim do regime militar, presenciaremos, pela primeira vez, um silêncio imposto à democracia em fase final de eleição, impedindo que os projetos do futuro presidente da república sejam conhecidos por toda a população, em especial pelos mais humildes, que não têm acesso à internet e às redes sociais." A afirmação é de 1.146 juristas, intelectuais e artistas que assinaram um abaixo-assinado manifestando preocupação com a ausência completa de debates no segundo turno das eleições. 

Em 10 pontos, os autores rechaçam "a tentativa antidemocrática de o candidato à presidência da República Jair Bolsonaro de, por mera estratégia política, conforme afirmado por ele à própria imprensa, silenciar o debate de ideias e propostas em rede aberta nacional de rádio e TV, impondo a sua agenda e ditando a condução de toda a mídia pública no país". 

O texto levanta a existência do artigo 40, inciso III, da Resolução 23.551/17, que prevê que o horário reservado para o debate eleitoral pode ser destinado à entrevista de candidato no caso de um deles não comparecer ao evento. 

"As emissoras podem, também, em alternativa ao debate, realizar entrevistas individuais com os candidatos, dando-lhes tempos iguais para exposição de ideias e propostas", diz o ponto 8. "O que não se pode admitir, de forma alguma, é que, pela primeira vez na história do país, cerceie-se e silencie-se, no último dia de propaganda eleitoral, em cadeia nacional, o debate de propostas e ideias, deixando que um só dos candidatos roteirize e dirija os rumos do processo democrático". O manifesto pode ser lido acessando: https://www.conjur.com.br/dl/nao-presenciamos-silencio-imposto.pdf. FONTE: www.conjur.com.br/.

 

EDVAR DUARTE, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. Alô Hermes Oliveira, românticos e boêmios! Avisando que estamos apresentando o programa "O Silêncio da Seresta", todas as sextas-feiras, às 20h, pela Rádio Rural de Mossoró (AM 990KHZ), seresteiros e seresteiras cantando e tocando para você amante das noites mossoroenses. Grande abraço, Edvar Duarte.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (599). Atenção professores. Atenção mossoroenses. A parceria Rosalba/Carlos Eduardo/Coiso já produziu uma coisa: ficamos mesmo fora da Feira do Livro. O povo da secretaria de Educação calado, silencioso, conformado. Vergonhosamente cúmplices? São contra a feira? Prof. Márcio Alexandre, via facebook, em 23/10/2018.

 

FIQUE SABENDO... "Sobre escolhas, civilidade e respeito". Por Drª. Hubeônea Moais de Alencar – Mulher nordestina, professora, defensora da democracia. FONTE: Texto sugerido por Maxuel Arão, via Whats App, em 26/10/2018.

"É que Narciso acha feio o que não é espelho".

Poderia começar este post refutando os argumentos dos que hoje nos atacam, pela identidade de nordestinos, com a injúria de que não sabemos votar. Veja bem: quem elege Alexandre Frota, Kim Kataguiri, Janaína Paschoal... e tantas outras "estrelas-modinhas" ao longo da sua história, só pode estranhar a fidelidade nordestina a um projeto de país que valorizou o seu povo e fez cada nordestino perceber, inclusive, a sua capacidade de decidir as eleições do país. Falta inteligência a quem, do alto do seu preconceito sudestino, ainda não percebeu que não somos mais a mão-de-obra barata que vocês precisam; que não somos os "morta-fome" (não nos ofereçam capim!) à espera de um prato de comida; que a nossa escolha não está pautada no desconhecimento, mas no conhecimento que adquirimos pelo investimento em educação por aqui. Afinal, mostramos ao país que elegemos para 2019, enquanto as demais regiões parecem querer chegar a 1964.

Mas, não quero aqui contribuir com a polarização. O meu propósito com esse texto é para fazer um apelo aos que disseram NÃO ao fascismo. Vamos mostrar ao eleitorado que, assim como o nosso candidato, somos também outro nível: sem ataques no perfil de ninguém, sem responder com ataques aos que vêm fazer isso no nosso. Vamos fazer a campanha da inclusão, do amor e da civilidade neste segundo turno.

MAIS ABRAÇOS, POR FAVOR.

No nosso abraço, cabem todas as minorias, que somadas são maioria. No nosso abraço, cabem todos os brasileiros, de todas as regiões, porque o nosso projeto é para um país acolhedor. No nosso abraço, cabem todos os gêneros, pois juntos somos sempre mais. No nosso abraço, não cabem o preconceito, a covardia, a segregação. No nosso abraço, não cabem a covardia, a violência e, principalmente, a barbárie, o fascismo. No nosso abraço, cabem muitos livros. No nosso abraço, não há espaço para a ditadura, mas para a DEMOCRACIA.

NAS NOSSAS MÃOS, FAÇAMOS O SÍMBOLO DO CORAÇÃO, E NÃO DE ARMAS.

P.S. Uma dica para não pagar mico: parem de tratar nordestinos como "os mais humildes", "pessoas menos esclarecidas", isso só revela que muita gente parou no tempo. As várias universidades criadas, os diversos IFs e os tantos programas de mestrado e doutorado estão em plena produção por aqui. A oportunidade nos chegou e nós soubemos aproveitar. Por aqui se produz conhecimento. E a sabedoria a vida dura nos ensinou. Tanto que não nos deixamos levar pela campanha fascista. Afinal, 1964 NUNCA MAIS.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

PI: A UFPI – Universidade Federal do Piauí, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 17 (DEZESSETE) VAGAS PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO, inscrições abertas até o dia 13/11/2018. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 4.180,96;

RN: A CAERN – Companhia de Águas e Esgotos do RN, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 06 (SEIS) VAGAS PARA: SEGURANÇA EM SEGURANÇA DO TRABALHO, ADMINISTRADOR, ANALISTA DE SISTEMA, CONTADOR E ECONOMISTA, inscrições prorrogadas até o dia 04/11/2018. Escolaridade exigida: TÉCNICO / SUPERIOR. Salários: até R$ 6.295,10. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

PANO RÁPIDO:

PATRONOS DAS RUAS – Pe. Elesbão – Filho do Coronel Gurgel, nasceu em 27/10/1881, em Mossoró. Ordenou-se padre em Teresina-PI, no dia 24/02/1907. Foi vigário em várias paroquias do interior do estado. Em Mossoró presidiu o lançamento da pedra fundamental da capela de São Vicente de Paula. Era um homem muito afável, mas de aparência extremamente sisuda. Tal contraste gerou muitas histórias hilariantes. Morreu em 27/02/1941. FONTE: Tio Colorau, em 19/06/2015.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! - DIA 28: Monalisa Santos – Prima e Oséas Lopes – Cantor Mossoroense. SEGUIDOS POR: Anier Freitas – Doze Anos, Evaldo Lacerda – A. Social, Thiago Braga – Jornalista eÍtalo Praxedes – Repórter Esportivo;(29) Ana Lúcia Vale – C. Cidadão, Aurineide Alves - Comerciante, Gecilda Azevedo – FUNDASE. Manoel Cirilo – Educação, Olívio Santiago – Músico, Paulo Vidal – UERN, Socorro Aragão – Profª (30); Canuto Saraiva – Prof., Otávio Lopes – FUNDASE, Rita Alves – FUNDASE e Urbano Paiva – Autônomo (31); Brígida Lima – Profª., Carlos Santos – Jornalista, Elizandra Cordeiro – São Paulo, Roberto Guedes – Jornalista e Neto Rapadura – Mecânico (1º). E DIA 02. Alexandre Marques, Fernando Alci – DETRAN/RN, Fca. Miriam – FUNDASE, Manoel Galdino – G. Oeste, Uyranday Lemos, Waldélia Costa - SINTE e Yarajane Góes.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Amigo Hermes, continuo recebendo suas postagens (AGRADEÇO DE CORAÇÃO), porque assim, eu tenho certeza, que nossa amizade é indestrutível. Edvar de Jesus". – Estimado companheiro de guerra em plena paz humana E.D., que a paz reine nesse coração clamando por justiça nessa terra em que as leis do homem são tão confusas quanto os próprios! Saúde e cuide-se pra não enfartar grande amigo!

 

MEMÓRIA:

NA EDIÇÃO Nº 771/2017 (de 25/05): Estudo relaciona ronco alto a maior chance de morte; Família será indenizada por falecimento de paciente; Vagas: grupo de conversação em língua inglesa; De lançamento e comemoração; Maria Emília, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (550) - por Carlos Santos; Fique sabendo... "Precisa cessar a maldade, e o erro de se dizer que há déficit na previdência". Por Santino Arruda – Sindicalista no RN;

E NA EDIÇÃO Nº 791/2017 (de 21/10): São Paulo: consumidor não pagará mais por sacolinha plástica; Luta e paralisação; Marcondes Paula, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (567) – por Santino Arruda; Lique sabendo... "A importância da carnaubeira na visão do poeta popular luiz cândido neto" - por José Romero Araújo Cardoso.

DIA: Dia Mundial de Oração pela Paz. Amanhã (28) será Dia do Funcionário Público, Dia do Torcedor Flamenguista (no Rio de Janeiro. Lei 4.700 sancionada pelo Prefeito César Maia (26/10/2007) de autoria da Vereadora Patrícia Amorim. OBS. REVOGADA PELA LEI 5.146, de 07/01/2010, e aprovada com nova redação).

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Foi um cantor e compositor brasileiro, um dos membros do chamado Pessoal do Ceará, que incluiu Fagner, Ednardo, Rodger e outros, nosso homenageado foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso nacional, em meados da década de 1970. Em certa época fez uma brincadeira adicionando os sobrenomes dos pais ao seu, dizendo que seu nome completo seria: "Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes", para dizer que seria o "maior nome da MPB". Seu álbum Alucinação, de 1976, é considerado por vários críticos musicais como o mais revolucionário da história da MPB e um dos mais importantes de todos os tempos para a música brasileira. Não à toa, em 2012, ele apareceu na posição 58 da lista "As 100 Maiores Vozes da Música Brasileira pela Rolling Stone Brasil. Belchior ganhou o primeiro lugar no IV Festival Universitário de 1971 com a música "Hora do Almoço", interpretada por Jorge Melo e Jorge Teles. Entre os seus maiores sucessos estão "Apenas um Rapaz Latino-Americano", Como Nossos Pais", Mucureipe" e "Divina Comédia Humana. Outras composições de Belchior de grande sucesso foram "Paralelas" (gravada por Vanusa) e "Galos, Noites e Quintais" (regravada por Jair Rodrigues). Durante sua infância, no Ceará", foi cantador de feira e poeta repentista. Estudou música coral e piano com Acácio Halley. Seu pai tocava flauta e saxofone e sua mãe cantava no coral da igreja. Tinha tios poetas e boêmios. Ainda criança, recebeu influência dos cantores do rádio Ângela Maria, Cauby Peixoto e Nora Ney. Foi programador de rádio em Sobral. Em 1962, mudou-se para Fortaleza, onde estudou Filosofia e Humanidades. Começou a estudar Medicina, mas abandonou o curso no quarto ano, em 1971, para dedicar-se à carreira artística. Ligou-se a um grupo de jovens compositores e músicos, conhecidos como o Pessoal do Ceará. De 1965 a 1970 apresentou-se em festivais de música no Nordeste. Em 1971, quando se mudou para o Rio de Janeiro, venceu o IV Festival Universitário da MPB com a canção "Na Hora do Almoço", cantada por Jorge Melo e Jorge Teles, com a qual estreou como cantor em disco, um compacto da etiqueta Copacabana. Em São Paulo, para onde se mudou, compôs canções para alguns filmes de curta metragem, continuando a trabalhar individualmente e às vezes com o grupo do Ceará. Em 1972 Elis Regina gravou sua composição "Mucuripe" (com Fagner). Atuando em escolas, teatros, hospitais, penitenciárias, fábricas e televisão, gravou seu primeiro LP em 1974, na gravadora Chantecler. O segundo, Alucinação (Polygram, 1976), consolidou sua carreira, lançando canções de sucesso como "Velha Roupa Colorida", "Como Nossos Pais, que depois foram regravadas por Elis Regina e "Apenas um Rapaz Latino-Americano". Graças a estes hits, Alucinação vendeu 30 mil cópias em apenas um mês. Outros êxitos incluem Paralelas (lançada por Vanusa) e "Galos, Noites e Quintais" (regravada por Jair Rodrigues). Em 1979 no LP Era uma Vez um Homem e Seu Tempo (Warner) gravou Comentário a respeito de John (homenagem a John Lennon), também gravada pela cantora Bianca. Em 1983 fundou sua própria produtora e gravadora, Paraíso Discos, e em 1997 tornou-se sócio do selo Camerati. Sua discografia inclui Um show – dez anos de sucesso (1986, Continental) e Vício elegante (1996, GPA/Velas), com regravações de sucessos de outros compositores. MORTE - Belchior morreu em 30 de abril de 2017, aos 70 anos, na cidade de Santa Cruz do Sul e o governo do Ceará emitiu uma nota de pesar. A causa da morte foi um aneurisma da aorta, a principal artéria do corpo humano. O governador do Ceará, Camilo Santana, decretou luto oficial de três dias, providenciando o traslado do corpo, garantindo assim, o desejo do cantor de ser enterrado no Estado do Ceará, sendo velado em Sobral, sua cidade natal, e sepultado em Fortaleza. Reportamo-nos sobre ANTÔNIO CARLOS BELCHIOR, nasceu em Sobral/CE no dia 26/10/1946 e faleceu em Santa Cruz do Sul/RS (aos 70 anos) no dia 30/04/2017. Sua discografia consta de 30 discos gravados entre 1974/2017, sendo: álbuns de estúdio (14), singles (02), parcerias (03), ao vivo (03), coletâneas (06), participação especial (01) e 01 tributo a Belchior "Ainda Somos os Mesmos" em 2014 (tributo de vários artistas independentes que gravaram na íntegra o álbum Alucinação. Dotes artísticos: cantor, compositor e violão. Gênero: MPB, Blues, Rock, Folk Rock e Country Rock. FONTES: http://pt.wikipedia.org/wiki/Belchior.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

"Melhor impossível". (Poesia para crianças de Rosângela Trajano).

 

Melhor possível

Grita o lobinho

Sempre alerta

No seu risinho.

 

Melhor possível

Fazer o bem

Nada temer

Ajudar alguém.

 

Melhor possível

Muito sonhar

Buscar a paz

A vida respeitar.

ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: as oradores de paz e a imensa torcida flamenguista.

QUEM canta ...

"Vem, estrela camponesa / Vênus, nuvem nua, lua nova, anjo fêmea. Beija-me, oh, yes! Oh, oh yes!...". ("Brasileiramente Linda" – De Belchior. Canta Belchior.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (59 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário