terça-feira, 5 de junho de 2018

Coluna de Notícias 819. (Anexo: Alimentos pra viver melhor).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar"!

Ano X – Edição nº 819 (geral) e 17ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Mossoró/RN, terça-feira, 05 de junho de 2018 / Edição Especial – Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2018. Semana: 23/52, dias: 156/365 e faltam 209 dias para o final do ano.

"Causos/, poesias e prosas democráticos"!

"A virose me pegou / Na cama estou deitado / Comigo caem três vidas / Vejam só que resultado: Mané, Martins, Leiturino / O trio tá é lascado". Postado em 18/05/2018. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

O governo do estado a cada mês bagunça mais e mais a vida financeira dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, não divulga um Calendário Oficial de Pagamento e quando anuncia liberação não cumpre. Exemplo claro foi a liberação de mais uma parcela do 13º Salário (do ano passado) para quem percebe até R$ 4.000,00 (quatro mil reais), agora, libera igual valor referente a folha de maio no próximo nove de junho de forma discriminatória. Ora, seria mais interessante ele dá sequência ao décimo vez que significaria mais pessoas recebendo maior quantia! E os 40% restantes do para quitar a Folha do 13º Salário, pra quando senhor governador? Pra o senhor é marketing dizer que está "adiantando" 87% da folha de maio com "atraso", entenda quem quiser – eu não! Boa leitura nobre leitor/a.

 

TJ-SP INAUGURA UNIDADE PARA SETENCIAR PROCESSOS PARADOS. O Tribunal de Justiça de São Paulo escalou uma equipe de juízes para assumir processos que estão conclusos para julgamento há mais de 60 dias em varas do estado, sem andamento. A primeira Unidade Remota de Julgamento (URJ) foi inaugurada nesta segunda-feira (4/6), no Fórum João Mendes Júnior.

Ainda como projeto-piloto, a iniciativa funcionará em caráter experimental durante um ano com quatro juízes auxiliares da capital paulista. Com designação exclusiva, eles terão alta exigência de produtividade – mínimo de 150 sentenças mensais para cada um.

Serão julgados processos físicos e digitais, de qualquer competência. Nos primeiros dois meses, a URJ receberá processos da 10ª Vara da Fazenda Pública da capital; da Vara Pública de Sorocaba; da Vara da Fazenda Pública de Taubaté; da Vara da Fazenda Pública de Jundiaí e do anexo fiscal de Arujá — segundo a corte, locais reconhecidamente com alto volume de serviço. FONTE: www.conjur.com.br/.

 

DELEGADOS QUE ACUMULAM UNIDADES TÊM DIREITO A ACRÉSCIMO REMUNERATÓRIO. RN. Em decisão após análise de ação de procedimento comum, o juiz Luiz Alberto Dantas Filho, titular da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal determinou que o Estado assegure, aos delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte, o direito ao recebimento da vantagem remuneratória prevista no artigo 97, da Lei Complementar nº 270/2004 (Estatuto da Polícia Civil do RN), quando exercerem, em caráter simultâneo, cargo de que são titulares, com o de outra unidade policial civil, quando designados ou convocados sob qualquer motivo.

A Ação foi movida pela Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte (Adepol), a qual pedia a suspensão dos efeitos do artigo 2° do Decreto estadual nº 27.677/2018, em relação aos delegados de Polícia Civil associados à entidade. O artigo contestado pela Adepol definia a designação do servidor para responder pela unidade, sem prejuízo das funções do seu cargo e sem ônus para os cofres públicos.

Segundo a decisão, o Decreto, na realidade, disfarça, com os termos "responder pelo expediente" "sem ônus para os cofres públicos", a verdadeira "substituição" de que trata a Lei Complementar nº 270, de 13/02/2004 – Lei Orgânica e Estatuto da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte, a qual preceitua, em seu artigo 29, que cada unidade policial terá um Delegado Titular, designado pelo Delegado-Geral de Polícia Civil, escolhido dentre os servidores integrantes da carreira de Delegado de Polícia Civil do Estado.

"O delegado convocado, mesmo sob o título de "responder pelo expediente", fará jus ao acréscimo remuneratório equivalente a 1/3 (um terço) do valor da parcela única da remuneração do substituído, devendo ser compensado, por expressa disposição legal, pelo trabalho além do normal", ressalta o magistrado Luiz Alberto Dantas.

O julgamento também destacou o princípio da vinculação da administração pública à legalidade (artigo 37 da Constituição Federal) e aplica a regra da hierarquia das normas, subtraída da ordem catalogada no artigo 59 da Carta da República, por meio dos quais se conclui que um decreto governamental não pode restringir ou retirar a validade de direitos fixados em Lei Complementar especial que versa sobre o Estatuto organizacional da carreira dos policiais civis do Estado, O Ente público tem prazo para adotar as providências necessárias e recorrer da decisão. FONTE: www.tjrn.jus.br/.

 

YARA CORDEIRO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! Natal. O pátio interno (Centro Administrativo) da Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social - SETHAS do Rio Grande do Norte: numa reforma que está nos custando quase R$1.000.000,00 há mais de UM ANO e que não acaba: cadeiras, bureaus, ar condicionados, motocicletas abandonadas, lixo, etc..., encontram-se amontoados dando forma ao ambiente propício para ratos, baratas, mosquitos, aranhas, escorpiões e todo resto de "milacria" que se possa imaginar. Outros móveis maiores já tiveram "destino"!

O mal cheiro de carne podre, provavelmente de rato morto, já é sentido por quem trabalha ou visita a Secretaria Estadual ... .

E, enquanto isso, O "GOVERNADOR" ROBINSON FARIA RENOVOU O CONTRATO COM O RESTAURANTE "CAMARÕES", ONDE ELE E A CÚPULA DE SUA CONFIANÇA VÃO COMER ÀS CUSTAS DOS "POTIGUARES" em detrimento do restante dos servidores que estão OBRIGADOS POR DECRETO DESTE "GOVERNO" a não usufruir de direitos constitucionais; permanecendo no trabalho sem a dignidade de receber os seus salários em dia certo; com péssimas condições estruturais de trabalho... (exceto os da Governadoria Estadual e outros poucos)!

DIVULGO AQUI MEU PROTESTO E MINHA INDIGNAÇÃO COM TODOS ESSES POLÍTICOS SUJOS! Yara Cordeiro, via facebook, em 05/06/2018.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (592). Olá pessoal, bom dia, consta que hoje (04/06) faz 80 dias do assassinato violento da Vereadora Marielle Franco e, do seu Motorista Anderson Gomes, sem que o Estado Brasileiro responda o que houve, quem matou, quem mandou matá-los e qual a motivação. É muito tempo, se considerar que o Estado do Rio está sob intervenção militar, e já estava no dia do brutal assassinato, a responsabilidade é ainda maior do Governo Brasileiro, claro, o Governo do Rio, o atual e os demais, sobretudo os últimos são mais responsáveis pelo desmonte daquela unidade da Federação, o Estado do Rio. Não custa dizer que os últimos três ex-Governadores estão, ou presos, ou em procedimentos pós condenação e, o Pezão vai no mesmo caminho, isto por si só explica a situação do Rio e, não diminui a responsabilidade do Temer, que fez a intervenção, até agora nada. Não se pode ficar calado com tanto descontrole, tanta perversidade, tanto desgoverno, o Estado funciona, via de regra, para os ricos e poderosos. Os pobres e pretos é o descaso, desrespeito, o despejo, temos que exigir respeito; quem matou, quem mandou, e qual a motivação da morte de Marielle e Anderson e a responsabilização. Por enquanto a responsabilidade é toda do Governo do Brasil. Santino Arruda, via facebook, em 04/06/2018.

 

FIQUE SABENDO... "04 de Junho – Dia Mundial Contra a Agressão Infantil".Texto sugerido por Hermes Oliveira - Editor.

É uma data que nos remete a pensar nas crianças maltratadas e violentadas.

Todavia, combater a agressão infantil não é nada fácil, considerando que muitas vezes a criança ou o jovem não tem coragem de contar que está sendo violentada por razões associadas ao medo, à vergonha ou à dúvida. Sendo assim, reforça-se a importância dos adultos estarem atentos e vigilantes a quaisquer sinais de mudança de comportamento, tristeza ou abatimento.

Em média, 18 mil crianças são vítimas de violência doméstica por dia no Brasil. Os dados, apresentados pela Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância (SIPANI), representam 12% das 55,6 milhões de crianças menores de 14 anos. Frente a esta realidade, não há o que comemorar.

O perigo está mais próximo do que se imagina. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) mostram que 80% das agressões físicas contra crianças e adolescentes foram causadas por parentes próximos. Ainda de acordo com o UNICEF, de hora em hora morre uma criança queimada, torturada ou espancada pelos próprios pais.

Segundo especialistas, cerca de 70% das denúncias de agressão física contra crianças foram praticadas pela própria mãe, enquanto que o abuso sexual normalmente é praticado pelo pai ou padrasto.

Os tipos de agressão infantil são diversos. Os mais comuns são a violência física, a psicológica e a sexual.

Definitivamente bater não é a melhor solução. O diálogo com a criança ainda é considerado o mais eficaz. Explicar para a criança as consequências de seus atos e como você se sente decepcionado com isso, do que bater nela, além de melhorar o relacionamento com a criança, esse tipo de atitude acaba evitando que ela se torne um agressor no futuro.

Entre as causas da violência infantil está o trauma de quem foi agredido quando criança. Pais que quando crianças foram vítimas de violência doméstica tendem a repetir as agressões em seus filhos.

De acordo com o Centro de Combate à Violência Infantil (CECOVI), outras causas para a agressão são: ver a criança e o adolescente como um objeto de sua propriedade; a projeção de cansaço e problemas pessoais nos filhos; fanatismo religioso; e problemas psicológicos e psiquiátricos. É importante lembrar que a violência infantil está ligada também ao alcoolismo e à falta de limites do agressor, que se não for advertido, vai continuar agindo.

DENÚNCIE.

Quem suspeita de que uma criança esteja sofrendo agressão de qualquer forma deve encaminhar a denúncia para o Conselho Tutelar de sua cidade o mais rápido possível.

Se ficar provado que a criança é vítima de maus tratos, o agressor será punido e a guarda da criança passará a ser do parente mais próximo.

No caso de maus tratos, a pena varia de dois meses a um ano.

Se a agressão resultar em lesão corporal de natureza grave, o agressor pode pegar de 1 a 4 anos. Já no caso de morte, o agressor pode ser condenado de 4 a 12 anos.

Para saber qual o telefone do Conselho Tutelar mais perto de sua casa, ligue para o número 100 (ligação gratuita).

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

MA: A Prefeitura de São Luiz/MA, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 10 (dez) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 07 a 28/06/2018. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 10.181,24;

PB: A Prefeitura de Santo André/PB, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 26 (vinte e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 17/06/2018. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 6.500,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

PANO RÁPIDO:

RECADO PARA AS MULHERES. "É melhor permanecer SOZINHA ou terminar com o cara mau caráter, chorar um mês e depois ficar boa da cabeça do que se casar com ele e depois arrepender-se, chorar pela vida inteira! VIGIA"! Paz, Pastora Sarah Sheeva. Por Henrique Nogueira, via facebook, em 03/06/2018.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! - DIA 1º: Custódio Dantas – UERN, Edvar de Jesus – Autônomo, Elza Brito – UNIMED, Roberto Freitas – COOMAP, Ronaldo Garcia – Prof., e Thatiana Dantas – Rep. Claro. SEGUIDOS POR: Airton Cilon - Poeta, Conceição Bezerra – TNS/Fundac, Gilberto Pedro – Ag. Saúde, Graça Lima – Icó/CE, Tica Soares – Colunista Social e Vera Lúcia – Doze Anos (02); Jarda Jacinta – Nutricionista, Lúcia Monte – UERN, Marlene Silva - Professora e Zulene Ferreira – FUNDAC (03); Aldo Gondim – Prof., Socorro Rodrigues – Assistente Social (em memória), Tony Leandro – Parnamirim/RN e Walter Silva – Prof. e Músico (04); Adão Galdino – IPERN, Gleide Tomaz – Anestegiologista e Ítalo Rebouças – Prof. (05); Cid Albuquerque – Músico, Dionízio Cosme do Apodi – Ator, Fátima Lira – FUNDAC, Graça Pereira – FUNDAC, José Teixeira – Sindicalista e João Newton Júnior – Autônomo (06); Kalianne Pereira – Adv, José Zenóbio Oliveira – INTERTV e Solenia Henrique – IFRN (07); Carlos Scarlack – Radialista, Cenilda Oliveira – SINAI e Karenine Fernandes – Colunista Social (08). E DIA 09: Francisco Barbalho – Prof., José Maria Alves – Adv., Maria Socorro – Facebook e Paulo Linhares – UERN.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Mas o amigo está melhor agora né Hermes? Grande abraço e se cuida. Com saudades, Kleylenda". – Sim, estou me recuperando de uma contusão na cervical. Obrigado Kley, muito obrigado e votos de saúde e paz pra você e familiares.

"Meu caro Hermes senti falta de você, desejo que esteja 100% recuperado, Lúcia Dantas". – Tô chegando lá companheira Lúcia, digamos que com 90% já é reta final. Muitas bênçãos do divino pra você e familiares.

 

MEMÓRIA:

HÁ 85 ANOS! Nasceu Lauro Monte Filho, Patrono do teatro estadual, autor do livro documentário "Caleidoscópio do TEAM – Teatro do Estudantes Amadores de Mossoró", ator com expressiva participação na vida artística e cultural de Mossoró (em memória + 07/07/1997);

NA EDIÇÃO Nº 766/2017 (de 19/04): Papa envia carta a Temer e recusa visita ao Brasil; SINAI convoca base para greve geral em 28 de abril; Santino Arruda, repórter por uma edição! Bronca do leitor/internauta (545) – por Auris Martins, prof. Fique sabendo... "Mais um exemplo gritante de antijornalismo na televisão. - Por *Mário Augusto Jacobskind;

E NA EDIÇÃO Nº 767/2017 (de 30/04): Férias, horas extras e dano moral, principais causas da judicialização; Nota de solidariedade a Dom Jaime Vieira Rocha; SINAI convoca filiados para prestrar contas; Jorge de Castro, repórter por uma edição! Bronca do leitor/internauta (546) – Erasmo Firmino; Fique sabendo... "Mais um exemplo gritante de antijornalismo na televisão. - por *Mário Augusto Jacobskind.

DIA: Hoje é Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. Amanhã (06) será Dia do Acemista (Associação Cristã de Moços).

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É uma cantora, baixista, personalidade da rádio e norte-americana. Ela teve uma série de hits de sucesso na década de 1970, que encontraram maior repercussão na Europa do que em sua terra natal, e, um papel recorrente na sitcom popular americana Happy. INÍCIO DA VIDA: Nasceu em uma família católica e musical, em Detroit, Michigan. Seu pai, Art, um músico de jazz da época, era de ascendência italiana, enquanto sua mãe, Helen Sanislay, era húngara. Ela é a tia da atriz Sherilyn Fenn, cuja mãe é irmã de Arlene Quatro. Muitas fontes afirmam que o sobrenome de batismo de Quatro era Quatrocchio, mas segundo a sua autobiografia, o avô paterno (cujo nome era Quatrocchio) realmente encurtou o nome da família para "Quatro" antes de nossa homenageada nascer. Ela começou sua carreira musical na idade de quatorze anos. Ela tocou baixo nas bandas femininas Pleasure Seekers e Cradle com suas irmãs Patti, Nancy, e Arlene. Seu primeiro baixo foi um Fender Precision (1957), dado ela por seu pai. Patti Quatro mais tarde se juntou à banda Fanny, uma das primeiras bandas de rock só com mulheres para ganhar a atenção nacional. Ela tem um irmão, Michael Quatro, que também é músico. Mudou-se para o Reino Unido em 1971, após ser descoberta em Detroit pelo produtor musical Mickie Most, que produziu The Animals, Jeff Geck, Lulu e Donovan. Nesta época Most havia fundado sua própria gravadora, RAK Records, que fez estrelas como Hot Chocolate e Mud. CARREIRA: Seu primeiro single "Rolling Stone", não alcançou popularidade exceto em Portugal, onde chegou ao topo das paradas. Seu segundo single "Can the Can" (1973) foi um hit número um em todo Europa e Austrália, e foi seguido por mais três sucessos: "48 Crash" (1973), "Daytona Demon "(1973), e "Devil Gate Drive" (1974), todos pela RAK Records. Essas gravações, no entanto, encontraram pouco sucesso em sua terra natal, EUA, apesar das turnês em meados dos anos 1970 e do apoio de Alice Cooper. Além disso, exceto na Austrália, a popularidade dela e seu glam rock diminuiu a partir de 1975. Nesse ínterim, ela conseguiu alguns papeis de sucesso como atriz. ATRIZ: Ela é conhecida nos Estados Unidos por seu papel como Leather Tuscadero na série de TV Happy Days. Leather era a frontwoman de uma banda de rock feminina formada com a personagem principal, Joanie Cunningham. Reportamo-nos sobre: SUSAN KAY QUATROCCHIO, 67 anos, artisticamente conhecida por SUZI QUATRO, nasceu em 03/06/1950, na cidade de Detroit, Michigan – Estados e está em atividade até o presente momento. Sua discografia consta de 15 discos gravados entre 1973/2011. Dotes artísticos: cantora, compositora, vocal, baixo e piano. Outras ocupações: produtora musical, radialista e atriz. Gênero: Pop Rock e Glam Rock. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Suzi_Quatro.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

"O menino dos gatos". (Poesia de Rosângela Trajano).

 

O menino dos gatos
De todas as cores
Que miavam no telhado
E contavam histórias
Escreviam versos
Eram bons amigos
Sabiam brincar
De contar estrelas.

ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: Aos agentes de proteção do meio ambiente e ecologia e aos acemistas.

QUEM canta ...

"Michael / É final / Raspe meu ganho insano / eu comprei / eu lutei-lo / Michael você nunca vai mudar...". ("Michael" – Composição: Quatro/Tuckey. Canta: Suzi Quatro).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (59 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário