sábado, 2 de dezembro de 2017

BDC - Coluna de Notícias 798. (Anexo slide: No fundo do mar).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

Uma forma diferente de noticiar!"

Ano X – Edição nº 798 (geral) e 50 do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Mossoró/RN, sábado, 02 de dezembro de 2017 - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 48/52, dias: 336/365 e faltam 29 dias para o final do ano.

"Causos e poesias democráticos!"

"Fui à Casa de Cascudo / Buscar mais sabedoria / Trancaram-me lá num quarto / Não senti nem agonia / Pois a mente ocupada / Num livro se expandia". Na Casa de Cascudo - Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Não sou afeito mensagens póstumas e nem apreciar notícias trágicas ou de violência do nosso cotidiano. Mas hoje registro que essa semana se iniciou e finda com duas notícias muito triste para mim e o movimento sindical. Segunda-feira (27) chegou a notícia do Companheiro Melquesedeque Moreira – Ex-técnico do DIEESE/RN e ontem do amigo Marcos Freitas – ex-presidente do SECOM (anos 70/80), professor e servidor da UERN. Ambos lutavam pela vida com problemas de saúde, o primeiro faleceu em Natal e o segundo em São Paulo/SP. Nossas condolências às famílias enlutadas e Deus no comando dará a paz eterna dos amigos e conforto aos que ficam em missão terrestre. Boa leitura nobre leitor/a.

 

15 MIL CIENTISTAS ACABARAM DE DAR UM "ALERTA PARA A HUMANIDADE. Se não pararmos de poluir, nosso planeta estará condenado. Os fatos são aterrorizantes: várias espécies estão se extinguindo a uma taxa 1000 vezes maior do que o natural. 90% da Grande Barreira de Corais na Austrália está morta ou quase, e os oceanos estão tão sufocados com plásticos que peixes se viciaram em comê-los.

Mas os cientistas também descobriram um tipo de milagre - um que salvaria a todos nós. Se protegermos 50% do nosso planeta da exploração humana, nosso ecossistema conseguirá se estabilizar e regenerar. A vida na Terra vai se recuperar!

Nossos governos já se comprometeram a proteger 25% do planeta, então sabemos que é possível. Nenhum outro movimento global está liderando esse plano de recuperação milagroso!

E É AÍ QUE ENTRAMOS. Se 50 mil pessoas contribuírem agora, divulgaremos essa proposta para torná-la conhecida, derrotaremos poluidores e caçadores de animais, e teremos força para exigir de nossos líderes que cheguem a um acordo para salvar o planeta durante a próxima Conferência Global de Biodiversidade. Para doar R$ 4, 8, 12,00 ou mais, entre no site: www.avaaz.org.br e veja as formas.

 

EMPRESAS TERÃO QUE CUSTEAR ALUGUEL ATÉ ENTREGA DE IMÓVEL. RN. As empresas Albra Bela Parnamirim Investimentos Imobiliários Ltda e Escol – Empresa de Serviços e Construções Imobiliários LTDA, deverão cumprir a decisão dada pela 7ª Vara Cível de Natal, para que assumam o pagamento do aluguel de uma cliente, até que a sua unidade residencial comprada seja entregue. A decisão foi confirmada por meio do julgamento do Agravo de Instrumento, que teve a relatoria do desembargador João Rebouças.

Em suas razões, as empresas alegaram que o contrato discutido nos autos foi firmado com base no programa "Minha Casa, Minha Vida", cujas condições são estipuladas pelo agente financeiro, e que a definição dos prazos de conclusão e entrega do imóvel adquirido pela agravada é da Caixa Econômica Federal, começando a correr o prazo para entrega apenas na data da assinatura do contrato de financiamento e fechamento do grupo.

Alegaram ainda que não houve atraso na entrega da obra e que em nenhum momento estipularam prazo para entrega do imóvel, sendo evidente que dependia do financiamento bancário para início das obras.

IMEDIATIDADE: No entanto, a decisão em segunda instância ressaltou que, vigora, nestas hipóteses, o princípio da imediatidade das provas, o qual privilegia o juízo de valor formulado pelo magistrado que preside o feito inicial, frente à sua proximidade com as partes e com o processo na origem permitindo dispor de mais elementos aptos a formar sua convicção.

"Não se está aqui a dizer que a tese dos agravantes não se sustenta, mas tão somente, que neste momento processual, devido a complexidade do tema, os requisitos aptos a ensejar a suspensão dos efeitos da decisão não foram configurados [nos autos]", enfatiza o desembargador João Rebouças. (Agravo de Instrumento n°. 2017.019144-4). FONTE: www.tjrn.jus.br/.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (572). – Não posso deixar de expor, que o país ficará mais leve quando de fato todos os que fazem parte desta quadrilha que assaltaram o país estiverem engaiolados. Temer, Lula, Dilma, Romero, AÉCIO, Jáder e toda a cúpula do PT, PMDB, PP e PSDB. E os demais partidos que der apoio a esta CORJA, para se instalarem na política nacional, provocando esta epidemia que virou um CÂNCER. Edvar de Jesus, em 30/11/2017.

 

HERBÊNIA FERREIRA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. – NOTA. As Centrais sindicais suspendem a greve nacional no dia 5/12 após o cancelamento votação da Reforma da Previdência no dia 6/12. "Nós, representantes das seis centrais sindicais – CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central e CSB - diante da informação que a proposta de Reforma da Previdência não será votada na próxima semana, decidimos suspender a greve marcada para 5 de dezembro. Ressaltamos que a pressão do movimento sindical foi fundamental para o cancelamento da votação da Reforma da Previdência. Por isso é importante nos manter mobilizados e em estado de alerta de greve. Intensificaremos também a luta por mudanças na Medida Provisória (MP) da Reforma Trabalhista, que está em análise no Congresso Nacional. Reafirmamos nossa luta por um país mais justo, com aposentadorias dignas, emprego e renda para todos". São Paulo, 1º de dezembro de 2017, assinam a nota: Vagner Freitas - presidente da CUT, Paulo Pereira da Silva - presidente da Força Sindical, Ricardo Patah - presidente da UGT, Adilson Araújo - presidente da CTB, José Calixto Ramos - presidente da Nova Central e Antônio Neto, presidente da CSB. "A nossa palavra de ordem continua a mesma: se botar, o Brasil vai parar", afirmou Vagner Freitas – Presidente da CUT Nacional. Por Herbênia Ferreira, via facebook, em 1º/12/2017.

 

FIQUE SABENDO... "Parabéns para todos os músicos regrados e desregrados, conservadores e modernos, sentimentalistas e brutos, genuínos e Nutellas". Por Vivi dos Teclados – Professor e músico. FONTE: facebook pessoal em 24/11/2017.

Via inbox recebi vários pedidos sobre as definições dos termos usados quando homenageei os músicos em seu dia (22/11). A frase repleta de antíteses postada foi essa: "Parabéns para todos os músicos, regrados e desregrados, conservadores e modernos, sentimentalistas e brutos, genuínos e Nutellas."

Explicando sobre meu ponto de vista.

Músico regrado: É aquele que atua dentro das regras musicais, não foge delas, está sempre preso a elas, tem até medo de fazer outras coisas em razão das regras tipo; "Minha composição está no tom de Dó, tenho que começar em Dó e concluí-la em Dó". Outro exemplo: "Se tiver que modular, é preciso que se coloque o acorde dominante da próxima tonalidade e que de preferência, acompanhado de uma sétima menor." Etc.

Músico desregrado: Tá nem ai para regras é ele quem dita, ele pinta e borda nos solos, grooves, harmonia e quem quiser que faça cara feia. Foge do campo harmônico e faz modulações bruscas sem nenhum pudor.

Músico conservador: Esse é o tipo copista, copia todos os detalhes e qualquer nota fora ou acrescentada pode lhes constranger. Ainda há o conservador chato que só toca por partitura, mas toca de maneira robótica, até parece um computador tocando, a música fica quadrada e sem alma. Ornamento não faz porque não está na pauta, tem que ser seco mesmo, sem cor.

Músico moderno: É aquele que está sempre antenado com as novas técnicas, emprega o que aprende em qualquer gênero, e se lê partitura ele consegue da alma ao papel, fazendo com que a obra saia colorida com ornamentos e outros elementos da estrutura musical. E se precisar tocar sem ensaio ele vai e dá conta do recado.

Músico sentimentalista: É aquele que nos prende. Suas notas nos penetram, seus improvisos são celestiais, capaz de em pleno Havy Metal mostrar o sentimento de serenidade.

Músico bruto: Esse é perigoso, uma dica que alguém dê a ele pode ser interpretada como desaforo. Geralmente só toca acordes naturais, às vezes acrescenta uma sétima menor ou uma quarta, desde que não seja aumentada. Não liga para as dissonâncias, "Isso é coisa de gente besta, toco Garota de Ipanema toda natural e dá certo, não tem nenhuma razão esses acordes estranhos." Ele também tem a incapacidade de confundir acorde inicial com acorde tonal. Se a música começou em Sol, então o tom é esse e ai de quem discordar.

Músico Genuíno: É aquele que já nasce com a essência musical nas veias, seu ouvido geralmente é absoluto, todas as características dos grandes músicos ele possui. Se executa mais de um instrumento, domina ambos com perfeição. É muito seguro, educado e ótima pessoa. Suas notas são claras e sabem bem encadear uma sequência harmônica. Leem partitura como se fosse uma carta, sem nenhum esforço.

Músico Nutella: Esse é cheio de firulas e de não-me-toques. Não tem domínio sobre o instrumento, mas possui uma coleção deles pelo simples fato das pessoas dizerem: "Uau!" Afinar o instrumento com o ouvido; nem pensar! É capaz de citar nomes e que é fã de grandes jazzistas mesmo sendo incapaz de executar uma célula. Adora a função transpose dos teclados, sem essa função ele estaria ferrado. Geralmente não pega as músicas, prefere cifras da internet. Defende que a música atual é mais bem arranjada do que as dos anos 70 e 80. É incapaz de tocar "na tora", ou seja, sem ensaios e..., adora playbacks , outros fazem dos seus teclados um aparelho de karaokê... com teclas.

Não estuda porque acha que já sabe o suficiente. Antes de um show de uma hora ele estuda duas horas para se exercitar, foi uma dica que ele viu na internet.

Gente, não sou o dono da verdade, talvez eu esteja totalmente enganado.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

PB: A Prefeitura de Esperança/PB, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 241 (duzentas e quarenta e uma) VAGAS PARA CARGOS, inscrições abertas até o dia 22/12/2017. Escolaridade exigida: ENSINO MÉDIO. Salários: até R$ 2.967,92;

PE: A Prefeitura de Jurema/PR, realizará PROCESSO SELETIVO, oferecendo VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 13/12/2017. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 3.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

PANO RÁPIDO:

PRF – MUDA-SE APÓS DÉCADAS. Após quatro décadas, aproximadamente, a barreira de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal instalada próximo ao viaduto do Conjunto Liberdade, transfere-se para a nova estrutura a partir desse dia (02/12). Agora instalada à 10Km no sentido saída para Natal. BREVE HISTÓRICO DE CONSTRUÇÃO: A obra de construção foi iniciada em 2012, parou por duas vezes e retomada em 2015 e 2016. Obra reiniciada em abril/2017 e finalmente funcionando sem inauguração oficial nesse dia.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" - Dia 04: Ednalva Oliveira – Aposentada, Lúcia Cruz - DATANORTE e Sâmia Souza – Professora. Seguidos por: Fernando Mineiro - PT; Lúcia Nunes – UERN, Valdi Araújo e Sebastião Almeida – Professor (06); Jesiel Lima – Professor, Jussara Melo – Pedagoga (07); Eliana Honorato, Silvana Otávio - Professora e Marilú Santos – Autônoma (08). E dia 09: Antônio Reginaldo, Diassis Oliveira – UERN, Jairo Paiva – Câmara Municipal, Magda Sheyla e Sérgio Oliveira – Repórter Esportivo.

 

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Hermes, muito grata por publicar minhas poesias. Rosângela Trajano". – Companheira camarada Rosângela, queríamos ter mais espaços para divulgar todo seu acervo literário e artísticos que você oferece em home page (https://rosangelatrajano.com.br/site) com 18 itens, e que primamos, aqui, dá especial atenção a Livraria Danda para atender esse seu público infantil. E registro que hoje chegamos a 109 poesias publicadas, iniciada em 06/06/2015. Graças a sua disponibilidade e atenção ao nosso Sistema Democratizando a Comunicação. Saúde e paz companheira!

 

MEMÓRIA:

HÁ 65 ANOS! – Inauguração do busto do Vigário Antônio Joaquim ao lado da Catedral, trabalho do artista Odísio Pinto, em 02 de dezembro de 1952. FONTE: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira.

HÁ 60 ANOS! – Criado o corpo de Diretor do Museu Municipal, no quadro da Diretoria de Divulgação, Educação e Cultura, através da Lei 121/57 em 02 de dezembro de 1957. No mesmo dia: Criado o cargo de Jardineiro da Prefeitura Municipal de Mossoró. Através da Lei 123/57. FONTE: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira.

NA EDIÇÃO Nº 743/2016 (de 27/11), tratamos do seguinte tema: Juro médio do cheque especial chega a 328,9%, o maior desde 1994; Erasmo Firmino, repórter por uma edição! Bronca do leitor/internauta (524), por Socorro Paulino, Fique sabendo... "Dez formulações de Fidel como legado para a luta revolucionária". Por Ronaldo Pagotto, é advogado e militante da Consulta Popular.

DIA: hoje é Dia Nacional da Astronomia, Dia Nacional das Relações Públicas, Dia Nacional do Samba e Dia Pan-americano da Saúde. Amanhã (03), será Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos e Dia Dia Mundial/Internacional da Pessoa com Deficiência Física.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Uday Vellozo ganhou fama nacional com o pseudônimo de Benito di Paula. Nascido em 1941, em Nova Friburgo, RJ, é um dos grandes nomes da canção nacional dos anos 70. Foi crooner de boates do Rio de Janeiro, e depois continuou tocando na noite paulistana. Iniciou carreira pela gravadora Copacabana no início dos anos 70. Seu estilo musical é conhecido como "samba-jóia", ao combinar o samba tradicional com piano e arranjos românticos e jazzisticos. Seu primeiro disco "Benito Di Paula" de 1971, foi censurado por trazer a música "Apesar de Você" de Chico Buarque. Seu segundo LP, "Ela" também não trouxe grande êxito. Mas estourou nas paradas de sucesso com o terceiro, "Um Novo Samba", onde já aparecia na capa com sua longa barba e cabelos, inúmeras correntes, brincos, pulseiras, etc. O grande sucesso desse disco foi a música "Retalhos de Cetim". Teve inúmeros sucessos ao longo de sua carreira como "Retalhos de Cetim", "Charles Brown", "Vai Ficar Na Saudade", "Se Não For Amor", "Amigo do Sol, Amigo da Lua", "Mulher Brasileira". Chegou nos anos 70, a disputar a venda de LPs juntamente com Roberto Carlos, tendo composto muitas músicas para este. Comandou o programa "Benito di Paula e seus convidados - Brasil Som 75" na TV Tupi. Tem mais de 35 discos gravados, tendo parte importante de sua obra relançada em CD, devido ao sucesso de suas músicas. Chegou a fazer sucesso em nível internacional como no México, Japão, Estados Unidos e principalmente na América Latina. Teve parte de sua história contada no livro "Eu Não Sou Cachorro Não" do historiador, jornalista e escritor baiano paulo César Araújo. Após 10 anos sem gravar, Benito di Paula lançou, em 2009, pela EMI Music seu segundo CD e primeiro DVD ao vivo, gravado no  Vivo Rio, e que traz seus maiores sucessos, como Retalhos de Cetim, Sanfona Branca e Charlie Brown. RESPOSTA A MARUN No dia 25 de outubro de 2017, em votação na Câmara dos deputados onde 251 integrantes da bancada governista barraram a segunda denúncia (participação em organização criminosa) da Procuradoria Geral da República contra o presidente Michel Temer, Benito di Paula teve sua música "Tudo Está no seu Lugar" cantarolada e parodiada pelo deputado Carlos Marun (PMDB/MS) em comemoração à vitória da base aliada. Dois dias após, Benito di Paula publica um vídeo respondendo ao ato de Marun sentindo-se desrespeitado pois "tem nojo de política". Contando ainda que quando precisou da ajuda de prefeitos para consertar o telhado da casa de sua mãe, não obteve. Trabalhou muito em São Paulo, enfrentou a ditadura militar, "levou porrada" e compôs a referida música quando conseguiu comprar outra casa para ela, disse Benito. Reportamo-nos sobre UDAY VELLOZO, conhecido artisticamente como BENITO DI PAULA, 71 anos, nasceu em Nova Frigurgo/RN em 28/11/1941. DISCOGRAFIA: consta com mais de 35 discos gravados entre 1971/2002. Dotes artísticos: compositor, voz e piano. Gênero: samba-jóia. Atividade: desde 1968. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Benito_di_Paula.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

(https://rosangelatrajano.com.br/site).

"O cachorro borboleta" (Poesia de Rosângela Trajano).

 

O cachorro borboleta
Gostava de voar
Sair correndo
Muito brincar.

 

O cachorro borboleta
Seu dono amava
Era um menino
Que dele gostava.

 

O cachorro borboleta
De nome engraçado
Via a lua cheia
Latia maravilhado.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agentes de astronomia, aos sambistas, aos agentes de combate aos agrotóxicos e as pessoas portadores de deficiência física.

QUEM canta...

"Você cortou o barato, do meu amor / Você mentiu, iludiu, e me deixou por fora / Você é culpada do meu samba entristecer / Ah! Eu vou embora...". ("Vai Ficar na Saudade" – Composição: Benito Di Paula. Canta: B.N.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.


Livre de vírus. www.avast.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário