sábado, 30 de setembro de 2017

DC - Coluna de Notícias 789. (Anexo slide: Reclamas).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IX – Edição nº 789 (geral) e 40ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Mossoró/RN, sábado, 30 de setembro de 2017. - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 39/52, dias: 273/365 e faltam 92 dias para o final do ano.

"Causos e poesias democráticos!"

"Se você quiser ver seu candidato trabalhando, não vote nele!". Eleições I, em 23/08/2016. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Aproxima-se do final de triênio do mandato (não cabe aqui e em lugar nenhum dizer que é governo) do Sr. Robinson Faria e o Estado não melhorou em nada, muito pelo contrário. Sua mensagem ápice foi dizer que "seria reconhecido como o governo da segurança" e os níveis da insegurança crescem nos quatro cantos e centro do RN. Para o funcionalismo, outra agressão promovida por ele fechando a folha de pagamento de agosto com 45 dias de atraso. Cadê a fiscalização dos deputados estaduais que não vimos nem ouvimos o bater dos tambores chamando a população, as sociedades organizadas e entidades sociais para dizerem o que se passa nas contas do estado. Como pode um estado está em crise e o próprio governo fecha os postos de fiscalizações nas barreiras? Qual o milagre de fiscalização eficácia sem seres humanos fiscalizando? Quais medidas serão tomadas para acabar com a crise, pois, as que acabam com os serviços públicos e servidores penalizados já conhecemos e estamos pagando por ela. Boa leitura nobre leitor/a.

 

DICAMBA – O SUPER VENENO.A Monsanto lançou um super veneno que se espalha pelo ar e mata as plantações dos terrenos vizinhos em seu caminho, exceto aquelas que usam as sementes transgênicas deles!

Os fazendeiros estão desesperados e não é à toa. O dicamba, como é chamado o veneno, se espalha com o vento levando destruição por onde passa, matando suas plantações, árvores, solo e água. E agora os produtores estão enfrentando uma escolha terrível: migrar para as sementes transgênicas da Monsanto ou assistir a morte de suas plantações. Esse é um esquema ganancioso e perigoso no qual a Monsanto vai embolsar bilhões de dólares, e que pode destruir o ciclo mundial de produção alimentar.

Mas podemos impedi-los. 17 estados americanos abriram investigações contra o dicamba e as autoridades de um deles, o Arkansas, recomendaram sua proibição. A decisão será votada em breve e autoridades da UE e da América Latina estão de olho nela. Se um milhão de nós enfrentarmos a Monsanto no Arkansas e vencermos essa proibição, podemos frear esse veneno mortal.

Enfrente a Monsanto - Há anos, a comunidade da Avaaz luta como Davi vs Golias para impedir esquemas corruptos e perigosos de controlarem a produção de alimentos. Estamos vencendo: ano passado, ajudamos a impedir que a Monsanto abrisse uma mega-fábrica de sementes transgênicas na Argentina e que UE renovasse a licença do pesticida glifosato. Agora, podemos ajudar o Arkansas vencer essa nova batalha.

Com esperança e determinação, Dalia, Nick, Danny, Allison, Diego, Camille e toda equipe da Avaaz. Mais informações: (Agricultores reclamam de estragos causados por pesticida nos EUA (UOL) https://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2017/08/02/agricultores-reclamam-de-estragos-causados-por-pesticida-nos-eua.htm. FONTE: www.avaaz.org/po/contact.

 

"HOME CARE" – CONTA ÚNICA DO ESTADO SOFRE BLOQUEIO PARA REGULARIZAR SERVIÇOS. – Uma decisão da desembargadora Judite Nunes determinou, ao Banco do Brasil S/A (agência Setor Público), que efetue um novo bloqueio na conta única do Estado do Rio Grande do Norte, no valor referente a débitos (em aberto) efetivamente comprovados e requeridos nos autos e relacionado à prestação dos serviços de assistência médica domiciliar, definido como "Home Care" e prestado pela empresa "Vida em Casa LTDA". O montante atinge mais de R$ 68 mil, que deve ser transferido para conta judicial remunerada, atendendo aos termos do Ofício nº 2542/DDJ/2015 (fl. 897), com o intuito de permitir sua correta liberação e a continuidade dos serviços de forma ininterrupta.

Segundo os autos, o serviço de home care continua sendo regularmente prestado, sendo que o último pagamento garantido à empresa, por meio de alvará expedido em 1º de setembro de 2017. Se referiu ao período compreendido entre os dias 1º de março a 30 de junho de 2017. O recurso foi movido, de acordo com os advogados, diante da inércia estatal no que se relaciona à adoção de medidas "voluntárias" de cumprimento.

"Sendo pertinente a cobrança dos meses subsequentes. Importa observar, também, que naquela oportunidade foram liberados todos os valores até então bloqueados, não existindo bloqueio pendente de liberação", comenta a relatora da Execução de Sentença Em Mandado de Segurança Com Liminar N° 2010.002348-7/0002.00.

Dessa forma, de acordo com o julgamento, a decisão visa, além de garantir a continuidade dos serviços, com o pagamento devido de sua respectiva contraprestação, impede a lesão contra a empresa prestadora e enriquecimento sem causa do ente estatal titular da obrigação com os pagamentos. FONTE: www.ujrn.jus.br/.

 

GILBERTO DE SOUSA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. – Os jornalistas Gilberto de Sousa e Erinaldo Silva estreiam, no sábado 07 de outubro, às 11hs, o programa "RN360" na Rádio Rural de Mossoró AM 990KHZ. Segundo os jornalistas, o objetivo é oferecer no rádio mais um espaço democrático para debates sobre os mais diversos assuntos do dia-a-dia do Rio Grande do Norte e do Brasil, especialmente sobre os acontecimentos do mundo político. O programa, que passará a ir ao ar semanalmente aos sábados, das 11h ao meio dia, surge de uma parceria da emissora com o portal REDE NEWS 360 que tem à frente o empresário Gomes Sobrinho.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (566)Camarada Hermes, Bom dia! Lendo sua ótima coluna (Democratizando a Comunicação – edição 788) me deparei com o seu comentário sobre a FM 105,1. Sou fã de boa música de qualidade mais infelizmente a 105,1 está fugindo da sua grade musical. Músicas como Anita, Michel Teló, e outras mazelas que os locutores(as) estão insistindo em tocar. Ou seja, como você mesmo comentou, fugindo totalmente ao seu antigo padrão. Concordo também, como você falou, vamos recorrer a outras emissoras. O programa de Caby, Edmundo Torres e a 98 FM estão salvando a pátria de quem gosta de uma boa música. Vamos esperar que a FM 105 volte ao seu estilo de música das antigas, vamos esperar que isto volte logo. Um abraço do camarada. E viva a nossa e gostosa MPB, Rock nacional, samba de qualidade e outras coisitas mais. Carlos Santos (Técnico-administrativo da UERN), em 26/09/2017.

NOTA DO EDITOR. Faltou o amigo citar o fantástico Diassis Linhares com o Musibol. Excelência na musicalidade e qualificação histórica da letra, exaltando o compositor e cantor. E no futebol é a enciclopédia em pessoa. Ressalvando que o tema aqui é rádios de Frequência Modulada (FM), já as AMs (Modulação Amplitude) de Mossoró tem alguns programas de musicalidade excelente. Hermes Oliveira – Editor da Blog Democratizando a Comunicação.

 

FIQUE SABENDO... "1º de outubro – Dia Nacional do Vereador". Por Tâmara Monteiro (est.). Edição Luiz Carlos Santana de Freitas, em 28/09/2010. FONTE: http://www.interlegis.leg.br/institucional/noticias/2010/09/1o-de-outubro-dia-nacional-do-vereador.

A palavra "vereador" está ligada ao sentido de verificar, analisar, avaliar. Neste sentido, ele tem a função de denunciar irregularidades, elaborar leis (entre elas, a Lei Orgânica do Município).

Desde a primeira eleição para a vereança municipal, no primeiro município do Brasil, a Vila de São Vicente, no litoral de São Paulo, em 1532, o vereador vem aumentando cada vez mais a sua importância como uma das principais bases da democracia brasileira.

O Dia Nacional do Vereador foi instituído pela Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1.984.

O papel do vereador:

O vereador é o agente político eleito para um mandato de quatro anos. É o representante legítimo do cidadão. Faz o papel de ponte entre a população e o prefeito, aponta os problemas do município, apresenta sugestões e cobra providências junto aos órgãos competentes.

A origem da palavra "vereador" está ligada ao sentido de verificar, analisar, avaliar. Neste sentido, ele tem a função de denunciar irregularidades, elaborar leis (entre elas, a Lei Orgânica do Município), fiscalizar as contas do Poder Executivo local, além de desempenhar funções de ordem administrativa na câmara municipal onde atua.

No Brasil, as câmaras de vereadores são mais antigas até mesmo do que o Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas. A primeira delas foi instalada em 1532, por Martin Afonso de Souza, na capitania hereditária onde foi fundada a primeira vila brasileira – atual cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo. Por causa disto, ficou conhecida como "Câmara Vicentina".

Nessa época, os municípios brasileiros, por meio de suas câmaras, buscavam autonomia e independência administrativa em relação à metrópole. Tiveram participação ativa no movimento de Independência.

O número de vereadores que compõem a câmara municipal é proporcional à quantidade de habitantes do município. A Constituição Federal estabelece que em cidades de até 1 milhão de habitantes haja, no mínimo, nove e no máximo 21 vereadores. Em cidades com população entre 1 e 5 milhões, devem haver no mínimo 33 e no máximo 40 vereadores. Já nas cidades com mais de 5 milhões de habitantes, o número de vereadores mínimo é 42 e máximo, 55.

A quantidade de vereadores de cada cidade é estabelecida pela Lei Orgânica. Nela, a Câmara Municipal estipula o número de vereadores que terá a cidade, sempre, é claro, respeitando os limites constitucionais.

Quem pode ser vereador:

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registram que, em 2008, foram eleitos 59.514 vereadores em todo o país.

Segundo o art. 14 da Constituição Federal, pode se candidatar a vereador, quem: for alfabetizado; tiver nacionalidade brasileira; gozar o pleno exercício dos direitos políticos; estiver listado eleitoralmente; tiver domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano; for filiado há mais de um ano a um partido político e tiver no mínimo 18 anos (no dia da eleição).

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: O MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 300 (trezentas) VAGAS PARA AUDITOR FISCAL FEDERAL AGROPECUÁRIO – MÉDICO VETERINÁRIO, inscrições abertas no período de 02/ a 16/10/2017. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 14.584,71. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

PB: A Prefeitura de Prata/PB realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 78 (setenta e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 05/10/2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 2.500,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

PANO RÁPIDO:

ADUERN CONVOCA CONSELHO. A Diretoria da Associação dos Docentes da UERN – ADUERN/Seção Sindical do ANDES/SN, CONVOCA todos os membros do Conselho de Representantes da ADUERN para participarem de uma reunião extraordinária que será realizada no dia 04 de outubro de 2017, quarta-feira, às 10h30m, na sede da entidade em Mossoró, oportunidade em que serão apreciados os seguintes pontos de pauta: 1) Programação da Semana em Defesa da UERN e 2) Audiência na Assembleia Legislativa.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" - Dia 1º: Josefa Santos – FUNDAC e Zaqueu Gomes – Autônomo. Anadja Gomes – Profª., Ismar Nogueira – CEF e Leonardo Dambroki – Olinda/PE (20); Assis Batista – UERN, Lúcia Paula – FUNDAC e Márcia Bezerra – CEJA (04); Michaell de Oliveira – UERN (05); Adorgildo Alves e Selma Medeiros – Profª. (06). E dia 07: Adriano Cavalcante – PT e Lucila Moura – Profª.

 

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Este espaço é muito interessante - será que as pessoas da metrópole Mossoró conhecem esta coluna de notícias. Parabéns. Ronaldo Fixina Barreto".Amigo Fixina, saudações democráticas! De antemão agradeço as colaborações enviados para o BDC e aprovação do nosso trabalho. Esse blog completará dez anos no próximo mês, as edições são distribuídas para vários grupos de e-mails (de sindicatos, associações, amigos) e entre eles o da Imprensa com 291 profissionais (jornalistas, colunistas e blogueiros) da cidade e outros estados que somados resulta em 2.105 endereços eletrônicos. Nosso espaço está sempre aberto a sua pessoa, ao sindicato dos anestesistas e amigos que você desejar, para publicarmos artigos, release com informações de interesse coletivo principalmente. Saúde e paz companheiro!

 

MEMÓRIA:

A BANDEIRA DE MOSSORÓ foi criada pelas professoras Raimunda Almeida e Maria José Frota, no Colégio Diocesano Santa Luzia, sendo oficializada somente no dia 22 de dezembro de 1976, por ocasião da visita à nossa cidade do Ex. Sr. Pte. Ernesto Beckmann Geisel. FONTE: "Mossoró, Nossa Terra", 2009, Por. Almir Nogueira da Costa - Professor.

HÁ 58 ANOS! – A farmácia mais antiga de Mossoró em funcionamento, é a Farmácia São João, situada a rua Felipe Camarão com a Avenida Rio Branco, bairro 12 Anos, e teve como fundador Luiz Ludjero da Costa (in memorian) que abriu suas portas no dia 29 de setembro de 1959. FONTE: Relembrando Mossoró, por Lindomarcos Faustino Vieira, via facebook, em 07/07/2016.

NA EDIÇÃO Nº 732/2016 (de 17/09), tratamos do seguinte tema: Facebook e Twitter se juntam a rede para combater notícias falsas; Há 66 anos chegava no Brasil a primeira transmissão televisiva; Cláudio Palheta, repórter por uma edição! Bronca do leitor/internauta (514) por Carlinhos – SECOM; Fique Sabendo... "Reforma trabalhista é necessária, mas não pode levar só aspecto econômico em conta". Por Raimundo Simão de Melo – é consultor jurídico, advogado e Procurador Regional do Trabalho.

DIA: hoje é Dia da Abolição dos Escravos (Mossoró/RN), Dia da Navegação, Dia da Secretária, Dia do Diário Oficial, Dia do Jornaleiro, Dia do Tuberculoso e Dia Mundial do Tradutor. Amanhã (1ª) será Dia da Esquadra, Dia da Música, Dia do Representante Comercial, Dia Mundial Panamericano, Dia Mundial do Vendedor e Dia Nacional do Vereador.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É uma cantora e compositora brasileira. Consagrada pelo povo com o título de Rainha Sertaneja, é a primeira cantora da MPB a vender mais de um milhão e meio de discos no lançamento do "primeiro disco". É um recorde até hoje inigualável no Brasil. É a quarta cantora brasileira que mais vendeu discos, com 20 milhões de cópias, ficando atrás apenas de Rita Lee, Xuxa e Maria Bethânia. Entre seus maiores sucessos estão "A Majestade O Sabiá", "Pimenta Malagueta", "Vá Com Deus" e "Sol da Minha Vida". Esta última, do disco homônimo lançado no início da década de 1990, foi um sucesso radiofônico e de vendagem, cerca de 1.700.000 cópias. Em 9 de fevereiro de 2014, participou com a cantora Paula Fernandes, do programa Sai do Chão! Da Rede Globo. Na ocasião, cantaram "A Majestade O Sabiá" regravada por Paula em seu DVD Multishow ao vivo: Um Ser Amor com a participação de dela. Em 2015, ganhou o 26º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Cantora de Canção Popular. Reportamo-nos sobre MARIA ALBUQUERQUE MIRANDA, 61 anos, nasceu em 28/09/1956, na cidade de João Pessoa/PB. DISCOGRAFIA: Gravou 25 CDs de 1986 a 2017 e seus dotes artísticos são: Cantora, compositora, vocal e violão. Gênero: Sertanejo. Atividade: 1985 até hoje. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberta_Miranda.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

 

"O menino que pensava (Poesia de Rosângela Trajano).

 

O menino que pensava
Chegou a uma conclusão
De que pensar é existir
Fora da ilusão.

 

O menino que pensava
Teve uma grande ideia
Se pensa, logo existe
A razão sendo plateia.

 

O menino que pensava
Descartes se chamava
Nasceu na França
Seu método explicava.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos profissionais em navegação, as secretárias, profissionais em diários oficial, jornaleiros, aos tradutores, aos músicos, representantes comercial, aos pan-americanos e aos vereadores/ras de brasileiros/ras.

QUEM canta...

"Ah! Tô indo agora / Pra um lugar todinho meu / Quero uma rede preguiçosa pra deitar / Em minha volta sinfonia de pardais / Cantando para a majestade, o sabiá...". ("A Majestade O Sabiá" – Composição: Roberta Miranda. Canta: R.M.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.


Livre de vírus. www.avast.com.

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

DC - Coluna de Notícias 788. (Anexo slide:

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 788 (geral) e 40ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.
Mossoró/RN, segunda-feira, 25 setembro de 2017. Edição Especial - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 39/52, dias: 268/365 e faltam 97 dias para o final do ano.
"Causos e poesias democráticos!"
"Eu vi seus últimos momentos /Sou testemunha da sua partida / Morreu atropelada no trânsito / Rolou tentando não ser esmagada / Foi tudo em vão / Dela sobrou tão somente uma pasta / Um catador de alumínio a levou / Foi mais uma lata que se unia as outras / O sangue negro do imperialismo não morre!". TESTEMUNHA, em 05/05/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Nos anos 70 Rita Lee já perguntava o que tinha acontecido com música popular brasileira através da música "Arrombou a Festa" nas versões I e II (Ai meu Deus! O que foi que aconteceu..., com a música popular brasileira?). Hoje eu que pergunto o que foi que aconteceu com a FM 105,1 - Santa Clara ao mudar de linha musical. A emissora educativa e evangelizadora não toca mais somente música de qualidade como se caracterizava. Nas últimas semana os ouvintes acostumados com sua grade musical e de programas estão estranhando e reclamando da presença de certas músicas fora dos padrões de qualidade e talentos. Os programas "Caby da Costa Lima" e "Show de Bola", independentes, estão salvando os ouvintes de boa música nas manhãs de domingos. Os mossoroenses amantes do rádio e de boa música, seja AM ou FM, terão que buscar na internet e dou algumas dicas para que fiquem sintonizados em emissoras potiguares, que são: FM 88,9 (Universitária UFRN), 94,7 (FM Cidade), 100,1 (FM Marinha) e 104,6 (FM Natal). Boa leitura nobre leitor/a.

SALÁRIO MATERNIDADE: AVÓ COM GUARDA JUDICIAL TEM DIREITO. – O INSS deve pagar salário-maternidade a uma avó que tem a guarda judicial do neto. Com este entendimento, o desembargador federal Fausto De Sanctis, da 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), manteve decisão de primeiro grau que concedeu tutela antecipada e determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social pague o benefício nestas condições.
O INSS defendeu que o benefício de salário-maternidade somente pode ser concedido se a guarda tiver fins de adoção e que no direito brasileiro é proibida a adoção por avós. Porém, para o magistrado, o salário-maternidade também é devido a quem está em situação semelhante à mãe adotante.
No caso, a mãe estava impossibilitada de cuidar de seu filho e o entregou à avó da criança. Para De Sanctis, a avó deve se preparar para receber a criança que vai depender de cuidados especiais ao perder o convívio com a mãe.
Além disso, o desembargador federal acrescentou que a avó deverá se adaptar a outra rotina, sem levar em consideração os aspectos emocionais envolvidos. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-3. Processo 5006326-70.2017.4.03.0000.

CORREGEDORIA E TRIBUNAL DE JUSTIÇA OUVE POPULAÇÃO de Mossoró e Serra do Mel. – A Corregedoria Geral de Justiça do TJRN iniciou uma série de Audiências Públicas que estão contempladas no projeto "Conexão Direta", que tem como objetivo ouvir a população potiguar in loco, bem como através de um canal implantado no site da Corregedoria de Justiça (http://corregedoria.tjrn.jus.br/). O evento envolvendo a Comarca de Mossoró e o Termo de Serra do Mel está agendado para o dia 26 de setembro, a partir das 10h, no Auditório do Fórum Doutor Silveira Martins, na Rua Alameda das Carnaubeiras, 355, Bairro Costa e Silva, em Mossoró.
O ciclo das audiências já alcançou a população de 53 municípios, sedes e termos de 16 Comarcas do RN, que juntos somam 760.916 habitantes. Na nova etapa serão contempladas as populações de Macaíba, Monte Alegre, Nova Cruz e Mossoró, com presença confirmada da desembargadora Maria Zeneide Bezerra, Corregedora Geral de Justiça do TJRN
As audiências são destinadas a promover de forma democrática, aberta e transparente, o debate no âmbito institucional sobre os serviços prestados pela Justiça Estadual, possibilitando, a partir da coleta de suas sugestões, reclamações e críticas, a tomada de decisões revestidas de maior abrangência social por parte dos órgãos judicantes. Para Maria Zeneide Bezerra, "ouvir o povo, suas representatividades e as instituições constituídas trará subsídios à gestão e, assim, a partir da inquietude e anseios dos jurisdicionados, formatará junto às demais unidades do judiciário norte-riograndense, políticas administrativas que deem respostas reais e imediatas à população".
Estão sendo convidados os diversos segmentos da sociedade de Mossoró e da Serra do Mel para o evento do próximo dia 26, entre eles instituições como a Câmara dos Vereadores, OAB, Ministério Público, Secretarias, Prefeituras, Oficios de Notas, Conselhos Tutelares, CREA, CRAS, Igrejas, Sindicatos, Conselhos Comunitários, imprensa, organizações e associações da sociedade civil. Por Marcos Antônio Ferreira, via e-mail, em 20/09/2017.

ROMERO CARODOSO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO.Em Breve, no dia 16 de outubro de 2017, será exibido no auditório da FAFIC/UERN, no ensejo do Projeto de Extensão CineSofia, coordenado pelo Prof. Dr. Ramos Neves, do Departamento de Filosofia/FAFIC/UERN. Esse filme tem fortes vínculos com as cinematografia (Jean Luc Godard e a nouvelle vague) e a literatura (George Arnaud, O Salário do Medo) francesas.
É um clássico da cinematografia nordestina. Dentro da programação, será exibido ainda o documentário Lição de Fogo: A aventura do primeiro longa-metragem paraibano de ficção, trabalho de conclusão de curso da jornalista pombalense Larissa Claro. Por Prof. Msc. José Romero Araújo Cardoso.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (565)O problema é a guerra fiscal. Inicialmente, entre os Estados. Agora entre países. O Brasil, todos sabemos, é um inferno para o empreendedor. A burocracia é enorme. Impõe dificuldades a todo custo, com vistas a colher facilidades. Se não houver mudanças nesse país, com a crescente globalização da economia e desenvolvimento da tecnologia, o Brasil tá destinado ao fracasso e instabilidade, com graves consequências para seu povo. Por Eleazar Brito – Grupo Mobilização Base – Fórum, em 19/09/2017.

FIQUE SABENDO... "A metrópole dos sequelados". Por Ronaldo Fixina Barreto – Anestesiologista e Delegado Sindical. FONTE: e-mail pessoal, em 19/09/2017.
A população necessita deste trabalho – a Prefeitura de Mossoró não reconhece esta necessidade.
A Anestesiologia é uma especialidade que exige enorme dedicação. São quase dez anos de estudo, plantões, distanciamento da família, ausência no dia dos pais, atualização, etc, etc, para iniciar a atividade profissional.
O trabalho médico tem que ser muito bem remunerado, assim como a magistratura e alguns profissionais. Isso exige que o médico tenha pudor e atitude, denunciando todas as mazelas da Saúde Pública e reagindo agressivamente contra todo e qualquer ato administrativo indecente por parte dos gestores da saúde. Atraso salarial de um dia deveria significar não existir a prestação do serviço médico.
Os pacientes necessitam de assistência à saúde, bom, eficiente e rápido atendimento, inclusive de cirurgias eletivas.
Lutamos pelo reconhecimento da importância deste trabalho, por respeito e, agora por proteção dentro dos ambientes hospitalares. É uma estupidez, exercer a Medicina sem condições técnicas de trabalho, sem nenhuma previsibilidade razoável do recebimento de honorários. Os gestores omissos fazem chacota, escárnio com médicos e pacientes.
O pagamento dos plantões médicos, depende trimestralmente de um pedido de tutela para determinar o bloqueio de valores do Estado ou da Prefeitura, para pagamento de longos meses de plantões. Não há obediência aos princípios administrativos e nunca existe eficiência.
Os médicos vítimas dos gestores da saúde, agora são vítimas de bandidos, assaltantes e outros vermes dentro dos hospitais. Isso é o maior absurdo.
Em Mossoró, não há possibilidade nenhuma de realizar um procedimento cirúrgico eletivo pelo SUS em virtude da falta de vontade política, péssima gestão, incompetência administrativa e total falta de transparência.
O tão propalado contrato entre o Estado e a Prefeitura de Mossoró, para realização de todas as cirurgias eletivas de todas as especialidades, não foi firmado ou não surtiu nenhum efeito. Paralelamente a Prefeitura de Mossoró, tenta repassar o problema da realização das cirurgias eletivas, para os hospitais privados de Mossoró que não apresentaram um contrato de prestação de serviço P M M x Hospitais. Qual será a origem deste dinheiro que será repassado para os hospitais? Aumentando a quantidade de leitos de UTI (que lorota é essa?), plantão inexistente para pagar cirurgia (médico que se passar para este tipo de expediente merece ter o CRM cassado). Uma simples cirurgia para retirar uma vesícula; (colecistectomia) se transforma num verdadeiro martírio, na metrópole Mossoró.
O gestor da saúde anuncia como se fosse um grande feito, um plus de 100% na tabela do SUS, e que os médicos de Mossoró não aceitaram, a excelente proposta, mas tiveram o cuidado de não informar que era um acréscimo em cima de valores como: amigdalectomia (R$ 53,00); trat. Cirúrgico fratura joelho (R$ 43,52); Colecistectomia (R$ 63,27); Nefrectomia (R$ 58,44); Histerectomia (R$ 66,51): Trat ciurgico fratura fêmur (R$ 74,34) Valores referentes as anestesias. Isso sim é valorização do trabalho médico!
A responsabilidade médica é enorme. Caso algum médico aceite esses valores como remuneração é simplesmente prostituição. E caso ocorra um milagre lucrativo da vinda de equipes (anestesista, cirurgião, técnicos de placas e parafusos) de Fortaleza ou Natal para realizar essas cirurgias com esta tabela, obrigatoriamente existe alguma afronta a inteligência dos contribuintes. Muito estranho. Trata-se de excesso de filantropismo ou excesso de amor ao próximo. Haverá alguma remuneração "por fora", mágica ou uma modalidade de pagamento não prevista.
Caso esse milagre ocorra lícito seria que o gestor apresentasse comprovante de depósito referente a cada profissional e cada procedimento, com retenção de toda tributação, inclusive Imposto de Renda.
As especialidades básicas como Cirurgia Geral, Anestesia, Ortopedia e Ginecologia encaminharam para os hospitais privados, uma proposta justa e possível, para realização de milhares de cirurgias.
Por uma questão de justiça e transparência, se ocorrer a possibilidade da realização das cirurgias eletivas, deve haver uma fila única publicada para o conhecimento da população. Uma triagem meramente política será uma crueldade. Uma estúpida covardia.
Enquanto isso na sala de cirurgia não tem nenhuma cirurgia eletiva para os usuários do SUS.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: TRF – Tribunal Regional Federal realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 20 (vinte) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 03/10/2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 10.461,90. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
MA: A Prefeitura de Araguanã/MA realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 174 (cento e setenta e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS CARLOGOS, inscrições abertas até o dia 30/10/2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 6.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
DE BRUNO BARRETO. - O jornalista Bruno Barreto ultima os preparativos para o lançamento do seu livro:"Os Rosados Divididos – Como os Jornais Não Contaram essa História". A obra é o resultado de um trabalho exaustivo feito pelo jornalista, que passou meses na biblioteca municipal e nos arquivos dos jornais locais vasculhando edições antigas de O Mossoroense e da Gazeta do Oeste. Um livro obrigatório para quem quer conhecer mais da história política recente de nossa cidade. Ainda não há data oficial para lançamento, mas a pré-venda já começou. Para garantir o seu basta depositar R$ 50 em uma das duas contas abaixo e em seguida enviar o comprovante para o telefone-WhatsApp (84) 9.8889-3574. CEF: ag. 0560 c/c 38123-7 ou BB: ag. 36-1 c/c 71969-2. Ambas de titularidade do próprio autor. FONTE: Tio Colorau, tiocolorau.com.br, em 18/09/2017.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" - Dia 19: Jilva Resende – UERN. Dauri Lima – Prof. e Zaíra Pereira – CEF (25); Edvar Duarte – Prof. e Salatiel Fernandes – UERN (26); Jane Oliveira, Olavo Hamilton – Prof., Socorro Medeiros – UERN, Tércio Pereira – Representante e Washington Amorim – Comerciante (27); Eliete Seize – UERN, Francisca Fernandes – UERN e Romero Cardoso – Prof. (28); Olívio Santiago – Músico. E dia 30: Eliene Bandeira - Professora e Priscila Oliveira – Atriz.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Obrigado amigo Hermes, pelas edições, Jorge Torres". – Obrigado Companheiro J.T, é com grata satisfação tê-lo entre nossos leitores, com votos de saúde e paz.

MEMÓRIA:
HÁ 63 ANOS! Acontecia a inauguração da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Praça Miguel Faustino, no centro, que passou por restauração há 18 de outubro de 2002, na gestão da então Prefeita Rosalba Ciarlini. Fonte; Grupo Relembrando Mossoró – Facebook, por Lindomarcos Faustino Vieira, em 25/09/2016.
NA EDIÇÃO Nº 732/2016 (de 10/09), tratamos do seguinte tema: Hóspedes presos em elevador serão indenizados; Walter Gomes, repórter por uma edição!; Bronca do leitor/internauta (513) por Carlos Santos "O Bolasete"; Fique Sabendo... "Eu nunca quis um marido, eu sempre quis um companheiro". Por Bruna Stamato. Texto sugerido por Goretti Ribeiro – Servidora Estadual.
DIA: hoje é Dia da Tia Solteirona, Dia do Rádio ou Radiofusão e Dia Nacional do Trãnsito. Amanhã (26) será Dia dos Primos, Dia Internacional da Relações Públicas e Dia Nacional dos Surdos.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
Foi um pianista norte-americano, pioneiro e cantor de música soul, blues, jazz que ajudou a definir o seu formato ainda no fim dos anos 50, além de um inovador intérprete de R&B. Seu nome de batismo, Ray Charles Robinson, foi encurtado para Ray Charles quando entrou na indústria do entretenimento para não ser confundido com o famoso boxeador Sugar Ray Robinson. Considerado um dos maiores gênios da música norte-americana, Ray Charles também foi um dos responsáveis pela introdução de ritmo gospel nas músicas de R&B. Foi eleito pela Rolling Stone o 2º maior cantor de todos os tempos e 10º maior artista da música de todos os tempos. Ray Charles não nasceu cego. Ele ficou totalmente cego aos sete anos de idade. Charles nunca soube exatamente por que perdeu a visão, apesar de existirem fontes que sugerem que sua cegueira era devido a glaucoma, enquanto outras fontes sugerem que Ray começou a perder a sua visão devido a uma infecção provocada por água com sabão nos seus olhos, que foi deixado sem tratamento. Frequentou a Escola para Cegos e Surdos de Santo Agostinho, em St. Augustine, Flórida. Aprendeu também a escrever música e tocar vários instrumentos musicais, mas o melhor e mais conhecido é o piano. Enquanto ele estava lá, a mãe dele morreu seguido por seu pai dois anos depois. Órfão na adolescência, Ray Charles iniciou a sua carreira tocando piano e cantando em grupos de gospel, no final dos anos 40. A princípio influenciado por Nat King Cole, trocou o gospel por baladas profanas e, após assinar com a Atlantic Records em 1952, enveredou pelo R&B. Quando o Rock & Roll estourou com Elvis Prelsey em 1955, e cantores negros como Chuck Berry e Little Richard foram promovidos, Ray Charles aproveitou o espaço aberto na mídia e lançou sucessos como "I Got a Woman" (gravada depois por Elvis), "Talkin about You", "What I'd Say", "Litle girl of Mine", "Hit the Road Jack", entre outros, reunindo elementos de R&B e gospel nas músicas de uma forma que abriram caminho para a soul music dos anos 60, e tornando-o um astro reverenciado do pop negro. A partir de então, embora sempre ligado ao soul, não se ateve a nenhum gênero musical negro específico: conviveu com o jazz, gravou baladas românticas chorosas e standards da canção americana. Entre seus sucessos históricos desta fase estão canções como "Unchain My Heart", "Ruby", "Cry Me a River", "Georgia On My Mind" e baladas country tais como "Sweet Memories", e seu maior sucesso comercial, "I Can't Stop Loving You", de 1962, Apesar de problemas com drogas que lhe prejudicaram a carreira, as interpretações de Ray Charles sempre foram apreciadas, não importando as músicas que cantasse. Uma "aura" de genialidade reconhecida acompanhou-o até o fim da vida e mais do que nos últimos álbuns que gravou, era nas suas apresentações ao vivo que o seu talento único podia ser apreciado. Um notório mulherengo, Ray Charles casou-se duas vezes e foi pai de doze filhos com sete diferentes mulheres. Sua primeira esposa foi Eileen Williams (casado em 1951, divorciado em 1952) tiveram um filho. Outros três filhos são de seu segundo casamento, em 1955, com Della Beatrice Howard (divorciaram-se em 1977). Sua namorada longo prazo e parceira no momento da sua morte era Norma Pinella. Charles deu a cada um de seus 12 filhos US$ 1.000.000,00 sem impostos em 2004, pouco antes de morrer. Faleceu aos 73 anos de idade, às 11h35 do dia 10 de junho de 2004 em sua casa de Beverly Hills, onde estava com seus familiares, vítima de uma doença no fígado. Foi enterrado no Cemitério Inglewood Park, localizado em los Angeles na Califórnia. Em 2003, Charles havia realizado uma bem-sucedida cirurgia de substituição do quadril, planejando voltar imediatamente aos trabalhos, antes de sofrer outros impedimentos. O funeral ocorreu em 18 de junho na Primeira Igreja Metodista Episcopal de Los Angeles, com a presença de vários outros artistas ilustres da música norte-americana. B.B. King, Glen Campbell, Stivie Wonder e Wynton Marsalis foram alguns dos artistas presentes que performaram em homenagem à Charles. Seu último álbum, Genius Loves Company, foi lançado postumamente dois meses após o ocorrido, e consiste em duetos com vários artistas contemporâneos seus e de gerações posteriores, como o próprio B.B. King, Van Morrison, Willie Nelson, James Taylor, Gladys Knight, Michael McDonald, Natalie Cole, Van Morrison, Willie Nelson, James Taylor, Gladys Knight, Michael McDonald, Natalie Cole, Elton John, Bonnie Raitt, Diana Krall, Norah Jones e Johnny Mathis. O álbum recebeu oito Prêmios Grammy, incluindo Melhor Álbum Pop, Álbum do Ano, Gravação do Ano e Melhor Colaboração de Pop com Vocais; também foram altamente elogiados seus duetos com Elton John e B.B. King. O álbum inclui uma versão de "Over the Rainbow", de Harold Arlen e E. Y. Harburg, gravada em dueto com Johnny Mathis. VIDA PESSOAL: Sua primeira filha foi Evelyn, nascida em 1949, fruto de sua relação com Louise Flowers. Durante o casamento, Charles sentiu que seus problemas com heroína afetaram a esposa. Posteriormente, o cantor teve um relacionamento de seis anos com Margie Hendricks, uma de suas Raelettes, da qual teve outros filhos com mais cinco relacionamentos. Seu filho mais novo, Ryan Corey, nasceu em 1987, fruto de seu relacionamento com Mary Anne den Bok. LEGADO: Filme biográfico - O filme Ray, de 2004, interpretado por Jamie Foxx (vencedor do Oscar, pelo papel) conta a vida do músico, partindo do momento em que deixa sua casa em direção a Seattle, para tentar a carreira profissional, até o sucesso e o vício da heroína e sua luta para se livrar dela, intercalando inúmeros flash-backs, onde o protagonista relembra os conselhos de sua mãe e momentos de sua infância, quando perdeu seu irmão (que morreu afogado) e quando ficou cego. Reportamo-nos sobre RAY CHARLES ROBINSON (in memorian), conhecido artisticamente por RAY CHARLES, nasceu em 23/09/1930 – Albany, Georgia, Estados Unidos e faleceu em Beverly Hills, Califórnia, Estados Unidos em 10/06/2004 com 73 anos de idade. Sua discografia consta de 11 discos gravados entre 1958/1966. Gênero musical: Rhythm and Blues, Soul, Blues, Gospel, Jazz, Country, Pop, Rock and Roll. Instrumentos: Vocal, Piano, Teclado e Sax Alto. Período de atividade: 1958 a 2004. FONTE:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Ray_Charles.

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

"O menino da guerra (Poesia de Rosângela Trajano).

O menino da guerra
Não mais sorriu
Com medo da bomba
Que lá explodiu.

O menino da guerra
Bastante chorou
Ao ver as crianças
Que a guerra matou.

O menino da guerra
Seu papai muito amou
Soldado na guerra
Para casa não voltou.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: as titias solteiras, aos profissionais do rádio e do trânsito. Igualmente para os primos e os surdos.
QUEM canta...
"Georgia, Georgia, por todo o dia / Simplesmente uma canção velha e doce / Mantém Georgia na minha mente...". ("Georgia On My Mind" – Composição: Hoagy Carmichael and Stuart Gorrell. Canta: Hay Charles.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

sábado, 16 de setembro de 2017

DC - Coluna de Notícias 787. (Anexo slide: A história de Ernani).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 787 (geral) e 39ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.
Mossoró/RN, sábado, 16 de setembro de 2017. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 37/52, dias: 259/365 e faltam 106 dias para o final do ano.
"Causos e poesias democráticos!"
"O contador de histórias é justamente o contrário de historiador, não sendo um historiador, afinal de contas, mais do que um contador de histórias. Por que essa diferença? (...) O historiador foi inventado por ti, homem culto, letrado, humanista; o contador de histórias foi inventado pelo povo (...)". Machado de Assis. NA SÉRIE ASSIM DISSERAM ELES, em 08/09/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Logo mais à noite, vamos abraçar o amigo e amigos do Walter Silva & Banda, para assistir o show "Contracultura" que o mesmo programou para o Shopping Bouleward – Centro de Mossoró. Será a partir das 21h com abertura (janela) de grandes músicos como Jhonas Filho, Herbert Mota e Roberta Costa - artistas  mossoroenses, em nome do Walter convidamos todos e todas que apreciam a verdadeira música brasileira, a música de qualidade com uma variação musical que vai desde a bossa-nova, passando pelas décadas de 70, 80 e atual, mas sempre com qualidade poética e arranjos musicais por todos os músicos. E no final relembrando músicas de bons carnavais ao estilo das festas nos clubes de Mossoró. Até lá pessoal, contamos com a presenças de vocês! Boa leitura nobre leitor/a.

EMPRESA SEM EMPREGADOS NÃO É OBRIGADA A PAGAR CONTRIBUIÇÃO SINDICAL. – Somente empresas que possuem empregados são obrigadas ao pagamento da contribuição sindical patronal. Esse foi o entendimento aplicado pela juíza Cláudia Bueno Rocha Chiuzuli, 1ª Vara do Trabalho de São Carlos (SP), ao afastar a cobrança de uma empresa que não possui empregados.
No caso, a empresa que trabalha com compra e venda de imóveis próprios foi surpreendida pela cobrança da contribuição sindical feita pelo sindicato do ramo imobiliário.
Diante disso, representada pelo advogado Augusto Fauvel de Moraes, ingressou com ação declaratória para que fosse reconhecia a inexigibilidade da contribuição. De acordo com o advogado, por não possuir funcionários, a empresa não pode ser considerada empregadora. Logo, a contribuição seria inexigível. Por sua vez, o sindicato sustentou que a cobrança era válida, ainda que não houvesse empregados registrados na empresa.
Seguindo a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, a juíza Cláudia Chiuzuli concedeu o pedido para afastar a cobrança. "Pela interpretação sistemática dos artigos 2, 579, 580, I, II e III, da CLT, há a clara conclusão que somente empresas que possuem empregados são obrigadas ao pagamento da contribuição sindical patronal, sobretudo porque esse valor se destina à manutenção do sindicato representativo da categoria e à sua atuação na proteção dos direitos dos empregados e empregadores", concluiu. Processo 0010508-46.2017.5.15.0008. Fonte: Conjur - Consultor Jurídico - 04/09/2017.

PRECATÓRIOS: TJRN DETERNINA BLOQUEIO DE R$ 52 MI.A revitalização do Rio Diante da situação de crise econômica vivenciada no RN, o presidente do TJRN - Tribunal de Justiça do RN determinou na quinta-feira (31/08) o bloqueio nas contas do Estado do Rio Grande do Norte de R$ 52.122.506,84 aconteça em quatro parcelas, sendo a primeira no dia 29 de setembro, no valor de R$ 13.030.626,71, e as demais no dia 29 de cada mês, até dezembro de 2017. A decisão é do presidente do TJRN, desembargador Expedito Ferreira.
"O valor apresentado, R$ 500 mil a cada mês, sequer é suficiente para o pagamento do repasse mensal a que o Estado está obrigado a realizar no ano de 2017, no total de R$ 8.337.711,94, objeto, inclusive de outro procedimento de bloqueio e sequestro, não sendo capaz nem de amortizar a dívida referente ao exercício de 2016, o que, a grosso modo, é prejudicial ao próprio Estado, em razão da incidência de juros e atualização monetária do acervo de precatórios", destaca o presidente.
Quanto ao procedimento de sequestro referente às dívidas de 2017 (Processo nº 2017.001749-2), as quais somam cerca de R$ 66 milhões, o Estado requereu a utilização dos recursos dos depósitos judiciais para o pagamento de precatórios. O magistrado da Corte de Justiça concedeu, no último dia 28, prazo de 30 dias para a finalização das habilitações.

DEBATE SOBRE O RIO APODI SERÁ EM NATAL.A revitalização do Rio Apodi-Mossoró será discutida na próxima segunda-feira (18), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), em Natal. A reunião, organizada pela 3ª Promotoria de Justiça da comarca de Mossoró e pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Caop-Meio Ambiente), está marcada para começar às 9h30.
O propósito da reunião é discutir sobre a situação ambiental atual do rio, as medidas tomadas pelos órgãos gestores estadual e municipal, os estudos desenvolvidos pelas universidades e quais ações podem ser tomadas para a recuperação do Apodi-Mossoró.
Foram convidados para participar representantes das universidades federais Rural do Semiárido (UFERSA) e do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) – de departamentos como Geografia, Química, Ciências Biológicas, Sociais e Animais; do Comitê da Bacia do Rio Apodi/Mossoró; das Secretarias de Estado de Recursos Hídricos (SERHID) e do Meio Ambiente (SEMARH); da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos de Mossoró (SEMURB); de órgãos ambientais como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), Instituto e Gestão de Águas do Estado (IGARN) e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA); da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (COVISA), e de outras instituições e representantes da sociedade civil organizada. FONTE: Blog Iram Oliveira – Opinião (iramdeoliveira.blogspot.com.br).

FRANCISCO MARTINS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO.Neste mês de setembro o poeta cordelista Mané Beradeiro estará lançando seu mais novo folheto. "Jesus e o Diabo no Rio Grande do Norte" tem a arte da capa feita por Eliabe Alves, o mesmo que também desenhou "Um bode chamado Woden". O folheto pode ser comprado em Natal, na Estação do Cordel, situada a Praça Padre João Maria, ou diretamente como autor via (084) 9.8719-4534. Entrega para todo o Brasil. Grande abraço, Francisco Martins – Mané Beradeiro!

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (564)O baixo clero, tal qual um formigueiro anunciando a chegada do inverno, tá em polvorosa, perdido. Procurando abafar as maldades do grã mestre e senhor, aponta o dedo em riste na direção de quem menos tem culpa, olhem-se no espelho e descobrirás a raiz de todo o mal. Meu amo e senhor, amém! Neto Vale – Professor, via facebook, em 16/09/2017.

FIQUE SABENDO... "16 de Setembro – Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio". Por *Vanessa Sardinha dos Santos. FONTE: http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/preservacao-camada-ozonio.htm, em 03/08.2026.
O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio é comemorado em 16 de setembro, mesma data em que alguns países assinaram o Protocolo Montreal em 1987. O principal objetivo dessa celebração é a conscientização sobre a importância dessa camada e as formas para evitar a sua destruição.
A Camada de Ozônio é uma camada de gás situada ao redor do planeta que se localiza a aproximadamente 20 a 35 km de altitude. É essa camada a responsável por garantir que todos os seres vivos da Terra fiquem protegidos contra os efeitos nocivos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Sem ela, provavelmente não existiria vida.
O ozônio é formado na estratosfera, quando inicialmente a radiação ultravioleta quebra moléculas de oxigênio (O2) e libera átomos desse elemento (O). Esses átomos, então, unem-se às moléculas de oxigênio e formam o ozônio (O3).
Pesquisadores têm observado que essa camada tem sido progressivamente destruída graças à ação dos homens. Em 1977, alguns cientistas britânicos alertaram sobre a existência de um buraco na camada de ozônio na região da Antártida. Estudos posteriores demonstraram que em todo o planeta a camada estava se tornando mais fina.
A camada de ozônio é afetada pela emissão de várias substâncias, tais como os óxidos nítricos e nitrosos e o gás carbônico. Entretanto, maior atenção deve ser dada aos clorofluorcarbonos, mais conhecidos como CFCs. Esses compostos, que são encontrados em aerossóis e em equipamentos de refrigeração, chegam até a estratosfera, sofrem a ação da radiação ultravioleta e desintegram-se, liberando cloro. O cloro reage com o ozônio presente na camada e transforma-o em uma molécula de monóxido de cloro e gás oxigênio. O gás oxigênio, diferentemente do ozônio, não é capaz de proteger a Terra dos raios ultravioleta, deixando-a, assim, desprotegida.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a perda de 1% da camada de ozônio é responsável pelo surgimento de pelo menos 50 mil novos casos de câncer de pele. Além desse problema, o excesso de raios ultravioleta também é responsável por atacar o sistema imunológico e desencadear o envelhecimento precoce e problemas de visão. Além de atingir humanos, a radiação pode afetar todas as formas de vida, sendo importante destacar a destruição dos plânctons, que desempenham importante papel na absorção de dióxido de carbono, que é usado no processo de fotossíntese.
Diante desses problemas, alguns países começaram a preocupar-se com os possíveis impactos que a redução da camada de ozônio poderia causar à vida humana. Assim sendo, em 1985, algumas nações reuniram-se na Áustria para discutir o tema e foi formalizada a Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio, que tinha o objetivo de retardar o processo de diminuição da camada.
Em 1987, dando continuidade às políticas de proteção da camada de ozônio, foi criado o Protocolo de Montreal, que estabelecia a diminuição da produção e consumo de substâncias que afetavam diretamente essa camada. Todos os países concordaram e firmaram esse compromisso com o planeta.
É importante frisar que o compromisso de todos para garantir a saúde da camada de ozônio obteve resultados positivos. Em 2014, as Nações Unidas informaram que a camada está começando a recuperar-se.
Por Ma. Vanessa dos Santos
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja: SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "16 de setembro — Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/preservacao-camada-ozonio.htm>. Acesso em 14 de setembro de 2017.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: O Exército Brasileiro – 5ª Região realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 19/09/2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 7.500,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
CE: A UFC – Universidade Federal do Ceará realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 44 (quarenta e quatro) VAGAS PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO, inscrições abertas no período de 16 a 24/09/2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 4.638,66. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
PAGAMENTO DO PIS/PASEP. - Os Programas de Integração Social - PIS e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor – PASEP, iniciaram o pagamento do Calendário 2017/2018 desde o dia 27/07 e liberaram mais um lote com recursos para os nascidos em setembro (PIS) e final de numeração 2 (PASEP). O pagamento está disponível desde o dia 14/09/2017e o dinheiro fica disponível na agência bancária até o dia 29/06/2018, para os que não receberam no dia previsto.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" - Dia 17: Alipio Pompeu Almeida – Publicitário, Deusdith Cavalcanti – Eng. Agrônomo, Genildo Costa – Cantor, Gilvanni Vasconcelos – Prof., Gualter Alencar – Poeta, Jose Evangelista de Lima e Sueldo Leite – Professores. e Telma Maia -  UERN. Sérgio Neto – DATANORTE (18); Herbênia Ferreira – A. Social e Marileide Couto – UERN (19); José Maria Caldas – Médico e Edmilson Lopes Jr. – Prof. (20); Ângelo Júnior – DETRAN e Marcondes Paula – Radialista (21); João Rodrigues e Joedson Freitas – Professores, Maurício Oliveira – DATANORTE e Tárcio Araújo - Jornalista. E dia 23: Carlos Santana – Adv., Fco. José Júnior e Soraya Vieira – Colunista Social.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Meu amigo Hermes, recebi dois exemplares do Jornal O Jabá. Gratidão, Pedro Ernani Kosiba". – Ótimo companheiro! Ainda bem que O Jabá passou pelos censores eletrônicos, prova que os "malas" metidos a escrever são bem lisos de pegar verniz, como diz nós aqui, pobres matutos. Grande abraço a você, a Fátima e demais familiares com votos de saúde e paz.

MEMÓRIA:
HÁ 16 ANOS! Realizado 1º Seminário "Novas Liberdades", em 17/09/2001.
NA EDIÇÃO Nº 731/2016 (de 02/09), tratamos do seguinte tema: Políticos usar o SUS enquanto durar o mandato; SINAI realiza eleições para conselho e regionais; Bronca do leitor/internauta (512), por Santino Arruda; Fique sabendo... "Sobre a ocupação militar no RN", por Vantiê Clínio Carvalho de Oliveira – Doutor em Ciências Sociais.
DIA: hoje é Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio e Dia Nacional do Caminhoneiro. Amanhã (17) será Dia da Compreensão Mundial, Dia do Cego e Dia Rodoviário de Carga.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
Foi um guitarrista de blues, compositor e cantor estadunidense. Seu pseudônimo como moderador na rádio W. Foi considerado, ao lado de Eric Clapton e Jimi Hendrix, um dos melhores guitarristas do mundo pela revista norte-americana Rolling Stone. Ao longo da sua carreira, foi distinguido com 15 prémios Grammy, tendo sido o criador de um estilo musical único e que faria dele um dos músicos mais respeitados e influentes de blues, tendo ganho o epíteto de Rei dos Blues. Era apreciado por seus solos, nos quais, ao contrário de muitos guitarristas, preferia usar poucas notas. Certa vez, teria dito: "posso fazer uma nota valer por mil". Nosso homenageado nasceu numa fazenda de algodão em 16 de setembro de 1925 em Itta Bena, perto de Indianola, no Mississipi, Estados Unidos. Teve uma infância difícil – aos 9 anos, vivia sozinho e colhia algodão para se sustentar. Começou por tocar, a troco de algumas moedas, na esquina da Second Street. Chegou mesmo a tocar em quatro cidades diferentes aos sábados à noite. No ano de 1947, partia para Memphis, no Tennessee, apenas com sua guitarra e $ 2,50 dólares. Como pretendia seguir a carreira musical, a cidade de Memphis, onde se cruzavam todos os músicos importantes do sul dos Estados Unidos, sustentava uma vasta competitiva comunidade musical em que todos os estilos musicais negros eram ouvidos. Nomes como Django Reinhard, Blind Lemon Jefferson, Lonnie Johnson, Charlie Christian e  T-Bone Walkertornaram-se - seus. "Num sábado à noite ouvi uma guitarra elétrica que não estava a tocar música gospel negra. Era T-Bone interpretando "Stormy Monday" e foi o som mais belo que alguma vez ouvi na minha vida." Recorda ele. "Foi o que realmente me levou a querer tocar blues". A primeira grande oportunidade da sua carreira surgiu em 1948, quando atuou no programa de rádio de Sonny Williamson, na estação KWEM, de Memphis. Sucederam-se atuações fixas no "Grill" da Sixteenth Avenue e mais tarde um anúncio publicitário de 10 minutos na estação radiofónica WDIA, com uma equipe e direção exclusivamente negra. "King's Sport", patrocinado por um tônico, tornou-se então tão popular e aumentou o tempo de transmissão e se transformou no "Sepia Swing Club". Precisou de um nome artístico para a rádio. Ele foi apelidado de "Beale Blues Boy", como referência à música "Beale Street Blues", foi abreviado para "Blues Boy King" e eventualmente para B. B. King. Por mera coincidência, o nome de KING já incluía a simples inicial "B", que não correspondia a qualquer abreviatura. Pouco depois do seu êxito "Three O'Clock Blues", em 1951, B. B. King começou a fazer turnês nacionais sem parar, atingindo uma média de 275 concertos/ano. Só em 1956 B. B. King e a sua banda fizeram 342 concertos! Dos pequenos cafés, teatros de "gueto", salões de dança, clubes de jazz e de rock, grandes hotéis e recintos para concertos sinfônicos aos mais prestigiados recintos nacionais e internacionais, B. B. King depressa se tornou o mais conceituado músico de blues dos últimos 40 anos, desenvolvendo um dos mais prontamente identificáveis estilos musicais de guitarra, a nível mundial. O seu estilo foi inspirador para muitos guitarristas de rock. Mike Bloomfiel, Albert Collins, Buddy Guy, Freddie King, Jimi Hendrix, Otis Rush, Johnny Winter, Albert King, Eric Clapton, George Harrison e Jeff Beck foram apenas alguns dos que seguiram a sua técnica como modelo. Era considerado o melhor guitarrista do mundo por Hendrix. Em 1969, B. B. King foi escolhido para a abertura de 18 concertos dos Rolling Stones. Em 1970 fez uma turnê por Uganda, Nigéria e Libéria, com o patrocínio governamental dos Estados Unidos. Começou a participar da maioria dos festivais de Jazz por todo o mundo, incluindo o Newport Jazz Festival e o Kool Jazz Festival New York, e sua presença tornou-se regular no circuito por universidades e colégios. Em 1989 fez uma turnê de três meses pela Austrália, Nova Zelândia, Japão, França, Alemanha Ocidental, Países Baixos e Irlanda, como convidado especial dos U2, participando igualmente no álbum Rattle and Hum, deste grupo, com o tema "When Love Comes to Town". Em 26 de julho de 1996, aproveitando ter um concerto agendado para Stuttgart, deslocou-se de propósito de avião até à base aérea de Tuzla, para atuar perante tropas da Suécia, Rússia, Bélgica e Estados Unidos, estacionadas na Bósnia e Herzegovina num esforço conjunto de manutenção da paz. No dia seguinte, voou para a base aérea de Kapsjak, para nova atuação junto de tropas norte-americanas. B. B. King confessa: "Foi emocionante atuar para estes homens e mulheres. Apreciamo-los e queremos que eles saibam que têm o nosso total apoio na sua árdua tarefa de manutenção da paz." B. B. King terminou 1996 com uma turnê pela América Latina, com concertos no México, Brasil, Chile, Argentina, Uruguai e, pela primeira vez, no Peru e Paraguai. O "Rei dos Blues" totalizou mais de 90 países onde atuou. Ao longo dos anos foi agraciado com diversos Grammy Awards: melhor desempenho vocal masculino de Rhythm & Blues, em 1970, com "The Thrill is Gone", melhor gravação étnica ou tradicional, em 1981, com "There Must Be a Better World Somewhere", melhor gravação de Blues tradicionais, em 1983, com "Blues'N Jazz" e em 1985 com "My Guitar Sings the Blues". Em 1970, Indianopola Missisipi Seeds concede-lhe o "Grammy" de melhor capa de álbum. A Gibson Guitar Co. nomeou-o "Embaixador das guitarras Gibson no Mundo". Últimos dias e morte - 2015: No início de abril, B.B. King foi internado no hospital depois de sofrer de desidratação causada pelo diabetes tipo 2, doença com a qual convivia há mais de vinte anos. Estava com uma turnê marcada para 2015, mas teve que desmarcar os shows por causa da doença. Durante uma apresentação em Chicago em outubro, o músico passou mal no palco devido a desidratação e esgotamento. Ainda faltavam oito apresentações para terminar a temporada. King morreu em 14 de maio de 2015, enquanto dormia, aos 89 anos. O médico do músico, Darin Brimhall, e o legista John Fudenberg declararam que o termo técnico para a causa da morte é demência vascular. Brimhall disse que os AVCs de B.B. King resultaram da redução do fluxo sanguíneo em consequência de diabetes crônica. Também houve a suspeita de que B.B. King tivesse sido envenenado por seu agente. Duas de suas filhas fizeram a acusação, pedindo uma investigação formal. Nada porém ficou comprovado, tendo a autópsia concluído que a morte ficou a dever-se a causas naturais e confirmou que B.B. King sofria de diabetes, da doença de Alzheimer e problemas cardíacos. Guitarras: Uma das imagens de marca de King é chamar as suas guitarras o nome de "Lucille" - uma tradição que vem desde a década de 1950. No inverno de 1949, King se apresentou num salão de dança em Twist, no Arkansas. Com o intuito de aquecer o salão, acendeu-se um barril meio cheio de querosene no centro do salão, prática muito comum na época. Durante a apresentação, dois homens começaram a brigar e entornaram o barril que imediatamente espalhou chamas por todo o lado. Durante a evacuação, já fora do estabelecimento, King apercebeu-se de que tinha deixado a sua guitarra de 30 dólares no edifício em chamas. Voltou a entrar no incêndio para reaver a sua Gibson acústica, escapando por um triz. Duas pessoas morreram no fogo. No dia seguinte, soube que os dois homens tinham começado a briga devido a uma mulher chamada Lucille. A partir dessa altura, passou a designar as suas guitarras por esse nome, para "se lembrar de nunca brigar por uma mulher e nunca mais entrar em um bar em chamas." King iniciou utilizando uma Fender Telecaster. Passou a utilizar uma Gibson ES-335, modelo que foi substituído pela B. B. King Lucille, um modelo baseado na ES-345. No dia 19 de dezembro de 1997, apresentou Lucille ao Papa João Paulo II em um concerto e no Vaticano no dia 5 de novembro de 2000, doou uma cópia autografada de Lucille para o Museu de Música Nacional, Estados Unidos. Legado: Foi considerado um dos melhores guitarristas de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone. Reportamo-nos sobre RILEY BEN KING (in memorian), conhecido por B.B. KING, nasceu em 16/09/1925 – Itta Bena, Mississipi, Estados Unidos e faleceu em Las Vegas, Nevada, Estados Unidos em 14/05/2015 com 89 anos de idade. Sua discografia consta de 73 discos gravados entre 1949/2008 - sendo: 37 compactos e 36 álbnus. Gênero musical: Blues, Thythm and Blues, Blues Rock. Instrumentos: Vocal, Guitarra Elétrica e Piano. Período de atividade: 1948 a 2015 (67 anos). FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/B._B._King.

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

"Chaleira no fogo (Poesia de Rosângela Trajano).

A vovó gosta de fazer coisas
Foi a cozinha varrer
A chaleira no fogo colocou
Enquanto espera a água ferver.

A chaleira no fogo de lenha
Vai sair café quentinho
Vovó está toda contente
Ao seu lado o netinho.

Com a chaleira no fogo
Põe na mesa rosquinhas
Duas xícaras sem asas
E três colherzinhas.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agentes da preservação da camada de ozônio e aos caminhoneiros, cegos e rodoviários de carga.
QUEM canta...
"Algumas pessoas morrem de ódio / Alguns morrem por amor / Alguns morrem devido / Eles não têm companheiro / Mas tudo que eu quero / Tudo que eu quero é um pouco de amor / Tudo o que eu sempre quis, pessoas / Tudo que eu quero é apenas um pouco de amor...". ("Just A Little Love" – Composição: Riley Bem King. Canta: B. B. King.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.