sexta-feira, 30 de junho de 2017

Coluna de Notícias 777. (Anexo slide: Deuteronomio).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 777 (geral) e 29ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.
Mossoró/RN, sexta-feira, 30 de junho de 2017. Edição Especial - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 26ª/52, dias: 181/365 e faltam 184 dias para o final do ano.
"Causo democrático!"
"É verdade que a fogueira já queimou/ que a canjica e a pamonha se acabou/ que a sanfona enfadada se fechou/ que o nordestino com saudade/ já marcou na folhinha um recado: / no ano vindouro brincarei e tudo será mais arretado! Por Mané Beradeiro, em 29/06/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Companheiros da DATANORTE me ligam logo cedo, em polvorosa preocupação por ter conhecimento que o Governo do Estado irá demitir servidores estáveis (aqueles admitidos nos serviços públicos sem concurso antes da promulgação da Constituição de 1998. Perguntei qual a fonte da informação para checar de que se tratava a matéria; de posse da pista pasmem! Grupo de Whats App com mensagem de encaminhamento muito equivocada dizendo que a Assembleia Legislativa aprovou e o "governo Robinson Faria sancionou" a Lei n. 10.203 de 12 de junho do ano em curso. Ora gente, primeiro a lei é de origem da própria casa e em nenhum momento cita o governador. Devemos ter muito cuidado ao repassar certas informações, antes leia, releia e vejam as procedências. Principalmente a data que foi postada, é comum vermos matéria do ano passada ou antes como nova, pois, muitas vezes os acontecimentos se repetem a exemplo de pagamento do estado. A seguir duas referência a lei da AL.
Mensagem da lei: "Fixa a remuneração de cargos de provimento em comissão da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Estado do Rio Grande do Norte, em subsídio mensal em parcela única, e dá outras providências". - Primeiro, observe que fixa remuneração e aprova valores de provimentos em comissão (Anexo Único). - Segundo, e dá outras providências: Art. 3º. As despesas decorrentes desta Lei correrão à conta das dotações do Poder Executivo no Orçamento Geral do Estado e serão compensadas com a extinção de Coordenadoria de Controle dos Atos Governamentais – CONTRAG/GAC gratificações de representação de gabinete (GRG) e demissão de servidores não estáveis, na mesma proporção. § 1º. A implementação desta Lei fica condicionada à observância dos requisitos do art. 169, § 1º da Constituição Federal, das normas limitadoras da despesa pública com pessoal do Poder Executivo, previstas na Lei Complementar Federal nº 101, de 04 de maio de 2000, bem como da Lei Federal nº 9.504, de 30 de setembro de 1997. Aqui a lei cita demissão e entendo que refere-se à servidores do quadro de pessoal do legislativo.
Diante desse quadro local e o nacional, não vamos ficar com barbas de molho no que refere-se este amaranhado de leis e parágrafos das leis federal de n. 101/2000 e 9.504/1997, respectivamente, acima citados. Nós, sindicatos e servidores continuaremos em alerta e de olhos bem abertos para com estes "representantes do povo" querem fazer nos poderes federal, estadual e municipal. Hoje é mais um dia atípico para irmos às ruas de FORA TEMER, DIRETAS JÁ e abaixo tudo que vier a tirar nossos direitos conquistados aos longos dos anos e as duras penas – e com muita bravura, sangue e vidas roladas. Conto com vocês logo mais, na Greve Geral nesta tarde. Boa leitura nobre leitor/a.

NENHUM PONTO DA REFORMA TRABALHISTA MELHORARÁ A VIDA DOS TRABALHADORES, DIZ JUIZ. Conforme suas prerrogativas, a CCJ – Comissão de Conciliação e Justiça tratará principalmente de aspectos constitucionais da proposta, que, segundo o juiz Jorge Luiz Souto Maior, "representa uma reversão de quase todo avanço jurisprudencial concretizado nos últimos anos em direção da ampliação da proteção jurídica dos trabalhadores e do emprego".
Professor de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e titular da 3ª Vara do Trabalho de Jundiaí/SP, ele avalia que a reforma trabalhista implementaria "condições de trabalho que afrontam a Constituição", e que nenhum ponto do PL se salva.
"Entre os mais de 200 dispositivos da reforma, não há um sequer que fora pensado para melhorar a vida dos trabalhadores. É um grande ataque aos direitos trabalhistas e sociais, para atender a interesses de grandes conglomerados econômicos", afirmou em entrevista ao Brasil de Fato.
Souto Maior destaca ainda que o fato de o Senado concordar em alterar o texto, mesmo estando sob pressão do Palácio do Planalto, mostra a inconsistência da reforma. Confira a entrevista na íntegra pelo site:www.brasildefato.com.br, por Kátia Guimarães.

HOJE É DIA DE GREVE GERAL. Nessa sexta-feira 30/06, dia de Greve Geral, uma grande caminhada será realizada pelas ruas de Natal. A concentração será a partir das 15h, em frente ao shopping Midway Mall, Lagoa Nova. Os manifestantes vão caminhar em direção à Praça de Mirassol. Pela manhã cada categoria poderá mobilizar-se e fazer o esquenta.
A Greve Geral, convocada pela Intersindical, outra centrais sindicais e as frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, visa paralisar o Brasil em protesto contra as reformas previdenciária, trabalhista e pela revogação da lei da terceirização. O movimento tem ainda dentro da sua pauta a luta em favor da saída de Michel Temer da presidência da república e a realização de eleições diretas. FONTE: www.sinairn.com.br/.
MOSSORÓ - Em Mossoró caminhada em direção à Praça do Pax (Rodolfo Fernandes). A concentração às 15 horas na Igreja do Alto de São Manoel. Orientamos que as bases do SINAI fiquem aglomeradas a exemplo dos demais sindicatos e organizações presentes. Por Hermes Oliveira – Editor do BDC.

VAI PARAR QUEM TEM CONSCIÊNCIA POLÍTICA. Vai PARAR quem tem consciência da situação política do país! Vai parar quem tem a consciência do que vai perder! Vai PARAR que está vendo o que está sendo feito com o trabalhador! Não podemos ficar PARADOS SÓ RECLAMANDO E QUERENDO QUE AS COISAS MELHOREM SEM A NOSSA PARTICIPAÇÃO! É uma questão de consciência! Célia Macedo (FUNDAC) – Conselho de Representantes do SINAI.

ALDACI DE FRANÇA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! É neste sábado, 1º de julho, acontece a exposição do livro "Versos Em Formas Diversas", de minha autoria, no Shopping Popular, centro de Mossoró, a partir das 10h. Vamos nos encontrar lá, Aldaci de França.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (556)A prefeitura pagando antecipado as bandas do MCJ – Mossoró Cidade Junina e parcelando em 16x o salário dos médicos do HMAC – Hospital e Maternidade Almeida Castro atrasados, fora os outros profissionais. E olhe que é repasse e não repassa direito para a casa. E sem falar do Centro de Oncologia. A prefeitura é criminosa com seus cidadãos mossoroenses, estamos entregues aos grilos. Lidiane Soares, via facebook, em 29/06/2017.

FIQUE SABENDO... "Dia do caminhoneiro. Sim, são três!". Por Volvo Caminhões. (Fonte: volvonaestrada.com.br, em junho/2014).
"Não carregas o mundo, carregas seu criador. Sou Jesus, aquele a quem serves".
Hoje é celebrado o Dia do Caminhoneiro. Dia 25 de julho é Dia do Motorista, Dia do Taxista e São Cristóvão. E em setembro (16), não é nosso dia também? São muitas as dúvidas sobre a data em que os estradeiros comemoram a sua profissão. Por isso vamos tentar esclarecer esta pequena confusão.
Dia 25 de julho é o Dia de São Cristóvão. Diz a história que Cristóvão era um homem forte e robusto, que estava em busca de servir ao mais poderoso de todos os homens. Quando descobriu que este homem era Jesus, converteu-se e passou a morar na margem de um rio, onde ajudava pessoas a atravessá-lo de uma margem a outra. Um dia ele transportou um menino em seus ombros, que ficava mais pesado a cada passo. Quando Cristóvão reclamou que parecia que carregava o mundo nas costas, o menino falou: "Não carregas o mundo, carregas seu criador. Sou Jesus, aquele a quem serves". Por isso São Cristóvão é tido como o padroeiro dos motoristas e caminhoneiros. Esta data existe desde o século XV, sendo a mais antiga e mais lembrada pelos estradeiros.
Já o dia 30 de junho foi instituído como o Dia do Caminhoneiro em 1986, no Estado de São Paulo, pelo governador Franco Montoro. É uma data de celebração regional.
DIA NACIONAL DO CAMINHONEIRO.
E, pra complicar um pouco mais, em 2009 o presidente em exercício José Alencar institui o dia 16 de setembro como Dia Nacional do Caminhoneiro.
Para nós, todo dia é dia de homenagear os guerreiros que encaram o trecho e colaboram para o progresso do país. Parabéns para todos!
Aproveite e estampe no seu Facebook o orgulho de ser caminhoneiro: acesse nosso site e modifique sua foto de perfil e troque a imagem de capa.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: O CONTER e CRTRs - Conselho Nacional e Regional de Técnicos em Radiologia realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 78 (setenta e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 10/07/2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 3.800,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
CE: A Prefeitura de Fortaleza realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 16/07/2017. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 3.024,26. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
ESCOLA PADRE DEHON. Instalação da Escola Ambulatório Padre Dehon no município de Mossoró (28/06/1953). A Escola Estadual Ambulatório Padre Dehon, pertence a Diocese de Mossoró, e foi fundada no ano de 1949, pelo Padre Cornélio Wokke, membro da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, com o nome de Escola Paroquial Sagrado Coração de Jesus. Em 1951, assumiu como Pároco da Igreja de São Manoel, o Padre José Gusmão Barbosa, que deu início e concluiu a estrutura física da Escola Ambulatório Padre Dehon, hoje estadualizada e tendo como Pároco da Igreja o Padre Janedson. A escola sempre teve como objetivo maior, oferecer à comunidade um ensino de qualidade. Ao longo dos anos tem cumprido o seu papel. FONTE: https://www.blogger.com/.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 02: Aída Sena – FUNDAC, Marcelino Neto - DATANORTE, Joduarte Medeiros – Prof., Marcia Pereira – Profª. e Verinha Lopes – Profª.; Eimar Machado – EMATER, Gilberto Pedro - Ag. Saúde, Lenilce Machado e Lourdes Oliveira - Professoras (03). José Rodrigues – Sindicalista e Neto Vale – Prof. (04); Antônia Silveira – Netinha, José Mário Dias – Professor e Luiz Artur (05); Elviranísia Soares - Alemanha e Francisco Martins - Escritor (06); Patrícia Mônica – São Paulo/SP e Zeiza Sales – Facebook (07). E dia 08: Marcos Pereira – Odontólogo (e do Sêbado também 2004) e Nara Rúbia – Professora.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Hermes, por falar em Terminal Rodoviário este merecia ter permanecido com o nome do ex-Prefeito de Mossoró por mais de uma vez, Antônio Rodrigues de Carvalho. Ao empresário e intelectual Diran Amaral outras homenagens que lhes seriam prestadas com lidima justiça. Um erro de percurso político aconteceu. Lamentável. Wilson Bezerra". – Muito bem amigo W.B., concordo plenamente com seu raciocínio e porque não dizer posicionamento. Assim me fez lembrar o grande Canindé Queiroz que sempre afirmou que "podem levar a matriz Catedral que ninguém diz nada". O Professor Wilson faz referência ao nosso comentário de abertura na edição anterior. Obrigado amigo, pelo apoio ao nosso trabalho e acompanhamento, saúde e paz!

MEMÓRIA:
NA EDIÇÃO Nº 726/2016 (de 25/06), tratamos do seguinte tema: Veja quem visitou seu perfil: famoso golpe chega ao whatsapp; Câmara paga junho e antecipa parte do 13º; Café e Artesanato apresenta André Sales; Aldaci de França, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (508) – Rogerio Dias; Fique sabendo... "Coisas de Arquivo", por José Santos Diniz – Professor Hemetério aposentado da Faculdade de Direito/UERN.
HÁ 15 ANOS! – Inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro do Alto de São Manoel, em 30 de junho de 2002.
DIA: hoje é Dia do Caminhoneiro. Amanhã (1º) será Dia da Vacina BCG, Dia Internacional da Arquitetura e Dia Nacional do SESI.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
É um músico brasileiro nascido na Bélgica, mais conhecido por seu trabalho como guitarrista na banda de rock brasiliense Legião Urbana, e também por ser sobrinho-neto do compositor clássico Heitor Villa-Lobos. Filho do diplomata Jaime Villa-Lobos, teve contato com a música desde o nascimento, já que seu pai tocava piano clássico. Acompanhando as mudanças de país que o emprego de seu pai exigia, morou em Montevidéu até 1971, ano em que veio pela primeira vez ao Brasil, tendo uma passagem breve por Brasília e Rio de Janeiro, onde moravam seus avós. Em 1975 seu pai foi enviado novamente para fora do Brasil, desta vez para Paris, permanecendo até 1979. Na capital francesa, se divertia praticando furtos de motocicletas e objetos de valor. Foi com o furto de um relógio que ele comprou uma de suas primeiras guitarras. Ele mesmo se definia como um delinquente juvenil. Em 1979 passou a morar em Brasília, onde conheceu e fez amizade com diversas pessoas que viriam a ser músicos de rock famosos na década seguinte (Herbert Vianna, Dinho Ouro-Preto, Bi Ribeiro etc). Aos 11 anos passou a tratar da diabetes tipo 1. Sua rotina de injeções de insulina fez com que recebesse o apelido de Presidente do Clube da Criança Junkie, numa referência às picadas no braço. CARREIRA LEGIÃO URBANA: Tocou na banda Dado e o Reino Animal antes de substituir Ico Ouro-Preto quando este desistiu de continuar na banda de rock brasiliense Legião Urbana. Assumiu a guitarra da Legião em março de 1983, as vésperas de um festival que seria realizado no auditório da Associação Brasiliense de Odontologia (ABO). Nesta mesma época nosso homenageado estava no começo do estudo de Ciências Sociais na Universidade de Brasília (UnB). Seu plano era iniciar sua formação em Brasília e terminar seus estudos em Aix-en-Provence, mas deixou de lado os estudos para se dedicar à música. Esteve na Legião Urbana até o seu fim, ocorrido com morte de Renato Russo em 11 de outubro de 1996. Em 22 de outubro de 1996, junto de Marcelo Bonfá, anunciou oficialmente o fim da banda. É o responsável pela produção dos últimos discos da Legião: A Tempestade (ou O Livro dos Dias), Uma Outra Estação e Como É que Se Diz Eu Te Amo. É também autor das trilhas sonoras dos filmes O Homem do Ano (de José Henrique Fonseca), Bufo & Spallanzani (de Flávio Tambellini) - pela qual recebeu o prêmio de melhor trilha sonora no Festival do Cinema Brasileiro, em Miami e "Pro Dia Nascer Feliz" (de João Jardim) - também vencedor do Kikito de Melhor Trilha Sonora no Festival de Gramado de 2006. Em 2005, lançou seu primeiro disco solo, Jardim de Cactus - Ao Vivo, numa parceria de seu selo Rockit! com a gravadora EMI dentro do projeto MTV Apresenta. O DVD e CD foram gravados em abril do mesmo ano. A versão de estúdio do álbum foi disponibilizada em 2005 para download gratuito e somente foi lançada em CD em 2009 pela Rockit! em parceria com o selo Black Records. Em 2007 participou do disco "Liebe Paradiso", na faixa "Polaroides", juntamente com Sandra de Sá, Artur Maia, Donatinho, Bernardo Bosisio, Renato "Massa" Calmon, Armando Marçal e Sacha Amback. Em 2011 participou da apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira do Rock In Rio IV no palco mundo com a música "Será?", a apresentação "Rock in Rio - Concerto Sinfônico Legião Urbana" foi lançada em CD e DVD em 2013. Pouco depois, juntou-se a Toni Platão, Dé Palmeira e Charles Gavin para formar o supergrupo Panamericana, que toca sucessos do rock sul-americano. Em 30 de maio de 2012, participou do Tributo ao Legião Urbana com Wagner Moura, onde se desentendeu com um fã, durante a apresentação, mas no final deu tudo certo. Ainda em 2012, ele e o amigo Marcelo Bonfá, ambos viajando com a banda mineira Jota Quest há um bom tempo fazendo participações nos shows da banda tocando algumas canções da Legião e participaram do DVD Multishow ao Vivo: Folia & Caos, o mais novo da banda Mineira tocando o clássico "Tempo perdido". Ainda em 2012, em 27 de novembro, o ex-legião lançou seu segundo disco solo, O Passo do Colapso, somente em formato digital no iTunes. O álbum teve como single a música "Colapso". Desde 4 de maio de 2014 apresenta no canal Bis!, na TV fechada, um programa de música chamado Estúdio do Dado, misturando entrevistas e músicas tocadas entre ele e seus convidados. Em 2015, participou da canção "Trono de Estudar", composta por Dani Black em apoio aos estudantes que se articularam contra o projeto de reorganização escolar do governo estadual de São Paulo. A faixa teve a participação de outros 17 artistas brasileiros: Chico Buarque, Arnaldo Antunes (ex-Titãs), Tiê, Paulo Miklos (Titãs), Tiago Iorc, Lucas Silveira (Fresno, Filipe Catto, Zélia Ducan, Pedro Luís (Pedro Luis & A Parede), Fernando Anitelli (O Teatro Mágico), André Whoong, Lucas Santtana, Miranda Kassin´, Tetê Espíndola, Helio Flanders (Vanguart), Felipe Roseno e Xuxa Levy. REPRESENTAÇÃO NA MÍDIA: Em 2011, foi filmado o longa-metragem Somos tão Jovens, do qual seu filho Nicolau Villa-Lobos interpretou. O filme foi lançado em maio de 2013. Reportamo-nos sobre EDUARDO DUTRA VILLA-LOBOS, 52 anos, nasceu em 29/06/1965, na cidade de Bruxelas – Bélgica e está em atividade até o presente momento. Gravou 03 álbuns solo entre 2005/2012: Jardins de Cactus – Ao Vivo (2005), Jardim de Cactus (2009) e O Passo do Colapso (2012). Dotes artísticos: Voz, violão, guitarra, baixo e teclados. Gênero: Punk Rock, Pop Rock e Pós-Punk New Wave. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dado_Villa-lobos.

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

Good morning (Poesia de Rosângela Trajano).

A José Erivan, o filho que não tive.
Um estudante pequenino
Com muitos sonhos na mochila
Uma vontade enorme de crescer
Apenas um menino.

Veio comigo aprender
O idioma inglês
Sua fome de saber
Tão-logo aprendeu o verbo ser.

Good morning, José!
Que tuas manhãs continuem belas
E que o sol ilumine tuas ideias
Good morning, my darling José!
I´ll see you tomorrow.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos caminhoneiros, arquitetos e aos trabalhadores/ras do SESI.
QUEM canta...
"Alguma vez você saiu de casa puto pra qualquer lugar / sentindo raiva e desespero e prometendo nunca mais voltar / procurando alguém para visitar e conversar, contar, chorar ...". ("Jardim de Cactus" – Composição: Dado Villa-Lobos e Paula Toller. Canta: Paula Toller.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário