sexta-feira, 9 de junho de 2017

DC - Coluna de Notícias 774. (Anexo: A língua portuguesa agradece).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IX – Edição nº 774 (geral) e 26ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Mossoró/RN, sábado, 10 de junho de 2017. Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 23ª/52, dias: 161º/365 e faltam 204 dias para o final do ano.

"Causo democrático!"

"Tira teima, tira Temer / Congresso tá acabado / Tira teima, tira Temer / Propina pra todo lado / Tira teima, tira Temer / O Cunha é amancebado/ Tira teima, tira Temer / Com o diabo ao seu lado! Tira teima, Tira Temer. Por Mané Beradeiro, em 19/05/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Os desafios da esquerda em tempos de Temer e das Reformas: para onde vai o Brasil? Com esse tema, participamos de um debate promovido pelo movimento nacional POVO SEM MEDO e sua organização aqui no estado. O palestrante convidado foi Guilherme Boulos – Coordenador do MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem Teto que, foi bastante concorrido com o auditório do Sindicato dos Bancários lotado com trabalhadores, estudantes e sindicalistas. Boulos fez importante explanação com balanço da conjuntura nacional e apresentou fatos da importância que representou a Greve Geral no dia 28 de abril. A meta agora é a nova GRANDE PARADA NACIONAL aprovada pelas Centrais Sindicais para o DIA 30 DE JUNHO com o apoio dos sindicatos e movimentos sociais em geral.

Mesmo com a pressão popular com mais de 150 mil pessoas nas ruas de Brasília naquele protesto, os deputados e senadores seguem votando em favor da retiradas de direitos trabalhistas, direitos sociais a exemplo da reforma previdenciária que atinge os atuais aposentados e pensionistas futuros. Descaradamente esses políticos (que não representam nem o povo que neles votaram) riem da nação brasileira, pois, seus compromissos e interesses são pessoais à base do toma-lá-dá-cá que é a mesma moeda que eles compraram votos em respectivos estados, daquele eleitor que se veste de verde e amarelo (CBF) cujo patriotismo é de Copa do Mundo. Boa leitura nobre leitor/a.

 

RECEITA LIBERA CONSULTA E RESTITUIÇÃO NO DIA 16/06. Rio - A consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2017 foi aberta na manhã desta quinta-feira (08), no site da Receita Federal. O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2016.

Segundo a Receita Federal, o crédito bancário para 1.636.218 contribuintes será feito no dia 16 de junho, totalizando mais de R$ 3 bilhões. O lote contempla os contribuintes com prioridade: mais de 1,527 milhão de idosos e 108.513 pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone, no número 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a auto-regularização, mediante entrega de declaração retificadora. FONTE: www.sosconsumidor.com.br/.

 

SINAI E FSE CONVOCAM SERVIDORES PARA DIA ESTADUAL DE LUTAS. O SINAI – Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do RN e o FSE – Fórum de Servidores Estaduais estão convocando as bases para paralisar as atividades no DIA ESTADUAL DE LUTAS, marcado para 14 de junho (quarta-feira). O Dia de Lutas está sendo organizado pelo SINAI-RN e outros sindicatos que compõem o Fórum dos Servidores.

A parada será um protesto contra os atrasos no pagamento de aposentados e pensionistas e por melhorias nas condições de trabalho. Os servidores estaduais cobram ainda a retirada do projeto de lei que aumenta em 3% a contribuição previdenciária estadual.

O dia será marcado por um ato em frente à Governadoria, no Centro Administrativo de Natal, a partir das 9h, e caravanas do interior do estado se deslocaram para a capital do RN. FONTE: www.sinairn.com.br/.

 

21ª EDIÇÃO DO MOSSORÓ CIDADE JUNINA COMEÇA HOJE, COM O PINGO DA MEI DIA. Há vinte anos o MCJ vem agradando os munícipes, comerciantes e visitantes. Creio que com o advento do Pingo da Mei Dia deu uma alavancada para aumentar a popularidade das festas juninas. Em contrapartida, enterrou uma outra festa, outrora grandiosa, as Festas de São João no Bairro Doze anos. Sou testemunha de muitas festas que varavam noites e noites até amanhecer o dia. Viva São João!

 

LUIZ CARLOS MARTINS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! O Companheiro Luiz é mais uma vez nosso convocado para trazer uma informação muito importante, trata de alerta para a prevenção de acidente e evitar mortes. Vale a pena ler e seguir, vejam:

Você usa gás para cozinhar? Por favor, leia isso com atenção. Não deixe que isso aconteça com você ... Este poderia ser um erro comum em qualquer casa. Como aconteceu: O fogão a gás estava ligado, pois a dona de casa estava cozinhando. A senhora viu algumas baratas perto da pia e pegou uma lata de inseticida e pulverizou perto do fogão. Houve uma explosão e, num instante a pobre mulher estava coberto de chamas, resultando em 65% de queimaduras em seu corpo. Seu marido entrou correndo, tentou apagar as chamas e suas roupas também pegaram fogo. O marido ainda está no hospital, na ala de queimaduras, ainda sem saber que sua esposa foi declarado morta na chegada. Vamos entender: - Todos os sprays inseticida, como "Hit", "Mortein", "Heaven", "Raid", etc. têm solventes altamente voláteis e inflamáveis. As partículas de pulverização atomizadas espalham muito rapidamente e uma faísca são suficientes para acender esta mistura explosiva com o oxigênio presente no ar. Por favor, alerte sua família e amigos sobre isso e espalhe essa informação a todos. Não mantenha esta mensagem em sua caixa de entrada. Por favor, compartilhe - quem sabe você pode salvar mais de uma vida. Eu só fiz a minha parte assim que recebi.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (553)DECRETO MALICIOSO! Trata-se de um estelionato qualificado a decisão do governador do RN em decretar calamidade pública na saúde do Estado do Rio Grande do Norte, quando em verdade ele é o principal agente deste caos. Existe centenas de concursados querendo trabalhar, mas o cara pálida insiste na judicialização do procedimento, ao mesmo tempo em que fecha unidades hospitalares sem nenhum critério. Que a saúde padece é fato, mas porque ele não concilia as dezenas de ações de servidores concursados e se exime de contratar os terceirizados? Evânio Araújo, via Facebook, em 07/06/2017.

 

FIQUE SABENDO... "Nunca votei no Brizola e certamente jamais o farei". Por Rubens Coelho 0 Jornalista. Em 18/12/1993. FONTE: Texto sugerido por Rubens Coelho, via facebook, em 09/06/2017.

Vale a pena ler de novo, esse artigo foi escrito por Rubens Coelho e publicado em 18 de dezembro de 1993. No extinto Jornal Gazeta do Oeste, portanto, há 24 anos. O que mudou?

Nunca votei em Brizola e certamente jamais o farei, pelo menos é o que suponho até o momento, só não direi que desta água não beberei. Como também não tenho a menor simpatia pelo seu partido ou outra qualquer agremiação política.

No entanto, não poderia deixar de aplaudir e solidarizar-me com o governador do Rio de Janeiro e sua quixotesca luta contra o monstro destruidor e impiedoso que é a televisão brasileira monopolizada e oligopolizada pela Rede Globo e seus programas de promoção e exaltação da maldade, imoralidade e toda espécie de violência.

É notória a avassaladora a influência exercida pela televisão sobre a população principalmente a emissora comandada pelo chefão Roberto Marinho com suas afiliadas espalhadas em todo o território nacional onde poderosamente sita normas de comportamento, hábitos e costumes a milhões de telespectadores que praticamente, compulsoriamente, sintonizam seu canal

A pesquisa realizada pelo governo fluminense sobre os programas globais cujo resultado mostrado e denunciado no horário político da última quinta-feira impressiona mas não surpreende a quem tem o mínimo de senso crítico e vê a programação veiculada na Globo. Sabe-se que nela, cotidianamente se promove todo gênero de safadeza, malandragem, banditismo e, por fim, a desvalorização da vida. Só não se sabia era a dimensão do crime, como exemplo, a constatação trazida pela referida pesquisa de quem num só dia de programas infantis da TV Globo foi mostrado nada menos que vinte e duas mil cenas de violência. Uma barbaridade. Como é que se pode pensar em formar cidadãos sadios, fraternos, solidários e humanistas, se o que é oferecido às nossas crianças, desde a mais tenra idade é a infernal aversão desses princípios?

Esse é um aspecto, outra questão a ser considerada é a total destruição cultural promovida pela Globo em todo país e que também de ser uma grande violação contra a população. A subliminar indução à padronização de pensamento, produção e manifestação artística é levada a efeito com força. A uniformização chega a ponto dos apresentadores e repórteres da emissora do Oiapoque ao Chui falarem com o mesmo sotaque e timbre de voz e quase sempre assuntos semelhantes. Parecem mais bonecos ventríloquos exprimindo as mesmas palavras e repetindo gestos comuns a todos deforma monótona e irritante. Isso pode ser observado no Rio Grande do Norte oi Rio Grande do Sul, que aliás se torna difícil se identificar de onde o apresentador está falando se o telespectador estiver apenas ouvindo e não olhando a tela do televisor. É tudo igual. Brizola tem razão, isso precisa mudar e o quanto antes.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: O Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 12 (doze) VAGAS PARA AUX. ADMINISTRATIVO, FICAL BIOMÉDICO E JORNALISTA, inscrições abertas até o dia 12/07/2017. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 3.256,87. Maiores informações pelo edital no site:  www.pciconcursos.com.br/concursos;

BA: A PM / CBM – A Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 2.750 (duas mil, setecentos e cinquenta) VAGAS PARA SOLDADO DA POLÍCIA E CORPO DE BOMBEIROS MILITAR, inscrições abertas até o dia 19/06/2017. Escolaridade exigida: TÉCNICO / MÉDIO. Salários: até R$ 2;585,05. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

PANO RÁPIDO:

DESEMPREGO SALTA DE 4 PARA 14 MILHÕES. O Brasil tinha uma taxa de desemprego inferior a 5%, portanto, algo como 4 milhões de desempregados. Foi aí que Aécio resolveu não aceitar a derrota e, junto com Cunha e o PIG, Globo à frente, submeteu o governo ao boicote e o País a uma PAUTA BOMBA. A economia degringolou, Dilma caiu E o golpe se consolidou, mesmo com Temer, O REJEITADO, para a implantação das fantasiosas reformas. Entre tantos resultados nefastos, temos aí uma massa excluída da Carteira de Trabalho, da ordem de 14 milhões. 10 milhões a mais do que deveria estar. E o quem é mais grave, CUNHA já perdeu o emprego e o livre trânsito, vários jornalistas do PIG já viraram almas penadas na rua da amargura do desemprego e do sub- emprego e o líder da patacoada, Aécio, o abominável, está suspenso do mandato e com AVISO PRÉVIO para a perda final do seu emprego de luxo, onde nunca demonstrou a MERITOCRACIA que tanto exige de todos os outros seres humanos. FONTE: Crispiniano Neto – Jornalista, via faceboo em 08/06/2017.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 11: José Edmilson – FUNDAC, Lidiane Alencar – UERN e Paulo Izídio – Doze Anos. Carlos Oliveira-Adv. e Prof., Inalda Lira – Professora, José Paulo – Facebook e Mário Nobre - Autônomo (12); Adalgisa Maia – Professora, Carlos Santos – UERN, Professora, Marcos Antônio – Adv. e Socorro Freire – FUNDAC (13); Iara Linhares – Professora (14); Humberto Mendes – Prof., Icléia Santos – Comerciária e Kleylenda Linhares – Ass. Social (15); Arimateia Oliveira – FUNDAC e Edilberto Barros – Fotógrafo (16). E dia 17: Cristiano Rojas – Jornalista e David de Medeiros Leite - Escritor.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Obrigado Hermes, boa noite. Abraço! Jorge Torres".Obrigado companheiro J.T., pelo apoio e aprovação do nosso trabalho. Saúde e paz amigo!

 

MEMÓRIA:

O CLUBE DOS SPARTACUS: No dia 10 de junho de 1883, numa sessão especial realizada na Loja Maçônica "24 de Junho", eram alforriados 40 escravos, dos 86 registrados na Coletoria Estadual, resultado do trabalho conjunto de todas as forças abolicionistas de Mossoró. Finalmente em 30 de setembro daquele mesmo ano, o objetivo era alcançado. Todos os escravos de Mossoró haviam sido libertos. O fato foi registrado em ata pelo grande abolicionista Almino Afonso, que assim registrou: "Para o humanitário fim de declarar livre e emancipada esta bela porção de terra americana, onde já não pode medrar a planta exótica da escravidão, que envenenara por tanto tempo nossos valados e serranias, esterilizando e exaurindo a vitalidade e a abnegação do patriotismo riograndense". Com o feito de 30 de Setembro, Mossoró passou a ser a "Meca" da liberdade, para onde corriam os escravos fugidos de outros municípios. Por esses, pouco ou nada podia ser feito. A lei garantia aos senhores de escravos, a devolução dos seus fujões. Com relação a esse fato, alguma coisa precisava ser feita: e foi feita. FONTE: Por Geraldo Maia – Historiador, http://www2.uol.com.br/omossoroense/051005/nhistoria.htm.

HÁ 61 ANOS! Inaugurado o Ginásio Santa Luzia de Mossoró, projetado por Pedro Ciarlini, (*desativada a antiga sede da Praça Vigário Antônio Joaquim motivando a transferência do velho Diocesano para a sua sede atual, no bairro Santo Antônio. Nesta época, o diretor do Colégio era o padre Sales Cavalcanti). FONTE: *Coluna Emery Costa, em 09/06/2013.

DIA: hoje é Dia da Artilharia (Exército Brasileiro), Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, Dia da Língua Portuguesa e Dia do Pastor. Amanhã (11) será Dia da Marinha Brasileira e Dia do Educador Sanitário.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Foi um compositor, pianista e organista inglês, mais conhecido por ter integrado as bandas Deep Purple, Whitesnake, Paice, Ashton & Lord, The Artwoods e Flower Pot Men, além de ser pioneiro na fusão do rock com música clássica. Em 1968, fundou a banda de rock inglesa Deep Purple, onde, praticamente, era o líder da banda, até 1970. Ele e o baterista Ian Paice foram os únicos integrantes constantes da banda durante a fase inicial da sua existência (1968-1976) e, a partir do momento em que eles refundaram a banda, em 1984, até a saída de Lord dos Deep Purple, em 2002. Em 11 de novembro de 2010, Jon Lord foi eleito membro honorário da Faculdade de Stevenson, em Edimburgo. Em 15 de julho de 2011, foi concedido a ele um grau honorário de Doutor em Música pela Universidade de Leicester, em sua cidade natal. CARREIRA: O Deep Purple teve início em 1968, com o nome Roundabout (português: rotunda). A banda se apresentava na América a início como acompanhantes do artista Chris Curtis. A primeira formação, que lançou três discos de pouca repercussão (Shades of Deep Purple, The Book of Taliesyn e o álbum homônimo Deep Purle) contava com o vocalista Rod Evans, o guitarrista Ritchie Blackmore, o baixista Nick Simper, e o baterista Ian Paice, além do próprio Jon Lord nos teclados. O nome Deep Purple foi sugerido por Ritchie Blackmore, e retirado de uma música que a sua avó gostava. Em 1969, resolveram arriscar uma mudança no direcionamento musical da banda, convidando o vocalista Ian Gillan (ex-Episode Six) e o baixista Roger Glover (ex-Episode Six), passando a buscar um estilo que misturasse  música clássica europeia ao hard rock, que surgia na Inglaterra, com as bandas Yardbirds e Led Zeppelin. O primeiro álbum com esta formação, com o sugestivo nome de Concerto for Group and Orchestra foi recebido com respeito (e um pouco de estranheza) pela crítica. Não foi, todavia, um grande sucesso de público. Dariam uma virada de 180 graus em 1970, com o álbum Deep Purple In Rock, que com seu hard rock direto e bem feito, rapidamente chegou ao topo das paradas, transformando imediatamente os Deep Purple em uma banda muito conhecida e influente. São deste disco alguns dos primeiros grandes clássicos da banda, "Speed King", "Child in Time" e "Black Night". O álbum Fireball, de 1971, confirmou o sucesso da banda, e com o álbum Machine Head (um dos clássicos do rock de todos os tempos, lançado em 1972) atingiram o auge de sua fama. Constam deste álbum dois de seus maiores hits, o hino "Smoke On The Water" (com o riff mais marcante da história do hard rock) e a contagiante "Highway Star". A turnê que se seguiu rendeu um outro álbum clássico, o ao vivo Made In Japan. O Northern Echo publicou uma entrevista com o lendário Jon Lord, em que ele discute o seu passado com os Deep Purple, e a difícil decisão de deixar a banda. "Foi terrível sair. Era a minha banda, eu era um membro fundador e os caras eram grandes amigos meus. Eu passei noites e noites sem dormir, mas percebi que estava começando a gostar menos da situação e ficando apenas acostumado com a mesma. De repente me descobri pensando que não gostaria de tocar noite após noite, e quando percebi aquilo, eu sabia que tinha de tomar uma decisão. Eu verifiquei se seria possível tirar um ano de férias, mas eles disseram que não achavam isso viável. Então eu disse que, naquele caso, teria de sair." Em 2002, Jon Lord deixou o Deep Purple e em seu lugar entrou o tecladista Don Airey (ex-Rainbow, ex-Ozzy Osbourne). Em 2004, gravou um single chamado "The Sun Will Shine Again" com Anni-Frid Frida Lyngstad, ex-integrante do grupo sueco ABBA. MORTE: nosso homenageado faleceu em Londres, no Clinic Hospital, aos 71 anos de idade após sofrer uma embolia pulmonar. Ele sofria de câncer no pâncreas e estava ao lado de sua família na hora de sua morte. Deixou mulher e duas filhas. Foi sepultado em Hambleden (St. Mary) New Churchyard, Buckinghamshire, na Inglaterra. Reportamo-nos sobre JONATHAN DOUGLS LORD (in memorian), conhecido por JON LORD, nasceu em 09/06/1941 – Leicester - Inglaterra e faleceu na cidade Londres - Inglaterra em 17/07/2012 com 71 anos de idade. Sua discografia consta de 39 discos gravados entre 1968/2011, aqui contabalizados os principais e mais expressivos trabalhos de Jon Lord, sendo: 12 álbuns solos (1972/2011), 19 com Deep Purple (1968/2000), 06 com White Snake (1978/1984) e 02 DVDs - Solo. Seu período em atrividade se deu entre 1956 a 2012. Gênero musical: Hard Rock, Heavy Metal, Blues-rock e música clássica. Dotes artísticos: voz, teclado, piano e baixo. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jon_Lord.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

 

Coraçõezinhos (Poesia de Rosângela Trajano).

 

Vou desenhar coraçõezinhos

Para colar na cara

Do professor de matemática

Que é muito sério.

 

Faz uma conta

Resolve como mistério

Diz que a gente

Não presta atenção!

 

São dúvidas

Questionamentos

De onde saíram

As raízes da equação?

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos artilheiros do exército brasileiro, aos portugueses, pastores, marinheiros do Brasil e aos educadores sanitaristas.

QUEM canta...

 "Mas sinto que estou ficando velho / E as músicas que cantei / Ecoam na distância / Como o som / De um moinho dando voltas / Acho que sempre serei / Um soldado do destino ...". ("Soldier Of Fortune" – Composição: Deep Purle. Canta: D.P.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário